Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- João Manuel Nunes Piedade
Nomes de citação
- Piedade, João
- Piedade, J
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1D16-6821-1D7C
- ORCID iD
- 0000-0002-4118-397X
- Google Scholar ID
- oW-RH_8AAAAJ
- Scopus Author Id
- 57208779565
Endereços de correio eletrónico
- jmpiedade@ie.ulisboa.pt (Profissional)
- joaompiedade@campus.ul.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- (+351) 217943691 Ext.: 13691 (Profissional)
Moradas
- Alameda da Universidade, 1649-013 Lisboa, 1649-013, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.jmpiedade.pt (Profissional)
- http://www.ie.ulisboa.pt/docente/joao-piedade (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2011/09/01 - 2017/12/05
Concluído
|
Education, specialisation in Information and Communication Technologies in Education (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"School principals and the integration of technology in schools: Analysis of proficiency, use of technology and relationship
with teacher practices" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved with distinction and Honors |
2011 - 2012
Concluído
|
Advanced Training Course in Education (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em ICT in Education Specialty
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
18 |
2008 - 2010
Concluído
|
Master in Elearning Technologies and Methodologies (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Use of ICT by primary and secondary school teachers" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2008
Concluído
|
Professionalization in Service (Outros)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
16 |
1999 - 2006
Concluído
|
Informatics Engineering (Licenciatura)
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
"Web application for calculating engineering fees" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/12 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal | ||
2012 - 2018/12/31 | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | ||
2018/10/01 - 2021/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | ||
2017 - 2019 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2010/09/01 - 2018/09/30 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2016 - 2017 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2013 - 2016 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2004/10/16 - 2021/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
2012/09/01 - 2013/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Direção-geral da educação, Portugal | ||
2009/09/01 - 2013/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Profissional de Tecnologia Digital, Portugal |
Escola Profissional de Tecnologia Digital, Portugal | ||
2006/09/01 - 2008/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária de Sacavém, Portugal |
Escola Secundária de Sacavém, Portugal | ||
2005/09/01 - 2006/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Eb2,3 Gomes Eanes de Azurara, Portugal |
Escola Eb2,3 Gomes Eanes de Azurara, Portugal | ||
2004/10/19 - 2005/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Básica Integrada da Cordinha, Portugal |
Escola Básica Integrada da Cordinha, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - Atual | Member of the School Council | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/05/01 - Atual | Makerspace na escola - um projeto para a educação no séc.XXI
Projeto 418 - Orçamento Participativo de Portugal
Investigador responsável
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Ciência Viva
Em curso
|
2023/06/01 - 2026/06/01 | ContinueUP - Co-constructing the continuum between initial teacher education and continuous professional development
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2022/01/01 - 2025/06/30 | The Journey of Schools as Learning Communities for Inclusion
PTDC/CED-EDG/4650/2021
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2021/09 - 2023/09 | CATIE - Comunidades de Aprendizagem Transformativa para a Inclusão Educativa CATIE / Transformative Learning Communities for
Educative Inclusion
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Em curso
|
2022/01/01 - 2023/06/30 | ReMASE - Research Methods in Advanced Studies in Education
EXPL/CED-EDG/1130/2021
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2020 - 2023/06 | Erasmus + “InClsusion Team
2020-1-NO01-KA201-076430
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Concluído
|
2019 - 2020 | Computer Based Training Design Framework (E-CBT)
ERS-DMI-01-01-01-01
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Empresa Portuguesa de Defesa SGPS SA
Concluído
|
2016/01/01 - 2019/04/30 | Aprendizagem com Tecnologias e Design do Futuro da Formação de Professores
PTDC/MHC-CED/0588/2014
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/01/01 - 2019/04/30 | Technology Enhanced Learning at Future Teacher Education Lab” (TEL@FTELab)
PTDC/MHC-CED/0588/2014
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2013 - 2014/12 | Avaliação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar
Avaliação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluído
|
2012 - 2014/08/31 | Apoio à Escola Ciência Viva
ECV
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Agência Ciência Viva
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015/03/16 - Atual | Future Teacher Education Lab
ftelab
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Em curso
|
2012 - Atual | Centro de Competência em Tecnologias e Inovação
C2Ti IEUL
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Direcção Geral de Educação
Em curso
|
2020 - 2023/09 | Transforming Learning Communities for Educational Inclusion
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020/10/22 | Pensamento Computacional, Programação e Robótica na Educação Básica: Experiências Didáticas na Formação Inicial de Professores | II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação
Universidade Federal do Maranhão (São Luiz, Brasil)
|
2020/05/08 | Pensamento Computacional, Programação e Robótica na Educação Básica: Práticas Pedagógicas e de Investigação | Centro Universitário Uninter
(Curitiba)
|
2020/02/19 | Tecnologias Emergentes e Competências Séc. XXI. Palestra proferida para alunos do 12º ano na Escola Secundária de São João da Talha |
Escola Secundária de S. João da Talha (Loures, Portugal)
|
2020/01/11 | “Code2Learn: Pensamento Computacional, Programação e Robótica na Educação Básica. | Seminário "Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º CEB.
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/11/12 | Learning scenarios with robots as strategy to develop computational thinking skills in computer science teacher education | International Conference of Education, Research and Innovation – ICERI2019
(Sevilha, Espanha)
|
2019/11/07 | Painel: “Educação de Adultos- o Regresso à escola: Capacidades vs Oportunidades” |
Município de Loures (Loures, Portugal)
|
2019/10/19 | Painel: “Experiências didáticas em ambientes educativos inovadores”. | V Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI).
Editora Positivo (Curitiba)
|
2019/10/17 | Apresentação dos Resultados Finais do Projeto Ambiente Educativo Inovador | Seminário LaSalle Canoas
Colégio LaSalle Canoas - RS (Canoas - RS)
|
2019/07/13 | Formação Inicial de Professores de Informática: Um olhar sobre a prática de ensino supervisionada | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação: CIEAE2019
(Lisboa, Portugal)
|
2019/06/25 | Apresentação dos Resultados Preliminares do Projeto Ambiente Educativo Inovador | Seminário Temático
Colégio LaSalle - Canoas (Canoas - RS, Brasil)
|
2019/05/16 | Tecnologias e Robótica no Ensino Básico | Seminário Tecnologias e Robótica no Ensino Básico
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2018/10/20 | Cenários de Aprendizagem e Metodologias Ativas | IV Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI)
Editora Positivo (Curitiba, Brasil) (Curitiba, Brasil)
|
2018/09 | Projeto TEL@FTELAB: Desenho de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores de informática | ticEDUCA2018 - V Congresso Internacional TIC e Educação
(Lisboa, Portugal)
|
2018/07 | Digital technologies uses in education: A comparative study between Portuguese school principals and teachers | ICICTE2018 - International Conference on Information Communication Technologies in Education
(Creta, Grécia)
|
2018/07 | A guidebook tool for learning scenarios design in initial teacher education | ICICTE2018 - Proceeding of International Conference on Information Communication Technologies in Education
(Creta, Grécia)
|
2018/05/15 | Participação na Semana da Informática do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro. Palestra sobre “Cidadania Digital” proferida para 130 alunos do 6º ano de escolaridade | Semana da Informática
Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro (Loures, Portugal)
|
2018/05/03 | Aula aberta “Programação e Robótica – Novas linhas de investigação educacional |
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2018/04/19 | Participação na Semana da Informática do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro. Palestra sobre “Redes Sociais: Riscos e Desafios” proferida para 100 alunos do ensino básico e secundário | Semana da Informática
Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro (Loures, Portugal)
|
2018/04 | Experiences of Initial Teacher Education in Lisbon University: Master in Teaching Informatics. | Training Programme on Education trade unions promoting the use of ICT for inclusive education.
European Trade Union Institute Lisbon (Lisboa, Portugal) (Lisboa, Portugal)
|
2017/05/09 | Participação na Semana da Informática do Agrupamento de Escolas Educardo Gageiro. Palestra sobre “Segurança na Internet: Riscos e Desafios” | Semana da Informática
Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro (Loures, Portugal)
|
2015/05 | Fatores condicionantes na integração das tecnologias digitais nas escolas portuguesas: perspetivas de diretores vs professores. | Conferência Internacional TIC na Educação
(Braga, Portugal)
|
2015/03/24 | Desenho e implementação de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores de informática | Inauguração do Future Teacher Educations Lab
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2014 | DIGITAL TECHNOLOGY PROFICIENCY, PRACTICES AND TRAINING NEEDS OF SCHOOL PRINCIPALS: PRELIMINARY RESULTS OF A PORTUGUESE NATIONAL STUDY | SGEM2014 Conference on Psychology and Psychiatry, Sociology and Healthcare, Education
(Albena, Bulgária)
|
2012/07 | (What produces the) best effects on Teacher's ICT use in classroom: Formal training, informal training or neither? | ICICTE 2012 – International Conference on Information Technologies in Education
(Rhodes, Grécia)
|
2012 | Integração educativa das tecnologias: a relevância dos líderes (diretores) escolares | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
(Lisboa, Portugal)
|
2011/05 | Efeitos da Formação no Sentido de Eficácia e na Utilização Educativa das TIC - Estudo com um Grupo de Professores do Ensino Básico e Secundário | VII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: Challenges 2011
(Braga, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - Atual | O pensamento computacional na aprendizagem das funções na matemática: um estudo no 8.º ano
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2024 - Atual | A Utilização de Jogos Sérios Digitais no Desenvolvimento da Empatia
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2024 - Atual | A Colaboração entre Professores como Contributo para a Planificação de Estratégias Pedagógicas Inter e Transdisciplinares
com o Digital
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2024 - Atual | Utilização de Agentes de Conversação Baseados em Inteligência Artificial Generativa (IAGen) e da Robótica Educativa no Desenvolvimento
do Pensamento Computacional dos Alunos e na Sua Motivação para a Aprendizagem
Orientador
|
Ph.D Program in Education in field of ICT in Education (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2024 - Atual | Papel, Ecrã ou Robô: Análise de Diferentes Abordagens Pedagógicas no Desenvolvimento de Pensamento Computacional no 1.º CEB
Orientador
|
Ph.D Program in Education in field of ICT in Education (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2024 - Atual | Read Well to Write Better With Unplugged and Plugged Robotics Activities
Orientador
|
Ph.D Program in Education in field of ICT in Education (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2024 - Atual | Integração de Inteligência Artificial na Preparação de Aulas: Uma Oficina de Formação para Professores Baseada no Modelo TPACK
Coorientador
|
Ph.D Program in Education in field of ICT in Education (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2023 - Atual | Inteligência Artifical na Formação Continua de Professores
Coorientador
|
Ph.D Program in Education in field of ICT in Education (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2023 - Atual | Inteligência Artifical na Formação Inicial de Professores
Coorientador
|
Ph.D Program in Education in field of ICT in Education (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/09 - Atual | Desenvolvimento da competência digital nos cursos de formação inicial de professores
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/09 - Atual | Inteligência Artificial, Data Mining e Learning Analytics em Educação
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/09 - Atual | UX/UI Design como suporte à melhoria da experiência de aprendizagem em cursos online
Coorientador
|
Mestrado em Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/09 - Atual | O Contributo do Ambiente de Programação Scratch no desenvolvimento do Pensamento Computacional dos alunos do 3º e 4º anos
do 1º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
|
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/09 - Atual | Plataformas de Aprendizagem Adaptativas e Gamificação
Orientador
|
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/09 - Atual | Aplicação do Modelo TPACK num Curso de Pós-graduação para Iniciação na Docência em EaD
Orientador
|
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/09 - Atual | Ensino de Aplicações Informáticas B
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/09 - Atual | Ensino de Sistemas Operativos
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/09 - Atual | Ensino de Redes de Computadores
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020 - Atual | Ensino de TIC 7º Ano
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado) |
2020 - Atual | Ensino de Aplicações Informáticas B
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019/09/01 - Atual | Uso do Ambiente App Inventor no Ensino de Programação: Impacto na Aprendizagem e na Motivação
Orientador de Rosana Costa
|
Doutoramento em Educação na Especialidade de Tecnologias da Informação e Comunicação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019/09/01 - Atual | De que forma as tecnologias digitais integram o processo formativo inicial dos professores de Matemática?
Coorientador de Sérgio Cortes
|
Doutoramento em Educação na Especialidade de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019/09 - Atual | Impact of mobile learning by using Artificial Intelligence based on Virtual Assistants: A case study of using Alexa AI virtual
assistant as an AI object and instrument in ADDIE model
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2018/12 - Atual | Um Maker Space como ferramenta para o desenvolvimento de design thinking
Orientador de Miguel Domingos
|
Mestrado em Educação - Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2018/12 - Atual | E-learning e capacitação profissional de agentes públicos
Orientador
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2023 - 2025/03 | Think Inside the Box: O contributo dos Jogos de Tabuleiro Modernos como atividade desconectada para o desenvolvimento do Pensamento
Computacional em alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico.
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020 - 2025 | Estudo Comparativo sobre a Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no Sistema Educativo: O Papel Central da
Formação Contínua de Professores em Portugal e Marrocos
Orientador
|
Ph.D Program in Education in field of ICT in Education (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2023 - 2023 | Avaliação de competências de pensamento computacional de alunos no final do 1.º CEB
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Construção de um guia para a utilização da simulação computacional como ferramenta de apoio ao ensino profissional.
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | O modelo TPACK na formação de Professores para atuarem em Educação a Distância
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Práticas recomendadas para a oferta de recursos digitais acessíveis no moodle: um estudo com duas unidades curriculares do
ensino superior
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Utilização da Plataforma de Aprendizagem Adaptativa Rhapsode no ensino de conceitos Matemáticos no 8º ano de escolaridade
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Utilização de Plataformas de Gestão de Aprendizagem pelos Docentes do Baixo Alentejo
Orientador
|
Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | O Contributo do Ambiente de Programação SCRATCH no Desenvolvimento do Pensamento Computacional dos Alunos do 4º Ano do 1º
Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022 - 2022 | Proposta de um Itinerário Formativo para o Ensino Médio Brasileiro Partindo de Perspetivas Internacionais e Cenários Futuros
Orientador
|
Post-doctoral Program in Education (Outra)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019/09/01 - 2021/02/23 | Utilização do Minecraft como ferramenta de desenvolvimento
Orientador de Hugo Roxo
|
Mestrado em Educação na especialidade de Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019/09/01 - 2021/02/17 | O desenvolvimento da Competência Criatividade no currículo no ensino superior online
Orientador de Carolina Abdalla Normann de Freitas
|
Mestrado em Educação na Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019/09/01 - 2021/02/10 | Metodologias ativas na educação superior: como docentes e discentes percebem a implementação das metodologias sala de aula
invertida e aprendizagem baseada em problemas.
Orientador de Laís Rafaella Martins Serra Silva
|
Mestrado em Educação na especialidade em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | O desenvolvimento da competência criatividade no currículo do ensino superior online
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Potencial do jogo minecraft como ferramenta para a aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Metodologias Ativas na Educação Superior: como docentes e discentes percebem a implementação das metodologias sala de aula
invertida e aprendizagem baseada em problemas
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Tecnologias Digitais na Formação Inicial de Professores de Matemática
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | As competências Digitais na Formação Inicial de Professores
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Uso do ambiente MIT App Inventor no ensino de programação: Efeitos na Aprendizagem e na Motivação
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021 - 2021 | Os ambientes virtuais no suporte ao trabalho colaborativo entre docentes
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019/09/01 - 2021 | Ler bem, escrever melhor: o papel da leitura de código na estruturação do pensamento computacional
Orientador de Joana Paulo Pardal
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019/09/01 - 2021 | Redes de Comunicação: A liberdade sem fios - Configuração de Redes Wireless
Orientador de Jorge Manuel Silva
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2018/12 - 2021 | Os ambientes virtuais no suporte ao trabalho colaborativo entre professores
Orientador de Maria Lisete Lapa
|
Mestrado em Educação - Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019/09/01 - 2020/12 | Ensino de variáveis estruturadas String em linguagem C com recurso à plataforma Arduino
Orientador de Paulo de Oliveira Ferreira
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019/09/01 - 2020/07 | Alegoria da Caverna de Platão: Um Projeto de Produção de Vídeo na Disciplina de Aplicações Informáticas B
Orientador de Alexandrina Gonçalves
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019/09/01 - 2020/07 | O Ensino de Aplicações Informáticas B: Uma viagem ao mundo mágico da Animação Stop-Motion
Orientador de Anabela Morouço
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019/09/01 - 2020/07 | O Ensino de Aplicações Informáticas B no curso de Ciências e Tecnologias: comunicar através das imagen
Orientador de Maria do Rosário Silva
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019/09/01 - 2020/02 | Aplicação da Robótica na Resolução de Problemas: Reflexões para a Aprendizagem Inicial Programação no Ensino Básico
Orientador de Ana Rodrigues
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2018/12 - 2020/01 | Coordenar, Supervisionar e Orientar: os desafios educacionais e tecnológicos do pedagogo no contexto escolar de São José dos
Campos/SP
Orientador de Daniel Vecchio Alves
|
Mestrado em Educação - Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | Alegoria da Caverna de Platão: Um Projeto de Produção Audiovisual na Disciplina de Aplicações Informáticas B
Orientador
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | Coordenar, Supervisionar e Orientar: Os Desafios Educacionais e Tecnológicos do Pedagogo no Contexto Escolar de São José dos
Campos - SP
Orientador
|
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | O Ensino de Aplicações Informáticas B: Uma viagem ao mundo mágico da Animação Stop-Motion
Orientador
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | O Ensino de Aplicações Informáticas B no curso de Ciências e Tecnologias: comunicar através das imagens
Orientador
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | Impact of mobile learning by using Artificial Inteligence based on virtual assistants, a case study of using Alexa AI virtual
assistant as an AI object and instrument in ADDIE model
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2018/09/01 - 2019/07 | O Ensino de Aplicações Informáticas B no curso de Línguas e Humanidades: Comunicar Audiovisualmente o Património
Orientador de Pedro Vidinha
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2017/12 - 2019/03/26 | Análise da Satisfação dos Formandos num curso de e-learning: Curso de Preparação em Práticas Empresariais
Orientador
|
Mestrado em Educação - Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2015/09/01 - 2019/03/07 | O estacionário como ferramenta do processo de design de comunicação
Coorientador de João Paulo Mourato
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | O Ensino de Aplicações Informáticas B no curso de Línguas e Humanidades: Comunicar Audiovisualmente o Património
Orientador
|
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016/09 - 2017/07 | Ensino de Formulários Web dinâmicos para acesso a ficheiros recorrendo à Aprendizagem Baseada em Projetos
Coorientador de João Manuel Almeida
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2015/09/01 - 2016/07 | Utilização da estratégia Pair Programming no ensino da programação de sistemas de comunicação com recurso a sockets
Coorientador de Sandra Sousa
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2014/09/01 - 2015/07 | Consolidação de Conhecimentos de Programação: Aplicação Web com Acesso a Base de Dados
Coorientador de Inês Plácido
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2013/09/01 - 2014/08/31 | Seminário de Integração Profissional IV e V
Coorientador
|
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2013/09/01 - 2014/08/31 | Seminário de Integração Profissional IV e V
Coorientador
|
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2013/09/01 - 2014/07 | Consolidação de Conceitos de Bases de Dados com Recurso à Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto
Coorientador de Carla Silva
|
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2012/09/01 - 2013/08/31 | Seminário de Integração Profissional IV e V
Coorientador
|
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2012/09/01 - 2013/08/31 | Seminário de Integração Profissional IV e V
Coorientador
|
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2012/09/01 - 2013/08/31 | Seminário de Integração Profissional IV e V
Coorientador
|
Licenciatura em Educação e Formação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2012/09/01 - 2013/08/31 | Seminário de Integração Profissional IV e V
Coorientador
|
Licenciatura em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2012/09/01 - 2013/08/31 | Seminário de Integração Profissional IV e V
Coorientador
|
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2012/09/01 - 2013/08/31 | Seminário de Integração Profissional IV e V
Coorientador
|
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2011/09/01 - 2012/08/31 | Seminário de Integração Profissional IV e V
Coorientador
|
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2011/09/01 - 2012/08/31 | Seminário de Integração Profissional IV e V
Coorientador
|
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2010 - 2010 | Integração de Tecnologias Móveis em Contexto Educativo
Coorientador
|
Mestrado em Ensino da Informática (Outra)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Comissão Organizadora do VII Jornadas dos Mestrados em Ensino (2020)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2019 - Atual | V Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI) (2019/10/21 - 2019/10/21)
Seminário
|
Editora Positivo, Brasil |
2019/07/15 - 2019/07/17 | CIEAE2019 - III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (2019/07/15 - 2019/07/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Seminário de apresentação de partilha de experiências de programação e robótica no ensino básico. (2019 - 2019)
Seminário (Coorganizador)
|
|
2019 - 2019 | ¿ Seminário “Teaching computer science as an integral part of science, mathematics and humanities” (2019/01/28 - 2019/01/28)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2018/09/06 - 2018/09/08 | ticEDUCA2018 - V Congresso Internacional TIC e Educação (2018/09/06 - 2018/09/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2017 - 2017 | ticEDUCAJunior2017, V Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2017 - 2017 | Seminário Nacional de Ambientes Educativos Inovadores: "Da sala de aula do futuro à escola do presente" (2017/02/18 - 2017/02/18)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2016/09/08 - 2016/09/10 | ticEDUCA2016 - IV Congresso Internacional TIC e Educação (2016/09/08 - 2016/09/10)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2016/07/11 - 2016/07/13 | CIEAE2016 - II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (2016/07/11 - 2016/07/13)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2016 - 2016 | Seminário “Designing the Future School” (2016/02/27 - 2016/02/27)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2016 - 2016 | Seminário Inovação Pedagógica no Ensino Superior: E-learning e Tecnologias Digitais (2016/02/25 - 2016/02/26)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2016 - 2016 | Inauguração do Future Teacher Education Lab (2016/04 - 2016/04)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2015/03 - 2015/03 | Seminário de Boas Práticas “Tecnologias Digitais nas Bibliotecas Escolares” (2015/03 - 2015/03)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2015 - 2015 | ticEDUCAJunior2015, IV Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário (2015 - 2015)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2014/05/14 - 2014/05/14 | Seminário “Ensinar Informática nos Ensinos Básico, Secundário e Profissional - Tendências e Perspetivas (2014/05/14 - 2014/05/14)
Seminário
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2014 - 2014 | ticEDUCAJunior2014, III Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário (2014 - 2014)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2014 - 2014 | Seminário de Boas Práticas “Tecnologias Digitais nas Bibliotecas Escolares” (2014/02/03 - 2014/02/03)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2013/07/15 - 2013/07/17 | CIEAE2013 - I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (2013/07/15 - 2013/07/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2013 - 2013 | ticEDUCAJunior2013, II Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário (2013 - 2013)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2013 - 2013 | Seminário “Ensino Profissional: Boas Práticas Inovação, e Empreendedorismo” (2013/02/15 - 2013/02/15)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2013 - 2013 | Seminário “Tecnologias Digitais nas Bibliotecas Escolares" (2013/04/15 - 2013/04/15)
Seminário
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2012/11/30 - 2012/12/02 | ticEDUCA2012 - II Congresso Internacional TIC e Educação (2012/11/30 - 2012/12/02)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01/24 | Tecnologias Digitais na Resolução de Problemas de Matemática: Uma Experiência de Ensino no 5.º Ano do Ensino Básico
Arguente principal
|
Ana Cláudia Correia da Conceição Simões (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2024/01/24 | As Potencialidades da Plataformas de Aprendizagem Adaptativa Rhapsode em Contexto Empresarial
Arguente principal
|
Pedro Rocha (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2024/01/05 | Pensamento Computacional no Currículo da Matemática no 1º Ciclo
Presidente do júri
|
David Mesquita Rua (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2023/12/19 | Estratégias de Dinamização de Formação Profissional Online
Arguente principal
|
Afonso Costa (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2023/12/14 | A aprendizagem da função quadrática com recurso aos geogebra classroom e as atitudes dos alunos face à matemática
Presidente do júri
|
Ana Cristina Oliveira Brito Bandeira Martins (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2023/12/12 | O Ensino do módulo de Sistema Operativo Servidor na disciplina de Sistemas Operativos
Presidente do júri
|
Ricardo Rita (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2023/12/11 | A metodologia Project Based Learning e a aprendizzagem de edição e manipulação de imagem digital
Arguente principal
|
Carina Conduto (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2023/12/06 | O Contributo do Projeto IngloRobótica no Desenvolvimento do Pensamento Computacional dos Alunos do 1.º Ano de Escolaridade
Presidente do júri
|
Maria João Seruca (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2023/12/06 | Contar Histórias através de Animação em Stop Motion
Presidente do júri
|
Amâncio Ferreira (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2023/12/04 | Ensino de programação em Linguagem "C/C++" com Arduíno Uno e Plataforma TinkerCad
Arguente principal
|
António Almeida (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal |
2023/11/30 | Ambientes Educativos Inovadores: Os ìndices de Sentido de Autoeficácia dos Professores Utilizadores
Presidente do júri
|
Elaine Cristina da Silva Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2023/11/29 | O Papel e o lugar das TIC no processo de ensino e aprendizagem à luz dos princípios da do Movimento da Escola Moderna.
Arguente
|
Ricardo Vilhena (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2023/07/24 | Desenvolvimento de competências do Pensamento Computacional através da utilização do micro:bit na disciplina de Tecnologias
da Informação e Comunicação
Presidente do júri
|
Pedro Miguel Duque Brandão (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2023/07/21 | Ensino de Sistemas de Comunicação Baseados em Web Sockets
Orientador
|
Luís Miguel Franganito (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2023/06/04 | Avaliação de Jogos Educativos: Propostas de uma Aplicação Digital
Arguente principal
|
Maria Helena Reis (Doutoramento) |
2023/05/07 | VALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL DE ALUNOS NO FINAL DO 1.º CEB
Orientador
|
Maria José Calado Costa (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2023/05/05 | QUE TAL FALAR NA MINHA LÍNGUA? EDUCAÇÃO, LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO E APROPRIAÇÕES CRÍTICAS EM ARTICULAÇÃO COM A BNCC
Arguente principal
|
Aline Alvares Machado (Doutoramento)
Universidade Técnica Federal do Paraná, Brasil
|
2023/01/10 | Gamificação nas Práticas Pedagógicas Docentes
Presidente do júri
|
Tadeu Alves Carielo (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2023/01/05 | "O contributo da formação contínua para o desenvolvimento de competências digitais
nos professores"
Presidente do júri
|
Helena Ribeiro de Oliveira Caetano (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/12/28 | Integração das Tecnologias Digitais aos Livros Didáticos
Presidente do júri
|
Carlos Zanchetta Oliveira (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/12/21 | Utilização de Plataformas de Gestão de Aprendizagem pelos Docentes do Baixo Alentejo
Orientador
|
Maria Manuela de Sousa Pereira (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/12/19 | As Tecnologias Emergentes e os Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
Presidente do júri
|
Mário Duarte Barbosa Lima (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/12/19 | "Green City – For a Better Life - Introdução à programação de
objetos tangíveis com Project Based Learning"
Presidente do júri
|
José Augusto da Rocha Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/12/07 | Introdução à Programação e à Robótica Educativa no Ensino Básico através da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas
Arguente principal
|
João Paulo Nogueira de Castro Freitas (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/12/05 | A Produção Audiovisual e o seu Ensino Básico com recurso a Metodologias Ativas de Aprendizagem
Presidente do júri
|
Sérgio Manuel Batata (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/11/23 | "PRÁTICAS RECOMENDADAS PARA A OFERTA DE RECURSOS DIGITAIS ACESSÍVEIS
NO MOODLE: UM ESTUDO COM DUAS UNIDADES CURRICULARES DO ENSINO SUPERIOR"
Orientador
|
Fernando Barreira da Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/11/22 | UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA GESTÃO ESCOLAR: UM ESTUDO COM DIRETORES ESCOLARES DE UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NO
BRASIL
Presidente do júri
|
Antoniel Borges Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/11/21 | Um projeto de Inclusão Digital em cenário pandémico: Academia Digital para Pais
Presidente do júri
|
Susana Márcia da Graça Senos (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/11/04 | Laboratório remoto de tratamento de água como recursodidático para o ensino das ciências
Presidente do júri
|
Armando Luiz Costa da Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/07/26 | "Aprendizagem de Sistemas Operativos através de Problem Based
Learning"
Presidente do júri
|
Sandra Marina Abalde Henriques (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/07/22 | Os contributos do ensino da multimédia através da aprendizagem baseada em projetos para a literacia mediática dos alunos
Orientador
|
Rui Paulo Figueiredo cunha (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/07/13 | EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: USO DE SIMULADOR NA AVALIAÇÃO EXTERNA INSTITUCIONAL E DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL
Arguente principal
|
Tânia Soares (Doutoramento)
UNINTER Educacional SA, Brasil
|
2022/07/11 | REFERENCIAL PARA O DESIGN DE MOOC (MASSIVE OPEN ONLINE COURSES) NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES NO CONTEXTO PORTUGUÊS
Arguente
|
Carolina Batalha de Oliveira Pascoal Amado (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/07/05 | A avaliação mediada por tecnologias digitais no ensino superior brasileiro
Presidente do júri
|
Maria Fernanda Tavares Gédéon Bandarra (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/05/10 | "Ambientes Educativos Inovadores: Um Diferencial no Ensino Secundário para a Inserção de
Jovens no Mercado de Trabalho"
Presidente do júri
|
Wagner Rodrigues Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/03/16 | A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL
Arguente
|
Uaiana e Silva Prates (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/03/02 | Plataformas de Ensino com uma Componente Lúdica: Um Estudo de Caso
Presidente do júri
|
Luciane de Novaes Santos Tosin (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/02/25 | O Uso de Learning Analytics Para a Organização e o Desenvolvimento Curricular em Cursos Online
Arguente principal
|
Ísis Alves de Farias (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/02/14 | Pensamento Computacional dos Alunos no Final do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Helena Sofia Coelho Monge Davide (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/02/10 | Edição e Tratamento de Imagens Digitais - Projeto “Promover Alhandra
Presidente do júri
|
Patrícia Alexandra Sardinha Aleixo (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/02/09 | Criação de Animações Multimédia com Carácter Científico no Desenvolvimento do Pensamento Computacional na Disciplina de Aplicações
Informáticas B
Orientador
|
António da Silva Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/02/08 | Ensino de Estruturas de Dados Estáticas através do desenvolvimento de um jogo para a promoção da igualdade de género
Presidente do júri
|
Rui Alberto Carvalho Delgado (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/02/05 | O docente e a apropriação do uso das TIC na transformação de suas práticas pedagógicas
Arguente principal
|
Regina Carteano Bandeira (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/02/04 | O modelo TPACK na formação de Professores para atuarem em Educação a Distância
Orientador
|
Priscilla Ramos Lara Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/02/03 | Ensino Remoto de Emergência Percepção do impacto emocional nas crianças, pais e professores do ensino fundamental II
Presidente do júri
|
Wendell Ricardo de Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2022/01/27 | Desenvolvimento de competências de pensamento computacional através da criação de animações usando ambiente de Programação
Scratch
Presidente do júri
|
Diogo Francisco Pires Diniz (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2021/09/17 | PROPOSTA DE UM SIMULADOR PARA UM CURSO SUPERIOR DE INVESTIGAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Arguente principal
|
Daniele Assad Gonçalves (Mestrado)
UNINTER Educacional SA, Brasil
|
2021/09/15 | E-STEM2D: BASES DE (RE)CONEXÃO PARA O CONTEXTO ATUAL DA EDUCAÇÃO COM TECNOLOGIAS
Arguente principal
|
Anselmo Daniel Campos Almeida (Mestrado)
UNINTER Educacional SA, Brasil
|
2021/07/28 | Aprendizagem de Animação 3D
Presidente do júri
|
João Miguel Ganhão Nunes Martins (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/07/27 | Ensino de Sistemas Operativos com recurso à virtualização
Orientador
|
Almerindo Bogas Morais (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/07/26 | O desenvolvimento de jogos no ensino da programação a alunos do 1º ano do curso profissional TGPSI
Presidente do júri
|
Flávio Fonseca da Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/06/14 | USO DE OBJETOS TANGÍVEIS PROGRAMÁVEIS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA PROGRAMAÇÃO
Arguente
|
Cláudia Sofia Catarino Correira Barata (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/05/12 | O papel das tecnologias digitais numa escola inserida numa zona com dificuldades económicas e de integração socioeducativa.
