???global.info.a_carregar???
Ana Alexandra Silva. Concluiu o(a) Doutoramento em Linguística em 2008 pelo(a) Universidade de Évora, Mestrado em Linguística Portuguesa em 2002 pelo(a) Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras e Licenciatura em Ensino de Português e Inglês em 1996 pelo(a) Universidade de Évora. É Professora Auxiliar na Universidade de Évora e membro integrado no Centro de Estudos em Letras.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Alexandra Silva
Data de nascimento
1973/11/21
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Silva, Ana Alexandra

Identificadores de autor

Ciência ID
1F15-A66B-CD5A
ORCID iD
0000-0002-2677-0164
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=DZUxHfQAAAAJ&hl=pt-PT
Scopus Author Id
AAB-6741-2021

Endereços de correio eletrónico

  • aasilva@uevora.pt (Profissional)
  • analexandra@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telefone
  • 266740800 (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2021/04/10 - 2021/04/10
Concluído
Modelos e Critérios de avaliação da PIO em PLE (Outros)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020/05/29 - 2020/05/30
Concluído
Seminário de especialização em linguística forense (Outros)
Instituto Universitário de Ciências da Saúde, Portugal
2020 - 2020
Concluído
Ciclo de Webinars “Treino de Competências em Materiais PLE” (Outros)
Editora LIDEL, Portugal
2015 - 2015
Concluído
e-EXPECT: Estratégias Pedagógicas Ativas no Ensino Superior (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
Excelente
2013/10/25 - 2013/10/25
Concluído
3rd Translation Studies: "Translating Europe" (Outros)
European Commission Directorate General for Translation Luxembourg Office, Luxemburgo
2013/10/24 - 2013/10/24
Concluído
LIND-WEB: 2nd Forum of the language Industry (Outros)
European Commission Directorate General for Translation Luxembourg Library, Luxemburgo
2008 - 2008
Concluído
Training Course for Trainers of Primary English Teachers (Outros)
University of East Anglia, Reino Unido
2008
Concluído
Linguística (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"Estatuto Sintáctico dos "Advérbios": Função e Classe" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com Louvor e Distinção
2002
Concluído
Curso de Mestrado em Linguística Portuguesa (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"Contribuição para uma Análise da Estrutura Comparativa em Língua Portuguesa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1996
Concluído
Ensino de Português e Inglês (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Centro de Estudos em Letras, Portugal
Universidade de Évora, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/09/16 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2001 - 2008 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
1996 - 2001 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/08 - Atual Director of the Portuguese Language Course for Erasmus and International students Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2022/01 - Atual Director of the Language Centre Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2015 - Atual Deputy Director of the Centre for the Studies in Letters - CEL-UÉ Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2011 - Atual Coordinator of LAPE - Local de Aplicação de Exames de Português Língua Estrangeira Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2008 - Atual Member of the Department's Assembly Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2020/02 Diretor do Curso de Formação Profissional - Língua Portuguesa Erasmus Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2019 Director of the Master in Languages and Linguistics: Translation and Language Sciences Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2009 - 2014 Deputy Director of the Department if Linguistics and Literatures Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2009 - 2014 Coordinator of the Erasmus Intensive Language Course (EILC) Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2011 Formador na Formação do Curso Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico - 1º e 2º anos Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Portugal
2009 - 2011 Diretora do 1º ciclo em Línguas, Literaturas e Culturas Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996 - 1996 Professora Escola Secundária Conde de Monsaraz, Portugal
1995 - 1996 Professora Estagiária Escola Secundária André de Gouveia, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/01 - Atual Virtual Reality for Vocationally Oriented Language Learning
Erasmus+ 2021-1-DE02-KA220-VET-000030241
Investigador responsável
Universidade de Évora - Centro de Estudos em Letras, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2020 - Atual AngolaFala
UID/LIN/00707/2019
Investigador
Universidade de Évora - Centro de Estudos em Letras, Portugal
Em curso
2013 - Atual Para a história da gramática e do ensino do Português como Língua Estrangeira (séculos XVII-XX)
UID/LIN/00707/2019
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Centro de Estudos em Letras, Portugal

Universidade de Évora - Centro de Estudos em Letras, Portugal
Em curso
2012 - 2014 Tools for CLIL teachers
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 707 - 2011-2012
PEst-OE/LIN/UI0707/2011
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/08/01 - 2013/07/31 Activity Based Learning an Entertainment: Lifelong Learning Challenges in the Digital Age
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Concluído
2011 - 2013 Pools-2
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, Ana Alexandra. "Pools-2 e Tools - Projectos Europeus ao serviço do ensino do Português como Língua Estrangeira". Trabalho apresentado em 11º Encontro Nacional da APP. Literatura e Gramática: um Diálogo Infinito, Évora, 2015.
    Publicado
  2. Fonseca, Maria do Céu; Marçalo, Maria João; Lima-Hernandes, M. Célia; Esteves, Elisa; Gonçalves, Olga; Vilela, Ana Luísa; Silva, Ana Alexandra. "II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa ¿ Língua Portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas (II SIMELP)". 2009.
Artigo em revista
  1. Ana Alexandra Silva. "A estrutura comparativa: um estudo sintático de carácter funcional". Confluência (2023): https://doi.org/10.18364/rc.2023n65.1327.
    10.18364/rc.2023n65.1327
  2. Silva, Ana Alexandra; Ganga, José Gabriel. Autor correspondente: Silva, Ana Alexandra. "O direito à língua e à comunicação na variedade do português de Angola: jogo de forças entre língua oficial, línguas nacionais e norma emergente". Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras, São Francisco do Conde (BA) | v.3, nº Especial I | p.301-319| mai. 2023 3 Especial (2023): 301-319. https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape.
    Publicado
  3. Ana Alexandra Lázaro Vieira da Silva; Maria João Marçalo. "Estratégias pedagógicas ativas no ensino de Inglês para fins específicos". DEDiCA Revista de Educação e Humanidades (dreh) 20 (2022): 179-202. https://doi.org/10.30827/dreh.vi20.23860.
    10.30827/dreh.vi20.23860
  4. Hermenegildo Pinto; Ana Alexandra Silva. "Língua umbundu: caminhos para a sua preservação". Revista Angolana de Ciencias (2022): https://doi.org/10.54580/R0401.05.
    10.54580/R0401.05
  5. Sousa, A.; Silva, A.A.. "INTRODUCTION. WORLD LANGUAGES: PEOPLE, MIGRATION AND CULTURES - SHIFTING PARADIGMS IN THE 21st CENTURY. NEW LITERACIES". Journal of Linguistic and Intercultural Education 15 3 (2022): 9-16. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85169092850&partnerID=MN8TOARS.
    10.29302/jolie.2022.3.2
  6. Marçalo, M.J.; Silva, A.A.. "UNITY AND DIVERSITY IN ANGOLAN PORTUGUESE - A PLURICENTRIC APPROACH". Journal of Linguistic and Intercultural Education 15 3 (2022): 17-39. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85169109577&partnerID=MN8TOARS.
    10.29302/jolie.2022.3.3
  7. Albano Agostinho Eduardo. "A integração do léxico português no ensino da língua Cokwe". Entrepalavras 11 19 (2021): 103-119. http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2014/795.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Silva, Ana Alexandra; Eduardo, Albano Agostinho. "Portuguese lexical integration on the teaching of Cokwe language". ENTREPALAVRAS (2021): https://publons.com/wos-op/publon/55981399/.
    10.22168/2237-6321-10ESP2014
  9. Silva, Ana Alexandra. "ENQUADRAMENTO SEMÂNTICO-PRAGMÁTICO DOS ITENS AINDA E AINDA SÓ: UM OLHAR PARA A VARIEDADE DO PORTUGUÊS FALADO EM ANGOLA". Confluência 58 (2020): 190-208. http://hdl.handle.net/10174/28629.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Silva, Ana Alexandra; Marçalo, Maria João. "CLILSTORE: Uma plataforma de livre acesso ao serviço do ensino do português como língua estrangeira.". Tecnologias para o português. Actas del V Congreso Internacional de la Sociedad Extremeña de Estudios Portugueses y de la Lusofonía (2019): 21-25. http://hdl.handle.net/10174/26382.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Silva, Ana Alexandra; Maria João Marçalo; Natália Santos. "O uso de aplicações on-line para a aprendizagem do PLE: Exercícios exploratórios com o whatsapp". Tecnologias para o português. Actas Del V Congreso Internacional de la Sociedad de Estudos Portugueses y de la Lusofonia (2019): 16-20.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Fonseca, Maria do Céu; Silva, Ana Alexandra; Marçalo, Maria João; Gomes, Fernando. "Corpus Gramatical do Português Língua Estrangeira". Tecnologias para o português (2019): 31-33. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=726063.
    Publicado
  13. Silva, Ana Alexandra. "Clilstore - una herramienta online para professores de idiomas". REUGRA 25 (2018): http://www.reugra.es/index.php/reugra/article/view/120/89.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Marçalo, Maria João; Silva, Ana Alexandra. "ENSINO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA E LÍNGUA DE HERANÇA: MATERIAIS PARA UMA APRENDIZAGEM INTEGRADA DE LÍNGUAS E CONTEÚDOS". De volta ao futuro da língua portuguesa. Atas do V SIMELP (2017): http://hdl.handle.net/10174/21936.
    Publicado
  15. Silva, Ana Alexandra. "Uma ou duas gramáticas de Português Língua Estrangeira (PLE): A New Portuguese Grammar in Four Parts (Londres, 1768), de António Vieira, e a Nouvelle Grammaire Portugaise (Paris, 1810), de Alexandre Marie Sané". Confluência (2016): http://llp.bibliopolis.info/confluencia/rc/index.php/rc/article/view/125/88.
  16. "Uma ou duas gramáticas de Português Língua Estrangeira (PLE): A New Portuguese Grammar in Four Parts (Londres, 1768), de António Vieira, e a Nouvelle Grammaire Portugaise (Paris, 1810), de Alexandre Marie Sané". Confluência (2016): http://llp.bibliopolis.info/confluencia/rc/index.php/rc/article/view/125/88.
  17. Silva, Ana Alexandra; Maria João Marçalo. "O ensino do português língua estrangeira e o recurso a uma plataforma digital de acesso livre". Ecos de Linguagem (2015):
    Publicado
  18. Silva, Ana Alexandra. "Como – Implicações de uma unidade léxico-gramatical". Entrepalavras 3 1 (2013): 151-179.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Silva, Ana Alexandra. "How - Implications of a lexical-grammatical unit". ENTREPALAVRAS (2013): https://publons.com/wos-op/publon/36309058/.
  20. Silva, Ana Alexandra. "A Revolução de Outubro de 1910: Traduzindo o "The New York Times"". Cadernos Eborenses (2012): 147-160.
    Publicado
  21. Fonseca, Maria; Marçalo, Maria; Fonseca, Maria do Céu; Marçalo, Maria João; Silva, Ana; Silva, Ana Alexandra. "A Língua Portuguesa no Mundo. A Universidade de Évora e a Actividade Missionária (II)". Sem título 1 1 (2012): 1-10. http://hdl.handle.net/10174/4171.
    Publicado
  22. Silva, Ana Alexandra. "ICT in Higher Education in Portugal". ENTRECULTURAS 3 (2011): 153-162.
    Publicado
  23. Silva, Ana Alexandra. "Brown Bear, Brown Bear what do you see? – Practical Activities for Preschoolers". APPI Journal Spring Issue (2009):
    Publicado
  24. Silva, Ana Alexandra. "ENSINAR INGLÊS NO PRÉ-ESCOLAR PAIXÃO PELA 1a INFÂNCIA". APPI Journal - APPInep Bulletin (2007):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Silva, Ana Alexandra; Marçalo, Maria João; Fernandes, Esmael. "A LÍNGUA PORTUGUESA NO ESPAÇO LUSÓFONO: O CASO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE". Universidade Politécnica de Macau, 2023.
  2. Ganga, José Gabriel. "Variação semântica de lexemas verbais na Variedade do Português de Angola". In O Português de Angola: peculiaridades linguísticas e a diversidade no ensino, editado por Alexandre Timbane; Daniel Sassuco; Márcio Undolo, 81-104. São Paulo, Brasil: Opção Editora, 2021.
    Publicado
  3. Silva, Ana Alexandra; Maria do Céu Fonseca; Fernando Gomes. "A sintaxe em gramáticas de português do século XIX "à l'usage des Français"". In Estudos de historiografia linguística portuguesa, editado por Sónia Duarte; Rogelio Ponce de León. Porto, Portugal: FLUP, 2019.
    Publicado
  4. Silva, Ana Alexandra; Marçalo, Maria João; Gomes, Fernando. "Language and Culture: Using Digital Tools for Language Learning Purposes". Editorial Comares, 2017.
  5. Silva, Ana Alexandra; Maria João Marçalo. "Português Língua Internacional - A experiência de Portugal, na Universidade de Évora". In Português: Uma Língua Internacional, editado por Rosa Marina de Brito Meyer; Adriana Albuquerque, 111-126. Rio de Janeiro, Brasil: PUC-Rio, 2015.
    Publicado
  6. Silva, Ana Alexandra; Maria João Marçalo. "O Português Língua Estrangeira: Adaptação de Materiais à Web 2.0". In Teorias e Usos Linguísticos: Aplicações ao Português Língua Não Materna, editado por Paulo Osório; Fernanda de Sousa Bertinetti, 211-246. Lisboa, Portugal: Lidel, 2015.
    Publicado
  7. Silva, Ana Alexandra; Maria João Marçalo. "DAS PRIMEIRAS GRAMÁTICAS DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA - OS SÉCULOS XVII E XVIII". In Crisis y Ruptura Peninsular. III Congreso Internacional de la SEEPLU. Cáceres, Espanha: Universidad de Extremadura, 2014.
    Publicado
  8. Silva, Ana Alexandra. "Aulas de português língua não materna, e-learning e experiências de ensino". In Português para Estrangeiros - Questões Interculturais. Rio de Janeiro, Brasil: PUC - Rio, 2013.
    Publicado
  9. Silva, Ana Alexandra. "Children's Literature: From English to Portuguese". In Traducción, mediación, adaptación. Reflexiones en torno al proceso de comunicación entre culturas,, 257-264. Berlim, Alemanha: Frank & Timme, 2013.
    Publicado
  10. Silva, Ana Alexandra. "António Vieira e John C. Branner – A Morfologia Revisitada. Gramáticas Antigas de Português Língua Estrangeira". In De la unidad del lenguaje a la diversidad de las lenguas. Saragoça, Espanha: Universidad de Zaragoza, 2013.
  11. Silva, Ana Alexandra; Marçalo, Maria João. "O viés cultural no ensino de Português para Estrangeiros". PUC-Rio, 2013.
  12. Silva, Ana Alexandra. "O Português como Língua Estrangeira em Gramáticas Antigas: aspetos do contexto anglófono.". Alemanha, 2012.
  13. "O Português como Língua Estrangeira em Gramáticas Antigas: aspetos do contexto anglófono.". Alemanha, 2012.
  14. Silva, Ana Alexandra. "Uma perspectiva do século XIX sobre a função "Complemento Circunstancial" - Ponte para o século XXI". In deias Linguísticas na Península Ibérica (séc. XIV a séc. XIX), 813-824. Munster, Alemanha: Nodus Publikationen, 2011.
    Publicado
  15. Silva, Ana Alexandra. "Problemáticas relacionadas com a classe sintáctica do ‘Advérbio’". In Estudios portugueses. Salamanca, Espanha: Kadmos, 2009.
    Publicado
Edição de livro
  1. Silva, Ana Alexandra. World languages: people, migration and cultures - shifting paradigms in the 21st century. New literacies. Roménia: Centre for Research and Innovation in Linguistic Education – CIEL. 2022.
    Publicado • Editor
  2. Silva, Ana Alexandra. Língua Portuguesa: história, diversidade e mundos do discurso.. Lisboa, Portugal: Cosmos. 2019.
    Publicado • Editor
  3. Silva, Ana Alexandra. Proceedings of the International Meeting on Languages, Applied Linguistics, and Translation – LALT 2012 –. Évora, Portugal: Universidade de Évora. 2015.
    Publicado • Editor
  4. Silva, Ana Alexandra. Clilstore - Manual para Professores. Évora, Portugal: Universidade de Évora. 2013.
    Publicado • Editor
  5. Silva, Ana Alexandra. CALL in Portuguese Speaking Countries: Aprendizagem de Línguas com o Auxílio de Computadores na Lusofonia. Évora, Portugal: Universidade de Évora. 2013.
    Publicado • Editor
  6. Silva, Ana Alexandra. 20 Years of Eurocall: Learning from the Past, Looking to the future. Évora, Portugal: Universidade de Évora. 2013.
    Publicado • Editor
  7. Silva, Ana Alexandra. Visita guiada - Como se tornar um autor utilizando Clilstore. Évora, Portugal: Universidade de Évora. 2012.
    Publicado • Editor
  8. Silva, Ana Alexandra. Livro CALL. Évora, Portugal: Universidade de Évora. 2011.
    Publicado • Editor
  9. Silva, Ana Alexandra. Guia de Cursos - Pools-2. Évora, Portugal: Universidade de Évora. 2011.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Silva, Ana Alexandra; Gonçalves, Jesus. A língua portuguesa num espaço plural. Os operadores de sequencialização do discurso. Chamusca, Portugal: Edições Cosmos. 2022.
    Publicado
  2. Fonseca, Maria do Céu; Silva, Ana Alexandra; Marçalo, Maria João; Gonçalves, Olga. Língua Portuguesa: história, diversidade e mundos de discurso. Temas de linguística. Editora Cosmos. 2022.
  3. Fonseca, Maria do Céu; Marçalo, Maria João; Lima-Hernandes, M. Célia; Esteves, Elisa; Gonçalves, Olga; Vilela, Ana Luísa; Silva, Ana Alexandra. Língua Portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas. Portugal. 2010.
  4. Silva, Ana Alexandra. Estatuto sintáctico dos advérbios: função e classe. Portugal: Centro de Estudos em Letras. 2008.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Fonseca, Maria do Céu; Silva, Ana Alexandra; Gonçalves, Olga; Marçalo, Maria João. "Apresentação". Prefácio para Língua Portuguesa: história, diversidade e mundos do discurso, 7-9. Lisboa, Portugal: Cosmos. 2019.
    Publicado
Recurso online
  1. Silva, Ana Alexandra. Teaching Units for Content and Integrated Language Learning. 2020. https://multidict.net/clilstore/.
  2. Silva, Ana Alexandra; Maria João Marçalo; Fernando Gomes; Maria do Céu Fonseca. Corpus Gramatical Português Língua Estrangeira. 2019. http://www.corpusgramaticalple.uevora.pt.
Tese / Dissertação
  1. Silva, Ana Alexandra. "ESTATUTO SINTÁCTICO DOS «ADVÉRBIOS»: FUNÇÃO E CLASSE". Doutoramento, Universidade de Évora, 2008. https://www.utad.pt/cel/wp-content/uploads/sites/7/2018/05/CEL_Lingu%C3%ADstica_5.pdf.
  2. Silva, Ana Alexandra. "Contribuição para uma análise da estrutura comparativa em língua portuguesa (A sintaxe e a semântica das “comparativas”)". Mestrado, Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, 2001.

Outros

Outra produção
  1. Translation and bilingual texts in the history of Portuguese grammar “for the instruction of the English”. Names such as Jacob Castro, António Vieira, C. Laisné, Richard Woodhouse, Alfred Elwes, A. Kinloch, Charles Henry Wall and John Laycock are important references in the grammatical framework of Portuguese as a foreign language (PLE) in Anglophone context. They are all authors of grammar and exercise manuals of the Portuguese language, published in London between the 18th and 19th centuries, which s. 2018. Fonseca, Maria do Céu; Silva, Ana Alexandra. http://hdl.handle.net/10174/24066.
  2. O Português Língua Adicional no contexto universitário de Portugal. Materiais didáticos online.. O conceito de Língua Adicional concorre com outros conceitos, Língua Estrangeira, L2, Língua Não Materna, entre outros, apresentando, no entanto, especificidades próprias. Este estudo insere-se no âmbito da Linguística Aplicada e utiliza como referência tanto estudos linguísticos do português: CASTILHO, A. (2010), MARÇALO, M. J. (2009), quanto estudos sobre a didática das línguas: MENDES, E. (1994. 2018. Silva, Ana Alexandra; Marçalo, Maria João. http://hdl.handle.net/10174/24081.
  3. Expressões Idiomáticas levadas da breca!. Saber uma língua e saber acerca de uma língua pode não corresponder ao seu conhecimento integral. A língua é como um ser vivo que evolui e se transforma com aqueles que a usam. A aprendizagem de uma língua depende de muitos factores e cada falante entende e utiliza-a de diferentes modos. Há uma relação afectiva, emocional e intelectual que cada falante desenvolve com a língua que aprende. Depende. 2018. Silva, Ana Alexandra. http://hdl.handle.net/10174/24077.
  4. Clilstore - Workshop. The Tools for CLIL Teachers project has created a free online service where language teachers can author and share content-rich, multimedia learning units featuring the creator’s own choice of audio, video (e.g. from YouTube), text (e.g. a transcript) and images/graphics. No installation or setup of software is required. The authoring tools feature a unique and innovative element of functionality. 2018. Silva, Ana Alexandra. http://hdl.handle.net/10174/24075.
  5. Corpus Gramatical do Português Língua Estrangeira (PLE) - www.corpusgramaticalple.uevora.pt. 2017. Fonseca, Maria do Céu; Silva, Ana Alexandra; Gomes, Fernando. https://storify.com/iberisTICs/tecpt-atas-storify.
  6. A sintaxe em gramáticas de português do século XIX para francófonos. Fazendo-se uma ronda por diversas gramáticas de português como língua estrangeira do século XIX, dirigidas a um público-alvo francófono, sobretudo francês, pretende-se neste trabalho focar aspetos diversos do ensino-aprendizagem da sintaxe / construção, nomeadamente no que toca à descrição (contrastiva) de fenómenos como a ordem das palavras, regras de concordância e de regência. Tem-se por base a. 2017. Fonseca, Maria do Céu; Silva, Ana Alexandra; Gomes, Fernando. http://hdl.handle.net/10174/23056.
  7. A sintaxe em gramáticas de português do século XIX "à l’usage des français". O trabalho que se apresenta constitui um estudo de matérias sintáticas de gramáticas de português como língua estrangeira (PLE) do século XIX, dirigidas a um público-alvo francês: - A matéria sintática em apreço foca um conjunto de conceitos relativamente estáveis no quadro das ideias linguísticas, organizados nos seguintes grupos em lógica, ora de confronto, ora de complementaridade.. 2017. Fonseca, Maria do Céu; Silva, Ana Alexandra; Gomes, Fernando. http://simelp.ese.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2016/01/Programa-Geral_vp_FINAL.3.pdf.
  8. Nouvelle Grammaire Portugaise (Paris, 1810), de Alexandre Marie Sané: tradução francesa de A New Portuguese Grammar in four parts (Londres, 1768), de António Vieira?. 2015. Fonseca, Maria do Céu; Silva, Ana Alexandra; Marçalo, Maria João.
  9. Marques d’identité dans d’anciennes grammaires de portugais langue étrangère.. Nous n’allons pas nous en tenir à l’étude des préfaces. De nombreuses études, qui ont trouvé un très large écho – études d’Ernest-Robert Curtius, d’Alberto Porqueras Mayo, de Jacques Derrida, de Roland Barthes, d’Henri Mitterand, de Gérard Genette, par exemple – ont bien contribué à défricher le vaste terrain des préfaces et ont suscité à leur tour de nouvelles recherches sur la catégorie des para. 2012. Fonseca, Maria do Céu; Silva, Ana Alexandra; Marçalo, Maria João. http://hdl.handle.net/10174/6305.
  10. Marques d¿identité dans d¿anciennes grammaires de portugais langue étrangère. In: I International Conference Landscapes of the Self. 2010. Fonseca, Maria do Céu; Silva, Ana Alexandra; Marçalo, Maria João. http://hdl.handle.net/10174/6305.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/06/30 VR-VOLL - Virtual Reality for Vocationally Oriented Foreign Language Learning Conference on Linguistic and Intercultural Education - Alba Julia - Romania
University Alba Iulia (Roménia)
2023/06/19 Teste de Habilidades Metalinguísticas para Adultos e sua potencial adaptação ao português como língua estrangeira Congresso Internacional Ensino, Formação, Investigação
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/03/27 USING Virtual Reality in A Vocational FOREIGN Language Teaching Programme Programming and Data Infrastructure in Digital Humanities
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2023 A formação docente no ensino e aprendizagem de Inglês e Português como Línguas Estrangeiras: o caso da Universidade de Évora VIII Fórum Internacional de Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagem de Línguas
Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, Brasil)
2023 O ensino vocacional de línguas estrangeiras: o projeto Erasmus+ Virtual Reality for Vocationally Oriented Language Learning Encontro de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Linguística
Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, Brasil)
2022/10 Healthcare Scenarios for Vocational Students Reunião Transnacional do projeto VR-VOLL
Çukurova University (Adana, Turquia)
2022/06 Target Language Competencies for VET students Reunião Transnacional do projeto VR-VOLL Flensburg University
Flensburg University (Flensburg, Alemanha)
2022/05/10 Linguística aplicada e ensino de PLE em contexto de sala de aula plurilingue Simpósio de Variação Linguística e Ensino
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Portugal)
2022/05/04 Línguas e culturas no mundo do trabalho 5º Congresso "Pelos mares da língua portuguesa"
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2022/05 O direito à língua e à comunicação na Variedade do Português de Angola Semana da Língua Portuguesa
Governo de Angola (Luanda, Angola)
2022/05 Coisas que só os portugueses entendem? Aprendizagem da língua e proficiência comunicativa. Programa de Mobilidade Docente Erasmus+
Università Degli Studi di Perugia (Perugia, Itália)
2022/04 A Língua como Espelho da Cultura - o caso das expressões idiomáticas na aula de PLE Programa de Mobilidade Docente Erasmus+
University of Sevilla (Sevilla, Espanha)
2022/03/04 Realidade Virtual no Ensino Vocacional de Português Língua de Acolhimento ? um projeto internacional em curso na Universidade de Évora, Portugal. Congresso Internacional - Imagens, paisagens e discursos na fronteira
Universidad de Extremadura (Cáceres, Espanha)
2022/02 O direito à língua e à comunicação na variedade do português de Angola: jogo de forças entre língua oficial, línguas nacionais e norma emergente IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO, JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS NUM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO
Universidade Católica Portuguesa (Braga, Portugal)
2022 Livros proveitosos para aprender a falar, ler e escrever: um vade mecum de saúde e bem-estar XXIV Colóquio de Outono "Património Textual: Abordagens Interdisciplinares
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/12/20 Eugenio Coseriu: uma vida e uma linguística integral Ciclo de Conferências AILP: Linguística e Linguistas. Homenagem a Eugenio Coseriu no 100º aniversário do seu nascimento
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2021/11/29 Cognição e variantes do Português: os desafios do pluricentrismo 4th International Symposium on Language and Cognition
Instituto Politécnico de Macau (Macau, Macau)
2021/11/29 Cognitive processes and its effect on the language of the elderly 4th International Symposium on Language and Cognition
Instituto Politécnico de Macau (Macau, Macau)
2019/12/17 Ensino do Português no contexto de línguas em contacto: Que políticas linguísticas para Angola? Fórum para a Internacionalização do Português
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2019/06/06 Translating Children’s Literature: Cuquedo (Portuguese to English) 7th INTERNATIONAL CONFERENCE ENTRECULTURAS ON TRANSLATION AND INTERPRETING The importance of Interdisciplinarity in Translation Studies
Universidad de Málaga (Málaga, Espanha)
2019/01/18 ALGUNS VALORES SEMÂNTICO-PRAGMÁTICOS DOS ADVÉRBIOS “SÓ” E “AINDA” NO PORTUGUÊS FALADO EM ANGOLA VI JORNADAS PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/12/13 Antonio Vieyra's pioneer grammar of Portuguese as a Foreign Language “A Host of Tongues…” MULTILINGUALISM, LINGUA FRANCA AND TRANSLATION IN THE EARLY MODERN PERIOD
Centro de Estudos em Letras - UTAD (Lisboa, Portugal)
2018/10/28 Línguas pluricêntricas: o Português como língua franca e elo intercultural Viagem e Cosmopolitismo. Da Ilha ao Mundo
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2018/07/06 Translation and bilingual texts in the history of Portuguese grammar “for the instruction of the English” Bi/Multilingualism and the History of Language Learning and Teaching'
University of Reading (Reading, Reino Unido)
2018/06/28 O Português Língua Adicional no contexto universitário de Portugal. Materiais didáticos online. II Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional
King's College - London (Londres, Reino Unido)
2018/05/17 CLILSTORE New Trends in Foreign Language Teaching
Universidad de Granada (Granada, Espanha)
2018/04/19 "Cada um puxa a brasa à sua sardinha!" Expressões idiomáticas levadas da breca. Programa Erasmus - Universidade de Bucareste, Faculdade de Línguas Estrangeiras e Literaturas
Universidade de Bucareste (Bucareste, Roménia)
2018/04/17 Apontamentos sobre Morfologia Verbal Programa Erasmus - Universidade de Bucareste, Faculdade de Línguas Estrangeiras e Literaturas
Universidade de Bucareste (Bucareste)
2017/11/09 CLILSTORE – uma plataforma de livre acesso ao serviço do ensino do Português como Língua Estrangeira Tecnologias para o português. V Congresso Internacional SEEPLU
Universidad de Extremadura (Cáceres, Espanha)
2017/10/30 Corpus gramatical do Português como Língua Estrangeira (PLE): para a história das ideias linguísticas de PLE SIPLE - Simpósio Mundial de Português Língua Estrangeira
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/10/24 A sintaxe em gramáticas de português do século XIX para francófonos  V SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2017/06/28 LANGUAGE AND CULTURE: USING DIGITAL TOOLS FOR LANGUAGE LEARNING PURPOSES V Congreso Internacional ENTRECULTURAS de Traducción e Interpretación. Trabajar con lenguas y culturas en la actualidad: retos y perspectivas
Universidad de Málaga (Málaga, Espanha)
2017/06/28 Collaborative foreign language learning: nursing students at University of Évora V Congreso Internacional ENTRECULTURAS de Traducción e Interpretación. Trabajar con lenguas y culturas en la actualidad: retos y perspectivas
Universidad de Málaga (Málaga, Espanha)
2017/03/13 Aplicação de programas de concordância em linguística de corpus Jornada do Programa de Doutoramento em Linguística
Instituto de Investigação e Formação Avançada - Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2017/02/21 A Língua Portuguesa e a produção de materiais disponíveis on line para o seu ensino/aprendizagem Diversidades linguísticas em contexto português
Università Degli Studi Internazionali di Roma (Roma, Itália)
2017 A sintaxe em gramáticas de português para francófonos VI SIMELP
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2017 Corpus Gramatical do Português Língua Estrangeira (PLE) - www.corpusgramaticalple.uevora.pt V Congresso SEEPLU: Tecnologias para o Português
Universidad de Extremadura (Cáceres, Espanha)
2017 O uso de aplicações on-line para a aprendizagem do PLE e de outras LE: exercícios exploratórios com o Whatspp V Congresso Internacional SEEPLU: Tecnologias para o Português
Universidad de Extremadura (Cáceres, Portugal)
2017 CLILSTORE – uma plataforma de livre acesso ao serviço do ensino do Português como Língua Estrangeira V Congresso Internacional SEEPLU: Tecnologias para o Português
Universidad de Extremadura (Cáceres, Portugal)
2016 A tradução como tipo de intertextualidade na tradição gramatical de Português Jornada de Investigação do Programa de Doutoramento em Linguística
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2016 A gramática no programa de português no 1º ciclo do ensino básico: metas curriculares e descritores de desempenho II COLÓQUIO FEP - Formação e ensino do português
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2016 Estratégias Pedagógicas Ativas no Ensino de Línguas Estrangeiras? 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016 Equívocos da comunicação: aspetos de pragmática (inter)cultural Jornadas científico-pedagógicas do Departamento de Linguística e Literaturas - O Equívoco
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2015 Nouvelle Grammaire Portugaise (Paris, 1810), de Alexandre Marie Sané: tradução francesa de A New Portuguese Grammar in four parts (Londres, 1768), de António Vieira? Língua Portuguesa: uma Língua de Futuro
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2015 Stories and songs in the classroom 29th APPI Conference ?21st Century Skills in ELT?
Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015 A utilização das novas tecnologias no Ensino do Português como Língua Estrangeira Jornada do Programa de Doutoramento em Linguística
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2014 Português língua internacional em diferentes contextos: a experiência de Portugal, Itália e Estados Unidos. X Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro & I Congresso de Português Língua Internacional
Pontifícia Universidade Católica (Rio de Janeiro, Brasil)
2014 Portuguese as a Foreign Language: the 21st century online materias,, web 2.0 XVIth Forum for Iberian Studies: Cultural and linguistic diversity in the Iberian Peninsula
University of Oxford (Oxford, Reino Unido)
2014 Portuguese as a Foreign Language: a brief bibliographic review XVIth Forum for Iberian Studies: Cultural and linguistic diversity in the Iberian Peninsula
University of Oxford (Oxford, Reino Unido)
2013 Introducing CLILSTORE - A new Tool for the new Teacher 27th APPI Conference "ELT: from strategy to action"
Associação Portuguesa de Professores de Inglês (Lisboa, Portugal)
2013 As Gramáticas de Português como Língua Estrangeira - séc. XVII a XX Congreso Internacional de la Lengua Portuguesa
Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha)
2013 POOLS-2 E TOOLS - PROJECTOS EUROPEUS AO SERVIÇO DO ENSINO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA Congreso Internacional de la Lengua Portuguesa
Universidad de Salamanca (Salamanca, Portugal)
2013 DAS PRIMEIRAS GRAMÁTICAS DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA - OS SÉCULOS XVII E XVIII Congreso SEEPLU
Universidad de Extremadura (Cáceres, Espanha)
2012 Tools4CLIL International Meeting on Languages, Applied Oral Linguistics and Translation
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2012 A Literatura infantil em língua inglesa e a sua tradução para o Português IX Congreso Internacional Traducción, Textos e Oral Interferencias.
Universidade de Málaga (Málaga, Espanha)
2012 Antonio Vieira e John C. Branner - a morfologia revisitada X Congreso Internacional de Linguística General
Universidad de Zaragoza (Zaragoza, Espanha)
2012 Ferramentas para a aprendizagem de L2- Português Língua Não materna Encontro 2012: Português Língua Não Materna, Partilha de Práticas de Ensino e de Experiências de Oral Aprendizagem
Associação Portuguesa de Professores de Português (Évora, Portugal)
2011 Para a história da gramática e do ensino do Português como língua estrangeira (séculos XVII-XX). I Seminário Internacional de Investigação Linguística
Instituto de Investigação e Formação Avançada - Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2010/11/24 Marques d'identité dans d'anciennes grammaires de portugais langue étrangère I INTERNATIONAL CONFERENCE LANDSCAPES OF THE SELF: IDENTITY, DISCOURSE, REPRESENTATION
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2010/05/26 Second Language Acquisition: Grammatical Tradition in the Portuguese Language 13th Annual Mediterranean Studies Congress
Universidad de Salamanca
2010 Níveis de determinação sintáctica exercidos pela classe do advérbio. Conferência no âmbito do Mestrado no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo.
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2009/10/07 Classes de palavras e funções sintácticas: o advérbio e a função circunstancial II SIMELP
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2009/10/06 A introdução de uma L2 no 1º ciclo do ensino básico em Portugal II SIMELP
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2009/05/30 2nd Graders Meet The Gruffalo 23º Congresso da Associação Portuguesa de Professores de Inglês - “The English Classroom Revisited”
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2008/11/28 Teacher Training for Primary: Getting along with young learners Conference on Teaching English as a Foreign language – TEFL: theory, practice, and methodology
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2008/11/15 A Story-Based Methodology: Teaching English to 1st and 2nd grades The APPINep Primary English: sharing good practice meeting
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2007/05/05 Teaching English in the kindergarten – sharing good ideas! XXI Conferência Anual da APPI - “Adjust, Practice, Promote, Innovation
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2002/10/02 Uma perspectiva funcional da estrutura comparativa XVIII ENCONTRO NACIONAL DA APL
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2002/04/18 O verbo na estrutura comparativa III COLÓQUIO SOBRE GRAMÁTICA: O VERBO
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual Realidade Virtual e Ensino/Aprendizagem da Língua Inglesa
Orientador
Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2020 - Atual DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA NO 1o E 2o CICLOS DO ENSINO BÁSICO EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: ESTUDO DE CASO
Coorientador de Esmael Fernandes
Linguística (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2019 - Atual PARA ALÉM DAS MÃOS: A EXPRESSÃO NÃO MANUAL NA LÍNGUA DE SINAIS PORTUGUESA
Coorientador
Linguística (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2018 - Atual A consciência metalinguística em níveis avançados de ensino/aprendizagem de português como língua estrangeira no contexto universitário italiano
Coorientador de Monique Carbone Cintra
Linguística (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2021 - 2022 Aprendizagem Informal da Língua Inglesa através da Música
Coorientador
Linguística:Sociedades e Culturas (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2018 - 2022 Relações semânticas das conjunções "e", "mas", "portanto" e "quando" em textos de opinião de alunos universitários angolanos.
Orientador
Linguística (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2018 - 2022 O pretérito perfeito e imperfeito do indicativo: contributo para o estudo do verbo em Angola.
Coorientador
Linguística (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2017 - 2021 Operadores de Sequencialização do Discurso. Estudo de caso nos relatórios de fim de curso Instituto Médio Politécnico Pascoal Luvualu
Orientador de Jesus Gonçalves da Silva
Linguística (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2017 - 2020 Avaliação do nível de proficiência linguística: Um estudo de caso com estudantes da disciplina de Português II do Curso Regular ESPB
Orientador de Hermenegildo Kâmbua Pinto
Linguística (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2018 - 2019 Valores semânticos de "só", "ainda", "ainda só", "já" e "já sim" no Português de Angola: Proposta de exercícios práticos.
Orientador
Línguas e Linguística: Tradução e Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018 - 2019 A presença de neologismos em jornais públicos e privados de Angola: verificação de frequências.
Orientador de Armando José Nzinga
Línguas e Linguística: Tradução e Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2016 - 2019 A emergência do discurso argumentativo no 1º CEB - Uma investigação-ação com alunos do 4º ano.
Orientador de Maria Elisabete da Cruz Cardoso
Linguística (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2019 Aquisição do português língua segunda no contexto da escola angolana. Perspectivas para a normalização do português falado em Angola.
Orientador de Albano Agostinho Eduardo
Linguística (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2018 A tradução de receitas (Inglês-Português): a gastronomia como expressão cultural
Orientador de Mariana Filipa Dias Brás
Línguas e Linguística: Tradução e Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2016 - 2017 Técnicas de elaboração de documentos administrativos. Contributos para a sua normalização
Orientador
Línguas e Linguística: Tradução e Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2014 - 2017 Novas Tecnologias para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras na área do Turísmo, no Ensino Superior.
Coorientador de Maria Natália Perez Santos
Linguística (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2014 Tratamento morfossintáctico de expressões e estruturas frásicas do português em Angola: divergências em relação à norma europeia
Coorientador de Paulino Soma Adriano
Linguística (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2013 Questões fonológicas na aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças dos 0 aos 6 anos
Orientador
Ciências da Linguagem e da Comunicação (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2011 O Ensino do Inglês no 1º ciclo do ensino básico: metodologias de ensino e aprendizagem. A Importância do jogo na construção do Conhecimento
Coorientador de Ana Isabel Carrilho Ferreira da Silva
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/11/30 - Atual Jornada Científica do Programa de Doutoramento em Linguística (2022/11/30)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2022/05/03 - Atual Língua Gestual Portuguesa: uma perspetiva diacrónica. (2022/05/03)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2021/12/20 - Atual Ciclo de conferências AILP: linguística e linguistas: Homenagem a Eugenio Coseriu no 100º aniversário do seu nascimento. (2021/12/20)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Évora - Centro de Estudos em Letras, Portugal
2021/11/25 - Atual Aula aberta - A consciência do outro e a consciência de si na escrita escolar - informatividade e uso. Conferência - Corporeidade e cultura (2021/11/25)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Évora - Centro de Estudos em Letras, Portugal
2023 - 2023 O papel das línguas na produção acadêmica mundial e no processo de internacionalização do conhecimento: ecologia ou mais valia? (2023/11/21 - 2023/11/21)
Conferência
Universidade de Évora - Centro de Estudos em Letras, Portugal
2023 - 2023 Jornada do programa de Doutoramento em Linguística (2023/10/20 - 2023/10/20)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Évora - Centro de Estudos em Letras, Portugal
2022/10/04 - 2022/10/07 VIII SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (2022/10/04 - 2022/10/07)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade de São Paulo, Brasil

Universidade de Évora, Portugal
2022/05/18 - 2022/05/19 Intervention in the development of FL reading comprehension skill (2022/05/18 - 2022/05/19)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2020 - 2020 Desenvolvimento da Consciência Metacognitiva e Metalinguística: Noções Básicas (2020/02/17 - 2020/02/17)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Os fonemas vocálicos e consonânticos: variantes do PE e do PB (2020/11/09 - 2020/11/09)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2020 - 2020 Jornada do Programa de Doutoramento em Linguística (2020/12/16 - 2020/12/16)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2019 - 2019 Comunidade surda e língua gestual portuguesa (Neuza Santana) (2019/10/23 - 2019/10/23)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 O papel dos contos tradicionais são-tomenses no desenvolvimento da compreensão e expressão oral e escrita. (Esmael Fernandes) (2019/12/11 - 2019/12/11)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2019 Jornada do Programa de Doutoramento em Linguística (2019/12/16 - 2019/12/16)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2019 - 2019 Fórum para a Internacionalização do Português - FIP (2019/12/16 - 2019/12/18)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Aplicação de programas de concordância em linguística de corpus (Maria Helena Cameron) (2018/03/20 - 2018/03/20)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2018 Jornada do Programa de Doutoramento em Linguística (2018/12/12 - 2018/12/12)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2018 - 2018 Encontro da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos (2018/04/26 - 2018/04/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 É tradutor(a)... oficial? Eis que começam as explicações (Natália Pérez Santos) (2017/05/08 - 2017/05/08)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Tratamento semiautomático de corpus em contexto terminológico (Eliseu Ernesto) (2017/05/22 - 2017/05/22)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Assisting Technology for Translation (Kevin Lossner) (2017/05/18 - 2017/05/18)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2017 - 2017 Jornada do Programa de Doutoramento em Linguística (2017/03/13 - 2017/03/13)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2017 - 2017 Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (2017/11/27 - 2017/11/29)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2016 - 2016 Jornada do Programa de Doutoramento em Linguística (2016/03/31 - 2016/03/31)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2016 - 2016 Jornada Científico-Pedagógica do Departamento de Linguística e Literaturas (2016/10/24 - 2016/10/24)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2015 Jornada do Programa de Doutoramento em Linguística (2015/03/04 - 2015/03/04)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2015 - 2015 Jornada Científico-Pedagógica do Departamento de Linguística e Literaturas (2015/11/23 - 2015/11/23)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2013 Jornada de Doutoramento em Linguística (2013/11/14 - 2013/11/14)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2013 Tools for CLIL - European Project Meeting (2013/09 - 2013/09)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2013 XX Eurocall: Learning from the Past, Looking to the Future (2013/09/11 - 2013/09/14)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2012 International Meeting on Languages, Applied Linguistics and Translation (2012/12/06 - 2012/12/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2012 ABLE - Activity Based Learning and Entertainment (European funded project) (2012 - 2012)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal
2011/10/10 - 2011/10/12 International Conference on Language and Linguistics (2011/10/10 - 2011/10/12)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2011 III Jornadas de Português Língua Estrangeira (2011/11/26 - 2011/11/26)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Évora, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 GLOSSÁRIO BILÍNGUE ONLINE NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Arguente principal
Fabíola Holanda (Doutoramento)
Universidade Federal do Ceará, Brasil
2023 Para além das mãos: a expressão não manual na Língua de Sinais Portuguesa Rafaela Silva (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2023 Dificuldades do ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe: um estudo de caso
Orientador
Esmael Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2023 Da produção escrita à consciência metalinguística: uma abordagem metacognitivista para níveis avançados de português como língua estrangeira na Itália
Orientador
Monique Cintra (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2023 Análise estilística e filológica da obra de Eugénio de Andrade, como pressuposto para a tradução
Vogal
Marcella Petriglia (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2023 Formação de sinais e variações morfológicas da Libras em Macapá - Brasil
Vogal
Fernando Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2023 Ensino de Português Língua Não Materna no 3º ciclo e secundário e Português Língua de Acolhimento a Adultos
Arguente principal
Beatriz Soares Carraço (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022/07/01 Métodos e abordagens no ensino da língua portuguesa no Instituto Politécnico de Macau.
Arguente principal
Deng Yuren (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Línguas Culturas e Literaturas Modernas, Portugal
2022/07/01 A aprendizagem da escrita no ensino do português como língua estrangeira
Arguente principal
Vânia Sofia Morais Ramos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Línguas Culturas e Literaturas Modernas, Portugal
2022/06/20 A interferência da língua materna na aquisição da língua segunda: da positiva à negativa
Arguente principal
Meng Ye (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Línguas Culturas e Literaturas Modernas, Portugal
2022 O pretérito perfeito e imperfeito do indicativo: contributo para o estudo do verbo em Angola.
Vogal
José Gabriel Ganga (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2022 Relações semânticas das conjunções "e", "mas", "portanto" e "quando" em textos de opinião de alunos universitários angolanos.
Vogal
Julio Luciano Canhinguiquine (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2021/04/29 Essa música me faz lembrar..." A Consciência Linguística que emerge da Música: Idosos com Alzheimer no Brasil e em Portugal.
Arguente
Mônica Soares (Doutoramento)
Universidade de São Paulo, Brasil
2021 Operadores de sequencialização do discurso. Estudo de caso nos relatórios de fim de curso no Instituto Médio Politécnico Pascoal Luvualu.
Vogal
Jesus Gonçalves João da Silva (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2020/12/15 Aquisição dos Clíticos Pronominais por Crianças/Alunos da 4ª Classe das Escolas 59, 60, 61, 98 - Lubango: Padrão de Colocação e Implicações no Ensino da Norma Europeia
Arguente principal
João Chama Nkai Saldanha (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla, Angola
2020/02/10 Avaliação do nível de proficiência linguística: Um estudo de caso com estudantes da disciplina de Português II do Curso Regular ESPB
Orientador
Hermenegildo Kâmbua Pinto (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2019 Valores semânticos de "só", "ainda", "ainda só", ´"já" e "já sim" no português de Angola: proposta de exercícios práticos
Orientador
Luís Chimuku (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2019 A presença de neologismos em jornais públicos e privados de Angola: verificação de frequências
Orientador
Armando Nzinga (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2019 Correlação entre a crença e a competência de tradução de alunos chineses da língua portuguesa
Arguente principal
Huang Jianping (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2019 Ensino do português na Itália: programas, manuais e problemática no ensino do PLE
Vogal
Cecília Santanché (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2019 A emergência do discurso argumentativo no 1º CEB: uma investigação-ação com alunos do 4º ano
Orientador
Elisabete Cardoso (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2019 Aquisição do português língua segunda no contexto da escola angolana. Perspectivas para a normalização do português falado em Angola
Orientador
Albano Eduardo (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2019 Culturemas da gastronomia cearense: contributos para a fraseologia da língua portuguesa
Vogal
Expedito Wellington (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2019 Variação fonético-fonológica do português de Angola: características da variedade falada em Cabinda e suas implicações profissionais na TPA
Presidente do júri
Valério Massiala (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2019 A língua portuguesa no 1º ciclo do ensino básico: as implicações de leitura na escrita
Vogal
Ana Paula Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2018 Sinonímia terminológica nos despachos e regulamentos do Gabinete do Ministério do Ensino Superior: proposta de harmonização
Presidente do júri
Indira Fernando (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018 A tradução de receitas (Inglês-Português): a gastronomia como expressão cultural
Orientador
Mariana Brás (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018 PROFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE ESTRUTURAS ARGUMENTAIS PREPOSICIONAIS POR APRENDENTES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA NÃO MATERNA
Arguente principal
Olga Kosaryga de Lemos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 Tradução para Português de “Chronic Kidney Disease (CKD): Clinical Practice Recommendation For Primary Care Physicians and Healthcare Providers
Presidente do júri
Eufrásia Malanda (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018 O CINEMA E O TURISMO NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA
Arguente
Paula Cristina Simões Cabral (Outro)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, Portugal
2017 Das conceções linguísticas de leitura e escrita à fluência e compreensão leitora no 1.o Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Maria Helena Santos Ramos (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2017 Questões de tradução de documentos institucionais
Presidente do júri
Ana Águia (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017 Técnicas de elaboração de documentos administrativos. Contributos para sua normalização
Orientador
Áurea Fonseca (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017 Tradução e análise de letras de música: problemas e técnicas
Presidente do júri
David Chorão (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017 Relatório de estágio decorrido na Wordzilla. Tradução audiovisual e tradução técnica: conceitos, características e a função do tradutor
Presidente do júri
Diogo Silva (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017 Análise da tradução de guiões da série de humor britânica: "Monty python´s flying circus"
Presidente do júri
Luís Mesquita (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017 Contributos para a caracterização do português em Angola: clíticos em contraste com o PE e o PB
Presidente do júri
Nelson Soquessa (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017 Estudo do léxico: antroponímia da província do Kwanza Norte
Presidente do júri
Mateus Matias (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017 Contribuições léxico-semânticas para o português angolano. Um estudo antroponímico na província de Benguela
Presidente do júri
Fernando Santos (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2016 O tradutor (re)criador e a literatura infantil e juvenil
Arguente principal
Ana Isabel Sequeira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2015/07/14 MATERIAIS PARA O ENSINO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM TAREFAS
Arguente principal
Ana Catarina Leiria de Mendonça Coutinho de Castro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 CARACTERIZAÇÃO DA NORMA DO PORTUGUÊS DE ANGOLA
Arguente
Márcio Undolo (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2014/09/15 Tratamento morfossintáctico de expressões e estruturas frásicas do português em Angola: divergências em relação à norma europeia
Orientador
Paulino Soma Adriano (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2013 Funções sintáticas internas ao grupo verbal: Operacionalização no ensino do Português
Arguente principal
Maria da Luz Rosinha (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2013 Questões fonológicas na aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças dos 0 aos 6 anos
Orientador
Mónica Madeira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2013 Um estudo informático-lexical e didáctico das Fábulas de Esopo, La Fontaine e Teófilo Braga
Arguente
Catarina Lopes de Sousa (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013 RADUZIR PARA ENSINAR: ADAPTAÇÃO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL PARA APLICAÇÃO NO ENSINO PRÉ- ESCOLAR E DO 1o CICLO
Arguente
Paula Cristina Moreira Mascarenhas (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2012 O Ensino da Língua Portuguesa nos Manuais Gramaticais: uma Proposta de Reformulação
Arguente principal
Telma Coutinho (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2011 Tradução de A Brief Grammar of the Portuguese Language de John C. Branner
Arguente
Pedro Jorge Carvalho Ferreira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2011 Trabalho de Projecto: A Tradução de A Brief Grammar of the Portuguese Language, de John C. Branner
Arguente
Pedro Jorge Carvalho Ferreira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/10/04 - 2022/10/07 VIII SIMELP Universidade de São Paulo
2020/09/02 - 2020/09/05 2nd INTERNATIONAL CONGRESS ON ACADEMIC STUDIES IN PHILOLOGY (BICOASP) Bandirma

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual Revista Científico-Pedagógica do Bié Escola Superior Pedagógica do Bié
2020/06/01 - Atual Entrepalavras (2237-6321)
2020 - 2020 Lincool (2471-4356)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017 - Atual Língua Estrangeira - Inglês Enfermagem (Licenciatura) Universidade de Évora Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus, Portugal
2015 - Atual Práticas de Escrita Académica Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2011 - Atual Língua Portuguesa A1 (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2023/06/11 - 2023/06/17 Learning, Teaching and Training - Vocational Education and Training Vilniaus Gedimino technikos universitetas, Lituânia
2015 - 2020 Língua Portuguesa I e II Educação Básica (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2016 Estudos de Português como Língua Estrangeira Línguas e Linguística: Tradução e Ciências da Linguagem (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2016 Semântica e Pragmática Línguas e Linguística: Tradução e Ciências da Linguagem (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2016 Terminologia e Fraseologia Línguas e Linguística: Tradução e Ciências da Linguagem (Mestrado integrado) Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2016 Curso aberto de língua e cultura portuguesas (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2014 Inglês Engenharia Civil (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2014 Linguística Portuguesa IV Línguas, Literaturas e Culturas (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2014 Introduction to Portuguese language Nematologia (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2013 Língua e Cultura Inglesa II Relações Internacionais (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2013 Inglês Científico IV Gestão (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2012 Aquisição da Linguagem Ciências da Linguagem e da Comunicação (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2012 Inglês Técnico I Ciências da Informação e da Documentação (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2012 Estudos Linguísticos II Línguas, Literaturas e Culturas (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2012 Técnicas de Expressão do Português Línguas, Literaturas e Culturas (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2011 Curso de Formação em Ensino de Português Língua Estrangeira Assistido por Computador (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2011 Curso de Formação em Ensino de Línguas Estrangeiras Assistidas por Computador Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2011 Aquisição do Português como Língua Materna Educação Básica (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2010 Inglês I e II Ciência e Tecnologia Animal (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2007 - 2010 Inglês Técnico I e II Ciências da Informação e da Documentação (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2009 Língua Portuguesa Sistemas da qualidade e gestão ambiental (Curso de Especialização Tecnológica) Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2008 Aquisição e desenvolvimento de competências em língua estrangeira em contexto profissional (Inglês) - PorAlentejo – Medida 2.3: 18 horas Universidade de Évora, Portugal
1999 - 2003 Língua Portuguesa I e II Educação de Infância (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
1998 - 2000 Introdução aos Estudos Linguísticos I e II Português e Inglês (Ensino de) (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
1997 - 1999 Fonologia e Morfologia do Português Português e Inglês (Ensino de) (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2021/05/22 Ensino do Português como Língua Não Materna (L2/LE). NGola Linguística

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2023/05/11 - 2023/05/11 90s de ciência Projeto ERASMUS+ Virtual Reality for Vocationally Oriented Language Learning

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2008 - Atual Membro integrado de Centro de investigação acreditado na FCT sediado ou com pólo na UÉ - Centro de Estudos em Letras
Membro
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2021 Membro da Comissão Executiva e de Acompanhamento do Programa de Doutoramento em Linguística
Membro
Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2015 Membro da comissão executiva e de acompanhamento da Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas.
Membro
Universidade de Évora, Portugal
2001 - 2003 Membro da comissão de curso da licenciatura em Tradução.
Membro
Universidade de Évora, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2011 - Atual Membro do júri da prova de Língua Portuguesa para os mestrados em ensino, ministrados pelo Departamento de Pedagogia e Educação Universidade de Évora, Portugal
2008 - Atual Membro do júri das provas de acesso à Universidade (Português) - Concurso Maiores de 23 Universidade de Évora, Portugal