???global.info.a_carregar???
A minha trajetória académica e profissional é marcada pela interseção entre Tecnologias Digitais (TD) e educação. Sou licenciado em Sistemas de Informação pela UniSociesc e mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, com uma formação que integra tecnologia, pedagogia e inclusão. Complemento este percurso com uma pós-graduação em Psicopedagogia, que me permitiu aprofundar a compreensão dos processos de aprendizagem e dos desafios educativos contemporâneos. Tenho quase dez anos de experiência como professor de inglês, com foco no ensino a adultos. A minha prática docente centra-se no desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas, promovendo o uso crítico e criativo das tecnologias digitais. Lecionei para estudantes de diferentes contextos socioculturais e países, o que enriqueceu a minha abordagem pedagógica em ambientes multiculturais e híbridos. Paralelamente, atuei como desenvolvedor web durante cinco anos, experiência que me conferiu uma base técnica sólida e uma visão prática sobre como integrar ferramentas digitais em contextos educativos de forma significativa. Do ponto de vista científico, destaco a publicação do artigo The Importance of Epistemological Reflection in the Pedagogical Act: Pedagogical Paradigms in Light of the UNESCO Report on the Futures of Education na Brazilian Journal of Education, Technology and Society (2024). Em 2023, apresentei o pôster "A Importância da Reflexão Epistemológica na Pedagogia” na IJUP (Jornada de Iniciação à Investigação da Universidade do Porto), que foi distinguido. Em 2015, participei no Congresso de Pedagogia de Cuba com a palestra “Desenvolvimento de uma Aplicação Web para a Autonomia na Aprendizagem de Línguas”, resultado de um estudo de caso numa escola internacional, focado no uso de tecnologias para promover a autonomia dos estudantes. No campo educacional, fundei o projeto Take a Talk, uma plataforma online de conversação que funcionou durante dois anos com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de competências linguísticas e fomentar o intercâmbio cultural global. Atualmente, sou co-criador e gestor do ESL Finder (www.eslfinder.com), uma plataforma online gratuita de recursos educacionais lançada em 2023. Nela, sou responsável pela curadoria de conteúdos, produção de materiais didáticos, gestão de público e comunicação digital, com o objetivo de apoiar professores de línguas com recursos pedagógicos. Participei também num projeto de inclusão digital da UniSociesc em 2014, onde lecionei para adultos com baixa literacia digital, contribuindo para o aumento da sua autonomia tecnológica. A minha experiência internacional inclui ainda voluntariado em Marrocos (2016) e como professor de inglês voluntário para estudantes polacos (2020), experiências que aprofundaram a minha compreensão das necessidades de inclusão social através da educação e da tecnologia. Estas vivências moldaram a minha visão sobre o papel transformador da educação e reforçaram o meu compromisso com práticas pedagógicas inovadoras, éticas e socialmente comprometidas.
Identification

Personal identification

Full name
Willian Costa Souza

Citation names

  • Souza, Willian

Author identifiers

Ciência ID
B212-7016-B864
ORCID iD
0009-0006-3745-2280

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2021/09/01 - 2024/11/21
Concluded
Ciências da Educação (Mestrado)
Major in Tecnologia na Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Os manuais digitais como ferramentas promissoras para inovação pedagógica" (THESIS/DISSERTATION)
18
2016/07 - 2017/02
Concluded
Psicopedagogia (Postgraduate Certificate)
UNISOCIESC Centro Universitário Tupy - Campus Marquês de Olinda, Brazil
"Aprendizagem da Língua Estrangeira por Adultos: Dificuldades e Evasão" (THESIS/DISSERTATION)
18
2011/03/03 - 2015/11/27
Concluded
Sistemas de Informação (Bachelor)
Major in Tecnologia
UNISOCIESC Centro Universitário Tupy - Campus Marquês de Olinda, Brazil
"Desenvolvimento de Aplicação Web para a Autonomia no Aprendizado de Idiomas: um Estudo de Caso na Escola Internacional da Unisociesc, de Joinville/SC" (THESIS/DISSERTATION)
17
Affiliation

Others

Category
Host institution
Employer
2023 - Current Co-criador e Gestor ESLFinder.com, Portugal
2015/02 - Current Professor de Inglês Independente Trabalhador Independente, Brazil
2022 - 2023 Professor de Inglês Encounter English School, Portugal
2019 - 2020 Instrutor de educação STEM Target Idiomas, Brazil
2018 - 2020 Facilitar de Workshop para professores Trabalhador Independente, Brazil
2015 - 2020 Professor de Inglês CNA English School, Brazil
2011 - 2015 Desenvolvedor Web Exit Agência de Publicidade, Brazil
Outputs

Publications

Conference abstract
  1. Souza, Willian. "Desenvolvimento de Aplicação Web para o Auxílio no Aprendizado de Idiomas: Uma Proposta de Estudo na Escola Internacional da Unisociesc, de Joinville/SC". Paper presented in Congresso de Pedagogia Cuba 2015, Havana, 2015.
    Accepted
Conference poster
  1. Souza, Willian. "Desenvolvimento de Aplicação Web para o Auxílio no Aprendizado de Idiomas: Uma Proposta de Estudo na Escola Internacional da Unisociesc, de Joinville/SC". Paper presented in Computer on the Beach, 2017.
Journal article
  1. Willian Souza. "A importância da reflexão epistemológica no ato pedagógico: os paradigmas pedagógicos face ao relatório da UNESCO sobre os futuros da educação". Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade (2024): http://dx.doi.org/10.14571/brajets.v17.n2.538-549.
    10.14571/brajets.v17.n2.538-549
Thesis / Dissertation
  1. Willian Costa Souza. "Os manuais digitais como ferramentas promissoras para inovação pedagógica". Master, 2024. https://hdl.handle.net/10216/163226.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023 The importance of epistemological reflection in the pedagogical act: Pedagogical paradigms in light of the UNESCO report on the Futures of Education IJUP
Universidade do Porto (Porto, Portugal)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2014 - 2014 Ação de Voluntariado - Professor de informática no projeto de inclusão digital, aprimorando a proficiência tecnológica e o acesso a recursos digitais para indivíduos com baixa literacia digital.
Other
UNISOCIESC Centro Universitário Tupy - Campus Marquês de Olinda, Brazil

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2020 - 2020 Ação de Voluntariado - Inglês para alunos da Polônia. Inglês AIESEC Brazil, Brazil
Distinctions

Award

2023 IJUP - Melhores Comunicações
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal