Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Antónia Diniz Caetano Coutinho
Nomes de citação
- Maria Antónia Coutinho
- Antónia Coutinho
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E71F-7488-ABF9
- ORCID iD
- 0000-0002-9050-5613
- Scopus Author Id
- 55228552700
Endereços de correio eletrónico
- acoutinho@fcsh.unl.pt (Profissional)
Moradas
- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Av. de Berna, 26-C, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://novaresearch.unl.pt/en/persons/maria-ant%C3%B3nia-coutinho (Profissional)
- https://unl-pt.academia.edu/AntóniaCoutinho (Profissional)
- https://www.researchgate.net/profile/Antonia_Coutinho (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021/04/23
Concluído
|
n/a (Título de Agregado)
Especialização em Linguística | Linguística do Texto e do Discurso
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Aprovada por unanimidade |
2000
Concluído
|
Linguística (área de especialização: Teoria do Texto) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Texto(s) e competência textual" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom c/ distinção e louvor |
1991
Concluído
|
Literatura e Cultura Portuguesas, época contemporânea (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Enuciação metafórica e texto. Perspectivas de análise em Os Afluentes do Silêncio, de Eugénio de Andrade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1979
Concluído
|
Filologia Românica (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012/06 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2000/02 - 2012/05 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
1991/01 - 2000/02 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Membro eleito do Conselho de Faculdade | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2017/12/01 - Atual | Coordenação do Curso de Doutoramento em Linguística | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2017/07 - 2021/07 | Subdiretora para a Área de Estudantes, NOVA FCSH | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2012/05 - 2017/08 | Coordenadora dos Cursos de Mestrado em Ensino - com português | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2013/06 - 2017/07 | Membro do Conselho Científico, NOVA FCSH | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2010/05 - 2017/03 | Presidente da Comissão Diretiva do Centro de Linguística da UNL (CLUNL) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2015/11 - 2017 | Coordenadora do Programa Doutoral KRUse - Knowledge, Representation & Use, financiado pela FCT) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2011/12 - 2012 | Membro do Conselho Consultivo da Biblioteca da NOVA FCSH | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/01 - 2009/12 | Presidente da Comissão Pedagógica do Departamento de Linguística | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1988/09 - 1991/01 | Docente do Ensino Secundário | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015 - Atual | Projeto estratégico do CLUNL 2015-2020
UID/LIN/03213/2013
Investigador
|
|
2016/02 - 2017/02 | Promoção da Literacia Científica
Financiado pela FCG
Investigador
Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), Portugal
|
Concluído
|
2015 - 2017 | Projeto estratégico do CLUNL 2015-2020
UID/LIN/03213/2013
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Em curso
|
2014/01 - 2014/12 | Projecto Estratégico - UI 3213 - 2014
PEst-OE/LIN/UI3213/2014
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
2009/01 - 2012/12 | European Research Network on Learning to Write Effectively (ERN-LWE)
COST action IS0703
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
European Science Foundation
Concluído
|
2011 - 2012 | Projecto Estratégico - UI 3213 - 2011-2012
PEst-OE/LIN/UI3213/2011
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
2010/01 - 2011/12 | Transnational Cooperation Project – FCT-MCTES-Portugal and MCEST-Slovenia: Contrastive approaches in the analysis of Slovene
and Portuguese – 2010-2011
FCT-MCTES-Port, MCEST-Slov
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2013/02 - 2015/12 | El desarrollo lingüístico bilingüe y multilingüe desde la infancia hasta la edad adulta en euskera y en las lenguas de su
entorno
FFI2012-37884-C03-01
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
2010/05 - 2014 | NIG – Núcleo de Investigações sobre Géneros Textuais, Universidade Federal de Pernambuco (Brasil)
NIG-UFPE
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/12/03 | Interação e mediação: alguns desafios para (pensar) as aulas de português (URL: https://www.youtube.com/watch?v=wYBlKWBA304&t=507s) | IX SIELP - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA |
2021/10/21 | A divulgação científica como atividade de linguagem: perspetivas e interpelações. Mesa redonda: Divulgação científica e Ciências da linguagem: uma abordagem colaborativa (coordenação de Carla Silva-Herdemeyer, UNIGE). URL: URL: https://www.youtube.com/watch?v=FTrpd4OsWUg | Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) – 3º Encontro ALTER-FIP |
2021/09 | Los tipos discursivos em etiquetas de vino: exploraciones comparativas en portugués y español. | Jornadas GIRTraduvino
Grupo de Investigación GIRTraduvino, Facultad de traducción e interpretación de Soria (Espanha)
|
2021/07 | Tipos discursivos e figuração – uma questão central? Comunicação integrada no Simpósio “El modelo de análisis del Interaccionismo Sociodiscursivo: aportes en tres lenguas para un desarrollo colectivo”, (org. Florencia Miranda) | VII EInternational Meeting of Socio-discursive Interactionism, Spain, online & onsite.
Universidad del Pais Vasco
|
2021/01/09 | Linguagem inclusiva, representação e estilo | Between Feminine and Masculine – Language(s) and society
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa)
|
2019/11/14 | Tempos e temporalidades. Contribuições para a descrição do ‘comentário’ como género | 6ª Conferência Internacional em Gramática & Texto
CLUNL, grupo Gramática & Texto (Lisboa, Portugal)
|
2019/10/10 | Género comentário: como se constrói (dialogicamente) a referência? | XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (ENAPL2019)
APL | Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019/06/26 | Text genres, discursive types and possible developmental effects | Languages and texts: learning and developmental approaches | 12th International Association for Research in L1 Education Conference
ARLE & NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2019/06/26 | Gathering scientific community and lay people: Scientific literacy promotion project Gonçalves, Matilde; Coutinho, Antónia, Jorge, Noémia | Languages and texts: learning and developmental approaches | 12th International Association for Research in L1 Education Conference
ARLE | NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2019/06 | Identidades textuais e discursivas: uma questão de (re)formulação? | Reformuler, une question de genres? / Reformular, uma questão de géneros?
FLUP (Porto)
|
2019 | Ensino de gramática e ensino de texto: interpelações e cruzamentos | Congrés Internacional sobre Ensenyament de la Gramàtica
(Barcelona)
|
2019 | Língua, norma e texto: questões sobre linguagem inclusiva em Portugal e na Argentina | VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo
Universidade de Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Porto Alegre)
|
2017 | O essencial sobre géneros e modos (com uma adenda sobre sequências prototípicas) | A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas
Centro de Linguística da Universidade do Porto - CLUP (Porto, Portugal)
|
2017 | Algumas peculiaridades do português: aspetos semânticos e textuais da ‘partícula e’ | Colóquio Internacional de Homenagem ao Professor Óscar Lopes
Centro de Linguística da Universidade do Porto - CLUP (Porto, Portugal)
|
2017 | Contributos linguísticos para uma análise qualitativa da comunicação na área da saúde | Metodologias Qualitativas em saúde
Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa (NOVAsaúde) (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Escrita em contexto académico: que desenvolvimento? | V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo
Universidad Nacional de Rosario (Rosario, Argentina)
|
2017 | Literacia científica e literacia literária: implicações e desafios | Ação de Formação - Promover a literacia científica em contexto escolar; Projeto Promoção da Literacia Científica /
NOVA FCSH, CLUNL (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Formação de professores: perspectivas finais, 2017 (participação em mesa redonda). | Contra a Literatura. Programas (e metas) na escola.
IELT-FCSH NOVA, ISEC; Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/11 | Perspetivas linguísticas e didáticas sobre a prática do comentário | Colóquio comemorativo dos 40 anos do CLUP
CLUP (Porto)
|
2016 | Que inter-relações entre géneros de texto e conhecimento gramatical podem ser objeto de conhecimento explícito e de avaliação? | Seminário Avaliar o conhecimento gramatical
APL (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Les enjeux linguistiques de l’analyse des textes et des discours | Texte et discours en confrontation dans l'espace européen. Pour un renouvellement épistémologique et heuristique.
Centre de recherche sur les médiations (Metz, França)
|
2015 | Repensar a noção de texto: um percurso (talvez didático) a partir de placas toponímicas | IV Conferência Internacional em gramática 6 Texto | IV International Conference on Grammar & Text
CLUNL, grupo Gramática & Texto (Lisboa, Portugal)
|
2015 | A condição textual e discursiva do conhecimento: pressupostos e interrogações | Jornadas Discurso e Cognição
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2014 | Academic Writing and Personal Development | Writing Research Across Borders III
Université Paris-Nanterre (Nanterre, França)
|
2014 | O plano dos textos: interpelações para a linguística e para a literatura | Linguística e Literatura
Associação Portuguesa de Linguística (Porto, Portugal)
|
2014 | Discourses on academic and scientific writing: representations and discussions | JADIS IV - Quartas Jornadas de Análise do Discurso - The Discourse of Science (6 de novembro de 2014)
CLUP (Porto, Portugal)
|
2014 | Para uma linguística do sentido: exercícios de análise | XXX ENAPL (Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística), 23-24 de outubro de 2014
APL (Porto, Portugal)
|
2013 | Linhagens, regimentos e questões de estilo. | Comunicação na 3a Conferência Internacional em Gramática & Texto
(Lisboa, Portugal)
|
2012 | O plano, entre género e texto | IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE TEXTUAL DOS DISCURSOS
Grupo de Pesquisa em Análise Textual dos Discursos (Natal, Brasil)
|
2012 | Quelle place pour la grammaire et pour le texte dans l'enseignement des langues? Complémentarités et convergentes | Quelle place pour la grammaire et pour le texte dans l'enseignement des langues? Complémentarités et convergentes
(Vitoria-Gasteiz, Espanha)
|
2012 | Textos e discursos na perspetiva do Interacionismo Sociodiscursivo | III Encontro Acadêmico Gêneros na Linguística e na Literatura
(Recife, Brasil)
|
2012 | Leitura de textos de diferentes géneros | II Encontro Acadêmico Gêneros na Linguística e na Literatura
(Recife, Brasil)
|
2011 | Genres, discourses and languages: where do we negotiate the difference(s)? | 38th International Systemic Functional Congress – ISFC38
(Lisboa, Portugal)
|
2011 | Géneros textuais, ação e conhecimento linguístico. | 18º InPLA
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil). (São Paulo, Brasil)
|
2011 | O tema: uma questão linguística que não se resolve em termos gramaticais. | 2º Conferência International Gramática & Texto (GRATO 2011)
FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2011 | De que falamos quando falamos de géneros de texto | Sessão CELGA
Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA) | FLUC (Coimbra, Portugal)
|
2010 | A qualidade dos textos: uma questão linguística? | XXVI Encontro Nacional da APL
FLUP (Porto, Portugal)
|
2009 | Interaccionismo Sociodiscursivo, discurso e desenvolvimento humano |
(São paulo, Brasil)
|
2008 | Praxis, Conhecimento e Textos: o projecto PreTexto | III Encontro Internacional do ISD (18-19 Nov 2008)
(Belo Horizonte)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 - Atual | O Ensino da Língua Portuguesa e o Desenvolvimento da Competência de Escrita nos Alunos do Ensino Secundário em Angola
Orientador
|
|
2013 - Atual | Ensino do oral, atividades de linguagem e desenvolvimento da “fala letrada” sob o foco do Interacionismo Sociodiscursivo (Pós-Doutoramento)
Orientador
|
|
2012 - Atual | Géneros textuais e marcadores discursivos: contributos para o ensino e o desenvolvimento da produção escrita
Orientador
|
|
2011 - Atual | Gêneros acadêmicos escritos: crenças e estratégias do aprender (bolsa sanduíche)
Coorientador
|
|
2010 - Atual | Sítios Web e construção do conhecimento no turismo português: uma abordagem linguística (Pós-Doutoramento)
Orientador
|
|
2022 - 2022 | O ensino da literatura nas aulas de português: a importância da contextualização histórico-literária e as estratégias de motivação
dos estudantes (Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Orientador
|
Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2022 | O desenvolvimento da capacidade da escrita em sala de aula: Definindo estratégias para a uniformização da avaliação da escrita
(Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Orientador
|
Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - 2022 | Literatura, memória e identidade. Desafios para as aulas de Português (Relatório de Prática de Ensino Supervisionada)
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Português no 3.o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - 2022 | Escrita literária em contexto (Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Orientador
|
Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2022 | A cor do silêncio, ou o trabalho com o texto poético no ensino secundário. Contributos para a construção de um modelo didático
dinâmico
Orientador
|
Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento) |
2016 - 2022 | Mulheres em posição de liderança: a representação discursiva do agir
Orientador
|
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2022 | Agir sobre os textos. Contributos para uma (teoria) linguística da revisão tradutológica
Orientador de Marta Fidalgo
|
Linguística (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2021 | Os géneros de texto como instrumentos de aprendizagem da cidadania (Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Orientador
|
Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2021 | Gênero Reportagem em Portugal e no Brasil: modos de funcionalidade do texto multimodal
Orientador
|
|
2019 - 2020/09/23 | Literatura e sociedade. Um percurso a partir da adjetivação em excertos de Eça de Queirós, Miguel Torga e José Saramago
Orientador de Gonçalo Poças
|
Edição de Texto (Mestrado)
NOVA FCSH, Portugal
|
2017 - 2020/01/29 | Letramento acadêmico em situação de ensino e aprendizagem de português língua adicional
Coorientador
|
Programa de Pós-Graduação em Linguística (Doutoramento)
Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil
|
2020 - 2020 | Representações femininas no ensino-aprendizagem do português e do latim: textos, programas e atividades (Relatório da Prática
de Ensino Supervisionada)
Orientador
|
Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014/10/01 - 2020 | Material Didático de Português como Língua Estrangeira para Aprendentes Chineses - Análise de um Caso no Âmbito da Linguística
do Texto
Orientador
|
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2019/07/29 | The role of discourse markers in text organization of the genre stand-up comedy in Portugal and in the United States
Orientador
|
Linguística (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | Primeiros passos no mundo editorial: uma experiência na editora Ponto de Fuga
Orientador de Rita Bettencourt
|
Edição de Texto (Mestrado)
NOVA FCSH | Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2019 | The role of discourse markers (DMs) in text oganization oh the genre stand-up comedy in Portugal and in the United States
Orientador
|
Linguística (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2019 | Prática Publicitária como Construção Identitária: Análise Textual e Discursiva de Folhetos Bancários Portugueses
Orientador
|
Linguística (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2018/02/06 | Dificuldades de escrita em diferentes níveis de ensino : o caso angolano
Orientador de Natalia Valentina Viti
|
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2017 | Tópico discursivo e construção da coerência em redações do Enem
Orientador de Kleiane Bezerra de Sá
|
|
2016 - 2017 | O período como unidade estilística entre gramática e texto (Trabalho Final de Curso | Doutoramento em Linguística)
Orientador
|
Linguística (Outra)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2017 | Textos, contextos, eu e o outro (Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensino Básico e no Ensino Secundário, especialização em Português
e Espanhol (Mestrado)
NOVA FCSH, Portugal
|
2016 - 2016 | Géneros orales y enseñanza de E/LE en el contexto escolar portugués
Orientador
|
Doutoramento em Linguística, especialidade Lisnguística e Ensino da Língua (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | Ethos textual em intervenções políticas: estudo contrastivo de mensagens de final de ano portuguesas e brasileiras
Coorientador
|
Doutoramento em Linguística, especialidade Linguística do Texto e do Discurso (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | O lugar da expressão poética na aula de Português Língua Materna e de Francês Língua Estrangeira (Relatório da Prática de
Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH, Portugal
|
2016 - 2016 | Os mitos como recurso didático na aula de Português e de Latim (Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH, Portugal
|
2016 - 2016 | O contributo da Aprendizagem Cooperativa para o desenvolvimento do domínio curricular da escrita (Relatório da Prática de
Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
NOVA FCSH, Portugal
|
2016 - 2016 | Professor de línguas: nativo ou não nativo? (Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Orientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2016 | Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de línguas através da Poesia (Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2016 | Pelos textos é que vamos: percursos intertextuais no ensino do português e do latim (Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2016 | A dimensão intercultural no ensino das línguas (língua materna e línguas estrangeiras). Porquê, para quê, e como formar falantes
interculturais? (Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2016 | As inteligências múltiplas aplicadas às aulas de línguas (Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2016 | As redes sociais: o Facebook como ferramenta de ensino (Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2016 | A utilização de diversos meios audiovisuais nas aulas de língua: uma estratégia de motivação (Relatório da Prática de Ensino
Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2016 | Estrategias no Convencionales en el Processo de Enseñanza Aprendizaje de Portugués y Español (Relatório da Prática de Ensino
Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2016 | Estratégias e modelos para a prática de um professor no ensino de uma língua em Portugal (Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2016 | Análise das relações entre as unidades verbais e não verbais no género anúncio publicitário | Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2016 | Os recursos multimédia como catalisadores da aprendizagem do português e do espanhol na sala de aula (Relatório da Prática
de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2016 | Diferentes manifestações artísticas e sua possível exploração nas aulas de língua materna e estrangeira (Relatório da Prática
de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2016 | Escrever é pensar duas vezes: o mundo, o texto e eu (Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Orientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014 - 2016 | Géneros e estilos. Análise linguística dos textos escritos por José Saramago para o blogue O Caderno. Transposição didática
dos géneros textuais Memórias, Diário, Autobiografia, e Carta (Trabalho Final de Curso | Doutoramento em Linguística)
Orientador
|
Linguística (Trabalho Final de Curso) (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014 - 2016 | As inteligências múltiplas aplicadas às aulas de línguas (Relatório de Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, Especialização em Português/Espanhol (Mestrado)
NOVA FCSH, Portugal
|
2014 - 2016 | As redes sociais : o Facebook como ferramenta de ensino (Relatório de Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Mestrado em Ensino do Português e de Língua Estrangeira no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário, variante Português
e Espanhol (Mestrado)
NOVA FCSH, Portugal
|
2013 - 2016 | A configuração linguística do agir institucional em sítios web
Coorientador
|
Linguística (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2016 | Géneros orales y enseñanza de E/LE en el contexto escolar portugués
Orientador
|
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2016 | Contos tradicionais multiculturais na aula de Português (Doutoramento em Linguística, área de especialização em Linguística
e Ensino de Língua)
Orientador
|
Linguística (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2010 - 2016 | Contos tradicionais multiculturais na aula de Português
Orientador
|
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Níveis memoriais dêiticos do discurso literário, 2015. Universidade Nova de Lisboa. Co-orientação (com N. Jorge) a realizar
entre julho e dezembro de 2015, no âmbito de uma bolsa CAPES, relativa ao Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE).
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Linguagem, agir e desenvolvimento profissional no contexto da formação inicial de professores de língua materna: uma abordagem
linguístico- discursiva das figuras de ação e dos seus efeitos formativos
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Questões de estilo em ‘D’este viver aqui neste papel descripto: uma análise linguística das cartas da guerra de António Lobo
Antunes (Trabalho final de Curso | Doutoramento em Linguística)
Orientador
|
Linguística (Outra)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2015 | Autonomia e tratamento produtivo do erro: desafios na aprendizagem da língua materna e da língua estrangeira (Alemão) (Relatório
da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2015 | A utilização do quadro interactivo multimédia nas disciplinas de Português e Espanhol e o seu impacto na motivação dos alunos
do Ensino Básico (Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2015 | A argumentação na aula de língua materna e língua estrangeira (Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2015 | Aperfeiçoar a competência da expressão escrita como forma de desenvolver o exercício de uma cidadania participativa (Relatório
da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2015 | Formas de interação entre escrita e oralidade no ensino de géneros de texto (Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014 - 2015 | Gêneros textuais nas provas dos exames de proficiência em Língua Portuguesa. Pós-doutoramento (projeto desenvolvido entre
01 de agosto de 2014 e 31 de julho de 2015).
Orientador
|
|
2013 - 2015 | Autonomia e tratamento produtivo do erro : desafios na aprendizagem da língua materna e da língua estrangeira (Alemão) (Relatório
da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | A indução e a formulação da experiência: análise de textos da área do vinho
(Doutoramento em Linguística, especialidade Linguística do Texto e do Discurso)
Orientador
|
Linguística (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Guia para revisores. Uma proposta para o exercício de uma profissão pouco (re)conhecida
Orientador
|
Mestrado em Consultoria e Revisão Linguística (Outra)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | O género textual glossário: problemas para o consultor e revisor linguístico
Orientador
|
Mestrado em Consultoria e Revisão Linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Atividades de mediação linguística no ensino de línguas (língua materna e língua estrangeira) (Relatório da Prática de Ensino
Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | O lugar das práticas poéticas no ensino da língua materna e da língua estrangeira (Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Texto Literário e Gramática: Uma Relação Indissociável no Ensino-Aprendizagem do Português Língua Materna e do Espanhol Língua
Estrangeira (Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador de Francisco, Irina Raquel
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 - 2014 | Aprender a ler na diferença : o uso do texto literário como instrumento para o desenvolvimento de uma competência intercultural
(Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014 - 2014 | O uso de materiais autênticos em sala de aula (Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014 - 2014 | Dos hábitos de leitura ao prazer de ler. Perspectivas e propostas para o 3º ciclo do ensino básico e o ensino secundário
(Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014 - 2014 | Atividades lúdicas em contexto de sala de aula (Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014 - 2014 | A Educação Estética e as Técnicas Teatrais no Ensino e Aprendizagem do Português Língua Materna e do Francês Língua Estrangeira
(Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010 - 2014 | O género memórias: análise linguística e perspetiva didática
(Doutoramento em Linguística, especialidade Linguística do Texto e do Discurso)
Orientador
|
Linguística (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | O Uso da Retórica no Ensino do Português e do Espanhol (Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | Língua, argumentação e discurso nas aulas de Português (L.M.) e de Espanhol (L.E.) (Relatório da Prática de Ensino Supervisionada)
Coorientador
|
Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º C Ensino Básico e no Ensino Secundário Língua Estrangeira no Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010 - 2010 | Uma proposta socio-interacionista para o estudo dos textos bíblicos
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2010 - 2010 | A retextualização na exposição oral de textos acadêmicos (bolsa sanduíche)
Coorientador
|
|
2010 - 2010 | Relatório Final de Bolsa de Iniciação à Investigação 2009-2010
Orientador
|
|
2009 - 2009 | Manuais de Português Língua Estrangeira: edição e implicações didácticas
Orientador
|
Edição de Texto (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2008 | Configurations de la fragmentation dans le roman portugais contemporain (deuxième moitié du XXème siècle),
Coorientador
|
|
2008 - 2008 | A organização textual do género cartoon: aspectos linguísticos e condicionamentos não linguísticos
Orientador
|
|
2008 - 2008 | O género textual carta – descrição e proposta didáctica
Orientador
|
Linguística (Teoria do Texto) (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2008 | O género editorial capa. O caso dos romances policiais
Coorientador
|
Edição de Texto (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2008 | O desenvolvimento da linguagem na interacção pedagógica: funções comunicativas e formas linguísticas
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2007 - 2007 | Textos e géneros em diálogo – uma abordagem linguística da intertextualização
Orientador
|
|
2007 - 2007 | Análise linguística comparativa de géneros textuais (português / espanhol) - Pós-doutoramento
Orientador
|
|
2007 - 2007 | O agir do empreendedor e sua configuração textual (Pós-Doutoramento)
Coorientador
|
|
2006 - 2006 | Textos, géneros e composicionalidade – para uma abordagem do anúncio publicitário
Orientador
|
|
2006 - 2006 | Argumentação em géneros persuasivos: um estudo contrastivo
Orientador
|
|
2005 - 2005 | A construção textual do erotismo. Análise de narrativas literárias
Orientador
|
Literatura Comparada (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2004 | Os géneros textuais aula e apontamentos – elos de uma cadeia textual
Orientador
|
|
2003 - 2003 | Cortesia Linguística: uma competência discursivo-textual
Coorientador
|
|
2002 - 2002 | O desenvolvimento da competência narrativa. Uma análise de narrativas orais e escritas produzidas por sujeitos de 6, 7, 9,
11 e 14 anos
Orientador
|
|
2001 - 2001 | Inferências e interpretação de textos
Orientador
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/06/26 - 2019/06/28 | 12th ARLE Conference - International Association for Research in L1 Education
(2019)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2017 - 2017 | V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo
Encontro (Outra)
|
|
2017 - 2017 | GRATO 2017 - International conference on Grammar & Text
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2015 - 2015 | GRATO 2015 - International Conference on Grammar & Text
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2014 - 2014 | O plural da norma - Ações de formação no âmbito das comemorações dos 40 anos de democracia
Outro (Outra)
|
|
2013 - 2013 | IVèmes Rencontres internationales de l'interactionnisme socio-discursif
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2007 - 2007 | II Encontro Internacional do Interaccionismo Sociodiscursivo
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/11 - Atual | Importância da linguagem inclusiva (vídeo) | Módulo integrado na Ação de formação contínua "Violência doméstica e de género"
(nov 2021 - maio 22), organizada pelo Centro de estudos Judiciais (CEJ)
Exposição
|
Ação de formação contínua "Violência doméstica e de género" (nov 2021 - maio 22), organizada pelo Centro de Estudos Judiciais (CEJ) |
2021/03/27 - Atual | Como o social se relaciona com os textos e as línguas: a perspetiva do Interacionismo Sociodiscursivo | Contribuição integrada
na Mesa redonda Sociolinguística e interfaces - Morfossintaxe, Pragmática e Discurso (com Marcos Goldnadel e Edair Görski).
Mesa-redonda
|
Abralin ao vivo | URL: https://www.youtube.com/watch?v=9kEQubO46SE |
2020/10/20 - Atual | Contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo para as teorias do texto/discurso
Encontro
|
III Jornada do GEPLA | Universidade Federal do Ceará| URL: https://www.youtube.com/watch?v=GAtZbFiLOVQ |
2014 - Atual | Participação na Mesa temática: Inclusão e cidadania: a importância das palavras - Escritas do Sul - Festival da Língua Portuguesa
Encontro
|
Escritas do Sul - Festival da Língua Portuguesa |
2019/07/04 - 2019/07/04 | Síntese/balanço crítico do segundo dia do VI Encontro do ISD
Conferência
|
VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Campus de Porto Alegre, Brasil
|
2018/09/25 - 2018/09/26 | Participação em Painel, realizado na Fundação Calouste Gulbenkian, no contexto de lançamento da obra: Vaza, Aldina & Amor,
Emília (2018). Dicionário da Língua Portuguesa - Léxico, Gramática e Prontuário. Lisboa: Texto | LeYa.
Mesa-redonda
|
|
2018 - 2018 | III Encontro Temático APL/ESE
Congresso
|
|
2018 - 2018 | Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Ponto de situação da investigação (ENDA).
Congresso
|
|
2018 - 2018 | III Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea - CICLC 2018
Congresso
|
III Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea - CICLC 2018 |
2017 - 2017 | Literacia científica e literacia literária: implicações e desafios
Conferência
|
Ação de Formação - Promover a literacia científica em contexto escolar
Projeto Promoção da Literacia Científica / CLUNL, Portugal
|
2017 - 2017 | 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas
Congresso
|
3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas
Centro de Linguística da Universidade do Porto - CLUP, Portugal
|
2017 - 2017 | Colóquio Internacional de Homenagem ao Professor Óscar Lopes
Congresso
|
Colóquio Internacional de Homenagem ao Professor Óscar Lopes
Centro de Linguística da Universidade do Porto - CLUP, Portugal
|
2017 - 2017 | 12º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português (Lisboa, 10-11 abril 2017)
Encontro
|
|
2017 - 2017 | VI SIMELP - SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA
Congresso
|
|
2017 - 2017 | TEXTOS E GÉNEROS TEXTUAIS: O PAPEL DA DIVERSIDADE NO ENSINO DA LÍNGUA
Simpósio
|
VI SIMELP SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA (24-28 de outubro de 2010) |
2017 - 2017 | V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo
Congresso
|
|
2017 - 2017 | FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS FINAIS
Mesa-redonda
|
Contra a Literatura Programas (e metas) na escola
IELT-FCSH NOVA, ISEC, Portugal
|
2016 - 2016 | Formação para a promoção de competências em Língua Materna -1.º Encontro Temático da APL/ESE
Encontro
|
APL/ESE, Portugal
|
2016 - 2016 | LingMe (Linguistics Meeting for Young Researchers), FLUL/CLUL , 2016.
Encontro
|
CLUL/FLUL, Portugal
|
2015 - 2015 | Congresso Internacional Linguagem e Interação III
Congresso
|
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
|
2015 - 2015 | XXXI ENAPL (Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística)
Encontro
|
APL, Portugal
|
2015 - 2015 | A condição textual e discursiva do conhecimento: pressupostos e interrogações
Encontro
|
Jornadas Discurso e Cognição |
2014 - 2014 | XXX ENAPL (Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística)
Encontro
|
APL, Portugal
|
2013 - 2013 | Géneros de texto e textos singulares: questões epistemológicas, metodológicas e didáticas
Conferência
|
19º InPLA - 5º SIL |
2013 - 2013 | XXIX ENAPL (Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística)
Encontro
|
APL, Portugal
|
2013 - 2013 | 4èmes Rencontres Internationales de l’Interactionnisme socio-discursif (17-19 de julho de 2013, Genève)
Encontro
|
|
2013 - 2013 | II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial
Congresso
|
|
2013 - 2013 | SESSÃO 4, Comunicações livres: Política, Media e Cultura
Mesa-redonda
|
2ª Conferência da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, |
2012 - 2012 | O plano, entre gênero e texto
Conferência
|
IV Simpósio Internacional de Análise Textual dos Discursos. |
2011 - 2011 | XXVII ENAPL (Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística)
Encontro
|
|
2010 - 2010 | Agir pelos textos: o papel dos textos e dos discursos no desenvolvimento da pessoa (conferência)
Congresso
|
II FLAEL – Fórum de Lingüística Aplicada e Ensino de Línguas
Universidade Federal do Ceará (Brasil)., Brasil
|
2009 - 2009 | 12th International Conference on Dialogue Analysis (IADA 2009)
Congresso
|
|
2009 - 2009 | V SIGET – Simpósio Internacional de Géneros Textuais
Congresso
|
|
2009 - 2009 | O interaccionismo sociodiscursivo: interpelações e desafios para as ciências da linguagem
Mesa-redonda
|
V SIGET |
2008 - 2008 | A singularidade dos textos como facto de cultura
Conferência
|
Encontro Internacional Texto e Cultura |
2008 - 2008 | III Encontro Internacional do Interaccionismo Sociodiscursivo
Congresso
|
|
2008 - 2008 | Encontro Internacional Texto e Cultura, 2008
Congresso
|
|
2007 - 2007 | Textos, géneros de texto e línguas: alguns percursos comparativos
Congresso
|
Tercera Jornada Comparatista
Universidad Nacional de Rosário (Argentina), Argentina
|
2006 - 2006 | Connectives and Discourse Markers
Congresso
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
2006 - 2006 | I Encontro Internacional do Interaccionismo Sociodiscursivo
Congresso
|
|
2006 - 2006 | XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Congresso
|
APL, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/04/15 | A noção de padrão discursivo: textos e géneros em análise
Presidente do júri
|
Rute Rosa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2020/01 | Letramento acadêmico em situação de ensino e aprendizagem de português língua adicional | Meire Celedônio da Silva (Doutoramento)
Universidade Federal do Ceará, Brasil
|
2020 | Texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de Português
Presidente do júri
|
Ana Sofia Maltinha Martins (Mestrado)
NOVA FCSH | Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
|
2019/07/10 | O domínio da oralidade em Português Língua Materna
Presidente do júri
|
Mónica Sofia Braz Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/03/11 | Les procédés de fictionnalisation dans l’œuvre romanesque de Boris Vian
Arguente principal
|
Cécile Pajona (Doutoramento)
Université Côte d'Azur, França
|
2018/05/18 | Relações entre conhecimento explícito da língua e a competência de leitura
Vogal
|
Joana Batalha (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2018/05 | Relações entre o Conhecimento Explícito da Língua e a Competência de Leitura. Compreensão de dependências referenciais no
ensino básico
Vogal
|
JOANA MARIA RODRIGUES BATALHA MARCHÃO (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2017 | As Competências textuais dos alunos do ensino superior em Moçambique: o contributo do interacionismo sóciodiscursivo para a melhoria das produções textuais na UEM | Precilda Carolinda Nhate Sitole (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 | Da frase ao texto: desenvolvimento da competência de escritra na aula de espanhol - iniciação | Maria Odília Ramos dos Prazeres Correia (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 | Os textos de Ciências na disciplina de PLNM: uma abordagem baseada em Género | Fausto Felix Geert Caels (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 | Provas para a atribuição do Título de Especialista na área de Formação de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico – Língua Portuguesa | Encarnação Silva (Outro)
ESE - Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2016 | Análise das relações entre as unidades verbais e não verbais no género anúncio publicitário | Débora Rocha (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015/06 | A fundamentac¸a~o filoso´fica das noc¸o~es de cuidado e responsabilidade no pensamento de Maria de Lourdes Pintasilgo
Arguente principal
|
Mari´lia Manuel Rosado Carrilho (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 | Para uma Ontogénese da Linguagem Escrita na Criança | Mafalda Mendes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 | Elementos para uma análise linguística do discurso realizado em situação de entrevista: contributo para o seu estudo semântico-pragmático | Ângelo Américo Mauai (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015 | Mecanismos de coesão nominal em produções escritas de estudantes de português língua estrangeira | Meire Celedónio da Silva (Mestrado)
Universidade Federal do Ceará, Brasil
|
2015 | Utilização e criação de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de saberes culturais | Carina Estevão Freire (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 | Aplicação da dramatização em aula como instrumento para o aperfeiçoamento da oralidade no ensino da língua materna (Português) e da língua estrangeira (Espanhol) | Lídia Manuela Pedro Godinho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 | As marcas linguístico-discursivas como recursos estratégicos de argumentação na entrevista política e no discurso de posse presidencial | Dayse Francisnéia Santana Correia Alfaia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 | Proposta Interacionista para a Prática de Revisão de Texto: o padrão discursivo dos textos académicos | Rute Isabel Alves Rosa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 | Olhar(es) para o professor: representações sociais na trama da teia discursiva de educadores | Maria Alzira Leite (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil
|
2014 | Escrever para aprender. Estratégias, textos e práticas | Mariana de Oliveira Pinto (Doutoramento) |
2014 | Estratégias de uso criativo da língua no género ‘conversação coloquial | Sara Mota (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 | A utilização dos meios audiovisuais no ensino da língua e da literatura | Joana Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2014 | Leitura e sentido: estratégias para a compreensão leitora em Português Língua Materna e em Espanhol Língua Estrangeira | Ana Isabel Morales (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013 | Interactividade entre Práticas Discursivo-Textuais no Ensino Básico: o discurso Epistolar | Isabel Cristina dos Santos Sebastião (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2013 | Quem conta um conto. Propostas para a compreensão leitora | Ana Paula Pedroso Fernandes, (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2011 | Análisis discursivo del género homilético atual | Vanesa Álvarez Rosa (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
|
2011 | A organização textual do género cartoon: aspetos linguísticos e condicionamentos não linguísticos | Audria Leal (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2011 | Representações do agir docente: análises de reconfigurações do agir no discurso do professor | Camila Peixoto (Doutoramento) |
2011 | Savoirs, textes et apprentissages en milieu universitaire. Pour une analyse sociodiscursive de travaux de validation pour les cours | Cristian Bota (Doutoramento)
Universite de Geneve, Suiça
|
2010 | Os Cadernos de Escrita como mediadores da produção de textos por alunos do 1.º CEB | Conceição Aleixo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 | Estratégias para escrever histórias – análise de textos de alunos do ensino secundário | Inês Lopes (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2009 | O modelo didático do gênero comentário jornalístico radiofônico: uma necessária etapa para a intervenção didática | Carla Messias (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
2009 | El tractament dels continguts curriculars de literatura en els llibres de text de l’assignatura Valencià (1983-2008) | Paül Limorti Payà (Doutoramento)
Universitat Jaume I, Espanha
|
2008 | Para a caracterização do contexto de ensino-aprendizagem da literacia no 1º ciclo de escolaridade. Das competências dos alunos às concepções e práticas dos professores | Íris Susana Pires Pereira (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | Aspectos da textualização publicitária: contributos para uma delimitação tipológica | Maria Alexandra Guedes Pinto (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2008 | Estrutura e funcionamento da interacção verbal polémica. Contributo para o estudo da polemicidade em Camilo Castelo Branco | Sónia Valente Rodrigues (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2008 | O Estudo das inferências na compreensão do texto escrito | Márcia Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2007 | O cordel brasileiro como discurso pedagógico: dialogismo e polifonia | Sónia Hessel (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2007 | O registo do movimento dos olhos durante a leitura de textos | Paula Luegi Bernardes Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2006 | O vivido, o possível e o catártico: para uma abordagem vigotskiana do estudo de representações sociais em textos artísticos | Maurício Érnica (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
2006 | O tempo no texto | Paulo Nunes da Silva (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2006 | Aspectos do discurso do ambientalismo nos media escritos | Rui Ramos (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
|
2005 | Discurso radiofónico português: padrões de organização sequencial, actos e estratégias de discurso, relações interactivas e interlocutivas, | Carla Aurélia Rodrigues de Almeida (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2005 | Um estudo semântico-enunciativo de predicados subjectivos do português | Helena Virgínia Topa Valentim (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2005 | Estratégias de argumentação e construção da imagem pessoal no debate político televisivo | Daniela Filipa Macedo Braga Moreira da Silva (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2004 | A Fragilidade da Experiência. Erving Goffman e os Quadros da Interacção | Luiz Carlos Mansur Baptista (Doutoramento) |
2003 | Cortesia linguística, uma competência discursivo-textual (formas verbais corteses e descorteses em português) | David Fernandes Rodrigues (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2003 | Os "movimentos de avaliação" no discurso da aula – Tipos, constituintes, funções e realização linguística | Gabriela Maria Miranda Barbosa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2001 | O Imperfeito num corpus de aquisição | Otília da Encarnação da Costa e Sousa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2001 | Índices Linguísticos de Mudança Terapêutica – análise de uma psicoterapia breve no quadro da Terapia Centrada no Cliente | Ana Monção Fernandes (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020 - Atual | 7º Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo, San Sebastián, 5-7 de julho de 2021. URL: https://www.ehu.eus/fr/web/mho-unesco-katedra/zientzia-batzordea | |
2018 - Atual | I Encontro Nacional sobre Discurso Académico, 1-2 de setembro. CELGA-ILTEC | IPL de Leiria. Membro da Comissão Científica. URL: https://sites.ipleiria.pt/1enda2018/comissao-cientifica/ | |
2017 - Atual | Congreso sobre Variacio´n Lingu¨i´stica en Espan~ol: Co´mo Trabajarla en el Aula. 28-30 de junho de 2017, Universidad de Salamanca.. URL: http://diarium.usal.es/congresovariacion/comites/ | Salamanca |
2017 - Atual | 3º Encontro A Lingui´stica na Formac¸a~o do Professor – das teorias a`s pra´ticas educativas. 7-8 de setembro de 2017, Faculdade de Letras da Universidade do Porto. URL: https://3encontrolinguistica.wordpress.com/organizacao/ | |
2017 - Atual | 3º Encontro A Lingui´stica na Formac¸a~o do Professor – das teorias a`s pra´ticas educativas. 7-8 de setembro de 2017, Faculdade de Letras da Universidade do Porto. URL: https://3encontrolinguistica.wordpress.com/organizacao/ | |
2017 - Atual | V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo, Rosario (Argentina), 30 de agosto – 1 de setembro de 2017. Membro da Comissão Científica. URL: https://isdrosarioargentina.wordpress.com/circulares/ | Rosario (Argentina) |
2016 - Atual | 1º Encontro Tema´tico da APL/ESE (Formac¸a~o para a promoc¸a~o de compete^ncias em Li´ngua Materna). APL/ESE | Lisboa |
2016 - Atual | Encontro Internacional de Homenagem a O´scar Lopes (FLUP / CLUP, 6-7 de junho de 2017). URL: https://centenariooscarlopes.wordpress.com/organizacao/ | Porto, FLUP/CLUP |
2015 - Atual | XXXI ENAPL (Encontro Nacional da Associac¸a~o Portuguesa de Lingui´stica | |
2015 - Atual | II Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea. Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Portalegre, 10 e 11 de novembro de 2015. | Portalegre |
2013 - Atual | 4èmes Rencontres Internationales de l’Interactionnisme socio-discursif. Genève, 17-19 de julho de 2013. | Genève |
2011 - Atual | XXVII Encontro Nacional da Associac¸a~o Portuguesa de Lingui´stica. | Faculdade de Cie^ncias Sociais e Humanas |
2009 - Atual | 12th International Conference on Dialogue Analysis (IADA 2009) | Universidade Pompeu Fabra, Barcelona |
2009 - Atual | V SIGET – Simpo´sio Internacional de Ge´neros Textuais | Universidade de Caxias do Sul (Brasil) |
2008 - Atual | III Encontro Internacional do Interaccionismo Sociodiscursivo. | Pontifi´cia Universidade Cato´lica de Minas (Brasil) |
2008 - Atual | Encontro Internacional Texto e Cultura | Universidade Federal do Ceara´ (Brasil) |
2007 - Atual | II Encontro Internacional do Interaccionismo Sociodiscursivo | Faculdade de Cie^ncias Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
2006 - Atual | Connectives and Discourse Markers | Faculdade de Cie^ncias Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
2006 - Atual | XXII Encontro Nacional da Associac¸a~o Portuguesa de Lingui´stica | Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. |
2006 - Atual | IEncontroInternacionaldoInteraccionismoSociodiscursivo | Pontifi´cia Universidade Cato´lica de Sa~o Paulo (Brasil). |
2005 - Atual | XXI Encontro Nacional da Associac¸a~o Portuguesa de Lingui´stica | Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
2017/09/07 - 2017/09/08 | 3º Encontro A Lingui´stica na Formac¸a~o do Professor – das teorias a`s pra´ticas educativas | FLUP, CLUP |
2017/06/28 - 2017/06/30 | Congreso sobre Variacio´n Lingu¨i´stica en Espan~ol: Co´mo Trabajarla en el Aula | Universidad de Salamanca |
2017/06/06 - 2017/06/07 | Encontro Internacional de Homenagem a O´scar Lopes | FLUP | CLUP |
2016/07/01 - 2016/07/02 | 1º Encontro Tema´tico da APL/ESE (Formac¸a~o para a promoc¸a~o de compete^ncias em Li´ngua Materna) | Escola Superior de Educação de Lisboa |
2013/07/17 - 2013/07/19 | 4e`mes Rencontres Internationales de l’Interactionnisme socio-discursif | Gene`ve |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2017/04/29 - Atual | Verba Hispanica | |
2015 - Atual | Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto (1646-6195) | |
2015 - Atual | Revista do GELNE (2236-0883) | Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN |
Atual | Signum | |
Atual | Linguagem em (Dis)curso | |
Atual | Ikastaria: Cuadernos de Educación | |
Atual | Diacrítica | |
Atual | Mots | |
Atual | Scripta | |
Atual | Revista Galega de Filoloxía | |
2008/01/01 - 2015/12/31 | Estudos Linguísticos / Linguistac Studies | Colibri |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2017 - 2019 | Coordenadora do Painel do Concurso FCT para atribuição de Bolsas de Doutoramento | ||
2016 - 2016 | Membro do Painel de Avaliação do concurso FCT para atribuição de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2013 - Atual | Consultora - proposta de Programa e Metas Curriculares para o Ensino Secundário. | Ministério da Educação, Portugal |
2010 - Atual | Consultora científica da publicação "Roteiro - Avaliação de Textos. Da aferição das aprendizagens à sala de aula", Lisboa: | GAVE, Ministério da Educação, Portugal |
2017/03 - 2017/03 | Consultoria Ministério da Educação: Aprendizagens essenciais - português (2017) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2017 - 2017 | Revisão científica do manual Encontros - 12.º ano. Porto: Porto Editora. | |
2016 - 2016 | Parecer: Parecer para Abreu & Associados – Sociedade de Advogados, SP, RL | |
2016 - 2016 | Revisão científica do manual Encontros - 11º ano. Refª completa:Jorge, N.; Cecília, A.; Ribeiros, I. (2016). Encontros - 11.º ano. Porto: Porto Editora. Revisão científica de M. A. Coutinho. ISBN: ISBN: 978-972-0-40095-6. | Porto Editora, Portugal |
2015 - 2015 | Revisão científica do manual Encontros - 10.º ano. Referência completa: Jorge. N. & Junqueira, S. (2015). Encontros - Português, 10.º ano. Porto: Porto Editora. Revisão científica de M. A. Coutinho. ISBN: 978-972-0-40038-3. | Porto Editora, Portugal |
2013/01 - 2013/12 | Consultoria Ministério da Educação: Programa de Português, Ensino Secundário, 2013 | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2009/01 - 2013/07 | Consultora do projeto Projeto: PROTEXTOS – Ensino da produção de textos no Ensino Básico / PROTEXTS - Teaching of texts production in Compulsory Education, refª PTDC/CPECED/101009/2008 | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2013 - 2013 | Revisão científica do manual (Para)Textos 9 - Português 9.º Ano. Referência completa: Paiva, A. M.; Almeida, G.; Jorge. N. & Junqueira, S. (2013). (Para)Textos 9, Português, 9º ano. Porto: Porto Editora. Revisão científica de M. A. Coutinho. ISBN: 978-972-0-31708-7. . | |
2012 - 2012 | Revisão científica do manual (Para)Textos 8 - Língua Portuguesa 8º Ano. Referência completa: Paiva, A. M.; Almeida, G.; Jorge. N. & Junqueira, S. (2012). (Para)Textos - Língua Portuguesa 8º Ano. Porto: Porto Editora. Revisão científica de M. A. Coutinho. ISBN: 978-972-0-31706-3. . | |
2011 - 2011 | Revisão científica do manual (Para)Textos 7 - Português 7.º Ano. Referência completa: Paiva, A. M.; Almeida, G.; Jorge. N. & Junqueira, S. (2011). (Para)Textos 7 - Português 7º Ano. Porto: Porto Editora. Revisão científica de M. A. Coutinho. ISBN: 978-972-0-31725-4. |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2012/09 - Atual | Teoria do Texto | (Outros) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2012/09 - Atual | Funcionamento dos Textos | Mestrado em Consultoria e Revisão Linguística (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2012/09 - Atual | Teorias e Práticas de Escrita e Revisão de Texto (com Clara N. Correia) | Mestrado em Consultoria e Revisão Linguística (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2012/06 - Atual | Práticas Textuais | Licenciatura em Ciências da Linguagem (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2012/06 - Atual | Linguística do Texto | Licenciatura em Ciências da Linguagem (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2012/06 - Atual | Linguística do Texto e do Discurso (seminário de Especialidade) | Doutoramento em Linguística (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2012/06 - Atual | Metodologias em Linguística (módulo) | Doutoramento em Linguística (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2012/06 - Atual | Texto, conhecimento e ação: teorias e práticas (seminário CLUNL) | Doutoramento em Linguística (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2015/01 - 2017/08 | Seminário de Didática do Português Língua Materna (L1) | Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2015/09 - 2017/05 | Didática do Português I (com Helena T. Valentim) | Mestrado em Ensino de Português / Português e de Latim / Português e LE (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2015/09 - 2017/05 | Prática de Ensino Supervisionada (português) | Mestrado em Ensino de Português / Português e de Latim / Português e LE (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2015/09 - 2017/05 | Seminário de Orientação da PES (português) | Mestrado em Ensino de Português / Português e de Latim / Português e LE (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2012/06 - 2016/12 | Didática do Português I (com Clara N. Correia) | Mestrado em Ensino de português e línguas clássicas/línguas estrangeiras (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2012/06 - 2016/12 | Seminário de Orientação da PES (português) | Mestrado em Ensino de português e línguas clássicas/línguas estrangeiras (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2012/06 - 2016/12 | Prática de Ensino Supervisionada (português) | Mestrado em Ensino de português e línguas clássicas/línguas estrangeiras (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2012/06 - 2016/12 | Didática do Português I (com Helena T. Valentim) | Mestrado em Ensino de português e línguas clássicas/línguas estrangeiras (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2012/06 - 2016/12 | Didática do Português II (com António Gomes) | Mestrado em Ensino de português e línguas clássicas/línguas estrangeiras (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2012/06 - 2016/12 | Didática do Português II (com Noémia Jorge) | Mestrado em Ensino de português e línguas clássicas/línguas estrangeiras (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2015 - 2015 | Gramática & Texto | Especialização (Curso médio) | Universidade Federal do Ceará, Brasil |
2012/09 - 2014/01 | Expressão e Argumentação | Licenciatura em Estudos Portugueses (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2014 - 2014 | Como melhorar a legibilidade dos documentos e a capacidade de síntese – elaboração de relatórios executivos | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Tribunal de Contas, Portugal |
2014 - 2014 | Curso Livre de Atualização de Conhecimentos Leitura e produção de textos académicos e científicos | Aperfeiçoamento (Curso médio) | FCSH-NOVA, Portugal |
2014 - 2014 | Textos, géneros textuais e ensino de línguas - curso na Escola de Verão | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2014 - 2014 | Textos, géneros textuais e ensino de línguas - Curso na Escola de Verão | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | |
2013 - 2013 | Como melhorar a legibilidade dos documentos e a capacidade de síntese – princípio da escrita eficaz | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Tribunal de Contas, Portugal |
2013 - 2013 | Curso Livre de Atualização de Conhecimentos Leitura e produção de textos académicos e científicos | Aperfeiçoamento (Curso médio) | FCSH-NOVA, Portugal |
2006/01 - 2012/05 | Práticas Textuais | Licenciatura e Mestrado Ciências da Linguagem, Doutoramento Linguística (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/01 - 2012/05 | Seminário de Ciências da Linguagem | Licenciatura e Mestrado Ciências da Linguagem, Doutoramento Linguística (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/01 - 2012/05 | Linguística do Texto | Licenciatura e Mestrado Ciências da Linguagem, Doutoramento Linguística (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/01 - 2012/05 | Teoria do texto | Licenciatura e Mestrado Ciências da Linguagem, Doutoramento Linguística (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/01 - 2012/05 | Funcionamento dos Textos | Licenciatura e Mestrado Ciências da Linguagem, Doutoramento Linguística (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/01 - 2012/05 | Didática e Metodologia do Ensino do Português | Licenciatura e Mestrado Ciências da Linguagem, Doutoramento Linguística (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/01 - 2012/05 | Textos e Discursos | Licenciatura e Mestrado Ciências da Linguagem, Doutoramento Linguística (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/01 - 2012/05 | Semântica e Pragmática | Licenciatura e Mestrado Ciências da Linguagem, Doutoramento Linguística (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/01 - 2012/05 | Marcadores Discursivos | Licenciatura e Mestrado Ciências da Linguagem, Doutoramento Linguística (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/01 - 2012/05 | Teorias e Práticas de Escrita e Revisão de Texto | Licenciatura e Mestrado Ciências da Linguagem, Doutoramento Linguística (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/01 - 2012/05 | Texto, conhecimento e ação: teorias e prática | Licenciatura e Mestrado Ciências da Linguagem, Doutoramento Linguística (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/01 - 2012/05 | Linguística do Texto e do Discurso | Licenciatura e Mestrado Ciências da Linguagem, Doutoramento Linguística (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/01 - 2012/05 | Metodologias em Linguística | Licenciatura e Mestrado Ciências da Linguagem, Doutoramento Linguística (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/01 - 2012/05 | Pragmática | Licenciatura e Mestrado Ciências da Linguagem, Doutoramento Linguística (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/01 - 2012/05 | Gramática Descritiva do Português | Licenciatura e Mestrado Ciências da Linguagem, Doutoramento Linguística (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/01 - 2012/05 | Gramática Textual do Português | Licenciatura e Mestrado Ciências da Linguagem, Doutoramento Linguística (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/01 - 2012/05 | Didáctica Especial do Português língua segunda/língua estrangeira | Licenciatura e Mestrado Ciências da Linguagem, Doutoramento Linguística (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2006/01 - 2012/05 | Linguística do Texto | Licenciatura e Mestrado Ciências da Linguagem, Doutoramento Linguística (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2012 - 2012 | Como melhorar a legibilidade dos documentos e a capacidade de síntese | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Tribunal de Contas, Portugal |
2012 - 2012 | Como melhorar a legibilidade dos documentos e a capacidade de síntese | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Tribunal de Contas, Secção Regional dos Açores, Portugal |
2012 - 2012 | Curso Livre de Atualização de Conhecimentos Leitura e produção de textos académicos e científicos | Aperfeiçoamento (Curso médio) | FCSH-NOVA, Portugal |
1991/01 - 2000/02 | Introdução aos Estudos Linguísticos I e II | Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
1988/09 - 1991/01 | Introdução aos Estudos Linguísticos I e II | Estudos Portugueses (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2020 | Entrevista | ELINGUP: Revista Eletrónica de Linguística dos Estudantes da Universidade do Porto, V. 9, N. 1 (2020) |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2017/12/24 - 2017/12/24 | Textos e géneros de texto: o papel da diversidade no ensino da língua |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
1990 - Atual | Associação Portuguesa de Linguística | |
2006 - 2008/10 | Associação Portuguesa de Linguística | Membro da Direção (Vogal) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/06/28 - Atual | Advisory board | ARLE - International Association for Research in L1 Education
Membro
|
|
2010/10 - Atual | Membro de Conselho Editorial da Mercado das Letras (Brasil), coleção Estudos de linguagem).
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Membro do júri para recrutamento de 1 posto de trabalho de Professor Auxiliar na área disciplinar de Linguística, subárea de Linguística do Texto e do Discurso, para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa | Edital n.o 729/2018 | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2016 - Atual | Procedimento Concursal para o Cargo de Direção Intermédia de 1.º Grau da Direção de Serviços de Formação e Supervisão | Instituto de Avaliação Educativa, I.P., Portugal |
2015 - Atual | Concurso documental para recrutamento de um prof. adjunto para a área disciplinar de língua portuguesa na especialidade de didática da língua portuguesa | |
2014 - Atual | Júri do Concurso para recrutamento de um(a) Professor(a) Adjunto) para a área disciplinar de Literacia, Didática das Línguas e Supervisão da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal |