???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Cabral

Nomes de citação

  • Cabral, Joana

Identificadores de autor

Ciência ID
6812-401D-640F
ORCID iD
0000-0003-2426-2550

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2023/11/20 - 2023/11/24
Concluído
Innovative Approaches to Teaching, curso de formação ERASMUS+ realizado no ITC - International training center Praga (Chéquia) (Outros)
Especialização em Formação pedagógica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Aprovado
2023/10/19 - 2023/10/19
Concluído
Avaliação objetiva de apresentações orais: Estratégias e Processos . Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico (Outros)
Especialização em Formação pedagógica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Aprovado
2023/05/30 - 2023/05/30
Concluído
Padlet: Conceção e potencialidades (Outros)
Especialização em Formação pedagógica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2023/02/06 - 2023/02/06
Concluído
Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superior em modalidade presencial e à distância. Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico (Outros)
Especialização em Formação pedagógica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Aprovado
2016/09 - 2021/07
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"O conhecimento matemático de futuras educadoras e professoras e a sua capacidade de perceber o pensamento algébrico das crianças" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvor
2015/10/06
Concluído
Mestrado em Ensino de Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
18
2013
Concluído
Matemática (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/09/14 - 2023/07/31 Leitor (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023/02/13 - 2023/07/25 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022/02/14 - 2022/07/11 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021/09/14 - 2022/02/10 Leitor (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2015/09/21 - 2021/09/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2020/09/21 - 2021/02/10 Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - 2020 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2019 - 2023 Projeto REASON ¿ Raciocínio Matemático e Formação de Professores
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cabral, Joana; Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima. "Deepening preservice teachers’ algebraic thinking by noticing children’s thinking". Trabalho apresentado em CERME 13, Budapeste, 2023.
    Publicado
  2. Cabral, Joana; Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima. "O pensamento relacional de futuras educadoras e professoras: um estudo na formação inicial". Trabalho apresentado em XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM), Setúbal, 2022.
    No prelo
  3. Cabral, Joana; Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia. "A capacidade de generalização de futuras educadoras e professoras no contexto das sequências repetitivas". Trabalho apresentado em o Encontro em Investigação em Educação Matemática – EIEM 2021, 2021.
  4. Cabral, Joana; Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima. "O conhecimento matemático no domínio da Early Algebra: um estudo com futuras educadoras e professoras dos anos iniciais". Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Lisboa, 2019.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cabral, Joana; Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima. "Noticing do pensamento algébrico de crianças a propósito de sequências de repetição". Mediações - Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal 11 1 (2023): 82-95.
    Publicado
  2. Cabral, Joana; Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia Margarida. "A capacidade de noticing do pensamento algébrico dos alunos: um estudo na formação inicial". Quadrante 31 1 (2022): 28-53.
    Publicado
  3. Cabral, Joana; Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima. "Preservice Teachers' Mathematical Knowledge about Repeating Patterns and their Ability to Notice Preschoolers Algebraic Thinking". Acta Scientiae - Revista de Ensino de Ciências e Matemática 23 6 (2021): 30-59.
    Publicado
  4. Cabral, Joana; Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima. "O pensamento funcional e a capacidade de perceber o pensamento funcional de futuras educadoras e professoras dos anos iniciais"". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 21 3 (2019): https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p50-74..
Poster em conferência
  1. Cabral, Joana; Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima. "Perceber o pensamento algébrico das crianças: um estudo com futuros educadores e professores dos anos iniciais". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação Matemática, 2018.
  2. Cabral, Joana; Oliveira, Hélia. "Problemas de otimização no contexto das derivadas". Trabalho apresentado em II Jornadas dos Mestrados em Ensino – “Ser professor hoje, 2015.
Resumo em conferência
  1. Cabral, Joana; Mestre, Célia. "Mobilizar recursos da prática de sala de aula na formação de futuros educadores e professores na área de docência". Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas do Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal, 2023.
    Publicado
  2. Cabral, Joana; Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima. "Preservice teacher’s ability to notice children’s algebraic thinking". Trabalho apresentado em 45th conference of the international group for the psychology of mathematics education, Alicante, 2022.
    Publicado
  3. Cabral, Joana; Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia. "Noticing first graders relational thinking: a study with preservice teachers". Trabalho apresentado em 45th conference of the international group for the psychology of mathematics education, Alicante, 2022.
    Publicado
  4. Cabral, Joana; Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia. "O conhecimento matemático e o conhecimento dos alunos no domínio do pensamento algébrico: um estudo com futuras educadoras e professoras.". Trabalho apresentado em 1ST INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND TRAINING - THINKING EDUCATION IN TRANSITION TIMES, Lisboa, 2022.
    Publicado
  5. Cortes, Afonso; Santos, André; Gonçalves, Eduardo; Silva, Bruno; Cabral, Joana. "Representação do Instituto de Apoio à Criança nas notícias de 2020: um estudo realizado por estudantes da Licenciatura em Comunicação Social.". Trabalho apresentado em Dar Asas ao Saber – Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares, Setúbal, 2022.
    Publicado
  6. Figueiredo, Ana; Simões, Carina; Cruz, Filipe; Cabral, Joana. "Perfis de expressão escrita dos estudantes da OPFA: um estudo realizado por estudantes da Licenciatura em Comunicação Social". Trabalho apresentado em Dar Asas ao Saber – Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares, Setúbal, 2022.
    Publicado
  7. Cabral, Joana. "Perceber o pensamento funcional de crianças no contexto das sequências de repetição". Trabalho apresentado em XXV Encontro Nacional de Professores EMPA 2022, 2022.
    Publicado
  8. Cabral, Joana; Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima. "Perceber o pensamento algébrico das crianças: um estudo com futuras educadoras e professoras dos anos iniciais". Trabalho apresentado em X Fórum dos Jovens Investigadores, 2019.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07/12 Deepening preservice teachers’ algebraic thinking by noticing children’s thinking CERME 13
(Budapeste, Hungria)
2023/05 Mobilizar recursos da prática de sala de aula na formação de futuros educadores e professores na área de docência Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas do Instituto Politécnico de Setúbal
(Setúbal, Portugal)
2022/07/09 O pensamento relacional de futuras educadoras e professoras: um estudo na formação inicial XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM)
(Setúbal, Portugal)
2022/07 Preservice teacher’s ability to notice children’s algebraic thinking 45th conference of the international group for the psychology of mathematics education (PME)
(Alicante, Espanha)
2021 A capacidade de generalização de futuras educadoras e professoras no contexto das sequências repetitivas Encontro em Investigação em Educação Matemática – EIEM 2021
(Portugal)
2019/01 O conhecimento matemático no domínio da Early Algebra: um estudo com futuras educadoras e professoras dos anos iniciais III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
(Lisboa, Portugal)
2018 Perceber o pensamento algébrico das crianças: um estudo com futuros educadores e professores dos anos iniciais Seminário de Investigação Matemática (SIEM)
(Almada, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2022 PEDAGOGIA WALDORF – ENSINO E APRENDIZAGEM DAS FRAÇÕES
Coorientador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/05 - 2022/07 XXXII Seminário de Investigação emnEducação Matemática, SIEM2022 (2022/07/08 - 2022/07/09)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
2022/05 - 2022/07 XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, SIEM2022 (2022/07/08 - 2022/07/09)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2022/03 - 2022/07 XXXVII Encontro Nacional de Professores de Matemática (2022/07/07 - 2022/07/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2015/06/22 - 2015/06/23 Turning data into knowledge: new opportunities for statistics education”. Membro da organização (2015/06/22 - 2015/06/23)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/12 Uma investigação estatística conduzida para responder a um problema do contexto real dos alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade
Arguente
Joana Papeleira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023/12/12 As perceções estatísticas dos alunos no decurso da realização de investigações estatísticas: Um estudo com uma turma de 4º ano
Presidente do júri
Telma Grilo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023/07/21 O Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através da Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Catarina Barreiros (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023/03/27 O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre o português e a matemática. Uma proposta para o 4º ano de escolaridade
Presidente do júri
Daniela Gaspar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/12/14 O Feedback no Processo de Resolução de Problemas de Matemática
Presidente do júri
Telma Clemente (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/12/09 O contributo de materiais manipuláveis e recursos educativos digitais na aprendizagem da geometria
Presidente do júri
Ana Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/07/15 A Aprendizagem da Matemática Fora da Sala de Aula
Arguente principal
Andreia Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/07/01 - 2022/07/31 XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM) Setúbal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/01 - 2023/07 Novo currículo de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico - formação contínua de professores Oficina de Formação de professores Colégio Jardim de Infância Pestalozzi (16h) (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/10 - 2023/03 Aprendizagens Essenciais da Matemática para o 1º, 2º, 3º e 4º anos de escolaridade - Formação contínua de professores Oficina de formação para o CFAE do Alentejo Litoral (25h) (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/10 - 2023/03 Aprendizagens essenciais de matemática para o 1º ciclo - Formação contínua de professores Oficina de formação para professores do Centro de Formação de Escolas Barreiro Moita (25h) (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal