???global.info.a_carregar???
Ana Cristina Coelho Barbosa is an Assistant professor at Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Escola Superior de Educação, Coordinator of the Master's Degree in Teaching of the 1st Cycle in Primary Education and Mathematics and Sciences in the 2nd Cycle, Coordinator of the Hub of the Center for Research & Innovation in Education (inED) at IPVC and integrated researcher at inED. Ana Barbosa has a PhD in Child Studies, Elementary Mathematics, from Universidade do Minho (2010), an MSc in Mathematics Education from Universidade do Porto (2003) and a BSc in Mathematics Education from Universidade do Porto (2000). She published 7 book chapters, 11 books, more than 40 papers in specialized journals, supervised 28 master's theses. Participates and/or has participated as researcher in 8 projects. Her main areas of interest are Didactics of Mathematics, Problem solving, Visualization, Algebraic Thinking, Active learning, Outdoor Mathematics Education and STEAM Education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Cristina Coelho Barbosa

Nomes de citação

  • Barbosa, A.

Identificadores de autor

Ciência ID
0D1E-4824-1244
ORCID iD
0000-0002-6314-7080
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=u9h06ZsAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
V-9104-2019
Scopus Author Id
55505529600

Endereços de correio eletrónico

  • anabarbosa@ese.ipvc.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (+351) 258806200 (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Avenida Capitão Gaspar de Castro, Apartado 513, 4901-908, Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2010/03/02
Concluído
Estudos da Criança [Child Studies] (Doutoramento)
Especialização em Matemática Elementar [Elementary Mathematics]
Universidade do Minho, Portugal
"A resolução de problemas que envolvem a generalização de padrões em contextos visuais : um estudo longitudinal com alunos do 2.º ciclo do ensino básico [Solving problems involving the generalization of patterns in visual contexts: a longitudinal study] " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2003/05/30
Concluído
Ensino da Matemática [Mathematics Education] (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Geometria no plano numa turma do 9.º ano de escolaridade: uma abordagem sociolinguística à Teoria de Van Hiele usando o computador [Plane geometry in a 9th grade class: a sociolinguistic approach to Van Hiele's Theory using the computer]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2000/06/05
Concluído
Ensino da Matemática [Mathematics Education] (Especialização pós-licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/05/13 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2002/09/01 - 2010/05/12 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2005/02 - 2005/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade do Minho, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/09 - 2002/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária de Valença, Portugal
2000/09 - 2001/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
EB 2,3 Dr. Carteado Mena, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10 - Atual Director de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Polo do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) [Hub of Center for Research and Innovation in Education], Portugal
2023/10 - Atual Membro da Direção do inED [Member of inED's Management Board] Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018/11 - Atual Membro do Conselho Pedagógico [Member of the Pedagogic Council] Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2018 - Atual Coordenadora do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB [Coordinator Master's Degree Teaching of the 1st Cycle Primary Educ and Math and Sciences in 2nd Cycle BE] Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2010 - 2017 Coordenadora Erasmus [Erasmus Coordinator] Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/07 - Atual Membro integrado do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) [Integrated Researcher at inED] Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015/09 - Atual Membro externo colaborador do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UM) [Collaborator Research at CIEC-UM] Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2006 - 2009 A resolução de problemas que envolvem a generalização de padrões em contextos visuais : um estudo longitudinal com alunos do 2.º ciclo do ensino básico [Solving problems involving the generalization of patterns in visual contexts: a longitudinal study with elementary school students]
SFRH/PROTEC/50064/2009
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/09/01 - 2026/08/31 MATRIX - Math Trails with an Inclusive Perspective on Students Experiences
Investigador
Goethe-Universität Frankfurt am Main, Alemanha
Erasmus Plus
Em curso
2018/10/01 - 2022/09/30 Inovação Curricular e Sucesso em Matemática [Curricular Innovation and Success in Mathematics]
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Investigador
NOVA.ID.FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/09/01 - 2022/08/31 Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe
Investigador
Goethe-Universität Frankfurt am Main, Alemanha
Erasmus Plus
Concluído
2017 - 2020 Get Up and Goals! Global education time: an international network of learning and active schools for SDGs
Investigador
COMITATO INTERNAZIONALE PER LO SVILUPPO DEI POPOLI, Itália
European Union
Concluído
2015/06/01 - 2018/05/31 Global Schools: EYD 2015 to embed Global Learning in primary education
Investigador
Provincia Autonoma di Trento, Itália
European Union
Concluído
2014/09 - 2015/07 Empreendedorismo para crianças dos 3 aos 12 anos [Entrepreneurship for children from 3 to 12 years old]
FEDER/Candidatura ON2 – Alto Minho Invest
Investigador
Comunidade Intermunicipal do Alto Minho
Concluído
2007/09/15 - 2010/06/01 Matemática e padrões no ensino básico: perspectivas e experiências curriculares de alunos e professores [Mathematics and patterns in primary education: perspectives and curricular experiences of students and teachers]
PTDC/CED/69287/2006
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/09/01 - 2008/08/31 MatCid - A Matemática e a Cidade [MatCid - Mathematics in the City]
CV/33-2006
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Ciência Viva
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ana Barbosa; Vale, Isabel. "Pre-service teachers’ generalization strategies solving figurative growth patterns". Trabalho apresentado em Thirteenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13, Budapeste, 2023.
    Publicado
  2. Vale, Isabel; Ana Barbosa. "Challenging problems through engineering design with pre-service teachers". Trabalho apresentado em Thirteenth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME13), Budapeste, 2023.
    Publicado
  3. Ana Barbosa; Isabel Vale. "FEEDBACK AND WRITTEN MATHEMATICS COMMUNICATION – A PEN PAL EXCHANGE". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1686
  4. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A.; Peixoto, A.; Fernandes, F.. "SOLVING PROBLEMS USING THE ENGINEERING DESIGN PROCESS THROUGH A STEAM PERSPECTIVE". 2022.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2022.1548
  5. Barbosa, A.; Vale, Isabel. "THE EXPLORATION OF FRIEZES AND ROSETTES THROUGH DIGITAL AND NON-DIGITAL RESOURCES IN A TEACHER EDUCATION PROGRAM". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma de Maiorca, 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2021.1705
  6. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "POSTERS: A TOOL TO FOSTER VISUAL AND COMMUNICATION SKILLS THROUGH MATHEMATICAL CHALLENGING TASKS USING A GALLERY WALK". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma de Maiorca, 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2021.1706
  7. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A.. "Outdoor photography: a resource teacher training". Trabalho apresentado em MEDA Conference 2020, Linz, 2020.
    Publicado
  8. Barbosa, A.; Maria Isabel Piteira do Vale. "Pre-service teachers’ perceptions on outdoors education using a digital resource". Trabalho apresentado em MEDA Conference 2020, Linz, 2020.
    Publicado
  9. Barbosa, A.; Maria Isabel Piteira do Vale. "Math trails through digital technology: an experience with pre-service teachers". Trabalho apresentado em Research on Outdoor STEM Education in the digiTal Age, Porto, 2020.
    Publicado
  10. Maria Isabel Piteira do Vale. "Photography: a resource to capture outdoor math". Trabalho apresentado em Research on Outdoor STEM Education in the digiTal Age, Porto, 2020.
    Publicado
  11. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A.. "A fotografia na aula de matemática: uma experiência promotora de conexões [Photography in math class: an experience that promotes connections]". Trabalho apresentado em EIEM 2019 - Encontro de Investigação em Educação Matemática 2019, 2019.
    Publicado
  12. Barbosa, A.; Vale, I.. "A troca de correspondência como estratégia para evidenciar a comunicação matemática escrita [Mail exchange as a strategy to highlight written mathematical communication]". Trabalho apresentado em IEMC 2019 - Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019, Santarém, 2019.
    Publicado
  13. Barbosa, A.; Barbosa, G.. "Aprendizagens em espaços não formais ¿ olhares da (na) formação de professores [Learning in non-formal spaces looks at (in) teacher training]". Trabalho apresentado em VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, Viana do Castelo, 2019.
    Publicado
  14. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A.; Cabrita, Isabel. "Fostering problem solving discussions through a gallery walk". Trabalho apresentado em PME and Yandex, Moscovo, 2019.
    Publicado
  15. Barbosa, A.; Maria Isabel Piteira do Vale. "Exploring friezes and rosettes: an experience with future teachers". Trabalho apresentado em PME and Yandex, Moscovo, 2019.
    Publicado
  16. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244). "Visual solutions as a resource to promote mathematical learning". Trabalho apresentado em Re(s)sources 2018 International Conference, 2018.
    Publicado
  17. Barbosa, A.; Maria Isabel Piteira do Vale. "As dobragens como uma estratégia de aprendizagem ativa [Paper folding as an active learning strategy]". Trabalho apresentado em IPCE 2018 - Investigação, Práticas e Contextos em Educação 2018, 2018.
    Publicado
  18. Barbosa, A.; Maria Isabel Piteira do Vale. "Math trails: a resource for teaching and learning". Trabalho apresentado em Re(s)sources 2018 International Conference, 2018.
    Publicado
  19. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244). "A importância das soluções visuais na resolução de problemas [The importance of visual solutions in problem solving]". Trabalho apresentado em VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017.
    Publicado
  20. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244). "Comunicação matemática: a articulação entre ver, ouvir e falar [Mathematical communication: the articulation between seeing, hearing and speaking]". Trabalho apresentado em II INCTE, 2017.
    Publicado
  21. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A.; Pimentel, T.. "Tarefas em contextos visuais e a formação de professores [Tasks in visual contexts and teacher training]". Trabalho apresentado em EIEM 2016, Évora, 2016.
    Publicado
  22. Vaz, M.; Barbosa, A.. "Matemática + Histórias Infantis = Conexões criativas no pré-escolar [Math + Children's Stories = Creative connections in preschool]". Trabalho apresentado em 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, Viana do Castelo, 2016.
    Publicado
  23. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A.. "Trilhos matemáticos num contexto não formal de ensino e aprendizagem [Math trails in a non-formal teaching and learning context]". Trabalho apresentado em XXVI Semina´rio de Investigac¸a~o em Educac¸a~o Matema´tica, Évora, 2015.
    Publicado
  24. Lina Fonseca; Teresa Gonçalves; Barbosa, G.; Barbosa, A.; Peixoto, A.. "Educação empreendedora: um caminho para a educação financeira? [Entrepreneurship education: a path to financial education?]". Trabalho apresentado em 2º Seminário de Investigação em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática, 2015.
    Publicado
  25. Barbosa, A.; Maria Isabel Piteira do Vale; Pimentel, T.. "Teaching and learning mathematics for creativity through challenging tasks". Trabalho apresentado em Problem@Web International Conference: Technology, Creativity and Affect in mathematical problem solving, Faro, 2014.
    Publicado
  26. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244); Fonseca, L.. "Mathematical creativity through the eyes of future teachers". Trabalho apresentado em Problem@Web International Conference: Technology, Creativity and Affect in mathematical problem solving, Faro, 2014.
    Publicado
  27. Vale, Isabel; Barbosa, Ana; Fonseca, Lina. "MATHEMATICAL CREATIVITY THROUGH THE EYES OF FUTURE TEACHERS". Trabalho apresentado em Problem@Web International Conference: Technology, Creativity and Affect in mathematical problem solving, 2014.
    Publicado
  28. Fonseca, L.; Gonçalves, T.; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244); Peixoto, A.; Barbosa, G.; Trabulo, F.; Dias, N.. "Educação para o empreendedorismo: um projeto no âmbito da formação inicial de professores [Entrepreneurship education: a project in pre-service teacher training]". Trabalho apresentado em Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português, Aveiro, 2014.
    Publicado
  29. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A.. "A resolução de tarefas com padrões figurativos e a generalização [Solving tasks with figurative patterns and generalization]". Trabalho apresentado em VII CIBEM – Congreso Ibero Americano de Educación Matemática, Montevideo, 2013.
    Publicado
  30. Barbosa, A.. "O contributo da visualização no desenvolvimento do raciocínio funcional [The contribution of visualization to the development of functional reasoning]". Trabalho apresentado em EIEM 2013, Penhas da Saúde, 2013.
    Publicado
  31. Barbosa, A.. "Experiências matemáticas na educação pré-escolar: a importância da articulação [Mathematical experiences in pre-school education: the importance of articulation]". Trabalho apresentado em XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2013.
    Publicado
  32. Pereira, A.; Barbosa, A.. "A visualização e o sentido de número: um estudo no 1.º ano de escolaridade [Visualization and number sense: a study in 1st grade]". Trabalho apresentado em XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2013.
    Publicado
  33. Pinheiro, M.; Barbosa, A.. "O pensamento algébrico em contextos visuais [Algebraic thinking in visual contexts]". Trabalho apresentado em XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2013.
    Publicado
  34. Maria Isabel Piteira do Vale; Pimentel, T.; Cabrita, I.; Barbosa, A.; Fonseca, L.. "Pattern problem solving tasks as a mean to foster creativity in mathematics". Trabalho apresentado em 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Taipei, 2012.
    Publicado
  35. Barbosa, A.. "Creative use of patterns in pre-school to enhance learning in other areas". Trabalho apresentado em 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Taipei, 2012.
    Publicado
  36. Barbosa, A.; Lopes, B.. "Padrões: uma abordagem criativa à aprendizagem em diferentes áreas/domínios do currículo da educação pré-escolar [Patterns: a creative approach to learning in different areas/domains of the pre-school curriculum]". Trabalho apresentado em XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2012.
    Publicado
  37. Costa, H.; Barbosa, A.. "Resolução de problemas de processo na educação pré-escolar [Process problem solving in pre-school education]". Trabalho apresentado em XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2012.
    Publicado • 10.5753/cbie.sbie.2019.259
  38. Barbosa, A.. "Generalização de padrões em contextos visuais: um estudo no 6.º ano de escolaridade [Generalizing patterns in visual contexts: a study in the 6th grade]". Trabalho apresentado em EIEM 2011 - Encontro de Investigação em Educação Matemática 2011, Póvoa de Varzin, 2011.
    Publicado
  39. Barbosa, A.. "Patterning problems: sixth graders' ability to generalize". Trabalho apresentado em Seventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Rzeszow, 2011.
    Publicado
  40. Barbosa, A.. "Developing students' flexibility on pattern generalization.". Trabalho apresentado em International Conference on Creativity in Mathematics Education and the Education of Gifted Students, Riga, 2010.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2017.1233
  41. Barbosa, A.; Maria Isabel Piteira do Vale; Palhares, P.. "Avaliação do desempenho de alunos do 2.º ciclo na resolução de problemas envolvendo padrões [Assessment of 2nd cycle students' performance in solving problems involving patterns]". Trabalho apresentado em EIEM 2008 - Encontro de Investigação em Educação Matemática 2008, Viseu, 2008.
    Publicado
  42. Barbosa, A.; Maria Isabel Piteira do Vale; Palhares, P.. "Patterns and generalization: the influence of visual strategies". Trabalho apresentado em 5th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Larnaca, 2007.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Barbosa, A.; Vale, Isabel. "Mobile Math Trails: An Experience in Teacher Training with Mathcitymap". Acta Scientiae 25 6 (2023): 157-182. http://dx.doi.org/10.17648/acta.scientiae.7597.
    Publicado • 10.17648/acta.scientiae.7597
  2. Barbosa, A.; Vale, Isabel. "Vers un apprentissage des mathématiques plus autonome et flexible au Portugal". Revue internationale d'éducation de Sèvres 93 (2023): 133-142. http://dx.doi.org/10.4000/ries.14284.
    10.4000/ries.14284
  3. Santos, Catarina; Barbosa, A.. "The Impact of Written Feedback in Geometry Problem Solving through a Gallery Walk". International Journal of Education in Mathematics, Science and Technology 11 5 (2023): 1131-1153. http://dx.doi.org/10.46328/ijemst.2891.
    Publicado • 10.46328/ijemst.2891
  4. Vale, Isabel; Ana Barbosa. "Active learning strategies for an effective mathematics teaching and learning". European Journal of Science and Mathematics Education (2023): https://doi.org/10.30935/scimath/13135.
    Publicado • 10.30935/scimath/13135
  5. Vale, Isabel; Barbosa, A.; Peixoto, Ana; Fernandes, Fátima. "Solving Authentic Problems through Engineering Design". Open Education Studies 5 1 (2023): http://dx.doi.org/10.1515/edu-2022-0185.
    Publicado • 10.1515/edu-2022-0185
  6. Maria Isabel Piteira do Vale; Ana Barbosa. "Photography as a tool to capture outdoor math: an experience with elementary preservice teachers". Diálogos com a arte 12 (2022): 158-168. https://eseipvc.wixsite.com/dialogoscomaarte.
    Publicado
  7. Barbosa, A.; Maria Isabel Piteira do Vale. "As representações: escolhas eficazes na resolução de problemas [Representations: effective choices in problem solving]". Educação e Matemática 166 (2022): 19-24. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2830.
    Publicado
  8. Vale, Isabel; Barbosa, Ana; Peixoto, Ana; Fernandes, Fátima. "Solving Problems through Engineering Design: An Exploratory Study with Pre-Service Teachers". Education Sciences 12 12 (2022): 889. http://dx.doi.org/10.3390/educsci12120889.
    Publicado • 10.3390/educsci12120889
  9. Barbosa, A.; Maria Isabel Piteira do Vale. "Matemática Fora da Sala de Aula com o MathCityMap [Mathematics Outside the Classroom with MathCityMap]". Interacções 18 62 (2022): 122-144. https://doi.org/10.25755/int.27261.
    Publicado
  10. Ana Barbosa; Isabel Vale; Simone Jablonski; Matthias Ludwig. "Walking through Algebraic Thinking with Theme-Based (Mobile) Math Trails". Education Sciences 12 346 (2022): 1-26. https://doi.org/10.3390/educsci12050346.
    Publicado • 10.3390/educsci12050346
  11. Ana Barbosa; Isabel Vale. "A Visual Approach for Solving Problems with Fractions". Education Sciences 11 11 (2021): 727-727. https://doi.org/10.3390/educsci11110727.
    10.3390/educsci11110727
  12. Isabel Vale; Ana Barbosa. "Promoting Mathematical Knowledge and Skills in a Mathematical Classroom Using a Gallery Walk". International Journal of Research in Education and Science (2021): https://doi.org/10.46328/ijres.2417.
    10.46328/ijres.2417
  13. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "Fotografia: um recurso para elaborar tarefas matemáticas fora da sala de aula [Photography: a resource for mathematical tasks outside the classroom]". Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática 2 (2021): 1-12. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/545.
    Publicado
  14. Barbosa, A.; Vale, Isabel. "You’ve Got Mail! – Written Communication and Feedback in Mathematics". International Journal on Social and Education Sciences 3 3 (2021): 563-575. http://dx.doi.org/10.46328/ijonses.234.
    Acesso aberto • Publicado • 10.46328/ijonses.234
  15. Vale, Isabel; Barbosa, Ana. "Gallery Walk: uma estratégia ativa para resolver problemas com múltiplas soluções [Gallery Walk: an active strategy to solve problems with multiple solutions]". Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática 17 (2020): 1-19. http://dx.doi.org/10.37001/remat25269062v17id260.
    Acesso aberto • Publicado • 10.37001/remat25269062v17id260
  16. Vale, Isabel; Barbosa, A.; Cabrita, I.. "Paper folding for an active learning of mathematics: an experience with preservice teachers". Quaderni di Ricerca in Didacttica (Mathematics) 7 (2020): https://sites.unipa.it/grim/CIEAEM%2071_Pproceedings_QRDM_Special_Issue%207_2020.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "Pensamento algébrico: contributo da visualização na construção da generalização [Algebraic thinking: the contribution of visualization to the construction of generalization]". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 21 3 (2019): https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p398-418.
    Publicado • 10.23925/1983-3156.2019vol21i3p398-418
  18. Barbosa, A.; Vale, Isabel. "TENS CORREIO! ¿ A COMUNICAÇÃO ESCRITA E O FEEDBACK NA AULA DE MATEMÁTICA [YOU'VE GOT MAIL! WRITTEN COMMUNICATION AND FEEDBACK IN MATH CLASS]". Interacções 50 (2019): 109-123. https://doi.org/10.25755/int.18792.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Vale, I.; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244); Cabrita, I.. "Mathematics outside the classroom: examples with pre-service teachers". Quaderni di Ricerca in Didattica (Mathematics) 2 3 (2019): 137-142. https://sites.unipa.it/grim/quaderno_2019_numspec_3.htm.
    Publicado
  20. Vale, Isabel; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244). "Mathematical problems: the advantages of visual strategies". JETEN - Journal of the European Teacher Network 13 (2018): 23-33. https://jeten-online.org/index.php/jeten/article/view/158/187.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "Pensar e comunicar: o contributo da uma Gallery Walk [Thinking and communicating: the contribution of a Gallery Walk]". Educação & Matemática 149-150 (2018): 2-8. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2516.
    Publicado
  22. Vale, Isabel; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244). "The Importance of Seeing in Mathematics Communication". JETEN - Journal of the European Teacher Network 12 (2017): 49-63. https://jeten-online.org/index.php/jeten/article/view/137.
    Acesso aberto • Publicado
  23. Barbosa, A. (0D1E-4824-1244); Vale, Isabel. "Math trails: meaningful mathematics outside the classroom with pre-service teachers". JETEN - Journal of the European Teacher Network 11 (2016): 63-72.
    Acesso aberto • Publicado
  24. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "Pre-service teachers, tasks and creativity.". MCG Newsletter 12 (2016): 17-23.
    Publicado
  25. Tomás-Ferreira, R.; Vale, Isabel; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244). "Trilhos matemáticos: promovendo a criatividade dos futuros professores [Math trails: fostering the creativity of future teachers]". Educação & Matemática 135 (2015): 57-64.
    Publicado
  26. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "Mathematics Creativity in Elementary Teacher Training.". Journal of the European Teacher Education Network 10 (2015): 57-70.
    Publicado • 10.1086/453171
  27. Vale, Isabel; Pimentel, T.; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244). "Ensinar matemática com resolução de problemas [Teaching maths with problem solving]". Quadrante 24 2 (2015): 39-60.
    Publicado
  28. Vale, Isabel; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244); Pimentel, T.. "Math trails a rich context for problem posing - an experience with pre-service teachers". Quaderni di Ricerca in Didatica 25 2 (2015): 221-227.
    Acesso aberto • Publicado
  29. Barbosa, A.; Vale, Isabel. "Visualization in pattern generalization: Potential and Challenges". Journal of European Teacher Education Network 10 (2015): 57-70.
    Publicado
  30. Vale, I.; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244). "Materiais manipuláveis para aprender e ensinar geometria [Manipulative materials for learning and teaching geometry]". Boletim GEPEM 65 (2014): 3-12. http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2015.011.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4322/gepem.2015.011
  31. Barbosa, A.; Vale, I.. "The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalize". RIPEM 4 3 (2014): 29-44.
    Acesso aberto • Publicado
  32. Fonseca, L.; Gonçalves, T.; Barbosa, G.; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244); Peixoto, A.; Trabulo, F.; Dias, N.. "Educar para empreender: Uma experiência no Alto Minho com crianças dos 3 aos 12 anos [Educating for entrepreneurship: An experiment in Alto Minho with children aged 3 to 12]". Critérios 13 (2014): 34-57.
    Acesso aberto • Publicado
  33. Barbosa, A.; Vale, Isabel. "Early mathematical experiences: the importance of curricular integration". Journal of European Teacher Education Network 9 (2014): 46-56.
    Acesso aberto • Publicado
  34. Barbosa, A.. "Mathematical Reasoning: the impact of visual patterns". Quaderni di Ricerca in Didatica 23 1 (2013): 343-351.
    Acesso aberto • Publicado
  35. Barbosa, A.; Vale, I.; Palhares, P.. "Pattern tasks: Thinking processes use by 6th grade students". Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa 15 3 (2012): 273-293.
    Acesso aberto • Publicado
  36. Barbosa, Ana. "CREATIVE USE OF PATTERNS IN PRE-SCHOOL TO ENHANCE LEARNING IN OTHER AREAS". PROCEEDINGS OF THE 36TH CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, VOL. 1: OPPORTUNITIES TO LEARN IN MATHEMATICS EDUCATION (2012): https://publons.com/publon/21694873/.
  37. Barbosa, Ana. "PATTERNING PROBLEMS: SIXTH GRADERS' ABILITY TO GENERALIZE". PROCEEDINGS OF THE SEVENTH CONGRESS OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION (CERME 7) (2011): https://publons.com/publon/21694874/.
  38. Vale, I.; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244); Cunha, E.; Cabrita, I.; Fonseca, L.; Pimentel, T.. "Patterns in the city: a mathematics project". Quaderni di Ricerca in Didatica 2 19 (2009): 302-306.
    Acesso aberto
  39. Barbosa, A.; Vale, Isabel; Palhares, P.. "The influence of visual strategies in generalization: a study with 6th grade students solving a pattern task". Journal of the European Teacher Education Network 4 (2009): 42-52.
    Publicado
  40. Barbosa, A.. "Geometria no plano numa turma do 9º ano de escolaridade: Abordagem sociolinguística à teoria de van Hiele usando o computador [Plane geometry in a 9th grade class: A sociolinguistic approach to van Hiele's theory using the computer]". Revista ESEVC 5 (2004): 25-56.
    Publicado
  41. Barbosa, A.. "Geometria no plano numa turma do 9º ano de escolaridade: Abordagem sociolinguística à teoria de van Hiele usando o computador". Revista ESEVC 5 (2004): 25-56.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "Visualization: A Pathway to Mathematical Challenging Tasks". In Research in Mathematics Education-Mathematical Challenges for All, 283-306. Springer International Publishing, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-18868-8_15
  2. Barbosa, A.; Vale, Isabel. "Exploring the Potential of the Outdoors with Digital Technology in Teacher Education". In Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education, 32-43. Cham: Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-73988-1_3
  3. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM FRAÇÕES ¿UMA ABORDAGEM VISUAL [SOLVING PROBLEMS WITH FRACTIONS - A VISUAL APPROACH]". In CONTRIBUTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENTIDO DE NÚMERO RACIONAL, editado por Mamede, E.; Pinto, H.; Monteiro, C., 233-260. Lisboa, Portugal: APM, 2020.
    Publicado
  4. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "Mathematics & Movement: the gallery walk strategy". In Improving children’s learning and well-being, 7-22. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Estudos da Criança/Instituto de Educação, 2020.
    Publicado
  5. Vale, Isabel; Barbosa, Ana. "OS TRILHOS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES [MATH TRAILS IN PRE-SERVICE TEACHER TRAINING]". In Prospecção de Problemas e Soluções nas Ciências Matemáticas 2, editado por Américo Silva; André Vieira, 87-98. Brasil: Atena Editora, 2020.
    Publicado • 10.22533/at.ed.6202008098
  6. Vale, Isabel; Pimentel, T.; Barbosa, A. (0D1E-4824-1244). "The Power of Seeing in Problem Solving and Creativity: An Issue Under Discussion". In Broadening the Scope of Research on Mathematical Problem Solving, 243-272. Springer International Publishing, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-99861-9_11
  7. Vale, Isabel; Barbosa, A.. "Exploring generalization with visual patterns: tasks developed with pre-algebra students". In Padrões- Múltiplas perspectivas e contextos em educação matemática/Patterns-Multiple Perspectives and Contexts in Mathematics Education, editado por Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A., 137-150. Viana do Castelo, Portugal: ESE-IPVC, 2009.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Barbosa, A.; Vale, Isabel; Carreira, Susana. "STEAM Education and Problem Solving". Education Sciences (2023): https://www.mdpi.com/journal/education/special_issues/math_education_and_problem_solving.
    Publicado • Co-editor
  2. Barbosa, A. (0D1E-4824-1244); Vale, Isabel. "Math Education and Problem Solving". Sustainability 12 (2020): https://www.mdpi.com/journal/sustainability/special_issues/math_education_problem-solving.
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Neves, L.; Coelho, L.; Pontes, A.; Barbosa, A.; Barbosa, G.; Oliveira, J.; Cruz, S.; Gonçalves, T.. GET UP! Alterações Climáticas. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global [GET UP! Climate Change. Pathways for Development Education and Global Citizenship]. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do IPVC. 2020.
    Publicado
  2. Neves, L.; Coelho, L.; Pontes, A.; Barbosa, A.; Barbosa, G.; Oliveira, J.; Cruz, S.; Gonçalves, T.. GET UP! Migrações. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global [GET UP! Migrations. Pathways to Development Education and Global Citizenship]. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do IPVC. 2020.
    Publicado
  3. Neves, L.; Coelho, L.; Pontes, A.; Barbosa, A.; Barbosa, G.; Oliveira, J.; Cruz, S.; Gonçalves, T.. GET UP! Igualdade de Género. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global [GET UP! Gender Equality. Pathways to Development Education and Global Citizenship]. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do IPVC. 2020.
    Publicado
  4. Neves, L.; Coelho, L.; Pontes, A.; Barbosa, A.; Barbosa, G.; Oliveira, J.; Cruz, S.; Gonçalves, T.. GET UP! Desigualdades Mundiais. Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global [GET UP! World Inequalities. Pathways to Development Education and Global Citizenship]. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do IPVC. 2020.
    Publicado
  5. Neves, L.; Coelho, L.; Pontes, A.; Barbosa, A.; Barbosa, G.; Oliveira, J.; Cruz, S.; Gonçalves, T.. GET UP! Climate Change. Educational Pathways for Development Education and Global Citizenship.. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do IPVC. 2020.
    Publicado
  6. Neves, L.; Coelho, L.; Esteves, A.; Barbosa, A.; Madeira, E.; Barbosa, G.; Oliveira, J.; Cardoso, J.; Gonçalves, T.. Global Schools: Propostas de integração curricular da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no 1.º e 2.º CEB [Global Schools: Propostas de integração curricular da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no 1.º e 2.º CEB [Global Schools: Proposals for the curricular integration of Development Education and Global Citizenship in the 1st and 2nd cycle of basic education]. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2018.
    Publicado
  7. Fonseca, L.; Barbosa, G.; Gonçalves, T.; Barbosa, A.; Peixoto, A.; Trabulo, F.. Educação Empreendedora: caminho para a concretização de sonhos [Entrepreneurship education: the path to realising dreams]. Viana do Castelo, Portugal: CIM Alto Minho. 2015.
    Publicado
  8. Isabel Vale; Barbosa, A.; Borralho, A.; Barbosa, E.; Cabrita, Isabel; Fonseca, L.; Pimentel, T.. Padrões em Matemática: Uma proposta didática no âmbito do novo Programa para o Ensino Básico [Patterns in Mathematics: A didactical proposal within the framework of the new Primary School Programme]. Lisboa, Portugal: Texto Editores. 2011.
    Publicado
  9. Maria Isabel Piteira do Vale; Barbosa, A.; Barbosa, E.; Borralho, A.; Cabrita, Isabel; Fonseca, L.; Pimentel, T.. Padrões no Ensino e Aprendizagem da Matemática: Propostas curriculares para o ensino básico [Patterns in the Teaching and Learning of Mathematics: Curriculum proposals for basic education]. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2009.
    Publicado • 10.24824/978854442051.5
  10. Vale, Isabel; Barbosa, A.. Padrões – Múltiplas Perspectivas e Contextos em Educação Matemática/Patterns – Multiple Perspectives and Contexts in Mathematics Education. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2009.
    Publicado • Editor
  11. Vale, Isabel; Barbosa, A.; Portela, J.; Fonseca, L.; Dias, N.; Pimentel, T.. A Matemática e a Cidade - Um roteiro por Viana do Castelo [Maths and the City: A trail through Viana do Castelo]. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2008.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "A resolução de problemas que envolvem a generalização de padrões em contextos visuais : um estudo longitudinal com alunos do 2.º ciclo do ensino básico [Solving problems involving the generalisation of patterns in visual contexts: a longitudinal study with primary school students]". Doutoramento, Universidade do Minho, 2010. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/10561.
  2. "Geometria no plano numa turma do 9º ano de escolaridade : uma abordagem sociolinguística à teoria de van Hiele usando o computador [Plane geometry in a 9th grade class: a sociolinguistic approach to van Hiele's theory using the computer]". Mestrado, Universidade do Porto, 2003. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/64034.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07 Pre-service teachers’ generalization strategies solving figurative growth patterns 13th Congress of European Research in Mathematics Education
ERME (Budapeste, Hungria)
2023/07 Desafios matemáticos para todos – o poder das tarefas com resoluções múltiplas [Mathetical Challenges for All - the power of multiple solution tasks] XXXVIII ProfMat
IPCA (Barcelos, Portugal)
2023/05 Mobile math trails and its influence on pre-service teachers’ engagement ICEMST 2023
ISTES (Cappadocia, Turquia)
2023/05 Challenge and creative problem solving tasks through visual solutions ICEMST 2023
ISTES (Cappadocia, Turquia)
2023/05 A criatividade matemática: o papel dos contextos e das tarefas [Creativity in mathematics: the role of the contexts and the tasks] V ENCUENTRO APM – FESPM
FESPM (Huleva, Espanha)
2022/10 A resolução de problemas em Matemática [Problem solving in mathematics] VI CICA
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2022/07 Feedback and written mathematics communication – a pen pal exchange EDULEARN22
IATED (Valencia, Espanha)
2022/05 Solving problems through Engineering Design: a pathway for a connected STEAM Education BBC'22
ISEP & ISCAP (Porto, Portugal)
2022/03 Matemática fora da sala de aula com o MathCityMap [Mathematics outside the classroom with MathCityMap] IEMC 2022
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2021/07 Rich contexts to promote effective learning of mathematics PME 44
Khon Kaen University (Khon Kaen , Tailândia)
2021/07 The exploration of friezes and rosettes through digital and non-digital resources in a teacher education program EDULEARN21
IATED (Valencia, Espanha)
2020/12 Exploring the potential of the outdoors with digital technology in teacher education TECH-EDU 2020
UTAD (Vila Real, Portugal)
2019/11 Álgebra nos primeiros anos?!? Sim! [Algebra in the early years?!? Yes!] XXII Encontro Nacional Matemática nos Primeiros Ano
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/07 Paper folding for an active learning of mathematics: an experience with pre-service teachers CIEAEM71
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019 Tens correio! – A comunicação escrita e o feedback na aula de matemática [You've got mail! - Written communication and feedback in the mathematics classroom] XVIII ENEC/IIIISSE
FCUP (Porto, Portugal)
2018/05 As dobragens como uma estratégia de aprendizagem ativa [Paper folding as an active learning strategy] VII IPCE
Escola Superior de Educação de Leiria (Leiria, Portugal)
2018/05 Visual solutions as a resource to promote mathematical learning Re(s)sources 2018 International Conference
ENS Lyon (Lyon, França)
2016/07 Visual patterns: a creative path to generalization ICME 2016
University of Hamburg (Hamburg, Alemanha)
2016/07 Matemática + Histórias Infantis = Conexões criativas no pré-escolar [Mathematic + Children's Literature = creative connections in pre-school education] 4.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2015/05 Trilhos matemáticos e a criação de problemas [Math trails and problem posing] XIV CIAEM
Universidad del Valle de México (Tuxtla Gutierrez, México)
2015 Contextos não formais de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores: os trilhos matemáticos [Non formal teaching and learning contexts in pre-service teacher training: math trails] CiEMeLP2015
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2014/09 Creative potential of problem solving and problem posing tasks The European Conference on Educational Research – ECER 2014
FEUP (Porto, Portugal)
2014/05 Mathematical creativity through the eyes of future teachers Problem@Web International Conference - Technology, creativity and affect in mathematical problem solving
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2014 Visualization in pattern generalization: Potential and Challenges European Teacher Education Network Annual Conference 2014
Universitat Leipzig (Lepzig, Alemanha)
2013/07 Mathematical Reasoning: the impact of visual patterns CIEAEM 65
Università degli Studi di Torino Rettorato (Turim, Itália)
2012/07 Creative use of patterns in pre-school to enhance learning in other areas 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
Wesley Girls High School (Taipé, Taiwan)
2011/05 Generalização de padrões em contextos visuais: um estudo no 6.º ano de escolaridade [Pattern generalization in visual contexts: a study with 6th graders] Encontro de Investigação em Educação Matemática 2011
SPIEM (Póvoa de Varzim, Portugal)
2010/08 Developing students’ flexibility on pattern generalization Mathematical Creativity and Giftedness Sixth Conference
Latvijas Universitate (Riga, Letónia)
2009/05 Exploring generalization with visual patterns: tasks developed with pre-algebra students International Meeting on Patterns,
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual O impacto da educação STEM no desenvolvimento de competências matemáticas [The impact of STEM education on the development of mathematical skills]
Coorientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2022/02 - 2023/02 O MathCityMap e a Sala de Aula Digital: um recurso para a aprendizagem não formal dos números racionais no 2.º CEB [MathCityMap and the Digital Classroom: a resource for non-formal learning of rational numbers in the 2nd cycle]
Orientador
Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB [Teaching of the 1st Cycle Primary Educ and Math and Sciences in 2nd Cycle BE] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022/02 - 2023/01 Utilização do MathCityMap num trilho matemático sobre números racionais: um estudo no 6.º ano de escolaridade [Using MathCityMap in a math trail about rational numbers: a study in the 6th grade]
Orientador
Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB [Teaching of the 1st Cycle Primary Educ and Math and Sciences in 2nd Cycle BE] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2021/02 - 2022/01 O contributo do feedback escrito para a aprendizagem através de uma Gallery Walk: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade [The contribution of written feedback to learning through a Gallery Walk: a study with 5th graders]
Orientador
Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico [Teaching of the 1st Cycle Primary Educ and Math and Sciences in 2nd Cycle BE] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015/09/01 - 2016 Histórias com matemática : uma ponte para a resolução de problemas e a comunicação matemática no pré-escolar [Stories with mathematics: a bridge to problem solving and mathematical communication in preschoolers]
Orientador
Educação Pré-Escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015/09/01 - 2016 Educação para o empreendedorismo no pré-escolar: o percurso do sonho à ação [Entrepreneurship education in pre-school: the journey from dream to action]
Orientador
Educação Pré-Escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 Brincar com materiais do dia a dia: O desenvolvimento do sentido de número no pré-escolar [Playing with everyday materials: The development of number sense in preschoolers]
Orientador
Educação Pré-escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014/09/01 - 2015 O contributo das aplicações interativas na abordagem de conceitos geométricos : um estudo com crianças do pré-escolar [The contribution of interactive applications in approaching geometric concepts: a study with pre-school children]
Orientador
Educação Pré-Escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013/09/01 - 2014 A OTD na educação pré-escolar : um estudo com crianças de 3 a 4 anos [Statistics in pre-school education: a study with 3 to 4 year olds]
Orientador
Educação Pré-Escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013/09/01 - 2014 O contributo da visualização para o desenvolvimento do sentido de número no pré-escolar [The potential of visualization to the development of number sense in preschoolers]
Orientador
Educação Pré-Escolar [pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013/09/01 - 2014 Os Padrões no ensino pré-escolar : Um veículo para aprendizagens integradoras [Patterns in pre-school education: A vehicle for integration]
Orientador
Educação Pré-Escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2011/09/01 - 2013 O pensamento algébrico em contextos visuais : um estudo no 6º ano de escolaridade [Algebraic thinking in visual contexts: a study in the 6th grade]
Orientador
Didáctica da Matemática e das Ciências [Didactics of Mathematics and Sciences] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2011 - 2013 A visualização e o sentido de número : um estudo no 1º ano de escolaridade [Visualization and number sense: a study in 1st grade]
Orientador
Didática da Matemática e das Ciências [Didactics of Mathematics and Science] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2011 - 2013 A resolução de problemas através da descoberta de padrões : um estudo com alunos do 1º ano de escolaridade [Problem solving through patterns exploration: a study with 1st graders]
Orientador
Didática da Matemática e das Ciências [Didactics of Mathematics and Science] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2012 - 2012 A medida na educação pré-escolar : um estudo centrado em experiências integradoras [Measurement in pre-school education: a study focusing on interdisciplinary experiences]
Orientador
Educação Pré-escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2012 - 2012 A exploração de conceitos geométricos no Pré-Escolar através da Literatura Infantil [Exploring geometric concepts in pre-school through children's literature]
Orientador
Educação Pré-escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
2011 - 2011 O desenvolvimento do sentido de número em contexto pré-escolar: o impacto dos materiais manipuláveis [The development of number sense in pre-school settings: the impact of manipulatives]
Orientador
Educação Pré-escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/07 - 2024/07 Porto ICRE’24 - 4th Porto International Conference on Research in Education (2024/07 - 2024/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2024/03 - 2024/03 Encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024 [Meeting on "Innovation in Maths and Science Teaching 2024] (2024/03 - 2024/03)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2023/07 - 2023/07 XXXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática [XXXIII Seminar on Research in Mathematics Education] (2023/07 - 2023/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022/03 - 2022/03 Encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022" [Meeting "Innovation in Maths and Science Teaching 2022] (2024/03 - 2024/03)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2016/07 - 2016/07 4.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos [4th Meeting on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old] (2016/07 - 2016/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015/07 - 2015/07 3º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos [3rd Meeting on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old] (2015/07 - 2015/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014/07 - 2014/07 2.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos [2nd Meeting on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 year olds] (2014/07 - 2014/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014/02 - 2014/02 2.º Fórum dos Mestrados de Habilitação para a Docência Educadores de Infância e Professores do 1.º e 2.º ciclos – “Da investigação às práticas” [2nd Forum of the Master's Degrees in Teaching for Preschool Educators and 1st and 2nd Cycle Teachers - "From research to practice"] (2014/06 - 2014/06)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013/06 - 2013/06 Encontro Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade dos 3 aos 12 anos [Teaching and Learning Mathematics with Creativity from 3 to 12 years old] (2013/06 - 2013/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2012/11 - 2012/11 1º Fórum dos Mestrados Profissionalizantes Educadores de Infância e Professores do 1.º e 2.º ciclos [1st Forum of Professional Masters in Preschool Education and 1st and 2nd Cycle Teachers] (2012/11 - 2012/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/03 Um congresso matemático no âmbito das isometrias: proposta de um estudo numa turma de 6º ano de escolaridade [A mathematical congress on isometries: a proposal for a study in a 6th grade class]
Arguente principal
Ana Filipa Rodrigues Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2020/02 Insubordinação Criativa, Auto(trans)formação e Conexões Matemáticas: Engendrando Saberes na Autoformação de Professores Portugueses
Arguente
Daniela Assemany da Guia (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2019/03 A resolução de tarefas matemáticas em contextos não formais de aprendizagem – um estudo com o 3º ano de escolaridade [Solving mathematical tasks in non-formal learning contexts - a study with 3rd graders]
Arguente principal
Maria de Fátima Pereira de Sousa Lima Fernandes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2015/07 Contando histórias com matemática … [Telling stories with mathematics ...]
Arguente principal
Cindy Belle da Silva Quaresma (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015/05 A formação inicial de professores do Ensino Básico e a geometria: um estudo de dois casos [The initial training of primary school teachers and geometry: a study of two cases]
Arguente principal
Ângela Maria Pinto do Couto (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014/12 Matemática e expressão motora: que relação?: um estudo com crianças na educação pré-escolar ao nível do tempo de execução de tarefas [Mathematics and motor expression: what's the relationship?: a study with pre-school children in terms of task completion time]
Arguente principal
Alice Maria Lourinho Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2012/12 Resolução de problemas com padrões numéricos [Solving problems with numerical patterns]
Arguente principal
Ângela Raquel Pacheco Marques Freitas Faria (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Open Education Studies (2544-7831) De Gruyter
2022 - Atual Sensos-e (2183-1432) inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação
2020 - Atual Indagatio Didactica (1647-3582) CIDTFF/UA
2020 - Atual Educational Studies in Mathematics (1573-0816) Springer Link
2019 - Atual Education Sciences (2227-7102) MDPI
2019 - Atual Sustainability (2071-1050) MDPI
2017 - Atual REDIMAT – Journal of Research in Mathematics Education (2014-3621) Hipatia Press
2015 - Atual Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática (2183-2838) APM
2014 - Atual Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática — RIPEM (2238-0345) Sociedade Brasileira de Educação Matemática
2013 - Atual International Electronic Journal of Mathematics Education (1306-3030) Modestum
2013 - Atual Journal of the European Teacher Education Network (2183-2234) ETEN

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual National Council of Teachers of Mathematics
2014 - Atual European Teacher Education Network (ETEN) ETEN Co-Ordinator (ECO) at the School of Education of Viana do Castelo
2011 - Atual Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática
2010 - Atual International Group for Mathematical Creativity and Giftedness (MCG) Membro Fundador [Founding member]
2000 - Atual Associação de Professores de Matemática

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/07 - Atual Membro do conselho editorial da revista Open Education Studies [Member of the Editorial Board of Open Education Studies Journal]
Membro
2023/01 - Atual Membro da equipa editorial da revista Quadrante - Revista de Investigação em Educação Matemática [Member of the Editorial board of Quadrante - Journal of Research in Mathematics Education]
Membro
2021/04 - Atual Membro da equipa editorial da revista International Journal of Studies in Education and Science [Member of the Editorial Board of the Journal of Studies in Education and Science]
Membro