???global.info.a_carregar???
Vanessa Russo Cerruti completed the PhD in Psychology in december 2023 at ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social. Currently she is a Clinic Psychologist (professional license: 15003) at Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica. She works especially in providing psychological support for children and youth at risk and their parents. With a passion for research topics related to psychology and early childhood education, she published 4 articles in journals with peer review. She also has 2 sections of books. During her academic journey at Iscte, Vanessa taught master's students, wrote articles and scientific reports in English, as well as gave oral presentations and participated in other scientific and science communication events.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vanessa Sofia Ferreira de Carvalho Chamorro Russo Cerruti

Nomes de citação

  • Russo, Vanessa

Identificadores de autor

Ciência ID
E314-98CE-BC47
ORCID iD
0000-0002-6025-9001

Websites

  • https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/vanessa-sofia-ferreira-de-carvalho-chamorro-russo (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Português (Idioma materno)
Italiano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2017/10/01 - 2023/05/28
Concluído
PhD in Psychology (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
"The Impact of Playgroups for children and families: the role of dosage, quality and long-term effects" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved by unanimity and distinction
2011/12/04
Concluído
Master in Clinical and Health Psychology (Mestrado integrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Atribuições parentais em relação à ansiedade dos filhos: estudo exploratório com crianças ansiosas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09/01 - 2017/10/01 Investigador Contratado (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10/01 - Atual Clinical Psychologist Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, Portugal
Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, Portugal
2017/10/01 - 2022/08/01 Phd Student ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015/10/01 - 2017/02/28 Playgroups for Inclusion
VS/2014/0418
Bolseiro de Mestrado
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
European Commission Third Framework Programme
Concluído
2012 - 2013 Processos de Mudança no Tratamento das Perturbações de Ansiedade em Crianças em Idade Escolar: o Papel do Coping e das Cognições
(PTDC/PSI-PCL/122007/2010
Bolseiro de Mestrado
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2016/10/01 - 2022/08/31 The Impact of Playgroups for children and families: the role of dosage, quality and long-term effects
PD/BD/128242/2016
Bolseiro de Doutoramento
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2019/01/01 - 2019/12/31 Center for Research and Social Intervention
UID/PSI/03125/2019
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Russo, V.; Pereira, A. I.; Marques, T; Luisa Barros. "Avaliação de perturbações de ansiedade com o recurso a uma entrevista diagnóstica: a versão portuguesa para pais da ADIS-C (Anxiety Disorder Schedule for Children)". 2011.
Artigo em revista
  1. Vanessa Russo. "Development and Validation of a Measure of Quality in Playgroups: Playgroups Environment Rating Scale". Frontiers in Education 7 (2022): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2022.876367.
    10.3389/feduc.2022.876367
  2. Russo, V.; Pereira, A. I.; Barros, L.. "Atribuições parentais em relação à ansiedade dos filhos: estudo exploratório com pais de crianças ansiosas". Revista portuguesa de psicologia (2016): http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/index.
    10.21631/rpp45_3
  3. Russo, Vanessa. "Atribuições parentais em relação à ansiedade dos filhos: Estudo exploratório com pais de crianças ansiosas". Revista Portuguesa de Psicologia (2016):
  4. Marques, T.; Pereira, A.I.; Pedro, M.; Russo, V.; Goes, A.R.; Barros, L.. "Preliminary analysis of the Portuguese version of the child anxiety life interference scale". Psicologia: Reflexao e Critica 28 3 (2015): 454-462. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84938221818&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/1678-7153.201528304
  5. Pereira, A.I.; Muris, P.; Barros, L.; Goes, R.; Marques, T.; Russo, V.. "Agreement and discrepancy between mother and child in the evaluation of children’s anxiety symptoms and anxiety life interference". European Child and Adolescent Psychiatry 24 3 (2015): 327-337. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84929512035&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s00787-014-0583-2
  6. Marques,Teresa; Pereira,Ana I.; Pedro,Marta; Russo,Vanessa; Goes,Ana R.; Barros,Luísa. "Preliminary Analysis of the Portuguese Version of the Child Anxiety Life Interference Scale". (2015): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000300454.
  7. Pereira, A.I.; Marques, T.; Russo, V.; Barros, L.; Barrett, P.. "Effectiveness of the friends for life program in portuguese schools: Study with a sample of highly anxious children". Psychology in the Schools 51 6 (2014): 647-657. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84902075369&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/pits.21767
Capítulo de livro
  1. Alexandre, Joana; Russo, Vanessa; Castro, Catarina; Fazenda, Debora; Barata, Maria Clara. "The Powerful Combination of Group Interviews and Drawings: How to Give Children a Voice in the Understanding of Well-being". In Children’s Concepts of Well-being. Children’s Well-Being: Indicators and Research, 115-135. Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-67167-9_6
  2. Passos, A. M.; Russo, V.. "Employee Representatives in Portugal. How are they Perceived and what are the Expectations by Employers?". 2015.
    10.1007/978-3-319-08605-7_10
Relatório
  1. Alexandre, J.; Russo, V.; Clara Barata; Catarina Leitão; Bruno Sousa. 2017. Playgroups for Inclusion Workpackage 2: Monitoring and Evaluation Report. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/playgroups-for-inclusion-workpackage-2-monitoring-and-evaluation-report/32168?lang=en.
  2. Clara Barata; Alexandre, J.; Sousa, B.; Catarina Leitão; Russo, V.. 2017. Playgroups for Inclusion: Experimental Evaluation and Study of Implementation, Final Report. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/playgroups-for-inclusion-experimental-evaluation-and-study-of-implementation-final-report/41149?lang=en.
  3. Clara Barata; Catarina Leitão; Sousa, B.; Alexandre, J.; Russo, V.. 2016. Playgroups for Inclusion Workpackage 2: Monitoring and Evaluation Intermediate Report. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/playgroups-for-inclusion-workpackage-2-monitoring-and-evaluation-intermediate-report/41150?lang=en.
  4. Pereira, A. I.; Marques, T; Russo, V.; Neves, M.; Beato, A.; Pedro, M.; Luisa Barros. 2011. PROGRAMA “AMIGOS PARA A VIDA” - Estudos de efectividade. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/programa-amigos-para-a-vida---estudos-de-efectividade/41151?lang=en.
Tese / Dissertação
  1. Russo, Vanessa Sofia Ferreira de Carvalho Chamorro. "Atribuições parentais em relação à ansiedade dos filhos : estudo exploratório com crianças ansiosas". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10451/5003.

Outros

Outra produção
  1. Examining longitudinal impacts for families and children participating in playgroups: the role of quality and dosage. 2017. Russo, V.; Barata, C.; Alexandre, J.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/examining-longitudinal-impacts-for-families-and-children-participating-in-playgroups-the-role-of/41228?lang=en.
  2. Playgroups for Inclusion (Grupos Aprender, Brincar, Crescer): Monitoring and Evaluating an Investment in ECEC quality.. 2017. Alexandre, J.; Russo, V.; Barata; M. C.; Leitão C.. https://www.srcd.org/.
  3. Playgroups for Inclusion (Grupos Aprender, Brincar, Crescer). Monitorização e Avaliação de um Investimento em Qualidade no Âmbito dos Serviços para a Infância. 2017. Catarina Leitão; Clara Barata; Alexandre, J.; Russo, V.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/playgroups-for-inclusion-grupos-aprender-brincar-crescer-monitorizacao-e-avaliacao-de-um/41165?lang=en.
  4. Socialization Goals for Children in an Ethnically Diverse Sample of Caregivers, their Association with Child Development, and Impact of a Playgroups Intervention. 2017. Clara Barata; Catarina Leitão; Santos, N.; Guedes, M.; Alexandre, J.; Russo, V.. https://www.srcd.org/.
  5. Playgroups for inclusion: a new community service e in Portugal? Reflection and challenges. 2017. Alexandre, J.; Russo, V.; Joana Lobo; Marta Mendes; Clara Barata; Catarina Leitão. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/playgroups-for-inclusion-a-new-community-service-e-in-portugal-reflection-and-challenges-/41164?lang=en.
  6. Playgroups for Inclusion (Grupos Aprender, Brincar, Crescer). 2016. Catarina Leitão; Clara Barata; Bruno Sousa; Alexandre, J.; Russo, V.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/playgroups-for-inclusion-grupos-aprender-brincar-crescer/41166?lang=en.
  7. Avaliação da qualidade dos playgroups através de uma escala de observação: relação com perceções e características dos cuidadores e monitores. 2016. Russo, V.; Alexandre, J.; Catarina Leitão; Clara Barata; Sousa, B.; Joana Lobo; Marta Mendes. https://www.slbei.com/ii-slbei.
  8. Caregivers’ Engagement in Playgroups. 2016. Russo, V.; Alexandre, J.; Clara Barata; Sousa, B.; Catarina Leitão; Joana F. Luis. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/caregivers-engagement-in-playgroups/41156?lang=en.
  9. Playgroups for Inclusion Project (Grupos Aprender, Brincar, Crescer): Monitoring and Evaluating an Investment in ECEC quality. 2016. Alexandre, J.; Clara Barata; Sousa, B.; Russo, V.; Catarina Leitão. https://gulbenkian.pt/project/transatlantic-forum-on-inclusive-early-years-tfiey/.
  10. Testing proxies of socio-economic and developmental risk: Do referrals by local service providers require more attention?. 2016. Clara Barata; Catarina Leitão; Alexandre, J.; Russo, V.; Sousa, B.; Joana F. Luis. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/testing-proxies-of-socio-economic-and-developmental-risk-do-referrals-by-local-service-providers/41158?lang=en.
  11. What’s really going on? Caregivers’ views and facilitators perceptions of Playgroups in Portugal. 2016. Alexandre, J.; Russo, V.; Clara Barata; Joana Lobo; Marta Mendes; Catarina Leitão; Joana F. Luis; Bruno Sousa. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/whats-really-going-on-caregivers-views-and-facilitators-perceptions-of-playgroups-in-portugal/41157?lang=en.
  12. Playgroups for Inclusion (Grupos Aprender, Brincar, Crescer) – WP2 Monitoring and Evaluation. 2016. Clara Barata; Catarina Leitão; Bruno Sousa; Alexandre, J.; Russo, V.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/playgroups-for-inclusion-grupos-aprender-brincar-crescer--wp2-monitoring-and-evaluation/41159?lang=en.
  13. Desenvolvimento socio-cognitivo em crianças com perturbação de ansiedade: Fator de risco ou de proteção?. 2014. Goes, A.; Pereira, A. I.; Marques, T; Russo, V.; Luisa Barros. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/desenvolvimento-socio-cognitivo-em-criancas-com-perturbacao-de-ansiedade-fator-de-risco-ou-de/41250?lang=en.
  14. Understanding childhood anxiety disorders: Preliminary Examination of the Portuguese version of the Children Anxiety Interference Scale – Parent and Child versions. 2013. Marques, T; Pereira, A. I.; Russo, V.; Goes, A.; Luisa Barros. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/-understanding-childhood-anxiety-disorders-preliminary-examination-of-the-portuguese-version-of-the/41255?lang=en.
  15. Challenges in the evaluation of anxiety problems in school aged children: informant discrepancies and agreement. 2013. Pereira, A. I.; Goes, A.; Marques, T; Russo, V.; Luisa Barros. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/challenges-in-the-evaluation-of-anxiety-problems-in-school-aged-children-informant-discrepancies/41160?lang=en.
  16. Atribuições parentais em relação à ansiedade dos filhos: estudo exploratório com pais de crianças ansiosas. 2012. Russo, V.; Pereira, A. I.; Luisa Barros. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/atribuicoes-parentais-em-relacao-a-ansiedade-dos-filhos-estudo-exploratorio-com-pais-de-criancas/41258?lang=en.
  17. Consulta de Psicologia Pediátrica do Serviço à Comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. 2012. Pereira, A. I.; Goes, A.; Luisa Barros; Custódio, M.; Marques, T; Beato, A.; Russo, V.; Neves, M.; Pedro, M.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/consulta-de-psicologia-pediatrica-do-servico-a-comunidade-da-faculdade-de-psicologia-da/41161?lang=en.
  18. Estudos de efectividade da versão portuguesa do programa Amigos para a Vida. 2012. Pereira, A. I.; Marques, T; Russo, V.; Luisa Barros. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/estudos-de-efectividade-da-versao-portuguesa-do-programa-amigos-para-a-vida/41162?lang=en.
  19. Estratégias parentais para lidar com a ansiedade dos filhos: estudo qualitativo com crianças em idade escolar com diagnóstico de ansiedade. 2011. Russo, V.; Pereira, A. I.; Luisa Barros. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/estrategias-parentais-para-lidar-com-a-ansiedade-dos-filhos-estudo-qualitativo-com-criancas-em/41260?lang=en.
Distinções

Prémio

2022 CIS 2023 Publication Incentives
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal