???global.info.a_carregar???
Ana Cristina Coelho Barbosa is an Associate Professor at Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Escola Superior de Educação, Coordinator of the Master's Degree in Teaching of the 1st Cycle in Primary Education and Mathematics and Sciences in the 2nd Cycle, Coordinator of the Hub of the Center for Research & Innovation in Education (inED) at IPVC and integrated researcher at inED. Ana Barbosa has a PhD in Child Studies, Elementary Mathematics, from Universidade do Minho (2010), an MSc in Mathematics Education from Universidade do Porto (2003) and a BSc in Mathematics Education from Universidade do Porto (2000). She published 8 book chapters, 11 books, more than 40 papers in specialized journals, supervised more than 30 master's theses. Participates and/or has participated as researcher in 10 projects. Her main areas of interest are Didactics of Mathematics, Problem solving, Visualization, Algebraic Thinking, Active learning, Outdoor Mathematics Education and STEAM Education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Cristina Coelho Barbosa

Nomes de citação

  • Barbosa, A.

Identificadores de autor

Ciência ID
0D1E-4824-1244
ORCID iD
0000-0002-6314-7080
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=u9h06ZsAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
V-9104-2019
Scopus Author Id
55505529600

Endereços de correio eletrónico

  • anabarbosa@ese.ipvc.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (+351) 258806200 (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Avenida Capitão Gaspar de Castro, Apartado 513, 4901-908, Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2010/03/02
Concluído
Estudos da Criança [Child Studies] (Doutoramento)
Especialização em Matemática Elementar [Elementary Mathematics]
Universidade do Minho, Portugal
"A resolução de problemas que envolvem a generalização de padrões em contextos visuais : um estudo longitudinal com alunos do 2.º ciclo do ensino básico [Solving problems involving the generalization of patterns in visual contexts: a longitudinal study] " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2003/05/30
Concluído
Ensino da Matemática [Mathematics Education] (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Geometria no plano numa turma do 9.º ano de escolaridade: uma abordagem sociolinguística à Teoria de Van Hiele usando o computador [Plane geometry in a 9th grade class: a sociolinguistic approach to Van Hiele's Theory using the computer]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2000/06/05
Concluído
Ensino da Matemática [Mathematics Education] (Especialização pós-licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025/02/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2010/05/13 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2002/09/01 - 2010/05/12 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2005/02 - 2005/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Minho, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/09 - 2002/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária de Valença, Portugal
2000/09 - 2001/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
EB 2,3 Dr. Carteado Mena, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10 - Atual Director de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Polo do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) [Hub of Center for Research and Innovation in Education], Portugal
2023/10 - Atual Membro da Direção do inED [Member of inED's Management Board] Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/11 - Atual Membro do Conselho Pedagógico [Member of the Pedagogic Council] Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2018 - Atual Coordenadora do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB [Coordinator Master's Degree Teaching of the 1st Cycle Primary Educ and Math and Sciences in 2nd Cycle BE] Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 - Atual ETEN Co-ordinator (ECO) na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022 - 2022 Membro da Comissão de Avaliação de Pessoal Docente (CAPD) para o triénio 2019-2021 [Member of the Faculty Evaluation Committee (CAPD) for the 2019-2021 term] Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016/10 - 2020/11 Membro da Comissão de Creditação da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo [Member of the Accreditation Committee of the School of Education of Viana do Castelo] Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2018/04 - 2020/07 Membro do Conselho Técnico-Científico do IPVC [Member of the Technical-Scientific Council of IPVC] Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015 - 2017 Vice-Presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo [Vice-President of the Pedagogic Council of the School of Education of Viana do Castelo] Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2010 - 2017 Coordenadora Erasmus [Erasmus Coordinator] Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 - 2016 Membro da Comissão de Avaliação de Pessoal Docente (CAPD) para o triénio 2013-2015 [ ChatGPT Member of the Faculty Evaluation Committee (CAPD) for the 2013-2015 term] Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/07 - Atual Membro integrado do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) [Integrated Researcher at inED] Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015/09 - Atual Membro externo colaborador do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UM) [Collaborator Research at CIEC-UM] Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2006 - 2009 A resolução de problemas que envolvem a generalização de padrões em contextos visuais : um estudo longitudinal com alunos do 2.º ciclo do ensino básico [Solving problems involving the generalization of patterns in visual contexts: a longitudinal study with elementary school students]
SFRH/PROTEC/50064/2009
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/09/01 - 2026/08/31 MATRIX - Math Trails with an Inclusive Perspective on Students Experiences
Investigador
Goethe-Universität Frankfurt am Main, Alemanha
Erasmus Plus
Em curso
2024/06/27 - 2026/06/30 EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação
04/C06-i07/2023
Investigador
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Em curso
2024/04 - 2025/12 +Power: avaliar um projeto participativo para construir uma gamificação inclusiva
inED/2024/1
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/10/01 - 2022/09/30 Inovação Curricular e Sucesso em Matemática [Curricular Innovation and Success in Mathematics]
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Investigador
NOVA.ID.FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/09/01 - 2022/08/31 Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe
Investigador
Goethe-Universität Frankfurt am Main, Alemanha
Erasmus Plus
Concluído
2017 - 2020 Get Up and Goals! Global education time: an international network of learning and active schools for SDGs
Investigador
COMITATO INTERNAZIONALE PER LO SVILUPPO DEI POPOLI, Itália
European Union
Concluído
2015/06/01 - 2018/05/31 Global Schools: EYD 2015 to embed Global Learning in primary education
Investigador
Provincia Autonoma di Trento, Itália
European Union
Concluído
2014/09 - 2015/07 Empreendedorismo para crianças dos 3 aos 12 anos [Entrepreneurship for children from 3 to 12 years old]
FEDER/Candidatura ON2 – Alto Minho Invest
Investigador
Comunidade Intermunicipal do Alto Minho
Concluído
2007/09/15 - 2010/06/01 Matemática e padrões no ensino básico: perspectivas e experiências curriculares de alunos e professores [Mathematics and patterns in primary education: perspectives and curricular experiences of students and teachers]
PTDC/CED/69287/2006
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/09/01 - 2008/08/31 MatCid - A Matemática e a Cidade [MatCid - Mathematics in the City]
CV/33-2006
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Ciência Viva
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Barbosa, A.; Vale, Isabel. "Problem solving: the effective choices of representations.". Trabalho apresentado em 47th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Auckland, 2024.
    Publicado
  2. Américo Junior Nunes da Silva; Cabrita, Isabel; Vale, Isabel; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244). "Maths Education Labs – echoes on teacher training.". Trabalho apresentado em 47th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2024.
    Publicado
  3. Vale, Isabel; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244); Cabrita, Isabel. "Engineering Design: a cycle to solve authentic problems and develop collective creativity". Trabalho apresentado em 47th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Auckland, 2024.
    Publicado
  4. Vale, Isabel; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244); Cabrita, Isabel. "Visual solutions: a resource to solve challenging problems and be creative". Trabalho apresentado em 47th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Auckland, 2024.
    Publicado
  5. Ana Barbosa; Vale, Isabel. "Pre-service teachers’ generalization strategies solving figurative growth patterns". Trabalho apresentado em Thirteenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13, Budapeste, 2023.
    Publicado
  6. Vale, Isabel; Ana Barbosa. "Challenging problems through engineering design with pre-service teachers". Trabalho apresentado em Thirteenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13), Budapeste, 2023.
    Publicado
  7. Barbosa, A. (0D1E-4824-1244); Vale, Isabel. "A matemática fora da sala de aula – um percurso de 15 anos de sucesso com alunos e professores [Mathematics Outside the Classroom – A 15-Year Journey of Success with Students and Teachers]". Trabalho apresentado em XXXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática [XXXIII Seminar on Research in Mathematics Education], 2023.
    Publicado
  8. Ana Barbosa; Isabel Vale. "FEEDBACK AND WRITTEN MATHEMATICS COMMUNICATION – A PEN PAL EXCHANGE". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1686
  9. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A.; Peixoto, A.; Fernandes, F.. "SOLVING PROBLEMS USING THE ENGINEERING DESIGN PROCESS THROUGH A STEAM PERSPECTIVE". 2022.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2022.1548
  10. Barbosa, A.; Vale, Isabel. "THE EXPLORATION OF FRIEZES AND ROSETTES THROUGH DIGITAL AND NON-DIGITAL RESOURCES IN A TEACHER EDUCATION PROGRAM". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma de Maiorca, 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2021.1705
  11. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "POSTERS: A TOOL TO FOSTER VISUAL AND COMMUNICATION SKILLS THROUGH MATHEMATICAL CHALLENGING TASKS USING A GALLERY WALK". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma de Maiorca, 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2021.1706
  12. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A.. "Outdoor photography: a resource teacher training". Trabalho apresentado em MEDA Conference 2020, Linz, 2020.
    Publicado
  13. Barbosa, A.; Maria Isabel Piteira do Vale. "Pre-service teachers’ perceptions on outdoors education using a digital resource". Trabalho apresentado em MEDA Conference 2020, Linz, 2020.
    Publicado
  14. Barbosa, A.; Maria Isabel Piteira do Vale. "Math trails through digital technology: an experience with pre-service teachers". Trabalho apresentado em Research on Outdoor STEM Education in the digiTal Age, Porto, 2020.
    Publicado
  15. Maria Isabel Piteira do Vale. "Photography: a resource to capture outdoor math". Trabalho apresentado em Research on Outdoor STEM Education in the digiTal Age, Porto, 2020.
    Publicado
  16. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A.. "A fotografia na aula de matemática: uma experiência promotora de conexões [Photography in math class: an experience that promotes connections]". Trabalho apresentado em EIEM 2019 - Encontro de Investigação em Educação Matemática 2019, 2019.
    Publicado
  17. Barbosa, A.; Vale, I.. "A troca de correspondência como estratégia para evidenciar a comunicação matemática escrita [Mail exchange as a strategy to highlight written mathematical communication]". Trabalho apresentado em IEMC 2019 - Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019, Santarém, 2019.
    Publicado
  18. Barbosa, A.; Barbosa, G.. "Aprendizagens em espaços não formais ¿ olhares da (na) formação de professores [Learning in non-formal spaces looks at (in) teacher training]". Trabalho apresentado em VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, Viana do Castelo, 2019.
    Publicado
  19. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A.; Cabrita, Isabel. "Fostering problem solving discussions through a gallery walk". Trabalho apresentado em PME and Yandex, Moscovo, 2019.
    Publicado
  20. Barbosa, A.; Maria Isabel Piteira do Vale. "Exploring friezes and rosettes: an experience with future teachers". Trabalho apresentado em PME and Yandex, Moscovo, 2019.
    Publicado
  21. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244). "Visual solutions as a resource to promote mathematical learning". Trabalho apresentado em Re(s)sources 2018 International Conference, 2018.
    Publicado
  22. Barbosa, A.; Maria Isabel Piteira do Vale. "As dobragens como uma estratégia de aprendizagem ativa [Paper folding as an active learning strategy]". Trabalho apresentado em IPCE 2018 - Investigação, Práticas e Contextos em Educação 2018, 2018.
    Publicado
  23. Barbosa, A.; Maria Isabel Piteira do Vale. "Math trails: a resource for teaching and learning". Trabalho apresentado em Re(s)sources 2018 International Conference, 2018.
    Publicado
  24. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244). "A importância das soluções visuais na resolução de problemas [The importance of visual solutions in problem solving]". Trabalho apresentado em VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017.
    Publicado
  25. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244). "Comunicação matemática: a articulação entre ver, ouvir e falar [Mathematical communication: the articulation between seeing, hearing and speaking]". Trabalho apresentado em II INCTE, 2017.
    Publicado
  26. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A.; Pimentel, T.. "Tarefas em contextos visuais e a formação de professores [Tasks in visual contexts and teacher training]". Trabalho apresentado em EIEM 2016, Évora, 2016.
    Publicado
  27. Vaz, M.; Barbosa, A.. "Matemática + Histórias Infantis = Conexões criativas no pré-escolar [Math + Children's Stories = Creative connections in preschool]". Trabalho apresentado em 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, Viana do Castelo, 2016.
    Publicado
  28. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A.. "Trilhos matemáticos num contexto não formal de ensino e aprendizagem [Math trails in a non-formal teaching and learning context]". Trabalho apresentado em XXVI Semina´rio de Investigac¸a~o em Educac¸a~o Matema´tica, Évora, 2015.
    Publicado
  29. Lina Fonseca; Teresa Gonçalves; Barbosa, G.; Barbosa, A.; Peixoto, A.. "Educação empreendedora: um caminho para a educação financeira? [Entrepreneurship education: a path to financial education?]". Trabalho apresentado em 2º Seminário de Investigação em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática, 2015.
    Publicado
  30. Barbosa, A.; Maria Isabel Piteira do Vale; Pimentel, T.. "Teaching and learning mathematics for creativity through challenging tasks". Trabalho apresentado em Problem@Web International Conference: Technology, Creativity and Affect in mathematical problem solving, Faro, 2014.
    Publicado
  31. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244); Fonseca, L.. "Mathematical creativity through the eyes of future teachers". Trabalho apresentado em Problem@Web International Conference: Technology, Creativity and Affect in mathematical problem solving, Faro, 2014.
    Publicado
  32. Vale, Isabel; Barbosa, Ana; Fonseca, Lina. "MATHEMATICAL CREATIVITY THROUGH THE EYES OF FUTURE TEACHERS". Trabalho apresentado em Problem@Web International Conference: Technology, Creativity and Affect in mathematical problem solving, 2014.
    Publicado
  33. Fonseca, L.; Gonçalves, T.; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244); Peixoto, A.; Barbosa, G.; Trabulo, F.; Dias, N.. "Educação para o empreendedorismo: um projeto no âmbito da formação inicial de professores [Entrepreneurship education: a project in pre-service teacher training]". Trabalho apresentado em Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português, Aveiro, 2014.
    Publicado
  34. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A.. "A resolução de tarefas com padrões figurativos e a generalização [Solving tasks with figurative patterns and generalization]". Trabalho apresentado em VII CIBEM – Congreso Ibero Americano de Educación Matemática, Montevideo, 2013.
    Publicado
  35. Barbosa, A.. "O contributo da visualização no desenvolvimento do raciocínio funcional [The contribution of visualization to the development of functional reasoning]". Trabalho apresentado em EIEM 2013, Penhas da Saúde, 2013.
    Publicado
  36. Barbosa, A.. "Experiências matemáticas na educação pré-escolar: a importância da articulação [Mathematical experiences in pre-school education: the importance of articulation]". Trabalho apresentado em XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2013.
    Publicado
  37. Pereira, A.; Barbosa, A.. "A visualização e o sentido de número: um estudo no 1.º ano de escolaridade [Visualization and number sense: a study in 1st grade]". Trabalho apresentado em XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2013.
    Publicado
  38. Pinheiro, M.; Barbosa, A.. "O pensamento algébrico em contextos visuais [Algebraic thinking in visual contexts]". Trabalho apresentado em XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2013.
    Publicado
  39. Maria Isabel Piteira do Vale; Pimentel, T.; Cabrita, I.; Barbosa, A.; Fonseca, L.. "Pattern problem solving tasks as a mean to foster creativity in mathematics". Trabalho apresentado em 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Taipei, 2012.
    Publicado
  40. Barbosa, A.. "Creative use of patterns in pre-school to enhance learning in other areas". Trabalho apresentado em 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Taipei, 2012.
    Publicado
  41. Barbosa, A.; Lopes, B.. "Padrões: uma abordagem criativa à aprendizagem em diferentes áreas/domínios do currículo da educação pré-escolar [Patterns: a creative approach to learning in different areas/domains of the pre-school curriculum]". Trabalho apresentado em XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2012.
    Publicado
  42. Costa, H.; Barbosa, A.. "Resolução de problemas de processo na educação pré-escolar [Process problem solving in pre-school education]". Trabalho apresentado em XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2012.
    Publicado • 10.5753/cbie.sbie.2019.259
  43. Barbosa, A.. "Generalização de padrões em contextos visuais: um estudo no 6.º ano de escolaridade [Generalizing patterns in visual contexts: a study in the 6th grade]". Trabalho apresentado em EIEM 2011 - Encontro de Investigação em Educação Matemática 2011, Póvoa de Varzin, 2011.
    Publicado
  44. Barbosa, A.. "Patterning problems: sixth graders' ability to generalize". Trabalho apresentado em Seventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Rzeszow, 2011.
    Publicado
  45. Barbosa, A.. "Developing students' flexibility on pattern generalization.". Trabalho apresentado em International Conference on Creativity in Mathematics Education and the Education of Gifted Students, Riga, 2010.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2017.1233
  46. Barbosa, A.; Maria Isabel Piteira do Vale; Palhares, P.. "Avaliação do desempenho de alunos do 2.º ciclo na resolução de problemas envolvendo padrões [Assessment of 2nd cycle students' performance in solving problems involving patterns]". Trabalho apresentado em EIEM 2008 - Encontro de Investigação em Educação Matemática 2008, Viseu, 2008.
