???global.info.a_carregar???
Helena Azevedo. Concluiu o(a) Doutoramento em Psicologia em 2021 pelo(a) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Mestrado em Psicologia em 2008 pelo(a) Universidade do Minho Escola de Psicologia e Licenciatura em Psicologia em 2004 pelo(a) Universidade do Minho Escola de Psicologia. É Professor Auxiliar no(a) Universidade da Maia. Publicou 8 artigos em revistas especializadas. Possui 3 capítulo(s) de livros e 1 livro(s).
Identification

Personal identification

Full name
Helena Azevedo

Citation names

  • Azevedo, Helena

Author identifiers

Ciência ID
2C14-CA53-7F58
ORCID iD
0000-0003-4594-231X

Email addresses

  • hazevedo@umaia.pt (Professional)

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2021
Concluded
Psicologia (Doutoramento)
Major in Psicologia Aplicada
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
"Dificuldades na aprendizagem da leitura. Caracterização, prevalência e avaliação da eficácia de um programa de intervenção" (THESIS/DISSERTATION)
2008
Concluded
Psicologia (Mestrado)
Major in Psicologia Escolar
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
"Ler e escrever para aprender: um estudo exploratório de intervenção nos problemas de aprendizagem iniciais de leitura e escrita" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
2004
Concluded
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2022/02 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade da Maia, Portugal
2021/02 - 2022/02 Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade da Maia, Portugal
2014/02 - 2018/06 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2006/10 - 2007/06 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2004/09 - 2022/02 Técnico Superior (Técnico Superior) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2022/01/01 - Current GameWork: A gamified environment for organising and doing homework
ERASMUS+
Researcher
2023/11/01 - 2024/10/31 WELL.Be: promoção da Saúde mental e bem-estar no Ensino Superior [WELL.Be: mental Health and Well-Being in Higher Education]
FLAD/OPP
Principal investigator
Ongoing
2022/01/03 - 2023/12/31 POSITIVE: Prevention of stress by exploITing an Innovative Virtual Environment
ERASMUS+
Researcher
2023/02/01 - 2023/11/30 WEL(L)COME: Sucesso e integração no Ensino Superior [WEL(L)COME: Sucess and inclusion in Higher Education]
POCH-02-53I2-FSE-000050
Principal investigator
Universidade da Maia, Portugal
Concluded
2022/04/01 - 2022/12/01 Sexuality education, gender equality and sexual and gender-based violence: Portuguese school curricula and students, teachers and parents knowledge and attitudes
International Planned Parenthood Federation
Researcher
Concluded
2014 - 2016 Ainda estou a aprender: Desenvolvimento de uma plataforma online para avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura. [I am still learning: development of an online platform for the assessment and intervention in reading disabilities]
No reference
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Ainda estou a aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura. Lusoinfo. 2016.
Book chapter
  1. Francisco Machado; Valquaresma, Andreia; Mónica Soares; Azevedo, Helena; Carla Peixoto; Vera Coelho. "DON’T LEAVE FOR TOMORROW WHAT YOU CAN BUILD UP TODAY! Using early socioemotional development to foster healthy, inclusive, and successful communities". In THE VALUE OF THE DIFFERENCE AND LIFELONG LEARNING IN THE CONTEMPORARY PEDAGOGY. Ediciones Universidad de Salamanca, 2023.
  2. SIMÓ-PINATELLA, DAVID; ADAM-ALCOCER, ANA LUISA; ROURA, JOSEP FONT; CARVALHO, MARISA; NEGRE, THAÏS ROSAL; AZEVEDO, HELENA. "PERSPECTIVA DE LOS MAESTROS SOBRE LA CONDUCTA PROBLEMÁTICA:". In Avances en Ciencias de la Educación y Aplicaciones en otra áreas, 222-222. Dykinson, 2022.
    10.2307/jj.5076226.221
  3. "Redes profissionais de aprendizagem e a construção de práticas de flexibilidade curricular em tempo de COVID-19". In Práticas de Flexibilidade Curricular em Diálogo II, 12-22. 2021.
  4. "Desenho Universal para a Aprendizagem: Do conceito às práticas inclusivas em sala de aula". In Resposta à Diversidade: Caminhos e Desafios da Educação Inclusiva, 18-38. 2021.
  5. "Contributos para a atuação das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva em tempos de pós-confinamento: Princípios, valores e domínios de atuação". In Ensinar e Aprender no tempo do (pós) confinamento. O que aprendemos entre março e junho de 2020?. 2020.
Conference paper
  1. Carvalho, Marisa; Azevedo, Helena; Cruz, Joana; Fonseca, Helena. "INCLUSIVE EDUCATION ON PANDEMIC TIMES: FROM CHALLENGES TO CHANGES ACCORDING TO TEACHERS’ PERCEPTIONS". 2020.
    10.21125/iceri.2020.1316
  2. Carvalho, Marisa; Azevedo, Helena; Vale, Carlos. "LEADERSHIP FOR INCLUSION: PERSPECTIVES FROM PORTUGUESE SCHOOL PRINCIPALS". 2019.
    10.21125/edulearn.2019.2004
  3. Carvalho, Marisa; Azevedo, Helena; Vale, Carlos; Fonseca, Helena. "DIVERSITY, INCLUSION, AND EDUCATION: CHALLENGES IN PERSPECTIVE". 2019.
    10.21125/edulearn.2019.2003
  4. Carvalho, M.; Azevedo, H.. "PLANNING FOR INCLUSION: FROM WHAT WE SAY TO WHAT WE DO". 2019.
Conference poster
  1. Marisa Carvalho; Cunha, Rosário; Azevedo, Helena; Tintoré, Mireia. "Unveiling School Psychologists Leadership: Presentation of a research project". Paper presented in 44th annual conference of the International School Psychology Association (ISPA), 2023.
  2. Vera Coelho; Machado, Francisco; Carla Peixoto; Liliana Meira; Joana Topa; Azevedo, Helena; Mónica Soares. "Prevention of stress by explotying an Innovative Virtual Environment: a tool for adolescents and school contexts". Paper presented in ICRE 2022, 2022.
  3. Marisa Carvalho; David Simó-Pinatella; Azevedo, Helena. "¿Teachers’ self-efficacy toward inclusion: Contributions for educational Portuguese policies implementation". Paper presented in ICRE 2022, 2022.
  4. Marisa Carvalho; Joana Cruz; Azevedo, Helena; Helena Fonseca. "¿Resources and Practices for Inclusive Education: A tool for school improvement". Paper presented in ICRE 2022, 2022.
  5. Azevedo, Helena; Marisa Carvalho; David Simó-Pintella. "¿Teachers’ sentiments, attitudes and concerns toward inclusion: Contributions for Portuguese teachers’ training". Paper presented in ICRE 2022, 2022.
  6. Azevedo, Helena; Marisa Carvalho; Joana Cruz; Helena Fonseca. "¿Para uma escola mais inclusiva: Instrumentos de suporte à monitorização". Paper presented in no¿CONLUBRA – Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva, 2022.
  7. Marisa Carvalho; Azevedo, Helena; Joana Cruz; Helena Fonseca. "¿Monitorizar para incluir: Um guião de monitorização da educação inclusiva nas escolas portuguesas". Paper presented in no¿CONLUBRA – Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva, 2022.
  8. "School Psychologists training in applied approaches for the construction of inclusive schools in Portugal: Process Description". Paper presented in Annual HYBRID Conference of the International School Psychology Association, 2021.
  9. "School psychologists training in Portugal: Trainers’ perspectives". Paper presented in 42nd Annual HYBRID Conference of the International School Psychology Association, 2021.
  10. "Planning for inclusion: from what we say to what we do". Paper presented in 12th annual International Conference of Education, Research and Innovation, 2019.
  11. "Da abordagem multinível às práticas de consultadoria na Psicologia Escolar: o exemplo do projeto Ser Escola". Paper presented in 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos, 2016.
  12. "Avaliação do projeto “Ainda estou a aprender”: a perspetiva dos professores". Paper presented in V SIMELP Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2015.
  13. "I am still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities". Paper presented in 17th European Conference on Developmental Psychology, 2015.
  14. "Correntes de leitura: ler mais e melhor. Projeto de promoção da fluência de leitura". Paper presented in 2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura, 2015.
  15. "Caracterização de um programa de intervenção nas dificuldades iniciais de leitura e de escrita". Paper presented in VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2010.
  16. "Homework and math achievement". Paper presented in V Congreso Internacional de Psicología y Educación: "Los retos del futuro", 2008.
  17. "Homework and self-regulation assessment". Paper presented in V Congreso Internacional de Psicología y Educación: "Los retos del futuro", 2008.
  18. "Peer tutoring: a program assessment". Paper presented in V Congreso Internacional de Psicología y Educación: "Los retos del futuro", 2008.
  19. "Early difficulties of learning to read and write: characterization of skills and evaluation of the effect of program of intervention". Paper presented in V Congreso Internacional de Psicología y Educación: "Los retos del futuro", 2008.
  20. "Characterization of a program of intervention in the early difficulties in learning to read/write". Paper presented in V Congreso Internacional de Psicología y Educación: "Los retos del futuro", 2008.
