???global.info.a_carregar???
Andreia Sofia Dias Rodrigues. Publicou 4 artigos em revistas especializadas. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Stress management; Psychomotor therapy; Body-oriented therapy; Play; Relaxation; Social-emotional competence; Preschool.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Andreia Sofia Dias Rodrigues

Nomes de citação

  • Dias Rodrigues, Andreia

Identificadores de autor

Ciência ID
D612-C89F-B381
ORCID iD
0000-0002-1963-3559

Endereços de correio eletrónico

  • andreia.s.rodri@gmail.com (Pessoal)

Moradas

  • Rua Bernardo Matos 77, 7000-652, Évora, Évora, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2023/12/22
Concluído
Motricidade Humana (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"Social-emotional Competence in Early Childhood Education: Contributions of Body-oriented Interventions" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2017/05/19
Concluído
Psicomotricidade Relacional (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
"Os efeitos de um programa de relaxação terapêutica na gestão do stress em enfermeiros." (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2014/09/12
Concluído
Reabilitação Psicomotora (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
13
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/03 - 2022/07/12 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2021/09/03 - 2022/07/12 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2021/03/03 - 2022/07/12 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2021/03/03 - 2022/07/12 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/01/02 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Viver Melhor - Ajudas técnicas, Ortopedia e Conforto, Portugal
2017/01/01 - 2017/10/01 Técnico Superior (Técnico Superior) Viver Melhor - Ajudas técnicas, Ortopedia e Conforto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/03/01 - 2019/03/01 Serviço Docente - Convidado Universidade de Évora, Portugal
2017/03/01 - 2017/03/01 Serviço Docente - Convidado Universidade de Évora, Portugal
2016/03/01 - 2016/07/11 Voluntário Hospital do Espírito Santo de Évora - EPE, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2014/02/01 - 2014/06/10 Estágio Escola EB1 e Jardim de Infância de S. Mateus, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pomar, Clarinda; Veiga, Guida; Marmeleira, José; Dias Rodrigues, Andreia. "Promovendo a competência sócio-emocional de crianças em idade pré-escolar: efeitos de uma intevenção de mediação corporal na autorregulação.". Trabalho apresentado em XVII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança, Faro, 2022.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Dias Rodrigues, Andreia; Marmeleira, José; Pomar, Clarinda; Lamy, Elsa; Guerreiro, Daniela; Veiga, Guida. Autor correspondente: Veiga, Guida. "Body-oriented interventions to promote preschoolers’ social–emotional competence: a quasi-experimental study". Frontiers in Psychology 14 (2023):
    Acesso aberto • Publicado
  2. Dias Rodrigues, Andreia; Cruz-Ferreira, Ana; Marmeleira, José; Laranjo, Luís; Veiga, Guida. Autor correspondente: Veiga, Guida. "Which Types of Body-Oriented Interventions Promote Preschoolers’ Social-Emotional Competence? A Systematic Review". Healthcare 10 12 (2022): https://www.mdpi.com/2227-9032/10/12/2413.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/healthcare10122413
  3. Dias Rodrigues, Andreia; Cruz-Ferreira, Ana; Marmeleira, José; Veiga, Guida. "Effects of Body-Oriented Interventions on Preschoolers' Social-Emotional Competence: A Systematic Review". Frontiers in Psychology 12 (2022): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2021.752930.
    10.3389/fpsyg.2021.752930
  4. Veiga, Guida; Rodrigues, Andreia Dias; Lamy, Elsa; Pereira, Catarina; Marmeleira, José. "The effects of a relaxation intervention on nurses' psychological and physiological stress indicators: A pilot study.". (2019): http://hdl.handle.net/10174/26892.
Capítulo de livro
  1. Dias Rodrigues, Andreia; Marmeleira, José; Pomar, Clarinda; Veiga, Guida. "Promoting preschoolers' social-emotional competence: the effects of a body-oriented intervention on self-regulation.". In XV Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança. 2022.
    Publicado
  2. Dias Rodrigues, Andreia; Marmeleira, José; Pomar, Clarinda; Veiga, Guida. "Promovendo a competência sócio-emocional de crianças em idade pré-escolar: efeitos de uma intervenção de mediação corporal na autorregulação". In Estudos em desenvolvimento motor da criança XV, 211-216. Portugal: Universidade do Algarve, 2022.
    Publicado
  3. Dias Rodrigues, Andreia; Cruz-Ferreira, Ana; Marmeleira, José; Pomar, Clarinda; Veiga, Guida. "Effects of body-oriented interventions on preschoolers’ social-emotional competence: a systematic review protocol.". In Estudos de desenvolvimento motor da criança XIV. 2021.
    Publicado
  4. Dias Rodrigues, Andreia; Marmeleira, José; Pomar, Clarinda; Veiga, Guida. "Os efeitos de um programa de relaxação terapêutica nas competências sócio-emocionais e na gestão do stress em estudantes universitários da área da educação: protocolo.". In Em IV Seminário Internacional de Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano – Livro de Resumos.. 2021.
    Publicado
  5. Dias Rodrigues, Andreia; Guida Filipa Veiga Moutinho; José Francisco Filipe Marmeleira; Clarinda Banha de Jesus Pomar. "O jogo de peças soltas e as competências sócio-emocionais da criança.". In Estudos de desenvolvimento motor da criança XIII. 2020.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Social-emotional competence in early childhood education: contributions of body-oriented interventions". Doutoramento, Universidade de Évora, 2023. http://hdl.handle.net/10174/36273.
  2. Dias Rodrigues, Andreia; José Francisco Filipe Marmeleira; Clarinda Banha de Jesus Pomar; Guida Filipa Veiga Moutinho. "Os efeitos de um programa de relaxação terapêutica na gestão do stress em enfermeiros.". Mestrado, Universidade de Évora, 2017.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/10/29 Promoting preschoolers' social-emotional competence: the effects of a body-oriented intervention on self-regulation. XVII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
(Faro, Portugal)
2022/05/13 The effect of a relaxation intervention on interoceptive awareness of college students’ – preliminary results 2nd Comprehensive Health Research Centre Annual Summit
(Portugal)
2021/07/24 Effects of a relaxation intervention on college students’ social-emotional competence: study protocol IV Seminário Internacional – Educação Territórios e Desenvolvimento Humano
2021/07/23 "Os efeitos de um programa de relaxação terapêutica nas competências sócio-emocionais e na gestão do stress em estudantes universitários da área da educação: protocolo." IV Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
2021/05/14 "A investigação da prática psicomotora em diferentes faixas etárias e em diferentes problemáticas". 1ªs Jornadas de Investigação da Prática Psicomotora
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2020/11/14 "O jogo de peças soltas e as competências sócio-emocionais da criança". XV Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
Escola Superior de Educação de Coimbra

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/11/14 - Atual Participação no evento "XV Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança". XV Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021/07/22 - 2021/07/24 Participação no evento "IV Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano".
Seminário
IV Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2021/05/28 - 2021/05/30 Participação no "IPA European Conference - Brincar na Incerteza e para o Desafio"
Conferência
Câmara Municipal de Cascais, Portugal
2021/03/24 - 2021/03/25 Participação no "International Congress of Early Childhood Outdoor Practices - ICECOP"
Congresso
Sakarya Üniversitesi, Turquia

Universidade de Évora, Portugal

Vytauto Did¿iojo Universitetas, Lituânia
2021/01/04 - 2021/01/05 Congresso de Reabilitação Psicomotora.
Congresso
Congresso de Reabilitação Psicomotora
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2020/10/15 - 2020/12/15 Coping with Changes: Social-Emotional Learning Through Play
The LEGO Foundation, Dinamarca
2020/11/23 - 2020/11/23 Formação relativa à implementação da "PEDro - Physiotherapy Evidence Database".
Outro
PEDro scale training program
The University of Sydney Institute for Musculoskeletal Health, Austrália
2020/11/13 - 2020/11/14 Evento científico que aborda diversas áreas do Desenvolvimento Motor da Criança.
Seminário
XV Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2020/02/22 - 2020/02/22 Formação com o objetivo de explorar as bases e princípios que caracterizam a Abordagem Reggio Emilia.
Oficina (workshop)
Reggio Emilia - 1º Encontro: Descobrindo a Pedagogia ds Relações
Projeto Kalambaka - Reggio Emilia Portugal, Portugal
2019/11/21 - 2019/11/21 Formação relativa ao instrumento de avaliação "Head-Toes-Knees-Shoulders" e à sua aplicação.
Outro
Head-Toes-Knees-Shoulders (HTKS): Measure of Self-regulation
Oregon State University, Estados Unidos
2015/03/06 - 2015/03/06 Conferência que contou com a presença de diversos especialistas franceses e portugueses que apresentaram comunicações sobre os saberes e as suas práticas.
Conferência
Les apports de la Psychosomatique à la Psychomotricité.
Universidade de Évora, Portugal
2014/03/07 - 2014/03/08 Tendo como tema "Práticas Psicomotoras ao longo da vida" estas Jornadas contaram com a presença de diversos especialistas franceses e portugueses, que apresentaram comunicações sobre os saberes e as práticas psicomotoras.
Congresso
I Jornadas Internacionais de Psicomotricidade - Práticas Psicomotoras ao longo da vida
Universidade de Évora, Portugal
2013/05/11 - 2013/05/11 Curso de Formação em "Práticas Psicomotoras e Psicopatologia".
Outro
Práticas Psicomotoras e Psicopatologia
Universidade de Évora, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/05/06 - Atual Psicomotricidade Infantil Formação Desportiva, Portugal
2021/03/03 - Atual Psicomotricidade II Reabilitação Psicomotora Universidade de Évora, Portugal
2021/03/03 - Atual Fisiopatologia e Prescrição do Exercício em Populações com Problemas ao Nível do Sistema Nervoso Central Exercício e Saúde Universidade de Évora, Portugal
2021/09/03 - 2022/07/12 Psicomotricidade I
2021/09/03 - 2022/07/12 Relaxação Terapêutica
2021/03/01 - 2022/07/01 Métodos de Treino e Efeitos a Curto e Longo Prazo Exercício e Saúde Universidade de Évora, Portugal
2019/03/01 - 2019/03/01 Lecionação de aula referente a implementação de instrumentos de avaliação psicomotores a alunos do Mestrado em Psicomotricidade. Instrumento de Avaliação "Head-Toes-Knees-Shoulders (HTKS)"
2017/03/01 - 2017/03/01 Lecionação de aula referente a técnicas de relaxação terapêutica a alunos da Licenciatura em Reabilitação Psicomotora. Técnicas de relaxação terapêutica Universidade de Évora, Portugal