???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Joana Cabral

Citation names

  • Cabral, Joana

Author identifiers

Ciência ID
6812-401D-640F
ORCID iD
0000-0003-2426-2550

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2)
French Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2023/11/20 - 2023/11/24
Concluded
Innovative Approaches to Teaching, curso de formação ERASMUS+ realizado no ITC - International training center Praga (Chéquia) (Outros)
Major in Formação pedagógica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Aprovado
2023/10/19 - 2023/10/19
Concluded
Avaliação objetiva de apresentações orais: Estratégias e Processos . Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico (Outros)
Major in Formação pedagógica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Aprovado
2023/05/30 - 2023/05/30
Concluded
Padlet: Conceção e potencialidades (Outros)
Major in Formação pedagógica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2023/02/06 - 2023/02/06
Concluded
Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superior em modalidade presencial e à distância. Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico (Outros)
Major in Formação pedagógica
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Aprovado
2016/09 - 2021/07
Concluded
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Major in Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"O conhecimento matemático de futuras educadoras e professoras e a sua capacidade de perceber o pensamento algébrico das crianças" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado com distinção e louvor
2015/10/06
Concluded
Mestrado em Ensino de Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
18
2013
Concluded
Matemática (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2021/10/01 - Current Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/09/14 - 2023/07/31 Lecturer (University Teacher) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023/02/13 - 2023/07/25 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022/02/14 - 2022/07/11 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021/09/14 - 2022/02/10 Lecturer (University Teacher) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2015/09/21 - 2021/09/30 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2020/09/21 - 2021/02/10 Invited Assistant (University Teacher) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - 2020 Invited Assistant (Polytechnic Teacher) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
Projects

Other

Designation Funders
2019 - 2023 Projeto REASON ¿ Raciocínio Matemático e Formação de Professores
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Researcher
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Outputs

Publications

Conference abstract
  1. Cabral, Joana; Mestre, Célia. "Mobilizar recursos da prática de sala de aula na formação de futuros educadores e professores na área de docência". Paper presented in Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas do Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal, 2023.
    Published
  2. Cabral, Joana; Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima. "Preservice teacher’s ability to notice children’s algebraic thinking". Paper presented in 45th conference of the international group for the psychology of mathematics education, Alicante, 2022.
    Published
  3. Cabral, Joana; Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia. "Noticing first graders relational thinking: a study with preservice teachers". Paper presented in 45th conference of the international group for the psychology of mathematics education, Alicante, 2022.
    Published
  4. Cabral, Joana; Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia. "O conhecimento matemático e o conhecimento dos alunos no domínio do pensamento algébrico: um estudo com futuras educadoras e professoras.". Paper presented in 1ST INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND TRAINING - THINKING EDUCATION IN TRANSITION TIMES, Lisboa, 2022.
    Published
  5. Cortes, Afonso; Santos, André; Gonçalves, Eduardo; Silva, Bruno; Cabral, Joana. "Representação do Instituto de Apoio à Criança nas notícias de 2020: um estudo realizado por estudantes da Licenciatura em Comunicação Social.". Paper presented in Dar Asas ao Saber – Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares, Setúbal, 2022.
    Published
  6. Figueiredo, Ana; Simões, Carina; Cruz, Filipe; Cabral, Joana. "Perfis de expressão escrita dos estudantes da OPFA: um estudo realizado por estudantes da Licenciatura em Comunicação Social". Paper presented in Dar Asas ao Saber – Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares, Setúbal, 2022.
    Published
  7. Cabral, Joana. "Perceber o pensamento funcional de crianças no contexto das sequências de repetição". Paper presented in XXV Encontro Nacional de Professores EMPA 2022, 2022.
    Published
  8. Cabral, Joana; Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima. "Perceber o pensamento algébrico das crianças: um estudo com futuras educadoras e professoras dos anos iniciais". Paper presented in X Fórum dos Jovens Investigadores, 2019.
    Published
Conference paper
  1. Cabral, Joana; Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima. "Deepening preservice teachers’ algebraic thinking by noticing children’s thinking". Paper presented in CERME 13, Budapeste, 2023.
    Published
  2. Cabral, Joana; Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima. "O pensamento relacional de futuras educadoras e professoras: um estudo na formação inicial". Paper presented in XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM), Setúbal, 2022.
    In press
  3. Cabral, Joana; Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia. "A capacidade de generalização de futuras educadoras e professoras no contexto das sequências repetitivas". Paper presented in o Encontro em Investigação em Educação Matemática – EIEM 2021, 2021.
  4. Cabral, Joana; Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima. "O conhecimento matemático no domínio da Early Algebra: um estudo com futuras educadoras e professoras dos anos iniciais". Paper presented in III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Lisboa, 2019.
    Published
Conference poster
  1. Cabral, Joana; Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima. "Perceber o pensamento algébrico das crianças: um estudo com futuros educadores e professores dos anos iniciais". Paper presented in Seminário de Investigação Matemática, 2018.
  2. Cabral, Joana; Oliveira, Hélia. "Problemas de otimização no contexto das derivadas". Paper presented in II Jornadas dos Mestrados em Ensino – “Ser professor hoje, 2015.
Journal article
  1. Cabral, Joana; Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima. "Noticing do pensamento algébrico de crianças a propósito de sequências de repetição". Mediações - Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal 11 1 (2023): 82-95.
    Published
  2. Cabral, Joana; Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia Margarida. "A capacidade de noticing do pensamento algébrico dos alunos: um estudo na formação inicial". Quadrante 31 1 (2022): 28-53.
    Published
  3. Cabral, Joana; Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima. "Preservice Teachers' Mathematical Knowledge about Repeating Patterns and their Ability to Notice Preschoolers Algebraic Thinking". Acta Scientiae - Revista de Ensino de Ciências e Matemática 23 6 (2021): 30-59.
    Published
  4. Cabral, Joana; Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima. "O pensamento funcional e a capacidade de perceber o pensamento funcional de futuras educadoras e professoras dos anos iniciais"". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 21 3 (2019): https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p50-74..
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/07/12 Deepening preservice teachers’ algebraic thinking by noticing children’s thinking CERME 13
(Budapeste, Hungary)
2023/05 Mobilizar recursos da prática de sala de aula na formação de futuros educadores e professores na área de docência Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas do Instituto Politécnico de Setúbal
(Setúbal, Portugal)
2022/07/09 O pensamento relacional de futuras educadoras e professoras: um estudo na formação inicial XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM)
(Setúbal, Portugal)
2022/07 Preservice teacher’s ability to notice children’s algebraic thinking 45th conference of the international group for the psychology of mathematics education (PME)
(Alicante, Spain)
2021 A capacidade de generalização de futuras educadoras e professoras no contexto das sequências repetitivas Encontro em Investigação em Educação Matemática – EIEM 2021
(Portugal)
2019/01 O conhecimento matemático no domínio da Early Algebra: um estudo com futuras educadoras e professoras dos anos iniciais III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
(Lisboa, Portugal)
2018 Perceber o pensamento algébrico das crianças: um estudo com futuros educadores e professores dos anos iniciais Seminário de Investigação Matemática (SIEM)
(Almada, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2022 - 2022 PEDAGOGIA WALDORF – ENSINO E APRENDIZAGEM DAS FRAÇÕES
Co-supervisor
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2022/05 - 2022/07 XXXII Seminário de Investigação emnEducação Matemática, SIEM2022 (2022/07/08 - 2022/07/09)
Seminar (Member of the Scientific Committee)
2022/05 - 2022/07 XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, SIEM2022 (2022/07/08 - 2022/07/09)
Seminar (Member of the Organising Committee)
2022/03 - 2022/07 XXXVII Encontro Nacional de Professores de Matemática (2022/07/07 - 2022/07/09)
Meeting (Member of the Organising Committee)
2015/06/22 - 2015/06/23 Turning data into knowledge: new opportunities for statistics education”. Membro da organização (2015/06/22 - 2015/06/23)

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023/12/12 Uma investigação estatística conduzida para responder a um problema do contexto real dos alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade
(Thesis) Arguer
Joana Papeleira (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023/12/12 As perceções estatísticas dos alunos no decurso da realização de investigações estatísticas: Um estudo com uma turma de 4º ano
President of the jury
Telma Grilo (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023/07/21 O Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através da Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico
President of the jury
Catarina Barreiros (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023/03/27 O papel da literatura para a infância na articulação curricular entre o português e a matemática. Uma proposta para o 4º ano de escolaridade
President of the jury
Daniela Gaspar (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/12/14 O Feedback no Processo de Resolução de Problemas de Matemática
President of the jury
Telma Clemente (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/12/09 O contributo de materiais manipuláveis e recursos educativos digitais na aprendizagem da geometria
President of the jury
Ana Lopes (Master)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/07/15 A Aprendizagem da Matemática Fora da Sala de Aula
(Thesis) Main arguer
Andreia Santos (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2022/07/01 - 2022/07/31 XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM) Setúbal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2023/01 - 2023/07 Novo currículo de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico - formação contínua de professores Oficina de Formação de professores Colégio Jardim de Infância Pestalozzi (16h) (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/10 - 2023/03 Aprendizagens Essenciais da Matemática para o 1º, 2º, 3º e 4º anos de escolaridade - Formação contínua de professores Oficina de formação para o CFAE do Alentejo Litoral (25h) (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/10 - 2023/03 Aprendizagens essenciais de matemática para o 1º ciclo - Formação contínua de professores Oficina de formação para professores do Centro de Formação de Escolas Barreiro Moita (25h) (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal