???global.info.a_carregar???
I am an invited professor and a Ph.D. student (2022-2025) at NOVA Information Management School (Area: Data Driven Marketing). I currently hold a master's degree in Business Strategy and Marketing by IMED Business School (Brazil), an MBA degree on Business Management by Fundação Getúlio Vargas (FGV) (Brazil), a Strategic Management Specialization degree by the Darden School of Business at the University of Virginia (USA) and a Bachelor's degree in business administration at Universidade de Passo Fundo (Brazil). My research in strategic marketing, consumer behavior and behavioral economics has been published in the Journal of Strategic Marketing, Journal of Consumer Behaviour, Journal of Revenue and Pricing Management, and others, as well as in national and international business and marketing conferences. I am currently working in projects in collaboration with members of Penn State University (USA), University of North Texas (USA), CUNNY Baruch University (USA), IPAM Lisboa, Universidade Europeia, Universidade de Lisboa and Coventry University (UK).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
RAFAEL LUIS WAGNER

Nomes de citação

  • WAGNER, RAFAEL

Identificadores de autor

Ciência ID
C412-8DF7-9551
ORCID iD
0000-0001-7556-7069

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Italiano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2025/09/30
Em curso
PhD in Data Driven Marketing (Doutoramento)
Especialização em Data Driven Marketing
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2017/03/01 - 2019/04/10
Concluído
Master Degree (Master)
Especialização em Business Strategy and Marketing
Faculdade Meridional, Brasil
2015/04/05 - 2017/06/03
Concluído
MBA em Gestão Empresarial (Postgraduate Certificate)
Fundação Getúlio Vargas, Brasil
2016/01/06 - 2017/01/06
Concluído
Business Strategy Specialization (Postgraduate Certificate)
University of Virginia Darden School of Business, Estados Unidos
2011/03/05 - 2015/12/16
Concluído
Bachelor Degree in Business (Bachelor)
Universidade de Passo Fundo, Brasil
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/11/10 - 2019/11 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Faculdade Meridional, Brasil
2017/07/01 - 2019/03/01 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Faculdade Meridional, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/02/02 - Atual Head of Marketing and Strategy Hipermercado Wagner, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/02/03 - 2021/12/31 Business Consultant (Strategy, Marketing and Finances) RW Consultoria e Assessoria empresarial, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/07/01 - 2022/12/31 Data Science and Over-Indebtedness: Use of Artificial Intelligence Algorithms in Credit Consumption and Indebtedness Conciliation in Portugal
AICE
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rafael Luis Wagner; Natália Araujo Pacheco; Kenny Basso. Autor correspondente: Rafael Luis Wagner. "Internet of Things in health diagnosis: To trust, or not to trust?". Trabalho apresentado em ICIEMC 2020 - International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, Aveiro, 2020.
  2. WAGNER, RAFAEL; BAGATINI, F; RECH, EDUARDO. "The effects of a price tag presentation on the purchase intention of new products". Trabalho apresentado em Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo - CLAV, São Paulo, 2019.
  3. WAGNER, RAFAEL; Natalia Araujo Pacheco; BASSO, KENNY. "How do people react to health diagnosis provided by new technologies?". Trabalho apresentado em QUIS16, Karlstad, 2019.
  4. WAGNER, RAFAEL; CARRARO, WILLIAM; BASSO, KENNY; PERIN, MARCIA. "Um estudo sobre as táticas de recuperação aplicadas pelos principais varejistas do e-commerce brasileiro após a ocorrência de falhas". Trabalho apresentado em 11 Congresso Latino Americano de Varejo - CLAV, São Paulo, 2018.
  5. "How much would you like to pay? The effects of participative pricing mechanisms on consumer behavior". Trabalho apresentado em 11 Congresso Latino Americano de Varejo - CLAV, São Paulo, 2018.
    Publicado
  6. WAGNER, RAFAEL; BAGATINI, F; RECH, EDUARDO. "Human model pictures in e-commerce: exploring the effect of self-image on product choice and consumers' purchase intention". Trabalho apresentado em Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo - CLAV, São Paulo, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Rafael Luis Wagner; Natalia Araujo Pacheco; Kenny Basso; Eduardo Rech; Diego Costa Pinto. "Consumer reactions to pay-what-you-want and name-your-own-price mechanisms". Journal of Consumer Behaviour (2022): https://doi.org/10.1002/cb.2019.
    10.1002/cb.2019
  2. Rafael Luis Wagner; Natália Araujo Pacheco. "Name-your-own-price as participative pricing strategy: a review of the literature from 2001–2017". Journal of Strategic Marketing 28 7 (2020): 583-600. https://doi.org/10.1080/0965254X.2019.1569108.
    10.1080/0965254X.2019.1569108
  3. RECK, DANUBIA; FRANCESHETTO, IVAIR; RECH, LAIS; Natalia Araujo Pacheco; Rafael Luis Wagner. "Faltou integridade ou competência? Efeitos da coprodução da recuperação de serviços de acordo com o tipo de falha". Brazilian Journal of Marketing 18 2 (2019): 224-242. DOI:10.5585/remark.v18i2.14895.
    Acesso aberto • Publicado
  4. WAGNER, RAFAEL. "Lowering consumers’ price image without lowering their internal reference price: the role of pay-what-you-want pricing mechanism". Journal of Revenue and Pricing Management (2019):
    10.1057/s41272-018-00184-0
  5. WAGNER, RAFAEL. "The influence of advertisement repetition on price image in the context of higher education services". Journal of Revenue and Pricing Management (2019):
    10.1057/s41272-018-00175-1
  6. Natalia Araujo Pacheco; Cristiane Pizzutti; Rafael Luis Wagner; Ivair Franceschetto. "O papel da dimensão temporal do controle percebido pelo consumidor em episódios de insatisfação". Revista de Administração IMED 7 1 (2017): 291-291. https://doi.org/10.18256%2F2237-7956%2Fraimed.v7n1p291-312.
    10.18256/2237-7956/raimed.v7n1p291-312
Resumo em conferência
  1. Rafael Luis Wagner; Costa Pinto, Diego; Natalia Araujo Pacheco. "How to reduce resistance to medical artificial intelligence with Embedded AI". Trabalho apresentado em IADE Research Meetup - Universidade Europeia, Lisboa, 2022.
    Publicado
  2. Rafael Luis Wagner; Natália Araujo Pacheco. Autor correspondente: Rafael Luis Wagner. "The impact of dynamic pricing strategies on satisfaction, pain of paying and repurchase intentions through consumers perceived control". Trabalho apresentado em HOPEAD 2017 - Horizontes de Pesquisa em Administração, Passo Fundo, 2017.
Atividades

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2018/08/05 - Atual Membro de Júri em trabalhos de conclusão de curso (TCC) de Mateus Pena Alves, Brenda Scharon Sostisso, Roger de Albuquerque Subtil, Julio César Martinelli Favretto, Lucas Ferreira Laithart e Franciele Lorenzato
Avaliador
Faculdade Meridional, Brasil

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/01/05 - 2020/05/06 Business consulting and market research for Banco Cooperativo Sicredi S/A Frederico Westphalen (Brazil)
2019/10/02 - 2020/01/01 Business consulting and market research for Banco Cooperativo Sicredi S/A Ibiraiaras (Brazil)
2019/05/05 - 2019/09/01 Business consulting and market research for RBS-TV (Globo) Passo Fundo.
2018/05/04 - 2018/12/20 Pesquisador do Centro de Estudos em Mercado e Consumo-CEMEC da Faculdade Meridional (IMED). Faculdade Meridional, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/05/03 - Atual Seminário de Estatística com SPSS (Master) Faculdade Meridional, Brasil
2018/03/06 - 2019/01/01 Unidade curricular "Trabalho de Conclusão de Curso" no MBA em Gestão Estratégica de TI. MBA em Gestão Estratégica de TI (Master) Faculdade Meridional, Brasil
2017/07/15 - 2017/12/10 Estágio docente: Unidade curricular de Consultoria Empresarial (Bachelor) Faculdade Meridional, Brasil
Distinções

Prémio

2017 Melhor artigo publicado em evento (HOPEAD 2017)

Título

2019 Dissertação de mestrado aprovada "com louvor"