???global.info.a_carregar???
Filipa Faria é doutoranda em Didática da Matemática, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Atualmente é ainda Professora Assistente Convidada na Escola Superior de Educação de Setúbal (IPL). Licenciou-se em Educação Básica, em 2017, pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Concluiu, em 2019, o mestrado na Escola Superior de Educação de Lisboa que a deixou habilitada para a docência no 1.º Ciclo do Ensino Básico e, ainda, de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Com substancial interesse pela dimensão da comunicação matemática, enquanto competência transversal poderosa ao ensino-aprendizagem desta disciplina, realizou o relatório de mestrado com foco na comunicação matemática escrita dos alunos, na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). Em 2020, iniciou o doutoramento cujo projeto procura compreender de que modo a prática dos professores de preparação e condução de discussões coletivas, como momento de comunicação, pode ser promovida pelo estudo de aula em Matemática, no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Ao abrigo da bolsa UIDP/04107/2020, colabora com a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto, participando em discussões e encontros científicos e académicos. O seu percurso académico reflete também a sua identidade profissional enquanto professora, além de investigadora e, neste sentido, a sua atual estudo prende-se com a prática dos professores em sala de aula, nomeadamente com o contributo do estudo de aula, um processo de formação de professores assente na colaboração e reflexão em contextos reais do quotidiano dos professores. Além de já ter participado em várias Escolas de Verão (YESS11, YESS12, por exemplo), a Filipa tem participado em eventos nacionais (EIEM) e internacionais (WALS), com apresentações orais, resumos e pósteres. Nestes eventos tem divulgado e refletido colaborativamente acerca da sua investigação e, ainda, acerca de aspetos metodológicos, tais como as potencialidades da análise de discurso em estudos na área da Educação. O percurso académico e científico da Filipa tem sido pautado pelas redes de colaboração nacionais e internacionais. A Filipa já lecionou a turmas de 1.º Ciclo do Ensino Básico, entre 2019 e 2020, tendo cessado esta atividade profissional por forma a honrar o regime de exclusividade da bolsa supramencionada, dedicando-se totalmente ao estudo que desenvolve no percurso de doutoramento. Além dos interesses académicos e científicos, a Filipa tem também um forte sentido de responsabilidade social, tendo realizado várias ações de voluntariado. Uma dessas ações foi na Academia do Futuro (associação educativa), acompanhando durante um ano letivo um aluno referenciado por fraco aproveitamento escolar, com vista ao desenvolvimento das suas soft skills, tais como a comunicação e autorregulação .
Identification

Personal identification

Full name
Filipa Alexandra Baptista Faria

Citation names

  • Faria, Filipa

Author identifiers

Ciência ID
2319-41EC-DF3A
ORCID iD
0000-0001-6770-3366

Email addresses

  • filipabfariaa@gmail.com (Professional)
  • filipa.faria@edu.ulisboa.pt (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Advanced (C1) Proficiency (C2) Advanced (C1) Proficiency (C2) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Elementary (A2) Elementary (A2) Beginner (A1) Intermediate (B1) Elementary (A2)
Education
Degree Classification
2025
Ongoing
Educação (Doutoramento)
Major in Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"A discussão coletiva como momento de comunicação matemática: contributo formativo do estudo de aula" (THESIS/DISSERTATION)
2020 - 2021
Concluded
Doutoramento em Educação (conclusão de unidades curriculares) (Doutoramento) (Outros)
Major in Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
18
2019
Concluded
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Major in Sem especialização
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
"A comunicação matemática escrita: um estudo no 6.º ano" (THESIS/DISSERTATION)
17
2017
Concluded
Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura)
Major in Educação
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
16
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2024/10 - 2025/08 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2024 Invited Assistant (University Teacher) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2020 - 2020 Professora de 1.ºCEB Colégio Saint Paul, Portugal
2020 - 2020 Professora de 1.ºCEB Escola Voz do Operário, Portugal
2019 - 2019 Professora de 1.ºCEB Externato A Promotora, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2023/10 - 2024/09 A DISCUSSÃO COLETIVA COMO MOMENTO DE COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUTO FORMATIVO DO ESTUDO DE AULA
2023.01962.BD
PhD Student Fellow
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Ongoing

Contract

Designation Funders
2020/01/01 - 2023/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UIDP/04107/2020
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
Outputs

Publications

Conference abstract
  1. Gomes, Paula; Faria, Filipa; Martins, Micaela. "Planning a lesson in lesson study: the role of the facilitator". Paper presented in 13th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Budapeste, 2024.
    Submitted
  2. Faria, Filipa; Gomes, Paula; Martins, Micaela. "O papel do facilitador na etapa da planificação num estudo de aula". Paper presented in II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática, 2023.
    Submitted
  3. Faria, Filipa. "A discussão coletiva em Matemática: o entendimento dos professores e os aspetos considerados num estudo de aula". Paper presented in XII Fórum dos Jovens Investigadores, Lisboa, 2022.
    Published
  4. Faria, Filipa. "A condução de uma discussão coletiva num estudo de aula em Matemática". Paper presented in XXXII Seminário de Investigação Matemática, Setúbal, 2022.
    Published
  5. Faria, Filipa. "A discussão coletiva como momento de comunicação matemática". Paper presented in XI Fórum dos Jovens Investigadores, Lisboa, 2021.
    Published
  6. Faria, Filipa; Ponte, João Pedro da. "A colaboração entre professoras de 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico num Estudo de Aula em Matemática". Paper presented in I Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática, 2021.
    Published
  7. Faria, Filipa. "A clareza na comunicação matemática escrita: um estudo no 6.º ano". Paper presented in V Encontro de Mestrados e Pós-Graduações em Educação e Ensino, Lisboa, 2021.
    Published
  8. Faria, Filipa. "A DISCUSSÃO COLETIVA COMO MOMENTO DE COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUTO FORMATIVO DO ESTUDO DE AULA". Paper presented in XI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2021.
    Published
Conference poster
  1. Faria, Filipa; Ponte, João Pedro da; Rodrigues, Margarida. "Mathematical whole-class discussion: preparing and orchestrating it in a lesson study". Paper presented in 13th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, 2023.
  2. Faria, Filipa. "A discussão coletiva como momento de comunicação matemática: contributo formativo do estudo de aula". Paper presented in Encontro Nacional com a Ciência e a Tecnologia (Ciência 21), 2021.
  3. Faria, Filipa. "A discussão coletiva: contributo formativo do estudo de aula". Paper presented in Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM), 2021.
Journal article
  1. Nicole Duarte; João Pedro da Ponte; Filipa Faria. "Introducing Exploratory Teaching in Preservice Teacher Education Through Lesson Study". Education Sciences (2025): https://doi.org/10.3390/educsci15030315.
    10.3390/educsci15030315
  2. João Pedro da Ponte; Nicole Duarte; Faria, Filipa. "Conhecimento da prática letiva como núcleo central do conhecimento didático". Educação e Matemática 175 (2025):
    Published
  3. Nicole Duarte; João Pedro da Ponte; Faria, Filipa. "Preparar, conduzir e refletir sobre a discussão coletiva: práticas de uma professora de Matemática do 5.º ano.". Bolema (2025):
    Under revision
  4. Nicole Duarte; João Pedro da Ponte; Faria, Filipa. "Discussão Coletiva Num Estudo De Aula: Práticas E Ações De Uma Futura Professora". PNA (2025):
    In press
  5. Nicole Duarte; João Pedro da Ponte; Faria, Filipa. "A discussão coletiva num estudo de aula na formação inicial de professores". Journal of Mathematics Teacher Education (2025):
    Under revision
  6. Nicole Duarte; João Pedro da Ponte; Faria, Filipa. "Preparar, conduzir e refletir sobre a discussão coletiva num estudo de aula na formação inicial de professores de Matemática". Mathematics Teacher Education and Development (2025):
    Under revision
  7. Faria, Filipa; João Pedro da Ponte; Margarida Rodrigues; Marisa Quaresma. "From fearing errors and misconceptions to discussing them: mathematics teachers’ practice in a lesson study". Mathematics Teacher Education and Development (2025):
    Under revision
  8. Faria, Filipa; João Pedro da Ponte; Margarida Rodrigues; Marisa Quaresma. "They’re already asking, I’m more alert: a teacher's journey with mathematical whole-class discussions within lesson study". International Journal for Lesson and Learning Studies (2025):
    Under revision
  9. João Pedro Da Ponte; Marisa Quaresma; Filipa Faria. "Establishing links between research and practice". Educação, Sociedade & Culturas (2024): https://doi.org/10.24840/esc.vi67.735.
    10.24840/esc.vi67.735
  10. Filipa Alexandra Baptista Faria; João Pedro da Ponte; Margarida Rodrigues. "Teachers’ leading whole-class discussions in a mathematics lesson study: From initial understanding to orchestration in practice". European Journal of Science and Mathematics Education (2024): https://doi.org/10.30935/scimath/14149.
    10.30935/scimath/14149
  11. Nicole Duarte; Filipa Faria; João Pedro da Ponte. "Preparar e conduzir a discussão coletiva em Matemática". Educação e Matemática 171 (2024):
    Published
  12. Nicole Duarte; João Pedro da Ponte; Filipa Faria. "Preparar a discussão matemática coletiva através de um trabalho baseado no estudo de aula". Educação e Matemática 172 (2024):
    Published
  13. Nicole Duarte; João Pedro da Ponte; Faria, Filipa. "Conduzir e refletir sobre a discussão matemática coletiva através de um trabalho baseado no estudo de aula". Educação e Matemática 172 (2024):
    Published
  14. Faria, Filipa; Rodrigues, Margarida. "A comunicação matemática escrita". (2020): http://hdl.handle.net/10400.21/12262.
    10.25757/invep.v10i2.220
Thesis / Dissertation
  1. Faria, Filipa Alexandra Baptista. "A comunicação matemática escrita: um estudo no 6.º ano". Master, 2019. http://hdl.handle.net/10400.21/10945.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2022/09/08 Estudo de aula para promover a aprendizagem do aluno em Matemática no 6.º ano: das serpentinas ao PI Seminário Estudos de Aula na Formação de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/07/12 Preparação e apresentação de um simpósio no 1.º ICET (1st International Conference on Education and Training (ICET) 2022). O contributo do estudo de aula na preparação e condução de aulas de abordagem exploratória
Universidade de Lisboa Instituto da Educação (Lisboa)
2022/07 Orchestrating whole-class discussions in a lesson study Mathematics Education and Lesson Study in Europe III
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021 Apresentação e moderação no simpósio HOW TO ORCHESTRATE WHOLE-CLASS DISCUSSIONS? THE ROLE OF LESSON STUDY ON THE DEVELOPMENT OF PROSPECTIVE AND IN-SERVICE MATHEMATICS TEACHERS: KNOWLEDGE ABOUT CLASSROOM COMMUNICATION The World Association of Lesson Studies (WALS)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2023 - Current Membro da comissão organizadora e executiva do Fórum Café do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2023)
2023 - 2023 Membro da comissão organizadora do XIII Fórum dos Jovens Investigadores (IE-UL) (2023 - 2023)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022 - 2022 Membro da comissão organizadora do Seminário de Estudos de Aula na Formação de Professores. (2022 - 2022) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022 - 2022 Membro da comissão organizadora do XII Fórum dos Jovens Investigadores (IE-UL) (2022 - 2022)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/06/22 - 2021/06/22 Moderação da sessão de divulgação do Policy Brief nº. 2 do Instituto de Educação "O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores" (2021/06/22 - 2021/06/22)
Other (Member of the Organising Committee)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021 - 2021 Membro da organização do XI Fórum dos Jovens Investigadores (IE-UL) (2021 - 2021)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2017 Organização do 2.º Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE) (2017 - 2017)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2023/03 - 2023/07 Curso Curriculum do Voluntário Universitário
Other
Universidade de Lisboa, Portugal
2022/06/02 - 2022/06/02 APM-WEBINAR: A comunicação matemática em debate, com Helena Martinho
Meeting
APM - Associação Professores Matemática
2022/05/14 - 2022/05/14 VI Encontro de Professores APM-IE: Raciocínio matemático e representações
Meeting
APM - Associação Professores Matemática
2021/08/11 - 2021/12/15 PME Early Researchers' Series 2021 (WEBINARS)
Meeting
Psychology of Mathematics Education
2021/11/28 - 2021/11/28 PhD and Early Career Researchers Day
Meeting
World Association of Lesson Studies, Japan
2021/11/12 - 2021/11/12 WEBINAR: Lesson Study in Inclusive Education Settings
Other
World Association of Lesson Studies, Japan
2021/11/10 - 2021/11/10 WEBINAR: How to create a research paper: Tips and advice for early researchers in mathematics education
Other
European Society for Research in Mathematics in Education, Germany
2021/11/08 - 2021/11/08 WEBINAR: Challenge accepted: The journey of mathematical memes from social media to the mathematics classroom.
Meeting
European Society for Research in Mathematics in Education, Germany
2021/09/13 - 2021/09/13 WEBINAR: Role of Language in Mathematics Education. Explaining as mathematical discursive practices. Analysis of whole-class discussions in different micro-cultures.
Other
European Society for Research in Mathematics in Education, Germany
2021/08/22 - 2021/08/27 TWELVE YERME SUMMER SCHOOL (YESS12)
Workshop
European Society for Research in Mathematics in Education, Germany
2021/07/26 - 2021/07/27 Escola de Verão da Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática (SEIEM) e da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM)
Workshop
Escola de Verão 2021
Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, Spain

Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal
2021/05/29 - 2021/05/29 Encontro APM - Gestão Curricular em Matemática
Meeting
APM - Associação Professores Matemática
2021/04/26 - 2021/05/06 IMPULS online professional development course - teaching trough problem-solving in Japan
Internacional Math-Teacher Profissionalization Using Lesson Study, Japan
2021/04/20 - 2021/04/20 Writing reviews. How to approach it and how can it help you to write better papers?
Other
2021/03/17 - 2021/03/17 The Future of Teacher-Led Collaborative Lesson Research
Meeting
2021/02/03 - 2021/02/05 PRE CERME12 EVENT
Meeting
PRE CERME12 EVENT
2021/02/01 - 2021/02/02 The YERME-Day (for Young Researchers in ERME)
Meeting
YERME
European Society for Research in Mathematics in Education, Germany
2021 - 2021 Intensive training school in qualitative research design and research methods in mathematics education
Workshop
European Society for Research in Mathematics in Education, Germany

Slovenská polnohospodárska univerzita v Nitre, Slovakia
2020/12/02 - 2020/12/05 Conferência World Association of Lesson Studies 2020 (WALS 2020)
Conference
World Association of Lesson Studies, Japan
2020/12/02 - 2020/12/02 PhD Students and Early Career Researchers Day
Meeting
The World Association of Lesson Studies (WALS)
World Association of Lesson Studies, Japan
2020/08/23 - 2020/08/28 Eleventh Yerme Summer School (YESS11)
Workshop
European Society for Research in Mathematics in Education, Germany
2018 - 2018 A escola em mudança: ruturas e continuidades
Meeting
A escola em mudança: ruturas e continuidades
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Participação no 2.º Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE)
Meeting
2.º Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2016 Participação no 1.º Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE)
Meeting
1.º Encontro em Investigação e Práticas em Educação (EIPE)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2025 - Current Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC)
2021 - 2022 APM - Associação Professores de Matemática Modalidade de associada
2021 - 2022 Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática - SPIEM Modalidade de associada
2020 - 2021 World Association of Lesson Studies (WALS) Modalidade de associada

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2025 - 2025 Números e Operações Licenciatura em Educação Básica Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2025 - 2025 Seminário de Introdução ao Mendeley Doutoramento em Didática da Matemática Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2024 - 2025 Materiais na Experiência Matemática Licenciatura em Educação Básica Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2024 Introdução à Investigação Educacional Licenciatura em Educação e Formação Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2022/10/13 - 2022/10/13 Participação na Reunião da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (Comissão de Avaliação Externa da A3ES) para Avaliação do Doutoramento em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022 - 2022 Participação no corpo de revisores do Livro de Atas do EIEM 2022, Encontro de Investigação em Educação Matemática
2021 - 2021 Participação no corpo de revisores do Livro de Atas do EIEM 2021, Encontro de Investigação em Educação Matemática
Distinctions

Other distinction

2017 Certificação de funções organizacionais realizadas ao longo do mestrado