Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Filipa Alexandra Baptista Faria
Nomes de citação
- Faria, Filipa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2319-41EC-DF3A
- ORCID iD
- 0000-0001-6770-3366
Endereços de correio eletrónico
- filipabfariaa@gmail.com (Profissional)
- filipa.faria@edu.ulisboa.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2025
Em curso
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"A discussão coletiva como momento de comunicação matemática: contributo formativo do estudo de aula" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2020 - 2021
Concluído
|
Doutoramento em Educação (conclusão de unidades curriculares) (Doutoramento) (Outros)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
18 |
2019
Concluído
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"A comunicação matemática escrita: um estudo no 6.º ano" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2017
Concluído
|
Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura)
Especialização em Educação
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/10 - 2025/08 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023 - 2024 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - 2020 | Professora de 1.ºCEB | Colégio Saint Paul, Portugal |
2020 - 2020 | Professora de 1.ºCEB | Escola Voz do Operário, Portugal |
2019 - 2019 | Professora de 1.ºCEB | Externato A Promotora, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/10 - 2024/09 | A DISCUSSÃO COLETIVA COMO MOMENTO DE COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUTO FORMATIVO DO ESTUDO DE AULA
2023.01962.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/01/01 - 2023/12/31 | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UIDP/04107/2020
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/09/08 | Estudo de aula para promover a aprendizagem do aluno em Matemática no 6.º ano: das serpentinas ao PI | Seminário Estudos de Aula na Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/07/12 | Preparação e apresentação de um simpósio no 1.º ICET (1st International Conference on Education and Training (ICET) 2022). | O contributo do estudo de aula na preparação e condução de aulas de abordagem exploratória
Universidade de Lisboa Instituto da Educação (Lisboa)
|
2022/07 | Orchestrating whole-class discussions in a lesson study | Mathematics Education and Lesson Study in Europe III
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021 | Apresentação e moderação no simpósio HOW TO ORCHESTRATE WHOLE-CLASS DISCUSSIONS? THE ROLE OF LESSON STUDY ON THE DEVELOPMENT OF PROSPECTIVE AND IN-SERVICE MATHEMATICS TEACHERS: KNOWLEDGE ABOUT CLASSROOM COMMUNICATION | The World Association of Lesson Studies (WALS) |
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Membro da comissão organizadora e executiva do Fórum Café do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2023) | |
2023 - 2023 | Membro da comissão organizadora do XIII Fórum dos Jovens Investigadores (IE-UL) (2023 - 2023)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2022 - 2022 | Membro da comissão organizadora do Seminário de Estudos de Aula na Formação de Professores. (2022 - 2022) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2022 - 2022 | Membro da comissão organizadora do XII Fórum dos Jovens Investigadores (IE-UL) (2022 - 2022)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2021/06/22 - 2021/06/22 | Moderação da sessão de divulgação do Policy Brief nº. 2 do Instituto de Educação "O estudo de aula como processo de desenvolvimento
profissional de professores" (2021/06/22 - 2021/06/22)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2021 - 2021 | Membro da organização do XI Fórum dos Jovens Investigadores (IE-UL) (2021 - 2021)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2017 - 2017 | Organização do 2.º Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE) (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/03 - 2023/07 | Curso Curriculum do Voluntário Universitário
Outro
|
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/06/02 - 2022/06/02 | APM-WEBINAR: A comunicação matemática em debate, com Helena Martinho
Encontro
|
APM - Associação Professores Matemática |
2022/05/14 - 2022/05/14 | VI Encontro de Professores APM-IE: Raciocínio matemático e representações
Encontro
|
APM - Associação Professores Matemática |
2021/08/11 - 2021/12/15 | PME Early Researchers' Series 2021 (WEBINARS)
Encontro
|
Psychology of Mathematics Education |
2021/11/28 - 2021/11/28 | PhD and Early Career Researchers Day
Encontro
|
World Association of Lesson Studies, Japão
|
2021/11/12 - 2021/11/12 | WEBINAR: Lesson Study in Inclusive Education Settings
Outro
|
World Association of Lesson Studies, Japão
|
2021/11/10 - 2021/11/10 | WEBINAR: How to create a research paper: Tips and advice for early researchers in mathematics education
Outro
|
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
|
2021/11/08 - 2021/11/08 | WEBINAR: Challenge accepted: The journey of mathematical memes from social media to the mathematics classroom.
Encontro
|
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
|
2021/09/13 - 2021/09/13 | WEBINAR: Role of Language in Mathematics Education. Explaining as mathematical discursive practices. Analysis of whole-class
discussions in different micro-cultures.
Outro
|
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
|
2021/08/22 - 2021/08/27 | TWELVE YERME SUMMER SCHOOL (YESS12)
Oficina (workshop)
|
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
|
2021/07/26 - 2021/07/27 | Escola de Verão da Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática (SEIEM) e da Sociedade Portuguesa de Investigação
em Educação Matemática (SPIEM)
Oficina (workshop)
|
Escola de Verão 2021
Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, Espanha
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2021/05/29 - 2021/05/29 | Encontro APM - Gestão Curricular em Matemática
Encontro
|
APM - Associação Professores Matemática |
2021/04/26 - 2021/05/06 | IMPULS online professional development course - teaching trough problem-solving in Japan |
Internacional Math-Teacher Profissionalization Using Lesson Study, Japão
|
2021/04/20 - 2021/04/20 | Writing reviews. How to approach it and how can it help you to write better papers?
Outro
|
|
2021/03/17 - 2021/03/17 | The Future of Teacher-Led Collaborative Lesson Research
Encontro
|
|
2021/02/03 - 2021/02/05 | PRE CERME12 EVENT
Encontro
|
PRE CERME12 EVENT |
2021/02/01 - 2021/02/02 | The YERME-Day (for Young Researchers in ERME)
Encontro
|
YERME
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
|
2021 - 2021 | Intensive training school in qualitative research design and research methods in mathematics education
Oficina (workshop)
|
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
Slovenská polnohospodárska univerzita v Nitre, Eslováquia |
2020/12/02 - 2020/12/05 | Conferência World Association of Lesson Studies 2020 (WALS 2020)
Conferência
|
World Association of Lesson Studies, Japão
|
2020/12/02 - 2020/12/02 | PhD Students and Early Career Researchers Day
Encontro
|
The World Association of Lesson Studies (WALS)
World Association of Lesson Studies, Japão
|
2020/08/23 - 2020/08/28 | Eleventh Yerme Summer School (YESS11)
Oficina (workshop)
|
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
|
2018 - 2018 | A escola em mudança: ruturas e continuidades
Encontro
|
A escola em mudança: ruturas e continuidades
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2017 | Participação no 2.º Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE)
Encontro
|
2.º Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2016 - 2016 | Participação no 1.º Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE)
Encontro
|
1.º Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2025 - 2025 | Números e Operações | Licenciatura em Educação Básica | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2025 - 2025 | Seminário de Introdução ao Mendeley | Doutoramento em Didática da Matemática | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2024 - 2025 | Materiais na Experiência Matemática | Licenciatura em Educação Básica | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023 - 2024 | Introdução à Investigação Educacional | Licenciatura em Educação e Formação | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2025 - Atual | Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) | |
2021 - 2022 | APM - Associação Professores de Matemática | Modalidade de associada |
2021 - 2022 | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática - SPIEM | Modalidade de associada |
2020 - 2021 | World Association of Lesson Studies (WALS) | Modalidade de associada |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/10/13 - 2022/10/13 | Participação na Reunião da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (Comissão de Avaliação Externa da A3ES) para Avaliação do Doutoramento em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2022 - 2022 | Participação no corpo de revisores do Livro de Atas do EIEM 2022, Encontro de Investigação em Educação Matemática | |
2021 - 2021 | Participação no corpo de revisores do Livro de Atas do EIEM 2021, Encontro de Investigação em Educação Matemática |
Distinções
Outra distinção
2017 | Certificação de funções organizacionais realizadas ao longo do mestrado |