???global.info.a_carregar???
Adjunct professor at Polytechnic Institute of Castelo Branco (Portugal), she was coordinator of the institutional Research Centre Heritage, Education and Culture between 2022-23 and was deputy director of School of Education between 2014- 2022. PhD in Didactics (math) from the University of Aveiro (Portugal), master’s in Informatics in Education from the University of Minho (Portugal) and bachelor’s degree in Mathematics Education from the University of Coimbra. Research interests include Didactics, Training of Teachers and Educators, History of Mathematics, Education in non-formal contexts related to local heritage, and Integration of Science, Technology, and Society, with numerous communications and paper in national and international publications. She coordinates the project "Local heritage – A context for curricular integration" which has a variety of objectives, including exploring heritage (tangible and intangible) with educational potential; constructing teaching and training strategies; and promoting research initiation on contextualizing teaching within the local heritage. She currently coordinates the “e-Horto de Amato Lusitano project: Didactic Itineraries in Regional Heritage” Projet,whose purpose is to contribute through education and innovative, inclusive and sustainable approaches, supported by digital, to the preservation of the cultural, natural and scientific heritage of the Beira Interior region.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
FÁTIMA REGINA DUARTE GOUVEIA FERNANDES JORGE

Nomes de citação

  • Jorge, Fátima
  • Fátima Regina Jorge

Identificadores de autor

Ciência ID
E01D-2586-1040
ORCID iD
0000-0001-5122-8230

Telefones

Telemóvel
  • 966074302 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Professor Doutor Faria de Vasconcelos, s/n, 6000-266, Castelo Branco, Castelo Branco, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2004/03/01 - 2008/03/31
Concluído
Didática (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Formação Inicial de Professores do Ensino Básico: Um percurso centrado na história da matemática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1994/12/19
Concluído
Educação (Mestrado)
Especialização em Informática no Ensino
Universidade do Minho, Portugal
"Computador e a educação matemática: abordagens do tópico sucessões" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1979 - 1984
Concluído
Licenciatura em Matemática (Licenciatura)
Especialização em Ramo Educacional
Universidade de Coimbra, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1995/07/31 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/06/28 - Atual Presidente do Conselho de Representantes Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2022/01/05 - Atual Coordenador do Centro de Investigação em Património, Educação e Cultura (CIPEC), IPCB Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2021/12 - Atual Coordenador de curso Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Gestão, Portugal
2021/09/01 - Atual Coordenadora do Centro de Competência TIC da ESE, IPCB Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2023/04/19 - 2023/07 Membro da Equipa de Avaliação Institucional Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2014/07/14 - 2022/11/09 Subdirector de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2018/01/31 - 2022/01/05 Coordenadora Adjunta do Centro de Investigação em Património, Educação e Cultura (CIPEC) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2019 - 2019 Membro do Júri de Avaliação de Projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação Científica e Tecnológica do IPV Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2017 - 2017 Coordenadora da Comissão de Autoavaliação da Escola Superior de Educação no quadro do processo auto-avaliação do IPCB (Processo: AINST/16/00010) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2014/04 - 2014/07 Vice-presidente do Conselho de Representantes Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2011 - 2014 Coordenadora da Unidade Técnico-científica de Ciências, Desporto e Artes Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Gestão, Portugal
2010 - 2014 Vice-presidente do Conselho de Representantes Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2003 - 2004 Vice-presidente da Assembleia de Representantes Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2003 - 2004 Subdiretora do Departamento de Ciências e Matemática Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Gestão, Portugal
2001 - 2003 Coordenadora da secção de Matemática/Informática do departamento de Ciências e Matemática Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
1998 - 2001 Diretora do Departamento de Ciências e Matemática Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
1995 - 1998 Coordenadora da Área científico-pedagógica de Matemática/Informática do Departamento de Ciências e Matemática Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - Atual Membro do Conselho Técnico - Científico da ESE IPCB Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - Atual Perita da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) - área de educação Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/12/02 - 2024/12 e-Horto de Amato Lusitano: Itinerários Didáticos em Património Regional
Investigador responsável
Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes (TECHN&ART), Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2014 - 2015 Práticas Integradas de Educação Formal e Não-formal de ciências: identificação, partilha e análise no ensino superior português
P138/ID/2014
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2004 - 2005 Problemas com Conta, Peso e Medida
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Jorge, F. R., Paixão, F., & Silveira, P.. "SOBRE A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A SUPERVISÃO E AVALIAÇÃO NA ESCOLA - O AR DO TEMPO EM REFLEXÃO E DEBATE NOS V ISSE E II ESAVE", Boletín de la AIA-CTS, 2023, https://aia-cts.web.ua.pt/wp-content/uploads/2023/03/Boletim_AIA_CTS_n18.pdf.
Artigo em conferência
  1. Paixão, F., Jorge, F. R., Silveira, P, & Martins, H.. "Didática e prática em diálogo: contributos para o desenvolvimento profissional na formação inicial". Trabalho apresentado em XVIII ENEC | III ISSE, 2019.
    Publicado
  2. Jorge, F. R., Paixão, F., & Martins, M. H.. "Estratégia formativa contextualizada no meio local – valorização da aprendizagem dos alunos e perspetiva afetiva de futuros professores na prática". Trabalho apresentado em XXV COLÓQUIO DA AFIRSE PORTUGAL, 2018.
    Publicado
  3. Jorge, F. R., Paixão, F., & Martins, M. H.. "Perceção de futuros professores sobre desenvolvimento profissional e inovação didática". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2017, 2017.
    Publicado
  4. Jorge, F. R., Paixão, F., & Martins, M. H.. "Práticas educativas de futuros professores do ensino básico em espaços da cidade - Reflexos no desenvolvimento profissional e inovação didática". Trabalho apresentado em XIII SPCE Fronteiras, diálogos e transições na educação, 2016.
    Publicado
  5. Paixão, F., Jorge, F. R. & Raposo, A.. "Espelhos, Matemática e Ciências’ - Conceção e exploração de uma Oficina de Matemática e Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Porto, 2016.
    Publicado
  6. Jorge, F. R. & Silva, N.. "Cidade, Escola e Explorações geométricas - um triângulo de aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2016.
    Publicado
  7. "Práticas educativas de futuros professores do ensino básico em espaços da cidade - Reflexos no desenvolvimento profissional e inovação didática". 2016.
  8. "“Espelhos, Matemática e Ciências” - Conceção e exploração de uma Oficina de Matemática e Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico". 2016.
  9. Jorge, F. R., Paixão, F., & Martins, M. H.. "Olhando para a sombra: Uma experiência no Jardim do Paço de Castelo Branco". Trabalho apresentado em 18.ª Conferência Nacional de Física e 22º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, 2012.
    Publicado
  10. Paixão, F., & Jorge, F. R.. "Horto de Amato Lusitano- Um espaço de educação não formal na formação em ciências de professores para o ensino básico". Trabalho apresentado em XXV Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales, 2012.
    Publicado
  11. Jorge, F. R., Paixão, F., & Martins, M. H.. "Aprender Ciências no Jardim da Cidade". Trabalho apresentado em VII Seminário Ibérico/III Seminário Ibero-americano CTS no ensino das Ciências “Ciência, Tecnologia e Sociedade no futuro do ensino das ciências”, 2012.
    Publicado
  12. Jorge, F. R., & Paixão, F. "Horto de Amato Lusitano – Um espaço de educação não formal na formação em ciências de professores para o ensino básico.". Trabalho apresentado em XXV Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales, 2012.
    Publicado
  13. Jorge, F. R., Paixão, M.F., & Cabrita, I.. "Contributos para a integração da história da matemática na formação inicial de professores". Trabalho apresentado em XIV Simposio de la Sociedad Española de Investigatión en Educación Matemática - XIV SEIEM, 2010.
    Publicado
  14. Jorge, F. R., Cabrita, I., & Paixão, M.F.. "Exploração didáctica de problemas históricos: da formação inicial de professores à aula de matemática". Trabalho apresentado em XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática - XXI SIEM, 2010.
    Publicado
  15. Jorge, F.R., Cabrita, I., & Paixão, F.. "Ciência e sociedade – Formação de professores de matemática através de problemas". Trabalho apresentado em V Seminário Ibérico, I Seminário Ibero-Americano CTS, 2008.
    Publicado
  16. Paixão, M. F., & Jorge, F. R.. "Success and constraints in the adoption of the metric system in Portugal". Trabalho apresentado em 2nd International Conference of the European Society for the History of Science, 2006.
    Publicado
  17. Jorge, F. R., Cabrita, I., & Paixão, F.. "Contributos históricos para a compreensão de conceitos relativos a medição". Trabalho apresentado em VI Seminário de Investigação em Educação Matemática – VI SIEM, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Jorge, F. R.. "Tem a palavra ... Fátima Regina Jorge". APEduC Revista/APEduC Journal 04 01 (2023): 260-261. https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/416/197.
    Publicado • https://doi.org/10.58152/APEduCJournal.416
  2. Jorge, F. R., & Paixão, F.. "Desenvolver o conhecimento para ensinar matemática na interação entre contextos formais e não-formais / Develop the knowledge to teach mathematics in the interaction between formal and non-formal contexts". Brazilian Journal of Development 8 7 (2022): 50669-50685. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n7-131.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34117/bjdv8n7-131
  3. Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes Jorge; Maria de Fátima Carmona Simões da Paixão. "Trabalho experimental na concretização de atividades de transversalidade curricular – avaliação de uma ação de formação contínua / Experimental work in the implementation of cross curricular activities - evaluation of a continuing education action". Brazilian Journal of Development (2022): http://hdl.handle.net/10400.11/8358.
    10.34117/bjdv8n5-189
  4. Martins, H., Jorge, F., Paixão, F., Pais, A., & Dionísio, S.. "À descoberta da Matemática nos caminhos do linho". Educação Matemática 148 (2018): 2-4.
    Publicado
  5. Paixão, F., & Jorge, F. R.. "Formação inicial de professores através do recurso ao património artístico local relevando o trabalho experimental". Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas Extra. (2017): 1623-1630. https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/337104.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Maria de Fátima Carmona Simões da Paixão; Fátima Regina Jorge. "Despertar para a relevância dos contextos não formais no ensino das ciências naturais no 1.º ciclo do ensino básico". Campo Abierto 35 1 (2016): 161-171. https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/article/view/2840.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Paixão, Fátima; Jorge, Fátima Regina; Antunes, Luzia. "Articulating Science-Society through the local artistic heritage – activities and didactic resources focused on the Cargaleiro Museum". (2016): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/6895.
    10.34624/id.v8i1.6895
  8. Paixão F., Jorge, F.R., Taborda A.R., & Heitor, A. F.. "Aprender para além da escola… explorar os cinco sentidos num contexto de educação não formal com alunos do 1.º ciclo do ensino básico". Interacções 11 39 (2015): 528-539. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8756.
    Acesso aberto • Publicado
  9. "Aprender para além da escola… explorar os cinco sentidos num contexto de educação não formal com alunos do 1.º ciclo do ensino básico". Interacções (2015):
  10. Jorge, F. R., Paixão, F., & Martins, M. H.. "Uma atividade criativa com luz e sombra no 1º Ciclo do Ensino Básico". Indagatio Didactica 4 1 (2012): 203-225. https://proa.ua.pt/index.php/id/issue/view/310.
    Acesso aberto • Publicado
  11. "Uma atividade criativa com luz e sombra no 1º Ciclo do Ensino Básico". Indagatio Didactica, vol 4 (1) (2012):
  12. Paixão, F., Jorge, F. R., Gil, H., & Silveira, P.. "XIII Encuentro Nacional de Educación en Ciencias. Informe final". Revista Eureka sobre enseñanza y divulgación de las ciencias 7 1 (2010): 158-162. https://doi.org/10.25267%2Frev_eureka_ensen_divulg_cienc.2010.v7.i1.12.
    Acesso aberto • 10.25267/rev_eureka_ensen_divulg_cienc.2010.v7.i1.12
  13. Paixão, F., Jorge, F. R., & Florido, A.. "Pesos e Medidas na Obra de Amato Lusitano: Dos saberes e das Certezas da Época". Cadernos de Cultura 19 (2005): 17-24. https://biblioteca.cm-castelobranco.pt/media/hyrklx2c/n18.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Jorge, F. R., Paixão, F., & Martins, M. H.. "Didática e prática na formação inicial -Integração de matemática e ciências naturais em atividade de índole investigativa em Jardim de Infância". In A Escola de Aprender: Contributos para a sua construção, editado por F. R. Jorge, F. Paixão, & P. Silveira (coords.), 233-246. Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2023.
    Publicado
  2. Antunes, T., & Jorge, F. R.. "Quizzes matemáticos na avaliação formativa das aprendizagens por alunos de 1.º ano de escolaridade.". In A Escola de Aprender: Contributos para a sua construção, 111-123. Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2023.
    Publicado
  3. Rocha, J. A, Paixão, F., Soares, S., & Jorge, F. R.. "Formação inicial de professores em Angola: O que pensam os docentes do ISCED-Huíla". In Educação em ciências: interações e desafios, 59-70. Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2023.
    Publicado
  4. Jorge, F. R., & Silveira, P.. "Pensamento computacional e resolução de problemas em matemática". In Matemática com Vida – Diferentes Olhares sobre o Pensamento Computacional, editado por V. Santos, I. Cabrita, T. B. Neto, M. M. Pinheiro, & J. B. Lopes (Coords.), 27-32. UA Editora, 2023.
    Publicado
  5. Jorge, F. R., & Paixão, F.. "INTERAÇÃO ENTRE CONTEXTOS FORMAIS E NÃO FORMAIS NA PRÁTICA DE FUTUROS PROFESSORES - PERCEÇÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E INOVAÇÃO DIDÁTICA". editado por Américo Junior Dias da Silva, 59-71. Brasil: Atena Editora, 2022.
    Publicado • 10.22533/at.ed.7112208028
  6. Jorge, F. R. , Silveira, P.. "Análise exploratória de dados com recurso a tecnologias educativas". In Matemática com vida: diferentes olhares sobre a tecnologia, editado por Vanda Santos, Isabel Cabrita, Teresa B. Neto, Margarida M. Pinheiro, J. Bernardino Lopes, 113-118. Portugal: UA Editora, 2021.
    Publicado
  7. Jorge, F. R., & Paixão, F.. "A arte como ponte para a aprendizagem por questionamento e o estabelecimento de conexões entre a geometria e as ciências". In Matemática com Vida – Diferentes Olhares sobre o Pensamento Computacional, editado por I. Cabrita, V. Santos, T. Neto, & J. B. Lopes, 27-32. UA Editora, 2020.
    Publicado
  8. Jorge, F. R.. "Contextos não formais do meio próximo da escola – um mundo de oportunidades para (re) encontros com a geometria.". In Matemática com vida: diferentes olhares sobre a geometria, editado por I. Cabrita, V. Santos, T. Neto, & J. B. Lopes, 22-32. UA Editora, 2020.
    Publicado
  9. Santos, N., Paixão, F., & Jorge, F. R.. "A montanha como contexto para explorar a matemática". In Reflexões sobre Património, Educação e Cultura: I Encontro em Património, Educação e Cultura, editado por F. Raposo, Jorge, F. R., & Carvalhinho, M. (Coords.), 95-103. RVJ Editores, 2020.
    Publicado
  10. Jorge, F. R., & Paixão, F.. "Incursões na prática – perceção de futuros professores e educadores sobre o valor formativo da interação entre contextos formais e não formais". In Educação em ciências: interações e desafios, editado por F. Teixeira, F. Paixão, A. Frias, J. Silveira, D. Vaz, & J. Morgado (Coord.), 116-119. Portugal: Escola Superior de Educação de Coimbra, 2019.
    Publicado
  11. Pinho, H., Abrantes, M., & Jorge, F. R.. "Supervisão colaborativa. Contributos para o desenvolvimento profissional do professor de matemática". In A escola de aprender – contributos para a sua construção, 161-175. Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2019.
    Publicado
  12. Rodrigues, A. V.; Galvão, C.; Faria, C.; Costa, C.; Cabrita, I; Chagas, I.; Jorge, F.R. Paixão, F.; Teixeira, F.; Sá, P.. "Práticas integradas de educação formal e não formal de ciências nos cursos de formação inicial de professores". In Experiências de Inovação Didática no Ensino Superior, 129-148. Portugal: Ministério da Educação e Ciência, 2015.
    Publicado
  13. Paixão, F., & Jorge, F. R.. "Formação de professores do ensino básico: abertura do estágio a contextos não formais de educação". In Formação inicial de professores: reflexão e investigação da prática profissional, editado por P. Queirós; P. Batista & R. Rolim (Eds.), 43-58. Porto, Portugal: FADEUP, 2014.
    Publicado
  14. Fátima Paixão; Fátima Regina Jorge. "Um espaço da cidade para educação não formal em Ciências e Matemática no Ensino Básico". In Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português, 371-380. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2014.
    Publicado
  15. "Formação de professores do ensino básico: abertura do estágio a contextos não formais de educação". Portugal, 2014.
  16. Paixão, F., & Jorge, F. R.. "Particularities in the adoption of the Metric System in Portugal - Some local constraints.". In Metric system and local adoptions in Europe, editado por F. Paixão, K. Nikolantonakis (Eds.), 41-57. Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2012.
    Publicado
  17. "Particularities in the adoption of the Metric System in Portugal - Some local constraints.". Portugal, 2012.
  18. Jorge, F.R., Silveira, P., & Barroso, M. C.. "Pedras que falam ciência, tecnologia e matemática". In Educação em Ciência Cultura e Cidadania, editado por M. F. Paixão, 209-236. Alma Azul, 2005.
    Publicado
Edição de livro
  1. Jorge, F. R., Belo, J., & Ribeiro, M. (Coords.). Património, Educação e Cultura. Convergências e novas Perspetivas. Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco. 2023.
    No prelo • https://doi.org/10.53681/2023.I04/05 • Editor
  2. Jorge, F. R., Paixão, F., & Silveira, P. (Coords.). II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e V International Seminar on Science Education: Livro de Resumos. Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco. 2022.
    Publicado • Editor
  3. Jorge, F. R., Belo, J., & M. Ribeiro (Coords.). Encontro Internacional em Património, Educação e Cultura: Livro de Resumos. Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco. 2022.
    Publicado • Editor
  4. Santos, A., Jorge, F. R. et al.. Agenda do Professor Dia a dia com a Matemática. APM. 2022.
    Publicado
  5. Paixão, F., Jorge, F. R., & Silveira, P. (Coords.). A escola de aprender - Contributos para a sua construção. Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco. 2019.
    Publicado • Editor
  6. Paixão, F., Jorge, F. R., & Silveira, P. (Coords.). Livro de resumos do I Encontro de Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e II Seminário Internacional de Educação em Ciências. Instituto Politécnico de Castelo Branco. 2018.
    Publicado • Editor
  7. Barbosa, A., Peixoto, A., Pereira, C., Jorge, F. , Vale, I., Gil, H., Portela, J., Fonseca, L., & Neves (Orgs.). Atas do 2.º Fórum dos Mestrados de habilitação para a docência para Educadores de Infância e Professores do 1.º e 2.º Ciclos “Da Investigação às práticas”. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2014.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Paixão, F., Jorge, F. R., Prata, J., Silveira, P., Balau, S.. Exposição interactiva problemas com conta, peso e medida : apoio à exploração do friso histórico e proposta de uma resolução manipulativa dos problemas. Castelo Branco, Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco. 2005.
Resumo em conferência
  1. Rocha, J., Paixão, F., Guimarães, S., & Jorge, F. R.. "Formação inicial de professores em Angola: O que pensam os docentes do ISCED-Huíla". Trabalho apresentado em II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas, 2022.
    Publicado
  2. Jorge, F. R., Paixão, M. F., & Martins, M. H.. "Cores, votações e trabalho experimental em práticas interdisciplinares de futuras educadoras.". Trabalho apresentado em Encontro Internacional "Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022 (IEMC 2022), 2022.
    Publicado
  3. Antunes, T., & Jorge, F. R.. "Quizzes matemáticos em contexto de ensino a distância. Emoções de alunos de 1.º ciclo do ensino básico". Trabalho apresentado em Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022”, 2022.
    Publicado
  4. Jorge, F. R., & Paixão, F. "Incursões na prática - perceção de futuros professores e educadores sobre o valor formativo da interação entre contextos formais e não formais". 2021.
    Publicado
  5. Jorge, F. R., & Paixão, F.. "Trabalho experimental na concretização de atividades de transversalidade curricular. Avaliação de uma ação de formação contínua.". Trabalho apresentado em XVIII ENEC | III ISSE: Educação em Ciências: cruzar caminhos, unir saberes, 2019.
    Publicado
  6. Paixão, F., Jorge, F. R., Silveira, P, & Martins, H.. "Didática e prática em diálogo: contributos para o desenvolvimento profissional na formação inicial.". Trabalho apresentado em XVIII ENEC | III ISSE Educação em Ciências: cruzar caminhos, unir saberes, 2019.
    Publicado
  7. Jorge, F. R., Paixão, F., & Martins, M. H.. "Desenvolvimento Profissional e Inovação Pedagógica e Didática: interação entre contextos formais e não formais melhora as perceções de futuros professores?". Trabalho apresentado em I Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e II Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2018.
    Publicado
  8. Pinho, H., Abrantes, M., & Jorge, F. R.. "Contributo(s) da Supervisão Colaborativa para o Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática". Trabalho apresentado em I Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e II Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2018.
    Publicado
  9. Paixão, F., & Jorge, F. R.. "Trabalho experimental como metodologia comum em ciências e matemática no ensino básico.". Trabalho apresentado em XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVII ENEC) e I Seminário Internacional de Educação em Ciências (I SIEC), Viana do Castelo, 2017.
  10. Paixão, F., & Jorge, F. R.. "Formação de professores do ensino básico: abertura do estágio a contextos não formais de educação". Trabalho apresentado em Seminário Internacional - O estágio na (re)construção da identidade profissional do professor, 2014.
    Publicado
  11. Paixão, F., Jorge, F. R., & Silva, F.. "Construção de um herbário com espécies do Horto de Amato Lusitano no 1.º CEB.". Trabalho apresentado em XV Encontro Nacional de Educação em Ciências: Tendências atuais em educação em ciências, 2014.
    Publicado
  12. Paixão, F., Jorge, F. R., & Silva, F.. "Das plantas aos remédios de Amato Lusitano numa proposta de integração curricular no ensino básico". Trabalho apresentado em XV Encontro Nacional de Educação em Ciências: Tendências atuais em educação em ciências, 2014.
    Publicado
  13. Paixão, F., Jorge, F. R., Taborda, A., & Heitor, A.. "Aprender para além da escola… explorar os cinco sentidos num contexto de educação não formal com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em XV Encontro Nacional de Educação em Ciências: Tendências atuais em educação em ciências, 2014.
    Publicado
  14. Martins, H., Jorge, F. R., & Paixão, F.. "A educação em ciência na integração de áreas do conhecimento no Jardim de Infância". Trabalho apresentado em XV Encontro Nacional de Educação em Ciências: Tendências atuais em educação em ciências, 2014.
    Publicado
  15. Jorge, F. R.; Paixão, M. F., & Cabrita, I.. "Contributos para a integração da História da Matemática/Ciências na escolaridade básica". Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2009.
    Publicado
  16. Paixão, F., Jorge, F. R., Silveira, , Teodoro, J., Balau, S.. "Problemas com Conta, Peso e Medida. Exposição Interativa.". Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2009.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes. "Formação inicial de professores do Ensino Básico : um percurso centrado na história da matemática". Doutoramento, 2008. http://hdl.handle.net/10400.11/4526.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual O Jogo na Aprendizagem Matemática das Crianças
Orientador
estrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2015/11 - Atual Convergências e divergências no ensino do acordeão em Portugal
Coorientador de Carisa Sofia Camilo Marcelino
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
2015 - Atual Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner. Um estudo de caso da Academia de Música e Dança do Fundão
Coorientador de Pedro José Rufino Mendes Toucinho
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2014 - Atual Aprender ciências com as plantas do horto de Amato Lusitano
Coorientador de Catarina Maria da Silva Rodrigues
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2013 - Atual A Geometria Sona e as isometrias: uma experiência no ensino básico
Orientador
Mestrado em Didática-Especialização em Matemática para professores do 3.º CEB/Secundário (Mestrado)
2013 - Atual Aprender para além da escola… explorar os cinco sentidos no horto de Amato Lusitano
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2013 - Atual Exploração de espaços de educação não formal no 1.º ciclo do ensino básico: construção de um herbário com espécies do horto de Amato Lusitano
Coorientador de Filipa Rubina Pereira Silva
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
2019/09/01 - 2023/04/23 Puzzles geométricos em educação pré-escolar
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2019 - 2019 À descoberta da matemática no meio local
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Origami - um recurso didático para a aprendizagem lúdica de noções matemáticas no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Oficina de grandezas e medida – uma proposta criativa
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 O abstrato das ciências e matemática no concreto da arte : relatório de estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Contributo(s) da supervisão colaborativa para o desenvolvimento profissional do professor de matemática
Coorientador
Supervisão e Avaliação Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Atividades de matemática e de ciências no horto de Amato Lusitano
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Pavimentações do plano : uma exploração com materiais manipulativos no 4º ano de escolaridade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Experiências de aprendizagem no 1.º ciclo do ensino básico num contexto de uma oficina de matemática e ciências
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Explorações geométricas na cidade : uma experiência de aprendizagem no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2013 Aprender em espaços não formais no 1º ciclo do ensino básico : do estudo do solo ao cultivo de plantas no horto de Amato Lusitano
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2013 Jogos matemáticos no 1.º Ciclo do Ensino Básico : do horto de Amato Lusitano à sala de aula
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2013 Aprender para além da escola… à descoberta da matemática e das ciências nas plantas do horto de Amato Lusitano
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/02/08 - 2023/02/08 Evento Regional "Capacitação Digital das Escolas: Da Visão às Práticas (2023/02/08 - 2023/02/08)
Simpósio
Instituto Politécnico de Castelo Branco CCTIC, Portugal
2022/09/01 - 2022/11/26 Encontro Internacional Património, Educação e Cultura 2022 (EIPEC'22) (2022/11/23 - 2022/11/24)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2022/11/23 - 2022/11/24 O Centro de Investigação em Património, Educação e Cultura do Instituto Politécnico de Castelo Branco organizou o Encontro Internacional Património, Educação e Cultura (EIPEC 2022) com o propósito de motivar a discussão e a reflexão sobre questões emergentes de três componentes evidenciadas na European Cultural Heritage Strategy for the 21st Century: componente social; componente do desenvolvimento territorial e económico; e componente do conhecimento e da educação, (2022/11/23 - 2022/11/24)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2022/09/16 - 2022/09/17 II Encontro SUPERVISÃO E AVALIAÇÃO NA VIDA DAS ESCOLAS (2022/09/16 - 2022/09/17)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Associação Portuguesa de Educação em Ciências, Portugal
2022/09/16 - 2022/09/17 V International Seminar on Science Education (2022/09/16 - 2022/09/17)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Associação Portuguesa de Educação em Ciências, Portugal
2022/05/06 - 2022/05/07 XI Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação (2022) (2022/05/06 - 2022/06/07)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2022/05/04 - 2022/05/04 DigiPROF FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ÁREA DO DIGITAL (2022/05/04 - 2022/05/04)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação CCTIC, Portugal
2022/04/27 - 2022/04/27 As Cónicas e Superfícies Geradas a Partir das Cónicas (2022/04/27 - 2022/04/27)
Seminário (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Centro de Investigação em Património Educação e Cultura, Portugal
2021/09/16 - 2021/09/21 XIX ENEC - Encontro Nacional de Educação em Ciências (2021/09/16 - 2021/09/21)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021/09/16 - 2021/09/18 IV ISSE - International Seminar on Science Education (2021/09/16 - 2021/09/18)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021/05/28 - 2021/05/29 X Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE2021 (2021/05/28 - 2021/05/29)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2020/01/09 - 2020/01/09 Jornada Científica e Cultural RUMOS DA CIÊNCIA (2020/01/09 - 2020/01/09)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/10 - 2019/07/11 XXX Seminário de Investigação em Educação Matemática (XXX SIEM) (2019/07/10 - 2019/07/10)
Seminário
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2019/07/10 - 2019/07/11 XXXV Encontro Nacional de Professores de Matemática (XXXV ProfMat) (2019/07/10 - 2019/07/11)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica do XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (2019 - 2019)
Encontro
Universidade do Porto, Portugal
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica do III International Seminar on Science Education (2019 - 2019)
Seminário
2018/06/08 - 2018/06/09 I Encontro SUPERVISÃO E AVALIAÇÃO NA VIDA DAS ESCOLAS (2018/06/08 - 2018/06/09)
Encontro
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Gestão, Portugal
2018/06/08 - 2018/06/09 II International Seminar on Science Education (2018/06/08 - 2018/06/09)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Portuguesa de Educação em Ciências, Portugal
2017/11/04 - 2017/11/04 XX Encontro Nacional “A Matemática nos Primeiros Anos (2017/11/04 - 2017/11/04)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2015/04/20 - 2015/04/20 Jornada PARTILHA DE PRÁTICAS INTEGRADAS DE EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO-FORMAL DE CIÊNCIAS (2015/04/20 - 2015/04/20)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2014/04/12 - 2014/04/12 A TRANSVERSALIDADE PEDAGÓGICA DA LITERATURA PARA CRIANÇAS- VÍCIOS E VIRTUDES (2014/04/12 - 2014/04/12)
Seminário
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/04 Puzzles Geométricos em Educação Pré-Escolar
Orientador
Inês Isabel Caetano Barradas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2023/04 O Jogo na Aprendizagem Matemática das Crianças
Orientador
Mariana Pé-Leve Severino (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2023/01/20 Jogo móvel com Realidade Aumentada para promoção da conservação da Natureza – uma investigação integrada no Projeto EduPARK
Arguente principal
Ana Rita Monteiro Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2022/06/30 Perceções sobre competências e formação dos professores diplomados por um Instituto Superior de Ciências da Educação de Angola
Arguente
Joaquim Américo Pinto Rocha (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/04/07 Reconstruindo o sentido da avaliação do desempenho docente através do desenvolvimento profissional do professor
Arguente
Mário Rui de Gouveia Macedo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2022/01/19 Projeto de vida e percurso socioeducativo das crianças-jovens em risco institucionalizadas: Estudo de caso num lar de acolhimento em Castelo Branco
Presidente do júri
Marcelle Martins Costa Nascimento Aguiar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
2021/12/02 Espaço escolar de formação docente e trabalho docente formativo - Conceitos e fundamentação
Arguente principal
Freud Romão (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2020/07/23 Envolvimento de um Aluno com Perturbação do Espetro do Autismo num Trabalho de Projeto
Arguente principal
Marilyn Maria de Oliveira Tabares (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 Estratégias de Resolução de Problemas - Um estudo com alunos do 3.º Ano do Ensino Básico
Arguente
Sónia Raquel Soares de Almeida (Mestrado)
2017/07/21 Projeto EduPARK e Prática Pedagógica Supervisionada: experiência indoor e outdoor no 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
ANA RITA MONTEIRO RODRIGUES (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2016/09/23 Desenvolver a Educação para a Sustentabilidade Ambiental na Formação de futuros professores de Matemática do 2º Ciclo em Angola
Arguente principal
Paxe Nelson Cesareira de Amazonas (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016/05/24 Curvas Cónicas e Superfícies Geradas pelas Curvas Cónicas: Os seus Traçados Geométricos e Aplicações no Design
Arguente principal
Joaquim Manuel de Castro Bonifácio da Costa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
2014/11/27 Exploração matemática de módulos interativos de Ciências
Arguente
Sofia Raquel Mota Nogueira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/09/24 - 2022/10/01 Matemática com Vida: diferentes olhares sobre o pensamento computacional Universidade de Aveiro
2022/09/16 - 2022/09/17 II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco
2022/09/16 - 2022/09/17 V International Seminar on Science Education Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco
2022/03/11 - 2022/03/12 Encontro Internacional "Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022 (IEMC 2022) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém
2022 - 2022 e-book Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica
2021/09/25 - 2021/10/02 Matemática com Vida: diferentes olhares sobre a tecnologia on-line
2021/09/07 - 2021/09/10 I Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias Universidade de Lisboa
2020/03/07 - 2020/03/14 Matemática com Vida: diferentes olhares sobre geometria on-line
2019 - 2019 Encontro Inovação Ensino Matemática Ciências
2019 - 2019 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old.
2018 - 2018 VI Seminario Ibero Americano Ciencia Tecnología y Sociedad (VI SIACTS) - “Para una educación CTS: Construyendo puentes entre la investigación y las práctica Quilmes
2017 - 2017 10.º Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias Sevilha

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2014 - Atual Indagatio Didactica (1647-3582) Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
2016 - 2016 Journal of Science Education (0124-5481)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/03/11 - 2022/03/12 Membro da Comissão Científica do Encontro Internacional "Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022" (IEMC 2022)
Membro
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2018/11/22 - 2018/11/24 Membro da Comissão Científica do I Primeiro Encontro sobre Património, Educação e Cultura (EPEC'#1)
Presidente / Vice-presidente
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - 2019 Membro de júri, na área de Educação e Saúde, de avaliação de 13 Projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação Científica e Tecnológica Instituto Politécnico de Viseu, Portugal