Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Isabel da Cunha Ferreira
- Data de nascimento
- 1998/04/29
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Ana Cunha Ferreira
- Ana Ferreira
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E410-20AA-4799
- ORCID iD
- 0009-0009-7620-7650
Endereços de correio eletrónico
- up201705064@edu.fc.up.pt (Profissional)
- anferreira@fc.up.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
- Ciências Naturais - Ciências Biológicas - Bioquímica
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/10/06 - 2027/12/01
Em curso
|
Educação e Divulgação das Ciências (Doutoramento)
Especialização em Divulgação das Ciências
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
|
2020 - 2022/11/15
Concluído
|
Ensino e Divulgação das Ciências (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Efeitos da divulgação de ciência na perceção pública sobre a vacinação, em tempos de pandemia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2021 - 2022
Concluído
|
Comunicar ciência - Ciências da vida e da saúde (Outros)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
|
19 |
2017 - 2020/07/30
Concluído
|
Bioquímica (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal "Em Torno da Área de Investigação em Imunologia em Portugal – aspetos de imunologia e sociedade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/10 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação em Química, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09 - 2023/09 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio Marca D’ Água, Portugal |
2023/01 - 2023/06 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio D. Duarte, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/10 - 2023/11 | Explicadora | Centro Pedagógico de Carvalhido, Portugal |
2023/07 - 2023/07 | Monitora | Centro Escolar da Portela, Portugal |
2022/07 - 2022/07 | Monitora | Universidade Júnior, Portugal |
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2025/01/01 - 2028/12/31 | STEAM for all: from representations to storytelling and handson activities towards gender equity
2024.03553.BDANA
Bolseiro de Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2023/10/01 - 2025/08/31 | STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning
KA220-SCH-18827CF0
Bolseiro de Investigação
|
Erasmus Plus
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Documento de trabalho |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2025/06/26 | Evento de divulgação na Escola Básica de Figueiró. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, dirigida a professores e corpo escolar, realizada presencialmente na Escola Básica de Figueiró, Paços de Ferreira, Portugal, 26 de junho de 2025. | |
2025/06/25 | Evento de divulgação na Escola Básica de Antas. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, dirigida a professores e corpo escolar, realizada presencialmente na Escola Básica de Antas, Vila Nova de Famalicão, Portugal, 25 de junho de 2025. | |
2025/06/24 | Evento de divulgação no Centro Escolar de Raimonda. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, dirigida a professores e corpo escolar, realizada presencialmente no Centro Escolar da Raimonda, Paços de Ferreira, Portugal, 24 de junho de 2025. | |
2025/05 | Atividades hands-on com Química no 1.º ciclo. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço da Universidade do Porto”, dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) da Escola Básica das Campinas (Agrupamento de Escolas do Viso) em pré-formação na área da Química, realizada Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, 05, 07, 12 e 14 de maio de 2025. | |
2025/01 | Atividades hands-on com Química no 1.º ciclo. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço da Universidade do Porto”, dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) em pré-formação na área da Química, realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, 13, 15 e 29 de janeiro de 2025. | |
2024/11 | Ferreira, A., Morais, C., & Moreira, L. (2024). Representações sociais das mulheres nas áreas STEAM: Uma perspetiva crítica das humanidades digitais. 2º Encontro de Investigação FLUP, Faculdade de letras da Universidade do Porto, Porto, Portugal, 18 e 19 de novembro de 2024. | |
2024 | Morais, C., Ferreira, A., & Moreira, L. (2024). A comunicação de ciência através de histórias de vida no feminino. Congresso da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal – SciComPt 2024, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 8-10 de maio de 2024. |
Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal
|
2024 | Atividades hands-on com Química no 1.º ciclo. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço da Universidade do Porto”, dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) da Escola Básica Paulo da Gama (Agrupamento de Escolas Garcia de Orta) em pré-formação na área da Química, realizada Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, 02 de outubro de 2024. | |
2024 | Atividades hands-on com Química no 1.º ciclo. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço da Universidade do Porto”, dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) da Escola Básica João de Deus (Agrupamento de Escolas Clara de Resende) em pré-formação na área da Química, realizada Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, 30 de setembro de 2024. | |
2023 | Ferreira, A. C., Almeida, M. S., Morais, C. (2023). Em torno das representações da divulgação de ciência sobre a vacinação contra a COVID-19 em notícias do jornal Público. XII Congresso Português de Sociologia. Associação Portuguesa de Sociologia. Coimbra, 2023. |
(Portugal)
|
2023 | Ferreira, A. C., Almeida, M. S., Morais, C. (2023). Perceção pública sobre a COVID-19 e a vacinação contra a doença, nacionalmente. SciCom Pt 2023 - Bragança. | SciCom Pt 2023
Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal (Bragança, Portugal)
|
2021 | Ferreira, A. C., Calafate, L. (2021). Morcegos, Covid-19 e Sociedade. 7º Ciclo de Seminários de Educação para a Saúde - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. | 7º Ciclo de Seminários de Educação para a Saúde
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - 2024 | Morais, C., André, C., Alves, J., & Ferreira, A. (2024). Histórias e atividades com Química no 1.º ciclo. Atividade dirigida a alunos do 1.º ciclo em pré-formação na área da Química do “Projeto Investir na Capacidade”, da Câmara Municipal de Gaia, realizada no Centro Escolar Manuel António Pina, em Oliveira do Douro, Portugal, 17 de fevereiro de 2024. (2024) | |
2021 - 2021 | Dinamização do Seminário "Morcegos, Covid-19 e Sociedade" do 7º Ciclo de Seminários de educação para a Saúde (2021 - 2021)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - Atual | 12.º Congresso da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal – SciComPt2024
Congresso
|
|
2023 - Atual | XII Congresso Português de Sociologia
Congresso
|
|
2024/11/18 - 2024/11/19 | 2º Encontro de Investigação FLUP “Práticas interdisciplinares, colaborativas e/ou digitais nas Humanidades e Ciências Sociais”.
Congresso
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2023 - 2023 | 11.º Congresso da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal – SciComPt2023
Congresso
|
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2025/04 - 2025/04 | Revisão de resumos submetidos para o congresso XXI Encontro Nacional de Educação em Ciências/VII International Seminar of
Science Education 2025
Avaliador
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/09 - 2023/09 | Ensino de Ciências Naturais do 3ºciclo - Grupo 520 | (Ensino básico 3º ciclo) | Colégio Marca D’ Água, Portugal |
2023/07 - 2023/07 | AEC - “Jardim em Férias” | Centro Escolar da Portela, Portugal | |
2023/01 - 2023/06 | Ensino de Matemática e Ciências Naturais - Grupo 230 | (Ensino básico 2º ciclo) | Colégio D. Duarte, Portugal |
2022/07 - 2022/07 | Verão em Projeto: "Cientistas e Cidadãos - ensaiando futuros" | Universidade Júnior, Portugal |
Expedição científica
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2025 - 2025 | Mini piloto realizado na Escola EB1 do Marco. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, para validação dos planos de aula desenvolvidos no projeto, realizada presencialmente na Escola EB1 do Marco (Agrupamento de Escolas António Sérgio), Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal, 07 de fevereiro de 2025. | |
2025 - 2025 | Mini piloto realizado na Escola EB1 do Marco. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, para validação dos planos de aula desenvolvidos no projeto, realizada presencialmente na Escola EB1 do Marco (Agrupamento de Escolas António Sérgio), Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal, 13 de fevereiro de 2025. | |
2024 - 2024 | Mini piloto realizado na Escola Básica de Fijós. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, para validação do modelo de storytelling, realizado presencialmente na Escola Básica de Fijós (Agrupamento de Escolas de Valongo), Sobrado, Valongo Portugal, 16 de fevereiro de 2024. | |
2024 - 2024 | Mini piloto realizado na Escola Básica de Fijós. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, para validação do instrumento de diagnóstico das perceções sobre a representação do género nas áreas STEM, interesse e motivação para as mesmas, realizado presencialmente na Escola Básica de Fijós (Agrupamento de Escolas de Valongo), Sobrado, Valongo Portugal, 5 de junho de 2024 | |
2024 - 2024 | Mini piloto realizado na Escola Básica de Fijós. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, para validação do gtaphic layout das histórias desenvolvidas no projeto, realizada presencialmente na Escola Básica de Fijós (Agrupamento de Escolas de Valongo), Sobrado, Valongo Portugal, 25 de outubro de 2024. | |
2024 - 2024 | Mini piloto realizado no Centro Escolar Luís de Camões. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, para validação das histórias desenvolvidas no projeto, realizada presencialmente no Centro Escolar Luís de Camões (Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco), Vila Nova de Famalicão, Braga, Portugal, 11 de junho de 2024. | |
2024 - 2024 | Mini piloto realizado na Escola EB1 do Marco. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, para validação das histórias desenvolvidas no projeto, realizada presencialmente na Escola EB1 do Marco (Agrupamento de Escolas António Sérgio), Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal, 12 de junho de 2024. |