???global.info.a_carregar???
Amanda Rodrigues Franco concluiu o seu Doutoramento em Ciências da Educação (área de especialidade: Psicologia da Educação) em 2016, pela Universidade do Minho. Publicou 35 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulos de livros e 2 livros. Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Pensamento Crítico; Ensino Superior; Competências transversais; Avaliação; Halpern Critical Thinking Assessment; Real-World Outcomes; Formação de Professores; Práticas pedagógicas.
Identification

Personal identification

Full name
Amanda Rodrigues Franco

Citation names

  • Franco, Amanda

Author identifiers

Ciência ID
161C-244B-E617
ORCID iD
0000-0002-7758-4257

Email addresses

  • ceaup.afranco@gmail.com (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2020 - 2023
Concluded
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
19
2016
Concluded
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Pensamento crítico: Desenvolvimento e mediação no quadro das experiências académicas no Ensino Superior" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
2009
Concluded
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Penso, logo compreendo. Consciência metacognitiva de estratégias de leitura e compreensão de textos." (THESIS/DISSERTATION)
15
2007
Concluded
Ciência Psicológica (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
"n/a" (THESIS/DISSERTATION)
14
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2023 - Current Researcher (Research) Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, Portugal
Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, Portugal
2023 - 2023 Researcher (Research) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2021 - 2022 Researcher (Research) Fulbright Association, United States
NC State University, United States
2021 - 2021 Researcher (Research) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2022 - 2022 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2017/09/01 - 2020/08/31 Investigadora em Pós-Doutoramento (Bolsa FCT) Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) - Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal
2012/01/01 - 2016/05/20 Investigadora em Doutoramento (Bolsa FCT) Centro de Investigação em Educação (CIEd) - Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2010/09/01 - 2011/12/31 Investigadora Bolseira (Bolsa FCT) Centro de Investigação em Educação (CIEd) - Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2009/11/16 - 2010/05/31 Psicóloga Escolar Escola EB 2,3/S de Monte da Ola, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2021 - 2022 A sustainable future for all: promoting university students' critical thinking in the frame of global citizenship education
Sem referência
Researcher
Fulbright Association
Concluded
2017/09 - 2020/08 O pensamento crítico e a formação universitária: Impactes no estudante e seu desempenho académico
SFRH/BPD/122162/2016
Post-doc Fellow
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) - Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2012/01 - 2016/05 Pensamento crítico: Desenvolvimento e mediação no quadro das experiências académicas no ensino superior
SFRH/BD/76372/2011
PhD Student Fellow
Centro de Investigação em Educação (CIEd) - Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2010/09 - 2011/12 Grupo de Investigação VIII - Psicologia da Educação e Educação Especial: Dimensões e Dinâmicas da Aprendizagem e do Desenvolvimento
BI(8)/CIEd-UM/2010
Research Fellow
Centro de Investigação em Educação (CIEd) - Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Other

Designation Funders
2021 - 2021 Projeto EQuIPES -- Estudo de Qualidade e Inovação Pedagógica no Ensino Superior (PROJ/IPV/ID&I/022)
PROJ/IPV/ID&I/022
Research Fellow
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Guerra, Cecília; Franco, Amanda; Seabra, Mónica. IAPHE’18: Innovative Academic Practices in Higher Education. UA Editora. 2018.
Book chapter
  1. Franco, Amanda. "O pensamento crítico na formação de professores: Uma proposta para o ensino superior". In Panorama actual de la enseñanza de las ciencias, edited by Educación Editora. Spain, 2019.
    Published
  2. Franco, Amanda. "Qual a relevância do pensamento crítico no mundo atual?". In (H)À educação: Rubricas de 2018. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2019.
    Published
  3. Franco, Amanda. "Definição e medida do pensamento crítico". 2017.
  4. Franco, Amanda; Monteiro, Sílvia; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Soares, Diana Lopes; Aracil, Adela García; Almeida, Leandro S.. "Beating the odds in university, labor market and life: The role of higher education in times of socioeconomic change". Nova Science Publishers, Inc., 2017.
  5. Franco, Amanda. "Teaching critical thinking to promote learning". 2015.
  6. Franco, Amanda. "O psicólogo escolar face aos desafios da escola de futuro". Portugal, 2013.
Conference abstract
  1. Figueiredo, Maria Pacheco; Franco, Amanda. "Could there be learning that is not active?! Definitions, indecisions, a few provocations, and further considerations about active learning methodologies in higher education". Paper presented in International Conference on Multidisciplinary Research ¿ CMR, 2021.
    Published
Conference paper
  1. Franco, Amanda. "Estudo de validação de instrumento para avaliar a disposição dos estudantes no ensino superior para pensar criticamente". Paper presented in 8.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa – CIAIQ2019, Lisboa, 2019.
    Published
  2. Sousa, Ana Sofia; Franco, Amanda R.; Vieira, Rui Marques. "O pensamento crítico: Da teoria à prática na formação de professores". 2018.
  3. Franco, Amanda. "O lugar do pensamento crítico no ensino superior pós Bolonha: Dados empíricos e considerações teóricas". Paper presented in Congresso "O Ensino Superior Pós Bolonha: Tempo de Balanço, Tempo de Mudança", Coimbra, 2017.
    Published
  4. Franco, Amanda. "Translating critical thinking skills to higher education". Paper presented in 11th annual International Technology, Education and Development Conference – INTED, Valência, 2017.
    Published
  5. Franco, Amanda Helena Rodrigues; Almeida, Leandro S.. "Critical thinking in college: differential analysis by academic year and scientific area". 2015.
  6. Casanova, Joana R.; Franco, Amanda; Araújo, Alexandra M.; Almeida, Leandro da Silva. "Pensamento Crítico: Metodologia e instrumentos de avaliação [Critical Thinking: Methodology and assessment tools]". Paper presented in III Seminário Internacional ¿Cognição, Aprendizagem e Desempenho" [III International Seminar ¿Cognition, Performance and Learning], 2015.
    Published
  7. Franco, Amanda. "The Future Problem Solving Program and creativity representations on adolescents". Paper presented in The Annual International Conference on Cognitive-Social and Behavioural Sciences - icCSBs 2014, Mersin, 2014.
    Published
  8. Franco, Amanda. "Mudam-se os tempos, mudam-se as necessidades: Novas competências para novas exigências do séc. XXI". Paper presented in VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária, Porto, 2012.
    Published
  9. Franco, Amanda. "Assessment of self-regulated attitudes and behaviors of introductory programming students". 2012.
  10. Ambrósio, Ana; Costa, Fábio Moreira; Almeida, Leandro S.; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Macedo, Joaquim. "Identifying cognitive abilities to improve CS1 outcome". 2011.
    10.1109/FIE.2011.6142824
  11. Dias, Anelise Silva; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Almeida, Leandro S.; Joly, Cristina. "Competências de estudo e pensamento crítico em alunos universitários". 2011.
  12. Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; Dias, Anelise Silva; Almeida, Leandro S.; Franco, Amanda Helena Rodrigues. "Competências de estudo e leitura em universitários". 2011.
  13. Franco, Amanda Helena Rodrigues; Dias, Anelise Silva; Almeida, Leandro S.; Joly, Cristina. "Competências de estudo e pensamento crítico : suas interacções". 2011.
  14. Franco, Amanda Helena Rodrigues; Rivas, Silvia F.; Saiz, Carlos; Almeida, Leandro S.. "Avaliação das competências cognitivas com o Inventário Real-World Outcomes of Critical Thinking em Portugal e Espanha : implicações metodológicas e educativas". 2011.
Conference poster
  1. Franco, Amanda. "Educação para o desenvolvimento e para a cidadania global crítica: Uma área de investigação emergente". Paper presented in III Fórum CIDTFF: 25 anos de investigação em educação, 2019.
  2. Franco, Amanda. "O pensamento crítico na UA: Mapeamento da produção científica". Paper presented in III Fórum CIDTFF: 25 anos de investigação em educação, 2019.
  3. Franco, Amanda. "Pensamento crítico no ensino superior: Processos de avaliação e promoção". Paper presented in II Fórum CIDTFF: Construindo um compromisso com a ciência aberta, 2018.
  4. Franco, Amanda. "Pensamento crítico e formação universitária: Impactes no estudante e seu desempenho académico". Paper presented in I Fórum CIDTFF, 2017.
Edited book
  1. Figueiredo, Maria Pacheco; Franco, Amanda. Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu [Pedagogy in Higher Education: Achievements and concerns at the Polytechnic Institute of Viseu]. Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. 2022.
    Published • https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4
  2. Sustainable Pedagogical Research in Higher Education. United Kingdom. 2021.
  3. Almeida, Leandro S.; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Soares, Diana L.. Atas do I Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Rendimento. Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd). 2014.
    Editor
  4. Franco, Amanda. Actas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga, Portugal: Universidade do Minho. 2013.
    Published
  5. Franco, Amanda. Actas do II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”. Braga, Portugal: CIEd | Instituto de Educação | Universidade do Minho. 2012.
    Published
Journal article
  1. Amanda R Franco; Rui Marques Vieira. ""Um aconchego de uma aula real": O desafio da humanização do ensino (à distância) no exercício da profissionalidade docente no ensino superior". INTERFACES DA EDUCAÇÃO (2021): https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5362.
    10.26514/inter.v12i34.5362
  2. Figueiredo, Maria Pacheco; Franco, Amanda. "Há aprendizagem que não seja ativa?! Definições, irresoluções, algumas provocações e demais considerações sobre aprendizagem ativa no ensino superior [Is there learning that is not active?! Definitions, irresolutions, some provocations and other considerations about active learning in higher education]". Interacções 17 58 (2021): 195-212. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/25214.
    Published • 10.25755/int.25214
  3. Franco, Amanda. "“Só para ensinar” ou “mais para aprender”? Reflexões, entre pares, sobre as (próprias) práticas pedagógicas no ensino superior: Análise das perceções dos professores sobre um programa de observação por pares". Indagatio Didactica (2020): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/20058.
    10.34624/ID.V12I3.20058
  4. Marco, Ricardo Antonio de; Santos, Gleberson de Santana dos; Sehnem, imone. "A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: Considerações e recomendações a partir de um estudo piloto". Revista Cocar 8 (2020):
    Published
  5. Lopes, Betina; Franco, Amanda; Vieira, Rui; Simões, Ana Raquel; Costa, Alberto. "¿Só para ensinar¿ ou ¿mais para aprender¿? Reflexões, entre pares sobre as (próprias) práticas pedagógicas no ensino superior: análise das percepções dos professores sobre um programa de observação por pares". Indagatio Didatica 12 3 (2020): 123-140.
    Published
  6. Franco, Amanda; Vieira, Rui Marques; Simões, Ana Raquel; Costa, Alberto; Ventura, Sónia P. M.; Neto, Victor; Carlos, Vânia; et al. "Is it "just to teach" or is it "more to learn"? Reflections, among peers, about (their own) pedagogical practices in higher education: Analysis of teachers¿ perceptions about a peer observation of teaching program". (2020): https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20058.
    https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20058
  7. Franco, Amanda. "Steering clear from ‘lost in translation’: cross-cultural translation, adaptation, and validation of critical thinking mindset self-rating form to university students". Studies in Higher Education (2019): http://dx.doi.org/10.1080/03075079.2019.1647414.
    10.1080/03075079.2019.1647414
  8. Azevedo, Ivete; Morais, Maria de Fátima; Cramond, Bonnie; Franco, Amanda. "Future problem solving program international and creativity: Perceptions of adolescents". (2019): http://hdl.handle.net/1822/62952.
  9. Seabra, Mónica; Franco, Amanda; Vieira, Rui Marques. "Estratégias Didático-Pedagógicas para Inovar no Ensino das Ciências: Desconstruindo Conceções Alternativas de Ciências". (2019): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/18791.
  10. Franco, Amanda. "How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking". Sinergias ED 9 (2019):
    Published
  11. Franco, Amanda. "Estratégias didático-pedagógicas utilizadas no ensino superior e a promoção do pensamento crítico: Práticas presentes e caminhos futuros". Revista de Investigación Educativa Universitaria 2 3 (2019): 117-132.
    Published
  12. Ricou, Miguel; Cordeiro, Silvia Amado; Franco, Amanda; Lobo, Cristina Costa. "The Identity of Psychology". The Psychologist: Practice & Research Journal 1 1 (2018): 1-15. http://dx.doi.org/10.33525/pprj.v1i1.25.
    Published • 10.33525/pprj.v1i1.25
  13. Franco, Amanda; Franco, Amanda Rodrigues; Costa, Patrício Soares; Almeida, Leandro S.. "Translation, adaptation, and validation of the Halpern Critical Thinking Assessment to Portugal: Effect of disciplinary area and academic level on critical thinking". Annals of Psychology (V.34, N.2) (2018): http://hdl.handle.net/1822/57001.
    http://dx.doi.org/10.6018/analesps.34.2.272401
  14. Franco, Amanda; Wechsler, Solange Muglia; Saiz, Carlos; Rivas, Silvia F.; Vendramini, Claudete Maria Medeiros; Almeida, Leandro S.; Mundim, Maria Celia; Franco, Amanda Helena Rodrigues. "Creative and critical thinking: Independent or overlapping components?". Thinking Skills and Creativity (V.27, N.March) (2018): http://hdl.handle.net/1822/56984.
    10.1016/j.tsc.2017.12.003
  15. Franco, Amanda R.. "World social science report 2016 - challenging inequalities: pathways to a just world". (2018): http://hdl.handle.net/10773/26796.
  16. Franco, Amanda; Vieira, Rui Marques; Tenreiro-Vieira, Celina; Franco, Amanda. "Educating for critical thinking in university: The criticality of critical thinking in education and everyday life". ESSACHESS - Journal for Communication Studies (2018): http://hdl.handle.net/10773/26785.
  17. Franco, Amanda; Franco, Amanda; Vieira, Rui Marques; Saiz, Carlos. "O pensamento crítico: As mudanças necessárias no contexto universitário". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (V.Extr., N.7) (2017): http://hdl.handle.net/10773/27255.
    https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.07.2233
  18. Franco, Amanda; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Costa, Patrício Soares; Almeida, Leandro S.. "Do critical thinkers drink too much alcohol, forget to do class assignments, or cheat on exams? Using a critical thinking measure to predict college students' real-world outcomes". Psychological Studies (V.62, N.2) (2017): http://hdl.handle.net/1822/51673.
    10.1007/s12646-017-0402-1
  19. Franco, Amanda; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Costa, Patrício Soares; Butler, Heather A.; Almeida, Leandro S.. "Assessment of undergraduates' Real-World Outcomes of critical thinking in everyday situations". Psychological Reports (V.120, N.4) (2017): http://hdl.handle.net/1822/50330.
    10.1177/0033294117701906
  20. Franco, Amanda; Esteves, Tiago; Ricou, Miguel Bernardo; Franco, Amanda Helena; Campina, Ana; Costa-Lobo, Cristina. "Identidade da psicologia: Revisão sistemática de uma década de literatura". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (V.Extr., N.4) (2017): http://hdl.handle.net/11328/2045.
    https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.04.2146
  21. Franco, Amanda. "What do Ode to Joy, the Nobel Peace Prize, umbrellas and cartoons have in common? Why critical thinking matters and how higher education moulds". Higher Education for the Future (V.3, N.1) (2016):
    10.1177/2347631115610231
  22. Franco, Amanda; Franco,Amanda; Almeida,Leandro da Silva; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Almeida, Leandro S.. "Real-World Outcomes and critical thinking: Differential analysis by academic major and gender". Paidéia (V.25, N.61) (2015): http://hdl.handle.net/1822/36488.
    10.1590/1982-43272561201505
  23. Monteiro, Sílvia; Almeida, Leandro; Cruz, José; Franco, Amanda; Monteiro,Sílvia; Almeida,Leandro de; Cruz,José; Franco,Amanda. "The relationship of personality, study practice and learning environments on excelent engineering students". (2015): http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/953.
  24. Franco, Amanda; Wechsler, Solange Muglia; Oakland, Thomas; León, Carmem; Vivas, Eleonora; Almeida, Leandro S.; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Pérez-Solís, María; Contini, Norma. "Test development and use in five Iberian Latin American countries". International Journal of Psychology (V.49, N.4) (2014): http://hdl.handle.net/1822/32331.
    10.1002/ijop.12068
  25. Franco, Amanda; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Almeida, Leandro S.; Saiz, Carlos. "Pensamiento crítico: Reflexión sobre su lugar en la enseñanza superior". Educatio Siglo XXI (V.32, N.2) (2014): http://hdl.handle.net/1822/30122.
    http://dx.doi.org/10.6018/j/202171
  26. Franco, Amanda. "Halpern Critical Thinking Assessment and real-world outcomes: Cross-national applications.". Thinking Skills and Creativity (V.7, N.2) (2012):
    10.1016/j.tsc.2012.04.001
  27. Franco, Amanda; Ambrósio, Ana Paula L.; Almeida, Leandro S.; Macedo, Joaquim; Santos, Alexandre; Franco, Amanda Helena Rodrigues; Ambrósio, Ana Paula Laboissière; Almeida, Leandro da Silva; Franco, Amanda H.. "Programação de computadores: Compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos.". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación (V.19, N.1) (2011): https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/14795/5/Artigo%20-%20Ana%20Paula%20Laboissi%C3%A8re%20Ambr%C3%B3sio%20-%202011.pdf.
  28. Franco, Amanda; Almeida, Leandro S.; Franco, Amanda Helena Rodrigues. "Critical thinking: Its relevance for education in a shifting society". Revista de Psicología (V.29, N.1) (2011): http://hdl.handle.net/1822/15482.
  29. Franco, Amanda. "Avaliação psicológica ao serviço da sociedade: Um projecto nas forças policiais na área da inteligência". Revista de Psicologia Militar Setembro 20 (2011): 121-132.
    Published
  30. Macedo, J.; Ambrósio, A.P.; Almeida, Leandro; Franco, Amanda; Santos, Alexandre. "Compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 19 (2011): 185-197.
    Published
  31. Franco, Amanda. "Psychological tests and assessment in Portugal". Testing International 24 December (2010):
    Published
Journal issue
  1. Gomes Dias, Alfredo; Franco, Amanda; Coelho, Dalila P.; Costa, Joana; Cardoso, Jorge; Coelho, La Salete; Silva, Miguel; et al. "Edição comemorativa". Sinergias - Diálogos para a transformação social (2020):
    Published
Online resource
  1. Franco, Amanda. Roadmap for a systematic review of the literature: The identity of psychology. 2017.
Thesis / Dissertation
  1. Franco, Amanda Helena Rodrigues. "Pensamento crítico: Desenvolvimento e mediação no quadro das experiências académicas no Ensino Superior". PhD, 2016. http://hdl.handle.net/1822/42550.