???global.info.a_carregar???
José Gregório Viegas Brás PhD in History of Education (2006) from the University of Lisbon (supervisor: António Sampaio da Nóvoa); Post-doctoral studies in History of Education (2013-2014) in Salamanca (supervisor: José Hernández Díaz); Post-doctoral and in Socio History (2014-2017) in Lyon 2-France (supervisor: André Robert); Master in Sciences of Education (1990) at the University of Lisbon - FMH (Pre-Bologna - 4 years; supervisor: António Sampaio da Nóvoa); attendance at the courses Philosophy of Emotions (2011), lectured by Prof. Dr. Dina Mendonça; Theory and educational institutions: a diachronic journey at the New University of Lisbon (2012), lectured by Prof.. Doctor Luís Bernardo and Sociology of emotions (2013), taught by Manuel Lisboa, Ana Roque Dantas, Dalila Cerejo and Ana Ferreira; Degree in Physical Education (Pre-Bologna - 5 years) from the Higher Institute of Physical Education, Technical University of Lisbon (1986). Associate Professor at the Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Director of the Ethics Committee of the Faculty of Physical Education. Professor of History of Education, Philosophy of Education, History of Physical Education and Sport, Philosophy of Physical Activity and Professional Ethics and Deontology. Coordinator of the Research Group Culture(s), Education and Memories of CeiED-ULHT. Editor of the Journal Lusophone of Education. Member of the project, funded by FCT, Routes of Associations and unions of teachers in Portugal, 1890-1990 and Erasmus +, EdTech and Ai for essential SKills of the 21st century (2019-2022, and Erasmus + Academy of Modern Senior Critical Thinking for seniors (2019-2021). He has experience in the School of Education (ESE de Santarém) in the training of kindergarten teachers. Author of books and scientific articles in the area with numerous publications, with emphasis on the following themes: Unbuntu philosophy, philosophy and history of the body, history of the teaching profession, professional ethics, citizenship, education and human development, biopolitics and human rights, life stories.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Gregório Viegas Brás

Nomes de citação

  • Brás, José

Identificadores de autor

Ciência ID
2310-6E27-5429
ORCID iD
0000-0002-0374-748X

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2014/10/06 - 2017/11/20
Concluído
Postdoc Socio History (Pós-doutoramento)
Especialização em Socio Story
Université Lumière Lyon 2, França
Excellent
2013/09/10 - 2014/06/02
Concluído
Post Doc History of Education (Pós-doutoramento)
Especialização em History of Education
Complejo Asistencial Universitario de Salamanca, Espanha
Excelente Aprovechamiento
2006/03
Concluído
Doutoramento em História da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
1990
Concluído
Master in Sciences of Education - Pré Bolonha 4 anos (Mestrado)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade de Lisboa, Portugal
"The homogeneity-heterogeneity of the group class" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1982
Concluído
Licenciado em Educação Física ( 5 anos ) - Pré-Bolonha (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Para uam Axiologia das Atividades Físicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Académica- 13. Profissional -14,3
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/10/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
2016 - 2018 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/01/06 - Atual PÓS- DOC em História da Educação Post PhD History of Education Universidad de Salamanca, Espanha
1993/09/01 - Atual Associate Professor at the University of Lusophone Humanities and Technology (ULHT) in Lisbon. Ph.D. in History of Education, University of Lisbon. Coordinator of the Research Group Memoirs (CeiED) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
1987/09/01 - 1990/08/31 Docente na Escola Superior de Educaçäo de Santarém Professor in Higher school of Education of Santarém Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carla Galego; Lucimar Dantas; Beatriz Koppe; José Brás; Everaldo Almeida. "PROMOTING SKILLS THROUGH MOTHER LANGUAGE TEACHING: A COMPARATIVE CURRICULAR ANALYSIS OF SKILLS DEVELOPMENT MODELS IN SECONDARY SCHOOL IN SIX COUNTRIES". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.2519
  2. Lucimar Dantas; Óscar Sousa; Maria Gonçalves; Maria Calvet Ricardo; Dulce Franco; José Brás; Elsa Estrela; Beatriz Koppe. "WHEN TECHNOLOGY MEETS PEDAGOGY. AN ERASMUS+ PROJECT PROPOSAL TO CREATE AN INTERDISCIPLINARY HIGHER EDUCATION MODEL". 2020.
    10.21125/iceri.2020.1816
  3. Lucimar Dantas; Elsa Estrela; Maria Calvet Ricardo; Maria Gonçalves; Óscar Sousa; Dulce Franco; José Brás; Beatriz Koppe. "HOW CAN NEW TECHNOLOGIES AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE COLLABORATE WITH EDUCATION? KNOWLEDGE AND RECOMMENDATIONS FROM EU STUDENTS AND TEACHERS". 2020.
    10.21125/iceri.2020.1812
Artigo em revista
  1. António Carmo; José Brás; Maria Neves Gonçalves; Maria Teresa Ramilo; Paulo Silvestre. "As perceções dos adultos mais velhos no cenário pós-pandémico: um estudo realizado em Portugal". Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social (2022): https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.1.227.
    10.31211/rpics.2022.8.1.227
  2. Brás, José Gregório Viegas. "For an epistemic decolonisation of education from the ubuntu philosophy". Pedagogy, Culture & Society (2021): 1-16. http://dx.doi.org/10.1080/14681366.2021.2011386.
    10.1080/14681366.2021.2011386
  3. "Recensão crítica da obra Construire la paix par l’éducation: réseaux et mouvements internationaux au xxe siècle. Genève au cœur d’une utopie. Hofstetter, R. Droux, J. Michel Christian, M. (éds.) 53, 195-197 195". 53 53 (2021): 195-197. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8083.
    Acesso aberto
  4. Brás, José Viegas; Gonçalves, Maria Neves. "Co-creative epiphany of citizenship and health in the 1820 Liberal Revolution in Portugal". Paedagogica Historica (2021): 1-20. http://dx.doi.org/10.1080/00309230.2021.1965631.
    10.1080/00309230.2021.1965631
  5. Brás, José Viegas. "In The Mirror Game: Ubuntu Philosophy and Umbundu". INTERNATIONAL JOURNAL OF MULTIDISCIPLINARY RESEARCH AND ANALYSIS 03 12 (2020): http://dx.doi.org/10.47191/ijmra/v3-i12-18.
    Acesso aberto • Publicado • 10.47191/ijmra/v3-i12-18
  6. "A emergência da cidadania no mar revoltoso do liberalismo,, 11- 14". 11 -12, 11-12 (2020): 11-14.
    Publicado
  7. Brás, José. "Notes de Lecture. Influencias Suizas en la educación española e iberoamericana". 4 184 (2020): 125-127.
    Publicado
  8. Brás, José. "As reconfigurações da educação: a dimensão socioeducativa". 48 48 (2020): 43-57.
    Publicado
  9. "Notes de Lecture. Hernandez Díaz, (coord.), Influencias Suizas en la educación española e iberoamericana". 4 184 (2020): 125-127.
  10. José Viegas Brás; Maria Neves Gonçalves. "Para uma política educativa que seja capaz de se pensar e renovar: os maiores de 23". Revista @mbienteeducação 12 3 (2019): 170-170. https://doi.org/10.26843/ae19828632v12n32019p170a193.
    10.26843/ae19828632v12n32019p170a193
  11. Quintas, Joana; Viegas Brás, José Gregório; Neves Gonçalves, Maria. "A Formação de Professores em Angola: reflexões pós-coloniais". Revista TransVersos 15 (2019): 31-46. http://dx.doi.org/10.12957/transversos.2019.41841.
    10.12957/transversos.2019.41841
  12. Francisca Barros Matos; Maria Neves Leal Gonçalves; Brás, José. "Education in Human Rights: Conceptions and Educational Practices". Education Journal VIII 1 (2019): 1-10. http://www.educationjournal.net/article/196/10.11648.j.edu.20190801.11.
  13. José Gregório Brás; Maria Neves Gonçalves; André Robert. "The Jesuits in Portugal: the communion of science and religion". Social and Education History 7 1 (2018): 1-1. https://doi.org/10.17583/hse.2018.2910.
    10.17583/hse.2018.2910
  14. Maria João Cardoso Carvalho; José Viegas Brás; Maria Neves Leal Gonçalves. "Para uma metacrítica da organização escolar". Laplage em Revista 4 1 (2018): 202-202. https://doi.org/10.24115/S2446-6220201841400p.202-214.
    10.24115/S2446-6220201841400p.202-214
  15. Maria Neves Leal Gonçalves; Brás, José; Luiz Edilson. "Higher education: linguistic competence under discussion". V 1 (2018): 186-197. http://jespnet.com/journals/Vol_5_No_1_March_2018/20.pdf.
    Acesso aberto
  16. Brás, José. "Topografia dos direitos humanos: indicadores da escola brasileira". ECCOS, nº 44 (2017): http://www4.uninove.br/ojs/index.php/eccos/article/viewFile/7281/3661.
    Doi: 10.5585/ECCOS.Nº 44.7281
  17. Brás, José. "O Umbundo no poliedro linguístico angolano: a Língua Portuguesa no entrelaçamento do colonialismo e pós-colonialismo.". Revista Lusófona de Educação, (2017): http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5919.
    Quinta, J. Brás, J. V.& Gonçalves, M. N. (2017). O Umbundo no poliedro linguístico angolano: a Língua Portuguesa no entrelaçamento do colonialismo e pós-colonialismo. Revista Lusófona de Educação, 35, 137-154. doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle35.08.
  18. Brás, José; Maria Neves Leal Gonçalves. "Os jesuítas: a ciência, a educação física e o novo conceito de salvação". 2 1 (2016): 1-10. https://revistagymnasium.info/articulo/os-jesuitas-a-ciencia-a-educacao-fisica-e-o-novo-conceito-de-salvacao-2114-sa-x57cfb2727e0bf.
  19. Carvalho, Maria João de; Brás, José Viegas; Gonçalves, Maria Neves. "Pela organização da escola e do ensino:o self-government de António Sérgio". História da Educação 19 46 (2015): 131-144. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/51249.
    Acesso aberto • 10.1590/2236-3459/51249
  20. Brás, José Viegas; Gonçalves, Maria Leal; Hernandez Dias, José. "Pensar o homem como corpo: a cunhagem simbólica em Portugal e Espanha (século 19)". História da Educação 18 43 (2014): 109-126. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-34592014000200007.
    Acesso aberto • 10.1590/s2236-34592014000200007
  21. Brás, José. "La Genèse du Mouvement Associatif du Corps Enseignant du lycée au Portugal (début du XXème siècle).". Social and Education History (2014): https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4902139.pdf.
    doi:10.4471/hse.2014.08.
  22. Brás, José; Maria Neves Leal Gonçalve; José Maria Hernandez Dias. "From Organic to Functional and Symbolic: Body Building in Civility Course Books in Portugal (1856-1919)". III 2 (2014): 391-395. http://www.aijssnet.com/journal/index/185.
    Acesso aberto
  23. Brás, José; Maria Neves Leal Gonçalves. "A pedagogia alemã e a imprensa pedagógica portuguesa como vasos comunicantes: o caso da revista Froebel". 24 (2014): http://revistes.iec.cat/index.php/EduH/article/view/95958Br%E1s.
  24. Brás, J.V.; Leal Gonçalves, M.. "Independent teaching work to cooperative teaching: A new paradigm introduced in the Portuguese educational system (1894-1895)". Paedagogica Historica 49 3 (2013): 330-344. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84878525182&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/00309230.2012.744062
  25. Teodoro, A.; Brás, J.V.; Gonçalves, M.N.. "Editorial". Revista Lusofona de Educacao 23 (2013): 5-9. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84880502865&partnerID=MN8TOARS.
