???global.info.a_carregar???
Sandra Cardoso. É Gestora da Academia do Plano Nacional das Artes (Ministérios da Cultura e da Educação) e Consultora de Formação do CFAE do Alto Cávado. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Desenvolvimento Profissional Docente; Avaliação das aprendizagens; Diferenciação Pedagógica; Educação Inclusiva; Avaliação do impacto da formação contínua. Concluiu Doutoramento em Desenho e Inovação em Formação, pela Universidade de Santiago de Compostela, em 2014.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sandra Cardoso

Nomes de citação

  • Cardoso, Sandra

Identificadores de autor

Ciência ID
021F-EE93-4109

Moradas

  • Campo Grande 83, 1749-081 Lisboa, 1749-081, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2020/01/03 - 2021/01/17
Concluído
Administração e Organização Escolar (Pós-Graduação)
Especialização em Administração Escolar e Educacional
Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
19
2009 - 2014
Concluído
Desenho e Inovação em Formação (Doktor (PhD))
Especialização em Desenvolvimento Profissional Docente
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
""A formação contínua de professores como resposta para a equidade e sucesso educativos: avaliação, TIC e diferenciação - Um estudo de caso"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobressaliente, por unanimidade
2005/09 - 2007/07
Concluído
Mestrado em Educação (Mestrado)
Especialização em Educação
Universidade do Minho, Portugal
""O professor de língua materna e a construção de uma escola inclusiva : o caso português"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom, por unanimidade
2005/09 - 2006/08
Concluído
Supervisão Pedagógica em Ensino de Português (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Didáticas
Universidade do Minho, Portugal
18 valores
1989/09 - 1994/08
Concluído
Ensino de Português (Licenciatura)
Especialização em Língua Portuguesa
Universidade do Minho, Portugal
14 valores
Percurso profissional

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01/09 - Atual Gestora da Academia do Plano Nacional das Artes GEPAC - Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, Portugal
Plano Nacional das Artes, Portugal
2013/09/01 - Atual Consultora de Formação do CFAE do Alto Cávado Ministério da Educação, Portugal
2002 - Atual Professora do Quadro Ministério da Educação, Portugal
2018/09/01 - 2024/08/30 Membro da Equipa Regional Norte de Monitorização e Acompanhamento do processo de Autonomia e Flexibilidade Curricular Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação, Portugal
2020/09/01 - 2021/10/01 Membro da Equipa Central do projeto MAIA Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação, Portugal
2000 - 2002 Professora do Quadro de Zona Pedagógica Ministério da Educação, Portugal
1994 - 2000 Professora Provisória Ministério da Educação, Portugal
1993 - 1994 Professora Estagiária Ministério da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006 - Atual Formadora acreditada pelo CCPFC Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, Portugal
2021/09/01 - 2024/08/31 Membro da Equipa Nacional do Projeto Coopera Escola+ 21-23 e 23-24 Ministério da Educação, Portugal
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2009 - 2014 A formação contínua de professores como resposta para a equidade e sucesso educativos: avaliação, TIC e diferenciação - Um estudo de caso.
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
Ministério da Educação
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cardoso, Sandra. "Da teoria à prática: a formação contínua como resposta para práticas avaliativas dialógicas e formativas.". Trabalho apresentado em CONGRESSO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS E SUCESSO ESCOLAR, Braga, 2017.
    Publicado
  2. Cardoso, Sandra; Esteban, Maria Teresa; Montero, Maria Lourdes. "Formação de professores para a equidade educativa: resultados preliminares de uma oficina sobre diversidade na sala de aula e métodos de diferenciação pedagógica.". Trabalho apresentado em IV Congresso Internacional Cotidiano – Diálogo sobre Diálogos, Rio de Janeiro, 2012.
    Publicado
  3. Cardoso, Sandra; Graça, João. "Sucesso Educativo em Banda Larga: um plano de intervenção no Agrupamento de Escolas de Vila Verde.". Trabalho apresentado em III Congresso Ibérico-internacional FENDA DIGITAL TIC, Escola e Desenvolvimento Local, Póvoa do Varzim, 2012.
    Publicado
  4. Cardoso, Sandra; Graça, João. "M-Learning e Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: duas oficinas que se complementam no Agrupamento de Escolas de Vila Verde.". Trabalho apresentado em Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra, 2012.
    Publicado
  5. Cardoso, Sandra. "A Formação Contínua de Professores como Resposta para a Integração de uma Avaliação Dialógica na Sala de Aula: Contributos das TIC.". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional de Avaliação em Educação, Braga, 2010.
    Publicado
  6. Cardoso, Sandra. "Formação Contínua de Professores: Uma resposta para a crise da Educação.". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Cotidiano – diálogos sobre diálogos, Rio de Janeiro, 2010.
    Publicado
  7. Cardoso, Sandra. "Da Avaliação Classificatória à Avaliação Formativa: Desenvolvimento de Instrumentos de Apoio à Avaliação das Aprendizagens dos Alunos em Contexto de Formação.". Trabalho apresentado em 22º Colóquio da ADMEE, Braga, 2010.
    Publicado
  8. Cardoso, Sandra. "A inclusão e o sucesso educativo “nas mãos” dos professores de Língua Materna.". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional do Ensino da Língua Portuguesa, Coimbra, 2008.
    Publicado
  9. Cardoso, Sandra; Silva, Lino Moreira. "O professor de Língua Materna e a construção de uma escola inclusiva.". Trabalho apresentado em III Encontro “Leituras em Português, Braga, 2007.
    Publicado
  10. Cardoso, Sandra. "A diversificação de métodos e instrumentos de avaliação: a pesquisa orientada na web.". Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagoxía, Corunha, 2007.
    Publicado
  11. Cardoso, Sandra. ""WebQuests: reflexões em torno de uma abordagem na aula de Português"". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa - RIBIE, Costa Rica, 2006.
    Publicado
  12. Cardoso, Sandra; Gomes, Maria João. "Webquest na abordagem do Discurso Oral formal na aula de Português". Trabalho apresentado em Encontro sobre Webquest, Braga, 2006.
    Publicado
  13. Cardoso, Sandra. "A Avaliação na aula de Português: caminhos para uma escola inclusiva.". Trabalho apresentado em II Encontro Leituras em Português, Braga, 2006.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Cardoso, Sandra. "O IMPACTO DA ATIVIDADE FORMATIVA DOS CFAE NA MUDANÇA/MELHORIA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS SUAS ESCOLAS ASSOCIADAS: UM ESTUDO DE CASO", HUMANIDADES & TECNOLOGIA (FINOM), 2021, http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/1526.
Recurso online
  1. Cardoso, Sandra. Mudar a escola... SITE DE APOIO À FORMAÇÃO NO ÂMBITO DA AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR. 2018. https://sites.google.com/site/mudaraescola/.
  2. Cardoso, Sandra. Formação Contínua de Professores - SITE DE APOIO À FORMAÇÃO.. 2015. https://sites.google.com/site/formacaocontinuaprofessores/.
  3. Cardoso, Sandra. DIVERSIDADE NA SALA DE AULA E DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA - Site de apoio à formação contínua de professores.. 2012. https://sites.google.com/site/diversidadediferenciacao/.
Resumo em conferência
  1. Cardoso, Sandra. "O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: o contributo de todos.". Trabalho apresentado em 3º ENCONTRO UCC AMARES-EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA, Amares, 2018.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Cardoso, Sandra. "A formação contínua de professores como resposta para a equidade e sucesso educativos: avaliação, TIC e diferenciação - Um estudo de caso.". Doutoramento, Universidade de Santiago de Compostela, 2014. https://minerva.usc.es/xmlui/handle/10347/12000.
  2. Cardoso, Sandra. "O professor de língua materna e a construção de uma escola inclusiva : o caso português.". Mestrado, Universidade do Minho, 2007. http://aleph.sdum.uminho.pt/F/GP15TF5ESAM416DMY2XELQ9LMGPRIYPN9AA1G8KC2ALJHMA8KQ-02755?func=full-set-set&set_number=582396&set_entry=000004&format=999.
Website
  1. Cardoso, Sandra. TECNOLOGIA E PEDAGOGIA AO SERVIÇO DAS APRENDIZAGENS NO E@D. 2020. https://sites.google.com/view/cfac-pedagogiaetecnologia/pegagogia-e-tecnologia.
  2. Cardoso, Sandra. PROJETO MAIA-CFAC. 2019. https://sites.google.com/site/projetomaiacfac/projeto-maia-cfac.
Atividades

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - 2019 Diferenciação Pedagógica: uma resposta para a diversidade na sala de aula. Oficina de 50 horas de formação para professores em exercício nos Agrupamentos de Amares e Moure e Ribeira do Neiva. Oficina de formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2019 - 2019 Diferenciação Pedagógica: uma resposta para a diversidade na sala de aula. Oficina de 50 horas de formação para professores em exercício nos Agrupamentos de Escolas de Vila Verde, Terras de Bouro e Escola Secundária de Vila Verde. Oficina de formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2019 - 2019 Critérios de avaliação em contexto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Curso de curta duração (3 horas) para Diretores/coordenadores/docentes em exercício dos Agrupamentos/escolas Dr. Costa Matos e Vila d'Este. Ação de formação de curta duração (Outros) Centro de Formação Gaia Nascente, Portugal
2019 - 2019 Critérios de avaliação em contexto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Curso de curta duração (3 horas) para Diretores/coordenadores/docentes em exercício dos Agrupamentos de Escolas Gaia Nascente a Escultor António Gomes de Sá. Ação de formação de curta duração (Outros) Centro de Formação Gaia Nascente, Portugal
2019 - 2019 Critérios de avaliação em contexto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Curso de curta duração (3 horas) para Diretores/coordenadores/docentes em exercício do Agrupamentos de escolas Soares dos Reis e Escola Secundária Almeida Garrett. Ação de formação de curta duração (Outros) Centro de Formação Gaia Nascente, Portugal
2019 - 2019 Para uma educação Inclusiva: da teoria à prática. Curso de curta duração (3 horas) para professores em exercício da Escola Secundária de Vila Verde. Ação de curta duração (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2018 - 2018 Avaliar ¿ Classificar: a avaliação das aprendizagens dos alunos ao serviço do sucesso educativo. Curso de curta duração (3 horas) no âmbito da CONFERÊNCIA TEMÁTICA PNPSE 2018. Ação de curta duração (Outros) Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, Portugal
2018 - 2018 "O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: da teoria à prática". Curso de curta duração (3 horas) para professores em exercício de Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro. Ação de curta duração (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2018 - 2018 O perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: da teoria à prática. Curso de curta duração (3 horas) para professores em exercício do Agrupamento de Escolas de Vila Verde. Ação de curta duração (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2018 - 2018 O perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: da teoria à prática. Curso de curta duração (3 horas) para professores em exercício do Agrupamento de Escolas de Amares. Ação de curta duração (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2018 - 2018 Para uma Educação Inclusiva: da teoria à prática. Curso de curta duração (3 horas) para professores em exercício do Agrupamento de Escolas de Vila Verde. Ação de curta duração (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2018 - 2018 Para uma educação Inclusiva: da teoria à prática. Curso de curta duração (3 horas) para professores em exercício do Agrupamento de Escolas de Amares. Ação de curta Duração (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2017 - 2017 Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de formação para os professores em exercício no Agrupamento de Escolas de Amares. Oficina de formação Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2017 - 2017 Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de formação para professores em exercício no Agrupamento de Escolas de Vila Verde. Oficina de formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2017 - 2017 Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de formação para professores em exercício no Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro. Oficina de formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2017 - 2017 Avaliação formativa ediferenciação pedagógica: respostas no combate ao insucesso escolar. Curso de curta duração (4 horas) para professores em exercício na Escola Secundária Filipa de Vilhena - Porto. Ação de formação de curta duração (Outros) Escola Secundaria Filipa De Vilhena, Portugal
2017 - 2017 Diferenciação pedagógica e avaliação formativa: uma resposta no combate ao Insucesso educativo. Curso de curta duração (3 horas) para professores em Exercício, no âmbito do projeto Fénix. Ação de formação de curta duração (Outros) Centro de Formação Nova Ágora, Portugal
2017 - 2017 Diferenciação Pedagógica e Avaliação Formativa: uma resposta no combate ao insucesso educativo. Formação de curta duração (3 horas) no ENCONTRO REGIONAL DO PROJETO FÉNIX. Ação de curta duração (Outros) Centro de Formação Nova Ágora, Portugal
2016 - 2016 Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de Formação para professores em exercício no Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro. Oficina de formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2016 - 2016 Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de Formação para docentes em exercício no Agrupamento de Escolas de Vila Verde. Oficina de formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2016 - 2016 Avaliação formativa e diferenciação pedagógica: respostas no combate ao insucesso escolar. Curso de curta duração (4 horas) para docentes em exercício na Escola Profissional Amar Terra Verde. Ação de formação de curta duração (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2016 - 2016 Avaliação das aprendizagens dos alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de formação para os professores em exercício no Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva. Oficina de formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2015 - 2015 Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de Formação para professores em exercício. Oficina de formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2015 - 2015 Diversidade na sala de aula e diferenciação pedagógica: uma resposta no combate à indisciplina. Curso de curta duração (4 horas) para professores em exercício. Ação de formação de curta duração (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2015 - 2015 Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de Formação para professores em Exercício. Oficina de formação (Outros) Sindicato dos Professores do Norte, Portugal
2014 - 2014 Avaliação das Aprendizagens dos Alunos - Parte IV Construção de recursos diferenciados. Oficina de 50 horas de Formação para professores em exercício. Oficina de Formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2012 - 2012 Avaliação das aprendizagens dos alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica - Parte III Diferenciação Pedagógica. Oficina de 50 horas de Formação para professores em exercício. Oficina de Formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2011 - 2011 Avaliação das aprendizagens dos alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de Formação para professores em exercício. Oficina de formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2010 - 2010 Avaliação das Aprendizagens dos alunos: avaliação, autoavalição e avaliação eletrónica - parte II. Oficina de 50 horas de Formação para professores em exercício. Oficina de Formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2009 - 2009 Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica - Oficina de 50 horas de Formação para professores em exercício. Oficina de Formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal