???global.info.a_carregar???
Amanda Rodrigues Franco concluiu o seu Doutoramento em Ciências da Educação (área de especialidade: Psicologia da Educação) em 2016, pela Universidade do Minho. Publicou 35 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulos de livros e 2 livros. Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Pensamento Crítico; Ensino Superior; Competências transversais; Avaliação; Halpern Critical Thinking Assessment; Real-World Outcomes; Formação de Professores; Práticas pedagógicas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Amanda Rodrigues Franco

Nomes de citação

  • Franco, Amanda

Identificadores de autor

Ciência ID
161C-244B-E617
ORCID iD
0000-0002-7758-4257

Endereços de correio eletrónico

  • ceaup.afranco@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2020 - 2023
Concluído
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
19
2016
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Pensamento crítico: Desenvolvimento e mediação no quadro das experiências académicas no Ensino Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2009
Concluído
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Penso, logo compreendo. Consciência metacognitiva de estratégias de leitura e compreensão de textos." (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
2007
Concluído
Ciência Psicológica (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, Portugal
Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, Portugal
2023 - 2023 Investigador (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2021 - 2022 Investigador (Investigação) Fulbright Association, Estados Unidos
NC State University, Estados Unidos
2021 - 2021 Investigador (Investigação) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - 2022 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/09/01 - 2020/08/31 Investigadora em Pós-Doutoramento (Bolsa FCT) Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) - Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal
2012/01/01 - 2016/05/20 Investigadora em Doutoramento (Bolsa FCT) Centro de Investigação em Educação (CIEd) - Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2010/09/01 - 2011/12/31 Investigadora Bolseira (Bolsa FCT) Centro de Investigação em Educação (CIEd) - Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2009/11/16 - 2010/05/31 Psicóloga Escolar Escola EB 2,3/S de Monte da Ola, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021 - 2022 A sustainable future for all: promoting university students' critical thinking in the frame of global citizenship education
Sem referência
Investigador
Fulbright Association
Concluído
2017/09 - 2020/08 O pensamento crítico e a formação universitária: Impactes no estudante e seu desempenho académico
SFRH/BPD/122162/2016
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) - Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012/01 - 2016/05 Pensamento crítico: Desenvolvimento e mediação no quadro das experiências académicas no ensino superior
SFRH/BD/76372/2011
Bolseiro de Doutoramento
Centro de Investigação em Educação (CIEd) - Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/09 - 2011/12 Grupo de Investigação VIII - Psicologia da Educação e Educação Especial: Dimensões e Dinâmicas da Aprendizagem e do Desenvolvimento
BI(8)/CIEd-UM/2010
Bolseiro de Investigação
Centro de Investigação em Educação (CIEd) - Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021 - 2021 Projeto EQuIPES -- Estudo de Qualidade e Inovação Pedagógica no Ensino Superior (PROJ/IPV/ID&I/022)
PROJ/IPV/ID&I/022
Bolseiro de Investigação
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Franco, Amanda. "Estudo de validação de instrumento para avaliar a disposição dos estudantes no ensino superior para pensar criticamente". Trabalho apresentado em 8.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa – CIAIQ2019, Lisboa, 2019.
    Publicado
  2. Sousa, Ana Sofia; Franco, Amanda R.; Vieira, Rui Marques. "O pensamento crítico: Da teoria à prática na formação de professores". 2018.
  3. Franco, Amanda. "O lugar do pensamento crítico no ensino superior pós Bolonha: Dados empíricos e considerações teóricas". Trabalho apresentado em Congresso "O Ensino Superior Pós Bolonha: Tempo de Balanço, Tempo de Mudança", Coimbra, 2017.
    Publicado
  4. Franco, Amanda. "Translating critical thinking skills to higher education". Trabalho apresentado em 11th annual International Technology, Education and Development Conference – INTED, Valência, 2017.
    Publicado
  5. Franco, Amanda Helena Rodrigues; Almeida, Leandro S.. "Critical thinking in college: differential analysis by academic year and scientific area". 2015.
  6. Casanova, Joana R.; Franco, Amanda; Araújo, Alexandra M.; Almeida, Leandro da Silva. "Pensamento Crítico: Metodologia e instrumentos de avaliação [Critical Thinking: Methodology and assessment tools]". Trabalho apresentado em III Seminário Internacional ¿Cognição, Aprendizagem e Desempenho" [III International Seminar ¿Cognition, Performance and Learning], 2015.
    Publicado
  7. Franco, Amanda. "The Future Problem Solving Program and creativity representations on adolescents". Trabalho apresentado em The Annual International Conference on Cognitive-Social and Behavioural Sciences - icCSBs 2014, Mersin, 2014.
    Publicado
  8. Franco, Amanda. "Mudam-se os tempos, mudam-se as necessidades: Novas competências para novas exigências do séc. XXI". Trabalho apresentado em VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária, Porto, 2012.
    Publicado
  9. Franco, Amanda. "Assessment of self-regulated attitudes and behaviors of introductory programming students". 2012.
  10. Ambrósio, Ana; Costa, Fábio Moreira; Almeida, Leandro S.; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Macedo, Joaquim. "Identifying cognitive abilities to improve CS1 outcome". 2011.
    10.1109/FIE.2011.6142824
  11. Dias, Anelise Silva; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Almeida, Leandro S.; Joly, Cristina. "Competências de estudo e pensamento crítico em alunos universitários". 2011.
  12. Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; Dias, Anelise Silva; Almeida, Leandro S.; Franco, Amanda Helena Rodrigues. "Competências de estudo e leitura em universitários". 2011.
  13. Franco, Amanda Helena Rodrigues; Dias, Anelise Silva; Almeida, Leandro S.; Joly, Cristina. "Competências de estudo e pensamento crítico : suas interacções". 2011.
  14. Franco, Amanda Helena Rodrigues; Rivas, Silvia F.; Saiz, Carlos; Almeida, Leandro S.. "Avaliação das competências cognitivas com o Inventário Real-World Outcomes of Critical Thinking em Portugal e Espanha : implicações metodológicas e educativas". 2011.
Artigo em revista
  1. Amanda R Franco; Rui Marques Vieira. ""Um aconchego de uma aula real": O desafio da humanização do ensino (à distância) no exercício da profissionalidade docente no ensino superior". INTERFACES DA EDUCAÇÃO (2021): https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5362.
    10.26514/inter.v12i34.5362
  2. Figueiredo, Maria Pacheco; Franco, Amanda. "Há aprendizagem que não seja ativa?! Definições, irresoluções, algumas provocações e demais considerações sobre aprendizagem ativa no ensino superior [Is there learning that is not active?! Definitions, irresolutions, some provocations and other considerations about active learning in higher education]". Interacções 17 58 (2021): 195-212. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/25214.
    Publicado • 10.25755/int.25214
  3. Franco, Amanda. "“Só para ensinar” ou “mais para aprender”? Reflexões, entre pares, sobre as (próprias) práticas pedagógicas no ensino superior: Análise das perceções dos professores sobre um programa de observação por pares". Indagatio Didactica (2020): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/20058.
    10.34624/ID.V12I3.20058
  4. Marco, Ricardo Antonio de; Santos, Gleberson de Santana dos; Sehnem, imone. "A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: Considerações e recomendações a partir de um estudo piloto". Revista Cocar 8 (2020):
    Publicado
  5. Lopes, Betina; Franco, Amanda; Vieira, Rui; Simões, Ana Raquel; Costa, Alberto. "¿Só para ensinar¿ ou ¿mais para aprender¿? Reflexões, entre pares sobre as (próprias) práticas pedagógicas no ensino superior: análise das percepções dos professores sobre um programa de observação por pares". Indagatio Didatica 12 3 (2020): 123-140.
    Publicado
  6. Franco, Amanda; Vieira, Rui Marques; Simões, Ana Raquel; Costa, Alberto; Ventura, Sónia P. M.; Neto, Victor; Carlos, Vânia; et al. "Is it "just to teach" or is it "more to learn"? Reflections, among peers, about (their own) pedagogical practices in higher education: Analysis of teachers¿ perceptions about a peer observation of teaching program". (2020): https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20058.
    https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20058
  7. Franco, Amanda. "Steering clear from ‘lost in translation’: cross-cultural translation, adaptation, and validation of critical thinking mindset self-rating form to university students". Studies in Higher Education (2019): http://dx.doi.org/10.1080/03075079.2019.1647414.
    10.1080/03075079.2019.1647414
  8. Azevedo, Ivete; Morais, Maria de Fátima; Cramond, Bonnie; Franco, Amanda. "Future problem solving program international and creativity: Perceptions of adolescents". (2019): http://hdl.handle.net/1822/62952.
  9. Seabra, Mónica; Franco, Amanda; Vieira, Rui Marques. "Estratégias Didático-Pedagógicas para Inovar no Ensino das Ciências: Desconstruindo Conceções Alternativas de Ciências". (2019): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/18791.
  10. Franco, Amanda. "How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking". Sinergias ED 9 (2019):
    Publicado
  11. Franco, Amanda. "Estratégias didático-pedagógicas utilizadas no ensino superior e a promoção do pensamento crítico: Práticas presentes e caminhos futuros". Revista de Investigación Educativa Universitaria 2 3 (2019): 117-132.
    Publicado
  12. Ricou, Miguel; Cordeiro, Silvia Amado; Franco, Amanda; Lobo, Cristina Costa. "The Identity of Psychology". The Psychologist: Practice & Research Journal 1 1 (2018): 1-15. http://dx.doi.org/10.33525/pprj.v1i1.25.
    Publicado • 10.33525/pprj.v1i1.25
  13. Franco, Amanda; Franco, Amanda Rodrigues; Costa, Patrício Soares; Almeida, Leandro S.. "Translation, adaptation, and validation of the Halpern Critical Thinking Assessment to Portugal: Effect of disciplinary area and academic level on critical thinking". Annals of Psychology (V.34, N.2) (2018): http://hdl.handle.net/1822/57001.
    http://dx.doi.org/10.6018/analesps.34.2.272401
  14. Franco, Amanda; Wechsler, Solange Muglia; Saiz, Carlos; Rivas, Silvia F.; Vendramini, Claudete Maria Medeiros; Almeida, Leandro S.; Mundim, Maria Celia; Franco, Amanda Helena Rodrigues. "Creative and critical thinking: Independent or overlapping components?". Thinking Skills and Creativity (V.27, N.March) (2018): http://hdl.handle.net/1822/56984.
    10.1016/j.tsc.2017.12.003
  15. Franco, Amanda R.. "World social science report 2016 - challenging inequalities: pathways to a just world". (2018): http://hdl.handle.net/10773/26796.
  16. Franco, Amanda; Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina; Franco, Amanda. "Educating for critical thinking in university: The criticality of critical thinking in education and everyday life". ESSACHESS - Journal for Communication Studies (2018): http://hdl.handle.net/10773/26785.
  17. Franco, Amanda; Franco, Amanda; Vieira, Rui Marques; Saiz, Carlos. "O pensamento crítico: As mudanças necessárias no contexto universitário". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (V.Extr., N.7) (2017): http://hdl.handle.net/10773/27255.
    https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.07.2233
  18. Franco, Amanda; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Costa, Patrício Soares; Almeida, Leandro S.. "Do critical thinkers drink too much alcohol, forget to do class assignments, or cheat on exams? Using a critical thinking measure to predict college students' real-world outcomes". Psychological Studies (V.62, N.2) (2017): http://hdl.handle.net/1822/51673.
    10.1007/s12646-017-0402-1
  19. Franco, Amanda; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Costa, Patrício Soares; Butler, Heather A.; Almeida, Leandro S.. "Assessment of undergraduates' Real-World Outcomes of critical thinking in everyday situations". Psychological Reports (V.120, N.4) (2017): http://hdl.handle.net/1822/50330.
    10.1177/0033294117701906
  20. Franco, Amanda; Esteves, Tiago; Ricou, Miguel Bernardo; Franco, Amanda Helena; Campina, Ana; Costa-Lobo, Cristina. "Identidade da psicologia: Revisão sistemática de uma década de literatura". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (V.Extr., N.4) (2017): http://hdl.handle.net/11328/2045.
    https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.04.2146
  21. Franco, Amanda. "What do Ode to Joy, the Nobel Peace Prize, umbrellas and cartoons have in common? Why critical thinking matters and how higher education moulds". Higher Education for the Future (V.3, N.1) (2016):
    10.1177/2347631115610231
  22. Franco, Amanda; Franco,Amanda; Almeida,Leandro da Silva; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Almeida, Leandro S.. "Real-World Outcomes and critical thinking: Differential analysis by academic major and gender". Paidéia (V.25, N.61) (2015): http://hdl.handle.net/1822/36488.
    10.1590/1982-43272561201505
  23. Monteiro, Sílvia; Almeida, Leandro; Cruz, José; Franco, Amanda; Monteiro,Sílvia; Almeida,Leandro de; Cruz,José; Franco,Amanda. "The relationship of personality, study practice and learning environments on excelent engineering students". (2015): http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/953.
  24. Franco, Amanda; Wechsler, Solange Muglia; Oakland, Thomas; León, Carmem; Vivas, Eleonora; Almeida, Leandro S.; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Pérez-Solís, María; Contini, Norma. "Test development and use in five Iberian Latin American countries". International Journal of Psychology (V.49, N.4) (2014): http://hdl.handle.net/1822/32331.
    10.1002/ijop.12068
  25. Franco, Amanda; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Almeida, Leandro S.; Saiz, Carlos. "Pensamiento crítico: Reflexión sobre su lugar en la enseñanza superior". Educatio Siglo XXI (V.32, N.2) (2014): http://hdl.handle.net/1822/30122.
    http://dx.doi.org/10.6018/j/202171
  26. Franco, Amanda. "Halpern Critical Thinking Assessment and real-world outcomes: Cross-national applications.". Thinking Skills and Creativity (V.7, N.2) (2012):
    10.1016/j.tsc.2012.04.001
  27. Franco, Amanda; Ambrósio, Ana Paula L.; Almeida, Leandro S.; Macedo, Joaquim; Santos, Alexandre; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Ambrósio, Ana Paula Laboissière; Almeida, Leandro da Silva; Franco, Amanda H.. "Programação de computadores: Compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos.". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación (V.19, N.1) (2011): https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/14795/5/Artigo%20-%20Ana%20Paula%20Laboissi%C3%A8re%20Ambr%C3%B3sio%20-%202011.pdf.
  28. Franco, Amanda; Almeida, Leandro S.; Franco, Amanda Helena Rodrigues. "Critical thinking: Its relevance for education in a shifting society". Revista de Psicología (V.29, N.1) (2011): http://hdl.handle.net/1822/15482.
  29. Franco, Amanda. "Avaliação psicológica ao serviço da sociedade: Um projecto nas forças policiais na área da inteligência". Revista de Psicologia Militar Setembro 20 (2011): 121-132.
    Publicado
  30. Macedo, J.; Ambrósio, A.P.; Almeida, Leandro; Franco, Amanda; Santos, Alexandre. "Compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 19 (2011): 185-197.
    Publicado
  31. Franco, Amanda. "Psychological tests and assessment in Portugal". Testing International 24 December (2010):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Franco, Amanda. "O pensamento crítico na formação de professores: Uma proposta para o ensino superior". In Panorama actual de la enseñanza de las ciencias, editado por Educación Editora. Espanha, 2019.
    Publicado
  2. Franco, Amanda. "Qual a relevância do pensamento crítico no mundo atual?". In (H)À educação: Rubricas de 2018. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2019.
    Publicado
  3. Franco, Amanda. "Definição e medida do pensamento crítico". 2017.
  4. Franco, Amanda; Monteiro, Sílvia; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Soares, Diana Lopes; Aracil, Adela García; Almeida, Leandro S.. "Beating the odds in university, labor market and life: The role of higher education in times of socioeconomic change". Nova Science Publishers, Inc., 2017.
  5. Franco, Amanda. "Teaching critical thinking to promote learning". 2015.
  6. Franco, Amanda. "O psicólogo escolar face aos desafios da escola de futuro". Portugal, 2013.
Edição de livro
  1. Figueiredo, Maria Pacheco; Franco, Amanda. Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu [Pedagogy in Higher Education: Achievements and concerns at the Polytechnic Institute of Viseu]. Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4
  2. Sustainable Pedagogical Research in Higher Education. Reino Unido. 2021.
  3. Almeida, Leandro S.; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Soares, Diana L.. Atas do I Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Rendimento. Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd). 2014.
    Editor
  4. Franco, Amanda. Actas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga, Portugal: Universidade do Minho. 2013.
    Publicado
  5. Franco, Amanda. Actas do II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”. Braga, Portugal: CIEd | Instituto de Educação | Universidade do Minho. 2012.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Gomes Dias, Alfredo; Franco, Amanda; Coelho, Dalila P.; Costa, Joana; Cardoso, Jorge; Coelho, La Salete; Silva, Miguel; et al. "Edição comemorativa". Sinergias - Diálogos para a transformação social (2020):
    Publicado
Livro
  1. Guerra, Cecília; Franco, Amanda; Seabra, Mónica. IAPHE’18: Innovative Academic Practices in Higher Education. UA Editora. 2018.
Poster em conferência
  1. Franco, Amanda. "Educação para o desenvolvimento e para a cidadania global crítica: Uma área de investigação emergente". Trabalho apresentado em III Fórum CIDTFF: 25 anos de investigação em educação, 2019.
  2. Franco, Amanda. "O pensamento crítico na UA: Mapeamento da produção científica". Trabalho apresentado em III Fórum CIDTFF: 25 anos de investigação em educação, 2019.
  3. Franco, Amanda. "Pensamento crítico no ensino superior: Processos de avaliação e promoção". Trabalho apresentado em II Fórum CIDTFF: Construindo um compromisso com a ciência aberta, 2018.
  4. Franco, Amanda. "Pensamento crítico e formação universitária: Impactes no estudante e seu desempenho académico". Trabalho apresentado em I Fórum CIDTFF, 2017.
Recurso online
  1. Franco, Amanda. Roadmap for a systematic review of the literature: The identity of psychology. 2017.
Resumo em conferência
  1. Figueiredo, Maria Pacheco; Franco, Amanda. "Could there be learning that is not active?! Definitions, indecisions, a few provocations, and further considerations about active learning methodologies in higher education". Trabalho apresentado em International Conference on Multidisciplinary Research ¿ CMR, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Franco, Amanda Helena Rodrigues. "Pensamento crítico: Desenvolvimento e mediação no quadro das experiências académicas no Ensino Superior". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/1822/42550.