???global.info.a_carregar???
Marina Serra de Lemos is invited full professor at Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE_UP). She coordinates the Center for Developmental Psychology and Child Education (CPDEC), at FPCE_UP. Her research focuses on understanding motivational processes, from goals to planning, to engagement, persistence, and performance, and its applications to educational and health contexts, specially concerning self-regulation, and adherence behavior. She is past coordinator of the "Motivation and Emotion" SIG of the European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) and has published in international indexed journals. She has supervised over 15 PhD students and post-doctoiral fellows. She has been Director of the Doctoral Program in Psychology and Director of the Master's Program in Psychology Themes.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marina Serra de Lemos

Nomes de citação

  • Lemos, M.S.
  • Serra de Lemos, M.
  • Lemos, M.

Identificadores de autor

Ciência ID
211D-0D31-1804
ORCID iD
0000-0001-5259-7935

Websites

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2008
Concluído
IAnálise Factorial Confirmatória e Modelos com Equações Estruturais (Curso médio)
Universidade do Porto, Portugal
2008
Concluído
Agregação (Título de Agregado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Teoria dos objectivos motivacionais: Do passado para o futuro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2002
Concluído
I Workshop de Ensino à Distância- Criação de uma Disciplina On-Line (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
1998
Concluído
Motivação e Perspectiva Temporal (Outros)
Universidade de Coimbra, Portugal
1993
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"A Motivação no Processo de Ensino/Aprendizagem, em Situação de Aula" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor, por unan.
1990
Concluído
Relações de Vinculação: Teoria e Investigação (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
1988 - 1989
Concluído
"Cibernética do Sono" pelo método de W. Dogs (Curso médio)
Hospital Militar Regional nº1, Portugal
1989
Concluído
Fourth International Summer School in Developmental Psychology in Europe (Outros)
Karl-Marx-Universitat, Alemanha
1985 - 1988
Concluído
Comunicação e Relação de Ajuda (Curso médio)
Hospital Militar Regional nº1, Portugal
1988
Concluído
Teoria da Acção (Outros)
Universidade de Giessen , Alemanha
1988
Concluído
Récits de Vie (Curso médio)
Universidade do Porto, Portugal
1987
Concluído
Estatística Psicológica (Curso médio)
Universidade do Porto, Portugal
1987
Concluído
Desenho Experimental em Estudos Desenvolvimentais e Clínicos (Curso médio)
Universidade do Porto, Portugal
1987
Concluído
Estágio Katolik University Leuven (Prof. Willy Lens) (Outros)
Université catholique de Louvain, Bélgica
1986
Concluído
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Unanimidade; Muito Bom
1985
Concluído
Seminário de Difusão do Projecto Alcácer (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
1985
Concluído
Treino Autógeno de Schultz (Curso médio)
Hospital Militar Regional nº1, Portugal
1985
Concluído
Atendimento de Adolescentes (Curso médio)
Administração Regional de Saúde do Norte IP, Portugal
1985
Concluído
Estatísticas Uni e Multivariadas Aplicadas à Metodologia da Investigação (Curso médio)
Universidade do Porto, Portugal
1982 - 1984
Concluído
Programas de Intervenção em Educação (Outros)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1984
Concluído
Supervisão e Consultadoria em Consulta Psicológica (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
1984
Concluído
Métodos Estatísticos Aplicados à Psicologia (Curso médio)
Universidade do Porto, Portugal
1983
Concluído
O Modelo Cognitivo de Educação Infantil da High/Scope (Outros)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1983
Concluído
Seminário de Difusão do Projecto Alcácer (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
1983
Concluído
Educação Psicológica (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
1983
Concluído
Microcounseling (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
1983
Concluído
Statistical Package for Social Sciences(SPSS) e Estatística Não Paramétrica (Curso médio)
Educational Research Center, Irlanda
1982
Concluído
Educação Psicológica (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
1982
Concluído
Supervisão Clínica (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
1980 - 1981
Concluído
Comunicação e Relação de Ajuda (Curso médio)
Hospital Militar Regional nº1, Portugal
1980
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1995 - 2018 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
1993 - 1995 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1982 - 1993 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - 2024 Coordenação do Centro de Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança- FPCEUPntro de investigação, departamento ou equivalente Universidade do Porto, Portugal
1993 - 2023 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade do Porto, Portugal
2018 - 2022 Vice-Presidente do Conselho científico-científico Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2019 Vice-Presidente do Conselho pedagógico Universidade do Porto, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual ProChild CoLAB – Laboratório Colaborativo ProChild Against Child Poverty and Social Exclusion
Projeto nº NORTE-06-3559-FSE-00004
Investigador Pós-doutorado
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
Em curso
2023/01/01 - 2033/11/30 Universidade do Porto 2.7 - Skills 4 Pós- COVID — Competências para o futuro no Ensino Superior
2.7 - Skills 4 Pós- COVID — Competências para o futuro no Ensino Superior
Investigador Pós-doutorado
Concluído
2013 - 2024/12/31 Centro de Psicologia da Universidade do Porto- CPUP
UID/PSI/00050/2013 -UID/PSI/00050/2019
UID/PSI/00050/2019
Investigador Pós-doutorado
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019 - 2023 Programa Doutoral em Psicologia- PDP-PRASI
PD/00206/2013
Investigador responsável
Concluído
2018/07/01 - 2022/06/30 Intervenção no excesso de peso e na obesidade infantil: eficácia de um programa para pais enquanto agentes de mudança
PTDC/SAU-NUT/30715/2017
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/10 - 2021/11 Family reunification success after child institutionalization: Testing the effectiveness of a positive parenting intervention
PTDC/SOC-ASO/31727/2017
Investigador Pós-doutorado
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/10/01 - 2021/09/30 REUNIRmais - Sucesso da reunificação familiar após a institucionalização da criança: Avaliação da eficácia de uma intervenção de parentalidade positiva
PTDC/SOC-ASO/31727/2017
Investigador Pós-doutorado
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 50 - 2011-2012
PEst-C/PSI/UI0050/2011
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2001 - 2004 Estratégias de Promoção do Sucesso Académico no Ensino Superior
POCTI/CED/42716/2001
Investigador Pós-doutorado
Concluído
1996 - 1999 Factores de Sucesso/Insucesso no 1º Ano das Licenciaturas em Ciências e Engenharia no Ensino Superior
(PSCH/C/CED164/96
Investigador Pós-doutorado
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. José D. Pereira; Andreia Santos; Eugenia Cisneros; Intissar Anan; Marina Serra de Lemos; Milena Paneque. "The psychosocial experience of members of families with hereditary amyloid transthyretin amyloidosis with polyneuropathy: preliminary results of a mixed-methods systematic review". 2021.
  2. José D. Pereira; Marina Serra de Lemos; Milena Paneque. "Psychosocial experiences of young adults at risk for transthyretin familial amyloid polyneuropathy: early versus lateonset Portuguese case report". 2019.
  3. Catarina Costa; Marina Serra de Lemos; Carolina Lemos; Miguel Alves-Ferreira; Jorge Sequeiros; Milena Paneque. "A portuguese tool for quality assessment of genetic counselling by genetics healthcare professionals". 2019.
  4. Lima, Ligia; Lemos, Marina S.; Lopes, João A.. "Adaptation and validation of Child Vulnerability Scale in Portuguese parents". 2019.
  5. Marcia Carvalho; Milena Paneque; Fidjy Rodrigues; Jorge Saraiva; Alexandra Leonardo; Ana B. Sousa; Vania Machado; et al. "Patients' views: a new tool for quality assessment of genetic counselling". 2019.
  6. Vânia Rocha; Marina Prista Guerra; Marina Serra de Lemos; Leonor Lencastre; Geoffrey Williams. "How do stress and assertiveness affect smokers after an acute coronary syndrome?". 2018.
  7. Silva, Vanessa; Lima, Ligia; Lemos, Marina. "Illness perception in adolescents with inflammatory Bowel disease and association with distress and well-being". 2017.
  8. Vânia Rocha; Marina Prista Guerra; Marina Serra de Lemos. "Smoking abstinence after an acute coronary syndrome: a longitudinal study". 2017.
  9. Rothes, Ana; Lemos, M.S.; Gonçalves, Teresa. "Motivação crenças e objetivos na educação e formação de adultos". Trabalho apresentado em XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2016.
  10. Lemos, Marina S.; Veríssimo, Lurdes. "The Relationships between Intrinsic Motivation, Extrinsic Motivation, and Achievement, Along Elementary School". 2014.
    10.1016/j.sbspro.2014.01.1251
  11. Diana Alves; Mariana Sousa; Margarida Henriques; Marina Serra de Lemos. "A triadic model for learning disabilities". 2013.
  12. Lígia Lima; Marina Serra de Lemos. "Clidren's views on being a healthy person". 2013.
  13. Coelho, Cristina; Lemos, Marina Serra de; Soares, Luísa. "Objetivos de realização no ensino superior.". 2012.
  14. Telma Leite; Marta Calado; Marina Serra de Lemos. "The prevalence of competitive and validation concerns underlying the performance goals of students in 2nd and 3rd cycles". 2010.
  15. Helena I. Meneses; Marina Serra de Lemos; Luís P. Rodrigues. "A multidmensional model of middle school adjustment". 2010.
  16. Vânia Silva; Marina Serra de Lemos; Vânia Alexandra Silva. "Motivação n contexto psicoterapêutico". 2010.
  17. Lurdes Veríssimo; Marina Serra de Lemos; João Lopes; Luís P. Rodrigues. "The trajectories of intrinsic and extrinsic motivation along primary school: differences depending on academic achievement". 2010.
  18. Lígia Lima; Marina Serra de Lemos; Brígida Lema; Lima, Lígia; Lemos, Marina Serra de; Lema, Brígida. "Concepções de saúde e doença: estudo comparativo entre crianças saaudáveis e crianças com doença oncológica". 2010.
  19. Luís Meireles; José Fernando A. Cruz; Marina Serra de Lemos. "Applying the cognitive-affective processing system (CAPS) model to understand psychological skills associated with sport success: a study with portuguese young elite athetes". 2010.
  20. Luisa Soares; Marina Serra de Lemos; Filipa Oliveira; Carla Vale Lucas; Liliana Roque. "Therapeutic environment: reflections of dyads of clients and therapists". 2010.
  21. Teresa Gonçalves; Marina Serra de Lemos. "Students' multiple goals profiles and their differential relations with academic performance". 2010.
  22. Isabel Roque; Marina Serra de Lemos; Teresa Gonçalves. "The evolution and role of school engagement along basic school". 2010.
  23. Marina Serra de Lemos; Luísa Soares; Filipa Oliveira; Carla Vale Lucas; Liliana Roque. "Motivation for therapy as a promoter for change in the psychotherapeutic process". 2010.
  24. L. Lima; Marina Serra de Lemos; Marina Prista Guerra. "Estudo preliminar da adequação do Coping Health Inventory for Children". 2009.
  25. Lígia Lima; Marina Serra de Lemos. "O que nos dizem as crianças sobre saúde, doença e qualidade de vida". 2009.
  26. Ariana M. Lopes; Marina Serra de Lemos. "A vivência da adolescência com escoliose: qualidade de vida física e psicossocial". 2009.
  27. L. Lima; Marina Prista Guerra; Marina Serra de Lemos. "Psychological adjustment of children with asthma: the role of coping". 2009.
  28. Veríssimo, Lurdes; Lemos, Marina Serra de; Lopes, João; Rodrigues, Luís Paulo. "The relation between academic achievement and social competence along schooling". 2008.
  29. Lígia Lima; Marina Prista Guerra; Marina Serra de Lemos. "Variáveis familiares na adaptação psicológica da criança com asma". 2008.
  30. Ligia Lima; Marina Serra de Lemos. "Concepções infantis sobre saúde e doença". 2008.
  31. Barbosa-Ducharne, Maria; Serrão, C.; Vilar, D; Lemos, M.; Carla Serrão; Maria Barbosa-Ducharne; Duarte Vilar; Marina Serra de Lemos. "Desenvolvimento e estudo do QUESME: Questionário sobre Educação Sexual em Meio Escola (QUESME Development and study: Questionnaire about sexual education in school)". Trabalho apresentado em Intervenção em Psicologia e Saúde: Actas do 7º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Lisbon, 2008.
    Publicado
  32. Teresa Gonçalves; Marina Serra de Lemos. "Exploring the nature of achievement goals through their relations with school-related control beliefs [summary]". 2007.
  33. Marina Serra de Lemos; Telma Leite; Cláudia Lopes. "Conceptual and empirical dimensions of students' evaluation-related goals". 2007.
  34. L. Lima; Marina Guerra; Marina Serra de Lemos. "Psychological adaptation of children with pediatric asthma". 2007.
  35. Leonor Lencastre; Marina Prista Guerra; Marina Serra de Lemos; Duarte Pereira. "Motivation, study behavior, and academic success in university students: a follow-up study". 2005.
  36. Marina Serra de Lemos. "Adaptação de uma escala de maus-tratos psicológicos na infância e adolescência". 2004.
  37. Marina Serra de Lemos; Teresa Gonçalves. "The role of motivational beliefs in students' school trajectory from basic to junior high school". 2003.
  38. Marina Prista Guerra; Marina Serra de Lemos; Cristina Queirós; M. Rosas. "Level of self-determination in adults quitting smoking". 2003.
  39. Marina Serra de Lemos. "The goal priorities of first year university students, and their relation to successful adaptation". 2003.
  40. Lígia Lima; Marina Prista Guerra; Marina Serra de Lemos. "Psychometric properties of the portuguese version of the Pediatric Quality of Life Inventory, version 4.0 generic core scale for children aged 8-12". 2002.
  41. Lígia Lima; Marina Serra de Lemos; Marina Prista Guerra. "Adaptation of the Schoolagers' Coping Strategies Inventory to a portuguese sample of children aged 8 to 12". 2002.
  42. Lígia Lima; Marina Serra de Lemos; Marina Prista Guerra. "Examination of the validity and reliability of the portuguese version of the School-Age Temperament Inventory (SATI) by McClowry, 1995". 2002.
  43. Leonor Lencastre; Marina Serra de Lemos; Marina Prista Guerra; Duarte Costa Pereira. "First year university students' study habits". 2001.
  44. Marina Serra de Lemos. "Coping strategies in the classroom: the functions of students' goals". 1999.
  45. Tersea Gonçalves; Marina Serra de Lemos. "A gestão da acção do aluno em contexto de sala de aula: formas de organização individual". 1999.
  46. Marina Prista Guerra; J. Tavares; Leonor Lencastre; Marina Serra de Lemos. "Portuguese students' factors related to College adaptation". 1999.
  47. Marina Serra de Lemos. "Analyse de l'interaction professeur/élève dans la mise en jeu de la motivation en situation de classe". 1990.
  48. Bártolo Paiva Campos; Marina Serra de Lemos; Joaquim Bairrão; G. Abreu. "Developmental effects of preschool education". 1985.
Artigo em revista
  1. Lídia Guimarães; Ruxanda Baião; Catarina Costa; Marina Serra de Lemos; Margarida Henriques; Milena Paneque. "Genetic counselling supervision: luxury or necessity? a qualitative study with genetic healthcare professionals in Portugal". (2024): https://hdl.handle.net/10216/156179.
    10.1016/j.ejmg.2023.104908
  2. Costa, C.; Lemos, M. S.; Azevedo, L. F.; Paneque, M.; C. Costa; Marina Serra de Lemos; L. F. Azevedo; M. Paneque. "Service provision of genetics health care in Portugal". Journal of Community Genetics 14 1 (2022): 101-113. http://dx.doi.org/10.1007/s12687-022-00617-9.
    10.1007/s12687-022-00617-9
  3. Ana Rothes; Marina Serra de Lemos; Teresa Gonçalves; Rothes, Ana; Lemos, Marina S.; Gonçalves, Teresa; Marina S. Lemos; Teresa Gonçalves. "The influence of students self-determination and personal achievement goals in learning and engagement: a mediation model for traditional and nontraditional students". Education Sciences 12 (2022): 369. https://hdl.handle.net/10216/148301.
    10.3390/educsci12060369
  4. Milena Paneque; Márcia Carvalho; Fidjy Rodrigues; Jorge A. Saraiva; Alexandra Leonardo; Ana Berta Sousa; Vânia Machado; et al. "A new scale informed by the Reciprocal-Engagement Model for quality evaluation of genetic counselling by patients: Development and initial validation.". European journal of medical genetics 64 12 (2021): https://hdl.handle.net/10216/140074.
    10.1016/j.ejmg.2021.104375
  5. Catarina Canário; Isabel Abreu-Lima; Susana Santos; Marco Silva-Martins; Joana Campos; Catarina Enes Rodrigues; Mónica Tavares; et al. "Delivering Group Lifestyle Triple P through digital practice: a case study with portuguese parents". Journal of Family Therapy (2021): https://hdl.handle.net/10216/131845.
    10.1111/1467-6427.12334
  6. Joana S. de Carvalho; Sofia Oliveira; Magda Sofia Roberto; Carolina Gonçalves; José M. Bárbara; Aline F. de Castro; Rita Pereira; et al. "Effects of a mindfulness-based intervention for teachers: a study on teacher and student outcomes". Mindfulness 12 7 (2021): 1719-1732. https://hdl.handle.net/10216/133846.
    10.1007/s12671-021-01635-3
  7. Anna Rosa e Souza Occhiuzzo; Marina Serra de Lemos; Maria de Fátima de Oliveira Coutinho Silva. "Family health strategy nurses' conceptions of child-adolescent mental health". Revista da SPAGESP 22 1 (2021): 67-82. https://hdl.handle.net/10216/140086.
    Publicado
  8. Kaouther Ardhaoui; Marina Serra de Lemos; Susana Silva; Susana Silva. "Effects of new teaching approaches on motivation and achievement in higher education applied chemistry courses: A case study in Tunisia". Education for Chemical Engineers 36 (2021): 160-170. https://hdl.handle.net/10216/134136.
    10.1016/j.ece.2021.05.004
  9. Sousa, Mariana; Cruz, Sara; Cruz, Orlanda. "The relationship of emotion regulation and negative lability with socioemotional adjustment in institutionalized and non-institutionalized children". British Journal of Developmental Psychology 39 1 (2020): 169-189. http://dx.doi.org/10.1111/bjdp.12361.
    Publicado • 10.1111/bjdp.12361
  10. Martins, Ana; Fonseca, Maria João; Lemos, Marina; Lencastre, Leonor; Tavares, Fernando. "Bioinformatics-Based Activities in High School: Fostering Students’ Literacy, Interest, and Attitudes on Gene Regulation, Genomics, and Evolution". Frontiers in Microbiology 11 (2020): http://dx.doi.org/10.3389/fmicb.2020.578099.
    Publicado • 10.3389/fmicb.2020.578099
  11. Lopes, Ariana Pinto; Lemos, Marina Serra; Henriques, Margarida Rangel; Oliveira, António Fonseca; Mendes, Rosário. "Experiências traumáticas na doença crónica: Relatos de adolescentes com escoliose e diabetes". Análise Psicológica 37 3 (2019): 327-340. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1631.
    Publicado • 10.14417/ap.1631
  12. Rauktis, Mary Elizabeth; Rangel Henriques, Margarida; Acciaiuoli Barbosa-Ducharne, Maria; Cruz, Orlanda; Lemos, Marina S.; Lee, Julia. "Measuring the restrictiveness of Portuguese residential care for children and youth". International Journal of Social Welfare 29 3 (2019): 233-243. http://dx.doi.org/10.1111/ijsw.12402.
    Publicado • 10.1111/ijsw.12402
  13. Lemos, Marina S.; Lima, Lígia; Silva, Catarina; Fontoura, Sara. "Disease-related Parenting Stress in the Post-treatment Phase of Pediatric Cancer". Comprehensive Child and Adolescent Nursing 43 1 (2019): 65-79. http://dx.doi.org/10.1080/24694193.2019.1570393.
    Publicado • 10.1080/24694193.2019.1570393
  14. PEREIRA, José Diogo; LEMOS, Marina Serra de; José Diogo Pereira; Marina Serra de Lemos; PEREIRA,José Diogo; LEMOS,Marina Serra de. "Preditores motivacionais de adesão à prevenção do câncer do colo do útero em estudantes universitárias". Estudos de Psicologia (Campinas) 36 (2019): http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275201936e170073.
    Publicado • 10.1590/1982-0275201936e170073
  15. Cadima, Joana; Barros, Sílvia; Ferreira, Tiago; Serra-Lemos, Marina; Leal, Teresa; Verschueren, Karine. "Bidirectional associations between vocabulary and self-regulation in preschool and their interplay with teacher–child closeness and autonomy support". Early Childhood Research Quarterly 46 (2019): 75-86. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecresq.2018.04.004.
    Publicado • 10.1016/j.ecresq.2018.04.004
  16. Gonçalves, Teresa; Lemos, Marina S.; Canário, Catarina; Teresa Gonçalves; Marina Serra de Lemos; Catarina Canário. "Adaptation and validation of a measure of students’ adaptive and maladaptive ways of coping with academic problems". Journal of Psychoeducational Assessment 37 6 (2019): 782-796. http://hdl.handle.net/20.500.11960/3012.
    Publicado • doi.org/10.1177/0734282918799389
  17. Lemos, Marina S.; Gonçalves, Teresa; Cadima, Joana. "Examining differential trajectories of engagement over the transition to secondary school: the role of perceived control". International Journal of Behavioral Development 44 4 (2019): 313-324. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2994.
    10.1177/0165025419881743
  18. Freira, Silvia; Fonseca, Helena; Williams, Geoffrey; Ribeiro, Marta; Pena, Fernanda; Machado, Maria do Céu; Lemos, Marina Serra. "Quality-of-life outcomes of a weight management program for adolescents based on motivational interviewing". (2019): http://hdl.handle.net/10451/44666.
    10.1016/j.pec.2018.11.011
  19. Veach, Patricia McCarthy; Leroy, Bonnie S.. "Response to Costa, Lemos, and Paneque Letter to the Editor". Journal of Genetic Counseling 27 4 (2018): 1008-1008. http://dx.doi.org/10.1007/s10897-018-0277-x.
    Publicado • 10.1007/s10897-018-0277-x
  20. Milena Paneque; Catarina Costa; Carolina Lemos; Miguel Alves-Ferreira; Jorge Sequeiros; Marina Serra de Lemos; C. Costa; et al. "Proposta de uma escala portuguesa para a avaliação da qualidade do aconselhamento genético: uma nova ferramenta para os profissionais da saúde = Proposal of a portuguese tool for quality assessment of genetic counselling: a new tool for healthcare professionals". Journal of Genetic Counseling 27 4 (2018): 1005-1007. https://hdl.handle.net/10216/117491.
    Publicado • 10.20344/amp.9997
  21. Sílvia Freira; Marina Serra de Lemos; Helena Fonseca; Geoffrey Williams; Marta Ribeiro; Fernanda Pena; Maria do Céu Machado; et al. "Anthropometric outcomes of a motivational interviewing school-based randomized trial involving adolescents with overweight". European Journal of Pediatrics 177 7 (2018): 1121-1130. https://hdl.handle.net/10216/115639.
    Publicado • 10.1007/s00431-018-3158-2
  22. Paneque, Milena; Costa, Catarina; Lemos, Carolina; Alves-Ferreira, Miguel; Sequeiros, Jorge; Lemos, Marina Serra. "Proposal of a Portuguese Tool for Quality Assessment of Genetic Counselling: a New Tool for Healthcare Professionals". (2018): https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/9997.
  23. Lima, Ligia; Silva, Vanessa; Lemos, Marina; Lígia Lima; Vanessa Lima; Marina Serra de Lemos. "The added value of narratives in the understanding of adolescent’s". (2018): http://hdl.handle.net/10400.26/30524.
  24. Mende, Fritz; Leite, João; Carvalho, Márcia; Goncalves, Teresa; S. Lemos, Marina; Fritz Mende; João Leite; et al. "Stress e coping académico: Contributos para a adaptação da escala MMC". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 01 (2017): 127-127. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2426.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.01.2426
  25. Freira, S.; Lemos, M.S.; Williams, G.; Ribeiro, M.; Pena, F.; Machado, M.D.C.. "Effect of Motivational Interviewing on depression scale scores of adolescents with obesity and overweight". Psychiatry Research 252 (2017): 340-345. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85015296115&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.psychres.2017.03.020
  26. Lima, L.; Silva, V.; Lemos, M.S.; L. Lima; V. Silva; Marina Serra de Lemos; Lima, Ligia; Silva, Vanessa; Lemos, Marina S.. "How chronic disease affects children's views on being ill and healthy: A comparative study". Scandinavian Journal of Caring Sciences (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85013791036&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/scs.12415
  27. Marina Serra de Lemos; Inês Areal Rothes; Filipa Oliveira; Luisa Soares. "Raising cervical cancer awareness: analysing the incremental efficacy of short message service". (2017): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/110391.
    10.1177/0017896917728306
  28. Gonçalves, Teresa; Niemivirta, Markku; Lemos, Marina S.; T. Gonçalves; M. Niemivirta; Marina Serra de Lemos; Gonçalves, T.; Niemivirta, M.; Lemos, M.S.. "Identification of students' multiple achievement and social goal profiles and analysis of their stability and adaptability". Learning and Individual Differences 54 (2017): 149-159. http://hdl.handle.net/20.500.11960/3015.
    10.1016/j.lindif.2017.01.019
  29. Vânia Rocha; Marina Prista Guerra; Marina Serra de Lemos; Júlia Maciel; Geoffrey Williams; Rocha, V.; Guerra, M.; et al. "Motivation to quit smoking after acute coronary syndrome = Motivação para parar de fumar após síndroma coronária aguda". Acta Medica Portuguesa 30 1 (2017): 34-40. https://hdl.handle.net/10216/90866.
    10.20344/amp.7926
  30. Rocha, Vânia; Guerra, Marina; Lemos, Marina; Maciel, Júlia; Williams, Geoffrey. "Motivation to Quit Smoking after Acute Coronary Syndrome". (2017): https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/7926.
  31. Lígia Lima; Marina Serra de Lemos; Lima, L.; Lemos, M.S.. "The usefulness of a condition-specific measure (child-report) for the evaluation of the adaptation of children with asthma". Children's Health Care (2017): 1-16. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/109995.
    10.1080/02739615.2015.1124778
  32. Fritz Mende; João Leite; Márcia Carvalho; Teresa Gonçalves; Marina Serra de Lemos. "Stress e coping académico: contributos para a adaptação da escala MMC = Academic stress and coping: contributions to the adaptation of the MMC". (2017): https://hdl.handle.net/10216/117501.
    10.17979/reipe.2017.0.01.2426
  33. Vânia Rocha; Marina Prista Guerra; Marina Serra de Lemos; Júlia Maciel; Geoffrey C. Williams. "Smoking abstinence twelve months after an acute coronary syndrome". (2017): https://hdl.handle.net/10216/108662.
    10.1017/sjp.2017.61
  34. Rothes, Ana; Lemos, Marina S.; Gonçalves, Teresa; Rothes, A.; Lemos, M.S.; Gonçalves, T.; Ana Rothes; Marina Serra de Lemos; Teresa Gonçalves. "Motivational profiles of adult learners". Adult Education Quarterly 67 1 (2017): 3-29. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2946.
    10.1177/0741713616669588
  35. Menezes, H.I.M.; Lemos, M.S.; Rodrigues, L.P.. "A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência". Analise Psicologica 34 4 (2016): 403-422. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85006282709&partnerID=MN8TOARS.
    10.14417/ap.1102
  36. Caballo, V.E.; Arias, B.; Salazar, I.C.; Irurtia, M.J.; Hofmann, S.G.; Barinaga, E.; Correche, M.; et al. "Psychometric properties of an innovative self-report measure: The social anxiety questionnaire for adults". Psychological Assessment 27 3 (2015): 997-1012. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84940101359&partnerID=MN8TOARS.
  37. Rothes, I.A.; Henriques, M.R.; Leal, J.B.; Lemos, M.S.. "Facing a patient who seeks help after a suicide attempt: The difficulties of health professionals". Crisis 35 2 (2014): 110-122. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84894661434&partnerID=MN8TOARS.
    10.1027/0227-5910/a000242
  38. Roque, I.; De Lemos, M.S.; Gonçalves, T.; Roque, Isabel; Lemos, Marina S.; Gonçalves, Teresa. "A longitudinal developmental analysis of students' causality beliefs about school performance". European Journal of Psychology of Education 29 1 (2014): 159-173. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84898828839&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10212-013-0192-3
  39. Lemos, M.S.; Gonçalves, T.; Lens, W.; Rodrigues, L.P.. "The nature and dimensions of achievement goals: Mastery, evaluation, competition, and self-presentation goals". Spanish Journal of Psychology 17 2 (2014): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84912010433&partnerID=MN8TOARS.
    10.1017/sjp.2014.77
  40. Rocha, V.; Guerra, M.P.; Lemos, M.S.; Glover, E.D.; Vânia Rocha; Marina Prista Guerra; Marina Serra de Lemos; Elbert D. Glover. "Validation of the glover-nilsson smoking behavioral questionnaire for the portuguese population: A psychometric process". American Journal of Health Behavior 38 6 (2014): 801-806. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84907030666&partnerID=MN8TOARS.
    10.5993/AJHB.38.6.1
  41. Caballo, V.E.; Salazar, I.C.; Irurtia, M.J.; Arias, B.; Hofmann, S.G.; Barinaga, E.; Bustamante, G.; et al. "Differences in social anxiety between men and women across 18 countries". Personality and Individual Differences 64 (2014): 35-40. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84897650227&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.paid.2014.02.013
  42. Gonçalves, Teresa; Lemos, Marina S.. "Personal and social factors influencing students' attitudes towards peers with special needs". (2014): http://hdl.handle.net/20.500.11960/3023.
    10.1016/j.sbspro.2014.01.1253
  43. Ligia Lima; Marina Serra de Lemos. "The importance of the instructions in the use of draw-and-write techniques for understanding children's health and illness concepts". (2014): https://hdl.handle.net/10216/77099.
    10.5964/pch.v3i3.95
  44. Rothes, Ana; Lemos, Marina S.; Gonçalves, Teresa. "Motives and beliefs of learners enrolled in adult education". (2014): http://hdl.handle.net/20.500.11960/3021.
    10.1016/j.sbspro.2014.01.1252
  45. Soares, L.; Botella, L.; Corbella, S.; de Lemos, M.S.; Fernandéz, M.; Luísa Soares; Lluís Botella; et al. "Diferentes estilos de clientes and construcción de la alianza con un terapeuta". Revista Argentina de Clinica Psicologica 22 1 (2013): 27-36. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84876873549&partnerID=MN8TOARS.
  46. Lima, Lígia; Serra de Lemos, Marina. ""Health is being able to do normal things" - specificities of children's conceptions of health and illness in children with cancer disease". (2013): https://doi.org/10.31877/on.2013.24.04.
    https://doi.org/10.31877/on.2013.24.04
  47. Luísa Soares; Marina Serra de Lemos; Filipa Oliveira; Carla Vale Lucas; Liliana Roque. "Reflections about the perception of therapeutic environment in clients and therapists: the importance of the 5th session". (2013): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/93035.
  48. Lígia Lima; Marina Serra de Lemos. "Saúde é poder fazer as coisas normais: especificidades das conceções infantis de saúde e doença em crianças com doença oncologica". (2013): https://hdl.handle.net/10216/70614.
  49. G. Perricone; Marina Prista Guerra; Orlanda Cruz; Concetta Polizzi; Lígia Lima; Maria Regina Morales; Marina Serra de Lemos; et al. "Maternal coping strategies in response to a child's chronic and oncological disease: a cross-cultural study in Italy and Portugal". Pediatric Reports 5 2 (2013): 43-47. https://hdl.handle.net/10216/67028.
    10.4081/pr.2013.e11
  50. Lima, L.; Lemos, M.. "The use of draw and write technique with children-the importance of the instruction given". Psychology & Health 27 (2012): 262-262. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000307232000617&KeyUID=WOS:000307232000617.
  51. Lemos, M. S.; Magalhaes, C.; MEDIMOND; Marina Serra de Lemos; C. Magalhaes. "The influence of the motivational team climate and of personal goals on the specific game goals adopted by volleyball athletes". 15th European Conference on Developmental Psychology (2011): 497-502. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000305209800085&KeyUID=WOS:000305209800085.
  52. Lemos, M.S.; Queirós, C.; Teixeira, P.M.; Menezes, I.. "Development and validation of a theoretically based, multidimensional questionnaire of student evaluation of university teaching". Assessment and Evaluation in Higher Education 36 7 (2011): 843-864. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84860691778&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02602938.2010.493969
  53. Mota, C.P.; Matos, P.M.; Lemos, M.S.. "Psychometric properties of the Social Skills Questionnaire: Portuguese adaptation of the student form (Grades 7 to 12)". Spanish Journal of Psychology 14 1 (2011): 486-499. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79954527042&partnerID=MN8TOARS.
    10.5209/rev_SJOP.2011.v14.n1.44
  54. Lima, Lígia; Guerra, Marina Prista; Lemos, Marina Serra de; Lígia Lima; Marina Prista Guerra; Marina Serra de Lemos. "Perfis de adaptação psicológica na criança com asma". (2010): https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_5.
    https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_5
  55. Lígia Lima; Marina Prista Guerra; Marina Serra de Lemos; Lima, Ligia; Lemos, Marina; Guerra, Marina; Lima, L.; Guerra, M.P.; De Lemos, M.S.. "The psychological adjustment of children with asthma: study of associated variables". Spanish Journal of Psychology 13 1 (2010): 353-363. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/55155.
  56. Lima,Lígia; Lemos,Marina Serra de; Guerra,Marina Prista; Lima, Lígia; Guerra, Marina Prista; Lemos, Marina Serra; Lígia Lima; Marina Serra de Lemos; Marina Prista Guerra. "Adaptação do inventário de temperamento para crianças em idade escolar- School-Age Temperament Inventory - SATI de Mcclowry a uma população portuguesa". (2010): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862010000100005.
  57. Lemos,Marina Serra de; Marina Serra de Lemos. "Motivação dos estudantes e dos professores: um processo recíproco e relacional". (2009): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492009000200010.
  58. Lemos, Marina Serra. "Students' and teachers' motivation: A reciprocal and relational process". (2009): https://doi.org/10.17575/rpsicol.v23i2.333.
    https://doi.org/10.17575/rpsicol.v23i2.333
  59. Lemos, Marina Serra; Santos, Pedro Lopes. "Contextos educativos e desenvolvimento: Visão e obra de Joaquim Bairrão". (2009): https://doi.org/10.17575/rpsicol.v23i2.323.
    https://doi.org/10.17575/rpsicol.v23i2.323
  60. Marina Serra de Lemos; Pedro Lopes dos Santos. "Apresentação do número". (2009): https://hdl.handle.net/10216/56438.
  61. Lima, L.; Guerra, M.P.; Lemos, M.. "Psychological adjustment of children with asthma: The role of coping [abstract]". Psychology & Health 24 24 (2009): 248-248.
    Publicado
  62. Brodie, David A.; Inoue, Allison; Shaw, David G.. "Motivational interviewing to change quality of life for people with chronic heart failure: A randomised controlled trial". International Journal of Nursing Studies 45 4 (2008): 489-500. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2006.11.009.
    Publicado • 10.1016/j.ijnurstu.2006.11.009
  63. Lima, L.; Guerra, M.P.; Lemos, M.. "Variáveis familiares na adaptação psicológica da criança com asma [Resumo]". Psicologia Saúde & Doenças 9 . (2008): 23-23.
    Publicado
  64. Marina Serra de Lemos. "Goals and educational planning". (2007): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/94786.
  65. Veríssimo, Lurdes; Lopes, João; Lemos, Marina Serra de; Lurdes Veríssimo; João Lopes; Marina Serra de Lemos. "Dificuldades de aprendizagem: obstáculos à definição e investigação". (2007): http://hdl.handle.net/10400.14/11792.
    https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2007.3290
  66. Soares, I.; Lemos, M.S.; Almeida, C.; Isabel Soares; Marina Serra de Lemos; Cristina Almeida; Soares, Isabel; Lemos, Marina S.; Almeida, Cristina. "Attachment and motivational strategies in adolescence: Exploring links". Adolescence 40 157 (2005): 129-154. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-18444367098&partnerID=MN8TOARS.
  67. Marina Serra de Lemos. "Os objectivos dos alunos: sua relação com emoções e comportamentos em situações stressantes". (2004): https://hdl.handle.net/10216/95555.
  68. Lima,Lígia; Lemos,Marina Serra de; Guerra,Marina Prista; Lima, Lígia; Lemos, Marina Serra de; Guerra, Marina Prista; L. Lima; Marina Serra de Lemos; Marina Prista Guerra. "Estudo das qualidades psicométricas do SCSI (Schoolagers' Coping Strategies Inventory) numa população portuguesa". (2002): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312002000400002.
  69. Marina Serra de Lemos; Lemos, M.S.; Teresa Gonçalves; De Lemos, M.S.; Gonçalves, T.. "Social and emotional processes in the classroom setting: a goal approach". European Psychologist 9 4 (2002): 198-209. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/94088.
    10.1080/1061580021000056537
  70. Marina Prista Guerra; Leonor Lencastre; Marina Serra de Lemos; D. C. Pereira. "Problemas biopsicossociais dos estudantes do 1º ano da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto". (2002): https://hdl.handle.net/10216/97154.
  71. Marina Serra de Lemos; Helena Meneses; Lemos,Marina Serra de; Meneses,Helena Isabel. "A avaliação da competência social: versão portuguesa da forma para professores do SSRS". (2002): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/5448.
  72. Lemos, M.S.; Soares, I.; Almeida, C.; Marina Serra de Lemos; I. Soares; C. Almeida. "Estratégias de motivação em pré-adolescentes". Psicologia: Teoria, Investigação e Prática 5 1 (2000): 41-55. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/91470.
    Publicado
  73. D. C. Pereira; Leonor Lencastre; Marina Serra de Lemos; Marina Prista Guerra. "Promover o sucesso académico: um estudo de caso relativo ao Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto". (2000): https://hdl.handle.net/10216/56402.
  74. Pereira, Duarte Costa; Lencastre, Leonor Queiroz; Lemos, Marina Serra; Guerra, Marisa Prista. "Promoting Academic Success: a case study relative to the Chemistry Department of the Faculty of Sciences, University of Porto". (2000): https://doi.org/10.17575/rpsicol.v14i2.508.
    https://doi.org/10.17575/rpsicol.v14i2.508
  75. Lemos, M.S.; Marina Serra de Lemos; Lemos, M.S.D.. "Students' goals and self-regulation in the classroom". International Journal of Educational Research 31 6 (1999): 471-485. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0012056859&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/S0883-0355(99)00016-6
  76. Marina Serra de Lemos. "Os processos de motivação na sala de aula". (1989): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/14823.
  77. Costa, Alexandra; Reis, Vítor; S. Lemos, Marina; A. Costa; V. Reis; Marina Serra de Lemos. "Escala de orientação intrínseca versus extrínseca em sala de aula - análise das características psicométricas". (1989): https://doi.org/10.17575/rpsicol.v7i3.772.
    https://doi.org/10.17575/rpsicol.v7i3.772
  78. Bártolo Paiva Campos; Marina Serra de Lemos. "Promoção do desenvolvimento psicológico mediante transformação ecológica". (1987): https://hdl.handle.net/10216/13451.
  79. Marina Serra de Lemos. "Metodologias sequenciais de investigação do desenvolvimento". (1986): https://hdl.handle.net/10216/14800.
  80. Bártolo Paiva Campos; Luís Imaginário; José Manuel Castro; L. Gramaxo; A. Magalhães; Filomena Jordão; Maria José Neves; et al. "Consulta psicológica na orientação escolar e profissional em escolas secundárias da região norte". (1985): https://hdl.handle.net/10216/14869.
  81. Eurico Figueiredo; Marina Serra de Lemos. "Conflito de gerações e família na tragédia grega". (1984): https://hdl.handle.net/10216/53969.
  82. Óscar Gonçalves; Isabel Soares; Marina Serra de Lemos. "A formação psicológica de professores: a experiência dos ramos educacionais da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto". (1983): https://hdl.handle.net/10216/2057.
Capítulo de livro
  1. Lemos, M.S.; Rothes, Ana; Gonçalves, Teresa. "A Motivação dos Adultos para a Participação Educativa". In A participação educativa dos adultos: realidades e desafios., editado por Rothes, Luís, 57-77. Porto, Portugal: Mais Leituras, 2020.
    Publicado
  2. Gonida, Eleftheria N.; Lemos, Marina S.. "Motivation in Education at a Time of Global Change: Theory, Research, and Implications for Practice". In Motivation in Education at a Time of Global Change, 1-12. Emerald Publishing Limited, 2019.
    Publicado • 10.1108/s0749-742320190000020001
  3. Lemos, M.S.. "Children’s Experience of Living with Cancer". In Chronicity Enquiries: Making Sense of Chronic Illness, 77-87. BRILL, 2019.
    Publicado • 10.1163/9781848881501_009
  4. Lemos, M.S.. "A avaliação da competência social em contexto escolar – Versão portuguesa para professores do Social Skills Rating System.". In Avaliação e Promoção de Competências Socioemocionais em Portugal, 107-134. Coisas de Ler, 2016.
    Publicado
  5. Lemos, M.S.. "Flu pandemic: A window of oportunity to study the influence of contextual factors on children’s concepts of health and illness.". In Autonomous, responsible, alone: The complexities of patient empowerment, 85-103. Oxford: Inter-Disciplinary Press., 2012.
    Publicado
  6. Lemos, M.S.; Lígia Lima; Marina Serra de Lemos. "How children made sense of the flu pandemic.". In Relational Concepts in medicine, 181-190. Oxford: Inter-Disciplinary Press., 2011.
    Publicado
Livro
  1. Lemos, M.S.. Motivation in Education at a Time of Global Change. Bingley, UK: Emerald Publishing. 2019.
    Publicado • Editor
  2. Carolina Gonçalves; Rita Pereira; Joana Sampaio de Carvalho; Joana Cadima; Teresa Leal; Marina Serra de Lemos; Alexandra Marques Pinto; Lemos, M.S.. Efeitos do programa Atentamente nos comportamentos dos professores em sala de aula. Coisas de Ler. 2019.
  3. Marina Serra de Lemos; Isabel Menezes; Pedro M. Teixeira; Cristina Queirós; Pedro Lopes dos Santos. Construção e validação do Inquérito Pedagógico da Universidade do Porto. 2014.
  4. João A. Lopes; Marina Serra de Lemos; Lemos, M.S.. Motivação para a leitura. Almedina. 2014.
  5. Isabel Roque; Marina Serra de Lemos; Teresa Gonçalves. Crenças de controlo: relação entre as perceções sobre os meios necessários para o sucesso escolar e o acesso pessoal a esses meios. 2013.
  6. Marina Serra de Lemos; Cristina Almeida. EEM: Entrevista sobre Estratégias de Motivação em Contexto de Sala de Aula. 2013.
  7. Isabel Roque; Marina Serra de Lemos. EEmp: Escala de Empenho. 2013.
  8. L. Lima; Marina Serra de Lemos. Adequação do Child Drawing Hospital na avaliação do bem-estar de crianças hospitalizadas portuguesas. 2011.
  9. Marina Serra de Lemos; Cristina Coelho; Luísa Soares; Teresa Gonçalves. Avaliação do bem-estar dos estudantes: adaptação da Escala de Bem-Estar: Afecto na Escola. 2011.
  10. L. Lima; Marina Serra de Lemos; Marina Prista Guerra. Estilos de coping em crianças com doença crónica. 2011.
  11. Helena Meneses; Marina Serra de Lemos; Luís P. Rodrigues. A contribuição dos objectivos sociais para a conceptualização da competência social em contexto escolar. 2010.
  12. Teresa Gonçalves; Marina Serra de Lemos. Estabilidade e mudança nas percepções de controlo dos alunos ao longo da transição entre o 9º e o 10º ano de escolaridade. 2009.
  13. Sofia A. Garrett; Marina Serra de Lemos. Adesão ao tratamento da diabetes em adolescentes: ambiente terapêutico e factores clínicos. 2009.
  14. L. Lima; Marina Serra de Lemos; Marina Prista Guerra. Estudo preliminar da adequação do coping health inventory for children (Austin, Patterson e Huberty, 1991). 2009.
  15. Teresa Gonçalves; Marina Serra de Lemos; Luís Paulo Rodrigues. Adaptação do Questionário de Objectivos de Realização do Patterns of Adaptive Learning Scales (PALS). 2008.
  16. Marina Serra de Lemos; Cristina Queirós; Isabel Menezes; Pedro M. Teixeira. Como utilizar os resultados do Inquérito Pedagógico da Universidade do Porto: versão do estudante. 2007.
  17. Helena Meneses; Marina Serra de Lemos. Adaptação de uma escala de avaliação dos objectivos sociais dos estudantes: estudo psicométrico da escala de objectivos sociais: versão reduzida (EOS-VR). 2006.
  18. Marina Serra de Lemos; Lurdes Veríssimo. Escala de orientação intrínseca/extrínseca em sala de aula: dados de uma nova adaptação. 2006.
  19. Marina Serra de Lemos. Motivação e aprendizagem. 2005.
  20. Marina Serra de Lemos. O que motiva o comportamento dos alunos?. 2004.
  21. Alexandra M. Araújo; Maria do Céu Taveira; Marina Serra de Lemos. Uma experiência de intervenção precoce no desenvolvimento vocacional em contexto pré-escolar. 2004.
  22. Andreas Krapp; Marina Serra de Lemos. Os interesses dos alunos como condição e como objectivo da aprendizagem escolar. 2002.
  23. Marina Serra de Lemos. A experiência do aluno na sala de aula: os objectivos como orientadores da acção. 2002.
  24. Marina Serra de Lemos. Context-bound research in the study of motivation in the classroom. 2001.
  25. Leonor Lencastre; Marina Serra de Lemos; Marina Prista Guerra; D. C. Pereira. Adaptação dos alunos do 1º ano das licenciaturas da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. 2000.
  26. Marina Serra de Lemos. Motivação, aprendizagem e desenvolvimento. 1999.
  27. Marina Serra de Lemos; T. Gonçalves. Dimensions of school-performance related beliefs in portuguese students. 1998.
  28. Marina Serra de Lemos. A motivação em sala de aula: objectivos dos alunos e dos professores. 1997.
  29. Marina Serra de Lemos. Estratégias de motivação em sala de aula: competência, autonomia, relação interpessoal e intencionalidade. 1996.
  30. Marina Serra de Lemos; Albano C. Estrela. A dimensão cognitivo-motivacional da acção dos alunos em sala de aula. 1991.
  31. Oscár Gonçalves; Isabel Soares; Marina Serra de Lemos; Ilda Póvoas. A formação psicológica dos professores nos ramos educacionais da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. 1983.
  32. Antonio dos Santos Pereira; Anne Marie Fontaine; F. L. Viana; I. Soares; Maria Emília Costa; Marina Serra de Lemos; T. Costa. Uma abordagem sistémica familiar no hospital Conde Ferreira: nota prévia. 1983.
Poster em conferência
  1. Canário, C.; Abreu-Lima, Isabel; Salomao, Sanmya; Barbosa-Ducharne, Maria; Henriques, Margarida R.; Serra de Lemos, M.; Cruz, O.. "REUNIRmais: Assessing the effectiveness of a parenting intervention in family preservation and reunification". Trabalho apresentado em EUSARF 2021: The perspective of the child, 2021.
  2. Guerra, M.P.; Lencastre, L.; Lemos, M.; Pereira, D.; Leonor Lencastre; Marina Prista Guerra; Marina Serra de Lemos; Duarte Pereira. "Bio-psychosocial Problems and Academic Achievement in University Students". Trabalho apresentado em 11 Biennial Conference Multiple Perspectives on Effective Learning Enviornments, 2005.
Relatório
  1. Catarina Canário; Isabel Abreu-Lima; Marina Serra de Lemos; Margarida Henriques; Maria Barbosa-Ducharne; Ana Rita Cruz; Alexandra Pacheco; et al. 2020. Family reunification success after child institutionalization: testing the effectiveness of a positive parenting intervention. https://hdl.handle.net/10216/126938.
    10.17605/OSF.IO/A53BJ
  2. Abreu-Lima, Isabel; Canário, C.; cruz, Orlanda; Torres, Sandra; Silva-Martins, Marco; Serra de Lemos, M.; Margarida Rangel Henriques. 2020. LifeStyle - Childhood overweight and obesity intervention: effectiveness of a program based on parents as agents of change. https://osf.io/g23fp/.
  3. Marina Serra de Lemos; Isabel Menezes; Cristina Queirós; Pedro M. Teixiera; Pedro Lopes dos Santos. 2006. Manual do Inquérito Pedagógico da Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/10216/99065.
  4. Marina Serra de Lemos; Cristina Queirós; Isabel Menezes; Pedro M. Teixeira. 2006. Guia de utilização do Inquérito Pedagógico da Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/10216/97280.
  5. Marina Serra de Lemos; Cristina Queirós; Pedro Lopes dos Santos. 2004. Licenciatura em psicologia 2003/2004: relatório de auto-avaliação do 5º ano do 2º ciclo de avaliação do Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CNAVES). https://hdl.handle.net/10216/94502.
  6. Marina Serra de Lemos; Luísa Soares; Margarida Henriques. 2000. Relatórios de investigação de estudos de psicologia clínica infantil. https://hdl.handle.net/10216/54054.
  7. L. Almeida; Marina Serra de Lemos; O. Gonçalves. 1983. Resultados de avaliação global do Projecto Alcácer. https://hdl.handle.net/10216/54060.
  8. L. Almeida; Marina Serra de Lemos; O. Gonçalves. 1982. Projecto Alcácer: primeiro plano de avaliação global do projecto. https://hdl.handle.net/10216/54056.
Tese / Dissertação
  1. Freira, Silvia. "Efeitos da entrevista motivacional sobre a adiposidade em adolescentes com obesidade ou excesso de peso através da modificação de variáveis psicológicas". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10451/57781.
  2. Soares, Maria Luísa Pereira. "Parar, pensar e avaliar a psicoterapia–contribuições da investigação de díades de terapeutas e clientes portugueses". Doutoramento, 2007. http://hdl.handle.net/10400.13/1387.
  3. Marina Serra de Lemos. "A motivação no processo de ensino/aprendizagem em situação de aula". Doutoramento, 1993. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/17929.

Outros

Outra produção
  1. Referencial teórico e grelha de análise do vídeo "Escola da Vida". 2022. Diana Alves; Marina Serra de Lemos. https://hdl.handle.net/10216/148694.
  2. Construção e validação do inquérito pedagógico da Universidade do Porto [Develpoment and validation of pedagogic questionnaire of University of Porto]. 2014. Lemos, M.S.; Menezes, I.; Teixeira, P.; Queirós, Cristina.
  3. Teoria dos objectivos: do passado para o futuro. 2007. Marina Serra de Lemos. https://hdl.handle.net/10216/94852.
  4. Psicopatologia do desenvolvimento: criança e adolescente. 2007. Marina Serra de Lemos. https://hdl.handle.net/10216/91217.
  5. Manual do inquérito pedagógico da Universidade do Porto [Manual of pedagogic questionnaire of University of Porto]. 2006. Lemos, M.S.; Menezes, I.; Queirós, Cristina; Santos, P.L..
  6. Guia de utilização do inquérito pedagógico da Universidade do Porto [Guide to usage of pedagogic questionnaire of University of Porto]. 2006. Lemos, M.S.; Queirós, Cristina; Menezes, I.; Teixeira, P.M..
  7. Relatório de Auto-avaliação da Licenciatura em Psicologia 2003/2004 [Self-evaluation report of Psychology Degree 2003/2004]. 2005. Lemos, M.S.; Queirós, Cristina; Santos, P.L..
  8. Questionário de Adaptação ao Ensino Superior- QAES. Versão para investigação. 1998. Lencastre, L.; Lemos, M.; Guerra, M.P..
  9. Consulta psicológica de crianças. 1994. Marina Serra de Lemos. https://hdl.handle.net/10216/54059.
  10. Metodologia da avaliação de resultados de programas de educação pré-escolar, nas crianças. 1986. Marina Serra de Lemos. https://hdl.handle.net/10216/18134.
  11. Formação de observadores. 1986. Marina Serra de Lemos. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/18133.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2020 Clima motivacional no futebol no contexto infantojuvenil: o papel dos pais e dos treinadores
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020 - 2020 O coping académico em estudantes de 2º e de 3º ciclo: análise de relações com o empenho, aprendizagem, realização e bem-estar e do papel da competência social
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020 - 2020 Prática federada de futebol: relação com integração social, coping e desempenho no contexto académico
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 Motivação para a prática de exercício físico em jovens Portugueses do Ensino Superior
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 Proposal of a Portuguese Scale for Quality Assessment of Genetic Counselling by Counselees
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 Development and implementation of a framework for the evaluation of early intervention programs for children with autism spectrum disorder
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Avaliação dos efeitos de uma intervenção com vídeo na prevenção do cancro do colo do útero
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Motivação para a saúde: fatores explicativos da adesão à prevenção do cancro do colo do útero
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 Instrumento português para avaliação da qualidade da prática do aconselhamento genético: a contribuição dos profissionais dos serviços de genética nacionais
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 Vivências de pais e filhos na fase de remissão de cancro pediátrico
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 Motivação escolar e desportuva: efeitos sinergéticos e compensatórios.
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 Motivação em contexto desportivo: Um estudo dos objetivos motivacionais dos jovens futebolistas.
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 O coping académico em estudantes de 2º e 3º ciclos: adaptação portuguesa da Medida Multidimencional de Coping
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 Conceção e a prática de enfermeiro dos Cuidados de Saúde Primários acerca da saúde mental infantojuvenil: um estudos entre Brasil e Portugal
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 Estudo sobre os processos de compreensão de saúde e doença em adolescentes com doença crónica e o seu impacto nos estilos de vida
Orientador
Educação para a Saúde (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal
2015 - 2015 Evaluation of vídeo and SMS based intervention for cervical cancer prevention
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 Fatores de adesão à prevenção do cancro: desenvolvimento de um questionário
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 Conhecimentos e atitudes sobre as perturbações do espectro do autismo
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 O stress parental e a dinâmica familiar durante a fase de remissão da doença oncológica pediátrica
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Preditores pré-escolares do ajustamento escolar no final do 1º ciclo: um estudo prospectivo
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020 Agregação
Arguente principal
Marina Gabriela Gonçalves Fuertes Dionísio (Agregação)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 Doutoramento Europeu
Arguente principal
Roberta Caçador Frontini (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 Doutoramento Europeu
Arguente principal
Neuza Maria Bernardino da Silva. (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 Júri de Doutoramento Europeu
Arguente
Inês Maria Soares Areal Rothes (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 Júris de Provas de Doutoramento em Instituições Estrangeiras
Arguente principal
Cristian Suárez Relinque (Doutoramento)
Universidade de Pablo Olavide Faculdad de Ciencias Sociales. Departamento de Trabajo Social y Servicios Sociais., Espanha
2014 Júris de Provas de Doutoramento em Instituições Estrangeiras
Arguente principal
Antti-Thomas Pullkka (Doutoramento)
Universidade de Helsínquia. Institute of Behavioural Sciences, Finlândia
2012 Júris de Provas de Doutoramento, em Instituições Estrangeiras
Arguente
Rosa Maria Varela Garay (Doutoramento)
Universidade de Pablo Olavide Faculdad de Ciencias Sociales. Departamento de Trabajo Social y Servicios Sociais., Espanha
2012 Júris de Provas de Doutoramento, em Instituições Estrangeiras
Arguente
Amapola Povedano Díaz (Doutoramento)
Universidade de Pablo Olavide Faculdad de Ciencias Sociales. Departamento de Trabajo Social y Servicios Sociais., Espanha
2011 Júri de Doutoramento Europeu
Arguente
Joana Dias Cadima (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - 2020 Canadian Journal of School Psychology
2019 - 2019 International Journal of Behavioral Development
2016 - 2019 Estudos de Psicologia
2016 - 2018 Frontiers
1996 - 2012 Laerning & Instruction

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2004 - 2004 Avaliadora no review panel in the field of Education of the Research Council for Culture and Society of the Academy of Finland
Avaliador

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - 2020 Concurso documental interno para preenchimento de uma vaga de professor associado na área disciplinar de Psicologia — especialidades de Psicologia Clínica ou de Psicologia da Educação, do Departamento de Psicologia da Faculdade de Artes e Humanidadesda Universidade da Madeira, aberto pelo Edital nº 1390/2019, publicado no DR 2.ª série, n.º 235, de 06/12
2020 - 2020 Concurso documental interno de promoção, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, de um posto de trabalho de professor associado na área disciplinar de Psicologia Aplicada da Escola de Psicologia da Universidade do Minho (Edital n.º 1538/2019)
2019 - 2019 Processo de recrutamento e seleção de um/a Professor/a Auxiliar para a área disciplinar de Psicologia da FPCEUP- Aberto por aviso publicado no dia 20 de setembro de 2019
2019 - 2019 Concurso documental para um Professor Catedrático para a área disciplinar de Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (DR, Edital n.º 1186/2018)
2018 - 2018 Concurso documental para professor coordenador (Edital nº 959/2017, DR, 2ª série, nº 236, 11 dezembro 2017)
2017 - 2017 EARLI SIG 8 Student Research Excellence Recognition European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica
2016 - 2016 EARLI SIG 8 Lifetime Achievement Award 2016 European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica
2015 - 2015 EARLI – Excellence Research Award European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica
2015 - 2015 EARLI SIG8 Student Research Excellence Award European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica