Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sandra Cardoso
Nomes de citação
- Cardoso, Sandra
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 021F-EE93-4109
Moradas
- Campo Grande 83, 1749-081 Lisboa, 1749-081, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.pna.gov.pt/portefolio-academia-pna-2024/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/01/03 - 2021/01/17
Concluído
|
Administração e Organização Escolar (Pós-Graduação)
Especialização em Administração Escolar e Educacional
Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
|
19 |
2009 - 2014
Concluído
|
Desenho e Inovação em Formação (Doktor (PhD))
Especialização em Desenvolvimento Profissional Docente
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
""A formação contínua de professores como resposta para a equidade e sucesso educativos: avaliação, TIC e diferenciação -
Um estudo de caso"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobressaliente, por unanimidade |
2005/09 - 2007/07
Concluído
|
Mestrado em Educação (Mestrado)
Especialização em Educação
Universidade do Minho, Portugal
""O professor de língua materna e a construção de uma escola inclusiva : o caso português"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom, por unanimidade |
2005/09 - 2006/08
Concluído
|
Supervisão Pedagógica em Ensino de Português (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Didáticas
Universidade do Minho, Portugal
|
18 valores |
1989/09 - 1994/08
Concluído
|
Ensino de Português (Licenciatura)
Especialização em Língua Portuguesa
Universidade do Minho, Portugal
|
14 valores |
Percurso profissional
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/01/09 - Atual | Gestora da Academia do Plano Nacional das Artes | GEPAC - Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, Portugal |
Plano Nacional das Artes, Portugal | ||
2013/09/01 - Atual | Consultora de Formação do CFAE do Alto Cávado | Ministério da Educação, Portugal |
2002 - Atual | Professora do Quadro | Ministério da Educação, Portugal |
2018/09/01 - 2024/08/30 | Membro da Equipa Regional Norte de Monitorização e Acompanhamento do processo de Autonomia e Flexibilidade Curricular | Ministério da Educação, Portugal |
Ministério da Educação, Portugal | ||
2020/09/01 - 2021/10/01 | Membro da Equipa Central do projeto MAIA | Ministério da Educação, Portugal |
Ministério da Educação, Portugal | ||
2000 - 2002 | Professora do Quadro de Zona Pedagógica | Ministério da Educação, Portugal |
1994 - 2000 | Professora Provisória | Ministério da Educação, Portugal |
1993 - 1994 | Professora Estagiária | Ministério da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2006 - Atual | Formadora acreditada pelo CCPFC | Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, Portugal |
2021/09/01 - 2024/08/31 | Membro da Equipa Nacional do Projeto Coopera Escola+ 21-23 e 23-24 | Ministério da Educação, Portugal |
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2009 - 2014 | A formação contínua de professores como resposta para a equidade e sucesso educativos: avaliação, TIC e diferenciação - Um
estudo de caso.
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
Ministério da Educação
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Atividades
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019 - 2019 | Diferenciação Pedagógica: uma resposta para a diversidade na sala de aula. Oficina de 50 horas de formação para professores em exercício nos Agrupamentos de Amares e Moure e Ribeira do Neiva. | Oficina de formação (Outros) | Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal |
2019 - 2019 | Diferenciação Pedagógica: uma resposta para a diversidade na sala de aula. Oficina de 50 horas de formação para professores em exercício nos Agrupamentos de Escolas de Vila Verde, Terras de Bouro e Escola Secundária de Vila Verde. | Oficina de formação (Outros) | Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal |
2019 - 2019 | Critérios de avaliação em contexto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Curso de curta duração (3 horas) para Diretores/coordenadores/docentes em exercício dos Agrupamentos/escolas Dr. Costa Matos e Vila d'Este. | Ação de formação de curta duração (Outros) | Centro de Formação Gaia Nascente, Portugal |
2019 - 2019 | Critérios de avaliação em contexto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Curso de curta duração (3 horas) para Diretores/coordenadores/docentes em exercício dos Agrupamentos de Escolas Gaia Nascente a Escultor António Gomes de Sá. | Ação de formação de curta duração (Outros) | Centro de Formação Gaia Nascente, Portugal |
2019 - 2019 | Critérios de avaliação em contexto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Curso de curta duração (3 horas) para Diretores/coordenadores/docentes em exercício do Agrupamentos de escolas Soares dos Reis e Escola Secundária Almeida Garrett. | Ação de formação de curta duração (Outros) | Centro de Formação Gaia Nascente, Portugal |
2019 - 2019 | Para uma educação Inclusiva: da teoria à prática. Curso de curta duração (3 horas) para professores em exercício da Escola Secundária de Vila Verde. | Ação de curta duração (Outros) | Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal |
2018 - 2018 | Avaliar ¿ Classificar: a avaliação das aprendizagens dos alunos ao serviço do sucesso educativo. Curso de curta duração (3 horas) no âmbito da CONFERÊNCIA TEMÁTICA PNPSE 2018. | Ação de curta duração (Outros) | Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, Portugal |
2018 - 2018 | "O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: da teoria à prática". Curso de curta duração (3 horas) para professores em exercício de Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro. | Ação de curta duração (Outros) | Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal |
2018 - 2018 | O perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: da teoria à prática. Curso de curta duração (3 horas) para professores em exercício do Agrupamento de Escolas de Vila Verde. | Ação de curta duração (Outros) | Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal |
2018 - 2018 | O perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: da teoria à prática. Curso de curta duração (3 horas) para professores em exercício do Agrupamento de Escolas de Amares. | Ação de curta duração (Outros) | Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal |
2018 - 2018 | Para uma Educação Inclusiva: da teoria à prática. Curso de curta duração (3 horas) para professores em exercício do Agrupamento de Escolas de Vila Verde. | Ação de curta duração (Outros) | Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal |
2018 - 2018 | Para uma educação Inclusiva: da teoria à prática. Curso de curta duração (3 horas) para professores em exercício do Agrupamento de Escolas de Amares. | Ação de curta Duração (Outros) | Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal |
2017 - 2017 | Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de formação para os professores em exercício no Agrupamento de Escolas de Amares. | Oficina de formação | Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal |
2017 - 2017 | Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de formação para professores em exercício no Agrupamento de Escolas de Vila Verde. | Oficina de formação (Outros) | Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal |
2017 - 2017 | Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de formação para professores em exercício no Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro. | Oficina de formação (Outros) | Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal |
2017 - 2017 | Avaliação formativa ediferenciação pedagógica: respostas no combate ao insucesso escolar. Curso de curta duração (4 horas) para professores em exercício na Escola Secundária Filipa de Vilhena - Porto. | Ação de formação de curta duração (Outros) | Escola Secundaria Filipa De Vilhena, Portugal |
2017 - 2017 | Diferenciação pedagógica e avaliação formativa: uma resposta no combate ao Insucesso educativo. Curso de curta duração (3 horas) para professores em Exercício, no âmbito do projeto Fénix. | Ação de formação de curta duração (Outros) | Centro de Formação Nova Ágora, Portugal |
2017 - 2017 | Diferenciação Pedagógica e Avaliação Formativa: uma resposta no combate ao insucesso educativo. Formação de curta duração (3 horas) no ENCONTRO REGIONAL DO PROJETO FÉNIX. | Ação de curta duração (Outros) | Centro de Formação Nova Ágora, Portugal |
2016 - 2016 | Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de Formação para professores em exercício no Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro. | Oficina de formação (Outros) | Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal |
2016 - 2016 | Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de Formação para docentes em exercício no Agrupamento de Escolas de Vila Verde. | Oficina de formação (Outros) | Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal |
2016 - 2016 | Avaliação formativa e diferenciação pedagógica: respostas no combate ao insucesso escolar. Curso de curta duração (4 horas) para docentes em exercício na Escola Profissional Amar Terra Verde. | Ação de formação de curta duração (Outros) | Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal |
2016 - 2016 | Avaliação das aprendizagens dos alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de formação para os professores em exercício no Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva. | Oficina de formação (Outros) | Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal |
2015 - 2015 | Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de Formação para professores em exercício. | Oficina de formação (Outros) | Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal |
2015 - 2015 | Diversidade na sala de aula e diferenciação pedagógica: uma resposta no combate à indisciplina. Curso de curta duração (4 horas) para professores em exercício. | Ação de formação de curta duração (Outros) | Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal |
2015 - 2015 | Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de Formação para professores em Exercício. | Oficina de formação (Outros) | Sindicato dos Professores do Norte, Portugal |
2014 - 2014 | Avaliação das Aprendizagens dos Alunos - Parte IV Construção de recursos diferenciados. Oficina de 50 horas de Formação para professores em exercício. | Oficina de Formação (Outros) | Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal |
2012 - 2012 | Avaliação das aprendizagens dos alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica - Parte III Diferenciação Pedagógica. Oficina de 50 horas de Formação para professores em exercício. | Oficina de Formação (Outros) | Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal |
2011 - 2011 | Avaliação das aprendizagens dos alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de Formação para professores em exercício. | Oficina de formação (Outros) | Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal |
2010 - 2010 | Avaliação das Aprendizagens dos alunos: avaliação, autoavalição e avaliação eletrónica - parte II. Oficina de 50 horas de Formação para professores em exercício. | Oficina de Formação (Outros) | Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal |
2009 - 2009 | Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica - Oficina de 50 horas de Formação para professores em exercício. | Oficina de Formação (Outros) | Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal |