???global.info.a_carregar???
Margarida Figueiredo. Concluiu o(a) Doutoramento em Química em 2004/04/20 pelo(a) Universidade de Évora e Licenciatura em Ensino de Física e Química em 1988 pelo(a) Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia. É Investigador no(a) Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia e Professor Auxiliar no(a) Universidade de Évora. Publicou 14 artigos em revistas especializadas. Possui 15 capítulo(s) de livros e 6 livro(s). Coorientou 1 tese(s) de doutoramento. Orientou 7 dissertação(ões) de mestrado. Coorientou 1 trabalho(s) de conclusão de curso de licenciatura/bacharelato. Participa e/ou participou como Investigador em 4 projeto(s) e Investigador responsável em 2 projeto(s). Nas suas atividades profissionais interagiu com 79 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Margarida Figueiredo

Nomes de citação

  • Figueiredo, Margarida

Identificadores de autor

Ciência ID
FE15-1D19-FF49
ORCID iD
0000-0002-8969-0380

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2004/04/20
Concluído
Química (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Évora, Portugal
"O Ensino da Química na Universidade: uma Abordagem ao Trabalho Experimental Enquanto Actividade Investigativa de Resolução de Problemas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1994
Concluído
Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (Outros)
Universidade de Évora, Portugal
"Estudo Cinético da Reacção de Hidrólise Básica do Violeta de Cristal por Espectrofotometria no Visível / Efeitos volúmicos em Reacções de Sólvolise de Halogenetos de Alquilo em Solventes Próticos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1988
Concluído
Ensino de Física e Química (Licenciatura)
Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Estágio Pedagógico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/10/31 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2007 - 2014 Investigador (Investigação) Universidade de Évora Centro de Química de Évora, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/04/20 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
1994/07 - 2004/04 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
1990/02/09 - 1994/07/14 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1988/09 - 1990/02 Professor efetivo (Professor Ensino Básico e Secu) Ministério da Educação, Portugal
1987/09 - 1988/07 Estagiário (Professor Ensino Básico e Secu) Ministério da Educação, Portugal
1980/10 - 1983/07 Professor contratado (Professor Ensino Básico e Secu) Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2016/01 - 2019/12 Educación de las competencias científica, tecnológica y pensamiento crítico mediante la enseñanza de temas de naturaleza de ciencia y tecnología” (CYTPENCRI)
EDU2015-64642-R MINECO/ FEDER
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Ministerio de Economía y Competitividad de España y el Fondo Europeo de De
Em curso
2013/01 - 2014/07 Uma Química entre nós
CV/ PEC217
Investigador responsável
Universidade de Évora, Portugal
Concluído
2011 - 2014 Projeto Estratégico UI0619 2011-2012
PEst-OE/QUI/UI0619/2011
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Concluído
2010/01 - 2013/12 Enseñanza y Aprendizaje sobre la Naturaleza de la Ciencia y Tecnología: una Investigación Experimental y Longitudinal (EANCYT)
EDU2010-16553
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Concluído
2007/01 - 2010/12 Projecto Ibero-Americano de Avaliação de Atitudes Relacionadas com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade (PIEARCTS)
SEJ2007-67090/EDUC
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Concluído
2006/05 - 2009/06 C3-Crescer Com Ciência
CV/PVI/0255
Investigador responsável
Universidade de Évora, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vicente, Henrique; Dias, Alexandre; Figueiredo, Margarida; Chaves, Humberto; Neves, José. "Assessment of Environmental Literacy". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Higher Education Advances (HEAd'21), Valência, 2021.
    Publicado • 10.4995/head21.2021.13176
  2. Fernandes, A.; Figueiredo, M.; Neves, J.; Vicente, H.. "An Assessment of Data Guidelines in Cryopreservation Laboratories". 2021.
    10.1145/3459104.3459200
  3. Fernandes, A.; Figueiredo, M.; Ávidos, L.; Ribeiro, J.; Vicente, D.; Neves, J.; Vicente, H.. "Psychosocial risk management". 2020.
    10.1016/j.procs.2020.09.069
  4. Ribeiro, J.; Dias, A.; Marques, J.; Ávidos, L.; Araújo, I.; Araújo, N.; Figueiredo, M.. "An artificial intelligence case based approach to motivational students assessment in (e)-learning environments". 2019.
    10.1145/3306500.3306515
  5. Figueiredo, M.; Paixão, Fátima. "O Papel da Observação na Compreensão da Natureza do Conhecimento Científico: Uma Proposta Didática Baseada nas Reações de Combustão". Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Educação em Ciências – ENEC 2015- Ciência com Cultura, Lisboa, 2015.
    Publicado
  6. Figueiredo, M.; Paixão, Fátima. "Percepções de Alunos do Ensino Superior Português sobre a Influência da Ciência e da Tecnologia na Sociedade - Um estudo integrado no projecto PIEARCTS". Trabalho apresentado em II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências/VI Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências, Brasília, 2010.
    Publicado
  7. Figueiredo, M.; Oliveira, V.; Cid, Marília; Valente, M.. "Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Castelo Branco, 2009.
    Publicado
  8. Figueiredo, M.; Vázquez, Ángel; Manassero, Maria-Antonia; Paixão, Fátima. "El Proyeto de Investigación en Evaluación de Actitudes Relacionadas con la Ciencia, la Tecnología y la Sociedad (PIEARCTS): una acción cooperativa iberoamericana". Trabalho apresentado em V Seminário Ibérico/I Seminário Ibero-Americano Ciência - Tecnologia - Sociedade no Ensino das Ciências. Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável, Aveiro, 2008.
    Publicado
  9. Figueiredo, M.; Candeias, António; Martins, Maria do Rosário; Castanheiro, José; Figueiredo, Margarida. "REDE C3 – Crescer Com Ciência. Uma Rede Regional para Promover o Ensino Experimental das Ciências nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em 5º Encontro da Divisão de Educação e Divulgação da Química da Sociedade Portuguesa de Química, Braga, 2007.
    Publicado
  10. Figueiredo, M.; Viana, César; Maia, M. E.. "What can Students Learn in the Chemistry Laboratory?". Trabalho apresentado em 7th ECRICE/3rd ECCE, Ljubljana, 2004.
    Publicado
  11. Figueiredo, M.; Viana, César; Maia, Maria Elisa. "Experimental work and the teaching of Chemistry at University". Trabalho apresentado em 6th European Conference on Research in Chemical Education /2nd European Conference on Chemical Education, Aveiro, 2001.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Fernandes, A.; Figueiredo, M.; Ribeiro, J.; Neves, J.; Vicente, H.. "Avoidance of operational sampling errors in drinking water analysis". Aqua Water Infrastructure, Ecosystems and Society 71 4 (2022): 373-386. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85130730979&partnerID=MN8TOARS.
    10.2166/aqua.2022.074
  2. Fernandes, A.; Figueiredo, M.; Neves, J.; Vicente, H.. "A Conceptual Model to Assess the Literacy of Water Consumers". Water Economics and Policy 8 2 (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85133130495&partnerID=MN8TOARS.
    10.1142/S2382624X22500072
  3. Fernandes, Ana; Figueiredo, Margarida; Neves, Jose; Vicente, Henrique. "Customers' satisfaction assessment in water laboratories". AQUA - Water Infrastructure, Ecosystems and Society (2021): https://publons.com/publon/49680667/.
    10.2166/AQUA.2021.006
  4. Ana Fernandes; Rui Lima; Margarida Figueiredo; Jorge Ribeiro; José Neves; Henrique Vicente. "Assessing Employee Satisfaction in the Context of Covid-19 Pandemic". ParadigmPlus (2020): https://doi.org/10.55969/paradigmplus.v1n3a2.
    10.55969/paradigmplus.v1n3a2
  5. Ana Fernandes; Margarida Figueiredo; Jorge Ribeiro; José Neves; Henrique Vicente. "Psychosocial Risks Assessment in Cryopreservation Laboratories". Safety and Health at Work (2020): https://doi.org/10.1016%2Fj.shaw.2020.07.003.
    10.1016/j.shaw.2020.07.003
  6. Pereira, Ana; Crespo, Ana; Fernandes, Ana; Aranha, Ines; Figueiredo, Margarida; Ribeiro, Jorge; Chaves, Humberto; et al. "Wine Quality Assessment under the Eindhoven Classification Method". PROCEEDINGS OF THE 33RD INTERNATIONAL ECMS CONFERENCE ON MODELLING AND SIMULATION (ECMS) (2019): 158-164. https://publons.com/publon/33576591/.
    10.7148/2019-0158
  7. Figueiredo, Margarida; Paixão, Fátima; Rufino, Maria do Rosário. "A Natureza da Ciência e da Tecnologia: um estudo sobre as ideias dos alunos baseado num recurso da História da Química". Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas extra (2017): 3689-3695.
    Publicado
  8. Figueiredo, Margarida; Neves, José; Gomes, Guida; Vicente, Henrique. "Assessing the Role of General Chemistry Learning in Higher Education". Procedia - Social and Behavioral Sciences 228 - (2016): 161-168. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042816309508.
    Publicado • 10.1016/j.sbspro.2016.07.024
  9. Figueiredo, M.; Esteves, L.; Neves, J.; Vicente, H.. "A data mining approach to study the impact of the methodology followed in chemistry lab classes on the weight attributed by the students to the lab work on learning and motivation". Chemistry Education Research and Practice 17 1 (2016): 156-171. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85016409246&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1039/c5rp00144g
  10. Figueiredo, M.; Paixão, Fátima. "História da Química na sala de Aula para Ensinar sobre a Natureza da Ciência: O Exemplo da Interdependência entre Ciência e Tecnologia". Interacções 11 34 (2015): 292-311. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6934.
    Publicado
  11. Figueiredo, M.; Paixão, Fátima. "“E fez-se água!” Uma proposta didática baseada na História da Ciência para abordar a Interdependência entre a Ciência e a Tecnologia". Enseñanza de las Ciencias Extra (2013): 1283-1289. http://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/307147.
    Publicado
  12. Figueiredo, M.; Paixão, Fátima; Silveira, P.. "Opiniões sobre CTS de alunos de ciências do ensino superior português e de professores em formação inicial". Enseñanza de las Ciencias Extra (2009): 3357-3360. http://ddd.uab.cat/record/131145.
    Publicado
  13. Figueiredo, M.; Maia, M. E.. "Uma abordagem investigativa do Trabalho Experimental no Ensino da Química a Alunos não-químicos na Universidade". Enseñanza de las Ciencias Extra (2005): 1-6. http://ddd.uab.cat/record/70640.
    Publicado
  14. Figueiredo, M.; Maia, M. E.; Viana, C.. "O Papel Motivador do Trabalho Experimental no Ensino da Química a Alunos Universitários". Ensenanza de las Ciencias Extra (2001): 164-164. http://hdl.handle.net/10174/14856.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Fernandes, A.; Figueiredo, M.; Carvalho, F.; Neves, J.; Vicente, H.. "Threat Artificial Intelligence and Cyber Security in Health Care Institutions". 319-342. 2021.
    10.1007/978-3-030-72236-4_13
  2. Fernandes, Ana; Vicente, Henrique; Figueiredo, Margarida; Ribeiro, Jorge; Neves, José. "Quality Management in Training Companies". In Innovation, Engineering and Entrepreneurship, 384-390. Cham: Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-91334-6_52
  3. Figueiredo, Margarida; Rafael, Catarina; Neves, José; Vicente, Henrique. "Assessing the Role of Computer Simulation in Chemistry Learning". In Methodologies and Intelligent Systems for Technology Enhanced Learning, 47-56. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2017.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-60819-8_6
  4. Neves, José; Figueiredo, Margarida; Vicente, Lídia; Vicente, Henrique. "A Case Based Reasoning View of School Dropout Screening". In Information Science and Applications, Lecture Notes in Electrical Engineering, Vol. 376, 953-964. Singapore, Singapura: Springer Singapore, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-981-10-0557-2_91
  5. Figueiredo, Margarida; Neves, José; Vicente, Henrique. "A Soft Computing Approach to Quality Evaluation of General Chemistry Learning in Higher Education". In Methodologies and Intelligent Systems for Technology Enhanced Learning, 6th International Conference, 81-89. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-40165-2_9
  6. Fernandes, Ana; Vicente, Henrique; Figueiredo, Margarida; Maia, Nuno; Marreiros, Goreti; Neves, Mariana; Neves, José. "A Case-Base Approach to Workforces’ Satisfaction Assessment". In Research and Practical Issues of Enterprise Information Systems, 191-206. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-49944-4_15
  7. Fernandes, Ana; Vicente, Henrique; Figueiredo, Margarida; Neves, Mariana; Neves, José. "An Evaluative Model to Assess the Organizational Efficiency in Training Corporations". In Future Data and Security Engineering, 415-428. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-48057-2_29
  8. Neves, J.; Figueiredo, Margarida; Vicente, Lidia; Gomes, G.; Macedo, J.; Vicente, Henrique. "Quality of Learning under an All-inclusive Approach". In Methodologies and Intelligent Systems for Technology Enhanced Learning, Advances in Intelligent and Soft Computing, 41-50. Switzerland, Suiça: Springer International Publishing, 2015.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-19632-9_6
  9. Figueiredo, Margarida; Esteves, M. Lurdes; Neves, José; Vicente, Henrique. "Lab Classes in Chemistry Learning an Artificial Intelligence View". In International Joint Conference SOCO’14-CISIS’14-ICEUTE’14, Advances in Intelligent Systems and Computing, 565-575. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2014.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-07995-0_56
  10. Figueiredo, Margarida; Vicente, Henrique; Neves, J.. "School Dropout Screening through Artificial Neural Networks based Systems". In Advances in Educational Technologies, Educational Technologies Series, 22-27. Grécia, Grécia: INASE, 2014.
    Publicado
  11. Paixão, Fátima; Figueiredo, Margarida. "¿Ciencia, Tecnología y Sociedad - Qué Interacción? Las Minas de São Domingos". In Secuencias de Enseñanza - Aprendizaje sobre la Naturaleza de la Ciencia y la Tecnología, 1-20. Palma de Mallorca, Espanha, Espanha: Ministerio de Ciencia e Innovación do Gobierno de España, 2014.
    Publicado
  12. Paixão, Fátima; Figueiredo, Margarida. "¿Lo que observamos corresponde a la Naturaleza tal como realmente es? Después de todo, ¿qué vemos?". In Secuencias de Enseñanza - Aprendizaje sobre la Naturaleza de la Ciencia y la Tecnología, 1-24. Palma de Mallorca, Espanha, Espanha: Ministerio de Ciencia e Innovación do Gobierno de España, 2014.
    Publicado
  13. Paixão, Fátima; Figueiredo, Margarida. "¿Existe dependencia entre la Ciencia y la Tecnología? ¡Y no había agua!". In Secuencias de Enseñanza - Aprendizaje sobre la Naturaleza de la Ciencia y la Tecnología, 1-14. Palma de Mallorca, Espanha, Espanha: Ministerio de Ciencia e Innovación do Gobierno de España, 2014.
    Publicado
  14. Figueiredo, Margarida; Vicente, Lidia; Vicente, Henrique; Alves, Victor; Neves, José. "An Extension of the Eindhoven Classification Model to the Educational Sector". In Advances in Intelligent Systems Research, 596-603. Paris, France, França: Atlantis Press, 2013.
    Publicado • 10.2991/icaicte.2013.119
  15. Figueiredo, Margarida; Paixão, Fátima. "Opiniões sobre a natureza da ciência e da tecnologia de estudantes portugueses do ensino superior". In Ciencia, tecnologia y sociedad en Iberoamerica: una evaluación de la comprensión de la naturaleza de ciencia y tecnologia, 77-89. Madrid, Espanha, Espanha: Centro de Altos Estudos Universitários, OEI (Organización de los Estados Iberoamericanos), 2011.
    Publicado
Edição de livro
  1. Figueiredo, Margarida; Ramalho, J. P.; Carvalho, A.; Galacho, C.; Marques, J.; Gomes, J. R.; Mendes, Paulo J.G.; Martins, L.; Ferreira, T.. Book of Abstracts of XII Encontro Nacional de Química-Física/ I Simpósio de Química Computacional. Évora, Portugal: Universidade de Évora. 2016.
  2. Conde, A. F.; Galacho, C.; Rosado, F.; Figueiredo, Margarida; Valente, M.; Mendes, Paulo J.; Ferreira, T.. Chimica: a arte de transformar a matéria. Évora, Portugal: Universidade de Évora. 2013.
  3. Figueiredo, Margarida; Ferreira, T.; Galacho, C.; Teixeira, A.P.S.; Mendes, Paulo J.G.; Pereira, A.. Jornadas do Departamento de Química de Évora 2013. Évora, Portugal, Portugal: Universidade de Évora. 2013.
  4. Figueiredo, Margarida; Carrott, P.J.M.; Ferreira, T.; Galacho, C.; Mendes, Paulo J.G.; Teixeira, A.P.S.; Figueiredo, M.R.D.T.. Jornadas do Centro de Química de Évora 2011 | Livro de Resumos. Évora, Portugal, Portugal: Universidade de Évora. 2011.
Livro
  1. Figueiredo, M.; Esteves, M.L.; Chaves, H.; Neves, J.; Vicente, H.. An Assessment of the Weight of the Experimental Component in Physics and Chemistry Classes. 2022.
    10.1007/978-3-030-92666-3_29
  2. Figueiredo, M.; Fernandes, A.; Ribeiro, J.; Neves, J.; Dias, A.; Vicente, H.. An assessment of students’ satisfaction in higher education. 2020.
    10.1007/978-3-030-52538-5_16
  3. Fernandes, A.; Figueiredo, M.; Dias, A.; Ribeiro, J.; Neves, J.; Vicente, H.. A Case-Based Approach to Assess Employees’ Satisfaction with Work Guidelines in Times of the Pandemic. 2020.
    10.1007/978-3-030-61702-8_13
  4. Figueiredo, M.; Vicente, H.; Ribeiro, J.; Neves, J.. Awareness of school learning environments. 2019.
    10.1007/978-3-319-98872-6_18
  5. Fernandes, A.; Carvalho, F.; Ribeiro, J.; Vicente, D.; Faria, J.; Figueiredo, M.; Capita, A.; Neves, J.; Vicente, H.. Fully Informed Classification Systems Simpler, Maybe Better. 2019.
    10.1007/978-3-030-37858-5_1
  6. Vicente, H.; Figueiredo, M.; Dias, A.; Marques, J.; Araújo, I.; Maia, N.; Ribeiro, J.; Neves, J.. Improving the perception of chemistry in higher education programs through many-valued empirical machines. 2018.
    10.3233/978-1-61499-927-0-563
Resumo em conferência
  1. Figueiredo, M.; Paixão, Fátima. "As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade". Trabalho apresentado em Jornadas do Departamento de Química 2013, Évora, 2013.
    Publicado
  2. Figueiredo, M.; Candeias, António; Conde, A. F.; Ferreira, T.; Galacho, C.; Mendes, Paulo J.; Nabais, J.M.V.; et al. "Scientific objects in the exhibition CHIMICA| the art of transforming Matter". Trabalho apresentado em Colóquio Internacional “O Património Industrial: dos objetos ao território, Évora, 2013.
    Publicado
  3. Figueiredo, M.; Paixão, Fátima. "A Natureza da Ciência nos Programas do Ensino Secundário Português". Trabalho apresentado em VII Seminário Ibérico/III Seminário Ibero-americano CTS no ensino das Ciências, Madrid, 2012.
    Publicado
  4. Figueiredo, M.; Paixão, Fátima. ""As Minas de São Domingos”, um recurso didático para melhorar a compreensão sobre a Interação CTS". Trabalho apresentado em VII Seminário Ibérico/III Seminário Ibero-americano CTS no ensino das Ciências, Madrid, 2012.
    Publicado
  5. Figueiredo, M.; Cordeiro, G. "Análise comparativa de duas metodologias de ensino na Química de oitavo ano: vantagens e desvantagens da metodologia tradicional e da metodologia Investigativa". Trabalho apresentado em Jornadas do Centro de Química de Évora, Évora, 2011.
    Publicado
  6. Figueiredo, M.; Vicente, Henrique; Esteves, L.. "Caracterização do Trabalho Experimental Realizado no Ensino Secundário e Estudo da Importância do mesmo na Aprendizagem da Química". Trabalho apresentado em Jornadas do Centro de Química de Évora 2011, Évora, 2011.
    Publicado
  7. Figueiredo, M.; Carrott, P.J.M.; Ferreira, T.; Mendes, Paulo J.; Nabais, J.M.V.. "AIQ2011: E se de repente Évora lhe oferecer Química?". Trabalho apresentado em XXII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química/XXIIENSPQ, Braga, 2011.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/09/01 - 2022/07/18 Porquê estudar Química? Fatores que influenciaram a escolha dos alunos do Curso de Licenciatura em Química da Universidade de Évora e do 12°Ano de escolaridade das escolas secundárias do Concelho de Évora
Coorientador de Najara Marinho de Assis
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2020/02/01 - 2020/06 Avaliação da Literacia Ambiental com Recurso a Sistemas Inteligentes
Coorientador de Alexandre Dores Dias
Biotecnologia (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Évora, Portugal
2014 - 2014 A importância do ozono e de outros filtros solares - uma abordagem experimental
Orientador
Mestrado em Química em Contexto Escolar (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2013 O Ensino e a Aprendizagem sobre a Natureza da Ciência e Tecnologia: Contributo para o estudo das ideias dos alunos sobre a interdependência entre a ciência e a Tecnologia
Orientador
Mestrado em Química em Contexto Escolar (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2013 - 2013 O Ensino da Física e Química numa perspetiva Ciência - Tecnologia - Sociedade - Ambiente
Orientador
Mestrado em Química em Contexto Escolar (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2012 - 2012 A Aprendizagem das Ciências em contextos Não Formais e suas implicações pedagógicas. Contributo do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de Ciências Fisico-Químicas
Orientador
Mestrado em Química em Contexto Escolar (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2011 Análise comparativa de duas metodologias de ensino na Química de oitavo ano: vantagens e desvantagens da metodologia tradicional e da metodologia investigativa
Orientador
Mestrado em Química em Contexto Escolar (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2011 Caracterização do Trabalho Experimental Realizado no Ensino Secundário e Estudo da Importância do mesmo na Aprendizagem da Química
Orientador
Mestrado em Química em Contexto Escolar (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2010 Desenvolvimento e implementação de uma abordagem CTSA do conceito de acidez
Orientador
Mestrado em Química em Contexto Escolar (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017 - Atual Chemistry Education Research and Practice Royal Society of Chemistry
2010/09/13 - Atual REnCiMA - Revista de Ensino de Ciências e Matemática Universidade Cruzeiro do Sul

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016/01 - Atual Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em CiênciaAIA-CTS
2015/01 - Atual Associação Portuguesa de Educação em Ciências - APEduC