  26. Brás, José; Maria Neves Leal Gonçalves; Sofia Fonseca; Edineide Jezine. "A Universidade Portuguesa: o abrir do fecho de acesso – o caso dos maiores de 23 anos". 21 21 (2012): 163-178. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/234.
  27. Teodoro, A.; Brás, J.V.; Gonçalves, M.N.. "Editorial". Revista Lusofona de Educacao 17 (2011): 5-8. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80051739534&partnerID=MN8TOARS.
  28. Brás, J.V.; Gonçalves, M.N.; Duarte, R.S.. "Associations and unions in education. Organization and struggles | Associativismo e sindicalismo em educação. Organização e lutas". Revista Lusofona de Educacao 18 (2011): 195-197. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84855525418&partnerID=MN8TOARS.
  29. Brás, J.V.; Gonçalves, M.N.. "Maria Rita Lino Garnel (2004). A República de Sebastião de Magalhães Lima". Revista Lusofona de Educacao 15 (2010): 195-197. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77955300295&partnerID=MN8TOARS.
  30. Brás, J.V.; Gonçalves, M.N.. "Knowledge and power of 1905 portuguese reform | Os saberes e poderes da reforma de 1905". Revista Lusofona de Educacao 13 (2009): 101-121. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77952689910&partnerID=MN8TOARS.
  31. Brás, J.G.V.. "Hygiene and the government of souls: The awakening of a new relationship | A higiene e o governo das almas: O despertar de uma nova relação". Revista Lusofona de Educacao 12 (2008): 113-138. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77952784405&partnerID=MN8TOARS.
Edição de número de revista
  1. Brás, José. "Editorial, Revista Lusófona de Educação, 35". Revista Lusófona de Educação (2017):
    10.24140/issn.1645-7250.rle35.edit
  2. Brás, José. "Editorial Revista Lusófona de Educação". Revista Lusófona de Educação (2016): http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5986.
    doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle36.edit
Resumo em conferência
  1. "The perceptions of the elderly in the post-pandemic scenario: a study conducted in Portugal". Trabalho apresentado em Congresso Internacional sobre metodologia: desafios metodológicos atuais (QUALIS 2021 ), 2021.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/02/25 O Académico - memórias e desafios no campo de luta estudantil Prensa Pedagogica
(Espanha)
2021/09/21 O cuidar como preceito ético. Conferência na Abertura do ano letivo da Escola Superior de Educação da Lusofonia. (Lisboa, Set 2021).
(Portugal)
2021/07/06 O Poder da Razão no Imaginário Educativo da Revolução Liberal: a sacralização do cidadão
(Portugal)
2021/06/15 O Valor da Vida e a Prática da Atividade Física -- O Centro Universitário INTA – UNINTA
(Brasil)
2021/06/06 O Nascimento da Infância e a Invenção da Profissão Professor- O Centro Universitário INTA – UNINTA,
(Brasil)
2021/06/01 História do Corpo - O Centro Universitário INTA – UNINTA,
(Brasil)
2021/05/18 História como Psicanálise do erro no Conhecimento Científico - O Centro Universitário INTA – UNINTA,
(Brasil)
2021/04/22 A “Educação” e a Fabricação da (Des)Humanidade - O Centro Universitário INTA -
(Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/07/20 - Atual Membro da Comissão organizadora do XIV Congresso IberoAmericano de História da Educação (CIHELA). Revolução, Modernidade e Memória. Caminhos da História da Educação, Lisboa, 20 a 23 de Julho de 2021. (2021/07/21 - 2021/07/23)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Lisboa, Portugal
2021/04/05 - Atual Comissão organizadora do Congresso Comemoração do Bicentenário da Revolução de 1820: A Nova Gramática do Desenvolvimento (ULHT, abril, 2021) (2021/04/26 - 2021/04/27)
Congresso (Coorganizador)
2021/10/28 - 2021/10/29 Membro da Comissão organizadora II Congresso Internacional, Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania, a realizar nos dias 28 e 29 de Outubro de 2021 (2021/10/28 - 2021/10/29)
Congresso (Coorganizador)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal