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Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cláudia Mendes Araújo

Nomes de citação

  • Mendes Araújo, C.

Identificadores de autor

Ciência ID
961D-CA91-B562
ORCID iD
0000-0002-3579-0749

Telefones

Telefone
  • 253604091 (Profissional)

Moradas

  • Departamento de Matemática (DMAT), Campus de Gualtar, Universidade do Minho, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2004
Concluído
Ciências (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Minho, Portugal
"Uma Contribuição para o Estudo de Problemas de Completamento de Matrizes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1997/09/01 - 2000/05/05
Concluído
Mestrado em Matemática (Mestrado)
Especialização em Matemática Pura
Universidade de Coimbra, Portugal
"Sobre a Conjetura de Rodman-Shalom" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1992/10 - 1997/07/01
Concluído
Licenciatura em Ensino de Matemática (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/11/29 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
2000/05/05 - 2004/11/29 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Departamento de Matemática, Portugal
1997/10/22 - 2000/05/05 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Departamento de Matemática, Portugal
1995/10/02 - 1996/06/01 Monitor (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Departamento de Matemática, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade do Minho, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/11/01 - 2023/10/31 Inclusive mathematics education based on digital learning
Outra
Universidade do Minho, Portugal
Erasmus Plus
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2020/01/01 - 2023/12/31 Center of Mathematics of the University of Minho
UIDB/00013/2020
Investigador
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Matemática, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 13 - 2011-2012
PEst-C/MAT/UI0013/2011
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Matemática, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2001/01/01 - 2004/11/29 Teoria de completación aplicada a matrices y sistemas
BFM2001-0081-C03-02
Investigador
Universitat Politècnica de València Institut de Matemàtica Multidisciplinar, Espanha
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Araújo, C. Mendes; Gonçalves, Suzana Mendes. "Injective linear transformations with equal gap and defect". (2022): https://hdl.handle.net/1822/79996.
    10.1017/S0004972721000344
  2. Araújo, C. Mendes; Gonçalves, Suzana Mendes. "On a class of nonsingular matrices containing B-matrices". (2019): https://hdl.handle.net/1822/62812.
    10.1016/j.laa.2019.05.015
  3. Barros, Paula; Fernandes, José António; Araújo, C. Mendes. "Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear". (2017): http://hdl.handle.net/1822/49722.
    10.17979/reipe.2017.0.10.2379
  4. Barros, Paula Maria; Fernandes, José António; Araújo, C. Mendes. "Prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear". (2016): http://hdl.handle.net/1822/49720.
  5. Araújo, C. Mendes; Torregrosa, Juan R.. "Some results on B-matrices and doubly B-matrices". (2014): http://hdl.handle.net/1822/30274.
    10.1016/j.laa.2014.06.048
  6. Araújo, C. Mendes; Torregrosa, Juan R.. "Sign pattern matrices that admit P_0-matrices". (2011): http://hdl.handle.net/1822/13501.
    10.1016/j.laa.2011.03.066
  7. Castro-González, N.; Araújo, C. Mendes; Patrício, Pedro. "Generalized inverses of a sum in rings". (2010): http://hdl.handle.net/1822/11383.
    10.1017/S0004972710000080
  8. Patrício, Pedro; Araújo, C. Mendes. "Moore-Penrose invertibility in involutory rings: the case aa+=bb+". (2010): http://hdl.handle.net/1822/11265.
    10.1080/03081080802652279
  9. Araújo, C. Mendes; Torregrosa, Juan R.. "Sign pattern matrices that admit M-, N-, P- or inverse M-matrices". (2009): http://hdl.handle.net/1822/11377.
    10.1016/j.laa.2009.03.022
  10. Araújo, C. Mendes; Torregrosa, Juan R.; Jordán, Cristina. "N_0 completions on partial matrices". (2009): http://hdl.handle.net/1822/11155.
    10.1016/j.amc.2009.01.063
  11. Araújo, C. Mendes; Torregrosa, Juan R.; Urbano, Ana M.. "Totally nonpositive completions on partial matrices". Linear Algebra and its Applications 413 2-3 (2006): 403-424. http://dx.doi.org/10.1016/j.laa.2005.05.013.
    10.1016/j.laa.2005.05.013
  12. Araújo, C. Mendes; Torregrosa, Juan R.; Urbano, Ana M.. "The symmetric N-matrix completion problem". (2005): https://hdl.handle.net/1822/2873.
    10.1016/j.laa.2005.04.008
  13. Araújo, C. Mendes; Torregrosa, Juan R.; Urbano, Ana M.. "The doubly negative matrix completion problem". (2005): http://hdl.handle.net/1822/1502.
    10.1016/j.laa.2004.07.009
  14. Mendes Araújo, C; Torregrosa, Juan R; Urbano, Ana M. "The N-matrix completion problem under digraphs assumptions". Linear Algebra and its Applications 380 (2004): 213-225. http://dx.doi.org/10.1016/j.laa.2003.10.017.
    10.1016/j.laa.2003.10.017
  15. Araújo, C. Mendes; Torregrosa, Juan R.; Urbano, Ana M.. "N-matrix completion problem". (2003): http://hdl.handle.net/1822/1471.
    10.1016/S0024-3795(03)00500-7
  16. Araújo, C. Mendes; Torregrosa, Juan R.. "The completion problem for N-matrices". (2002): http://hdl.handle.net/1822/1456.
Tese / Dissertação
  1. Barros, Paula Maria Pereira. "O ensino e a aprendizagem de conceitos de álgebra linear no ensino superior politécnico". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/1822/56688.
  2. Araújo, C. Mendes. "Uma contribuição para o estudo de problemas de completamento de matrizes". Doutoramento, 2004. http://hdl.handle.net/1822/895.

Outros

Outra produção
  1. Tópicos de Matemática Discreta: exercícios resolvidos para a unidade curricular. Exercícios resolvidos da UC Tópicos de Matemática Discreta do curso de Licenciatura em Engenharia Informática.. 2023. Araújo, C. Mendes; Gonçalves, Suzana Mendes. https://hdl.handle.net/1822/87693.
  2. Notas para a unidade curricular Tópicos de Matemática Discreta - mestrado integrado em Engenharia Informática. Texto de apoio às aulas teóricas da UC Tópicos de MAtemática Discreta do curso de Mestrado Integrado em Engenharia Informática.. info:eu-repo/semantics/draft. 2017. Araújo, C. Mendes; Mendes, C.; Gonçalves, Suzana Mendes. http://hdl.handle.net/1822/52452.
  3. Perspetivas dos alunos sobre o erro como estratégia de aprendizagem. No presente texto apresenta-se parte de um estudo que se realizou com alunos de engenharia do ensino superior politécnico no âmbito da unidade curricular Álgebra Linear e Geometria Analítica. Mais especificamente, analisa-se, do ponto de vista dos alunos participantes, o contributo para a sua aprendizagem de uma estratégia de ensino que envolveu tarefas que pretendiam promover a reflexão e discuss. 2016. Barros, Paula Maria; Fernandes, José António; Araújo, C. Mendes. http://hdl.handle.net/1822/49775.
  4. Realização e revisão de minitestes para aprofundar a aprendizagem de álgebra linear no ensino superior. A álgebra linear constitui uma fonte de dificuldades para muitos alunos do ensino superior, como corroboram estudos realizados a nível nacional e internacional. Face a esta realidade, é importante que se investiguem e implementem metodologias de ensino que conduzam a alterações significativas na aprendizagem dos alunos. Enquanto resposta a esta preocupação realizou-se uma experiência de ensino com. 2015. Barros, Paula Maria; Fernandes, José António; Araújo, C. Mendes. http://hdl.handle.net/1822/49719.
  5. O ensino de álgebra linear nos institutos politécnicos segundo a visão dos professores. Conteúdos de álgebra são trabalhados ao longo do ensino básico e secundário, porém, no que diz respeito à álgebra linear, as suas temáticas são essencialmente abordadas no ensino superior. Especificamente no caso dos institutos politécnicos portugueses, os conteúdos de álgebra linear estão integrados no currículo de diversas licenciaturas, sendo frequente integrarem o plano de estudos do 1.º ano d. 2014. Barros, Paula Maria; Fernandes, José António; Araújo, C. Mendes. http://hdl.handle.net/1822/32502.
  6. Raciocínios desenvolvidos na verificação das soluções de sistemas de equações lineares. Numa investigação sobre o ensino e aprendizagem de álgebra Linear, em que um dos objetivos era identificar os erros e dificuldades sentidos pelos estudantes, propuseram-se algumas questões sobre sistemas de equações lineares a estudantes de engenharia do ensino superior politécnico que frequentavam a unidade curricular álgebra linear e geometria analítica. Neste texto, faz-se uma breve exposição d. 2012. Barros, Paula Maria; Fernandes, José António; Araújo, C. Mendes. http://hdl.handle.net/1822/20670.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/03/22 On the index of certain graph matrices Algebra, Logic and Computation Seminars
University of Minho, Centro de MAtemática da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012/06/21 A note on B-matrices and doubly B-matrices SIAM CONFERENCE ON APPLIED LINEAR ALGEBRA
Universidad Politècnica de València (Valencia, Espanha)
2004/07/21 The totally nonpositive matrix completion problem 11th Conference of the International Linear Algebra Society
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2003/09/09 The N –matrix completion problem: an overview Meeting on Linear Algebra and Applications – EALA2003
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/10/25 - Atual On generalized inverses of graph matrices
Coorientador
Universidade do Minho, Portugal
2011/11/18 - 2018/06/15 O ensino e a aprendizagem de conceitos de álgebra linear no ensino superior politécnico
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2007/10/01 - 2008/07/08 Inversas Generalizadas de Matrizes
Orientador
Mestrado em Matemática (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/10/28 - 2023/10/28 Multiplier Event of Inclusive mathematics education based on digital learning (2023/10/28 - 2023/10/28)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Matemática, Portugal
2023/09/30 - 2023/09/30 The activity has the format of an Escape Room. The theme of the puzzles is the so-called "foam problem", which explores the filling of an n-dimensional space using shapes with the smallest possible surface area. This problem has a wide range of applications, from physics to computer science, from chemistry to statistics. With the puzzles proposed in the Escape Room, participants will be able to perceive challenges, ideas and mathematical results that arise with the "foam problem", in particular with one of its variants: the "cubic foam problem". (2023/09/30 - 2023/09/30)
Outro (Coorganizador)
Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal

Universidade do Minho Centro de Matemática, Portugal
2022/09/30 - 2022/09/30 The activity has the format of an Escape Room. The theme of the puzzles is cryptography. With the puzzles proposed in the Escape Room, participants will be able to perceive challenges, ideas and mathematical results that arise in cryptography, namely in some cryptographic systems and digital signatures. (2022/09/30 - 2022/09/30)
Outro (Coorganizador)
Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal

Universidade do Minho Centro de Matemática, Portugal
2021/09/24 - 2021/09/24 Edward Lorenz, the father of Chaos Theory, showed how small variations can lead to big changes in what became known as the "butterfly effect". This activity is a BYOD activity in which participants are able to view, using their mobile phone cameras, an exhibition with poster/screen images in the format of Rubik's cube pixel mosaics and with information about the "butterfly effect" and the impact of maths on meteorology. (2021/09/24 - 2021/09/24)
Exposição (Coorganizador)
Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal

Universidade do Minho Centro de Matemática, Portugal
2021/09/24 - 2021/09/24 Edward Lorenz, the father of Chaos Theory, showed how small variations can lead to big changes in what became known as the "butterfly effect". In this activity we propose the collective construction of a mosaic in Rubik's cube pixels of a portrait by Edward Lorenz. Each participant will be invited to reproduce a piece of the pixelated image on one of the faces of a Rubik's cube with the aim of collectively forming the complete image at the end of the day. (2021/09/24 - 2021/09/24)
Outro (Coorganizador)
Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal
2018/06/18 - 2018/06/21 24th International Conference on Types for Proofs and Programs (2018/06/18 - 2018/06/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2017/06/20 - 2017/06/29 First MAP-PDMA Students Workshop (2017/06/20 - 2017/06/29)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Matemática, Portugal
2008/02/29 - 2008/02/29 4.º Campeonato de Jogos Matemáticos (2008/02/29 - 2008/02/29)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2005/09/22 - 2005/09/24 Encontro de Algebristas Portugueses (2005/09/22 - 2005/09/24)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Matemática, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2010/06/21 - 2010/06/25 16th Conference of the International Linear Algebra Society
Conferência
16th Conference of the International Linear Algebra Society
The International Linear Algebra Society, Estados Unidos
1999/06/18 - 1999/06/23 International Conference on Semigroups
Conferência
International Conference on Semigroups
Universidade do Minho Centro de Matemática, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/04/09 Compositional Analysis of Vulnerabilities in Microservice-based Applications
Presidente do júri
Nélson Diogo Santos Loureiro (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020/12/22 Sinais de Trânsito Inteligentes
Presidente do júri
Diana Sofia Araújo Carrilho (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017/12/20 An algebraic approach to convolutional codes
Arguente principal
Pedro Coelho (Mestrado)
Universidade do Minho Departamento de Matemática, Portugal
2009/05/27 Problemas de completación de matrices parciales
Arguente principal
Ramadán Khalil Hassan El-Ghamry (Doutoramento)
Universitat Politècnica de València Institut de Matemàtica Multidisciplinar, Espanha
2008/07/04 Inversas Generalizadas
Arguente principal
Joana Filipa Amorim Pires (Mestrado)
Universidade do Minho Departamento de Matemática, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016/09/01 - 2016/09/01 National R&D&T programme evaluator - MAP-PDMA doctoral scholarships 2016/2017 Universidade do Minho, Portugal
2015/09/01 - 2015/09/01 National R&D&T programme evaluator - MAP-PDMA doctoral scholarships 2015/2016 Universidade do Minho, Portugal