???global.info.a_carregar???
A minha trajetória académica e profissional é marcada pela interseção entre Tecnologias Digitais (TD) e educação. Sou licenciado em Sistemas de Informação pela UniSociesc e mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, com uma formação que integra tecnologia, pedagogia e inclusão. Complemento este percurso com uma pós-graduação em Psicopedagogia, que me permitiu aprofundar a compreensão dos processos de aprendizagem e dos desafios educativos contemporâneos. Tenho quase dez anos de experiência como professor de inglês, com foco no ensino a adultos. A minha prática docente centra-se no desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas, promovendo o uso crítico e criativo das tecnologias digitais. Lecionei para estudantes de diferentes contextos socioculturais e países, o que enriqueceu a minha abordagem pedagógica em ambientes multiculturais e híbridos. Paralelamente, atuei como desenvolvedor web durante cinco anos, experiência que me conferiu uma base técnica sólida e uma visão prática sobre como integrar ferramentas digitais em contextos educativos de forma significativa. Do ponto de vista científico, destaco a publicação do artigo The Importance of Epistemological Reflection in the Pedagogical Act: Pedagogical Paradigms in Light of the UNESCO Report on the Futures of Education na Brazilian Journal of Education, Technology and Society (2024). Em 2023, apresentei o pôster "A Importância da Reflexão Epistemológica na Pedagogia” na IJUP (Jornada de Iniciação à Investigação da Universidade do Porto), que foi distinguido. Em 2015, participei no Congresso de Pedagogia de Cuba com a palestra “Desenvolvimento de uma Aplicação Web para a Autonomia na Aprendizagem de Línguas”, resultado de um estudo de caso numa escola internacional, focado no uso de tecnologias para promover a autonomia dos estudantes. No campo educacional, fundei o projeto Take a Talk, uma plataforma online de conversação que funcionou durante dois anos com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de competências linguísticas e fomentar o intercâmbio cultural global. Atualmente, sou co-criador e gestor do ESL Finder (www.eslfinder.com), uma plataforma online gratuita de recursos educacionais lançada em 2023. Nela, sou responsável pela curadoria de conteúdos, produção de materiais didáticos, gestão de público e comunicação digital, com o objetivo de apoiar professores de línguas com recursos pedagógicos. Participei também num projeto de inclusão digital da UniSociesc em 2014, onde lecionei para adultos com baixa literacia digital, contribuindo para o aumento da sua autonomia tecnológica. A minha experiência internacional inclui ainda voluntariado em Marrocos (2016) e como professor de inglês voluntário para estudantes polacos (2020), experiências que aprofundaram a minha compreensão das necessidades de inclusão social através da educação e da tecnologia. Estas vivências moldaram a minha visão sobre o papel transformador da educação e reforçaram o meu compromisso com práticas pedagógicas inovadoras, éticas e socialmente comprometidas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Willian Costa Souza

Nomes de citação

  • Souza, Willian

Identificadores de autor

Ciência ID
B212-7016-B864
ORCID iD
0009-0006-3745-2280

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2021/09/01 - 2024/11/21
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Tecnologia na Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Os manuais digitais como ferramentas promissoras para inovação pedagógica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2016/07 - 2017/02
Concluído
Psicopedagogia (Postgraduate Certificate)
UNISOCIESC Centro Universitário Tupy - Campus Marquês de Olinda, Brasil
"Aprendizagem da Língua Estrangeira por Adultos: Dificuldades e Evasão" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2011/03/03 - 2015/11/27
Concluído
Sistemas de Informação (Bachelor)
Especialização em Tecnologia
UNISOCIESC Centro Universitário Tupy - Campus Marquês de Olinda, Brasil
"Desenvolvimento de Aplicação Web para a Autonomia no Aprendizado de Idiomas: um Estudo de Caso na Escola Internacional da Unisociesc, de Joinville/SC" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Co-criador e Gestor ESLFinder.com, Portugal
2015/02 - Atual Professor de Inglês Independente Trabalhador Independente, Brasil
2022 - 2023 Professor de Inglês Encounter English School, Portugal
2019 - 2020 Instrutor de educação STEM Target Idiomas, Brasil
2018 - 2020 Facilitar de Workshop para professores Trabalhador Independente, Brasil
2015 - 2020 Professor de Inglês CNA English School, Brasil
2011 - 2015 Desenvolvedor Web Exit Agência de Publicidade, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Willian Souza. "A importância da reflexão epistemológica no ato pedagógico: os paradigmas pedagógicos face ao relatório da UNESCO sobre os futuros da educação". Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade (2024): http://dx.doi.org/10.14571/brajets.v17.n2.538-549.
    10.14571/brajets.v17.n2.538-549
Poster em conferência
  1. Souza, Willian. "Desenvolvimento de Aplicação Web para o Auxílio no Aprendizado de Idiomas: Uma Proposta de Estudo na Escola Internacional da Unisociesc, de Joinville/SC". Trabalho apresentado em Computer on the Beach, 2017.
Resumo em conferência
  1. Souza, Willian. "Desenvolvimento de Aplicação Web para o Auxílio no Aprendizado de Idiomas: Uma Proposta de Estudo na Escola Internacional da Unisociesc, de Joinville/SC". Trabalho apresentado em Congresso de Pedagogia Cuba 2015, Havana, 2015.
    Aceite para publicação
Tese / Dissertação
  1. Willian Costa Souza. "Os manuais digitais como ferramentas promissoras para inovação pedagógica". Mestrado, 2024. https://hdl.handle.net/10216/163226.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 The importance of epistemological reflection in the pedagogical act: Pedagogical paradigms in light of the UNESCO report on the Futures of Education IJUP
Universidade do Porto (Porto, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2014 - 2014 Ação de Voluntariado - Professor de informática no projeto de inclusão digital, aprimorando a proficiência tecnológica e o acesso a recursos digitais para indivíduos com baixa literacia digital.
Outro
UNISOCIESC Centro Universitário Tupy - Campus Marquês de Olinda, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - 2020 Ação de Voluntariado - Inglês para alunos da Polônia. Inglês AIESEC Brazil, Brasil
Distinções

Prémio

2023 IJUP - Melhores Comunicações
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal