???global.info.a_carregar???
Sara Aboim. Concluiu o Doutoramento em Educação em 2015 pela Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. Realizou o Mestrado em Biologia e Geologia em Contexto Escolar, em 2011, pela Universidade do Porto e é Licenciada em Biologia - ramo educacional, 2003, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Publicou vários artigos em revistas especializadas. É investigadora no Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), sendo investigadora responsável pelo projeto de investigação "EI.STEAM: explorar e inovar para uma educação STEAM". Atua na área de Ciências Naturais com ênfase nas Ciências da Terra e do Ambiente e na Didática das Ciências Naturais. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Didática das Ciências Naturais; Educação em Ciências; Formação de professores . Sara Aboim. She completed her PhD in Education in 2015 at Universidade Portucalense Infante Dom Henrique. She completed her Master's degree in Biology and Geology in a School Context in 2011 at the University of Porto and has a degree in Biology - educational branch, 2003, from the Faculty of Sciences of the University of Porto. She is a Visiting Assistant Professor at the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto. She has published several articles in specialised magazines. She is a researcher at the Centre for Research and Innovation in Education (inED), where she is responsible for the research project "EI.STEAM: exploring and innovating for STEAM education". She works in the field of Natural Sciences, with an emphasis on Earth and Environmental Sciences and the Didactics of Natural Sciences. In her Ciência Vitae CV, the most frequent terms used to contextualise her scientific, technological and artistic-cultural production are: Didactics of Natural Sciences; Science Education; Teacher Training .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sara Aboim

Nomes de citação

  • Aboim, S.

Identificadores de autor

Ciência ID
1C1A-7351-BBB3
ORCID iD
0000-0002-7115-2998

Domínios de atuação

  • Ciências Naturais
  • Ciências Naturais - Ciências da Terra e do Ambiente

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2011 - 2015
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
"Aprendizagens autênticas nas Ciências da Natureza do 2º Ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com distinção
2009 - 2011
Concluído
Biologia e Geologia em Contexto Escolar (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"O ensino da biotecnologia no ensino secundário, numa perspetiva CTS" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2004 - 2005
Concluído
Biomedicina (Pós-Graduação)
Universidade de Coimbra, Portugal
16
1998 - 2003
Concluído
Biologia - ramo educacional (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/10/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2007/09/01 - 2018/09/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003/09/01 - Atual Professora do 3ºCEB e Secundário Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual BE-Smart: schools with mobile technology
xxx
Investigador
Centro de Investigação & Inovação em Educação (Ined), Portugal
Em curso
2018 - Atual Sabor da diversidade
xxx
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Em curso
2018 - 2021 EuroScitizen COST Action: European network, CH
xxx
Investigador
Em curso
2012 - 2015 SOS Abstrato: Sondar e Sentir o Ambiente para Desenvolver o Pensamento Abstrato
xxx
Investigador
Centro de Investigação & Inovação em Educação (Ined), Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/12/31 - 2023/12/31 EI. STEAM: explorar e inovar para uma educação STEAM
Investigador responsável
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Dias, B.; Couto, A.; Aboim, S.; Maia-Lima, C. (2021). Potencialidades e Limitações de Diferentes Ferramentas Digitais pa. "Potencialidades e Limitações de Diferentes Ferramentas Digitais para o Ensino à Distância das Ciências Naturais e da Matemática". Trabalho apresentado em INW21 CONFERENCE INTERCULTURAL WEEK, 2021.
    Publicado
  2. • Aboim, S.; Cruz, S.; Maia-Lima, C. (2021). As tecnologias modernas como instrumentos ao serviço do ensino da matemátic. "As tecnologias modernas como instrumentos ao serviço do ensino da matemática e das ciências naturais". Trabalho apresentado em INW21 CONFERENCE INTERCULTURAL WEEK, 2021.
  3. • Barros, P.; Aboim, S.; Maia-Lima, C.; Couto, A. (2021). Educar para a Sustentabilidade Ambiental: um estudo exploratór. "Educar para a Sustentabilidade Ambiental: um estudo exploratório desenvolvido no Ensino Básico". Trabalho apresentado em INW21 CONFERENCE INTERCULTURAL WEEK, 2021.
  4. Silva, M.J.; Aboim, S.; Pinto, A.; Teixeira, S.; Pereira, Maria Teresa. ""Sondar e Sentir o Ambiente para Desenvolver o Pensamento Abstrato: Avaliação das Potencialidades de Sensores Eletrónicos"". Trabalho apresentado em XV Simpósio Internacional de Informática Educativa, Viseu, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Alexandre Pinto; Ângela Couto; António Barbot; Cláudia Manuela Maia Lima; Sara Aboim; Rui Teles. "Professores e telemóveis: Da utilização pessoal à integração na sala de aula". Revista Portuguesa de Educação (2023): https://doi.org/10.21814/rpe.26306.
    10.21814/rpe.26306
  2. Sara Cruz; Cláudia Maia-Lima; Nuno Silva; Sara Aboim. "CONEXÕES E APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA NUMA UNIDADE CURRICULAR DO ENSINO SUPERIOR". Pratica 6 2 (2023): 9-15. https://parc.ipp.pt/index.php/elearning/article/view/5222.
    Publicado
  3. Angela Couto; Sara Aboim; Beatriz Mesquita Dias; Cláudia Maia-Lima. "Potencialidades e limitações de diferentes ferramentas digitais para o ensino remoto das Ciências Naturais e da Matemática". Sensos-e (2023): https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/4600.
    10.34630/SENSOS-E.V10I2.4600
  4. Cavadas, Bento; Aboim, Sara. "Using PhET™ interactive simulation plate tectonics for initial teacher education". Geoscience Communication 4 1 (2021): 43-56. http://dx.doi.org/10.5194/gc-4-43-2021.
    10.5194/gc-4-43-2021
  5. Afonso, Lisa; Aboim, Sara; Pessoa, Patrícia; Sá-Pinto, Xana. "The taste of biodiversity: science and sensory education with different varieties of a vegetable to promote acceptance among primary school children". Public Health Nutrition (2020): 1-9. http://dx.doi.org/10.1017/s1368980020004371.
    Publicado • 10.1017/s1368980020004371
  6. Silva, M.; Aboim, S.. "O milho como modelo biológico para explorar experimentalmente o conceito de biodiversidade intraespecífica no ensino básico". Indagatio Didactica 10 4 (2018): 57-66.
  7. Aboim, Sara; Maia-Lima, Cláudia; Couto, Angela. "The management of students' virtual money- sensibilisation and learning for life". Atas 3rd international conference on lifelong education and leadership for all (2017): 1120-27.
    Publicado
  8. Aboim, Sara. "Understanding Electricity in Daily-life Objects: An Approach to Empower Lifelong Problem Solving". Atas 3rd international conference on lifelong education and leadership for all (2017): 1076-1084.
    Publicado
  9. Aboim, Sara. "O uso das TIC na exploração dos conceitos de sedentarismo e atividade física em contexto de formação inicial de professores". XVII Encontro Nacional do Ensino das Ciências (2017): 241-243.
    Publicado
  10. Aboim, S.; Silva, M.J.. "OS SENSORES ELETRÓNICOS COMO INSTRUMENTOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDOS DE CASO NO ENSINO BÁSICO". Sensos 5 2 (2015): 29-46.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Milheiro, P., Aboim, S., Maia-Lima, C., & Couto, A., (2021). STS approach to change children's behavior in what concerns. "STS approach to change children's behavior in what concerns the consumption of plastic". In INTED2021 Proceedings, 10109-10114. 2021.
    Publicado
  2. "O trabalho experimental como estratégia promotora do pensamento crítico em crianças do 1º. ciclo do ensino básico". In Educação e Ciências – Interações e Desafios, 35-38. 2021.
    Publicado
  3. Leandro, V.; Pinto, A.; Aboim, S. (2021). As narrações multimodais no desenvolvimento profissional de professores em for. "As narrações multimodais no desenvolvimento profissional de professores em formação inicial". In Educação e Ciências – Interações e Desafios, 191-194. 2021.
    Publicado
  4. "STS APPROACH TO CHANGE CHILDREN'S BEHAVIOUR IN WHAT CONCERNS THE CONSUMPTION OF PLASTIC". {IATED, 2021.
    10.21125/inted.2021.2113
  5. Silva, Maria João; Aboim, S.; Teixeira, Sandra; Pinto, José Alexandre; Pereira, Teresa. "Using Senses and Sensors in the Environment to Develop Abstract Thinking: Evaluating the Utility and Usability of Electronic Sensors.". In ICT in Education, 133-149. Cham: Springer International Publishing, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-22900-3
  6. "Using Senses and Sensors in the Environment to Develop Abstract Thinking: Evaluating the Utility and Usability of Electronic Sensors". 2016.
    10.1007/978-3-319-22900-3_8
  7. Silva, Maria João; Aboim, Sara; Teixeira, Sandra; Pinto, José Alexandre; Pereira, Teresa. "Using Senses and Sensors in the Environment to Develop Abstract Thinking: Evaluating the Utility and Usability of Electronic Sensors". In ICT in Education, 133-149. Springer International Publishing, 2016.
    10.1007/978-3-319-22900-3_8
Edição de livro
  1. Pinto, José Alexandre; Silva, M.J.; Aboim, Sara; Aboim, Sara. Utilização de sensores eletrónicos no ensino experimental das ciências: mediação do desenvolvimento de práticas epistémicas e do pensamento abstrato.. Lisboa, Portugal: Encontro Nacional de Educação e Ciências. 2015.
  2. Silva, M.J.; Pinto, A.; Aboim, Sara; Lopes, J. B.; Cravino, J. P.. Using Simulations, Sensors and Senses to Link Abstract and Concrete Thinking in Experimental Science Teaching. Barcelona: EDULEARN. 2015.
  3. Silva, M.J.; Aboim, Sara; Costa, A.; Pinto, A.; Aboim, S.; Ramos, T.. Sensing the Environment with Human Senses and Electronic Sensors in Teachers Education. Porto, Portugal: International Ciongress on Environmental Health. 2014.
Livro
  1. Lisa Afonso; Sara Aboim; Patrícia Pessoa; Xana Sá-Pinto. (H)À Educação: rubricas de 2021. 2022.
    10.48528/YF5T-3P77
  2. Aboim, Sara. Preparar os Testes Ciências Naturais, 2º ciclo.. Portugal: Areal Editores. 2019.
    Publicado
  3. Cavadas, B., Sá-Pinto, X., Mestrinho, N., Aboim, S., Coelho da Silva, J.L., Ribeiro, N.. Pitchuko charmoso: propostas didáticas para explorar genética e evolução no ensino básico.. Portugal: Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação.. 2018.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Aboim, Sara. "The taste of biodiversity". Trabalho apresentado em European Science Education Research Association - ESERA, 2019.
Pré-impressão
  1. Patrícia Pessoa; Sara Aboim; Lisa Afonso; J. Bernardino Lopes; Xana Sá-Pinto. "Tasting to preserve: An educational activity to promote children’s positive attitudes towards intraspecific diversity conservation". 2023. https://doi.org/10.1101/2023.04.28.538702.
    10.1101/2023.04.28.538702
Resumo em conferência
  1. Aboim, Sara. "O sabor da biodiversidade: explorando a diversidade intraespecífica de plantas domésticas para promover literacia científica". Trabalho apresentado em I Fórum do Politécnico do Porto, 2019.
    Publicado
  2. Aboim, Sara. "O uso dos sensores eletrónicos no ensino das Ciências da Natureza.". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional Casa das Ciências, Porto, 2016.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/20 Estágio cumprido, mestrado escolhido... Antes ou depois: A influência da iniciação à prática profissional nas decisões dos estudantes da Licenciatura em Educação Básica I ENEB - I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
(Porto, Portugal)
2023/10/20 Alimentação saudável: desafios e sugestões para o Ensino Básico I ENEB - I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
(Porto, Portugal)
2019 O sabor da biodiversidade: explorando a diversidade intraespecífica de plantas domésticas para promover literacia científica. I Fórum do Politécnico do Porto
(Portugal)
2019 Ciências para o Conhecimento do Mundo Conferência Internacional de Educação Histórica e Patrimonial. P.Porto.
2018 Ciência Recreativa – um modo mais apelativo de chegar às crianças V Encontro Internacional Casa das Ciências
Casa das Ciências

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/06/27 - 2023/06/27 Dinamização do workshop “Alimentação saudável: desafios e sugestões”, para professores, em colaboração com a Liga Portuguesa contra o cancro. (2023/06/27 - 2023/06/27)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018 - 2018 Oficina de formação - A que sabe a diversidade? V Encontro Internacional Casa das Ciências
Universidade do Porto, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual Sensos
2020 - Atual Apeduc (2184-7436)
2021 - 2022 Interações (1646-2335)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/01/04 - 2024/01/04 Flash Courses: EDUCAÇÃO STEAM PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2021 - Atual Rubrica (H)À Educação - Universidade de Aveiro (H)À Educação: “Se eu sei que não gosto de tomate, porquê provar?”

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023 - Atual Membro da comissão científica no VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Membro
2022 - Atual Membro da comissão científica do VPCT2022.
Membro
2023/10/19 - 2023/10/20 Membro da comissão organizadora do IENEB - I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
Membro
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Escola Superior de Educação do Porto, Portugal