Identification
Personal identification
- Full name
- Joana Cabral
Citation names
- Cabral, Joana
Author identifiers
- Ciência ID
- 6812-401D-640F
- ORCID iD
- 0000-0003-2426-2550
Languages
| Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| English | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) | |
| French | Beginner (A1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | |
| Spanish; Castilian | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) |
Education
| Degree | Classification | |
|---|---|---|
|
2023/11/20 - 2023/11/24
Concluded
|
Innovative Approaches to Teaching, curso de formação ERASMUS+ realizado no ITC - International training center Praga (Chéquia)
(Outros)
Major in Formação pedagógica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Aprovado |
|
2023/10/19 - 2023/10/19
Concluded
|
Avaliação objetiva de apresentações orais: Estratégias e Processos . Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
(Outros)
Major in Formação pedagógica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Aprovado |
|
2023/05/30 - 2023/05/30
Concluded
|
Padlet: Conceção e potencialidades (Outros)
Major in Formação pedagógica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
|
|
2023/02/06 - 2023/02/06
Concluded
|
Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superior em modalidade presencial e à distância. Jornadas Interinstitucionais
de Desenvolvimento Pedagógico (Outros)
Major in Formação pedagógica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
Aprovado |
|
2016/09 - 2021/07
Concluded
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Major in Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"O conhecimento matemático de futuras educadoras e professoras e a sua capacidade de perceber o pensamento algébrico das crianças" (THESIS/DISSERTATION)
|
Aprovado com distinção e louvor |
|
2015/10/06
Concluded
|
Mestrado em Ensino de Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
18 |
|
2013
Concluded
|
Matemática (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Affiliation
Teaching in Higher Education
| Category Host institution |
Employer | |
|---|---|---|
| 2021/10/01 - Current | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2022/09/14 - 2023/07/31 | Lecturer (University Teacher) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
| 2023/02/13 - 2023/07/25 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2022/02/14 - 2022/07/11 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2021/09/14 - 2022/02/10 | Lecturer (University Teacher) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
| 2015/09/21 - 2021/09/30 | Invited Assistant (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2020/09/21 - 2021/02/10 | Invited Assistant (University Teacher) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
| 2017 - 2020 | Invited Assistant (Polytechnic Teacher) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
Projects
Other
| Designation | Funders | |
|---|---|---|
| 2019 - 2023 | Projeto REASON ¿ Raciocínio Matemático e Formação de Professores
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Researcher
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Outputs
Publications
| Conference abstract |
|
| Conference paper |
|
| Conference poster |
|
| Journal article |
|
Activities
Oral presentation
| Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
|---|---|---|
| 2023/07/12 | Deepening preservice teachers’ algebraic thinking by noticing children’s thinking | CERME 13
(Budapeste, Hungary)
|
| 2023/05 | Mobilizar recursos da prática de sala de aula na formação de futuros educadores e professores na área de docência | Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas do Instituto Politécnico de Setúbal
(Setúbal, Portugal)
|
| 2022/07/09 | O pensamento relacional de futuras educadoras e professoras: um estudo na formação inicial | XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM)
(Setúbal, Portugal)
|
| 2022/07 | Preservice teacher’s ability to notice children’s algebraic thinking | 45th conference of the international group for the psychology of mathematics education (PME)
(Alicante, Spain)
|
| 2021 | A capacidade de generalização de futuras educadoras e professoras no contexto das sequências repetitivas | Encontro em Investigação em Educação Matemática – EIEM 2021
(Portugal)
|
| 2019/01 | O conhecimento matemático no domínio da Early Algebra: um estudo com futuras educadoras e professoras dos anos iniciais | III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
(Lisboa, Portugal)
|
| 2018 | Perceber o pensamento algébrico das crianças: um estudo com futuros educadores e professores dos anos iniciais | Seminário de Investigação Matemática (SIEM)
(Almada, Portugal)
|
Supervision
| Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
|---|---|---|
| 2022 - 2022 | PEDAGOGIA WALDORF – ENSINO E APRENDIZAGEM DAS FRAÇÕES
Co-supervisor
|
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
Event organisation
| Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
|---|---|---|
| 2022/05 - 2022/07 | XXXII Seminário de Investigação emnEducação Matemática, SIEM2022 (2022/07/08 - 2022/07/09)
Seminar (Member of the Scientific Committee)
|
|
| 2022/05 - 2022/07 | XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, SIEM2022 (2022/07/08 - 2022/07/09)
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
|
| 2022/03 - 2022/07 | XXXVII Encontro Nacional de Professores de Matemática (2022/07/07 - 2022/07/09)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
|
| 2015/06/22 - 2015/06/23 | Turning data into knowledge: new opportunities for statistics education”. Membro da organização (2015/06/22 - 2015/06/23) |
Jury of academic degree
| Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
|---|---|---|
| 2023/12/12 | Uma investigação estatística conduzida para responder a um problema do contexto real dos alunos de uma turma do 3.º ano de
escolaridade
(Thesis) Arguer
|
Joana Papeleira (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2023/12/12 | As perceções estatísticas dos alunos no decurso da realização de investigações estatísticas: Um estudo com uma turma de 4º
ano
President of the jury
|
Telma Grilo (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2023/07/21 | O Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através da Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico
President of the jury
|
Catarina Barreiros (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2023/03/27 | O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre o português e a matemática. Uma proposta para o 4º ano
de escolaridade
President of the jury
|
Daniela Gaspar (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2022/12/14 | O Feedback no Processo de Resolução de Problemas de Matemática
President of the jury
|
Telma Clemente (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2022/12/09 | O contributo de materiais manipuláveis e recursos educativos digitais na aprendizagem da geometria
President of the jury
|
Ana Lopes (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2022/07/15 | A Aprendizagem da Matemática Fora da Sala de Aula
(Thesis) Main arguer
|
Andreia Santos (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Conference scientific committee
| Conference name | Conference host | |
|---|---|---|
| 2022/07/01 - 2022/07/31 | XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM) | Setúbal |
Course / Discipline taught
| Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
|---|---|---|---|
| 2023/01 - 2023/07 | Novo currículo de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico - formação contínua de professores | Oficina de Formação de professores Colégio Jardim de Infância Pestalozzi (16h) (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2022/10 - 2023/03 | Aprendizagens Essenciais da Matemática para o 1º, 2º, 3º e 4º anos de escolaridade - Formação contínua de professores | Oficina de formação para o CFAE do Alentejo Litoral (25h) (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2022/10 - 2023/03 | Aprendizagens essenciais de matemática para o 1º ciclo - Formação contínua de professores | Oficina de formação para professores do Centro de Formação de Escolas Barreiro Moita (25h) (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