Um estudo com populações de origem africana
Vogal
|
Maria João Cruz (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/05/05 | Estratégias Pedagógicas de Integração de Realidade Aumentada no Processo de Ensino e Aprendizagem
Arguente principal
|
Carlos Daniel Constantino (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/04/26 | Redes de Comunicação: A liberdade sem fios - Configuração de Redes Wireless
Orientador
|
Jorge Manuel Figueiredo da Costa e Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/04/20 | O Desenvolvimento da Sensibilidade Estética na Edição e Manipulação de Imagem Digital
Presidente do júri
|
Rita Cristina Pereira Rua Custódio Martins (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/04/19 | Os ambientes virtuais no suporte ao trabalho colaborativo entre docentes
Orientador
|
Maria Lisete Vicente Lapa (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/04/13 | Advantages of using User Experience Design concepts in the creation of e-learning courses
Presidente do júri
|
José Ricardo Gomes da Silva Leite (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/03/30 | ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: LIMITES E POSSIBILIDADES NAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UM CURSO DE BACHARELADO
EM DIREITO
Arguente principal
|
Ana Railene Siqueira (Mestrado)
UNINTER Educacional SA, Brasil
|
2021/03/02 | Percepção dos alunos acerca da eficácia das ferramentas do AVA Solar 2.0 no processo de aprendizagem
Presidente do júri
|
Bianca Martins (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/02/23 | Potencial do jogo Minecraft como ferramenta para a aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Hugo Miguel Roxo (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/02/21 | "(Des)Ligad@s: adaptação de Atividades Desligadas ao Ensino Remoto
de Emergência em tempos de pandemia"
Orientador
|
Joana Maria Ferrer Lúcio Paulo Leitão Pardal (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/02/19 | Ambientes Educativos Inovadores: Visão sobre o espaço, metodologias e o valor da formação contínua.
Arguente
|
José Marques (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/02/17 | O desenvolvimento da competência criatividade no currículo do ensino superior online
Orientador
|
Carolina Abdalla Freitas (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/02/10 | Metodologias Ativas na educação superior: Implementação das metodologias sala de aula invertida e aprendizagem baseada em
problemas
Orientador
|
Laís Rafaella Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/02 | Uso das TIC’s no aprendizado de teoria musical para o canto coral
Presidente do júri
|
Marcelo Vizani Calazan (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/02 | O Docente e a apropriação das TIC na transformação das suas práticas pedagógicas.
Arguente principal
|
Regina Bandeira (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/02 | Aplicação da Robótica na Resolução de Problemas: Reflexões para a Aprendizagem Inicial de Programação no Ensino Básico
Orientador
|
Ana Maria Germano Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2021/02 | O Ensino de PHP em páginas Web dinâmicas através do desenvolvimento de um “Fórum Online sobre património cultural
Presidente do júri
|
Graça Maria Cardoso (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/12/11 | Proposta de um simulador computacional com recursos da mineração de dados para predição de evação discente em cursos de engenharia
– EaD: um estudo de caso
Arguente principal
|
Moacir Gomes da Silva (Mestrado)
UNINTER Educacional SA, Brasil
|
2020/12 | Ingredientes para um dia em grande – Edição de vídeo e som. Tecnologias de Informação e Comunicação 7º ano
Presidente do júri
|
Ana Margarida Pires (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/12 | Caracterização da percepção e do uso de tecnologias digitais na prática pedagógica de um conjunto de professores da área de
nutrição.
Presidente do júri
|
Francine Borges Provete (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/11/04 | Educação no trânsito: uma proposta para um curso inovador na modalidade a distância
Arguente principal
|
Valdilson Aparecido Lopes (Mestrado)
UNINTER Educacional SA, Brasil
|
2020/07 | O desenvolvimento de projetos de modelação 3D na promoção do desenvolvimento o pensamento computacional.
Presidente do júri
|
Dália Lopes Pereira (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/07 | O Ensino de Aplicações Informáticas B: Uma viagem ao mundo mágico da Animação Stop-Motion.
Orientador
|
Anabela Silva Morouço (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/07 | Alegoria da Caverna de Platão: Um Projeto de Produção Audiovisual na Disciplina de Aplicações Informáticas B
Orientador
|
Alexandrina Graçoeiro Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/06/17 | As dimensões da avaliação online num curso de pós-graduação em marketing no Brasil.
Arguente principal
|
Patrícia Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/06/15 | Estratégias de ensino-aprendizagem com tecnologias de informação e comunicação em escolas públicas de Curitiba.
Presidente do júri
|
Fernanda Sousa Lopes (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020/05/29 | Heutagogical characteristics and applied strategies for italian language acquisition of learners in language massive open
online courses
Vogal
|
Nikolleta Agonács (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020 | Ensino da programação informática para estudantes de arquitetura: aplicação do modelo instrutivo 4C/ID e seus efeitos nos
conhecimentos, motivação e aprendizagem autodirigida.
Vogal
|
Thiago Bessa Pontes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2020 | A tutoria presencial e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem superior em EAD: A construção de um curso
de formação de tutores presenciais de polo.
Arguente principal
|
Marlon Richard Alves Pillonetto (Mestrado)
UNINTER Educacional SA, Brasil
|
2020 | Coordenar, supervisionar e orientar: os desafios educacionais e tecnológicos do pedagogo no contexto escolar de São José dos
Campos – SP.
Orientador
|
Daniel Vecchio Alves (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019/12/17 | Avaliação do desempenho docente para técnicos de ensino da educação profissional no Brasil.
Arguente principal
|
Silvana Mara Bernardi Rizzoto (Mestrado)
UNINTER Educacional SA, Brasil
|
2019/11/21 | Mobile Learning e Programação: O Desenvolvimento de Apps Como Metodologia para a Aprendizagem da Programação em Contexto Universitário
Vogal
|
Elizabeth Alves Andrade (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019/04/09 | Utilização do Software Alice na Aprendizagem da Programação: Efeitos sobre os Conhecimentos e o Raciocínio Lógico
Arguente
|
Joana Martinho Costa Pardal (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019/03/26 | Análise da Satisfação de Formandos num Curso de e-elarning: Curso de preparação em práticas empresariais.
Orientador
|
Ana Raquel Carvalho (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019/01/08 | O papel da arte tecnologia na caracterização da cidade como espaço inovador de aprendizagem
Arguente principal
|
Soraya Vasconcelos (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019/01/08 |
Os recursos tecnológicos como potenciadores de aprendizagem e as necessidades educativas doa atletas de alto rendimento em
idade escolar obrigatória
Arguente principal
|
Ana Carmos (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | Qualidade em e-learning e seu impacto na evasão: Estudo de caso de uma capacitação profissional assíncrona
Arguente
|
Ana Cláudia Laumonier Marques (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | Como o uso das TIC e da tecnologia 3D (maquete), podem contribuir no processo interdisciplinar do aprendizado, no ensino fundamental,
levando-se em conta a BNCC?
Arguente principal
|
Ricardo Zardo Natalicchio (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | A Integração das TIC no Contexto da Formação de Professores no Brasil: Uma Análise das Grades Curriculares dos Cursos de Pedagogia
de Universidades Públicas Federais Brasileiras.
Arguente principal
|
Elaine da Silva Goulart (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | Estudo exploratório sobre o uso da robótica educacional e laboratórios remotos no ensino de programação I em curso superior.
Arguente
|
Anselmo Pestana Ribeiro Costa (Mestrado)
Instituto de Matemática e Instituto Tércio Pacciti, Universidade Federal do Rio de Janeiro , Brasil
|
2019 | Project Based Learning e Robótica Educativa.
Presidente do júri
|
Joel Correia (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | O Ensino de Aplicações Informáticas B no curso de Línguas e Humanidades: Comunicar Audiovisualmente o Património
Orientador
|
Pedro Miguel Farinha Vidinha (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | O Ensino de Arquitetura de Computadores: Dificuldades na Montagem e Configuração de Computadores.
Presidente do júri
|
Vasco Fernandes (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2018/07/27 | Metodologias/métodos de aprendizagem das tecnologias assistivas do espaço multifuncional
Arguente principal
|
Ilka Letícia Almeida (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2018/07/20 | Levearing Childbirth Knowledge Acquisition and Facilitating Informed Decision-making
Arguente principal
|
Carla Leite (Outro)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/06/27 | Introdução ao b-learning num centro de formação profissional
Arguente principal
|
Érica Marcelle Gonçalves Terra (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2018/06/26 | Intervenção pedagógica sobre páginas web dinâmicas
Arguente principal
|
Luís Miguel da Palma Gomes (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2018/05/02 | Formação de docentes por adesão voluntária através de oficinas virtuais : uma solução viável?
Arguente principal
|
Orian Kubaski (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Comissão Científica do V Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação - WAlgProg / 2019 | Brazilia |
2019 - 2019 | V Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI) | Curitiba |
2018/09/06 - 2018/09/08 | ticEDUCA2018 - V Congresso Internacional TIC e Educação | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
2017 - 2017 | ticEDUCAJunior2017, V Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário, subordinado ao tema “Práticas do Futuro na Escola de Hoje” | Lisboa |
2015 - 2015 | ticEDUCAJunior2015, IV Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário, subordinado ao tema “Educação 3.0” | Lisboa |
2014 - 2014 | ticEDUCAJunior2014, III Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário, subordinado ao tema “Aprender, Participar e Inovar”. | Lisboa |
2013 - 2013 | ticEDUCAJunior2013, II Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário, subordinado ao tema “Aprender para Inovar, Inovar para Aprender” | Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | Emerging Science Journal (2610-9182) | Ital Publication |
2020 - Atual | Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento (2318-8839) | UNICAMP |
2020 - Atual | ETD - Educação Temática Digital (1676-2592) | Universidade Estadual de Campinas |
2020 - Atual | Informatics in Education (2335-8971) | Vilnius University |
2020 - Atual | Education Sciences (2227-7102) | MDPI |
2019/05 - Atual | Revista Brasileira de Informática na Educação (1414-5685) | Sociedade Brasileira de Computacao - SB |
2019 - Atual | Journal of Information Technology Education: Innovations in Practice (2165-316X) | Informing Science Institute |
2019 - Atual | Journal of Information Technology Education: Research (1539-3585) | Informing Science Institute |
2019 - 2019 | REVISTA INTERSABERES (1809-7286) | Revista Intersaberes |
2018 - 2019 | Sysiphus - Journal of Education (2182-8474) | Institute of Education |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Consultoria no âmbito do projeto TEIP - Territórios de Intervenção Prioritária do Ministério da Educação. | Agripamento de Escolas da Baixa da Banheira, Portugal |
2019/01 - 2019/06 | Consultadoria a Camara Municipal de Cascais na Implementação do Projeto ‘Sala de Aulas Inovadora’ a realizar em 8 escolas do ensino básico e secundário. | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Participação no grupo de trabalho e discussão no âmbito do Projeto Internacional TeachUp a convite da Direção-geral da educação. | Direção-geral da educação, Portugal |
2018/05 - 2019 | Consultoria à Editora Positivo Ltda. (Brasil) para a implementação do Projeto Piloto Espaços de Aprendizagem Inovadores. Protocolo estabelecido entre o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Editora Positivo Ltda. (Brasil) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2018 - 2018 | Participação enquanto membro do centro de competência em tecnologias e inovação no grupo de trabalho que desenvolveu as orientações curriculares para as Tecnologias da Informação e Comunicação para o 1º ciclo do ensino básico. | Direção-geral da educação, Portugal |
2018 - 2018 | Participação no grupo de trabalho e discussão no âmbito do Projeto Internacional Mentep a convite da Direção-geral da educação | Direção-geral da educação, Portugal |
2017 - 2017 | Participação no grupo de trabalho que desenvolveu as linhas orientadoras para a iniciativa de programação e robótica no ensino básico a convite da Direção-geral da Educação. | Direção-geral da educação, Portugal |
2013/09 - 2014/09 | Colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, no âmbito do protocolo realizado entre o IEUL e a RBE. Esta colaboração operacionaliza-se em reuniões periódicas com os membros da equipa RBE; realização de seminários para professores bibliotecários; desenvolvimento de estudos de avaliação de projetos da Rede de Bibliotecas Escolares | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2012/01 - 2013/12 | Colaboração com a Universidade de Cabo Verde, no âmbito do projeto Museu Virtual da Educação de Cabo Verde | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/09/01 - Atual | Thematic Seminar I | Doctorate in Education in the Specialty of Information and Communication Technologies (Doutoramento) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2019/09/01 - Atual | Thematic Seminar II | Doctorate in Education in the Specialty of Information and Communication Technologies (Doutoramento) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2019/09/01 - Atual | Robótica Educativa I | Curso Pós-graduado de especialização em tecnologias e robótica no ensino básico (Pós-Graduação) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2013/09/01 - Atual | Didactics of Informatics I; Didactics of Informatics II; Didactics of Informatics III; Didactics of Informatics IV; Initiation to Professional Practice I; Initiation to Professional Practice II; Initiation to Professional Practice III Initiation to Professional Practice IV; | Master in Teaching Informatics (Mestrado) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2013/09/01 - Atual | Training in Learning Management Systems | Master in Education and Digital Technologies (Mestrado) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2020/02/01 - 2020/08/31 | Seminário de Orientação II | Mestrado em Educação na Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2016/09/01 - 2019/07/31 | Introduction to Programming; Project; Teaching Methodologies and Innovation | Postgraduate course in Programming Technologies and Methodologies in Primary Education (Especialização pós-licenciatura) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2012/09/01 - 2013/08/31 | Didactics of Informatics IV | Master in Teaching Informatics (Mestrado) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2012/09/01 - 2013/08/31 | Training Mediated by LMS Platforms | Master in Education in the specialty of ICT and distance learning (Mestrado) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2011/09/01 - 2012/08/31 | Didactics of Informatics IV | Master in Teaching Informatics (Mestrado) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2010/09/01 - 2011/08/31 | Didactics of Informatics IV | Master in Teaching Informatics (Mestrado) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2020/04 - Atual | Informing Science Institute | Revisor Associado |
2012 - Atual | National Association of Computer Science Teachers | Associado |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/01/01 - Atual | Member of the Scientific Committee of Master in Teaching Informatics
Coordenador
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2019/09/01 - Atual | Scientific Coordinator of the Postgraduate Specialization Course in Technology and Robotics in Basic Education
Coordenador
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2020/01 - 2020/08/31 | Coordinator of the Master's Degree in Education in the Specialty of Education and Digital Technologies
Coordenador
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2020/01 - 2020/08/31 | Member of the Scientific Committee of the Master in Teaching Informatics
Membro
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2013 - 2020/01 | Advisor to the scientific committee of the Master in Teaching Informatics Course
Consultor
|
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Evento regional de Lisboa, da 5ª edição do concurso Apps for Good promovido pelo CDI-Portugal. | CDI - Portugal, Portugal |
2019 - Atual | Membro do júri do concurso “Clube Robot PES” – Atribuição de prémios aos melhores trabalhos em programação e robótica desenvolvidos pelos alunos do 1º e 2º ciclos do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro | Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro, Portugal |
2019 - Atual | Membro do júri dos processos de análise de candidaturas e seleção de candidatos para o curso pós-graduado em tecnologias e robótica no ensino básico. | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2018 - Atual | Membro do júri dos processos de análise de candidaturas e seleção de candidatos para o curso de mestrado em ensino de informática | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2015 - Atual | Membro do Júri das provas de aptidão profissional dos estudantes do curso profissional de técnico de gestão e programação de sistemas informáticos. Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro | Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro, Portugal |
2019/06/01 - 2019/06/01 | Membro do Júri do Concurso " Clubes de Programação e Robótica 2018/2019" | Direcção Geral de Educação, Portugal |
2019/05/06 - 2019/05/17 | Membro do Júri de atribuição de Bolsa de Investigação para Doutor - Projeto 'Implementação de um espaço inovador de aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico' | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2019/02/28 - 2019/02/28 | Membro do Júri de atribuição de Bolsa de Apoio ao Doutoramento no Ramo de Educação, na área de especialidade Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, no quadro de apoio à unidade curricular Educação e Habitats Digitais do Mestrado em Educação, especialização em Educação e Tecnologias Digitais. | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
2012 - 2016 | Membro do Júri das provas de aptidão profissional dos estudantes do curso profissional de técnico de gestão e programação de sistemas informáticos. Escola Profissional de Tecnologia Digital | Escola Profissional de Tecnologia Digital, Portugal |
2012 - 2014 | Membro do Júri das provas de aptidão profissional dos estudantes do curso profissional de técnico de informática de gestão | Escola Secundária de Sacavém, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2011/09/01 - 2012/08/31 | Supervisão Pedagógica (Professor Cooperante) | Ana Isabel Almeida |
2010/09/01 - 2011/08/31 | Supervisão Pedagógica (Professor Cooperante) | Ana Matos |
Distinções
Prémio
2018 | ICICTE2018- Poster Session Award
ICICTE - International Conference on Information Communication Technologies in Education, Grécia
|