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Teresa Costa is Invited Assistant Professor at the Faculty of Arts and Humanities at the University of Madeira. In 2010, she completed a PhD in Portuguese Linguistics at the University of Lisbon and, in 2004, a Master's Degree in Linguistics and Didactics of Portuguese also at the University of Lisbon. In 1999, she completed a Degree in Modern Languages ¿¿and Literatures, variant of Portuguese and English Studies, at the University of Madeira. Her research, developed in the field of Portuguese Linguistics, has focused on two main areas (i) the acquisition of phonology, particularly the segmental domain and (ii) educational linguistics, namely in the development of linguistic awareness and writing skills. She has also developed research in the context of discourse analysis, studying the impact of social factors on the use of linguistic mechanisms in media discourse.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Teresa Costa
Data de nascimento
1975/12/12
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Costa, Teresa

Identificadores de autor

Ciência ID
2214-A471-62D5
ORCID iD
0000-0002-0823-2936
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=vpPJXU4AAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
AAK-6599-2021

Endereços de correio eletrónico

  • teresa.costa@staff.uma.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2010
Concluído
Linguística Portuguesa (Doutoramento)
Especialização em Aquisição da Fonologia
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"The Acquisition of the Consonantal System in European Portuguese. Focus on Place and Manner Features" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004
Concluído
Linguística e Didáctica do Português (Mestrado)
Especialização em Aquisição da Fonologia
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Aquisição do Ponto e do Modo de Articulação dos Segmentos Obstruintes do Português Europeu" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1999
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Universidade da Madeira, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2019/10 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Empregador
Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal
2011 - 2019/10 Assistente (Docente Universitário)
Empregador
Instituto Superior de Administração e Línguas, Portugal

Outros

1998/09/01 - 2019/10 Docente de Português/Literatura Portuguesa - Básico e Secundário
Empregador
Secretaria Regional de Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2006 - 2009 The Acquisition of the Consonantal System in European Portuguese: focus on place and manner features
SFRH/BD/28444/2006
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2005 - Atual PhonBank – A Shared Database for the Study of Phonological Development.
RO1-HD051698
Investigador
Memorial University of Newfoundland, Canadá

Carnegie Mellon University, Estados Unidos
2007 - 2011 Frequency patterns of Phonological Objects in Portuguese: Research and Applications
PTDC/LIN/70367/2006
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2008 - 2010 Aquisição do Português Europeu: Recursos e resultados linguísticos
PTDC/LIN/68024/2006
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Costa, Teresa. "Quando o “tigere” pede “desclopa”: representações escritas de formatos silábicos complexos no 1.º ciclo de escolaridade". 2020.
    DOI: 10.13140/RG.2.2.35574.73282
  2. Costa, Teresa. "Pedagogical innovation in higher education and active learning methodologies". 2020.
  3. Costa, Teresa. "Padrões de desenvolvimento do sistema consonântico no Português Europeu". 2010.
  4. Costa, Teresa. "Estas portas [‘Et6s’pot6s] e janelas [n:6’n6s]: O caso das sibilantes na aquisição do Português europeu.". 2010.
  5. Costa, Teresa. "PoA at the left edge: a contribution from European Portuguese". 2007.
    10.13140/RG.2.2.20075.46886
Artigo em revista
  1. Costa, Teresa. "O contexto pandémico no discurso mediático: diálogo(s) no uso da ironia e da metáfora". Pensardiverso. Revista de Estudos Lusófonos da Universidade da Madeira (2021):
    Aceite para publicação • DOI: 10.13140/RG.2.2.25508.40327
  2. Carvalho, Andreia; Teixeira, Sergio Jesus; Olim, Leonilde; de Campanella, Sancha; Costa, Teresa. "Pedagogical innovation in higher education and active learning methodologies - a case study". Education and Training (2021): https://publons.com/publon/37639057/.
    10.1108/ET-05-2020-0141
  3. Costa, Teresa. "Pedagogical innovation in higher education and active learning methodologies – a case study". Education + Training (2020): https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/ET-05-2020-0141/full/html.
  4. Costa, Teresa. "O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue". Veredas – Revista de Estudos Linguísticos (2012): https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/25058.
  5. Costa, Teresa. "A aquisição do sistema consonântico no Português". Verba Volant, Revista de Aquisição da Linguagem (2012): http://letras.ufpel.edu.br/verbavolant/quinto/quinto12.htm.
Capítulo de livro
  1. Costa, Teresa. "Consonantal Acquisition in European Portuguese: features and word-position interactions". Brasil, 2018.
  2. Costa, Teresa. "Literary Education in Portugal: Cosmopolitan and Regional Approaches". Polónia, 2017.
  3. Costa, Teresa. "Aquisição da fonologia em língua materna: os segmentos". Alemanha, 2017.
Livro
  1. Costa, Teresa. Os sons que estão dentro das palavras. Descrição e Implicações para o ensino do Português como Língua Materna. Portugal. 2012.
  2. Costa, Teresa. O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Portugal. 2007.
  3. Costa, Teresa. (Auxiliar a) Compreender os verbos auxiliares. Dscrição e Implicações para o ensino do Português como Língua Materna. Portugal. 2002.
Tese / Dissertação
  1. Costa, Teresa. "The Acquisition of the Consonantal System in European Portuguese: focus on place and manner features". 2010. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/2010.
    10.13140/RG.2.2.12506.06088

Propriedade Intelectual

Patente
  1. Costa, Teresa. 2010. "Corpus of European Portuguese Phonological Development".
Atividades

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/11/20 Produção de Ataques ramificados em contexto de repetição de pseudopalavras: contributo sobre o desenvolvimento fonológico típico e atípico
Arguente
Maria Inês Bernardino Catarino (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal