???global.info.a_carregar???
Filipa Faria é doutoranda em Didática da Matemática, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Atualmente é ainda Professora Assistente Convidada na Escola Superior de Educação de Setúbal (IPL). Licenciou-se em Educação Básica, em 2017, pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Concluiu, em 2019, o mestrado na Escola Superior de Educação de Lisboa que a deixou habilitada para a docência no 1.º Ciclo do Ensino Básico e, ainda, de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Com substancial interesse pela dimensão da comunicação matemática, enquanto competência transversal poderosa ao ensino-aprendizagem desta disciplina, realizou o relatório de mestrado com foco na comunicação matemática escrita dos alunos, na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). Em 2020, iniciou o doutoramento cujo projeto procura compreender de que modo a prática dos professores de preparação e condução de discussões coletivas, como momento de comunicação, pode ser promovida pelo estudo de aula em Matemática, no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Ao abrigo da bolsa UIDP/04107/2020, colabora com a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto, participando em discussões e encontros científicos e académicos. O seu percurso académico reflete também a sua identidade profissional enquanto professora, além de investigadora e, neste sentido, a sua atual estudo prende-se com a prática dos professores em sala de aula, nomeadamente com o contributo do estudo de aula, um processo de formação de professores assente na colaboração e reflexão em contextos reais do quotidiano dos professores. Além de já ter participado em várias Escolas de Verão (YESS11, YESS12, por exemplo), a Filipa tem participado em eventos nacionais (EIEM) e internacionais (WALS), com apresentações orais, resumos e pósteres. Nestes eventos tem divulgado e refletido colaborativamente acerca da sua investigação e, ainda, acerca de aspetos metodológicos, tais como as potencialidades da análise de discurso em estudos na área da Educação. O percurso académico e científico da Filipa tem sido pautado pelas redes de colaboração nacionais e internacionais. A Filipa já lecionou a turmas de 1.º Ciclo do Ensino Básico, entre 2019 e 2020, tendo cessado esta atividade profissional por forma a honrar o regime de exclusividade da bolsa supramencionada, dedicando-se totalmente ao estudo que desenvolve no percurso de doutoramento. Além dos interesses académicos e científicos, a Filipa tem também um forte sentido de responsabilidade social, tendo realizado várias ações de voluntariado. Uma dessas ações foi na Academia do Futuro (associação educativa), acompanhando durante um ano letivo um aluno referenciado por fraco aproveitamento escolar, com vista ao desenvolvimento das suas soft skills, tais como a comunicação e autorregulação .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Filipa Alexandra Baptista Faria

Nomes de citação

  • Faria, Filipa

Identificadores de autor

Ciência ID
2319-41EC-DF3A
ORCID iD
0000-0001-6770-3366

Endereços de correio eletrónico

  • filipabfariaa@gmail.com (Profissional)
  • filipa.faria@edu.ulisboa.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2025
Em curso
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"A discussão coletiva como momento de comunicação matemática: contributo formativo do estudo de aula" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2020 - 2021
Concluído
Doutoramento em Educação (conclusão de unidades curriculares) (Doutoramento) (Outros)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
18
2019
Concluído
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"A comunicação matemática escrita: um estudo no 6.º ano" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2017
Concluído
Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura)
Especialização em Educação
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/10 - 2025/08 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2024 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - 2020 Professora de 1.ºCEB Colégio Saint Paul, Portugal
2020 - 2020 Professora de 1.ºCEB Escola Voz do Operário, Portugal
2019 - 2019 Professora de 1.ºCEB Externato A Promotora, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/10 - 2024/09 A DISCUSSÃO COLETIVA COMO MOMENTO DE COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUTO FORMATIVO DO ESTUDO DE AULA
2023.01962.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2020/01/01 - 2023/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UIDP/04107/2020
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Nicole Duarte; João Pedro da Ponte; Filipa Faria. "Introducing Exploratory Teaching in Preservice Teacher Education Through Lesson Study". Education Sciences (2025): https://doi.org/10.3390/educsci15030315.
    10.3390/educsci15030315
  2. João Pedro da Ponte; Nicole Duarte; Faria, Filipa. "Conhecimento da prática letiva como núcleo central do conhecimento didático". Educação e Matemática 175 (2025):
    Publicado
  3. Nicole Duarte; João Pedro da Ponte; Faria, Filipa. "Preparar, conduzir e refletir sobre a discussão coletiva: práticas de uma professora de Matemática do 5.º ano.". Bolema (2025):
    Em revisão
  4. Nicole Duarte; João Pedro da Ponte; Faria, Filipa. "Discussão Coletiva Num Estudo De Aula: Práticas E Ações De Uma Futura Professora". PNA (2025):
    No prelo
  5. Nicole Duarte; João Pedro da Ponte; Faria, Filipa. "A discussão coletiva num estudo de aula na formação inicial de professores". Journal of Mathematics Teacher Education (2025):
    Em revisão
  6. Nicole Duarte; João Pedro da Ponte; Faria, Filipa. "Preparar, conduzir e refletir sobre a discussão coletiva num estudo de aula na formação inicial de professores de Matemática". Mathematics Teacher Education and Development (2025):
    Em revisão
  7. Faria, Filipa; João Pedro da Ponte; Margarida Rodrigues; Marisa Quaresma. "From fearing errors and misconceptions to discussing them: mathematics teachers’ practice in a lesson study". Mathematics Teacher Education and Development (2025):
    Em revisão
  8. Faria, Filipa; João Pedro da Ponte; Margarida Rodrigues; Marisa Quaresma. "They’re already asking, I’m more alert: a teacher's journey with mathematical whole-class discussions within lesson study". International Journal for Lesson and Learning Studies (2025):
    Em revisão
  9. João Pedro Da Ponte; Marisa Quaresma; Filipa Faria. "Establishing links between research and practice". Educação, Sociedade & Culturas (2024): https://doi.org/10.24840/esc.vi67.735.
    10.24840/esc.vi67.735
  10. Filipa Alexandra Baptista Faria; João Pedro da Ponte; Margarida Rodrigues. "Teachers’ leading whole-class discussions in a mathematics lesson study: From initial understanding to orchestration in practice". European Journal of Science and Mathematics Education (2024): https://doi.org/10.30935/scimath/14149.
    10.30935/scimath/14149
  11. Nicole Duarte; Filipa Faria; João Pedro da Ponte. "Preparar e conduzir a discussão coletiva em Matemática". Educação e Matemática 171 (2024):
    Publicado
  12. Nicole Duarte; João Pedro da Ponte; Filipa Faria. "Preparar a discussão matemática coletiva através de um trabalho baseado no estudo de aula". Educação e Matemática 172 (2024):
    Publicado
  13. Nicole Duarte; João Pedro da Ponte; Faria, Filipa. "Conduzir e refletir sobre a discussão matemática coletiva através de um trabalho baseado no estudo de aula". Educação e Matemática 172 (2024):
    Publicado
  14. Faria, Filipa; Rodrigues, Margarida. "A comunicação matemática escrita". (2020): http://hdl.handle.net/10400.21/12262.
    10.25757/invep.v10i2.220
Poster em conferência
  1. Faria, Filipa; Ponte, João Pedro da; Rodrigues, Margarida. "Mathematical whole-class discussion: preparing and orchestrating it in a lesson study". Trabalho apresentado em 13th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, 2023.
  2. Faria, Filipa. "A discussão coletiva como momento de comunicação matemática: contributo formativo do estudo de aula". Trabalho apresentado em Encontro Nacional com a Ciência e a Tecnologia (Ciência 21), 2021.
  3. Faria, Filipa. "A discussão coletiva: contributo formativo do estudo de aula". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM), 2021.
Resumo em conferência
  1. Gomes, Paula; Faria, Filipa; Martins, Micaela. "Planning a lesson in lesson study: the role of the facilitator". Trabalho apresentado em 13th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Budapeste, 2024.
    Submetido
  2. Faria, Filipa; Gomes, Paula; Martins, Micaela. "O papel do facilitador na etapa da planificação num estudo de aula". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática, 2023.
    Submetido
  3. Faria, Filipa. "A discussão coletiva em Matemática: o entendimento dos professores e os aspetos considerados num estudo de aula". Trabalho apresentado em XII Fórum dos Jovens Investigadores, Lisboa, 2022.
    Publicado
  4. Faria, Filipa. "A condução de uma discussão coletiva num estudo de aula em Matemática". Trabalho apresentado em XXXII Seminário de Investigação Matemática, Setúbal, 2022.
    Publicado
  5. Faria, Filipa. "A discussão coletiva como momento de comunicação matemática". Trabalho apresentado em XI Fórum dos Jovens Investigadores, Lisboa, 2021.
    Publicado
  6. Faria, Filipa; Ponte, João Pedro da. "A colaboração entre professoras de 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico num Estudo de Aula em Matemática". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática, 2021.
    Publicado
  7. Faria, Filipa. "A clareza na comunicação matemática escrita: um estudo no 6.º ano". Trabalho apresentado em V Encontro de Mestrados e Pós-Graduações em Educação e Ensino, Lisboa, 2021.
    Publicado
  8. Faria, Filipa. "A DISCUSSÃO COLETIVA COMO MOMENTO DE COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUTO FORMATIVO DO ESTUDO DE AULA". Trabalho apresentado em XI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Faria, Filipa Alexandra Baptista. "A comunicação matemática escrita: um estudo no 6.º ano". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.21/10945.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/09/08 Estudo de aula para promover a aprendizagem do aluno em Matemática no 6.º ano: das serpentinas ao PI Seminário Estudos de Aula na Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/07/12 Preparação e apresentação de um simpósio no 1.º ICET (1st International Conference on Education and Training (ICET) 2022). O contributo do estudo de aula na preparação e condução de aulas de abordagem exploratória
Universidade de Lisboa Instituto da Educação (Lisboa)
2022/07 Orchestrating whole-class discussions in a lesson study Mathematics Education and Lesson Study in Europe III
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021 Apresentação e moderação no simpósio HOW TO ORCHESTRATE WHOLE-CLASS DISCUSSIONS? THE ROLE OF LESSON STUDY ON THE DEVELOPMENT OF PROSPECTIVE AND IN-SERVICE MATHEMATICS TEACHERS: KNOWLEDGE ABOUT CLASSROOM COMMUNICATION The World Association of Lesson Studies (WALS)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - Atual Membro da comissão organizadora e executiva do Fórum Café do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2023)
2023 - 2023 Membro da comissão organizadora do XIII Fórum dos Jovens Investigadores (IE-UL) (2023 - 2023)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022 - 2022 Membro da comissão organizadora do Seminário de Estudos de Aula na Formação de Professores. (2022 - 2022) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022 - 2022 Membro da comissão organizadora do XII Fórum dos Jovens Investigadores (IE-UL) (2022 - 2022)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/06/22 - 2021/06/22 Moderação da sessão de divulgação do Policy Brief nº. 2 do Instituto de Educação "O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores" (2021/06/22 - 2021/06/22)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021 - 2021 Membro da organização do XI Fórum dos Jovens Investigadores (IE-UL) (2021 - 2021)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2017 Organização do 2.º Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE) (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/03 - 2023/07 Curso Curriculum do Voluntário Universitário
Outro
Universidade de Lisboa, Portugal
2022/06/02 - 2022/06/02 APM-WEBINAR: A comunicação matemática em debate, com Helena Martinho
Encontro
APM - Associação Professores Matemática
2022/05/14 - 2022/05/14 VI Encontro de Professores APM-IE: Raciocínio matemático e representações
Encontro
APM - Associação Professores Matemática
2021/08/11 - 2021/12/15 PME Early Researchers' Series 2021 (WEBINARS)
Encontro
Psychology of Mathematics Education
2021/11/28 - 2021/11/28 PhD and Early Career Researchers Day
Encontro
World Association of Lesson Studies, Japão
2021/11/12 - 2021/11/12 WEBINAR: Lesson Study in Inclusive Education Settings
Outro
World Association of Lesson Studies, Japão
2021/11/10 - 2021/11/10 WEBINAR: How to create a research paper: Tips and advice for early researchers in mathematics education
Outro
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
2021/11/08 - 2021/11/08 WEBINAR: Challenge accepted: The journey of mathematical memes from social media to the mathematics classroom.
Encontro
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
2021/09/13 - 2021/09/13 WEBINAR: Role of Language in Mathematics Education. Explaining as mathematical discursive practices. Analysis of whole-class discussions in different micro-cultures.
Outro
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
2021/08/22 - 2021/08/27 TWELVE YERME SUMMER SCHOOL (YESS12)
Oficina (workshop)
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
2021/07/26 - 2021/07/27 Escola de Verão da Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática (SEIEM) e da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM)
Oficina (workshop)
Escola de Verão 2021
Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, Espanha

Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal
2021/05/29 - 2021/05/29 Encontro APM - Gestão Curricular em Matemática
Encontro
APM - Associação Professores Matemática
2021/04/26 - 2021/05/06 IMPULS online professional development course - teaching trough problem-solving in Japan
Internacional Math-Teacher Profissionalization Using Lesson Study, Japão
2021/04/20 - 2021/04/20 Writing reviews. How to approach it and how can it help you to write better papers?
Outro
2021/03/17 - 2021/03/17 The Future of Teacher-Led Collaborative Lesson Research
Encontro
2021/02/03 - 2021/02/05 PRE CERME12 EVENT
Encontro
PRE CERME12 EVENT
2021/02/01 - 2021/02/02 The YERME-Day (for Young Researchers in ERME)
Encontro
YERME
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
2021 - 2021 Intensive training school in qualitative research design and research methods in mathematics education
Oficina (workshop)
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha

Slovenská polnohospodárska univerzita v Nitre, Eslováquia
2020/12/02 - 2020/12/05 Conferência World Association of Lesson Studies 2020 (WALS 2020)
Conferência
World Association of Lesson Studies, Japão
2020/12/02 - 2020/12/02 PhD Students and Early Career Researchers Day
Encontro
The World Association of Lesson Studies (WALS)
World Association of Lesson Studies, Japão
2020/08/23 - 2020/08/28 Eleventh Yerme Summer School (YESS11)
Oficina (workshop)
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
2018 - 2018 A escola em mudança: ruturas e continuidades
Encontro
A escola em mudança: ruturas e continuidades
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Participação no 2.º Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE)
Encontro
2.º Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2016 Participação no 1.º Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE)
Encontro
1.º Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2025 - 2025 Números e Operações Licenciatura em Educação Básica Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2025 - 2025 Seminário de Introdução ao Mendeley Doutoramento em Didática da Matemática Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2024 - 2025 Materiais na Experiência Matemática Licenciatura em Educação Básica Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2024 Introdução à Investigação Educacional Licenciatura em Educação e Formação Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2025 - Atual Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC)
2021 - 2022 APM - Associação Professores de Matemática Modalidade de associada
2021 - 2022 Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática - SPIEM Modalidade de associada
2020 - 2021 World Association of Lesson Studies (WALS) Modalidade de associada

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/10/13 - 2022/10/13 Participação na Reunião da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (Comissão de Avaliação Externa da A3ES) para Avaliação do Doutoramento em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022 - 2022 Participação no corpo de revisores do Livro de Atas do EIEM 2022, Encontro de Investigação em Educação Matemática
2021 - 2021 Participação no corpo de revisores do Livro de Atas do EIEM 2021, Encontro de Investigação em Educação Matemática
Distinções

Outra distinção

2017 Certificação de funções organizacionais realizadas ao longo do mestrado