Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Teresa Costa
Nomes de citação
- Costa, Teresa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2214-A471-62D5
- ORCID iD
- 0000-0002-0823-2936
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=vpPJXU4AAAAJ&hl=pt-PT
- Researcher Id
- AAK-6599-2021
Websites
- https://www.clul.ulisboa.pt/pessoa/teresadacosta (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Estudos Gerais da Linguagem
- Humanidades - Línguas e Literaturas
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2010
Concluído
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Linguística (Doutoramento)
Especialização em Linguística Portuguesa
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"The Acquisition of the Consonantal System in European Portuguese. Focus on Place and Manner Features" (TESE/DISSERTAÇÃO)
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Approved with Distinction and Praise, unanimously |
2004
Concluído
|
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Especialização em Linguística e Didática do Português (Língua)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Aquisição do Ponto e do Modo de Articulação dos Segmentos Obstruintes do Português Europeu" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very good, unanimously |
1999
Concluído
|
Modern Languages and Literatures, variant Portuguese and English Studies (Licenciatura)
Universidade da Madeira, Portugal
|
15 points |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2024/09 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/10 - 2024/08 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal |
2011 - 2019 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Administração e Línguas, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2023/09/01 - 2024/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária de Francisco Franco, Portugal |
1998 - 2019 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Secretaria Regional de Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - 2023/08 | Diretora de Curso (Licenciatura) | Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal |
2012 - 2018 | Membro do Conselho Técnico-Científico | Instituto Superior de Administração e Línguas, Portugal |
2012 - 2014 | Presidente do Conselho Pedagógico | Instituto Superior de Administração e Línguas, Portugal |
2012 - 2014 | Diretora do Departamento de Línguas | Instituto Superior de Administração e Línguas, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2006 - 2009 | The Acquisition of the Consonantal System in European Portuguese: focus on place and manner features
SFRH/BD/28444/2006
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Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
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2025 - Atual | Repetição de pseudopalavras em crianças com desenvolvimento típico e atípico da linguagem
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
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2015/01 - 2023/12 | Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
UID/LIN/00214/2013
UID/LIN/00214/2019
UIDB/00214/2020
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2012/12/31 | Strategic Project - UI 214 - 2011-2012
PEst-OE/LIN/UI0214/2011
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2007 - 2011 | Frequency patterns of Phonological Objects in Portuguese: Research and Applications
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005 - 2011 | PhonBank – A Shared Database for the Study of Phonological Development.
Investigador
Memorial University of Newfoundland, Canadá
Carnegie Mellon University, Estados Unidos |
National Institute of Child Health and Human Development
Concluído
|
2008 - 2010 | Acquisition of European Portuguese: Language resources and results
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - Atual | The Protextos research and practice group
00000
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
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2010 - Atual | Grammar & Resources research group (CLUL)
00000
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Em curso
|
2006 - 2010 | PNEP (National Plan for Teaching Portuguese)
00000
Formador
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
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Resumo em conferência |
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Tese / Dissertação |
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Outros
Conjunto de dados |
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Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
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2025/03/24 | Quando o lobo é bolo: sobre a metátese na aquisição fonológica e nas escritas iniciais | Palestra dinamizada no Seminário Tópicos Avançados em Linguística 1”, do Doutoramento em Linguística
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal)
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2025/03 | Da oralidade à escrita: o papel da fonologia no jardim de infância. | Palestra inserida na UC Didática do Jardim de Infância, módulo de Português. Mestrado em Educação Pré-Escolar e Mestrado em
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém
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2025/02 | Sons nos ecrãs - recursos para o estudo da aquisição da fonologia e da aprendizagem da escrita | I Jornadas de Humanidades Digitais
Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
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2024/12 | Do Saber ao Ensinar... A construção de projetos científico-pedagógicos no Ensino Superior | Ciclo de conferências "A vida depois do Doutoramento"
Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
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2024/05 | Argumentação no Ensino Superior: o comentário crítico | Encontro ProTextos – Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos.
Centro de Investigação - Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (Cidtff)
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2022/11/29 | Um olhar sobre a passagem do tempo em a máquina de fazer espanhóis: frequências lexicais e metaforização. | IX Colóquio Internacional Olhares sobre o Envelhecimento
Universidade da Madeira (Centro de Desenvolvimento Académico - CDA) (Funchal, Portugal)
|
2021 | A Fonologia na L1. Mesa Redonda Aquisição e desenvolvimento linguísticos: investigação e aplicações. | XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística
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2020 | Quando o “tigere” pede “desclopa”: representações escritas de formatos silábicos complexos no 1.º ciclo de escolaridade. | I Phonoshuttle OPO-LIS – Ponte aérea de Fonologia.
CLUL & CLUP
|
2020 | Pedagogical innovation in higher education and active learning methodologies. | 5th Regional Helix 2020 – International Conference on Regional Competitiveness, Tourism Innovation and Knowledge Transfer
Instituto Superior de Administração e Línguas
|
2010 | Estas portas [‘Et6s’pot6s] e janelas [n:6’n6s]: O caso das sibilantes na aquisição do Português europeu. | XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística
|
2010 | Padrões de desenvolvimento do sistema consonântico no Português Europeu | XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística
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2009 | Positional asymmetries in the acquisition of place and manner in European Portuguese | Workshop on Complexity, Typology and Acquisition
Collegium de Lyon, Institut d’etudes Avancees (Lyon, França)
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2009 | Onset/Coda asymmetries in the acquisition of sibilants in European Portuguese | Workshop on Complexity, Typology and Acquisition
Collegium de Lyon, Institut d’etudes Avancees (Lyon, França)
|
2008 | A aquisição do sistema consonântico no PE: padrões de desenvolvimento do modo de articulação | XXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística
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2007 | PoA at the left edge: a contribution from European Portuguese | Workshop on Acquisition of Phonology
Universidade de Nijmegen
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2006 | Interface na aquisição: acento e ponto de articulação segmental | Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem
PUCRS (Porto Alegre, Brasil)
|
2006 | O Pé no português europeu | Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem
PUCRS (Porto Alegre, Brasil)
|
2006 | Sobre o PA na periferia esquerda da palavra | XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística
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2006 | Sobre o Pé e a aquisição do ponto de articulação no PE. | XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística
|
2006 | Aquisição da Fonologia do Português Europeu: recursos, resultados e projectos em curso. | Mostra de Linguística: estado da arte, projectos e produtos
Associação Portuguesa de Linguística
|
2004 | Interface of place and manner features in the acquisition of obstruents in European Portuguese | Second Lisbon Meeting on Language Acquisition with Special Reference to Romance Languages
Universidade de Lisboa
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2004 | A aquisição do Ponto e do Modo de Articulação dos Segmentos Obstruintes em Português Europeu | Seminário em Linguística Educacional
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
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2002 | Obstruções na aquisição. A propósito da natureza dos estádios iniciais de desenvolvimento segmental | XVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística
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Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
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2025 - Atual | Os jogos na aprendizagem da Gramática: um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
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2025 - Atual | O contributo de um telejornal de turma para o desenvolvimento de competências orais dos alunos do 2.º CEB
Orientador
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
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2023 - 2025/01 | Terminologia desportiva nas variedades europeia e brasileira do português: atividades socioculturais no Clube Sport Marítimo
Orientador de Carina Maria Vieira Pereira
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Mestrado em Linguística: Sociedades e Culturas (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal
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2023 - 2025/01 | Léxico, identidade e desporto: atividades socioculturais no Clube Sport Marítimo
Orientador de Joana Catarina Romão França
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Mestrado em Linguística: Sociedades e Culturas (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal
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2022 - 2024/01/12 | A relevância da análise de mecanismos linguísticos no discurso jornalístico: contributos para a atividade de clipping
Orientador
|
Mestrado em Linguística: Sociedades e Culturas (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/07 - 2023/07 | Sympol 2023 ¿ 14th Symposium on Politeness. (Im)Politeness studies: new frontiers, synergies and perspetives. (2023/07/05 - 2023/07/07)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal |
2022/05/20 - 2022/05/20 | Seminário Internacional - Variação Linguística, Identidades e Mobilidades. (2022/05/20 - 2022/05/20)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
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Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
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2022/06/12 - 2022/06/12 | Apresentação e moderação de apresentação de obra literária.
Mesa-redonda
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48.ª Edição da Feira do Livro do Funchal. |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
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2025/02/07 | O uso do ataque vazio como estratégia de reconstrução no desenvolvimento típico em português europeu
Arguente
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Mariana Carvalho Castro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
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2024/12/19 | Articulação curricular entre Português e Matemática: uma experiência numa turma do 3º ano de escolaridade
Arguente
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Daniela Tomaz Malacuto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
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2024/12/18 | Escrita colaborativa e “trabalho de texto”: um estudo com uma turma de 4.º ano
Arguente
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Ana Teresa Guerreiro Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024/02/16 | Complexidade fonológica e aprendizagem da escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico: os Ataques Ramificados na base de dados EFFE-On
Arguente
|
Ana Mafalda Duarte Lamarosa (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal
|
2024/01/12 | A relevância da análise de mecanismos linguísticos no discurso jornalístico: contributos para a atividade de clipping
Orientador
|
Lilibeth Marlene Gomes Rodrigues (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal
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2022/10/14 | Aspetos sociolinguísticos da exposição a conteúdos digitais brasileiros em crianças com 5 e 8 anos: estudo de uma amostra
de 100 crianças de 10 escolas da Região Autónoma da Madeira.
Arguente
|
Joana Ferreira (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal
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2022/10/07 | Revisão e Edição de Texto na Direção de Serviços do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV)
Arguente
|
Mónica Rodrigues (Mestrado)
Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal
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2021/09/17 | Proposta didática para o desenvolvimento da competência fonética e fonológica em português como L2 de estudantes com quimbundo
como L1
Arguente
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Joana Mbambi (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
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2021/06/23 | Prova Intermédia e de Qualificação dos trabalhos de Doutoramento em Linguística | Sylvie Capelas (Outro)
Universidade de Lisboa, Portugal
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2019/11/20 | Produção de Ataques ramificados em contexto de repetição de pseudopalavras: contributo sobre o desenvolvimento fonológico
típico e atípico
Arguente
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Maria Inês Bernardino Catarino (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
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Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2025 - 2025 | VIII Seminário Luso-Brasileiro e IV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação | Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação |
2024/01 - 2024/02 | Speech Prosody 2024 | Leiden University |
2024 - 2024 | XVIII Fórum de Partilha Linguística | Universidade Nova de Lisboa, FCSH |
2022 - 2022 | XXXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (ENAPL) | Universidade de Lisboa |
2021 - 2021 | XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (ENAPL) | Evento realizado à distância |
2015 - 2015 | XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Universidade do Minho |
2014 - 2014 | XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Universidade do Porto |
2014 - 2014 | International Conference on Language Acquisition for Young Researchers 2014 (ICLAYR 2014) | Universidade de Lisboa |
2013 - 2013 | VII Fórum de Partilha Linguística | Universidade Nova de Lisboa |
2012 - 2012 | VII Fórum de Partilha Linguística | Universidade Nova de Lisboa |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Desempenho de funções de auditoria científica na área da Educação, em representação da Associação Portuguesa de Linguística. | Associação Portuguesa de Linguística, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
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2025/02 - 2025/06 | Escrita Académica | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2025/02 - 2025/06 | Escrita Académica | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2025/02 - 2025/06 | Escrita Académica | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2024/10 - 2025/02 | Aquisição e desenvolvimento da linguagem | Licenciatura em Educação Básica | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2024/09 - 2025/02 | Linguística Portuguesa I | Licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2024/09 - 2025/02 | Língua e Prática Textual | Licenciatura em Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2024/09 - 2025/02 | Escrita Académica | Mestrado Educação, Práticas Artísticas e Inclusão (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2019 - 2024 | Português I | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal |
2019 - 2024 | Português II | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal |
2019 - 2024 | Oficina de Texto | Estudos de Cultura (Licenciatura) | Universidade da Madeira, Portugal |
2022/10 - 2023/01 | Métodos e Técnicas de Investigação nas Humanidades | Literatura, Cultura e Diversidade (Mestrado integrado) | Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal |
2023 - 2023 | Linguística Portuguesa | Estudos de Cultura (Licenciatura) | Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal |
2020 - 2023 | Técnicas de Expressão do Português | Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) | Universidade da Madeira Escola Superior de Saúde, Portugal |
2020 - 2023 | Técnicas de Expressão do Português | Gestão Energética e Ambiental (Curso Técnico Superior Profissional) | Universidade da Madeira Escola Superior de Tecnologias e Gestão, Portugal |
2019 - 2023 | Português VI | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade da Madeira Faculdade de Ciências Sociais, Portugal |
2019 - 2023 | Variação Geográfica e Sociocultural do Léxico Português | Linguística:Sociedades e Culturas (Mestrado integrado) | Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal |
2011 - 2019 | Língua e Cultura Portuguesa | Turismo (Bacharelato) | Instituto Superior de Administração e Línguas, Portugal |
2011 - 2019 | Português; Literatura Portuguesa (Ensino Regular e Ensino Profissional). 3.º ciclo e Ensino Secundário | Escola Básica e Secundária de Ponta do Sol, Portugal | |
2010 - 2010 | Sessão de formação intitulada “A consciência fonológica”, integrada no Curso de Formação de Formadores de Português. Escola Secundária Jaime Moniz. | (Outros) | Secretaria Regional de Educação, Portugal |
2000 - 2010 | Língua Portuguesa; Inglês; Estudo Acompanhado (2.º ciclo do Ensino Básico) | (Ensino básico 2º ciclo) | Escola Básica e Secundária de Ponta do Sol, Portugal |
2009 - 2009 | Formadora integrada no projeto de formação Programa Nacional de Ensino do Português – 1.º ciclo – Aprofundamento temático, promovida pela Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, Ministério da Educação. Aveiro; Costa da Caparica. | (Outros) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
2007 - 2009 | “Desenvolver a consciência Fonológica”. Sessões de formação no âmbito do PNEP-Programa Nacional do Ensino do Português, Ministério da Educação. Escola Superior de Educação. Porto, Lisboa, Santarém. | (Outros) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
2005 - 2006 | “Segmentos, sílaba, acento: materiais exemplificativos”. sessões de práticas integradas nas ações de formação Nova Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário, promovidas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa [coautoria com Ana Lúcia Santos, FLUL]. | (Outros) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2020 - Atual | Associação Portuguesa de Linguística (APL) | |
2020 - Atual | Associação de Professores de Português |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/09 - Atual | Comissão Científica do Departamento de Ciências da Comunicação e da Linguagem
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - Atual | Membro do Grupo Protextos - Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos. Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro | Universidade de Aveiro, Portugal |
2008 - Atual | Comissão Científica do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (Investigadora Integrada) | Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2008 - Atual | Membro Integrado do Grupo de Investigação Gramática e Recursos, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa | Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2021 - 2023 | Comissão de Análise e Acompanhamento de Estudantes com Necessidades Especiais do 1.º Ciclo em Estudos de Cultura | Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal |
2021 - 2023 | Comissão de Creditação de 1.º Ciclo em Estudos de Cultura | Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal |
2019 - 2023 | Comissão Científica do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, da Faculdade de Artes de Humanidades | Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal |
2021 - 2021 | Conselho Editorial da Revista Pensardiverso 8 – Diversidades, Revista de Estudos Lusófonos da Universidade da Madeira | Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2010 - 2010 | Membro do Painel de Juízes para avaliação das atividades ‘Aprender a jogar com os sons – atividades de consciência fonológica’. Autoras: Maria Teresa Pulido e Marina Simões. (Curso de Licenciatura em Terapia da Fala). | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Diacrítica | Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho |
2021 - 2021 | Revista da Associação Portuguesa de Linguística | Associação Portuguesa de Linguística |
2021 - 2021 | Journal of Child Language Acquisition and Development | Burdur Mehmet Akif Ersoy University |
2021 - 2021 | Revista Linguagem & Ensino | Universidade Federal de Pelotas |
2020 - 2020 | Phonetica | Karger |
Distinções
Outra distinção
2006 | Doctoral Research Scholarship
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|