    Publicado
  47. Barbosa, A.; Maria Isabel Piteira do Vale; Palhares, P.. "Patterns and generalization: the influence of visual strategies". Trabalho apresentado em 5th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Larnaca, 2007.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Barbosa, A.; Vale, Isabel; Gualandi, Jorge Henrique. "Dos padrões à generalização: como a criatividade é expressa por futuros professores do Brasil e de Portugal?". Educação Matemática Debate 9 17 (2025): 1-23. https://doi.org/10.46551/emd.v9n17a08.
    Acesso aberto • Publicado • 10.46551/emd.v9n17a08
  2. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "A Math Education Laboratory: a space for active learning and pedagogical innovation". Revista Baiana De Educação Matemática 5 1 (2025): e202443--. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.23017.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "Mathematics and art: Ideas to use in teacher education". Arts & Communication 0 0 (2025): 1-12. https://doi.org/10.36922/ac.6487.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM MÚLTIPLAS RESOLUÇÕES E REPRESENTAÇÕES [Problem Solving with Multiple Solutions and Representations]". Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática 8 3 (2024): 452-470. https://doi.org/10.48075/rebecem.2024.v.8.n.3.32320.
    Acesso aberto • Publicado • 10.48075/rebecem.2024.v.8.n.3.32320
  5. Vale, Isabel; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244). "Exploring the creative potential of mathematical tasks in teacher education". International Electronic Journal of Mathematics Education 19 4 (2024): em0790. http://dx.doi.org/10.29333/iejme/15075.
    Publicado • 10.29333/iejme/15075
  6. Barbosa, A. (0D1E-4824-1244); Vale, Isabel. "A Integração das Áreas STEAM através do Design de Engenharia no Contexto da Impressão 3D [The Integration of STEAM Areas through Engineering Design in the Context of 3D Printing]". Interacções 68 (2024): 1-29.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244). "Dois desígnios complementares da Quadrante: abrangência e profundidade [Two complementary purposes of Quadrante: breadth and depth]". Quadrante 33 1 (2024): 1-6. https://quadrante.apm.pt/article/view/36898.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Barbosa, A. (0D1E-4824-1244); Vale, Isabel; Alvarenga, Dina. "The use of Tinkercad and 3D printing in interdisciplinary STEAM education: A focus on engineering design". STEM Education 4 3 (2024): 222-246. http://dx.doi.org/10.3934/steme.2024014.
    Publicado • 10.3934/steme.2024014
  9. Barbosa, A.; Vale, Isabel. "Mobile Math Trails: An Experience in Teacher Training with Mathcitymap". Acta Scientiae 25 6 (2023): 157-182. http://dx.doi.org/10.17648/acta.scientiae.7597.
    Publicado • 10.17648/acta.scientiae.7597
  10. Barbosa, A.; Vale, Isabel. "Vers un apprentissage des mathématiques plus autonome et flexible au Portugal". Revue internationale d'éducation de Sèvres 93 (2023): 133-142. http://dx.doi.org/10.4000/ries.14284.
    10.4000/ries.14284
  11. Santos, Catarina; Barbosa, A.. "The Impact of Written Feedback in Geometry Problem Solving through a Gallery Walk". International Journal of Education in Mathematics, Science and Technology 11 5 (2023): 1131-1153. http://dx.doi.org/10.46328/ijemst.2891.
    Publicado • 10.46328/ijemst.2891
  12. Vale, Isabel; Ana Barbosa. "Active learning strategies for an effective mathematics teaching and learning". European Journal of Science and Mathematics Education (2023): https://doi.org/10.30935/scimath/13135.
    Publicado • 10.30935/scimath/13135
  13. Vale, Isabel; Barbosa, A.; Peixoto, Ana; Fernandes, Fátima. "Solving Authentic Problems through Engineering Design". Open Education Studies 5 1 (2023): http://dx.doi.org/10.1515/edu-2022-0185.
    Publicado • 10.1515/edu-2022-0185
  14. Maria Isabel Piteira do Vale; Ana Barbosa. "Photography as a tool to capture outdoor math: an experience with elementary preservice teachers". Diálogos com a arte 12 (2022): 158-168. https://eseipvc.wixsite.com/dialogoscomaarte.
    Publicado
  15. Barbosa, A.; Maria Isabel Piteira do Vale. "As representações: escolhas eficazes na resolução de problemas [Representations: effective choices in problem solving]". Educação e Matemática 166 (2022): 19-24. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2830.
    Publicado
  16. Vale, Isabel; Barbosa, Ana; Peixoto, Ana; Fernandes, Fátima. "Solving Problems through Engineering Design: An Exploratory Study with Pre-Service Teachers". Education Sciences 12 12 (2022): 889. http://dx.doi.org/10.3390/educsci12120889.
    Publicado • 10.3390/educsci12120889
  17. Barbosa, A.; Maria Isabel Piteira do Vale. "Matemática Fora da Sala de Aula com o MathCityMap [Mathematics Outside the Classroom with MathCityMap]". Interacções 18 62 (2022): 122-144. https://doi.org/10.25755/int.27261.
    Publicado
  18. Ana Barbosa; Isabel Vale; Simone Jablonski; Matthias Ludwig. "Walking through Algebraic Thinking with Theme-Based (Mobile) Math Trails". Education Sciences 12 346 (2022): 1-26. https://doi.org/10.3390/educsci12050346.
    Publicado • 10.3390/educsci12050346
  19. Ana Barbosa; Isabel Vale. "A Visual Approach for Solving Problems with Fractions". Education Sciences 11 11 (2021): 727-727. https://doi.org/10.3390/educsci11110727.
    10.3390/educsci11110727
  20. Isabel Vale; Ana Barbosa. "Promoting Mathematical Knowledge and Skills in a Mathematical Classroom Using a Gallery Walk". International Journal of Research in Education and Science (2021): https://doi.org/10.46328/ijres.2417.
    10.46328/ijres.2417
  21. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "Fotografia: um recurso para elaborar tarefas matemáticas fora da sala de aula [Photography: a resource for mathematical tasks outside the classroom]". Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática 2 (2021): 1-12. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/545.
    Publicado
  22. Barbosa, A.; Vale, Isabel. "You’ve Got Mail! – Written Communication and Feedback in Mathematics". International Journal on Social and Education Sciences 3 3 (2021): 563-575. http://dx.doi.org/10.46328/ijonses.234.
    Acesso aberto • Publicado • 10.46328/ijonses.234
  23. Vale, Isabel; Barbosa, Ana. "Gallery Walk: uma estratégia ativa para resolver problemas com múltiplas soluções [Gallery Walk: an active strategy to solve problems with multiple solutions]". Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática 17 (2020): 1-19. http://dx.doi.org/10.37001/remat25269062v17id260.
    Acesso aberto • Publicado • 10.37001/remat25269062v17id260
  24. Vale, Isabel; Barbosa, A.; Cabrita, I.. "Paper folding for an active learning of mathematics: an experience with preservice teachers". Quaderni di Ricerca in Didacttica (Mathematics) 7 (2020): https://sites.unipa.it/grim/CIEAEM%2071_Pproceedings_QRDM_Special_Issue%207_2020.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  25. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "Pensamento algébrico: contributo da visualização na construção da generalização [Algebraic thinking: the contribution of visualization to the construction of generalization]". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 21 3 (2019): https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p398-418.
    Publicado • 10.23925/1983-3156.2019vol21i3p398-418
  26. Barbosa, A.; Vale, Isabel. "TENS CORREIO! ¿ A COMUNICAÇÃO ESCRITA E O FEEDBACK NA AULA DE MATEMÁTICA [YOU'VE GOT MAIL! WRITTEN COMMUNICATION AND FEEDBACK IN MATH CLASS]". Interacções 50 (2019): 109-123. https://doi.org/10.25755/int.18792.
    Acesso aberto • Publicado
  27. Vale, I.; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244); Cabrita, I.. "Mathematics outside the classroom: examples with pre-service teachers". Quaderni di Ricerca in Didattica (Mathematics) 2 3 (2019): 137-142. https://sites.unipa.it/grim/quaderno_2019_numspec_3.htm.
    Publicado
  28. Vale, Isabel; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244). "Mathematical problems: the advantages of visual strategies". JETEN - Journal of the European Teacher Network 13 (2018): 23-33. https://jeten-online.org/index.php/jeten/article/view/158/187.
    Acesso aberto • Publicado
  29. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "Pensar e comunicar: o contributo da uma Gallery Walk [Thinking and communicating: the contribution of a Gallery Walk]". Educação & Matemática 149-150 (2018): 2-8. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2516.
    Publicado
  30. Vale, Isabel; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244). "The Importance of Seeing in Mathematics Communication". JETEN - Journal of the European Teacher Network 12 (2017): 49-63. https://jeten-online.org/index.php/jeten/article/view/137.
    Acesso aberto • Publicado
  31. Barbosa, A. (0D1E-4824-1244); Vale, Isabel. "Math trails: meaningful mathematics outside the classroom with pre-service teachers". JETEN - Journal of the European Teacher Network 11 (2016): 63-72.
    Acesso aberto • Publicado
  32. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "Pre-service teachers, tasks and creativity.". MCG Newsletter 12 (2016): 17-23.
    Publicado
  33. Tomás-Ferreira, R.; Vale, Isabel; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244). "Trilhos matemáticos: promovendo a criatividade dos futuros professores [Math trails: fostering the creativity of future teachers]". Educação & Matemática 135 (2015): 57-64.
    Publicado
  34. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "Mathematics Creativity in Elementary Teacher Training.". Journal of the European Teacher Education Network 10 (2015): 57-70.
    Publicado • 10.1086/453171
  35. Vale, Isabel; Pimentel, T.; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244). "Ensinar matemática com resolução de problemas [Teaching maths with problem solving]". Quadrante 24 2 (2015): 39-60.
    Publicado
  36. Vale, Isabel; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244); Pimentel, T.. "Math trails a rich context for problem posing - an experience with pre-service teachers". Quaderni di Ricerca in Didatica 25 2 (2015): 221-227.
    Acesso aberto • Publicado
  37. Barbosa, A.; Vale, Isabel. "Visualization in pattern generalization: Potential and Challenges". Journal of European Teacher Education Network 10 (2015): 57-70.
    Publicado
  38. Vale, I.; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244). "Materiais manipuláveis para aprender e ensinar geometria [Manipulative materials for learning and teaching geometry]". Boletim GEPEM 65 (2014): 3-12. http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2015.011.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4322/gepem.2015.011
  39. Barbosa, A.; Vale, I.. "The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalize". RIPEM 4 3 (2014): 29-44.
    Acesso aberto • Publicado
  40. Fonseca, L.; Gonçalves, T.; Barbosa, G.; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244); Peixoto, A.; Trabulo, F.; Dias, N.. "Educar para empreender: Uma experiência no Alto Minho com crianças dos 3 aos 12 anos [Educating for entrepreneurship: An experiment in Alto Minho with children aged 3 to 12]". Critérios 13 (2014): 34-57.
    Acesso aberto • Publicado
  41. Barbosa, A.; Vale, Isabel. "Early mathematical experiences: the importance of curricular integration". Journal of European Teacher Education Network 9 (2014): 46-56.
    Acesso aberto • Publicado
  42. Barbosa, A.. "Mathematical Reasoning: the impact of visual patterns". Quaderni di Ricerca in Didatica 23 1 (2013): 343-351.
    Acesso aberto • Publicado
  43. Barbosa, A.; Vale, I.; Palhares, P.. "Pattern tasks: Thinking processes use by 6th grade students". Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa 15 3 (2012): 273-293.
    Acesso aberto • Publicado
  44. Barbosa, Ana. "CREATIVE USE OF PATTERNS IN PRE-SCHOOL TO ENHANCE LEARNING IN OTHER AREAS". PROCEEDINGS OF THE 36TH CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, VOL. 1: OPPORTUNITIES TO LEARN IN MATHEMATICS EDUCATION (2012): https://publons.com/publon/21694873/.
  45. Barbosa, Ana. "PATTERNING PROBLEMS: SIXTH GRADERS' ABILITY TO GENERALIZE". PROCEEDINGS OF THE SEVENTH CONGRESS OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION (CERME 7) (2011): https://publons.com/publon/21694874/.
  46. Vale, I.; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244); Cunha, E.; Cabrita, I.; Fonseca, L.; Pimentel, T.. "Patterns in the city: a mathematics project". Quaderni di Ricerca in Didatica 2 19 (2009): 302-306.
    Acesso aberto
  47. Barbosa, A.; Vale, Isabel; Palhares, P.. "The influence of visual strategies in generalization: a study with 6th grade students solving a pattern task". Journal of the European Teacher Education Network 4 (2009): 42-52.
    Publicado
  48. Barbosa, A.. "Geometria no plano numa turma do 9º ano de escolaridade: Abordagem sociolinguística à teoria de van Hiele usando o computador [Plane geometry in a 9th grade class: A sociolinguistic approach to van Hiele's theory using the computer]". Revista ESEVC 5 (2004): 25-56.
    Publicado
  49. Barbosa, A.. "Geometria no plano numa turma do 9º ano de escolaridade: Abordagem sociolinguística à teoria de van Hiele usando o computador". Revista ESEVC 5 (2004): 25-56.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "A Educação STEAM e o Design de Engenharia na resolução de problemas autênticos [STEAM Education and Engineering Design in Solving Authentic Problems]". In Coletânea do IV Congresso Paulista de Ensino de Ciências: discutindo a Educação em Ciências nos países Ibero-Americanos, 9-28. Edições Hipótese, 2024.
    Publicado
  2. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "Visualization: A Pathway to Mathematical Challenging Tasks". In Research in Mathematics Education-Mathematical Challenges for All, 283-306. Springer International Publishing, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-18868-8_15
  3. Barbosa, A.; Vale, Isabel. "Exploring the Potential of the Outdoors with Digital Technology in Teacher Education". In Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education, 32-43. Cham: Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-73988-1_3
  4. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM FRAÇÕES ¿UMA ABORDAGEM VISUAL [SOLVING PROBLEMS WITH FRACTIONS - A VISUAL APPROACH]". In CONTRIBUTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENTIDO DE NÚMERO RACIONAL, editado por Mamede, E.; Pinto, H.; Monteiro, C., 233-260. Lisboa, Portugal: APM, 2020.
    Publicado
  5. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "Mathematics & Movement: the gallery walk strategy". In Improving children’s learning and well-being, 7-22. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Estudos da Criança/Instituto de Educação, 2020.
    Publicado
  6. Vale, Isabel; Barbosa, Ana. "OS TRILHOS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES [MATH TRAILS IN PRE-SERVICE TEACHER TRAINING]". In Prospecção de Problemas e Soluções nas Ciências Matemáticas 2, editado por Américo Silva; André Vieira, 87-98. Brasil: Atena Editora, 2020.
    Publicado • 10.22533/at.ed.6202008098
  7. Vale, Isabel; Pimentel, T.; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244). "The Power of Seeing in Problem Solving and Creativity: An Issue Under Discussion". In Broadening the Scope of Research on Mathematical Problem Solving, 243-272. Springer International Publishing, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-99861-9_11
  8. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "Exploring generalization with visual patterns: tasks developed with pre-algebra students". In Padrões- Múltiplas perspectivas e contextos em educação matemática/Patterns-Multiple Perspectives and Contexts in Mathematics Education, editado por Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A., 137-150. Viana do Castelo, Portugal: ESE-IPVC, 2009.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Jorge Henrique Gualandi; Barbosa, A.; Vale, Isabel. "Dossiê "A Criatividade nas Aulas de Matemática"". Educação Matemática Debate (2025): https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/announcement/view/128.
    Co-editor
  2. Barbosa, A.; Vale, Isabel; Carreira, Susana. "STEAM Education and Problem Solving". Education Sciences (2023): https://www.mdpi.com/journal/education/special_issues/math_education_and_problem_solving.
    Publicado • Co-editor
  3. Barbosa, A. (0D1E-4824-1244); Vale, Isabel. "Math Education and Problem Solving". Sustainability 12 (2020): https://www.mdpi.com/journal/sustainability/special_issues/math_education_problem-solving.
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Neves, L.; Coelho, L.; Pontes, A.; Barbosa, A.; Barbosa, G.; Oliveira, J.; Cruz, S.; Gonçalves, T.. GET UP! Alterações Climáticas. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global [GET UP! Climate Change. Pathways for Development Education and Global Citizenship]. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do IPVC. 2020.
    Publicado
  2. Neves, L.; Coelho, L.; Pontes, A.; Barbosa, A.; Barbosa, G.; Oliveira, J.; Cruz, S.; Gonçalves, T.. GET UP! Migrações. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global [GET UP! Migrations. Pathways to Development Education and Global Citizenship]. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do IPVC. 2020.
    Publicado
  3. Neves, L.; Coelho, L.; Pontes, A.; Barbosa, A.; Barbosa, G.; Oliveira, J.; Cruz, S.; Gonçalves, T.. GET UP! Igualdade de Género. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global [GET UP! Gender Equality. Pathways to Development Education and Global Citizenship]. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do IPVC. 2020.
    Publicado
  4. Neves, L.; Coelho, L.; Pontes, A.; Barbosa, A.; Barbosa, G.; Oliveira, J.; Cruz, S.; Gonçalves, T.. GET UP! Desigualdades Mundiais. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global [GET UP! World Inequalities. Pathways to Development Education and Global Citizenship]. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do IPVC. 2020.
    Publicado
  5. Neves, L.; Coelho, L.; Pontes, A.; Barbosa, A.; Barbosa, G.; Oliveira, J.; Cruz, S.; Gonçalves, T.. GET UP! Climate Change. Educational Pathways for Development Education and Global Citizenship.. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do IPVC. 2020.
    Publicado
  6. Neves, L.; Coelho, L.; Esteves, A.; Barbosa, A.; Madeira, E.; Barbosa, G.; Oliveira, J.; Cardoso, J.; Gonçalves, T.. Global Schools: Propostas de integração curricular da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no 1.º e 2.º CEB [Global Schools: Propostas de integração curricular da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no 1.º e 2.º CEB [Global Schools: Proposals for the curricular integration of Development Education and Global Citizenship in the 1st and 2nd cycle of basic education]. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2018.
    Publicado
  7. Fonseca, L.; Barbosa, G.; Gonçalves, T.; Barbosa, A.; Peixoto, A.; Trabulo, F.. Educação Empreendedora: caminho para a concretização de sonhos [Entrepreneurship education: the path to realising dreams]. Viana do Castelo, Portugal: CIM Alto Minho. 2015.
    Publicado
  8. Isabel Vale; Barbosa, A.; Borralho, A.; Barbosa, E.; Cabrita, Isabel; Fonseca, L.; Pimentel, T.. Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo Programa para o Ensino Básico [Patterns in Mathematics: A didactical proposal within the framework of the new Primary School Programme]. Lisboa, Portugal: Texto Editores. 2011.
    Publicado
  9. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A.; Barbosa, E.; Borralho, A.; Cabrita, Isabel; Fonseca, L.; Pimentel, T.. Padrões no Ensino e Aprendizagem da Matemática: Propostas curriculares para o ensino básico [Patterns in the Teaching and Learning of Mathematics: Curriculum proposals for basic education]. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2009.
    Publicado • 10.24824/978854442051.5
  10. Vale, Isabel; Barbosa, A.. Padrões – Múltiplas Perspectivas e Contextos em Educação Matemática/Patterns – Multiple Perspectives and Contexts in Mathematics Education. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2009.
    Publicado • Editor
  11. Vale, Isabel; Barbosa, A.; Portela, J.; Fonseca, L.; Dias, N.; Pimentel, T.. A Matemática e a Cidade - Um roteiro por Viana do Castelo [Maths and the City: A trail through Viana do Castelo]. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2008.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "A resolução de problemas que envolvem a generalização de padrões em contextos visuais : um estudo longitudinal com alunos do 2.º ciclo do ensino básico [Solving problems involving the generalisation of patterns in visual contexts: a longitudinal study with primary school students]". Doutoramento, Universidade do Minho, 2010. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/10561.
  2. "Geometria no plano numa turma do 9º ano de escolaridade : uma abordagem sociolinguística à teoria de van Hiele usando o computador [Plane geometry in a 9th grade class: a sociolinguistic approach to van Hiele's theory using the computer]". Mestrado, Universidade do Porto, 2003. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/64034.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10/18 Trilhos matemáticos para promover uma aprendizagem contextualizada [Math Trails to Promote Contextualized Learning] Aula aberta, Escola Superior de Educação de Lisboa
Escola Superior de Educação de Lisboa (Portugal)
2024/07 Visualisation and paper folding in problem-solving tasks Psychology of Mathematics Education (PME 47) Teacher Day
Massey University (Auckland, Nova Zelândia)
2024/07 Problem solving: the effective choices of representations. Psychology of Mathematics Education (PME 47)
Massey University (Auckland, Nova Zelândia)
2024/07 Visual solutions: a resource to solve challenging problems and be creative. Psychology of Mathematics Education (PME 47)
Massey University (Auckland, Nova Zelândia)
2024/07 Outdoor Mathematics with MathCityMap BIP Erasmus+ - Supporting curriculum through integrated STEAM Education practices 2024
Mazaryk University (República Checa)
2024/06 The integration of STEAM areas through engineering design in the context of 3D printing 2024 CASTeL 10th Science and Maths Education Conference
Dublin City University (Dublin, Irlanda)
2024/06 Developing a mathematical eye through photography: a resource to pose and solve challenging tasks 2024 CASTeL 10th Science and Maths Education Conference
Dublin City University (Dublin, Irlanda)
2024/05 Algumas ideias sobre a criatividade na aula de Matemática [Some Ideas About Creativity in the Mathematics Classroom] Seminário LEM Instituto Federal de Espírito Santo Campus Cachoeiro de Itapemirim
2024/03 Ambientes Educativos Inovadores no ensino da matemática e das ciências [Innovative Educational Environments in Mathematics and Science Teaching] Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024
Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal)
2024/03 A integração das áreas STEAM através do design de engenharia no contexto da impressão 3D Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024
Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal)
2024/03 A abordagem interdisciplinar da educação STEM no 4.º ano de escolaridade [The Interdisciplinary Approach to STEM Education in the 4th grade] Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024
Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal)
2024/03 O ciclo de design de engenharia na resolução de problemas e na criatividade coletiva [The Engineering Design Cycle in Problem Solving and Collective Creativity] Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024
Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal)
2023/10 O papel das conexões no ensino e aprendizagem da Matemática [The Role of Connections in Mathematics Teaching and Learning] XXVI EMPA
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPL (Portugal)
2023/07 Pre-service teachers’ generalization strategies solving figurative growth patterns 13th Congress of European Research in Mathematics Education
ERME (Budapeste, Hungria)
2023/07 Desafios matemáticos para todos – o poder das tarefas com resoluções múltiplas [Mathematical Challenges for All - the power of multiple solution tasks] XXXVIII ProfMat
IPCA (Barcelos, Portugal)
2023/07 Investigando padrões por meio da torre de Hanói [Investigating Patterns Through the Tower of Hanoi] IX Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática (SHIAM)
Unicamp (Brasil)
2023/07 A matemática fora da sala de aula – um percurso de 15 anos de sucesso com alunos e professores [Mathematics Outside the Classroom – A 15-Year Journey of Success with Students and Teachers] . XXXIII SIEM
IPCA (Portugal)
2023/07 Perspectives about STEAM Education – an overview of the state of the art BIP Erasmus+ - Supporting curriculum through integrated STEAM Education practices 2023
IPVC (Portugal)
2023/07 STEAM Education in the outdoors BIP Erasmus+ - Supporting curriculum through integrated STEAM Education practices 2023
IPVC (Portugal)
2023/05 Mobile math trails and its influence on pre-service teachers’ engagement ICEMST 2023
ISTES (Cappadocia, Turquia)
2023/05 Challenge and creative problem solving tasks through visual solutions ICEMST 2023
ISTES (Cappadocia, Turquia)
2023/05 A criatividade matemática: o papel dos contextos e das tarefas [Creativity in mathematics: the role of the contexts and the tasks] V ENCUENTRO APM – FESPM
FESPM (Huleva, Espanha)
2023/05 Ensino eficaz da matemática numa perspetiva STEAM: a resolução de problemas autênticos [Effective Mathematics Teaching from a STEAM Perspective: Solving Authentic Problems] INCTE 23
Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
2022/11 Conexões na (e com) a matemática [Connections in (and with) Mathematics] XXV EMPA
Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal)
2022/10 A resolução de problemas em Matemática [Problem solving in mathematics] VI CICA
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2022/07 Feedback and written mathematics communication – a pen pal exchange EDULEARN22
IATED (Valencia, Espanha)
2022/07 Pontes na e com a matemática: o poder das conexões [Bridges in and with Mathematics: The Power of Connections] XXXVII Profmat
Escola Superior de Educação de Setúbal (Portugal)
2022/07 Solving problems using the engineering design process through a STEAM perspective EDULEARN22
IATED (Espanha)
2022/05 Solving problems through Engineering Design: a pathway for a connected STEAM Education BBC'22
ISEP & ISCAP (Porto, Portugal)
2022/05 Mobile Math Trails: an experience in teacher training with MathCityMap BBC22
ISEP e ISCAP (Portugal)
2022/03 Matemática fora da sala de aula com o MathCityMap [Mathematics outside the classroom with MathCityMap] IEMC 2022
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2022/03 O contributo do feedback escrito para a aprendizagem da geometria através de uma Gallery Walk [The Contribution of Written Feedback to Geometry Learning Through a Gallery Walk] IEMC 2022
Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal)
2022/03 Educação STEAM através do design de engenharia na formação inicial de professores [STEAM Education Through Engineering Design in Initial Teacher Training] IEMC 2022
Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal)
2021/07 Rich contexts to promote effective learning of mathematics PME 44
Khon Kaen University (Khon Kaen , Tailândia)
2021/07 The exploration of friezes and rosettes through digital and non-digital resources in a teacher education program EDULEARN21
IATED (Valencia, Espanha)
2021/07 Posters: a tool to foster visual and communication skills through mathematical challenging tasks using a Gallery Walk EDULEARN21 Conference
IATED (Espanha)
2021/04 Matemática fora da sala de aula em debate [Mathematics Outside the Classroom Under Debate] APM (Debates)5
APM (Portugal)
2021/04 You’ve got mail! – written communication and feedback in mathematics ICEMST 2021
ISTES (Turquia)
2021 Trilhos matemáticos digitais com o MathCityMap [Digital Math Trails with MathCityMap] XXIV EMPA
Escola Superior de Educação de Bragança (Portugal)
2020/12 Exploring the potential of the outdoors with digital technology in teacher education TECH-EDU 2020
UTAD (Vila Real, Portugal)
2020/09 Preservice teachers’ perceptions on outdoors education using a digital resource 10th ERME Topic Conference: Mathematics Education in the Digital Age (MEDA)
Linz School of Education (Áustria)
2020/09 Outdoor photography: a resource in teacher training 10th ERME Topic Conference: Mathematics Education in the Digital Age (MEDA)
Linz School of Education (Áustria)
2019/11 Álgebra nos primeiros anos?!? Sim! [Algebra in the early years?!? Yes!] XXII Encontro Nacional Matemática nos Primeiros Ano
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/11 Álgebra e Visualização nos Primeiros Anos: uma incursão pelos padrões figurativos XXII Encontro Nacional Matemática nos Primeiros Anos
Escola Superior de Educação de Lisboa (Portugal)
2019/07 Paper folding for an active learning of mathematics: an experience with pre-service teachers CIEAEM71
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/03 Exploring friezes and rosettes: an experience with future teachers PME and Yandex
Yandex (Rússia)
2019/03 A troca de correspondência como estratégia para evidenciar a comunicação matemática escrita [Letter Exchange as a Strategy to Highlight Written Mathematical Communication] IEMC 2019 - Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019
Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal)
2019 Tens correio! – A comunicação escrita e o feedback na aula de matemática [You've got mail! - Written communication and feedback in the mathematics classroom] XVIII ENEC/IIIISSE
FCUP (Porto, Portugal)
2018/11 As resoluções visuais: Aprender a ver para compreender [Visual Solutions: Learning to See to Understand] XXI EMPA
Instituto de Educação-UM (Portugal)
2018/09 Aprender Matemática em Movimento através da Gallery Walk [Learning Mathematics in Motion Through a Gallery Walk] XXI EMPA
Instituto de Educação-UM (Portugal)
2018/05 As dobragens como uma estratégia de aprendizagem ativa [Paper folding as an active learning strategy] VII IPCE
Escola Superior de Educação de Leiria (Leiria, Portugal)
2018/05 Visual solutions as a resource to promote mathematical learning Re(s)sources 2018 International Conference
ENS Lyon (Lyon, França)
2018/05 Math trails: a resource for teaching and learning Re(s)sources 2018 International Conference
ENS Lyon (França)
2016/07 Visual patterns: a creative path to generalization ICME 2016
University of Hamburg (Hamburg, Alemanha)
2016/07 Matemática + Histórias Infantis = Conexões criativas no pré-escolar [Mathematic + Children's Literature = creative connections in pre-school education] 4.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2016/07 Seeing: an intuitive and creative way to solve a problem ICME 2016
University of Hamburg (Alemanha)
2016/04 Math at home: parents’ involvement in mathematics education ETEN Conference 2016
Escola Superior de Educação de Setúbal (Portugal)
2016/04 The importance of seeing in mathematics learning ETEN Conference 2016
Escola Superior de Educação de Setúbal (Portugal)
2016/03 Matemática em casa: ideias para os pais [Mathematics at Home: Ideas for Parents] ProfMat 2016
APM (Portugal)
2015/07 Trilhos matemáticos – uma proposta criativa para abordar a matemática fora da sala de aula [Mathematical Trails – A Creative Approach to Exploring Mathematics Outside the Classroom] 3.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Portugal)
2015/07 Brincar com materiais do dia a dia: a construção do sentido de número [Playing with Everyday Materials: Building Number Sense] 3.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Portugal)
2015/07 Math trails a rich context for problem solving – an experience with pre-service teachers CIEAEM 67 – Teaching and learning mathematics resources and obstacles
Universidade d’Aosta (Itália)
2015/07 Era uma vez 1, 2, 3 – Histórias matematicadas [Once Upon a Time 1, 2, 3 – Mathematicized Stories] 3.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Portugal)
2015/05 Trilhos matemáticos e a criação de problemas [Math trails and problem posing] XIV CIAEM
Universidad del Valle de México (Tuxtla Gutierrez, México)
2015/05 A criatividade na aula de matemática [Creativity in the Mathematics Classroom] XIV CIAEM
Universidad del Valle de México (México)
2015/04 Math Trails: Meaningful Mathematics Outside the Classroom with Pre-Service Teachers ETEN Conference 2015
UCC (Dinamarca)
2015 Contextos não formais de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores: os trilhos matemáticos [Non formal teaching and learning contexts in pre-service teacher training: math trails] CiEMeLP2015
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2014/11 Comunicar para aprender matemática através de tarefas desafiantes [Communicating to Learn Mathematics Through Challenging Tasks] Encontro A Matemática nos primeiros anos 2014
Universidade de Aveiro (Portugal)
2014/11 Tarefas para promover a criatividade em matemática [Tasks to Promote Creativity in Mathematics] EIEM 2014
SPIEM (Portugal)
2014/09 Creative potential of problem solving and problem posing tasks The European Conference on Educational Research – ECER 2014
FEUP (Porto, Portugal)
2014/09 Mathematics beyond the classroom: Outdoor Mathematical Trails The European Conference on Educational Research – ECER 2014
FEUP (Portugal)
2014/05 Mathematical creativity through the eyes of future teachers Problem@Web International Conference - Technology, creativity and affect in mathematical problem solving
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2014/04 Creativity in mathematics teaching and learning: perspectives of future elementary school teachers European Teacher Education Network Annual Conference 2014
Universitat Leipzig (Alemanha)
2014 Visualization in pattern generalization: Potential and Challenges European Teacher Education Network Annual Conference 2014
Universitat Leipzig (Lepzig, Alemanha)
2013/11 A visualização e o sentido de número: um estudo no 1º ano de escolaridade [Visualization and Number Sense: A Study in the 1st Grade] XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal)
2013/09 A resolução de tarefas com padrões figurativos e a generalização [Solving Tasks with Figural Patterns and Generalization] VII CIBEM – Congreso Ibero Americano de Educación Matemática
(Uruguai)
2013/07 Mathematical Reasoning: the impact of visual patterns CIEAEM 65
Università degli Studi di Torino Rettorato (Turim, Itália)
2013/06 Era uma vez...a Matemática! [Once Upon a Time...Mathematics!] Encontro Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Portugal)
2013/05 O contributo da visualização no desenvolvimento do raciocínio funcional [The Contribution of Visualization to the Development of Functional Reasoning] Encontro de Investigação em Educação Matemática 2013
SPIEM (Portugal)
2013/04 Early mathematical experiences: the importance of curricular integration European Teacher Education Network Annual Conference 2013
(Bélgica)
2013/04 Challenging and creative mathematical tasks: an exploratory study with elementary pre-service teachers European Teacher Education Network Annual Conference 2013
(Bélgica)
2012/07 Creative use of patterns in pre-school to enhance learning in other areas 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
Wesley Girls High School (Taipé, Taiwan)
2012/07 Pattern problem solving tasks as a means to foster creativity in Mathematics 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
Wesley Girls High School (Taiwan)
2012/06 Das contagens ao raciocínio funcional [From Counting to Functional Reasoning] Encontro Matemática e Criatividade no pré-escolar e no 1.º CEB: práticas de referência
Universidade de Aveiro (Portugal)
2011/09 O impacto de contextos visuais na generalização [The Impact of Visual Contexts on Generalization] III Bienal da Aprendizagem: Matemática, Língua Portuguesa e Tecnologias
Instituto Politécnico de S. Tomé (São Tomé e Príncipe)
2011/05 Generalização de padrões em contextos visuais: um estudo no 6.º ano de escolaridade [Pattern generalization in visual contexts: a study with 6th graders] Encontro de Investigação em Educação Matemática 2011
SPIEM (Póvoa de Varzim, Portugal)
2011/02 Patterning problems: sixth graders' ability to generalize Seventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
University of Rzeszow (Polónia)
2010/08 Developing students’ flexibility on pattern generalization Mathematical Creativity and Giftedness Sixth Conference
Latvijas Universitate (Riga, Letónia)
2009/05 Exploring generalization with visual patterns: tasks developed with pre-algebra students International Meeting on Patterns,
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2008/09 A resolução de problemas e a generalização de padrões: estratégias e dificuldades emergentes [Problem Solving and Pattern Generalization: Emerging Strategies and Challenges] XII SEIEM, XIX SIEM, XVII EIEM
Universidade Extremadura (Espanha)
2008/05 Avaliação do desempenho de alunos do 2º ciclo na resolução de problemas envolvendo padrões [Assessment of 2nd Cycle Students' Performance in Solving Problems Involving Patterns] XVI EIEM
SPIEM (Portugal)
2008/04 The influence of visual strategies in generalization: a study with 6th grade students solving a pattern task ETEN Conference 2008
Liverpool Hope University (Reino Unido)
2007/02 Patterns and generalization: the influence of visual strategies CERME 5
University of Cyprus (Chipre)
2006/11 A visualização e a resolução de problemas envolvendo padrões: um estudo no 2.º ciclo [Visualization and Problem Solving Involving Patterns: A Study in the 2nd Cycle] ProfMat 2006
Escolas Superiores de Educação e de Tecnologia de Setúbal (Portugal)
2005/11 Investigar e construir com o Imagina [Investigating and Building with Imagina] ProfMat 2005
APM (Portugal)
2004/11 O Jogo como ponto de partida para actividades de investigação [Games as a Starting Point for Inquiry Activities] ProfMat 2004
UBI (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual O impacto da educação STEM no desenvolvimento de competências matemáticas [The impact of STEM education on the development of mathematical skills]
Coorientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2024/02 - 2025/05 A educação para a Cidadania como contexto para o desenvolvimento do Raciocínio Estatístico no 2º CEB
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2024/02 - 2025/05 Caraterização do Raciocínio Estatístico de alunos do 5º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2024/02 - 2025/01 Raciocínio estatístico no 6.º ano de escolaridade: a influência do contexto das tarefas
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2024/02 - 2025/01 O papel do contexto na resolução de tarefas de Estatística no 5º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022/02 - 2023/02 O MathCityMap e a Sala de Aula Digital: um recurso para a aprendizagem não formal dos números racionais no 2.º CEB [MathCityMap and the Digital Classroom: a resource for non-formal learning of rational numbers in the 2nd cycle]
Orientador
Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB [Teaching of the 1st Cycle Primary Educ and Math and Sciences in 2nd Cycle BE] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022/02 - 2023/01 Utilização do MathCityMap num trilho matemático sobre números racionais: um estudo no 6.º ano de escolaridade [Using MathCityMap in a math trail about rational numbers: a study in the 6th grade]
Orientador
Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB [Teaching of the 1st Cycle Primary Educ and Math and Sciences in 2nd Cycle BE] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2021/02 - 2022/01 O contributo do feedback escrito para a aprendizagem através de uma Gallery Walk: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade [The contribution of written feedback to learning through a Gallery Walk: a study with 5th graders]
Orientador
Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico [Teaching of the 1st Cycle Primary Educ and Math and Sciences in 2nd Cycle BE] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2020/03 - 2021/03/29 Trilho matemático digital com o MathCityMap: um estudo no 6.º ano de escolaridade no domínio da Geometria
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020/03 - 2021/01 A influência do contexto na resolução de tarefas com números racionais não negativos numa turma de 6.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 - 2020 Uma abordagem às isometrias através de um trilho matemático: um estudo no 6º ano de escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 - 2020 Trilho matemático virtual pela cidade de Viana do Castelo: um estudo sobre a aprendizagem das isometrias no 6.º ano
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015/09/01 - 2017 Implementação de um projeto de educação empreendedora com crianças do pré-escolar : "Castelo dos Amigos"
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013/09/01 - 2017 Exploração de padrões por crianças do pré-escolar : Um estudo realizado no domínio da matemática
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2011/09/01 - 2017 Conexões matemáticas através dos padrões : Uma abordagem globalizante no pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015/09/01 - 2016 Histórias com matemática : uma ponte para a resolução de problemas e a comunicação matemática no pré-escolar [Stories with mathematics: a bridge to problem solving and mathematical communication in preschoolers]
Orientador
Educação Pré-Escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015/09/01 - 2016 Educação para o empreendedorismo no pré-escolar: o percurso do sonho à ação [Entrepreneurship education in pre-school: the journey from dream to action]
Orientador
Educação Pré-Escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015/09/01 - 2016 Educação empreendedora: um projeto desenvolvido com crianças do pré-escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 Brincar com materiais do dia a dia: O desenvolvimento do sentido de número no pré-escolar [Playing with everyday materials: The development of number sense in preschoolers]
Orientador
Educação Pré-escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014/09/01 - 2015 O contributo das aplicações interativas na abordagem de conceitos geométricos : um estudo com crianças do pré-escolar [The contribution of interactive applications in approaching geometric concepts: a study with pre-school children]
Orientador
Educação Pré-Escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013/09/01 - 2014 A OTD na educação pré-escolar : um estudo com crianças de 3 a 4 anos [Statistics in pre-school education: a study with 3 to 4 year olds]
Orientador
Educação Pré-Escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013/09/01 - 2014 O contributo da visualização para o desenvolvimento do sentido de número no pré-escolar [The potential of visualization to the development of number sense in preschoolers]
Orientador
Educação Pré-Escolar [pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013/09/01 - 2014 Os Padrões no ensino pré-escolar : Um veículo para aprendizagens integradoras [Patterns in pre-school education: A vehicle for integration]
Orientador
Educação Pré-Escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2011/09/01 - 2013 O pensamento algébrico em contextos visuais : um estudo no 6º ano de escolaridade [Algebraic thinking in visual contexts: a study in the 6th grade]
Orientador
Didáctica da Matemática e das Ciências [Didactics of Mathematics and Sciences] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2011 - 2013 A visualização e o sentido de número : um estudo no 1º ano de escolaridade [Visualization and number sense: a study in 1st grade]
Orientador
Didática da Matemática e das Ciências [Didactics of Mathematics and Science] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2011 - 2013 A resolução de problemas através da descoberta de padrões : um estudo com alunos do 1º ano de escolaridade [Problem solving through patterns exploration: a study with 1st graders]
Orientador
Didática da Matemática e das Ciências [Didactics of Mathematics and Science] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2012 - 2012 O contributo dos contextos visuais para o desenvolvimento da contagem no pré-escolar
Orientador
Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2012 - 2012 A medida na educação pré-escolar : um estudo centrado em experiências integradoras [Measurement in pre-school education: a study focusing on interdisciplinary experiences]
Orientador
Educação Pré-escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2012 - 2012 A exploração de conceitos geométricos no Pré-Escolar através da Literatura Infantil [Exploring geometric concepts in pre-school through children's literature]
Orientador
Educação Pré-escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
2012 - 2012 Desenvolver o sentido de número na educação Pré-Escolar através de experiências integradoras
Orientador
Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2011 - 2011 Resolução de problemas de processo na educação pré-escolar
Orientador
Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2011 - 2011 Exploração de padrões no ensino pré-escolar : um estudo no domínio da matemática
Orientador
Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2011 - 2011 O desenvolvimento do sentido de número em contexto pré-escolar: o impacto dos materiais manipuláveis [The development of number sense in pre-school settings: the impact of manipulatives]
Orientador
Educação Pré-escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/07 - 2024/07 Porto ICRE’24 - 4th Porto International Conference on Research in Education (2024/07 - 2024/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2023/07 - 2023/07 XXXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática [XXXIII Seminar on Research in Mathematics Education] (2023/07 - 2023/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2019/07/05 - 2019/07/06 VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos/1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old (2019/07/05 - 2019/07/06)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2019/03/29 - 2019/03/30 3.º Fórum dos Mestrados Profissionalizantes de Educadores de Infância e Professores do 1.º e 2.º ciclos [23rd Forum of the Master's Degrees in Teaching for Preschool Educators and 1st and 2nd Cycle Teachers] (2019/03/29 - 2019/03/30)
Encontro (Coorganizador)
2016/07 - 2016/07 4.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos [4th Meeting on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old] (2016/07 - 2016/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015/07 - 2015/07 3º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos [3rd Meeting on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old] (2015/07 - 2015/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014/07 - 2014/07 2.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos [2nd Meeting on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 year old] (2014/07 - 2014/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014/02 - 2014/02 2.º Fórum dos Mestrados de Habilitação para a Docência Educadores de Infância e Professores do 1.º e 2.º ciclos – “Da investigação às práticas” [2nd Forum of the Master's Degrees in Teaching for Preschool Educators and 1st and 2nd Cycle Teachers - "From research to practice"] (2014/06 - 2014/06)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/06 - 2013/06 Encontro Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade dos 3 aos 12 anos [Teaching and Learning Mathematics with Creativity from 3 to 12 years old] (2013/06 - 2013/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2012/11 - 2012/11 1º Fórum dos Mestrados Profissionalizantes Educadores de Infância e Professores do 1.º e 2.º ciclos [1st Forum of Professional Masters in Preschool Education and 1st and 2nd Cycle Teachers] (2012/11 - 2012/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2009/09/03 - 2009/09/05 Profmat 2009 (2009/09/03 - 2009/09/05)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2007/03/29 - 2007/03/30 X encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos [10th National Meeting: Mathematics in the Early Years] (2007/03/29 - 2007/03/30)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2005/04/17 - 2005/04/19 XIV Encontro Investigação em Educação Matemática [14th Meeting on Research in Mathematics Education] (2005/04/17 - 2005/04/19)
Encontro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2004/02/11 - 2004/02/14 ETEN – European Teacher Education Network Conference (2004/02/11 - 2004/02/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2003/01/24 - 2003/01/25 Encontro Regional de Professores de Matemática – Minho Mat 2003 (2003/01/24 - 2003/01/25)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/06/04 O pensamento geométrico nas provas de avaliação externa de matemática: um estudo no 2.º ciclo do ensino básico [Geometric Thinking in External Mathematics Assessment Exams: A Study in the 2nd Cycle of Basic Education]
Arguente principal
Paula Manuela Vieira da Silva (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2024/05/06 Potencialidades da supervisão pedagógica em contexto colaborativo para a promoção de práticas de ensino com conexões matemáticas [Potential of Pedagogical Supervision in Collaborative Contexts for Promoting Teaching Practices with Mathematical Connections]
Arguente principal
Mariana Custódia Capela Honrado Amaral (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2021/03 Um congresso matemático no âmbito das isometrias: proposta de um estudo numa turma de 6º ano de escolaridade [A mathematical congress on isometries: a proposal for a study in a 6th grade class]
Arguente principal
Ana Filipa Rodrigues Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2020/02 Insubordinação Criativa, Auto(trans)formação e Conexões Matemáticas: Engendrando Saberes na Autoformação de Professores Portugueses
Arguente
Daniela Assemany da Guia (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2019/03 A resolução de tarefas matemáticas em contextos não formais de aprendizagem – um estudo com o 3º ano de escolaridade [Solving mathematical tasks in non-formal learning contexts - a study with 3rd graders]
Arguente principal
Maria de Fátima Pereira de Sousa Lima Fernandes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2018/12 Raciocinando matematicamente: um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade [Reasoning mathematically: a study with 4th grade students]
Arguente principal
Cátia Roberta Mesquita dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016/12 Um trilho pela Educação Financeira: implementação de uma proposta didática baseada no REF [A trail through Financial Education: implementing a didactic proposal based on the REF]
Arguente principal
Isabel Cecília Falcão Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015/07 Contando histórias com matemática … [Telling stories with mathematics ...]
Arguente principal
Cindy Belle da Silva Quaresma (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015/05 A formação inicial de professores do Ensino Básico e a geometria: um estudo de dois casos [The initial training of primary school teachers and geometry: a study of two cases]
Arguente principal
Ângela Maria Pinto do Couto (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014/12 Matemática e expressão motora: que relação?: um estudo com crianças na educação pré-escolar ao nível do tempo de execução de tarefas [Mathematics and motor expression: what's the relationship?: a study with pre-school children in terms of task completion time]
Arguente principal
Alice Maria Lourinho Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2013/05 Raciocínio Matemático de alunos do 2.º ano de escolaridade [Mathematical reasoning of 2nd grade students]
Arguente principal
Vânia Filipa Pereira Esteves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012/12 Resolução de problemas com padrões numéricos [Solving problems with numerical patterns]
Arguente principal
Ângela Raquel Pacheco Marques Freitas Faria (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012/05 Desenvolvendo o sentido de número na educação pré-escolar [Developing number sense in pre-school education]
Arguente principal
Teresa Sofia Lopes Vilar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2025/04/22 - 2025/04/25 InterNetWorking Conference - Intercultural Week 2025 (INW25) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
2024/07/22 - 2024/07/26 VI Seminário de Investigação em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática e II Seminário Linsiano Universidade Nova de Lisboa
2024/07/17 - 2024/07/18 XXXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática [XXXIV Seminar of Investigation in Mathematics Education] APM/E.S. Rafael Bordalo Pinheiro e CCC Caldas da Rainha
2024/04/22 - 2024/04/25 InterNetWorking Conference - Intercultural Week 2024 (INW24) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
2024/03/15 - 2024/03/16 Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024 (IEMC 2024) [Meeting "Innovation in Maths and Science Teaching 2024] Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
2023/10/19 - 2023/10/20 I Encontro Nacional de Educação Básica [I Meeting on Basic Education] Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
2023/07/05 - 2023/07/06 XXXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática [XXXIII Seminar on Research in Mathematics Education] APM
2023/02/23 - 2023/02/25 ROSEDA 2023: Research Online STEM Education in the Digital Age Instituto Superior de Engenharia do Porto
2022/11/23 - 2022/11/24 Encontro Internacional Património, Educação e Cultura (EIPEC 2022) [International Meeting Heritage, Education, and Culture] Escola Superior de Educação de Castelo Branco
2022/03/11 - 2022/03/12 Encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022" [Meeting "Innovation in Maths and Science Teaching 2022] Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
2021/10/21 - 2021/10/22 II Congresso Paulista de Ensino de Ciências [2nd São Paulo Congress on Science Teaching] Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de S. Paulo
2020/06/16 - 2020/06/19 ROSETA Conference: Research on Outdoor STEM Education in the digiTal Age Instituto Superior de Engenharia do Porto
2019/03/15 - 2019/03/16 Encontro Internacional Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019 (IEMC 2019) [International Meeting on Innovation in Mathematics and Science Teaching 2019] Escola Superior de Educação de Santarém
2017/07/07 - 2017/07/07 5.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos [5th Meeting on Teaching and Learning with Creativity for Ages 3 to 12] Escola Superior de Educação de Viana do Castelo
2014/06/29 - 2014/06/30 Encontro Matemática e Criatividade no pré-escolar e no 1.º CEB: práticas de referência [Meeting on Mathematics and Creativity in Preschool and Primary Education: Best Practices] Universidade de Aveiro
2012/06/29 - 2012/06/30 Encontro Matemática e Criatividade no pré-escolar e no 1.º CEB: práticas de referência [Meeting on Mathematics and Creativity in Preschool and Primary Education: Best Practices] Universidade de Aveiro

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/07 - Atual Open Education Studies (2544-7831) De Gruyter
2023/01 - Atual Quadrante - Revista de Investigação em Educação Matemática (2183-2838) APM
2021/04 - Atual Journal of Studies in Education and Science (2767-9799) ISTES
2020/06 - Atual Revista International de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (2675-4258)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual National Council of Teachers of Mathematics
2014 - Atual European Teacher Education Network (ETEN) ETEN Co-Ordinator (ECO) at the School of Education of Viana do Castelo
2011 - Atual Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática
2010 - Atual International Group for Mathematical Creativity and Giftedness (MCG) Membro Fundador [Founding member]
2000 - Atual Associação de Professores de Matemática
Distinções

Prémio

2021 Education Sciences 2020 Outstanding Reviewer Awards
Education Sciences Journal, Suiça