Journal article
  1. Carvalho, Marisa; Serrão, Rosário; Azevedo, Helena; Cruz, Joana; Alves, Diana; Martins, Cristina; Marques, Elisabete; et al. "School psychologists’ training to support inclusive education in Portugal: Trainers’ perspectives of opportunities, challenges, and improvements". School Psychology International (2024): http://dx.doi.org/10.1177/01430343241236487.
    Open access • Published • 10.1177/01430343241236487
  2. Ana Pontes; Vera Coelho; Carla Peixoto; Liliana Meira; Helena Azevedo. "Academic Stress and Anxiety among Portuguese Students: The Role of Perceived Social Support and Self-Management". Education Sciences (2024): https://doi.org/10.3390/educsci14020119.
    10.3390/educsci14020119
  3. Joana Cruz; Helena Azevedo; Marisa Carvalho; Helena Fonseca. "From Policies to Practices: Factors Related to the Use of Inclusive Practices in Portugal". European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education (2023): https://doi.org/10.3390/ejihpe13100158.
    10.3390/ejihpe13100158
  4. Coelho, Vera; Peixoto, Carla; Azevedo, Helena; Machado, Francisco; Soares, Mónica; Espain, Andreia. "Effects of a Portuguese social–emotional learning program on the competencies of elementary school students". Frontiers in Psychology 14 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1195746.
    10.3389/fpsyg.2023.1195746
  5. Alda Ribeiro; Carla Peixoto; Francisco Machado; Mónica Soares; Vera Coelho; Sílvia Alves; Helena Azevedo. "PORTUGUESE ADOLESCENTS’ ATTITUDES TOWARDS PEERS WITH DISABILITIES". Cadernos de Pesquisa (2023): https://doi.org/10.1590/198053149672_en.
    10.1590/198053149672_en
  6. Carvalho, Marisa; Cruz, Joana; Azevedo, Helena; Fonseca, Helena. "Measuring Inclusive Education in Portuguese Schools: Adaptation and Validation of a Questionnaire". Frontiers in Education 7 (2022): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2022.812013.
    10.3389/feduc.2022.812013
  7. "Innovative pedagogical practices in Portuguese schools: first steps of a research project". Revista Portuguesa de Investigação Educacional (2020):
    https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2020.9682
  8. "A utilização da plataforma “Ainda estou a aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: Um estudo de caso". Calidoscópio (2017):
    10.4013/cld.2017.151.03
  9. Azevedo, Helena; Ribeiro, Iolanda. "Descrição e avaliação dos efeitos do programa “Ler e escrever para aprender”". Psicologia, Educação e Cultura XVI 1 (2012): 205-230.
    Published
  10. CRUZ, JOANA; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Azevedo, Helena. Corresponding author: CRUZ, JOANA. "A leitura de histórias como veículo de promoção da qualidade das interações entre pais e filhos". Revista Diversidades 36 (2012): 16-19.
    Published
Manual
  1. Para uma educação inclusiva: manual de apoio à prática. Ministério da Educação/direção-Geral de Educação. 2018.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/01 Calmamente - Aprendendo a Aprender-se: Efeitos de um programa universal nas competências socioemocionais de alunos/as do ensino básico International Conference on Chilhood and Adolescence (ICCA)
(Peniche, Portugal)
2024/01 POSITIVE: Avaliação da usabilibilidade de um ambiente virtual de aprendizagem 3D focado na regulação do stress académico International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA)
(Peniche, Portugal)
2023/09 Práticas inclusivas: Papel de variáveis sociodemográficas e de carreira dos professores XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogia
Universidade da Coruña (Coruña, Spain)
2023/07 Portuguese teachers’ attitudes, sentiments, concerns and self-efficacy toward inclusive education V Seminário Internacional | Educação Territórios e Desenvolvimento Humano
Úniversidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2023/07 Quais os Conhecimentos dos Professores sobre a Dislexia? Perceções de Professores sobre Características e Intervenção 4ªs Jornadas de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar
(Porto, Portugal)
2023/06 Práticas inclusivas: contributo de variáveis pessoais, contextuais e de carreira X CONGRESSO INTERNATIONAL DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA: Contributos da Psicologia para os Desafios Atuais da Sociedade
Universidade Lusíada (Porto, Portugal)
2023 GameWork: Um ambiente gamificado para a organização e realização dos trabalhos de casa Conference on Childhood and Adolescene - ICCA 23
(Évora, Portugal)
2023 POSITIVE: Prevenção do stress através da exploração de um ambiente inovador International Conference on Childhood and Adolescence- ICCA 23
(Évora, Portugal)
2022 Teacher perspectives about socioemotional learning in elementary schools: benefits, challenges and training needs ICRE 2022
(Porto, Portugal)
2022 ¿Explorando la validez social de intervenciones universales para la mejora del clima de aula ICRE 2022
(Porto, Portugal)
2022 ¿Effects of a Social-Emotional Learning Program on Elementary School Children Competencies and Classroom Peer Context ¿8th ENSEC -¿European¿Network for Social¿and¿Emotional¿Competence¿Conference
2021 Inovar para incluir: Conceções e experiências de professores portugueses 4th International Seminar "Education, Territories and Human Development
Universidade Católica Portuguesa
2021 Educação inclusiva e desenvolvimento profissional docente Encontro de Boas Práticas “A Escola do Sucesso"
Centro de Formação Marco Cinfães
2021 Educação inclusiva em tempos de pandemia: dos desafios às mudanças na perspetiva dos professores Seminário 4 - O que se vê nos meandros da ação educativa? Investigação em projetos de investigação e intervenção
Universidade Católica Portuguesa
2019 Para uma educação inclusiva: manual de apoio à prática II Fórum Internacional de Psicopedagogia
ISCIA
2019 Educação inclusiva: contributos para a construção de um modelo de monitorização III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa
2019 Educação inclusiva. De que falamos? III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa
2019 Da educação inclusiva às práticas pedagógicas III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa
2019 Contextos, recursos e práticas inclusivas: validação de questionário III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa
2019 Dos processos e produtos da educação inclusiva III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa
2019 Da flexibilidade curricular às práticas pedagógicas em sala de aula III Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa
2018 Dificuldades iniciais na leitura: prevalência, perfil e variáveis sociodemográficas IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar e IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
2018 Abordagens multinível em educação: da reflexão à implementação 6th International Congresso of Educational Sciences and Development
2018 Avaliação para a aprendizagem: contributos para a ação 6th International Congress of Educational Sciences and Development
2018 Desenho Universal para a aprendizagem: Contributos para a aprendizagem e inclusão III Seminário Internacional FEP Educação – Desafios da Educação Inclusiva
Universidade Católica Portuguesa
2018 Abordagens Multinível em Educação: da reflexão à ação XIV Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho
2016 Da abordagem multinível às práticas de consultadoria na Psicologia Escolar 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos
2016 Avaliação e intervenção online nas dificuldades na aprendizagem da leitura: A plataforma AINDA ESTOU A APRENDER 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos
2016 Dificuldades de aprendizagem na leitura: trajetórias de (in)sucesso na leitura no 1.º ano de escolaridade 1.ªas jornadas Internacionais Leitura, Educação e Sucesso Escolar
Universidade do Minho
2015 “Ouvir, falar, ler e escrever: intervenção nas dificuldades de aprendizagem na leitura XII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Corunha
2015 Práticas de avaliação e apoio psicopedagógico em contexto escolar 2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Superior Politécnico de Gaya
2015 Ainda estou a aprender. Apresentação de um projeto de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura 2.º Congresso Inernacional de Psicologia, Educação e Cultura
Instituto Superior Politécnico de Gaya
2009 Caracterização de um programa de Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita 16th European Conference on Reading
Universidade do Minho

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2017 Práticas inclusivas num contexto de liderança: perceções de diretores, coordenadores e professores de agrupamento de escolas
(Thesis) Arguer
Ana Filipa Páscoa Chiote (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 A transição para a vida ativa: a experiência de jovens integrados em centro de atividades ocupacionais
(Thesis) Arguer
Joana Cristina Nunes da Rosa (Master)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal