???global.info.a_carregar???
Vanessa Russo holds a Ph.D in Psychology from ISCTE - University Institute of Lisbon (2023) and a Master's degree in Clinical Psychology from the Faculty of Psychology of the University of Lisbon (2011). Her doctoral research focused on the importance of the quality of informal early childhood education environments (Playgroups) and their impacts on children and families. She collaborated on the pilot project "Playgroups for Inclusion", as well as on other research projects and social and community action projects. She conducts psychological counseling sessions for children, adolescents, and young people (individual and group), with a focus on children and young people at risk. She also provides parental counseling and vocational guidance. More recently, she developed an interest in the field of Science Communication. She currently works at CeiED - Lusófona University as a science communication manager.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vanessa Sofia Ferreira de Carvalho Chamorro Russo Cerruti

Nomes de citação

  • Russo, Vanessa

Identificadores de autor

Ciência ID
E314-98CE-BC47
ORCID iD
0000-0002-6025-9001

Endereços de correio eletrónico

  • vanessa.russo@ulusofona.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Português (Idioma materno)
Italiano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2025/02 - 2025/04
Concluído
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Outros)
Instituto CRIAP, Portugal
2017/10/01 - 2023/05/28
Concluído
PhD in Psychology (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
"The Impact of Playgroups for children and families: the role of dosage, quality and long-term effects" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved by unanimity and distinction
2011/12/04
Concluído
Master in Clinical and Health Psychology (Mestrado integrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Atribuições parentais em relação à ansiedade dos filhos: estudo exploratório com crianças ansiosas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/03/18 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
CeiED - Interdisciplinary Research Center for Education and Development, Portugal
2015/09/01 - 2017/10/01 Investigador Contratado (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10/01 - 2024/02/28 Clinical Psychologist Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, Portugal
Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, Portugal
2017/10/01 - 2022/08/01 Phd Student ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2025/02 - Atual Educação Digital Inclusiva: Atelier de Práticas Reflexivas
PE-CEIED-4/002/2024
Investigador
Em curso
2025/01 - Atual LINKING - Neuroscience and Education Perspectives on Language Ability and Critical Thinking: An Interdisciplinary Approach
COFAC/ILIND/CeiED/1/2024
Investigador
2015/10/01 - 2017/02/28 Playgroups for Inclusion
VS/2014/0418
Bolseiro de Mestrado
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
European Commission Third Framework Programme
Concluído
2012 - 2013 Processos de Mudança no Tratamento das Perturbações de Ansiedade em Crianças em Idade Escolar: o Papel do Coping e das Cognições
(PTDC/PSI-PCL/122007/2010
Bolseiro de Mestrado
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2016/10/01 - 2022/08/31 The Impact of Playgroups for children and families: the role of dosage, quality and long-term effects
PD/BD/128242/2016
Bolseiro de Doutoramento
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2019/01/01 - 2019/12/31 Center for Research and Social Intervention
UID/PSI/03125/2019
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Russo, V.; Pereira, A. I.; Marques, T; Luisa Barros. "Avaliação de perturbações de ansiedade com o recurso a uma entrevista diagnóstica: a versão portuguesa para pais da ADIS-C (Anxiety Disorder Schedule for Children)". 2011.
Artigo em revista
  1. Vanessa Russo. "Development and Validation of a Measure of Quality in Playgroups: Playgroups Environment Rating Scale". Frontiers in Education 7 (2022): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2022.876367.
    10.3389/feduc.2022.876367
  2. Russo, V.; Pereira, A. I.; Barros, L.. "Atribuições parentais em relação à ansiedade dos filhos: estudo exploratório com pais de crianças ansiosas". Revista portuguesa de psicologia (2016): http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/index.
    10.21631/rpp45_3
  3. Russo, Vanessa. "Atribuições parentais em relação à ansiedade dos filhos: Estudo exploratório com pais de crianças ansiosas". Revista Portuguesa de Psicologia (2016):
  4. Marques, T.; Pereira, A.I.; Pedro, M.; Russo, V.; Goes, A.R.; Barros, L.. "Preliminary analysis of the Portuguese version of the child anxiety life interference scale". Psicologia: Reflexao e Critica 28 3 (2015): 454-462. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84938221818&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/1678-7153.201528304
  5. Pereira, A.I.; Muris, P.; Barros, L.; Goes, R.; Marques, T.; Russo, V.. "Agreement and discrepancy between mother and child in the evaluation of children’s anxiety symptoms and anxiety life interference". European Child and Adolescent Psychiatry 24 3 (2015): 327-337. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84929512035&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s00787-014-0583-2
  6. Marques,Teresa; Pereira,Ana I.; Pedro,Marta; Russo,Vanessa; Goes,Ana R.; Barros,Luísa. "Preliminary Analysis of the Portuguese Version of the Child Anxiety Life Interference Scale". (2015): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000300454.
  7. Pereira, A.I.; Marques, T.; Russo, V.; Barros, L.; Barrett, P.. "Effectiveness of the friends for life program in portuguese schools: Study with a sample of highly anxious children". Psychology in the Schools 51 6 (2014): 647-657. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84902075369&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/pits.21767
Capítulo de livro
  1. Alexandre, Joana; Russo, Vanessa; Castro, Catarina; Fazenda, Debora; Barata, Maria Clara. "The Powerful Combination of Group Interviews and Drawings: How to Give Children a Voice in the Understanding of Well-being". In Children’s Concepts of Well-being. Children’s Well-Being: Indicators and Research, 115-135. Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-67167-9_6
  2. Passos, A. M.; Russo, V.. "Employee Representatives in Portugal. How are they Perceived and what are the Expectations by Employers?". 2015.
    10.1007/978-3-319-08605-7_10
Poster em conferência
  1. Russo, V.; Barata, M. C.; Alexandre, J.. "E então a dosagem? Impactos dos playgroups nas crianças". 2024.
Prefácio / Posfácio
  1. Teodoro, António; Russo, Vanessa; Estrela, Elsa; Sin, Cristina; Dantas, Lucimar; Dotta, Leanete Thomas. "Editorial". Prefácio para Revista Lusófona de Educação. Portugal: Edições Universitárias Lusófonas. 2025.
    Publicado
Relatório
  1. Alexandre, J.; Russo, V.; Clara Barata; Catarina Leitão; Bruno Sousa. 2017. Playgroups for Inclusion Workpackage 2: Monitoring and Evaluation Report. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/playgroups-for-inclusion-workpackage-2-monitoring-and-evaluation-report/32168?lang=en.
  2. Clara Barata; Alexandre, J.; Sousa, B.; Catarina Leitão; Russo, V.. 2017. Playgroups for Inclusion: Experimental Evaluation and Study of Implementation, Final Report. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/playgroups-for-inclusion-experimental-evaluation-and-study-of-implementation-final-report/41149?lang=en.
  3. Clara Barata; Catarina Leitão; Sousa, B.; Alexandre, J.; Russo, V.. 2016. Playgroups for Inclusion Workpackage 2: Monitoring and Evaluation Intermediate Report. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/playgroups-for-inclusion-workpackage-2-monitoring-and-evaluation-intermediate-report/41150?lang=en.
  4. Pereira, A. I.; Marques, T; Russo, V.; Neves, M.; Beato, A.; Pedro, M.; Luisa Barros. 2011. PROGRAMA “AMIGOS PARA A VIDA” - Estudos de efectividade. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/programa-amigos-para-a-vida---estudos-de-efectividade/41151?lang=en.
Tese / Dissertação
  1. "The impact of playgroups for children and families: The role of dosage, quality and long-term effects". Doutoramento, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, 2023.
  2. Russo, Vanessa Sofia Ferreira de Carvalho Chamorro. "Atribuições parentais em relação à ansiedade dos filhos : estudo exploratório com crianças ansiosas". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10451/5003.

Outros

Outra produção
  1. Examining longitudinal impacts for families and children participating in playgroups: the role of quality and dosage. 2017. Russo, V.; Barata, C.; Alexandre, J.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/examining-longitudinal-impacts-for-families-and-children-participating-in-playgroups-the-role-of/41228?lang=en.
  2. Playgroups for Inclusion (Grupos Aprender, Brincar, Crescer): Monitoring and Evaluating an Investment in ECEC quality.. 2017. Alexandre, J.; Russo, V.; Barata; M. C.; Leitão C.. https://www.srcd.org/.
  3. Playgroups for Inclusion (Grupos Aprender, Brincar, Crescer). Monitorização e Avaliação de um Investimento em Qualidade no Âmbito dos Serviços para a Infância. 2017. Catarina Leitão; Clara Barata; Alexandre, J.; Russo, V.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/playgroups-for-inclusion-grupos-aprender-brincar-crescer-monitorizacao-e-avaliacao-de-um/41165?lang=en.
  4. Socialization Goals for Children in an Ethnically Diverse Sample of Caregivers, their Association with Child Development, and Impact of a Playgroups Intervention. 2017. Clara Barata; Catarina Leitão; Santos, N.; Guedes, M.; Alexandre, J.; Russo, V.. https://www.srcd.org/.
  5. Playgroups for inclusion: a new community service e in Portugal? Reflection and challenges. 2017. Alexandre, J.; Russo, V.; Joana Lobo; Marta Mendes; Clara Barata; Catarina Leitão. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/playgroups-for-inclusion-a-new-community-service-e-in-portugal-reflection-and-challenges-/41164?lang=en.
  6. Playgroups for Inclusion (Grupos Aprender, Brincar, Crescer). 2016. Catarina Leitão; Clara Barata; Bruno Sousa; Alexandre, J.; Russo, V.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/playgroups-for-inclusion-grupos-aprender-brincar-crescer/41166?lang=en.
  7. Avaliação da qualidade dos playgroups através de uma escala de observação: relação com perceções e características dos cuidadores e monitores. 2016. Russo, V.; Alexandre, J.; Catarina Leitão; Clara Barata; Sousa, B.; Joana Lobo; Marta Mendes. https://www.slbei.com/ii-slbei.
  8. Caregivers’ Engagement in Playgroups. 2016. Russo, V.; Alexandre, J.; Clara Barata; Sousa, B.; Catarina Leitão; Joana F. Luis. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/caregivers-engagement-in-playgroups/41156?lang=en.
  9. Playgroups for Inclusion Project (Grupos Aprender, Brincar, Crescer): Monitoring and Evaluating an Investment in ECEC quality. 2016. Alexandre, J.; Clara Barata; Sousa, B.; Russo, V.; Catarina Leitão. https://gulbenkian.pt/project/transatlantic-forum-on-inclusive-early-years-tfiey/.
  10. Testing proxies of socio-economic and developmental risk: Do referrals by local service providers require more attention?. 2016. Clara Barata; Catarina Leitão; Alexandre, J.; Russo, V.; Sousa, B.; Joana F. Luis. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/testing-proxies-of-socio-economic-and-developmental-risk-do-referrals-by-local-service-providers/41158?lang=en.
  11. What’s really going on? Caregivers’ views and facilitators perceptions of Playgroups in Portugal. 2016. Alexandre, J.; Russo, V.; Clara Barata; Joana Lobo; Marta Mendes; Catarina Leitão; Joana F. Luis; Bruno Sousa. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/whats-really-going-on-caregivers-views-and-facilitators-perceptions-of-playgroups-in-portugal/41157?lang=en.
  12. Playgroups for Inclusion (Grupos Aprender, Brincar, Crescer) – WP2 Monitoring and Evaluation. 2016. Clara Barata; Catarina Leitão; Bruno Sousa; Alexandre, J.; Russo, V.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/playgroups-for-inclusion-grupos-aprender-brincar-crescer--wp2-monitoring-and-evaluation/41159?lang=en.
  13. Desenvolvimento socio-cognitivo em crianças com perturbação de ansiedade: Fator de risco ou de proteção?. 2014. Goes, A.; Pereira, A. I.; Marques, T; Russo, V.; Luisa Barros. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/desenvolvimento-socio-cognitivo-em-criancas-com-perturbacao-de-ansiedade-fator-de-risco-ou-de/41250?lang=en.
  14. Understanding childhood anxiety disorders: Preliminary Examination of the Portuguese version of the Children Anxiety Interference Scale – Parent and Child versions. 2013. Marques, T; Pereira, A. I.; Russo, V.; Goes, A.; Luisa Barros. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/-understanding-childhood-anxiety-disorders-preliminary-examination-of-the-portuguese-version-of-the/41255?lang=en.
  15. Challenges in the evaluation of anxiety problems in school aged children: informant discrepancies and agreement. 2013. Pereira, A. I.; Goes, A.; Marques, T; Russo, V.; Luisa Barros. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/challenges-in-the-evaluation-of-anxiety-problems-in-school-aged-children-informant-discrepancies/41160?lang=en.
  16. Atribuições parentais em relação à ansiedade dos filhos: estudo exploratório com pais de crianças ansiosas. 2012. Russo, V.; Pereira, A. I.; Luisa Barros. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/atribuicoes-parentais-em-relacao-a-ansiedade-dos-filhos-estudo-exploratorio-com-pais-de-criancas/41258?lang=en.
  17. Consulta de Psicologia Pediátrica do Serviço à Comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. 2012. Pereira, A. I.; Goes, A.; Luisa Barros; Custódio, M.; Marques, T; Beato, A.; Russo, V.; Neves, M.; Pedro, M.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/consulta-de-psicologia-pediatrica-do-servico-a-comunidade-da-faculdade-de-psicologia-da/41161?lang=en.
  18. Estudos de efectividade da versão portuguesa do programa Amigos para a Vida. 2012. Pereira, A. I.; Marques, T; Russo, V.; Luisa Barros. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/estudos-de-efectividade-da-versao-portuguesa-do-programa-amigos-para-a-vida/41162?lang=en.
  19. Estratégias parentais para lidar com a ansiedade dos filhos: estudo qualitativo com crianças em idade escolar com diagnóstico de ansiedade. 2011. Russo, V.; Pereira, A. I.; Luisa Barros. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/estrategias-parentais-para-lidar-com-a-ansiedade-dos-filhos-estudo-qualitativo-com-criancas-em/41260?lang=en.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/01/23 Centri di Bambini e Genitori - qualidade dos cuidados informais para crianças pequenas em Roma (Itália) Simpósio Internacional Quo tenditis, educatio? Escola e Conhecimento em Contextos Profissionais,
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2019/08/13 Development and validation of the Playgroups Environment Rating Scale Thinking Tomorrow's Education: Learning from the past, in the present and for the future.
European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) (Aachen, Alemanha)
2019 Depois do projeto-piloto: Análise compreensiva da implementação dos novos "Grupos Aprender, Brincar, Crescer X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/10 - 2024/05 Academic Internship on Master Community Psychology, protection of Children and Youth at Risk
Orientador de A
Community Psychology, protection of Children and Youth at Risk (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2025 - Atual IV International Congress on Humanism, Human Rights and Citizenship (2025/10/23 - 2025/10/24)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
CeiED - Interdisciplinary Research Center for Education and Development, Portugal
2025/07/16 - 2025/07/18 VI WCCES Symposium (2025/07/16 - 2025/07/18)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
CeiED - Interdisciplinary Research Center for Education and Development, Portugal
2025/07/10 - 2025/07/11 15º Encontro de Investigadores do CeiED (2025/07/10 - 2025/07/11)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
CeiED - Interdisciplinary Research Center for Education and Development, Portugal
2025/07/04 - 2025/07/05 1as Jornadas de Arte e Educação (2025/07/04 - 2025/07/05)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa, Portugal
2024/10/25 - 2024/10/27 XI Congresso Internacional Matéria-Prima: Agir e interagir na educação artística, hoje (2024/10/25 - 2024/10/27)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa, Portugal
2024/07/11 - 2024/07/12 14º Encontro de Investigadores do CeiED (2024/07/11 - 2024/07/12)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
CeiED - Interdisciplinary Research Center for Education and Development, Portugal
2017/06/29 - 2017/06/30 IV Encontro Nacional de Psicologia Comunitária (2017/06/29 - 2017/06/30)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/06/01 - 2017/06/02 XIII PhD Meeting in Social and Organizational Psychology (2017/06/01 - 2017/06/02)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2025/04 - 2025/04 Lecture: Brincar com coisas sérias: a saúde mental em crianças e jovens
Outro
Junta de Freguesia do Milharado, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2025/07/16 - 2025/07/18 VI WCCES Symposium Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa
2025/07/10 - 2025/07/11 15º Encontro de Investigadores do CeiED Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
2024/09/01 - 2024/10/30 XI Congresso Internacional Matéria-Prima: Agir e interagir na educação artística, hoje Universidade Lusófona

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023 - Atual Associação EMDR Portugal
2011 - Atual Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2025/06 - Atual Executive Committee of CeiED
Membro
CeiED - Interdisciplinary Research Center for Education and Development, Portugal
2025/06 - Atual Board of Directors
Membro
CeiED - Interdisciplinary Research Center for Education and Development, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2025 - Atual Psychology in the Schools; Behavioral Sciences (1520-6807)
2024/06 - Atual Revista Lusófona de Educação (1645-7250) CeiED- Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento Instituto de Educação - Universidade Lusófona, Lisboa
Distinções

Prémio

2022 CIS 2023 Publication Incentives
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal