???global.info.a_carregar???
Licenciada em Sociologia pelo Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (2007) e Mestre em Sociologia da Educação (2011), pela mesma instituição. Desde 2013 que é Assistente de Investigação no Cies-Iscte, tendo participado em vários projetos de investigação e iniciativas científicas, sobretudo nas áreas da sociologia da educação e das políticas públicas educativas. É candidata ao Doutoramento de Sociologia (Iscte) desde 2018, tendo sido, entre 2019 e 2023, Bolseira de Doutoramento pela Fundação da Ciência e da Tecnologia. Nos últimos anos tem-se dedicado e especializado em projetos de Avaliação de Políticas Públicas na área da educação, destacando-se diferentes Programas Operacionais e políticas cofinanciadas, Desenho e Planeamento Estratégico Educativo concelhio e/ou regional.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Rita Pinheiro Vaz Capucha

Nomes de citação

  • Capucha, Ana Rita

Identificadores de autor

Ciência ID
F016-4DAD-DF15
ORCID iD
0000-0003-0378-4894
Scopus Author Id
56406435800

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia - Sociologia
Formação
Grau Classificação
2024
Em curso
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2018
Concluído
Análise de Dados em Ciências Sociais (Especialização pós-licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2007 - 2010
Concluído
Sociologia (Mestrado integrado)
Especialização em Educação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2001 - 2005
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Especialização em Geral
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - Atual Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2016 - 2017 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Forúm de Políticas Públicas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - 2020 Assistente Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010 - 2013 Professora de Inglês Sociedade Euterpe Alhandrense , Portugal
Agrupamento de Escolas Reynaldo dos Santos, Portugal
2007 - 2008 Socióloga Euro-expansão , Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/02/01 - 2023/01/31 A escola do futuro, entre a Rutura e a Reforma: Autonomia e Processos Educativos em Portugal, numa perspectiva comparada.
SFRH/BD/136034/2018
Bolseiro de Doutoramento
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2023 - Atual Acompanhamento da Implementação, Monitorização e Avaliação da Operação Integrada Local da Freguesia do Milharado
n.a.
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Câmara Municipal de Mafra
Em curso
2023 - Atual Revisão da Carta Educativa do Concelho de Sesimbra e Elaboração do Plano Estratégico Educativo Municipal
n.a.
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Câmara Municipal de Sesimbra
2022 - Atual Revisão da Carta Educativa do Concelho de Estremoz
n.a.
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Câmara Municipal de Estremoz
Em curso
2022 - 2033 Elaboração de Carta Social Supramunicipal - Baixo Alentejo
n.a.
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo
Concluído
2021/11/09 - 2024/02/29 Avaliação externa do Programa Schools 2030
na
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Em curso
2022 - 2023 Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Alto Alentejo e Cartas Educativas Municipais
n.a.
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo
2022 - 2023 Atualização das Cartas Educativas e Elaboração do Plano Estratégico Educativo do Baixo Alentejo
n.a.
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo
2021 - 2022 MAPP - Modelo de Avaliação de Políticas Públicas
POAT-77-2021-06
Investigador
ASSOCIAÇÃO ISCTE CONHECIMENTO E INOVAÇÃO CENTRO DE VALORIZAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIAs (CVTT), Portugal
Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
Concluído
2021 - 2022 Avaliação Intercalar do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE)
1978003044
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Secretaria Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
2019 - 2022 Elaboração da Carta Educativa e do Plano Estratégico Educativo do Concelho de Oeiras
n.a.
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Câmara Municipal de Oeiras
Concluído
2020 - 2021 Avaliação do Contributo do Portugal 2020 para a Promoção do Sucesso Educativo, Redução do Abandono Escolar Precoce e Empregabilidade dos Jovens para o Programa Operacional Capital Humano
n.a.
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Secretaria Geral do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Socia
Concluído
2017/06 - 2018/02 Revision of the Educational Charter of the Municipality of Lisbon
N.A
Bolseiro de Investigação
Camara Municipal de Lisboa
2017 - 2018 Revisão da Carta Educativa do Município de Lisboa
n.a.
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Camara Municipal de Lisboa
Concluído
2016 - 2017 Impactos da Redução do Número de Alunos/Turma
CTR/44/2016/DSCP
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Gabinete do Ministro da Educação
2016 - 2017 Projeto Nacional “Aprender a Ler e a Escrever em Portugal”.
n.a.
Bolseiro de Investigação
Forúm de Políticas Públicas, Portugal
Associação de Empresários para a Inclusão
Concluído
2013 - 2015 CESE Desafios Educativos na Europa do Sul. Equidade e Eficiência em tempos de crise
PTDC/IVC-SOC/5079/2012
Bolseiro de Investigação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
2007 - 2008 Género e relação dos jovens com a ciência e as carreiras científicas (integrado no projecto europeu GAPP)
n.a.
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Ciência Viva
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2007 - 2007 Recolha de informação de carácter complementar no âmbito do processo de renovação da acreditação de cursos de engenharia dos Institutos Politécnicos nacionais – Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos.
n.a.
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Instituto de Estudos para o Desenvolvimento
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Sebastião, J.; Martins, S. C.; Capucha, A.; Capucha, L.. "School autonomy and decentralisation in Portugal: a reluctant and contradictory path". Autonomie Locali e Servizi Sociali 43 2 (2020): 343-359. https://www.rivisteweb.it/doi/10.1447/98725.
    Publicado • 10.1447/98725
  2. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, Susana da Cruz; Capucha, Ana Rita. "Sociologia da educação e construção de políticas educativas da teoria à prática". RASE 13 1 (2020): 7-19.
    Publicado
  3. Capucha, L.; Sebastião, J.; Martins, S. C.; Capucha, A. R.. "Crisis and education in Southern Europe: the effects of austerity and ideology". Comparative Sociology 15 5 (2016): 593-620. http://booksandjournals.brillonline.com/content/journals/10.1163/15691330-12341402.
    Publicado • 10.1163/15691330-12341402
  4. Capucha, Luís; Estêvão, P.; Calado, A.; Capucha, A.. "The role of stereotyping in public legitimation: the case of the PIGS label". Comparative Sociology 13 (2014): 482-502. http://booksandjournals.brillonline.com/content/journals/10.1163/15691330-12341316.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.1163/15691330-12341316
Capítulo de livro
  1. Martins, SC; Carvalho, H.; Capucha, Luís; Capucha, A.. "4. Autonomy, leardship and resources in European schools. What are the effects on performance and equity?". In School Autonomy, Organization and Performance in Europe, 58-73. --, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Publicado
  2. Capucha, Luís; Sebastião, João; Capucha, A.; Matias, A.R.. "Portugal. Educational Policies and Autonomy in Portuguese Schools". In School Autonomy, Organization and Performance in Europe, 123-132. Lisboa, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Publicado
Relatório
  1. Martins, SC; Coelho, A. R.; Capucha, A.; Ávila, P.. 2023. Avaliação externa do programa Escolas2030: 3.º relatório semestral 11/2023.
  2. Capucha, Luís; Godinho, R.; Seiceira, F.; Capucha, A.; Simões, A.; Gonçalves, E.; Patrício, J.A.; et al. 2022. Avaliação Intercalar do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego. Concurso Público com Publicidade Internacional para a formação de Contrato de Aquisição de Serviços. Relatório Final..
  3. Capucha, Luís; Pereira, C.; Godinho; Capucha, A.; Simões, A.; Ferreira, G.; Henriques, J.; et al. 2021. Aquisição de Serviços de Avaliação do Contributo do PT2020 para a Promoção do Sucesso Educativo, Redução do Abandono Escolar Precoce e Empregabilidade dos Jovens. https://www.poch.portugal2020.pt/pt-pt/Documents/Forms/AllItems.aspx?RootFolder=%2fpt%2dpt%2fDocuments%2fAvalia%c3%a7%c3%a3o%20do%20Contributo%20do%20PT2020%20para%20a%20Promo%c3%a7%c3%a3o%20do%20Suc%2e%20Educativo%2c%20Red%2e%20Abandono%20Escolar%20Preco.
  4. Capucha, Luís; Sebastião, João; Carvalho, H.; Martins, SC; Roldão, C.; Capucha, A.; Tavares, I.. 2017. A Dimensão das Turmas no Sistema Educativo Português. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-dimensao-das-turmas-no-sistema-educativo-portugues/45962?lang=en.
  5. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Abrantes, P.; Ávila, P.; Capucha, A.; Matias, A.R.; et al.. 2016. ECSE Research project: “Educational Challenges in Southern Europe. Equity and Efficiency in a Time of Crisis” (2013-2015): National Reports. http://hdl.handle.net/10071/11900.
  6. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Ávila, P.; Abrantes, P.; Capucha, A.; Matias, A.R.; et al. 2015. Educational challenges in southern europe. Equity and efficiency in a time of crisis (ECSE).

Outros

Outra produção
  1. Encontros entre Ciência e Políticas Educativas. Forúm de Pesquisas do Cies A Pesquisa nas Políticas Públicas. 2023. Gonçalves, Eva; Capucha, Ana Rita.
  2. Objetivos e Caminhos Diferentes: a Influência do Urbano e do Rural nos Documentos Estratégicos Educativos Municipais. XII Congresso Português de Sociologia Sociedades Polarizadas? Desafios para a Sociologia. 2023. Gonçalves, Eva; João Sebastião; Capucha, Ana Rita; Pintassilgo, Sónia.
  3. Avaliação Externa. Acompanhamento do Programa Escolas2030. Produção de informação e conhecimento para agir em meio escolar. Balanço e continuidade. Showcase - CONTAR, Escolas2030. 2023. Martins, SC; Coelho, A. R.; Capucha, A.; Ávila, P..
  4. Different territories, different strategies, same goals. European Sociological Association (ESA) Sociology of Education - Research Network 10. 2022. Gonçalves, E.; Capucha, Luís; Sebastião, João; Pintassilgo, S.; Capucha, A..
  5. Processos de mudança em contexto escolar e práticas de autonomia-ação. O contributo dos programas de promoção do sucesso escolar. VII Colóquio Doutoral Escola de Sociologia e Políticas Públicas. 2021. Capucha, A..
  6. Territorialização de medidas de política educativa e autonomia das escolas: uma relação recursiva. Pistas para debate. XI Congresso Português de Sociologia -Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente. 2021. Capucha, A..
  7. Pandemic crisis: difficulties and possibilities in Portuguese schools. ESA CONFERENCE 2021 BARCELONA (ONLINE). 2021. Gonçalves, E.; Sebastião, João; Capucha, Luís; Capucha, A.; undefined.
  8. O papel das autarquias no desenvolvimento educativo: novos passos, velhos problemas. IV Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano. 2021. Gonçalves, E.; Sebastião, João; Capucha, Luís; Capucha, A.; Pintassilgo, S..
  9. O papel dos sociólogos na definição de políticas educativas municipais: uma reflexão crítica. XI Congresso Português de Sociologia. 2021. Sebastião, João; Gonçalves, E.; Capucha, A.; Campos, J.; Pintassilgo, S.. https://xi-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2020/inicio/.
  10. Left adrift: pandemic crisis and educational inequalities in Portugal. ESA CONFERENCE 2021 BARCELONA (ONLINE). 2021. Sebastião, J.; Capucha, L.; Gonçalves, E.; Capucha, A.; Delgado, L..
  11. O papel de diretores e docentes na elaboração e implementação de uma estratégia educativa municipal: as suas perceções. XI Congresso Português de Sociologia. 2021. Gonçalves, E.; Sebastião, João; Capucha, A.; Campos, J.. https://xi-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2020/inicio/.
  12. Sociologia da Educação e a construção de políticas educativas: da teoria à prática. Revista de Sociología de la Educación. 2019. João Sebastião; Capucha, Luís; Capucha, Ana Rita; Martins, Susana da Cruz; Sebastião, João; Capucha, A.; Martins, SC; et al. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/sociologia-da-educacao-e-a-construcao-de-politicas-educativas-da-teoria-a-pratica/66039.
    10.7203/RASE.13.1.16225
  13. A dimensão importa? Sobre o impacto da dimensão da turma nas desigualdades escolares no Ensino Básico em Portugal. X Congresso Português de Sociologia. 2018. Carvalho, H.; Tavares, I.; Capucha, Luís; Roldão, C.; Capucha, A.; Martins, SC; Sebastião, João.
  14. Dimensão de turma, Desigualdades e Desempenho Educativo: Portugal numa perspetiva comparada. X Congresso Português de Sociologia. 2018. Capucha, Luís; Carvalho, H.; Martins, SC; Roldão, C.; Sebastião, João; Capucha, A.; Tavares, I..
  15. Dimensão das Turmas e resultados escolares: os números não contam?. II Conferência Ibérica de Sociologia de la Educación. 2017. Capucha, Luís; Carvalho, H.; Martins, SC; Roldão, C.; Capucha, A.; Tavares, I..
  16. Educational Policies in Southern Europe: The impacts of the financial crisis in a comparative perspective. XII Congreso Español de Sociología: Grandes Transformaciones Sociales, Nuevos Desafíos Para La Sociología. 2016. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Capucha, A..
  17. Desafios educativos no sul da Europa. Equidade e eficiência em tempos de crise. Workshop CIES-IUL. 2016. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Capucha, A.; Amândio, S..
  18. Educação de Adultos em Portugal e no Sul da Europa em Contexto de Crise: Adaptação ou rutura? Associação Portuguesa de Sociologia e European Sociological Association, Lisboa, FCSH da UNL, 10 de Julho.. I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e Desafios em Tempos Incertos. 2015. Capucha, Luís; João Sebastião; Capucha, A.; Sofia Amândio.
  19. Adult´s Education in Southern Europe in the context of crisis. 2015. Sebastião, João; Capucha, Luís; Capucha, A.; Amândio, S.; Alvares, Maria. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/adults-education-in-southern-europe-in-the-context-of-crisis/24774?lang=en.
  20. Crisis and equity in Southern Europe's educational systems, tendencies and evolution. 12th Conference of the European Sociological Association. 2015. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Amândio, S.; Capucha, A.; Matias, A.R.; Abrantes, P.; et al. http://www.esa12thconference.eu/programme.
  21. Crise e equidade nos sistemas educativos do sul da europa: tendências de evolução. IV Colóquio Luso-Brasileiro De Sociologia Da Educação, Entre a Crise e a Euforia: Práticas e Políticas Educativas no Brasil e em Portugal. 2014. Sebastião, João; Martins, SC; Capucha, Luís; Matias, A.R.; Capucha, A.; Estêvão, P.. http://pt.scribd.com/doc/229976471/Programa-IV-Colo-quio-Luso-Brasileiro-de-Sociologia-de-Educac-a-o.
  22. Southern Europe and its representations in the European scene – union or fragmentation, convergence or divergence?. 2014. Capucha, Luís; Sebastião, João; Matias, A.R.; Martins, SC; Capucha, A.; Alvares, Maria; Calado, A.. http://esa2014.iscte-iul.pt/.
  23. The Asymmetrical Educational Consequences of Economic Recession in Southern Europe. European Consortium for Political Research (ECPR), General Conference of 2013. 2013. Estêvão, P.; Capucha, Luís; Sebastião, João; Calado, A.; Capucha, A..
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2014/01/01 - 2014/12/31 RN 10 Sociology of Education ESA Mid-term International Conference (2014/01/01)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/02 - 2020/07 Métodos e Técnicas de Investigação: Extensivos Sociologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal