Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
 - Maria Prazeres Simões Moço Casanova
 - Data de nascimento
 - 1962/12/22
 - Género
 - Feminino
 
Nomes de citação
- Casanova, Maria Prazeres
 - Casanova, M.P
 - Casanova, M.
 
Identificadores de autor
- Ciência ID
 - 421D-DECB-50E0
 - ORCID iD
 - 0000-0002-7555-779X
 - Researcher Id
 - M-4864-2013
 
Endereços de correio eletrónico
- maria.casanova@uab.pt (Profissional)
 
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
 
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Português (Idioma materno) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 
                                  2017/10 - 2018/06 
                                 Concluído 
                               | 
                              Educação Especial  (Pós-Graduação)
                                  Especialização em Domínio Cognitivo-Motor 
                                 Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal 
                               | 
                              17 | 
| 
                                  2016 - 2017/03 
                                 Concluído 
                               | 
                              Avaliação Formativa Digital. Um estudo sobre perspetivas dos alunos (Pós-doutoramento)
                                  Especialização em projeto “@assess 2.0 – Avaliação Alternativa Digital de Competências 
                                 Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2006 
                                 Concluído 
                               | 
                              Education sciences (Doutoramento)
                                  Especialização em Sem especialidade 
                                 Universidade de Évora, Portugal 
                                 "A Escola Como Observatório de Diagnóstico de Necessidades de Fomração Contínua: um Estudo de Caso" (TESE/DISSERTAÇÃO) 
                               | 
                              |
| 
                                  1996/09 - 1998/11 
                                 Concluído 
                               | 
                              Ciências da Educação (Mestrado)
                                  Especialização em Gestão Educacional 
                                 Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal 
                                 "Supervisão Pedagógica: Função do Orientador de Estágio na Escola" (TESE/DISSERTAÇÃO) 
                               | 
                              Distinção com Laude | 
| 
                                  1983/10 - 1997/09 
                                 Concluído 
                               | 
                              Ciências Religiosas (Licenciatura)
                                  Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Teologia, Portugal 
                               | 
                              14 | 
Percurso profissional
            Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento  | 
                              Empregador | |
|---|---|---|
| 2016/04 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | 
Cargos e Funções
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento  | 
                              Empregador | |
|---|---|---|
| 2021 - Atual | Teacher Trainer | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal | 
| CENFORES, Portugal | 
Projetos
            Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2018 - Atual | Avaliação Digital de Competências - @DIC
                                  PTN/UID4372-LEaD/022016 
                                 Investigador
                                     
                              Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal 
                                  | 
                              Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
                                  Em curso 
                               | 
                           
| 2019/01/01 - 2019/12/31 | Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
                                  UID/Multi/04372/2019 
                                 Universidade Aberta, Portugal 
                                  | 
                              Fundação para a Ciência e a Tecnologia
                                  Concluído 
                               | 
                           
Produções
            Publicações
| Artigo em conferência | 
                                 
  | 
                           
| Artigo em jornal | 
                                 
  | 
                           
| Artigo em revista | 
                                 
  | 
                           
| Capítulo de livro | 
                                 
  | 
                           
| Edição de livro | 
                                 
  | 
                           
| Relatório | 
                                 
  | 
                           
| Resumo em conferência | 
                                 
  | 
                           
| Tese / Dissertação | 
                                 
  | 
                           
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento)  | 
                           |
|---|---|---|
| 2023/05/27 | "Aprendizagem digital para (re)imaginar uma direção positiva para a educação pós-covid" uma ação de formação para professores. | 1.	MeetUP 23 - 2.º Encontro de investigadores do LE@D - Inovação e Ciência
                                  LE@D - Uab (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2022/07/08 | Digital pedagogical strategies to promote the collabora-tive writing competence in a foreign language: An action research study with secondary school students | 2nd International Congress on 21st Century Literacies: Book of Abstracts, p.84
                                  Politécnico Santarém  (Santarém, Portugal) 
                               | 
                           
| 2022/03/18 | Comissão de ética da UID . Atividades em 2021 | MeetUP22 Encontro de Investigadores do LE@D - Inovação e Ciência.
                                  LE@D - Uab (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2020/10/22 | Formative assessment a research based on a teachers training course in a blearning environment | EDEN RW 2020
                                  EDEN RW 2020 (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/02/01 | Desenvolvimento e prevenção de riscos no uso de tecnologias digitais | XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal: Tempos, espaços e artefactos em Educação
                                  AFIRSE (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/02/01 | A compreensão leitora mediada por tecnologias de informação e comunicação | XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal: Tempos, espaços e artefactos em Educação
                                  AFIRSE (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2018/07/03 | Aprendizagem ativa com recursos digitais: Padlet e Google Classroom | Jornadas Pedagógicas IV - sob o tema "Projetar o futuro para o bem-estar e bem-saber"
                                  Escola Secundária da Ramada (Odivelas, Portugal) 
                               | 
                           
| 2018 | Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunos | Comunicação realizada no Seminário Pós-Doc e Estágio Doutoral
                                  Le@d. Uab (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2018 | Aprendizagem ativa com recursos digitais: Padlet e Google Classroom | Jornadas Pedagógicas IV - sob o tema "Projetar o futuro para o bem-estar e bem-saber"
                                  Escola Secundária da Ramada (Odivelas, Portugal) 
                               | 
                           
| 2017/05/10 | A avaliação formativa digital. Projeto de intervenção numa escola | X Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017. Aprender nas Nuvens- Learning in the Clouds
                                  Universidade do Minho (Braga, Portugal) 
                               | 
                           
| 2017/05/10 | Avaliação de alunos: um modelo de formação de professores para a melhoria das aprendizagens em b-learning no 3.º ciclo e secundário | X Conferência Internacional de TIC na Educação - Chal-lenges 2017. Aprender nas Nuvens- Learning in the Clouds
                                  Universidade do Minho (Braga, Portugal) 
                               | 
                           
| 2017/02/03 | Avaliação de formação contínua de professores. Uma visão diacrónica | XXIV Colóquio da AFIRSE: A escola: dinâmicas e atores
                                  AFIRSE (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2016/06/29 | Autoavaliação do Centro de Formação | II Encontro Nacional da CAF
                                  INA (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2016/01/28 | Formação contínua de professores: ações de curta duração em contexto de formação contínua | XXIV Colóquio da AFIRSE: A escola: dinâmicas e atores
                                  AFIRSE (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2016/01/28 | Centro de Formação de Associação de Escolas: avaliação de formação contínua de professores | XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal: As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores
                                  AFIRSE (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2014/09/04 | The need of continuous teachers training in the coaching of Vocational Education | Ecer - Porto - The Past, The Future and Present of Educational Research in Europe
                                  Ecer - Porto  (Porto, Portugal) 
                               | 
                           
| 2014 | A Construção do projeto educativo de escola | XXI Congresso da AFIRSE: “Educação, Economia e Território: O lugar da educação no desenvolvimento”
                                  AFIRSE (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2013 | Avaliação da Formação Contínua de Professores | XX Congresso da AFIRSE “Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas”
                                  AFIRSE (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2012 | O Papel da Tutoria ao Serviço do Desenvolvimento Curricular | XIX Congresso da AFIRSE “Revisitar os Estudos Curriculares: Onde Estamos e para Onde Vamos?”
                                  AFIRSE (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2011/11/21 | Desafios da Avaliação do Desempenho Docente | 8º Congresso da Administração Pública “Administração Pública: Administração Pública - Desafios e Soluções
                                  INA (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2011 | Educação em Valores: Necessidade ou Obrigação? | XVIII Congresso da AFIRSE “Deontologia, Ética e Valores na Educação - Utopia e Realidade”
                                  AFIRSE (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2001/10 | Supervisão Pedagógica: função do orientador de estágio | Modelos e Práticas de Formação Inicial de Professores
                                  Universidade de Lisboa  (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação)  | 
                              Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023/09/27 - 2023/11/28 | Oficina de Formação do Plano de Capacitação Digital Nível II (2023/09/27 - 2023/11/28) Oficina (workshop) (Coorganizador) (2023/11/27 - 2023/11/28)
                                  Oficina (workshop) (Coorganizador) 
                               | 
                              CENFORES, Portugal | 
| 2022/09/09 - 2022/09/09 | JORNADAS PEDAGÓGICAS VII "Ações Transformativas para a Aprendizagem e Inclusão
                                 Curricular", (2022/09/09 - 2022/09/09)
                                  Conferência (Membro da Comissão Organizadora) 
                               | 
                              Escola Secundária da Ramada, Portugal | 
| 2021/06/30 - 2021/06/30 | JORNADAS PEDAGÓGICAS VI - Temática "Ferramentas para o desenvolvimento curricular em ambiente digital", (2021/06/30 - 2021/06/30)
                                  Conferência (Coorganizador) 
                               | 
                              Escola Secundária da Ramada, Portugal | 
| 2021/06/30 - 2021/06/30 | Jornadas Pedagógicas IV - sob o tema "Projetar o futuro para o bem-estar e bem-saber" (2021/06/30 - 2021/06/30)
                                  Encontro (Coorganizador) 
                               | 
                              Escola Secundária da Ramada, Portugal | 
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2022/05/09 - 2022/07/04 | Oficina de Formação do Plano de Capacitação Digital Nível II (2022/05/09 - 2022/07/04) Oficina (workshop) (Coorganizador) | Capacitação Digital de Docentes - Nível 2 (Outros) | CENFORES, Portugal | 
| 2022/05/04 - 2022/06/28 | Oficina de Formação do Plano de Capacitação Digital Nível II (2022/05/04 - 2022/06/28) Oficina (workshop) (Coorganizador) | Capacitação Digital Nível II (Outros) | |
| 2022/05/03 - 2022/06/28 | Oficina de Formação do Plano de Capacitação Digital Nível II (2022/04/27 - 2022/06/22) Oficina (workshop) (Coorganizador) | Capacitação Digital Nível II (Outros) | CENFORES, Portugal | 
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2014 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | 
Membro de comissão
| Descrição da atividade Tipo de participação  | 
                              Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2017 - Atual | Comissão de ética do Laboratório de Educação a Distância e eLearning . Universidade Aberta
                                  Membro 
                               | 
                              Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | 
| 2016 - Atual | Comissão Científica do Laboratório de Educação a Distância e E-learning
                                  Membro 
                               | 
                              Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | 
