Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Joana Cabral
Nomes de citação
- Cabral, Joana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 6812-401D-640F
- ORCID iD
- 0000-0003-2426-2550
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | |
| Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
| Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2023/11/20 - 2023/11/24
Concluído
|
Innovative Approaches to Teaching, curso de formação ERASMUS+ realizado no ITC - International training center Praga (Chéquia)
(Outros)
Especialização em Formação pedagógica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Aprovado |
|
2023/10/19 - 2023/10/19
Concluído
|
Avaliação objetiva de apresentações orais: Estratégias e Processos . Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
(Outros)
Especialização em Formação pedagógica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Aprovado |
|
2023/05/30 - 2023/05/30
Concluído
|
Padlet: Conceção e potencialidades (Outros)
Especialização em Formação pedagógica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
|
|
2023/02/06 - 2023/02/06
Concluído
|
Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superior em modalidade presencial e à distância. Jornadas Interinstitucionais
de Desenvolvimento Pedagógico (Outros)
Especialização em Formação pedagógica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Aprovado |
|
2016/09 - 2021/07
Concluído
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"O conhecimento matemático de futuras educadoras e professoras e a sua capacidade de perceber o pensamento algébrico das crianças" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com distinção e louvor |
|
2015/10/06
Concluído
|
Mestrado em Ensino de Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
18 |
|
2013
Concluído
|
Matemática (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2021/10/01 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2022/09/14 - 2023/07/31 | Leitor (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
| 2023/02/13 - 2023/07/25 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2022/02/14 - 2022/07/11 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2021/09/14 - 2022/02/10 | Leitor (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
| 2015/09/21 - 2021/09/30 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2020/09/21 - 2021/02/10 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
| 2017 - 2020 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
Projetos
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2019 - 2023 | Projeto REASON ¿ Raciocínio Matemático e Formação de Professores
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Produções
Publicações
| Artigo em conferência |
|
| Artigo em revista |
|
| Poster em conferência |
|
| Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
|---|---|---|
| 2023/07/12 | Deepening preservice teachers’ algebraic thinking by noticing children’s thinking | CERME 13
(Budapeste, Hungria)
|
| 2023/05 | Mobilizar recursos da prática de sala de aula na formação de futuros educadores e professores na área de docência | Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas do Instituto Politécnico de Setúbal
(Setúbal, Portugal)
|
| 2022/07/09 | O pensamento relacional de futuras educadoras e professoras: um estudo na formação inicial | XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM)
(Setúbal, Portugal)
|
| 2022/07 | Preservice teacher’s ability to notice children’s algebraic thinking | 45th conference of the international group for the psychology of mathematics education (PME)
(Alicante, Espanha)
|
| 2021 | A capacidade de generalização de futuras educadoras e professoras no contexto das sequências repetitivas | Encontro em Investigação em Educação Matemática – EIEM 2021
(Portugal)
|
| 2019/01 | O conhecimento matemático no domínio da Early Algebra: um estudo com futuras educadoras e professoras dos anos iniciais | III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
(Lisboa, Portugal)
|
| 2018 | Perceber o pensamento algébrico das crianças: um estudo com futuros educadores e professores dos anos iniciais | Seminário de Investigação Matemática (SIEM)
(Almada, Portugal)
|
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2022 - 2022 | PEDAGOGIA WALDORF – ENSINO E APRENDIZAGEM DAS FRAÇÕES
Coorientador
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2022/05 - 2022/07 | XXXII Seminário de Investigação emnEducação Matemática, SIEM2022 (2022/07/08 - 2022/07/09)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
|
| 2022/05 - 2022/07 | XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, SIEM2022 (2022/07/08 - 2022/07/09)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
| 2022/03 - 2022/07 | XXXVII Encontro Nacional de Professores de Matemática (2022/07/07 - 2022/07/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
| 2015/06/22 - 2015/06/23 | Turning data into knowledge: new opportunities for statistics education”. Membro da organização (2015/06/22 - 2015/06/23) |
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2023/12/12 | Uma investigação estatística conduzida para responder a um problema do contexto real dos alunos de uma turma do 3.º ano de
escolaridade
Arguente
|
Joana Papeleira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2023/12/12 | As perceções estatísticas dos alunos no decurso da realização de investigações estatísticas: Um estudo com uma turma de 4º
ano
Presidente do júri
|
Telma Grilo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2023/07/21 | O Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através da Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Catarina Barreiros (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2023/03/27 | O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre o português e a matemática. Uma proposta para o 4º ano
de escolaridade
Presidente do júri
|
Daniela Gaspar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2022/12/14 | O Feedback no Processo de Resolução de Problemas de Matemática
Presidente do júri
|
Telma Clemente (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2022/12/09 | O contributo de materiais manipuláveis e recursos educativos digitais na aprendizagem da geometria
Presidente do júri
|
Ana Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2022/07/15 | A Aprendizagem da Matemática Fora da Sala de Aula
Arguente principal
|
Andreia Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2022/07/01 - 2022/07/31 | XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM) | Setúbal |
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2023/01 - 2023/07 | Novo currículo de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico - formação contínua de professores | Oficina de Formação de professores Colégio Jardim de Infância Pestalozzi (16h) (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2022/10 - 2023/03 | Aprendizagens Essenciais da Matemática para o 1º, 2º, 3º e 4º anos de escolaridade - Formação contínua de professores | Oficina de formação para o CFAE do Alentejo Litoral (25h) (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2022/10 - 2023/03 | Aprendizagens essenciais de matemática para o 1º ciclo - Formação contínua de professores | Oficina de formação para professores do Centro de Formação de Escolas Barreiro Moita (25h) (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
