Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Lénia Sofia de Almeida Carvalhais
Nomes de citação
- Carvalhais, Lénia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 5C18-3D5D-75B5
- ORCID iD
- 0000-0003-3634-4326
- Researcher Id
- L-6803-2019
Endereços de correio eletrónico
- leniac@upt.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2010/05/01 - 2014/05/31
Concluído
|
Pós-doutoramento em Psicologia (Pós-doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2010/03/15
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"Construção de Instrumentos de Avaliação da Dislexia de Desenvolvimento" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2005/06/30
Concluído
|
Português, Latim e Grego, Ensino (Licenciatura)
Universidade de Aveiro Departamento de Línguas e Culturas, Portugal
|
17 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/09/01 - 2017/08/31 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Université du Luxembourg, Luxemburgo |
2010/05/01 - 2014/08/31 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal | ||
2023/09/15 - 2024/02/15 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | ||
2022/10/01 - 2023/02/28 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | ||
2012/03/01 - 2012/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal | ||
2011/03/01 - 2011/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal |
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal | ||
2010/09/01 - 2011/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Universidade de Aveiro, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2010/05/01 - 2014/08/31 | A aprendizagem da escrita em português: efeitos de complexidade ortográfica e aprendizagem explícita
SFRH/BPD/65831/2009
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Universidade de Coimbra
Concluído
|
2010/12 - 2010/12 | Spelling assessment among primary school children | Europen Cooperation in Science and Tecnhology |
2006/01/01 - 2009/12/31 | Avaliação da Dislexia de Desenvolvimento
FCT/SFRH/24860/2005
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
Universidade de Coimbra |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015 - Atual | Strengthening Europeans’ capabilities by establishing the European literacy network. | European Cooperation in Science and Technology
Concluído
|
2015 - Atual | Language Impairment in a Multilingual Society
COST Action ISO804
|
European Cooperation in Science and Technology
Concluído
|
2014/09/01 - 2017/08/31 | POLILux - A Preschool Oral Language Intervention for Language-Minority Children: A Randomised Controlled Trial
Investigador
Université du Luxembourg, Luxemburgo
|
Fonds National de la Recherche |
2010 - 2014 | Matutinidade-Vespertinidade em crianças, hora do dia e o seu impacto em medidas estandardizadas de avaliação de dificuldades
de leitura e escrita
Investigador
|
Universidade de Coimbra
Concluído
|
2011/09 - 2013/09 | Roadmap for Teacher and Adult Learner Training
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Portuguese National Agency for Lifelong Learning
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Poster em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019 | “Da teoria à prática em Educação Inclusiva: avaliação e intervenção na Dislexia” | Projeto Inclu(N)ir, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro.
Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro.
|
2016 | Mother tongue-based oral language intervention for language-minority children: A randomised controlled trial in Portuguese-speaking children from Luxembourg. | Twenty-Third Annual Meeting Society for the Scientific Study of Reading
SSSR (Portugal)
|
2011 | Assessment of spelling abilities in a sample of Portuguese children. | 8th International Conference of British Dyslexia Association, Harrogate, UK
British Dyslexia Association (Reino Unido)
|
2009 | Teacher training and learning disabilities in Portugal. | 18th Annual World Congress on Learning Disabilities “Increasing Global Awareness and Understanding of Learning Disabilities
through Instruction and Best Practices”, Boston.
learning Disabilities Worldwide Association (Estados Unidos)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | 28th Annual World Congress of LDW This conference will highlight the recent research on evidence-based interventions and instruction
that ensures all students have the opportunity to reach his/her academic and social potential. (2020/09/04)
Conferência
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019 - Atual | Frontiers in Psychology (1664-1078) | Frontiers Media SA |
2019 - Atual | Reading and Writing (1573-0905) | Springer-Verlag |
2019 - Atual | Journal of Writing Research (2294-3307) | ARLE (International Associaton for Research in L1 Education) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2018 - Atual | Deficiências e Construção de Projetos de Vida | Educação Social (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2018 - Atual | Pedagogia e Intervenção Familiar | Educação Social (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2018 - Atual | Pedagogia Social | Educação Social (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2018 - Atual | Educação para a Saúde | Educação Social (Licenciatura) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2018 - Atual | Seminário de Investigação | Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2018 - Atual | Metodologia da Investigação Científica | Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |