???global.info.a_carregar???
Docente de Educação Especial, do Grupo 910 do Agrupamento de Escolas de Cister, de Alcobaça. Concluiu o Curso de Doutoramento em Educação a 7 de dezembro de 2018, o Curso de Mestrado em Ciências da Educação a 5 de dezembro de 2006 e o Curso de Pós Graduação e Formação Especializada em Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor) pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), em 2002. É investigadora da ULHT. Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e tem particular interesse em Educação Inclusiva, Educação Especial e práticas dos Docentes de Educação Especial. Fez comunicações em Conferências, Colóquios, Seminários e Encontros.Tem publicado alguns artigos resultantes dessas comunicações em atas e capítulos de livros. Participou como moderadora em Seminários e Colóquios. Membro da Comissão Organizadora dos Seminários de Educação Inclusiva realizados na ULHT.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Margarida Costa
Data de nascimento
1963/01/14
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Costa, Maria Margarida

Identificadores de autor

Ciência ID
2715-F1A0-54F4

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2018/12/07
Concluído
Curso de Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Ser Docente de Educação Especial: um ideal a cumprir e um desafio a vencer Um contributo para o estudo das suas práticas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
2008 - 2009
Concluído
1.º Ano do Curso de 2.º Ciclo (Mestrado) em Educação Especial (Outros)
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2003 - 2006
Concluído
Curso de Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Desafios da Educação Inclusiva. Um estudo sobre representações e expetactivas dos professores do ensino regular face aos professores de apoio educativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2001 - 2002
Concluído
Curso de Pós-Graduação e Formação Especializada em Educação Especial (Pós-Graduação)
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Bom - 15 valores
1997 - 1999
Concluído
Curso Estudos Superiores Especializ. em Organização e Administração Escolar (Licenciatura)
Instituto Politecnico de Leiria, Portugal
14,00 valores
1984 - 1987
Concluído
Curso do Magistério Primário (Bacharelato)
Instituto Politecnico de Leiria, Portugal
12,00 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2006/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Costa, Margarida Dias; Sanches, Isabel. "Práticas de Educação Inclusiva: a inclusão de uma criança com deficiência mental moderada numa escola do 1º ciclo do Ensino Básico". O Professor 97 (2008): 41-53.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Costa, Margarida Dias; Sanches, Isabel. "A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: questionando as práticas dos Docentes de Educação Especial". In As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores, 778-788. Lisboa, Portugal: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2017.
    Publicado
  2. Costa, Margarida Dias; Sanches, Isabel. "Motivações e representações dos Professores de Educação Especial. Um contributo para o seu estudo". In Educação, Economia e Território – O papel da educação no desenvolvimento. Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, 145-154. Lisboa, Portugal: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE, 2014.
    Publicado
  3. Costa, Margarida Dias. "Adequações curriculares para um aluno considerado com Necessidades Educativas Especiais numa turma de 1.º Ciclo". In Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas, 98-118. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2012.
    Publicado
  4. Costa, Margarida Dias; Sanches, Isabel. "Desafios da Educação Inclusiva. Um estudo sobre representações e expectativas dos professores do ensino regular face aos professores de apoio educativo". In Educando o Cidadão Global: Globalização, Educação e Novos Modos de Governação, 254-278. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2009.
    Publicado
Livro
  1. Sanches, Isabel; Costa, Margarida Dias; Mota, Anabela; Santos, Álvaro. Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas. Lisboa, Portugal: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. 2012.
    Publicado
  2. Costa, Margarida Dias. Desafios da Educação Inclusiva. Um estudo sobre representações e expectativas dos Professores do Ensino Regular face aos Professores de Apoio Educativo. Lisboa, Portugal: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. 2006.
    Publicado
  3. Costa, Margarida Dias. A inclusão de uma criança com deficiência mental moderada numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa, Portugal: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. 2002.
    Publicado
Relatório
  1. Costa, Margarida Dias. 2013. Ser Professor de Educação Especial: um ideal a cumprir ou um desafio a vencer? Um estudo sobre motivações e representações dos Professores de Educação Especial.

