???global.info.a_carregar???
Sandra Cardoso. É Gestora da Academia do Plano Nacional das Artes (Ministérios da Cultura e da Educação) e Consultora de Formação do CFAE do Alto Cávado. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Desenvolvimento Profissional Docente; Avaliação das aprendizagens; Diferenciação Pedagógica; Educação Inclusiva; Avaliação do impacto da formação contínua. Concluiu Doutoramento em Desenho e Inovação em Formação, pela Universidade de Santiago de Compostela, em 2014.
Identification

Personal identification

Full name
Sandra Cardoso

Citation names

  • Cardoso, Sandra

Author identifiers

Ciência ID
021F-EE93-4109

Addresses

  • Campo Grande 83, 1749-081 Lisboa, 1749-081, Lisboa, Lisboa, Portugal (Professional)

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Advanced (C1) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Intermediate (B1)
French Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1) Upper intermediate (B2)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Beginner (A1) Upper intermediate (B2) Elementary (A2)
Education
Degree Classification
2020/01/03 - 2021/01/17
Concluded
Administração e Organização Escolar (Pós-Graduação)
Major in Administração Escolar e Educacional
Instituto Europeu de Estudos Superiores Escola Superior de Educação de Fafe, Portugal
19
2009 - 2014
Concluded
Desenho e Inovação em Formação (Doktor (PhD))
Major in Desenvolvimento Profissional Docente
Universidade de Santiago de Compostela, Spain
""A formação contínua de professores como resposta para a equidade e sucesso educativos: avaliação, TIC e diferenciação - Um estudo de caso"" (THESIS/DISSERTATION)
Sobressaliente, por unanimidade
2005/09 - 2007/07
Concluded
Mestrado em Educação (Mestrado)
Major in Educação
Universidade do Minho, Portugal
""O professor de língua materna e a construção de uma escola inclusiva : o caso português"" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom, por unanimidade
2005/09 - 2006/08
Concluded
Supervisão Pedagógica em Ensino de Português (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Major in Didáticas
Universidade do Minho, Portugal
18 valores
1989/09 - 1994/08
Concluded
Ensino de Português (Licenciatura)
Major in Língua Portuguesa
Universidade do Minho, Portugal
14 valores
Affiliation

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2024/01/09 - Current Gestora da Academia do Plano Nacional das Artes GEPAC - Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, Portugal
Plano Nacional das Artes, Portugal
2013/09/01 - Current Consultora de Formação do CFAE do Alto Cávado Ministério da Educação, Portugal
2002 - Current Professora do Quadro Ministério da Educação, Portugal
2018/09/01 - 2024/08/30 Membro da Equipa Regional Norte de Monitorização e Acompanhamento do processo de Autonomia e Flexibilidade Curricular Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação, Portugal
2020/09/01 - 2021/10/01 Membro da Equipa Central do projeto MAIA Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação, Portugal
2000 - 2002 Professora do Quadro de Zona Pedagógica Ministério da Educação, Portugal
1994 - 2000 Professora Provisória Ministério da Educação, Portugal
1993 - 1994 Professora Estagiária Ministério da Educação, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2006 - Current Formadora acreditada pelo CCPFC Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, Portugal
2021/09/01 - 2024/08/31 Membro da Equipa Nacional do Projeto Coopera Escola+ 21-23 e 23-24 Ministério da Educação, Portugal
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2009 - 2014 A formação contínua de professores como resposta para a equidade e sucesso educativos: avaliação, TIC e diferenciação - Um estudo de caso.
PhD Student Fellow
Universidade de Santiago de Compostela, Spain
Ministério da Educação
Concluded
Outputs

Publications

Conference abstract
  1. Cardoso, Sandra. "O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: o contributo de todos.". Paper presented in 3º ENCONTRO UCC AMARES-EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA, Amares, 2018.
    Published
Conference paper
  1. Cardoso, Sandra. "Da teoria à prática: a formação contínua como resposta para práticas avaliativas dialógicas e formativas.". Paper presented in CONGRESSO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS E SUCESSO ESCOLAR, Braga, 2017.
    Published
  2. Cardoso, Sandra; Esteban, Maria Teresa; Montero, Maria Lourdes. "Formação de professores para a equidade educativa: resultados preliminares de uma oficina sobre diversidade na sala de aula e métodos de diferenciação pedagógica.". Paper presented in IV Congresso Internacional Cotidiano – Diálogo sobre Diálogos, Rio de Janeiro, 2012.
    Published
  3. Cardoso, Sandra; Graça, João. "Sucesso Educativo em Banda Larga: um plano de intervenção no Agrupamento de Escolas de Vila Verde.". Paper presented in III Congresso Ibérico-internacional FENDA DIGITAL TIC, Escola e Desenvolvimento Local, Póvoa do Varzim, 2012.
    Published
  4. Cardoso, Sandra; Graça, João. "M-Learning e Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: duas oficinas que se complementam no Agrupamento de Escolas de Vila Verde.". Paper presented in Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra, 2012.
    Published
  5. Cardoso, Sandra. "A Formação Contínua de Professores como Resposta para a Integração de uma Avaliação Dialógica na Sala de Aula: Contributos das TIC.". Paper presented in II Congresso Internacional de Avaliação em Educação, Braga, 2010.
    Published
  6. Cardoso, Sandra. "Formação Contínua de Professores: Uma resposta para a crise da Educação.". Paper presented in III Congresso Internacional Cotidiano – diálogos sobre diálogos, Rio de Janeiro, 2010.
    Published
  7. Cardoso, Sandra. "Da Avaliação Classificatória à Avaliação Formativa: Desenvolvimento de Instrumentos de Apoio à Avaliação das Aprendizagens dos Alunos em Contexto de Formação.". Paper presented in 22º Colóquio da ADMEE, Braga, 2010.
    Published
  8. Cardoso, Sandra. "A inclusão e o sucesso educativo “nas mãos” dos professores de Língua Materna.". Paper presented in I Encontro Internacional do Ensino da Língua Portuguesa, Coimbra, 2008.
    Published
  9. Cardoso, Sandra; Silva, Lino Moreira. "O professor de Língua Materna e a construção de uma escola inclusiva.". Paper presented in III Encontro “Leituras em Português, Braga, 2007.
    Published
  10. Cardoso, Sandra. "A diversificação de métodos e instrumentos de avaliação: a pesquisa orientada na web.". Paper presented in IX Congreso Internacional Galego-Portugues de Psicopedagoxía, Corunha, 2007.
    Published
  11. Cardoso, Sandra. ""WebQuests: reflexões em torno de uma abordagem na aula de Português"". Paper presented in VIII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa - RIBIE, Costa Rica, 2006.
    Published
  12. Cardoso, Sandra; Gomes, Maria João. "Webquest na abordagem do Discurso Oral formal na aula de Português". Paper presented in Encontro sobre Webquest, Braga, 2006.
    Published
  13. Cardoso, Sandra. "A Avaliação na aula de Português: caminhos para uma escola inclusiva.". Paper presented in II Encontro Leituras em Português, Braga, 2006.
    Published
Magazine article
  1. Cardoso, Sandra. "O IMPACTO DA ATIVIDADE FORMATIVA DOS CFAE NA MUDANÇA/MELHORIA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS SUAS ESCOLAS ASSOCIADAS: UM ESTUDO DE CASO", HUMANIDADES & TECNOLOGIA (FINOM), 2021, http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/1526.
Online resource
  1. Cardoso, Sandra. Mudar a escola... SITE DE APOIO À FORMAÇÃO NO ÂMBITO DA AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR. 2018. https://sites.google.com/site/mudaraescola/.
  2. Cardoso, Sandra. Formação Contínua de Professores - SITE DE APOIO À FORMAÇÃO.. 2015. https://sites.google.com/site/formacaocontinuaprofessores/.
  3. Cardoso, Sandra. DIVERSIDADE NA SALA DE AULA E DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA - Site de apoio à formação contínua de professores.. 2012. https://sites.google.com/site/diversidadediferenciacao/.
Thesis / Dissertation
  1. Cardoso, Sandra. "A formação contínua de professores como resposta para a equidade e sucesso educativos: avaliação, TIC e diferenciação - Um estudo de caso.". PhD, Universidade de Santiago de Compostela, 2014. https://minerva.usc.es/xmlui/handle/10347/12000.
  2. Cardoso, Sandra. "O professor de língua materna e a construção de uma escola inclusiva : o caso português.". Master, Universidade do Minho, 2007. http://aleph.sdum.uminho.pt/F/GP15TF5ESAM416DMY2XELQ9LMGPRIYPN9AA1G8KC2ALJHMA8KQ-02755?func=full-set-set&set_number=582396&set_entry=000004&format=999.
Website
  1. Cardoso, Sandra. TECNOLOGIA E PEDAGOGIA AO SERVIÇO DAS APRENDIZAGENS NO E@D. 2020. https://sites.google.com/view/cfac-pedagogiaetecnologia/pegagogia-e-tecnologia.
  2. Cardoso, Sandra. PROJETO MAIA-CFAC. 2019. https://sites.google.com/site/projetomaiacfac/projeto-maia-cfac.
Activities

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2019 - 2019 Diferenciação Pedagógica: uma resposta para a diversidade na sala de aula. Oficina de 50 horas de formação para professores em exercício nos Agrupamentos de Amares e Moure e Ribeira do Neiva. Oficina de formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2019 - 2019 Diferenciação Pedagógica: uma resposta para a diversidade na sala de aula. Oficina de 50 horas de formação para professores em exercício nos Agrupamentos de Escolas de Vila Verde, Terras de Bouro e Escola Secundária de Vila Verde. Oficina de formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2019 - 2019 Critérios de avaliação em contexto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Curso de curta duração (3 horas) para Diretores/coordenadores/docentes em exercício dos Agrupamentos/escolas Dr. Costa Matos e Vila d'Este. Ação de formação de curta duração (Outros) Centro de Formação Gaia Nascente, Portugal
2019 - 2019 Critérios de avaliação em contexto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Curso de curta duração (3 horas) para Diretores/coordenadores/docentes em exercício dos Agrupamentos de Escolas Gaia Nascente a Escultor António Gomes de Sá. Ação de formação de curta duração (Outros) Centro de Formação Gaia Nascente, Portugal
2019 - 2019 Critérios de avaliação em contexto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Curso de curta duração (3 horas) para Diretores/coordenadores/docentes em exercício do Agrupamentos de escolas Soares dos Reis e Escola Secundária Almeida Garrett. Ação de formação de curta duração (Outros) Centro de Formação Gaia Nascente, Portugal
2019 - 2019 Para uma educação Inclusiva: da teoria à prática. Curso de curta duração (3 horas) para professores em exercício da Escola Secundária de Vila Verde. Ação de curta duração (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2018 - 2018 Avaliar ¿ Classificar: a avaliação das aprendizagens dos alunos ao serviço do sucesso educativo. Curso de curta duração (3 horas) no âmbito da CONFERÊNCIA TEMÁTICA PNPSE 2018. Ação de curta duração (Outros) Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, Portugal
2018 - 2018 "O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: da teoria à prática". Curso de curta duração (3 horas) para professores em exercício de Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro. Ação de curta duração (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2018 - 2018 O perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: da teoria à prática. Curso de curta duração (3 horas) para professores em exercício do Agrupamento de Escolas de Vila Verde. Ação de curta duração (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2018 - 2018 O perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: da teoria à prática. Curso de curta duração (3 horas) para professores em exercício do Agrupamento de Escolas de Amares. Ação de curta duração (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2018 - 2018 Para uma Educação Inclusiva: da teoria à prática. Curso de curta duração (3 horas) para professores em exercício do Agrupamento de Escolas de Vila Verde. Ação de curta duração (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2018 - 2018 Para uma educação Inclusiva: da teoria à prática. Curso de curta duração (3 horas) para professores em exercício do Agrupamento de Escolas de Amares. Ação de curta Duração (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2017 - 2017 Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de formação para os professores em exercício no Agrupamento de Escolas de Amares. Oficina de formação Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2017 - 2017 Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de formação para professores em exercício no Agrupamento de Escolas de Vila Verde. Oficina de formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2017 - 2017 Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de formação para professores em exercício no Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro. Oficina de formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2017 - 2017 Avaliação formativa ediferenciação pedagógica: respostas no combate ao insucesso escolar. Curso de curta duração (4 horas) para professores em exercício na Escola Secundária Filipa de Vilhena - Porto. Ação de formação de curta duração (Outros) Escola Secundaria Filipa De Vilhena, Portugal
2017 - 2017 Diferenciação pedagógica e avaliação formativa: uma resposta no combate ao Insucesso educativo. Curso de curta duração (3 horas) para professores em Exercício, no âmbito do projeto Fénix. Ação de formação de curta duração (Outros) Centro de Formação Nova Ágora, Portugal
2017 - 2017 Diferenciação Pedagógica e Avaliação Formativa: uma resposta no combate ao insucesso educativo. Formação de curta duração (3 horas) no ENCONTRO REGIONAL DO PROJETO FÉNIX. Ação de curta duração (Outros) Centro de Formação Nova Ágora, Portugal
2016 - 2016 Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de Formação para professores em exercício no Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro. Oficina de formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2016 - 2016 Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de Formação para docentes em exercício no Agrupamento de Escolas de Vila Verde. Oficina de formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2016 - 2016 Avaliação formativa e diferenciação pedagógica: respostas no combate ao insucesso escolar. Curso de curta duração (4 horas) para docentes em exercício na Escola Profissional Amar Terra Verde. Ação de formação de curta duração (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2016 - 2016 Avaliação das aprendizagens dos alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de formação para os professores em exercício no Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva. Oficina de formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2015 - 2015 Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de Formação para professores em exercício. Oficina de formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2015 - 2015 Diversidade na sala de aula e diferenciação pedagógica: uma resposta no combate à indisciplina. Curso de curta duração (4 horas) para professores em exercício. Ação de formação de curta duração (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2015 - 2015 Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de Formação para professores em Exercício. Oficina de formação (Outros) Sindicato dos Professores do Norte, Portugal
2014 - 2014 Avaliação das Aprendizagens dos Alunos - Parte IV Construção de recursos diferenciados. Oficina de 50 horas de Formação para professores em exercício. Oficina de Formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2012 - 2012 Avaliação das aprendizagens dos alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica - Parte III Diferenciação Pedagógica. Oficina de 50 horas de Formação para professores em exercício. Oficina de Formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2011 - 2011 Avaliação das aprendizagens dos alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica. Oficina de 50 horas de Formação para professores em exercício. Oficina de formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2010 - 2010 Avaliação das Aprendizagens dos alunos: avaliação, autoavalição e avaliação eletrónica - parte II. Oficina de 50 horas de Formação para professores em exercício. Oficina de Formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal
2009 - 2009 Avaliação das Aprendizagens dos Alunos: avaliação, autoavaliação e avaliação eletrónica - Oficina de 50 horas de Formação para professores em exercício. Oficina de Formação (Outros) Centro de Formação do Alto Cávado, Portugal