???global.info.a_carregar???
Aida Estela Castro. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes. Doutorada em Ciências da Comunicação: Comunicação e Artes pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a tese ¿Mapeamento do Espaço entre Arte e Ciência na Cultura Contemporânea: Ligação e Intervalo¿ (2019), na qual tenta aproximar o pensamento de Hermínio Martins às práticas artísticas. Actualmente é professora Auxiliar Convidada na secção Multimédia da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, investigadora do IC NOVA e colaboradora do I2ADS. Trabalha com Maria Mire numa dupla artística que preparou a edição da revista INTERACT- Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia do IC NOVA, INTERACT #34 sobre o tema DEAD LINK: mediações das práticas artísticas (2021) e realizou VAGALUME para Ágora-Bienal da Maia, 2021. Domínios de interesses: Imaginários contemporâneos da arte // Humano /pós-humano /não-humano // Da resistência dos monstros: corporalidades, corporização e materialidades // Video Dreams: práticas dos imaginários // Mediações das práticas artísticas // Escrita inventiva e ensaio visual // Práticas editoriais e de curadoria // Práticas como pesquisa.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Aida Estela de Castro Monteiro da Costa

Nomes de citação

  • Castro, Aida
  • Castro, Aida Estela

Identificadores de autor

Ciência ID
1417-2864-B898
ORCID iD
0000-0001-9722-9482

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
Formação
Grau Classificação
2019/06/25
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Comunicação e Artes
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"MAPEAMENTO DO ESPAÇO ENTRE ARTE E CIÊNCIA NA CULTURA CONTEMPORÂNEA: LIGAÇÃO E INTERVALO" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
2009/02/27
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Articulações Arte e Ciência: sobre a experiência da "bio-arte"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2003 - 2004
Concluído
Projecto Individual de Artes Plásticas (Outros)
Especialização em Artes Plásticas
Ar.co, Centro de Arte & Comunicação Visual, Portugal
2003 - 2004
Frequentou
“Vídeo/Som e Novos Media de Autor” e “Curso Teórico: Imagem e som na era da convergência digital” (Outros)
Especialização em Artes Plásticas: Imagem movimento
Ar.co, Centro de Arte & Comunicação Visual, Portugal
2003
Concluído
Artes Plásticas - Pintura (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2002/01 - 2002/04
Frequentou
Arts Visuels (Outros)
École Supérieure des Arts Plastiques et Visuels (ESAPV), Bélgica
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/12 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação, Portugal
2012 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/15 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016/09/01 - 2019/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2011/09/19 - 2013/08/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2006 - 2008 Assistente Convidado (Docente Universitário) Escola Superior Artística do Porto - Guimarães, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Membro da Comissão de Acompanhamento do Curso do Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012 - 2016/03 Grant, Phd thesis
SFRH / BD / 78597 / 2011
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior

Projeto

Designação Financiadores
2010 - 2013 História da Cultura Visual da Medicina em Portugal (HC/0110/2009)
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2009 - 2010 Castro, Aida. Da resistência dos monstros: a câmara de expurgo por anóxia
Artista e investigação em residência
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes

Ciência Viva
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Castro, Aida Estela. "Pontas Duplas / Split Ends (texto da exposição realizada na Galeria Presença)", Jornal do projecto Situação: Histórias com Amanhã-Uma Cartografia solidária da relevância das galerias do Porto, 2021
Artigo em revista
  1. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. "Dead link: mediações das práticas artísticas (II)". INTERACT #34 (2021): https://revistainteract.pt/34/dead-link-mediacoes-das-praticas-artisticas-ii/.
  2. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. "Entrevista a Jonathan Uliel Saldanha". INTERACT #34 (2021): https://revistainteract.pt/34/entrevista-a-jonathan-uliel-saldanha/.
  3. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. "Dead Link: mediações das práticas artísticas (I)". INTERACT #34 (2021): https://revistainteract.pt/34/editorial-parte-i/.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. "#003, Aida Castro e Maria Mire, in INQUÉRITO A 263 ARTISTAS, POR SARA & ANDRÉ". Edição especial Contemporânea (revista) (2020):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Castro, Aida Estela. "Do objecto técnico ao objecto selvagem: o objecto no centro da prática artística". In Crítica das mediações totais: perspectivas expandidas dos media, editado por Manuel Bogalheiro, 183-199. Sistema Solar / Documenta, 2021.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Castro, Aida Estela. "FLANELA, HUMIDADE, FUNGOS: narrativas sobre os espaços independentes do Porto na gira dos anos dois mil", in catálogo Que horas são que horas. Uma galeria de histórias. Curadoria José Maia, Paula Parente Pinto e Paulo Mendes, (prelo). Galeria Municipal do Porto, 2022.
  2. Castro, Aida Estela. “Espaços de Metal, Vidro, Reflexos”, in catálogo da exposição Musonautas: visões e avarias 1960-2010: 5 décadas de inquietação musical no Porto.. Porto: Camara Municipal, 2019.
Edição de número de revista
  1. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. "DEAD LINK: mediações das práticas artísticas". Interact, Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia (IC Nova) 34 (2021): https://revistainteract.pt/category/34/.
    Publicado • Editor convidado
  2. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. "Mácula, Inland Journal 3. Coord. de André Cepeda e Eduardo Matos. Apoiado pela Fundação Gulbenkian.". Inland Journal 3 (2018): http://inland-journal.com/jornal/macula/.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Costa, Aida Estela de Castro Monteiro da. "MAPEAMENTO DO ESPAÇO ENTRE ARTE E CIÊNCIA NA CULTURA CONTEMPORÂNEA: LIGAÇÃO E INTERVALO". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/10362/77599.
  2. Castro, Aida Estela. "Articulações Arte e Ciência: sobre a experiência da "bio-arte"". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10362/2328.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. VAGALUME, Instalação de Aida Castro e Maria Mire para Ágora-Bienal da Maia 2021.
  2. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. VULCANISMO, Instalação vídeo de Aida Castro e Maria Mire, para a exposição “onde nasce a liberdade” no Espaço MIRA, 2021.
  3. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. I IDEIA DE CORRESPONDÊNCIA //// II UM PEQUENO INQUÉRITO //// III FOI DESTRUÍDA NUM INCÊNDIO //// IV NÃO TEMOS UM PRAZO. 4 frases e 4 vídeos depositados online para responder a Inquérito a 471 artistas, de Sara & André, uma edição da revista Contemporânea, 2020..
  4. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. Dead Link (video, HD, cor, s/som, loop), apresentado a convite de Nuno Ramalho no contexto de Playlist #44, 2020.
  5. Castro, Aida Estela; Mire, Maria. Sonoplastia para uma exposição, intervenção na exposição DENTRO de Rita Castro Neves e Daniel Moreira, na sala do laboratório de química analítica do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa, 2019..
  6. Castro, Aida, MONSTERSKIN, intervenção com exibição de vídeo e seleção de títulos na Livraria do I2ADS na Faculdade de Belas Artes do Porto, abril-maio 2022..
Exposição de curadoria/museu
  1. 2021. "PONTAS DUPLAS / SPLIT ENDS , curadoria para Situação 21: Histórias com Amanhã-uma cartografia solidária da relevância das galerias do Porto (comissário geral Miguel Von Hafe Pérez)". In Jornal de exposição: Situação 21.
  2. 2010. "ANTENA 4: Embankment #7, curadoria de Aida Castro, Jonathan Saldanha e Maria Mire. Programa de exposições itinerantes da Fundação de Serralves.". In ANTENA 4: Embankment #7.
  3. 2009. "Bes Revelação 2009, curadoria da exposição do prémio a Ana Braga, Inês Moura e Susana Pedrosa, Museu de Arte Contemporânea de Serralves". In Bes Revelação 2009, Serralves.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual Pós-pós natureza: a mediação tecnológica entre ser humano e plantas
Orientador de Catarina Inácio Braga
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021 - Atual Metade de 1, metade que falta de um vazio (título provisório)
Orientador de Ruben Isidro Fernandes
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020 - Atual SINFONIA AUDIOVISUAL: imagens em movimento da luz e das sombras. Convite à contemplação.
Orientador de Maria João Santos Carvalho de Almeida
Artes Plásticas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2019 Caneta
Coorientador de Bruno Algarve Santos
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 - 2018 Praia: práticas para ficções
Orientador de Maria Eduarda Filomeno Affonso
Práticas Artísticas Contemporâneas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 - 2018 Das coisas que parecem outras ao toque
Orientador de Diana Leonor Geiroto Gonçalves
Artes Plásticas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/04/20 - 2022/04/20 VIDEO DREAMS #1: Práticas dos Imaginários. Sessão reuniu filmes realizados por estudantes e foi acompanhada pela dupla de artistas Mariana Caló e Francisco Queimadela, provocando o contacto direto entre a comunidade académica e artística nas práticas dos imaginários. A folha de sala e o desdobrável-manifesto são objectos que completam a sessão e foram construídos pela coletividade participante. (2022/04/20 - 2022/04/20)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2010/01 - 2010/11 TÉLÉTHÈQUE: encontros Videográficos. Por Plataforma Ma: Aida Castro, Catarina Marto e Maria Mire, 2010 (2010) Institut Français du Portugal, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021 - 2021 (2021) Castro, Aida Estela; Mire, Maria, in José Maia e João Terras (org.), O futuro corre para nós a grande velocidade / Criações digitais e ciclo de conversas online, Espaço Mira.
Encontro

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 Das coisas que parecem outras ao toque
Vogal
Diana Leonor Geiroto Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2009 - 2009 Jurí do prémio Bes Revelação 2009, com Mélanie Bouteloup, Aida Castro, Ricardo Nicolau e François Piron. Fundação Serralves, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2021 - 2021 Mentoria do projecto final de curso: "Por partes, que o todo (ainda) assusta" . Leonor Guerreiro Queiroz Barbosa