Outros

Outra produção
  1. Práticas de Educação Inclusiva: a inclusão de uma criança com deficiência mental moderada numa escola do 1º ciclo do Ensino Básico. 2009. Costa, Margarida Dias; Sanches, Isabel.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017 A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: questionando as práticas dos Docentes de Educação Especial XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2014 Motivações e representações dos Professores de Educação Especial. Um contributo para o seu estudo XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
2013 Ser Professor de Educação Especial: um ideal a cumprir ou um desafio a vencer? Um estudo sobre motivações e representações dos Professores de Educação Especial 4.º Encontro de Investigadores
Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2010 As motivações profissionais dos Professores de Educação Especial I Encontro de Investigadores: Investigar em Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF) (Lisboa, Portugal)
2010 Adequações curriculares para um aluno considerado com Necessidades Educativas Especiais numa turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico III Seminário de Educação Inclusiva
Linha de pesquisa - Área 3: Inclusão, aprendizagens e mediação socioeducativa (Lisboa, Portugal)
2008 Desafios da Educação Inclusiva. Um estudo sobre representações e expectativas dos professores do ensino regular face aos professores de apoio educativo Conferência Internacional “Educando o cidadão global: Globalização, Educação e Novos Modos de Governação”
(Lisboa, Portugal)
2008 O apoio ao aluno considerado com necessidades educativas de caráter permanente: análise crítica I Seminário de Educação Inclusiva
CeiEd (Lisboa, Portugal)
2004 A Inclusão de uma criança com deficiência mental moderada numa escola do 1.º ciclo do Ensino Básico V Colóquio de Ciências da Educação “Formar Professores para que Escola? – Teorias e Práticas”
Unidade de Investigação e Desenvolvimento, Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - 2018 Seminário Internacional de Educação Inclusiva
Seminário (Outra)
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2013 VI Seminário de Educação Inclusiva, em 5 de outubro de 2013
Seminário (Outra)
2012 - 2012 V Seminário de Educação Inclusiva, em 26 e 27 de outubro 2012
Seminário (Outra)
2011 - 2011 IV Seminário de Educação Inclusiva, em 21 e 22 de outubro de 2011
Seminário (Outra)
2010 - 2010 III Seminário de Educação Inclusiva, em 22 e 23 de outubro de 2010
Seminário (Outra)
2009 - 2009 Colóquio Internacional “Diversidade, Equidade e Inclusão. Construindo um outro paradigma de escola, 6 de junho de 2009
Congresso (Outra)
2009 - 2009 II Seminário de Educação Inclusiva, em 10 de outubro de 2009
Seminário (Outra)
2008 - 2008 I Seminário de Educação Inclusiva, 11 de outubro de 2008
Seminário (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017 - 2017 XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal
Congresso
AFIRSE, Portugal
2016 - 2016 7.º Encontro de Investigadores – Lusofonia: da dominação colonial à cooperação
Encontro
2014 - 2014 Motivações e representações dos Professores de Educação Especial. Um contributo para o seu estudo
Congresso
XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
AFIRSE, Portugal
2013 - 2013 Ser Professor de Educação Especial: um ideal a cumprir ou um desafio a vencer? Um estudo sobre motivações e representações dos Professores de Educação Especial
Conferência
4.º Encontro de Investigadores
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2013 - 2013 VI Seminário de Educação Inclusiva
Seminário
2012 - 2012 V Seminário de Educação Inclusiva
Seminário
2011 - 2011 IV Seminário de Educação Inclusiva
Seminário
2010 - 2010 Adequações curriculares para um aluno considerado com Necessidades Educativas Especiais numa turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico
Seminário
III Seminário de Educação Inclusiva
Linha de pesquisa - Área 3: Inclusão, aprendizagens e mediação socioeducativa, Portugal
2010 - 2010 As motivações profissionais dos Professores de Educação Especial
Encontro
no I Encontro de Investigadores do Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF): Investigar em Educação
2010 - 2010 III Seminário de Educação Inclusiva
Seminário
2009 - 2009 Colóquio Internacional “Diversidade, Equidade e Inclusão. Construindo um outro paradigma de escola
Congresso
2009 - 2009 II Seminário de Educação Inclusiva
Seminário
2008 - 2008 O apoio ao aluno considerado com necessidades educativas de caráter permanente: análise crítica
Seminário
I Seminário de Educação Inclusiva
CeiEd, Portugal
2008 - 2008 Desafios da Educação Inclusiva. Um estudo sobre representações e expectativas dos professores do ensino regular face aos professores de apoio educativo
Conferência
Conferência Internacional “Educando o cidadão global: Globalização, Educação e Novos Modos de Governação”
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2008 - 2008 I Seminário de Educação Inclusiva
Seminário
2005 - 2005 1.º Encontro do Curso de Mestrado em Ciências da Educação
Encontro
2005 - 2005 6.º Colóquio de Ciências da Educação subordinado ao tema Bolonha, Educação e Formação de Professores
Congresso
Unidade de Investigação e Desenvolvimento, Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos, Portugal
2004 - 2004 A Inclusão de uma criança com deficiência mental moderada numa escola do 1.º ciclo do Ensino Básico
Congresso
V Colóquio de Ciências da Educação “Formar Professores para que Escola? – Teorias e Práticas”
Unidade de Investigação e Desenvolvimento, Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos, Portugal
2004 - 2004 5.º Colóquio de Ciências da Educação subordinado ao tema Formar Professores para que Escola? - teorias e práticas
Congresso
Unidade de Investigação e Desenvolvimento, Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos, Portugal