Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Margarida Costa
- Data de nascimento
- 1963/01/14
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Costa, Maria Margarida
- Costa, Margarida
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2715-F1A0-54F4
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018/12/07
Concluído
|
Curso de Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Ser Docente de Educação Especial: um ideal a cumprir e um desafio a vencer
Um contributo para o estudo das suas práticas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 valores |
2008 - 2009
Concluído
|
1.º Ano do Curso de 2.º Ciclo (Mestrado) em Educação Especial (Outros)
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
|
2003 - 2006
Concluído
|
Curso de Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Desafios da Educação Inclusiva. Um estudo sobre representações e expetactivas dos professores do ensino regular face aos
professores de apoio educativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2001 - 2002
Concluído
|
Curso de Pós-Graduação e Formação Especializada em Educação Especial (Pós-Graduação)
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
Bom - 15 valores |
1997 - 1999
Concluído
|
Curso Estudos Superiores Especializ. em Organização e Administração Escolar (Licenciatura)
Instituto Politecnico de Leiria, Portugal
|
14,00 valores |
1984 - 1987
Concluído
|
Curso do Magistério Primário (Bacharelato)
Instituto Politecnico de Leiria, Portugal
|
12,00 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2006/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2006/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2017 | A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: questionando as práticas dos Docentes de Educação Especial | XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Motivações e representações dos Professores de Educação Especial. Um contributo para o seu estudo | XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
2013 | Ser Professor de Educação Especial: um ideal a cumprir ou um desafio a vencer? Um estudo sobre motivações e representações dos Professores de Educação Especial | 4.º Encontro de Investigadores
Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2010 | As motivações profissionais dos Professores de Educação Especial | I Encontro de Investigadores: Investigar em Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF) (Lisboa, Portugal)
|
2010 | Adequações curriculares para um aluno considerado com Necessidades Educativas Especiais numa turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico | III Seminário de Educação Inclusiva
Linha de pesquisa - Área 3: Inclusão, aprendizagens e mediação socioeducativa (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Desafios da Educação Inclusiva. Um estudo sobre representações e expectativas dos professores do ensino regular face aos professores de apoio educativo | Conferência Internacional “Educando o cidadão global: Globalização, Educação e Novos Modos de Governação”
(Lisboa, Portugal)
|
2008 | O apoio ao aluno considerado com necessidades educativas de caráter permanente: análise crítica | I Seminário de Educação Inclusiva
CeiEd (Lisboa, Portugal)
|
2004 | A Inclusão de uma criança com deficiência mental moderada numa escola do 1.º ciclo do Ensino Básico | V Colóquio de Ciências da Educação “Formar Professores para que Escola? – Teorias e Práticas”
Unidade de Investigação e Desenvolvimento, Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos (Lisboa, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - 2018 | Seminário Internacional de Educação Inclusiva
Seminário (Outra)
|
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2013 - 2013 | VI Seminário de Educação Inclusiva, em 5 de outubro de 2013
Seminário (Outra)
|
|
2012 - 2012 | V Seminário de Educação Inclusiva, em 26 e 27 de outubro 2012
Seminário (Outra)
|
|
2011 - 2011 | IV Seminário de Educação Inclusiva, em 21 e 22 de outubro de 2011
Seminário (Outra)
|
|
2010 - 2010 | III Seminário de Educação Inclusiva, em 22 e 23 de outubro de 2010
Seminário (Outra)
|
|
2009 - 2009 | Colóquio Internacional “Diversidade, Equidade e Inclusão. Construindo um outro paradigma de escola, 6 de junho de 2009
Congresso (Outra)
|
|
2009 - 2009 | II Seminário de Educação Inclusiva, em 10 de outubro de 2009
Seminário (Outra)
|
|
2008 - 2008 | I Seminário de Educação Inclusiva, 11 de outubro de 2008
Seminário (Outra)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - 2017 | XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal
Congresso
|
AFIRSE, Portugal
|
2016 - 2016 | 7.º Encontro de Investigadores – Lusofonia: da dominação colonial à cooperação
Encontro
|
|
2014 - 2014 | Motivações e representações dos Professores de Educação Especial. Um contributo para o seu estudo
Congresso
|
XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
AFIRSE, Portugal
|
2013 - 2013 | Ser Professor de Educação Especial: um ideal a cumprir ou um desafio a vencer? Um estudo sobre motivações e representações
dos Professores de Educação Especial
Conferência
|
4.º Encontro de Investigadores
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2013 - 2013 | VI Seminário de Educação Inclusiva
Seminário
|
|
2012 - 2012 | V Seminário de Educação Inclusiva
Seminário
|
|
2011 - 2011 | IV Seminário de Educação Inclusiva
Seminário
|
|
2010 - 2010 | Adequações curriculares para um aluno considerado com Necessidades Educativas Especiais numa turma de 1.º Ciclo do Ensino
Básico
Seminário
|
III Seminário de Educação Inclusiva
Linha de pesquisa - Área 3: Inclusão, aprendizagens e mediação socioeducativa, Portugal
|
2010 - 2010 | As motivações profissionais dos Professores de Educação Especial
Encontro
|
no I Encontro de Investigadores do Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF): Investigar em Educação |
2010 - 2010 | III Seminário de Educação Inclusiva
Seminário
|
|
2009 - 2009 | Colóquio Internacional “Diversidade, Equidade e Inclusão. Construindo um outro paradigma de escola
Congresso
|
|
2009 - 2009 | II Seminário de Educação Inclusiva
Seminário
|
|
2008 - 2008 | O apoio ao aluno considerado com necessidades educativas de caráter permanente: análise crítica
Seminário
|
I Seminário de Educação Inclusiva
CeiEd, Portugal
|
2008 - 2008 | Desafios da Educação Inclusiva. Um estudo sobre representações e expectativas dos professores do ensino regular face aos professores
de apoio educativo
Conferência
|
Conferência Internacional “Educando o cidadão global: Globalização, Educação e Novos Modos de Governação”
Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2008 - 2008 | I Seminário de Educação Inclusiva
Seminário
|
|
2005 - 2005 | 1.º Encontro do Curso de Mestrado em Ciências da Educação
Encontro
|
|
2005 - 2005 | 6.º Colóquio de Ciências da Educação subordinado ao tema Bolonha, Educação e Formação de Professores
Congresso
|
Unidade de Investigação e Desenvolvimento, Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos, Portugal
|
2004 - 2004 | A Inclusão de uma criança com deficiência mental moderada numa escola do 1.º ciclo do Ensino Básico
Congresso
|
V Colóquio de Ciências da Educação “Formar Professores para que Escola? – Teorias e Práticas”
Unidade de Investigação e Desenvolvimento, Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos, Portugal
|
2004 - 2004 | 5.º Colóquio de Ciências da Educação subordinado ao tema Formar Professores para que Escola? - teorias e práticas
Congresso
|
Unidade de Investigação e Desenvolvimento, Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos, Portugal
|