???global.info.a_carregar???
Investigador Doutorando (bolseiro 2020.08307.BD/FCT) em Ciências da Comunicação no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho (UMinho). Mestre em Administração pela IMED Business School (2017). Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Passo Fundo (2015). Tem experiência e interesse nas áreas de Comunicação e Administração, atuando principalmente em temáticas relacionadas a Gerontecnologia, Marketing, Redes Sociais e Sustentabilidade. Membro sócio da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e integrante dos Grupos de Trabalho: Jovens Investigadores; Publicidade e Cibercultura.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mateus Luan Dellarmelin
Data de nascimento
1993/03/03
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Dellarmelin, Mateus Luan

Identificadores de autor

Ciência ID
F21F-0128-3A92
ORCID iD
0000-0002-6898-2341
Google Scholar ID
f89NkjkAAAAJ&hl
Scopus Author Id
57201734280

Endereços de correio eletrónico

  • mateusluand@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
Formação
Grau Classificação
2020/09 - 2023/09
Em curso
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Amizades Online: Um estudo com Idosos no Brasil e em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2017
Concluído
Mestrado em Administração (Master)
Faculdade Meridional, Brasil
18
2015
Concluído
Publicidade e Propaganda (Bachelor)
Universidade de Passo Fundo, Brasil
18
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/12/31 - Atual Investigador Doutorando Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2014/03 - 2014/11 Estágio em Mídia no Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda (NexPP) Universidade de Passo Fundo, Brasil
2013/07 - 2014/02 Estágio no Departamento de Comunicação e Marketing Clube Recreativo Juvenil, Brasil
2012/06 - 2012/12 Estágio no Departamento de Comunicação e Marketing Digital Margil Calçados, Brasil
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - Atual Inovação, Estratégia Ambiental e Economia Circular na Performance Organizacional e Desenvolvimento Sustentável: Uma perspectiva das Empresas do Nordeste Brasileiro
n/a
Outra
Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Brasil
Em curso
2016 - 2017/04 Inovações, Gerações e Ações Socioambientais nas Organizações
Investigador
Faculdade Meridional, Brasil
Fundação Meridional
Concluído
2015 - 2016/12/30 O Consumo na Sociedade
Investigador
Faculdade Meridional, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Dellarmelin, Mateus Luan; Balbinot, Valmiria Antonia. "Representações Sociais dos Idosos em Publicidade (2007-2017): Um estudo comparativo entre Brasil e Portugal". Trabalho apresentado em XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - InterComSul, Porto Alegre, 2019.
    Publicado
  2. Dellarmelin, Mateus Luan; Moraes, Jhony Pereira; Hoeckesfeld, Lenoir; Severo, Eliana Andrea. "A Influência do Branding Sustentável sobre a Intenção de Compra, Disposição a pagar e as Reações Emocionais dos Consumidores: Um Estudo Experimental". Trabalho apresentado em XIX Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente - ENGEMA, São Paulo, 2017.
    Publicado
  3. Severo, Eliana Andrea; Guimarães, Julio Cesar Ferro de; Dellarmelin, Mateus Luan; Capitanio, Rossana Parizzotto. "A Influências das Redes Sociais sobre a Consciência Ambiental e a Responsabilidade Social das Gerações". Trabalho apresentado em XIX Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente - ENGEMA USP, São Paulo, 2017.
    Publicado
  4. Dellarmelin, Mateus Luan; Lazzarotto, Josieli; Severo, Eliana Andrea. "A Influência da Inovação Sustentável sobre a Disposição a Pagar e a Intenção de Compra do Consumidor.". Trabalho apresentado em XVIII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente - ENGEMA, São Paulo, 2016.
    Publicado
  5. Severo, Eliana Andrea; Guimarães, Julio Cesar Ferro de; Brito, Lydia Maria Pinto; Dellarmelin, Mateus Luan. "Sustentabilidade ambiental, práticas ambientais e consumo sustentável: a percepção das gerações Baby boomers, X e Y". Trabalho apresentado em XVIII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente - ENGEMA, São Paulo, 2016.
    Publicado
  6. Dellarmelin, Mateus Luan; Moraes, Adriano da Cunha ; Teixeira, Caroline Trindade; Pigatto, Fernanda; Balbinot, Valmiria Antonia. "Hashtag Vovôs On-line: Análise do Comportamento e Utilização das Redes Sociais pelos Idosos". Trabalho apresentado em XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - XXII Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, São Paulo, 2016.
    Publicado
  7. Ruffato, Juliane; Dellarmelin, Mateus Luan; Guimarães, Julio Cesar Ferro de. "Instabilidade no Mercado do Ouro: Caso de Ensino no Comércio Varejista de Joias". Trabalho apresentado em 9º Congresso Latino-Americano de Varejo: Economia Colaborativa, São Paulo, 2016.
    Publicado
  8. Dellarmelin, Mateus Luan; Adriano da Cunha Moraes; Caroline Trindade Teixeira; Fernanda Pigatto; Balbinot, Valmiria Antonia. "Hashtag Vovôs On-line: Análise do Comportamento e Utilização das Redes Sociais pelos Idosos". Trabalho apresentado em XVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sul - XXIII Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, Curitiba, 2016.
    Publicado
  9. Petri, Malena Piloni; Dellarmelin, Mateus Luan; Guimarães, Julio Cesar Ferro de; Severo, Eliana Andrea. "Expandir ou Manter? Um Caso de Ensino sobre o On The Road Bar". Trabalho apresentado em II Simpósio Internacional de Inovação em Cadeias Produtivas do Agronegócio, Caxias do Sul, 2016.
    Publicado
  10. Corte, Vitor Francisco Dalla; Dellarmelin, Mateus Luan; Rodrigues, Gabriele. "Organic and GMO foods, what is the perception of university students?". Trabalho apresentado em 26th Annual International Food and Agribusiness Management Association World Conferencer - 12 th Wageningen International Conference on Chain and Network Management, Aarhus, 2016.
    Publicado
  11. Ruffatto, Juliane; Dellarmelin, Mateus Luan; Guimarães, Julio Cesar Ferro de. "Instabilidade do Mercado do Ouro no Comércio Varejista de Joias: Caso de Ensino". 2015.
    10.18226/610001/mostraxv.2015.31
  12. Dellarmelin, Mateus Luan; Froemming, Lurdes Marlene Seide. "Vovôs Conectados: Análise da utilização das Redes Sociais pelos Idosos". Trabalho apresentado em XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Caxias do Sul, 2015.
    10.18226/610001/mostraxv.2015.130
  13. Dellarmelin, Mateus Luan; Betencourt, Maria Goreti. "Atributos de compra do Consumidor homossexual para o segmento de vestuário". Passo Fundo, 2015.
    10.18226/610001/mostraxv.2015.129
  14. Dellarmelin, Mateus Luan; Bagatini, Francine Zanin ; Bianchi, Simone Terezinha ; Betencourt, Maria Goreti ; Medeiros, Janine Fleith de. "Diz-me com quem andas e te direi o que consomes. Análise do comportamento de compra dos homossexuais passo-fundendes". Trabalho apresentado em XXI Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, Florianópolis, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Dellarmelin, Mateus Luan; Ana Duarte Melo. "Entre o apelo social e o promocional: um estudo sobre o impacto do conteúdo de comunicação em tempos de covid-19". Revista Comunicação Pública 17 32 (2022): 1. https://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/260.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34629/cpublica.260
  2. Severo, Eliana Andrea; Guimaraes, Julio Cesar Ferro de; Dellarmelin, Mateus Luan. "Impact of the COVID-19 Pandemic on environmental awareness, sustainable consumption and social responsibility: evidence from generations in Brazil and Portugal". Journal of Cleaner Production (2021): https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S095965262034991X.
    Publicado • https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.124947
  3. Dellarmelin, Mateus Luan; Rabot, Jean Martin. "'Quem define a idade certa para ser você?' Uma análise da publicidade #VelhaPra". Tríade: Revista de Comunicação, Cultura e Mídia 9 20 (2021): 191-217. http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade/article/view/4017.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Dellarmelin, Mateus Luan. "“Com que Roupa Eu Vou?” Percepções dos Consumidores Idosos masculinos sobre Roupas". Qualitas Revista Eletrônica 20 3 (2020): 55-78. http://dx.doi.org/10.18391/req.v20i3.5374.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18391/req.v20i3.5374
  5. Dellarmelin, Mateus Luan. ""Old is your Grandma!": A study on clothes for Elderly Consumers". CBR - Consumer Behavior Review 4 2 (2020): 84-102. https://periodicos.ufpe.br/revistas/cbr/article/view/244443/35112.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Dellarmelin, Mateus Luan. "Isto é muito Black Mirror?". Aniki Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 7 1 (2020): 204-209. https://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/529.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14591/aniki.v7n1.529
  7. Severo, Eliana Andrea; Guimarães, Julio Cesar Ferro de; Dellarmelin, Mateus Luan; Capitanio, Rossana Parizzotto. "The influence of social networks on environmental awareness and the social responsibility of generations". Brazilian Business Review 16 5 (2019): 500-518. http://www.bbronline.com.br/index.php/bbr/article/view/544#.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15728/bbr.2019.16.5.5
  8. Dellarmelin, Mateus Luan; Froemming, Lurdes Marlene Seide. "O Uso da Tecnologia Assistiva em produtos: Um estudo sobre Roupas para Consumidores Idosos". Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia 10 25 (2019): 1-32. https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/8047/pdf_1.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Moura, Emilia; Balbinot, Valmiria Antonia; Dellarmelin, Mateus Luan. "A Comunicação nas Microempresas Familiares: Um estudo de caso em Passo Fundo (RS)". Comunicação: Reflexões, Experiências, Ensino 15 1 (2019): 45-58. http://ojs.up.com.br/index.php/comunicacao/article/view/1155.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Dellarmelin, Mateus Luan; Balbinot, Valmiria Antonia. "Representações Sociais dos idosos em Publicidade (2007-2017): Um estudo comparativo entre Brasil e Portugal". Rastros - Revista do Núcleo de Estudos em Comunicação 26 (2019): 11-26. http://www.ielusc.br/aplicativos/ojs_necom/index.php/SECORD/article/view/328.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Almeida, Franco Benites de ; Pimenta, Vitor de Oliveira; Dellarmelin, Mateus. "#JustiçaParaMarielleEAnderson: uma análise da rede no Twitter". Revista Temática 14 (2018): 1-16. http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/43468.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n12.43468
  12. Severo, Eliana Andrea; Guimarães, Julio Cesar Ferro de; Brito, Lydia Maria Pinto; Dellarmelin, Mateus Luan. "ENVIRONMENTAL SUSTAINABILITY AND SUSTAINABLE CONSUMPTION: THE PERCEPTION OF BABY BOOMERS, GENERATION X AND Y IN BRAZIL". Revista de Gestão Social e Ambiental 11 3 (2018): 92-110. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v11i3.1266.
    Acesso aberto • 10.24857/rgsa.v11i3.1266
  13. Dellarmelin, Mateus Luan; Moraes, Jhony Pereira; Hoeckesfeld, Lenoir; Severo, Eliana Andréa; Hahn, Ivanete Schneider. "The influence of green branding on purchase intention, willingness to pay and consumers' emotional response: an experimental study". Latin American J. of Management for Sustainable Development 4 1 (2018): 69. http://dx.doi.org/10.1504/lajmsd.2018.091327.
    Acesso aberto • 10.1504/lajmsd.2018.091327
  14. Dellarmelin, Mateus Luan; Severo, Eliana Andréa; Lazzarotto, Josieli. "A INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL E DO LUXO SOBRE A DISPOSIÇÃO A PAGAR E A INTENÇÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR". REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 23 2 (2017): 258-273. http://dx.doi.org/10.1590/1413.2311.058.62218.
    Acesso aberto • 10.1590/1413.2311.058.62218
  15. Dellarmelin, Mateus Luan; Balbinot, Valmiria Antonia; Froemming, Lurdes Marlene Seide. "ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS PELOS IDOSOS". Revista Sociais e Humanas 30 1 (2017): 174-184. http://dx.doi.org/10.5902/2317175824669.
    Acesso aberto • 10.5902/2317175824669
  16. Ruffato, Juliane; Dellarmelin, Mateus Luan; Guimarães, Julio Cesar Ferro de. "INSTABILIDADE NO MERCADO DO OURO: UM CASO DE ENSINO APLICADO NO COMÉRCIO VAREJISTA DE JOIAS". Desenvolve Revista de Gestão do Unilasalle 5 3 (2016): 137-150. http://dx.doi.org/10.18316/2316-5537.16.33.
    Acesso aberto • 10.18316/2316-5537.16.33
  17. Dellarmelin, Mateus Luan; Sausen, Jorge Oneide. "MUDANÇA E ADAPTAÇÃO ESTRATÉGICA EM UMA EMPRESA FAMILIAR DO RAMO DE TRANSPORTES: UM ESTUDO DE CASO LONGITUDINAL". Revista GESTO 4 1 (2016): 87. http://dx.doi.org/10.20912/2358-0216/2016.v4i1.1932.
    Acesso aberto • 10.20912/2358-0216/2016.v4i1.1932
Capítulo de livro
  1. Petri, Malena Piloni; Dellarmelin, Mateus; Guimarães, Julio Cesar Ferro de; Severo, Eliana Andrea. "Um Caso de Ensino sobre o On the Road Bar: Expandir ou Manter?". In Inovação e Tecnologia no Agronegócio como Alternativa para a Economia do Brasil, 47-56. Caxias do Sul, Brasil: Editora da Universidade de Caxias do Sul - EDUCS, 2017.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Dellarmelin, Mateus Luan; Balbinot, Valmiria Antonia; Colussi, Eliane Lucia. "Representações Sociais dos Idosos em Publicidades: Um estudo comparativo em anúncio publicitários no Brasil e em Portugal nos anos de 2007 e 2017". Trabalho apresentado em IV International Congress of Studies of Human Aging, Passo Fundo, 2018.
    Publicado
  2. Dellarmelin, Mateus Luan; Balbinot, Valmiria Antonia. "Mapeamento Bibliográfico de Pesquisas sobre o Consumidor Idoso em Revistas Científicas". Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano: Envelhecer na Contemporaneidade 2014, Passo Fundo, 2014.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2016/09/07 Hashtag Vovôs On-line: Análise do Comportamento e Utilização das Redes Sociais pelos Idosos XXIII Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (São Paulo, Brasil)
2016/05/27 Hashtag Vovôs On-line: Análise do Comportamento e Utilização das Redes Sociais pelos Idosos XXIII Prêmio da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação da Região Sul
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e INTERCOM (Curitiba, Brasil)
2015/11/27 Atributos de Consumo dos homossexuais para o segmento de vestuário XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão
Universidade de Caxias do Sul (Caxias do Sul, Brasil)
2014/05/09 Diz-me com quem andas e te direi o que consomes. Análise do comportamento de compra dos homossexuais passo-fundendes XXI Prêmio Expocom 2014 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação
XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - Universidade do Sul de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/09/05 - 2022/09/07 4.ª Escola de Verão do GT de Jovens Investigadores da Sopcom (2022/09/05 - 2022/09/07)
Outro (Membro da Comissão Científica)
GT Jovens Investigadores da SOPCOM, Portugal

Universidade Lusófona do Porto, Portugal
2021/09/16 - 2021/09/17 Membro da Comissão de Organização do V Encontro dos Jovens Investigadores (2021/09/16 - 2021/09/17)
Encontro
GT Jovens Investigadores da SOPCOM, Portugal
2018/09 - 2018/10 Membro da Comissão Organizadora das VI Jornadas Doutorais em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais (2018/10/15 - 2018/10/16)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2017/11/23 - 2017/11/25 Voluntário na Organização do III Congresso Internacional sobre Culturas - Interfaces da Lusofonia (2017/11/23 - 2017/11/25)
Congresso (Outra)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2016/11 - 2016/11 Membro da Comissão de Organização do 2º Horizontes de Pesquisa em Administração - HOPEAD (2016/11/23 - 2016/11/24)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Faculdade Meridional, Brasil
2015/11 - 2015/11 Membro da Comissão de Organização do 1º Horizontes de Pesquisa em Administração - HOPEAD (2015/11/17 - 2015/11/17)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Faculdade Meridional, Brasil
2013/10 - 2013/10 Voluntário da Organização da XIV Semana Acadêmica da Faculdade de Artes e Comunicação FAC/UPF (2013/10/21 - 2013/10/25)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Fundação Universidade de Passo Fundo, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/07/18 - 2022/07/22 Acesso Aberto a Publicações e Gestão e Abertura de Dados da Investigação
Outro
Escola de Verão de Ciência Aberta 2022
Universidade do Minho, Portugal
2022/05/11 - 2022/05/11 Edição e publicação de um artigo em JATS-XML Workshop "Como publicar artigos em JATS-XML no OJS "
UMinho Editora, Portugal
2022/04/30 - 2022/04/30 ‘Descomplicar a Ciência: o Poder da Comunicação”.
Outro
II Jornadas de Comunicação de Ciência
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2022/04/30 - 2022/04/30 Workshop - Data Visualization: uma imagem vale mais do que mil estatísticas.
Oficina (workshop)
II Jornadas de Comunicação de Ciência
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2022/04/11 - 2022/04/13 XII Congresso SOPCOM: Comunicação & Disrupção - Desafios culturais, societais e tecnológicos
Congresso
XII Congresso SOPCOM
NOVA FSCH, Portugal

Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal
2022/03/23 - 2022/03/23 Esta breve conversa terá como objetivo responder à questão “porquê e como implementar a ciência aberta?”. Tentando apresentar uma dimensão mais prática, destacam-se os requisitos dos financiadores, em particular da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e os dois serviços oferecidos pela Universidade do Minho para a implementação das políticas (RepositóriUM e DataRepositóriUM).
Outro
Sessão informativa sobre Ciência Aberta
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2021/06/23 - 2021/06/23 Moderador do 27º Webinário: #DetoxDigital como Mercado - https://www.youtube.com/watch?v=u7PqkuKmkPk
Outro
27º Webinário do GT Jovens Investigadores da SOPCOM
GT Jovens Investigadores da SOPCOM, Portugal
2021/05/12 - 2021/05/12 O mote para a conferência do projeto Media Coach que teve lugar online no da 12 de maio é Comunicação e literacia mediática em tempos de pandemia.
Conferência
2ª Conferência Media Coach: Comunicação e literacia mediática em tempos de pandemia
Projecto Europeu MediaCoach, Portugal
2021/04/27 - 2021/04/27 Este evento destinou-se a apresentar as potencialidades do software de análise qualitativa webQDA, especificamente na análise de dados não numéricos e não estruturados (texto, vídeo, imagem e áudio). Após uma apresentação das áreas e funcionalidades do webQDA, foi realizada uma demonstração do processo de categorização e codificação no software. Também foi demonstrado como o webQDA pode ser usado em diversas metodologias de investigação e técnicas de análise de dados, nomeadamente em análise de conteúdo e revisão sistemática de literatura.
Seminário
Seminário Investigação Qualitativa com o apoio do software webQDA
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil
2021/03/16 - 2021/03/16 Webinar: "O Algoritmo preciso, o Algoritmo confuso e a Educação para os Media".
Outro
Webinar - GT Comunicação e Educação da SOPCOM
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal
2020/11/17 - 2020/11/17 Mesa - A reconfiguração das relações sociais na contemporaneidade
Conferência
XIX Semana de Pós- Graduação em Ciências Sociais
Fundação Editora UNESP, Brasil
2020/11/06 - 2020/11/06 Seminário Internacional COMEDIG - (online)
Seminário
COMEDIG: Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal
Universidade de Coimbra, Portugal
2020/10/16 - 2020/10/16 Seminário: "Ética para a Investigação em Ciências Sociais".
Seminário
Ética para a Investigação em Ciências Sociais
Universidade do Minho, Portugal
2020/05/27 - 2020/05/27 Webinar
Outro
Ciência e COVID-19: A pesquisa científica em defesa da sociedade
Faculdade Meridional, Brasil
2020/03/03 - 2020/03/03 Colóquio Internacional Liberdade de Expressão, Liberdade de Imprensa e Discurso de Ódio
Seminário
Colóquio Internacional Liberdade de Expressão, Liberdade de Imprensa e Discurso de Ódio
Universidade do Porto, Portugal
2020/01/16 - 2020/01/16 Seminário Permanente de Políticas de Comunicação e Cultura:
Seminário
Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2019/11/12 - 2019/11/12 Workshop sobre 'Estudos de Mercado e de Tendências: Conhecer para Comunicar'.
Oficina (workshop)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2018/11/28 - 2018/11/28 Sessão de Formação
Outro
Pesquisa de Informação Estatística no Portal de Estatísticas Oficiais INE
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2018/05/25 - 2018/05/25 Workshop
Oficina (workshop)
Grupos Focais
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2018/05/25 - 2018/05/25 Participação em Seminário Doutoral
Seminário
Studying the Media: the look of a sociologist
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2018/04/27 - 2018/05/04 Workshop
Oficina (workshop)
Workshop sobre Software SPSS Statistics
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2018/04/19 - 2018/04/19 Workshop
Oficina (workshop)
Métodos etnográficos
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2018/03/23 - 2018/03/23 Workshop
Oficina (workshop)
Análise de Imagens
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2018/03/21 - 2018/03/21 Ação de Formação
Outro
Scopus: bases de dados de referência e citação
Universidade do Minho, Portugal
2018/03/06 - 2018/03/06 Ouvinte
Seminário
Seminário Permanente de Comunicação e Diversidade: Gerações, Média e Diversidade
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2018/02/23 - 2018/02/23 Workshop
Oficina (workshop)
Análise de Conteúdo com Métodos Quantitativos
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2018 - 2018 Participação em oficina
Oficina (workshop)
Grupos Focais e Triangulação Metodológica
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2017/11/07 - 2017/11/07 Ouvinte
Seminário
“Cidadania Académica e o Lugar Digno do Outro na Investigação”
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2017/11/06 - 2017/11/06 Participação em Workshop sobre Ferramentas para a Gestão de Dados no ciclo de vida da investigação: planeamento, documentação e partilha
Oficina (workshop)
3º Fórum de Gestão de Dados de Investigação
Universidade do Minho, Portugal
2015/10/02 - 2015/10/02 Ouvinte
Seminário
X Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Administração
Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil
2013/08/27 - 2013/08/31 Ouvinte
Congresso
15º Jornada Nacional de Literatura
Universidade de Passo Fundo, Brasil
2013/05/19 - 2013/05/19 Ouvinte
Seminário
FAS Universitário 2013 - Fórum ADCE-FAC/UPF de Sustentabilidade: Sustentabilidade diz respeito ao seu futuro ao seu planeta e a você.
Universidade de Passo Fundo, Brasil
2012/05 - 2012/06/02 Ouvinte
Congresso
XIII Intercom Sul
Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Brasil
2012 - 2012 Ouvinte
Seminário
IV Encontro de Publicidade Regional: Da Arte à indústria: a publicidade no mercado
Universidade de Passo Fundo, Brasil
2011/08/10 - 2011/08/15 Ouvinte
Congresso
16 Congresso Latino Americano e Caribenho de Estudantes - CLAE
Universidad Catolica Uruguay, Uruguai
2011 - 2011 Ouvinte
Seminário
III Seminário de Publicidade Regional - Publicidade e Propaganda UPF-15 anos.
Universidade de Passo Fundo, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/04 Analisando um audiovisual publicitário: Atualização da propaganda audiovisual da marca Coca-Cola durante os anos 2000
Arguente principal
Willian Daga (Outro)
Universidade de Passo Fundo, Brasil
2019/04 Funil de vendas para Empresas Digitais
Arguente principal
Giulia Batista Neitzke (Outro)
Universidade de Passo Fundo, Brasil
2019/04 O Design como potencializador na geração de leads nas Redes Sociais digitais
Arguente principal
Gustavo Fuchs (Outro)
Universidade de Passo Fundo, Brasil
2019/04 O E-commerce e o Marketing Digital: Uma análise do segmento moda praia
Arguente principal
Natália Felippi Chiella (Outro)
Universidade de Passo Fundo, Brasil
2019/04 O gerenciamento das redes sociais e mídias digitais como estratégia principal para divulgação da marca Santa Ju – Ateliê de criação da cidade de Marau (RS)
Arguente principal
Fernanda Hioppe Albanus (Outro)
Universidade de Passo Fundo, Brasil
2019/04 O Uso do Instagram como ferramenta de comunicação pelas Universidades Comunitárias do Norte do RS
Arguente principal
Greta de Oliveira (Outro)
Universidade de Passo Fundo, Brasil
2019/04 As interfaces da Publicidade e das Relações Públicas na construção de imagem da Cervejaria Heineken no Brasil
Arguente principal
Monique Juliana Monteiro de Mello Baudino (Outro)
Universidade de Passo Fundo, Brasil
2019/04 Comunicação Interna: Um estudo da cooperativa Cotribá
Arguente principal
Rosângela Tatsch (Outro)
Universidade de Passo Fundo, Brasil
2019/04 O papel do design gráfico na construção da marca institucional
Arguente principal
Alissa da Silva Farias (Outro)
Universidade de Passo Fundo, Brasil

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2015 - 2015 III Mostra de Iniciação Científica da Faculdade Anglicana de Tapejara Tapejara

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/09/01 - Atual Revista Comunicando (2182-4037) Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom) | LabCom - Comunicação e Artes

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017/04 - 2017/07 Marketing Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, Brasil
2016/05 - 2016/08 Metodologia Cientifíca Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, Brasil

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2022/03/28 Entrevista Online - Investigador em Destaque para o GT Jovens Investigadores da Sopcom GT Jovens Investigadores da Sopcom

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021/02/10 - Atual Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - Sopcom
2017/12 - 2018/12 Conselho do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho Representante dos alunos de 3º ciclo do Instituto de Ciências Sociais (ICS) no Conselho do Instituto da Universidade do Minho (UMinho), gestão 2017/2018. Despacho Normativo nº. 14/2017, de 21 de setembro.

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/07 - Atual Revista Inter-Americana de Comunicação Midiática (2175-4977) Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
2021/02 - Atual Future Studies Research Journal: Trends and Strategies (2175-5825) FIA/USP
2020/12 - Atual Comunicação e Inovação (2178-0145) Programa de Pós-graduação em Comunicação da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP) - Brasil
2020/11 - Atual REUNIR Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade (2237-3667) Programa de Pós-Graduação em Adinistração Pública - PROFIAP (Mestrado Profissional em Admininistração Pública), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
2020/01 - Atual Revista de Administração (RAIMED) (2237-7956) RAIMED
2019/11 - Atual Consumer Behavior Review (2526-7884) Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
2019/05 - Atual Ámbitos Revista Internacional de Comunicación (1988-5733) Editorial Universidad de Sevilla - US
2021/07 - 2022/08 SN Business & Economics (2662-9399) Springer Nature
2020/10 - 2020/10 Interpersona: An International Journal on Personal Relationships (1981-6472) Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
2019/01 - 2020/03 Cadernos de Comunicação (2316-882X) Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
2018/01 - 2018/08 Revista Sociais e Humanas (2317-1758) Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2012/03 - 2012/07 Tutor na disciplina de Editoração Gráfica para Publicidade e Propaganda Turma do 1º semestre do curso de Publicidade e Propaganda
Distinções

Prémio

2016 Prêmio Expocom Nacional 2016 da XXIII Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. Categoria: Publicidade e Propaganda; Modalidade: Pesquisa Mercadológica (avulso)
Intercom, Brasil

Universidade de São Paulo, Brasil
2016 Prêmio Expocom Regional 2016 da XXIII Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. Categoria: Publicidade e Propaganda. Modalidade: Pesquisa Mercadológica (avulso).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil

Intercom, Brasil

Outra distinção

2022 Investigador Destaque
GT Jovens Investigadores da SOPCOM, Portugal
2017 Menção Honrosa na categoria Educação e Sustentabilidade no XIX Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente
Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, Brasil
2017 Menção Honrosa na categoria Marketing e Sustentabilidade no XIX Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente
Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, Brasil
2017 Melhor Trabalho do Evento XIX ENGEMA - A influência das Redes Sociais sobre a Consciência Ambiental e a Responsabilidade Social das Gerações
Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, Brasil
2016 Menção Honrosa na categoria Inovação Sustentável para a Sustentabilidade-XVIII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente - ENGEMA
Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, Brasil
2016 Menção Honrosa na categoria de Gestão Ambiental no XVIII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente - ENGEMA
Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, Brasil