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Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Teresa Costa
Data de nascimento
1975/12/12
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Costa, Teresa

Identificadores de autor

Ciência ID
2214-A471-62D5
ORCID iD
0000-0002-0823-2936
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=vpPJXU4AAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
AAK-6599-2021

Endereços de correio eletrónico

  • teresa.costa@staff.uma.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Linguagem
  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2021 - 2023
Em curso
Ensino e Aprendizagem da Escrita no Ensino Superior (Pós-doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2010
Concluído
Linguística Portuguesa (Doutoramento)
Especialização em Aquisição do Português Europeu (Fonologia)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"The Acquisition of the Consonantal System in European Portuguese. Focus on Place and Manner Features" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor, por unanimidade
2004
Concluído
Linguística e Didáctica do Português (Mestrado)
Especialização em Aquisição e Ensino do Português (Fonologia)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Aquisição do Ponto e do Modo de Articulação dos Segmentos Obstruintes do Português Europeu" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom, por unanimidade
1999
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Universidade da Madeira, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal
2011 - 2019 Assistente (Docente Universitário) Instituto Superior de Administração e Línguas, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998 - 2019 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria Regional de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Diretora de Curso (1.º ciclo em EC) Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal
2012 - 2018 Membro do Conselho Técnico-Científico Instituto Superior de Administração e Línguas, Portugal
2012 - 2014 Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Superior de Administração e Línguas, Portugal
2012 - 2014 Diretora do Departamento de Línguas Instituto Superior de Administração e Línguas, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2006 - 2009 The Acquisition of the Consonantal System in European Portuguese: focus on place and manner features
SFRH/BD/28444/2006
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2007 - 2011 Frequency patterns of Phonological Objects in Portuguese: Research and Applications
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005 - 2011 PhonBank – A Shared Database for the Study of Phonological Development.
Investigador
Memorial University of Newfoundland, Canadá

Carnegie Mellon University, Estados Unidos
National Institute of Child Health and Human Development
Concluído
2008 - 2010 Aquisição do Português Europeu: Recursos e resultados linguísticos
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Costa, Teresa. "Quando o “tigere” pede “desclopa”: representações escritas de formatos silábicos complexos no 1.º ciclo de escolaridade". Trabalho apresentado em I Phonoshuttle OPO-LIS: Ponte aérea de fonologia, 2020.
    Publicado • DOI: 10.13140/RG.2.2.35574.73282
  2. Letícia Almeida; Costa, Teresa; Maria João Freitas. "Estas portas [‘Et6s’pot6s] e janelas [n:6’n6s]: O caso das sibilantes na aquisição do Português europeu.". Trabalho apresentado em XXV Encontro Nacional da APL, 2010.
    Publicado
  3. Costa, Teresa; Maria João Freitas; Sónia Frota; Fernando Martins; Marina Vigário. "Sobre o PA na periferia esquerda da palavra". Trabalho apresentado em XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2007.
    Publicado
  4. Susana Correia; Costa, Teresa; Maria João Freitas. "Sobre o Pé e a aquisição do ponto de articulação no PE". Trabalho apresentado em XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2007.
    Publicado
  5. Costa, Teresa; Maria João Freitas. "Obstruções na aquisição. A propósito da natureza dos estádios iniciais de desenvolvimento segmental". Trabalho apresentado em XVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2002.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Costa, Teresa; Clara Amorim; Ana Margarida Ramalho. "Sobre a Aquisição da Fonologia do Português Europeu como L1: caminhos por trilhar". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 9 (2022):
    Acesso aberto • Submetido
  2. Costa, Teresa. "O contexto pandémico no discurso mediático: diálogo(s) no uso da ironia e da metáfora". Pensardiverso. Revista de Estudos Lusófonos da Universidade da Madeira (2021):
    Aceite para publicação • DOI: 10.13140/RG.2.2.25508.40327
  3. Costa, Teresa. "Sobre a permeabilidade do léxico à pandemia : a frequência e os sentidos das palavras no discurso noticioso". Études romanes de Brno 1 (2021): 73-93. http://dx.doi.org/10.5817/erb2021-1-5.
    Acesso aberto • 10.5817/erb2021-1-5
  4. Costa, Teresa; Celeste Rodrigues; Maria João Freitas. "Consoantes (não) soantes em final de palavra: dados da escrita de crianças portuguesas". Linguagem & Ensino (2021):
    Acesso aberto • Publicado
  5. Andreia Carvalho; Sérgio Teixeira; Leonilde Olim; Sancha Campanella; Costa, Teresa. "Pedagogical innovation in higher education and active learning methodologies – a case study". Education + Training (2020): https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/ET-05-2020-0141/full/html.
  6. Maria João Freitas; Letícia Almeida; Costa, Teresa. "O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue". Veredas – Revista de Estudos Linguísticos (2012): https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/25058.
  7. Costa, Teresa. "A aquisição do sistema consonântico no Português". Verba Volant, Revista de Aquisição da Linguagem (2012): http://letras.ufpel.edu.br/verbavolant/quinto/quinto12.htm.
Capítulo de livro
  1. Costa, Teresa. "Consonantal Acquisition in European Portuguese: features and word-position interactions". Brasil, 2018.
  2. Costa, Teresa; Guilherme Silva. "Literary Education in Portugal: Cosmopolitan and Regional Approaches". Polónia, 2017.
  3. Carmen Matzenauer; Costa, Teresa. "Aquisição da fonologia em língua materna: os segmentos". Alemanha, 2017.
Livro
  1. Maria João Freitas; Celeste Rodrigues; Costa, Teresa; Castelo, Adelina. Os sons que estão dentro das palavras. Descrição e Implicações para o ensino do Português como Língua Materna. Portugal. 2012.
  2. Maria João Freitas; Dina Alves; Costa, Teresa. O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Portugal. 2007.
  3. Anabela Gonçalves; Costa, Teresa. (Auxiliar a) Compreender os verbos auxiliares. Dscrição e Implicações para o ensino do Português como Língua Materna. Portugal. 2002.
Poster em conferência
  1. Costa, Teresa. "Duration of voiceless obstruents in child speech: data from EP". Trabalho apresentado em Phonetics and Phonology in Iberia, 2007.
Tese / Dissertação
  1. Costa, Teresa. "The Acquisition of the Consonantal System in European Portuguese: focus on place and manner features". 2010. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/2010.
    10.13140/RG.2.2.12506.06088
  2. "A aquisição do ponto e do modo de articulação dos segmentos obstruintes do Português Europeu – um estudo de caso". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 2004.

Outros

Conjunto de dados
  1. Susana Correia; Costa, Teresa; Maria João Freitas. Corpus of European Portuguese Phonological Development. https://phonbank.talkbank.org/access/Romance/Portuguese/CCF.html.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021 A Fonologia na L1. Mesa Redonda Aquisição e desenvolvimento linguísticos: investigação e aplicações. XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística
2020 Quando o “tigere” pede “desclopa”: representações escritas de formatos silábicos complexos no 1.º ciclo de escolaridade. I Phonoshuttle OPO-LIS – Ponte aérea de Fonologia.
CLUL & CLUP
2020 Pedagogical innovation in higher education and active learning methodologies. 5th Regional Helix 2020 – International Conference on Regional Competitiveness, Tourism Innovation and Knowledge Transfer
Instituto Superior de Administração e Línguas
2010 Estas portas [‘Et6s’pot6s] e janelas [n:6’n6s]: O caso das sibilantes na aquisição do Português europeu. XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística
2010 Padrões de desenvolvimento do sistema consonântico no Português Europeu XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística
2009 Positional asymmetries in the acquisition of place and manner in European Portuguese Workshop on Complexity, Typology and Acquisition
Collegium de Lyon, Institut d’etudes Avancees (Lyon, França)
2009 Onset/Coda asymmetries in the acquisition of sibilants in European Portuguese Workshop on Complexity, Typology and Acquisition
Collegium de Lyon, Institut d’etudes Avancees (Lyon, França)
2008 A aquisição do sistema consonântico no PE: padrões de desenvolvimento do modo de articulação XXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística
2007 PoA at the left edge: a contribution from European Portuguese Workshop on Acquisition of Phonology
Universidade de Nijmegen
2006 Interface na aquisição: acento e ponto de articulação segmental Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem
PUCRS (Porto Alegre, Brasil)
2006 O Pé no português europeu Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem
PUCRS (Porto Alegre, Brasil)
2006 Sobre o PA na periferia esquerda da palavra XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística
2006 Sobre o Pé e a aquisição do ponto de articulação no PE. XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística
2006 Aquisição da Fonologia do Português Europeu: recursos, resultados e projectos em curso. Mostra de Linguística: estado da arte, projectos e produtos
Associação Portuguesa de Linguística
2004 Interface of place and manner features in the acquisition of obstruents in European Portuguese Second Lisbon Meeting on Language Acquisition with Special Reference to Romance Languages
Universidade de Lisboa
2004 A aquisição do Ponto e do Modo de Articulação dos Segmentos Obstruintes em Português Europeu Seminário em Linguística Educacional
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
2002 Obstruções na aquisição. A propósito da natureza dos estádios iniciais de desenvolvimento segmental XVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual A relevância da análise de mecanismos linguísticos no discurso jornalístico: contributos para a atividade de clipping
Orientador
Mestrado em Linguística: Sociedades e Culturas (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/05/20 - 2022/05/20 Seminário Internacional - Variação Linguística, Identidades e Mobilidades. (2022/05/20 - 2022/05/20)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/06/12 - 2022/06/12 Apresentação e moderação de apresentação de obra literária.
Mesa-redonda
48.ª Edição da Feira do Livro do Funchal.

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/09/17 Proposta didática para o desenvolvimento da competência fonética e fonológica em português como L2 de estudantes com quimbundo como L1 Joana Mbambi (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2021/06/23 Prova Intermédia e de Qualificação dos trabalhos de Doutoramento em Linguística Sylvie Capelas (Outro)
Universidade de Lisboa, Portugal
2019/11/20 Produção de Ataques ramificados em contexto de repetição de pseudopalavras: contributo sobre o desenvolvimento fonológico típico e atípico Maria Inês Bernardino Catarino (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022 - 2022 XXXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (ENAPL) Universidade de Lisboa
2021 - 2021 XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (ENAPL) Evento realizado à distância
2015 - 2015 XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Universidade do Minho
2014 - 2014 XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Universidade do Porto
2014 - 2014 International Conference on Language Acquisition for Young Researchers 2014 (ICLAYR 2014) Universidade de Lisboa
2013 - 2013 VII Fórum de Partilha Linguística Universidade Nova de Lisboa
2012 - 2012 VII Fórum de Partilha Linguística Universidade Nova de Lisboa

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - Atual Português I Educação Básica (Licenciatura) Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2019 - Atual Português II Educação Básica (Licenciatura) Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2019 - Atual Português VI Educação Básica (Licenciatura) Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal
2019 - Atual Oficina de Texto Estudos de Cultura (Licenciatura) Universidade da Madeira, Portugal
2019 - Atual Variação Geográfica e Sociocultural do Léxico Português Linguística:Sociedades e Culturas (Mestrado integrado) Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal
2019 - Atual Técnicas de Expressão do Português Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) Universidade da Madeira Escola Superior de Saúde, Portugal
2019 - Atual Técnicas de Expressão do Português Gestão Energética e Ambiental (Curso Técnico Superior Profissional) Universidade da Madeira Escola Superior de Tecnologias e Gestão, Portugal
2011 - 2019 Língua e Cultura Portuguesa Turismo (Bacharelato) Instituto Superior de Administração e Línguas, Portugal
2011 - 2019 Português; Literatura Portuguesa (Ensino Regular e Ensino Profissional). 3.º ciclo e Ensino Secundário Escola Básica e Secundária de Ponta do Sol, Portugal
2010 - 2010 Sessão de formação intitulada “A consciência fonológica”, integrada no Curso de Formação de Formadores de Português. Escola Secundária Jaime Moniz. (Outros) Secretaria Regional de Educação, Portugal
2000 - 2010 Língua Portuguesa; Inglês; Estudo Acompanhado (2.º ciclo do Ensino Básico) (Ensino básico 2º ciclo) Escola Básica e Secundária de Ponta do Sol, Portugal
2009 - 2009 Formadora integrada no projeto de formação Programa Nacional de Ensino do Português – 1.º ciclo – Aprofundamento temático, promovida pela Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, Ministério da Educação. Aveiro; Costa da Caparica. (Outros) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2007 - 2009 “Desenvolver a consciência Fonológica”. Sessões de formação no âmbito do PNEP-Programa Nacional do Ensino do Português, Ministério da Educação. Escola Superior de Educação. Porto, Lisboa, Santarém. (Outros) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2005 - 2006 “Segmentos, sílaba, acento: materiais exemplificativos”. sessões de práticas integradas nas ações de formação Nova Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário, promovidas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa [coautoria com Ana Lúcia Santos, FLUL]. (Outros) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020 - Atual Associação Portuguesa de Linguística (APL)
2020 - Atual Associação de Professores de Português

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - Atual Comissão de Análise e Acompanhamento de Estudantes com Necessidades Especiais do 1.º Ciclo em Estudos de Cultura Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal
2021 - Atual Comissão de Creditação de 1.º Ciclo em Estudos de Cultura Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal
2021 - Atual Membro do Grupo Protextos - Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos. Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro Universidade de Aveiro, Portugal
2019 - Atual Comissão Científica do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, da Faculdade de Artes de Humanidades Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal
2008 - Atual Comissão Científica do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (Investigadora Integrada) Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2008 - Atual Membro Integrado do Grupo de Investigação Gramática e Recursos, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2021 - 2021 Conselho Editorial da Revista Pensardiverso 8 – Diversidades, Revista de Estudos Lusófonos da Universidade da Madeira Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2010 - 2010 Membro do Painel de Juízes para avaliação das atividades ‘Aprender a jogar com os sons – atividades de consciência fonológica’. Autoras: Maria Teresa Pulido e Marina Simões. (Curso de Licenciatura em Terapia da Fala). Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - 2022 Diacrítica Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho
2021 - 2021 Revista da Associação Portuguesa de Linguística Associação Portuguesa de Linguística
2021 - 2021 Journal of Child Language Acquisition and Development Burdur Mehmet Akif Ersoy University
2021 - 2021 Revista Linguagem & Ensino Universidade Federal de Pelotas
2020 - 2020 Phonetica Karger
Distinções

Outra distinção

2006 Bolsa de Investigação de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal