Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Cristina Coelho Barbosa
Nomes de citação
- Barbosa, A.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0D1E-4824-1244
- ORCID iD
- 0000-0002-6314-7080
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=u9h06ZsAAAAJ&hl=pt-PT
- Researcher Id
- V-9104-2019
- Scopus Author Id
- 55505529600
Endereços de correio eletrónico
- anabarbosa@ese.ipvc.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- (+351) 258806200 (Profissional)
Moradas
- Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Avenida Capitão Gaspar de Castro, Apartado 513, 4901-908, Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.ipvc.pt/ese/persons/persons?id=anabarbosa&mp=&c=416 (Profissional)
- https://www.researchgate.net/profile/Ana-Barbosa-30 (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2010/03/02
Concluído
|
Estudos da Criança [Child Studies] (Doutoramento)
Especialização em Matemática Elementar [Elementary Mathematics]
Universidade do Minho, Portugal
"A resolução de problemas que envolvem a generalização de padrões em contextos visuais : um estudo longitudinal com alunos
do 2.º ciclo do ensino básico [Solving problems involving the generalization of patterns in visual contexts: a longitudinal
study]
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade |
2003/05/30
Concluído
|
Ensino da Matemática [Mathematics Education] (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Geometria no plano numa turma do 9.º ano de escolaridade: uma abordagem sociolinguística à Teoria de Van Hiele usando o computador
[Plane geometry in a 9th grade class: a sociolinguistic approach to Van Hiele's Theory using the computer]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2000/06/05
Concluído
|
Ensino da Matemática [Mathematics Education] (Especialização pós-licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
|
14 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010/05/13 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2002/09/01 - 2010/05/12 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2005/02 - 2005/07 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade do Minho, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2001/09 - 2002/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Escola Secundária de Valença, Portugal | ||
2000/09 - 2001/08 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
EB 2,3 Dr. Carteado Mena, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/10 - Atual | Director de Unidade Orgânica | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
Polo do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) [Hub of Center for Research and Innovation in Education], Portugal | ||
2023/10 - Atual | Membro da Direção do inED [Member of inED's Management Board] | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto, Portugal | ||
2018/11 - Atual | Membro do Conselho Pedagógico [Member of the Pedagogic Council] | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2018 - Atual | Coordenadora do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB [Coordinator Master's Degree Teaching of the 1st Cycle Primary Educ and Math and Sciences in 2nd Cycle BE] | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2010 - 2017 | Coordenadora Erasmus [Erasmus Coordinator] | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/07 - Atual | Membro integrado do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) [Integrated Researcher at inED] | Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal | ||
2015/09 - Atual | Membro externo colaborador do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UM) [Collaborator Research at CIEC-UM] | Universidade do Minho, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2006 - 2009 | A resolução de problemas que envolvem a generalização de padrões em contextos visuais : um estudo longitudinal com alunos
do 2.º ciclo do ensino básico [Solving problems involving the generalization of patterns in visual contexts: a longitudinal
study with elementary school students]
SFRH/PROTEC/50064/2009
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/09/01 - 2026/08/31 | MATRIX - Math Trails with an Inclusive Perspective on Students Experiences
Investigador
Goethe-Universität Frankfurt am Main, Alemanha
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2018/10/01 - 2022/09/30 | Inovação Curricular e Sucesso em Matemática [Curricular Innovation and Success in Mathematics]
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Investigador
NOVA.ID.FCT, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/09/01 - 2022/08/31 | Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe
Investigador
Goethe-Universität Frankfurt am Main, Alemanha
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2017 - 2020 | Get Up and Goals! Global education time: an international network of learning and active schools for SDGs
Investigador
COMITATO INTERNAZIONALE PER LO SVILUPPO DEI POPOLI, Itália
|
European Union
Concluído
|
2015/06/01 - 2018/05/31 | Global Schools: EYD 2015 to embed Global Learning in primary education
Investigador
Provincia Autonoma di Trento, Itália
|
European Union
Concluído
|
2014/09 - 2015/07 | Empreendedorismo para crianças dos 3 aos 12 anos [Entrepreneurship for children from 3 to 12 years old]
FEDER/Candidatura ON2 – Alto Minho Invest
Investigador
|
Comunidade Intermunicipal do Alto Minho
Concluído
|
2007/09/15 - 2010/06/01 | Matemática e padrões no ensino básico: perspectivas e experiências curriculares de alunos e professores [Mathematics and patterns
in primary education: perspectives and curricular experiences of students and teachers]
PTDC/CED/69287/2006
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2006/09/01 - 2008/08/31 | MatCid - A Matemática e a Cidade [MatCid - Mathematics in the City]
CV/33-2006
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
Ciência Viva
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/07 | Pre-service teachers’ generalization strategies solving figurative growth patterns | 13th Congress of European Research in Mathematics Education
ERME (Budapeste, Hungria)
|
2023/07 | Desafios matemáticos para todos – o poder das tarefas com resoluções múltiplas [Mathetical Challenges for All - the power of multiple solution tasks] | XXXVIII ProfMat
IPCA (Barcelos, Portugal)
|
2023/05 | Mobile math trails and its influence on pre-service teachers’ engagement | ICEMST 2023
ISTES (Cappadocia, Turquia)
|
2023/05 | Challenge and creative problem solving tasks through visual solutions | ICEMST 2023
ISTES (Cappadocia, Turquia)
|
2023/05 | A criatividade matemática: o papel dos contextos e das tarefas [Creativity in mathematics: the role of the contexts and the tasks] | V ENCUENTRO APM – FESPM
FESPM (Huleva, Espanha)
|
2022/10 | A resolução de problemas em Matemática [Problem solving in mathematics] | VI CICA
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2022/07 | Feedback and written mathematics communication – a pen pal exchange | EDULEARN22
IATED (Valencia, Espanha)
|
2022/05 | Solving problems through Engineering Design: a pathway for a connected STEAM Education | BBC'22
ISEP & ISCAP (Porto, Portugal)
|
2022/03 | Matemática fora da sala de aula com o MathCityMap [Mathematics outside the classroom with MathCityMap] | IEMC 2022
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2021/07 | Rich contexts to promote effective learning of mathematics | PME 44
Khon Kaen University (Khon Kaen , Tailândia)
|
2021/07 | The exploration of friezes and rosettes through digital and non-digital resources in a teacher education program | EDULEARN21
IATED (Valencia, Espanha)
|
2020/12 | Exploring the potential of the outdoors with digital technology in teacher education | TECH-EDU 2020
UTAD (Vila Real, Portugal)
|
2019/11 | Álgebra nos primeiros anos?!? Sim! [Algebra in the early years?!? Yes!] | XXII Encontro Nacional Matemática nos Primeiros Ano
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/07 | Paper folding for an active learning of mathematics: an experience with pre-service teachers | CIEAEM71
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019 | Tens correio! – A comunicação escrita e o feedback na aula de matemática [You've got mail! - Written communication and feedback in the mathematics classroom] | XVIII ENEC/IIIISSE
FCUP (Porto, Portugal)
|
2018/05 | As dobragens como uma estratégia de aprendizagem ativa [Paper folding as an active learning strategy] | VII IPCE
Escola Superior de Educação de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2018/05 | Visual solutions as a resource to promote mathematical learning | Re(s)sources 2018 International Conference
ENS Lyon (Lyon, França)
|
2016/07 | Visual patterns: a creative path to generalization | ICME 2016
University of Hamburg (Hamburg, Alemanha)
|
2016/07 | Matemática + Histórias Infantis = Conexões criativas no pré-escolar [Mathematic + Children's Literature = creative connections in pre-school education] | 4.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2015/05 | Trilhos matemáticos e a criação de problemas [Math trails and problem posing] | XIV CIAEM
Universidad del Valle de México (Tuxtla Gutierrez, México)
|
2015 | Contextos não formais de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores: os trilhos matemáticos [Non formal teaching and learning contexts in pre-service teacher training: math trails] | CiEMeLP2015
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2014/09 | Creative potential of problem solving and problem posing tasks | The European Conference on Educational Research – ECER 2014
FEUP (Porto, Portugal)
|
2014/05 | Mathematical creativity through the eyes of future teachers | Problem@Web International Conference - Technology, creativity and affect in mathematical problem solving
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2014 | Visualization in pattern generalization: Potential and Challenges | European Teacher Education Network Annual Conference 2014
Universitat Leipzig (Lepzig, Alemanha)
|
2013/07 | Mathematical Reasoning: the impact of visual patterns | CIEAEM 65
Università degli Studi di Torino Rettorato (Turim, Itália)
|
2012/07 | Creative use of patterns in pre-school to enhance learning in other areas | 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
Wesley Girls High School (Taipé, Taiwan)
|
2011/05 | Generalização de padrões em contextos visuais: um estudo no 6.º ano de escolaridade [Pattern generalization in visual contexts: a study with 6th graders] | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2011
SPIEM (Póvoa de Varzim, Portugal)
|
2010/08 | Developing students’ flexibility on pattern generalization | Mathematical Creativity and Giftedness Sixth Conference
Latvijas Universitate (Riga, Letónia)
|
2009/05 | Exploring generalization with visual patterns: tasks developed with pre-algebra students | International Meeting on Patterns,
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - Atual | O impacto da educação STEM no desenvolvimento de competências matemáticas [The impact of STEM education on the development
of mathematical skills]
Coorientador
|
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/02 - 2023/02 | O MathCityMap e a Sala de Aula Digital: um recurso para a aprendizagem não formal dos números racionais no 2.º CEB [MathCityMap
and the Digital Classroom: a resource for non-formal learning of rational numbers in the 2nd cycle]
Orientador
|
Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB [Teaching of the 1st Cycle Primary Educ and Math and Sciences
in 2nd Cycle BE] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2022/02 - 2023/01 | Utilização do MathCityMap num trilho matemático sobre números racionais: um estudo no 6.º ano de escolaridade [Using MathCityMap
in a math trail about rational numbers: a study in the 6th grade]
Orientador
|
Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB [Teaching of the 1st Cycle Primary Educ and Math and Sciences
in 2nd Cycle BE] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2021/02 - 2022/01 | O contributo do feedback escrito para a aprendizagem através de uma Gallery Walk: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade
[The contribution of written feedback to learning through a Gallery Walk: a study with 5th graders]
Orientador
|
Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico [Teaching of the 1st
Cycle Primary Educ and Math and Sciences in 2nd Cycle BE] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2015/09/01 - 2016 | Histórias com matemática : uma ponte para a resolução de problemas e a comunicação matemática no pré-escolar [Stories with
mathematics: a bridge to problem solving and mathematical communication in preschoolers]
Orientador
|
Educação Pré-Escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015/09/01 - 2016 | Educação para o empreendedorismo no pré-escolar: o percurso do sonho à ação [Entrepreneurship education in pre-school: the
journey from dream to action]
Orientador
|
Educação Pré-Escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2015 - 2015 | Brincar com materiais do dia a dia: O desenvolvimento do sentido de número no pré-escolar [Playing with everyday materials:
The development of number sense in preschoolers]
Orientador
|
Educação Pré-escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2014/09/01 - 2015 | O contributo das aplicações interativas na abordagem de conceitos geométricos : um estudo com crianças do pré-escolar [The
contribution of interactive applications in approaching geometric concepts: a study with pre-school children]
Orientador
|
Educação Pré-Escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2013/09/01 - 2014 | A OTD na educação pré-escolar : um estudo com crianças de 3 a 4 anos [Statistics in pre-school education: a study with 3 to
4 year olds]
Orientador
|
Educação Pré-Escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2013/09/01 - 2014 | O contributo da visualização para o desenvolvimento do sentido de número no pré-escolar [The potential of visualization to
the development of number sense in preschoolers]
Orientador
|
Educação Pré-Escolar [pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2013/09/01 - 2014 | Os Padrões no ensino pré-escolar : Um veículo para aprendizagens integradoras [Patterns in pre-school education: A vehicle
for integration]
Orientador
|
Educação Pré-Escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2011/09/01 - 2013 | O pensamento algébrico em contextos visuais : um estudo no 6º ano de escolaridade [Algebraic thinking in visual contexts:
a study in the 6th grade]
Orientador
|
Didáctica da Matemática e das Ciências [Didactics of Mathematics and Sciences] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2011 - 2013 | A visualização e o sentido de número : um estudo no 1º ano de escolaridade [Visualization and number sense: a study in 1st
grade]
Orientador
|
Didática da Matemática e das Ciências [Didactics of Mathematics and Science] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2011 - 2013 | A resolução de problemas através da descoberta de padrões : um estudo com alunos do 1º ano de escolaridade [Problem solving
through patterns exploration: a study with 1st graders]
Orientador
|
Didática da Matemática e das Ciências [Didactics of Mathematics and Science] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2012 - 2012 | A medida na educação pré-escolar : um estudo centrado em experiências integradoras [Measurement in pre-school education: a
study focusing on interdisciplinary experiences]
Orientador
|
Educação Pré-escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2012 - 2012 | A exploração de conceitos geométricos no Pré-Escolar através da Literatura Infantil [Exploring geometric concepts in pre-school
through children's literature]
Orientador
|
Educação Pré-escolar [Pre-school Education] (Mestrado) |
2011 - 2011 | O desenvolvimento do sentido de número em contexto pré-escolar: o impacto dos materiais manipuláveis [The development of number
sense in pre-school settings: the impact of manipulatives]
Orientador
|
Educação Pré-escolar [Pre-school Education] (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/07 - 2024/07 | Porto ICRE’24 - 4th Porto International Conference on Research in Education (2024/07 - 2024/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Porto, Portugal |
2024/03 - 2024/03 | Encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024 [Meeting on "Innovation in Maths and Science Teaching 2024] (2024/03 - 2024/03)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2023/07 - 2023/07 | XXXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática [XXXIII Seminar on Research in Mathematics Education] (2023/07 - 2023/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal |
2022/03 - 2022/03 | Encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022" [Meeting "Innovation in Maths and Science Teaching 2022] (2024/03 - 2024/03)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2016/07 - 2016/07 | 4.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos [4th Meeting on Teaching and Learning with Creativity from
3 to 12 years old] (2016/07 - 2016/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2015/07 - 2015/07 | 3º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos [3rd Meeting on Teaching and Learning with Creativity from
3 to 12 years old] (2015/07 - 2015/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2014/07 - 2014/07 | 2.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos [2nd Meeting on Teaching and Learning with Creativity from
3 to 12 year olds] (2014/07 - 2014/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2014/02 - 2014/02 | 2.º Fórum dos Mestrados de Habilitação para a Docência Educadores de Infância e Professores do 1.º e 2.º ciclos – “Da investigação
às práticas” [2nd Forum of the Master's Degrees in Teaching for Preschool Educators and 1st and 2nd Cycle Teachers - "From
research to practice"] (2014/06 - 2014/06)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2013/06 - 2013/06 | Encontro Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade dos 3 aos 12 anos [Teaching and Learning Mathematics with Creativity
from 3 to 12 years old] (2013/06 - 2013/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2012/11 - 2012/11 | 1º Fórum dos Mestrados Profissionalizantes Educadores de Infância e Professores do 1.º e 2.º ciclos [1st Forum of Professional
Masters in Preschool Education and 1st and 2nd Cycle Teachers] (2012/11 - 2012/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/03 | Um congresso matemático no âmbito das isometrias: proposta de um estudo numa turma de 6º ano de escolaridade [A mathematical
congress on isometries: a proposal for a study in a 6th grade class]
Arguente principal
|
Ana Filipa Rodrigues Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2020/02 | Insubordinação Criativa, Auto(trans)formação e Conexões Matemáticas: Engendrando Saberes na Autoformação de Professores Portugueses
Arguente
|
Daniela Assemany da Guia (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2019/03 | A resolução de tarefas matemáticas em contextos não formais de aprendizagem – um estudo com o 3º ano de escolaridade [Solving
mathematical tasks in non-formal learning contexts - a study with 3rd graders]
Arguente principal
|
Maria de Fátima Pereira de Sousa Lima Fernandes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/07 | Contando histórias com matemática … [Telling stories with mathematics ...]
Arguente principal
|
Cindy Belle da Silva Quaresma (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2015/05 | A formação inicial de professores do Ensino Básico e a geometria: um estudo de dois casos [The initial training of primary
school teachers and geometry: a study of two cases]
Arguente principal
|
Ângela Maria Pinto do Couto (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2014/12 | Matemática e expressão motora: que relação?: um estudo com crianças na educação pré-escolar ao nível do tempo de execução
de tarefas [Mathematics and motor expression: what's the relationship?: a study with pre-school children in terms of task
completion time]
Arguente principal
|
Alice Maria Lourinho Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
|
2012/12 | Resolução de problemas com padrões numéricos [Solving problems with numerical patterns]
Arguente principal
|
Ângela Raquel Pacheco Marques Freitas Faria (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Open Education Studies (2544-7831) | De Gruyter |
2022 - Atual | Sensos-e (2183-1432) | inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação |
2020 - Atual | Indagatio Didactica (1647-3582) | CIDTFF/UA |
2020 - Atual | Educational Studies in Mathematics (1573-0816) | Springer Link |
2019 - Atual | Education Sciences (2227-7102) | MDPI |
2019 - Atual | Sustainability (2071-1050) | MDPI |
2017 - Atual | REDIMAT – Journal of Research in Mathematics Education (2014-3621) | Hipatia Press |
2015 - Atual | Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática (2183-2838) | APM |
2014 - Atual | Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática — RIPEM (2238-0345) | Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
2013 - Atual | International Electronic Journal of Mathematics Education (1306-3030) | Modestum |
2013 - Atual | Journal of the European Teacher Education Network (2183-2234) | ETEN |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019 - Atual | National Council of Teachers of Mathematics | |
2014 - Atual | European Teacher Education Network (ETEN) | ETEN Co-Ordinator (ECO) at the School of Education of Viana do Castelo |
2011 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática | |
2010 - Atual | International Group for Mathematical Creativity and Giftedness (MCG) | Membro Fundador [Founding member] |
2000 - Atual | Associação de Professores de Matemática |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/07 - Atual | Membro do conselho editorial da revista Open Education Studies [Member of the Editorial Board of Open Education Studies Journal]
Membro
|
|
2023/01 - Atual | Membro da equipa editorial da revista Quadrante - Revista de Investigação em Educação Matemática [Member of the Editorial
board of Quadrante - Journal of Research in Mathematics Education]
Membro
|
|
2021/04 - Atual | Membro da equipa editorial da revista International Journal of Studies in Education and Science [Member of the Editorial Board
of the Journal of Studies in Education and Science]
Membro
|