???global.info.a_carregar???
Ana Cunha Ferreira graduated from the Faculty of Science of the University of Porto (FCUP) with a First Degree in Biochemistry in 2020 and a Master's Degree in Science Education and Communication in 2022. She is currently enrolled in the Doctoral Program in Science Education and Communication since 2023. In the context of her thesis project, she will work and specialise in the field of Science Communication. She has participated in several congresses with oral presentations and publications in proceedings. She was a research fellow on the project ERASMUS+ STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning, which aims to promote STEAM education through storytelling and hands-on activities to increase girls' interest in STEAM subjects and potentially STEAM professions in the future. In this project, she participated in the development of educational materials, realised a set of pilots t evaluate the outputs, and particpated in dissemination events. She is currently a PhD research fellow, with the thesis "STEAM for all: from representations to storytelling and hands-on activities towards gender equity", in CIQUP, CETAPS and CCVVC. Her research interests are in the field of Science Communication, with a focus on the communication of scientific information to children, the analysis of news about science in the context of societal developments, and the landscape of different scientific fields in society.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Isabel da Cunha Ferreira
Data de nascimento
1998/04/29
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Ana Cunha Ferreira
  • Ana Ferreira

Identificadores de autor

Ciência ID
E410-20AA-4799
ORCID iD
0009-0009-7620-7650

Endereços de correio eletrónico

  • up201705064@edu.fc.up.pt (Profissional)
  • anferreira@fc.up.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Naturais - Ciências Biológicas - Bioquímica

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2023/10/06 - 2027/12/01
Em curso
Educação e Divulgação das Ciências (Doutoramento)
Especialização em Divulgação das Ciências
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2020 - 2022/11/15
Concluído
Ensino e Divulgação das Ciências (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Efeitos da divulgação de ciência na perceção pública sobre a vacinação, em tempos de pandemia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2021 - 2022
Concluído
Comunicar ciência - Ciências da vida e da saúde (Outros)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
19
2017 - 2020/07/30
Concluído
Bioquímica (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
"Em Torno da Área de Investigação em Imunologia em Portugal – aspetos de imunologia e sociedade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação em Química, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09 - 2023/09 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Marca D’ Água, Portugal
2023/01 - 2023/06 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio D. Duarte, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10 - 2023/11 Explicadora Centro Pedagógico de Carvalhido, Portugal
2023/07 - 2023/07 Monitora Centro Escolar da Portela, Portugal
2022/07 - 2022/07 Monitora Universidade Júnior, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2025/01/01 - 2028/12/31 STEAM for all: from representations to storytelling and handson activities towards gender equity
2024.03553.BDANA
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2023/10/01 - 2025/08/31 STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning
KA220-SCH-18827CF0
Bolseiro de Investigação
Erasmus Plus
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ana Cunha Ferreira. "Ferreira, A. C., Morais, C., & Moreira, L. (2024). A comunicação de ciência através de histórias de vida no feminino. In Santos-Carvalho, A., Gerardo, H., Navalhas, I., Ferreira, M. (eds.)(2024). SciComPt2024 - Livro de Resumos Alargados: Linguagens e Vozes para uma Ciência Acessível.". 2024.
    Publicado • 10.5281/ZENODO.14643540
  2. Ana Cunha Ferreira. "Ferreira, A. C. & Almeida, M. S. (2021). Explorando a dinâmica da área de investigação em imunologia em Portugal – aspetos de imunologia e sociedade. Atas do XII Congresso Português de Sociologia Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente. Associação Portuguesa de Sociologia. ISBN: 978-989-97981-7-5". 2021.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Ana Cunha Ferreira. 2025. "STEAM Tales Assessment Protocol to help teachers choose lesson plans".
  2. Ana Cunha Ferreira. 2025. "STEAM Tales: Stories of inspiring women in STEAM".
  3. Ana Cunha Ferreira. 2025. "STEAM Tales Pedagogical guide: How to use storyteling to improve children´s learning process". https://cdn.website-editor.net/ef298d42b559485f92e4eb4e31ebaa78/files/uploaded/EN_STEAM+TALES+Pedagogical+guide.pdf.
  4. Ana Cunha Ferreira. 2025. "The STEAM pedagogical lesson plans".
  5. Ana Cunha Ferreira. 2024. "STEAM Tales Introductory Guide: Empowering girls through STEAM: cultivating curiosity and creating opportunities STEAM". https://cdn.website-editor.net/ef298d42b559485f92e4eb4e31ebaa78/files/uploaded/EN_Introductory_Guide.pdf.
Relatório
  1. Ana Cunha Ferreira. 2020. Ferreira, A. C. (2020). Em Torno da Área de Investigação em Imunologia em Portugal – aspetos de imunologia e sociedade..
Resumo em conferência
  1. Ana Cunha Ferreira. "Ferreira, A., Morais, C., & Moreira, L. (2024). Representações sociais das mulheres nas áreas STEAM: Uma perspetiva crítica das humanidades digitais. In Moitinho de Almeida, V., Marques, D., Trigo, L. (eds.) (2024). 2º Encontro de Investigação FLUP “Práticas interdisciplinares, colaborativas e/ou digitais nas Humanidades e Ciências Sociais”. Livro de Resumos (pp. 53-54). Porto: Faculdade de Let". Trabalho apresentado em 2º Encontro de Investigação FLUP “Práticas interdisciplinares, colaborativas e/ou digitais nas Humanidades e Ciências Sociais”. Livro de Resumos, Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)., 2024.
    Publicado • https://doi.org/10.5281/zenodo.14173275
  2. Ana Cunha Ferreira. "Morais, C., Ferreira, A., & Moreira, L. (2024). A comunicação de ciência através de história de vida no feminino. Atas do 12.º Congresso da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal – SciCom Pt 2024 (p.90).". 2024.
  3. Ana Cunha Ferreira. "Ferreira, A. C., Almeida, M. S., & Morais, C. (2023). Em torno das representações da divulgação de ciência sobre a vacinação contra a COVID-19 em notícias do jornal Público. Livro de Resumos do XII Congresso Português de Sociologia (pp. 136 - 137).". 2023.
    Publicado
  4. Ana Cunha Ferreira. "Ferreira, A. C., Almeida, M. S., Morais, C. (2023) Perceção pública sobre a COVID-19 e a vacinação contra a doença, nacionalmente. Atas do 11º Congresso da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia em Portugal - SciComPt 2023 (p.55).". 2023.
    Publicado
  5. Ana Cunha Ferreira. "Ferreira, A. C. & Almeida, M. S. (2021). Explorando a dinâmica da área de investigação em imunologia em Portugal – aspetos de imunologia e sociedade. Livro de Resumos do XI Congresso Português de Sociologia (p.115).". 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Ana Isabel da Cunha Ferreira. "Ferreira, A. C. (2022). Efeitos da divulgação de ciência na perceção pública sobre a vacinação, em tempos de pandemia [Faculdade de Ciências da Universidade do Porto]. https://hdl.handle.net/10216/145870". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Ciências, 2022. https://hdl.handle.net/10216/145870.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/06/26 Evento de divulgação na Escola Básica de Figueiró. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, dirigida a professores e corpo escolar, realizada presencialmente na Escola Básica de Figueiró, Paços de Ferreira, Portugal, 26 de junho de 2025.
2025/06/25 Evento de divulgação na Escola Básica de Antas. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, dirigida a professores e corpo escolar, realizada presencialmente na Escola Básica de Antas, Vila Nova de Famalicão, Portugal, 25 de junho de 2025.
2025/06/24 Evento de divulgação no Centro Escolar de Raimonda. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, dirigida a professores e corpo escolar, realizada presencialmente no Centro Escolar da Raimonda, Paços de Ferreira, Portugal, 24 de junho de 2025.
2025/05 Atividades hands-on com Química no 1.º ciclo. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço da Universidade do Porto”, dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) da Escola Básica das Campinas (Agrupamento de Escolas do Viso) em pré-formação na área da Química, realizada Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, 05, 07, 12 e 14 de maio de 2025.
2025/01 Atividades hands-on com Química no 1.º ciclo. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço da Universidade do Porto”, dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) em pré-formação na área da Química, realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, 13, 15 e 29 de janeiro de 2025.
2024/11 Ferreira, A., Morais, C., & Moreira, L. (2024). Representações sociais das mulheres nas áreas STEAM: Uma perspetiva crítica das humanidades digitais. 2º Encontro de Investigação FLUP, Faculdade de letras da Universidade do Porto, Porto, Portugal, 18 e 19 de novembro de 2024.
2024 Morais, C., Ferreira, A., & Moreira, L. (2024). A comunicação de ciência através de histórias de vida no feminino. Congresso da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal – SciComPt 2024, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 8-10 de maio de 2024.
Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal
2024 Atividades hands-on com Química no 1.º ciclo. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço da Universidade do Porto”, dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) da Escola Básica Paulo da Gama (Agrupamento de Escolas Garcia de Orta) em pré-formação na área da Química, realizada Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, 02 de outubro de 2024.
2024 Atividades hands-on com Química no 1.º ciclo. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço da Universidade do Porto”, dirigida a alunos do 1.º ciclo (4.º ano) da Escola Básica João de Deus (Agrupamento de Escolas Clara de Resende) em pré-formação na área da Química, realizada Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, 30 de setembro de 2024.
2023 Ferreira, A. C., Almeida, M. S., Morais, C. (2023). Em torno das representações da divulgação de ciência sobre a vacinação contra a COVID-19 em notícias do jornal Público. XII Congresso Português de Sociologia. Associação Portuguesa de Sociologia. Coimbra, 2023.
(Portugal)
2023 Ferreira, A. C., Almeida, M. S., Morais, C. (2023). Perceção pública sobre a COVID-19 e a vacinação contra a doença, nacionalmente. SciCom Pt 2023 - Bragança. SciCom Pt 2023
Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal (Bragança, Portugal)
2021 Ferreira, A. C., Calafate, L. (2021). Morcegos, Covid-19 e Sociedade. 7º Ciclo de Seminários de Educação para a Saúde - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 7º Ciclo de Seminários de Educação para a Saúde
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024 - 2024 Morais, C., André, C., Alves, J., & Ferreira, A. (2024). Histórias e atividades com Química no 1.º ciclo. Atividade dirigida a alunos do 1.º ciclo em pré-formação na área da Química do “Projeto Investir na Capacidade”, da Câmara Municipal de Gaia, realizada no Centro Escolar Manuel António Pina, em Oliveira do Douro, Portugal, 17 de fevereiro de 2024. (2024)
2021 - 2021 Dinamização do Seminário "Morcegos, Covid-19 e Sociedade" do 7º Ciclo de Seminários de educação para a Saúde (2021 - 2021)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024 - Atual 12.º Congresso da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal – SciComPt2024
Congresso
2023 - Atual XII Congresso Português de Sociologia
Congresso
2024/11/18 - 2024/11/19 2º Encontro de Investigação FLUP “Práticas interdisciplinares, colaborativas e/ou digitais nas Humanidades e Ciências Sociais”.
Congresso
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023 - 2023 11.º Congresso da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal – SciComPt2023
Congresso

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2025/04 - 2025/04 Revisão de resumos submetidos para o congresso XXI Encontro Nacional de Educação em Ciências/VII International Seminar of Science Education 2025
Avaliador

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09 - 2023/09 Ensino de Ciências Naturais do 3ºciclo - Grupo 520 (Ensino básico 3º ciclo) Colégio Marca D’ Água, Portugal
2023/07 - 2023/07 AEC - “Jardim em Férias” Centro Escolar da Portela, Portugal
2023/01 - 2023/06 Ensino de Matemática e Ciências Naturais - Grupo 230 (Ensino básico 2º ciclo) Colégio D. Duarte, Portugal
2022/07 - 2022/07 Verão em Projeto: "Cientistas e Cidadãos - ensaiando futuros" Universidade Júnior, Portugal

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2025 - 2025 Mini piloto realizado na Escola EB1 do Marco. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, para validação dos planos de aula desenvolvidos no projeto, realizada presencialmente na Escola EB1 do Marco (Agrupamento de Escolas António Sérgio), Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal, 07 de fevereiro de 2025.
2025 - 2025 Mini piloto realizado na Escola EB1 do Marco. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, para validação dos planos de aula desenvolvidos no projeto, realizada presencialmente na Escola EB1 do Marco (Agrupamento de Escolas António Sérgio), Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal, 13 de fevereiro de 2025.
2024 - 2024 Mini piloto realizado na Escola Básica de Fijós. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, para validação do modelo de storytelling, realizado presencialmente na Escola Básica de Fijós (Agrupamento de Escolas de Valongo), Sobrado, Valongo Portugal, 16 de fevereiro de 2024.
2024 - 2024 Mini piloto realizado na Escola Básica de Fijós. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, para validação do instrumento de diagnóstico das perceções sobre a representação do género nas áreas STEM, interesse e motivação para as mesmas, realizado presencialmente na Escola Básica de Fijós (Agrupamento de Escolas de Valongo), Sobrado, Valongo Portugal, 5 de junho de 2024
2024 - 2024 Mini piloto realizado na Escola Básica de Fijós. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, para validação do gtaphic layout das histórias desenvolvidas no projeto, realizada presencialmente na Escola Básica de Fijós (Agrupamento de Escolas de Valongo), Sobrado, Valongo Portugal, 25 de outubro de 2024.
2024 - 2024 Mini piloto realizado no Centro Escolar Luís de Camões. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, para validação das histórias desenvolvidas no projeto, realizada presencialmente no Centro Escolar Luís de Camões (Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco), Vila Nova de Famalicão, Braga, Portugal, 11 de junho de 2024.
2024 - 2024 Mini piloto realizado na Escola EB1 do Marco. Atividade desenvolvida no âmbito do projeto ERASMUS+ “STEAM Tales: Enhancing STEAM education through storytelling and hands-on learning”, para validação das histórias desenvolvidas no projeto, realizada presencialmente na Escola EB1 do Marco (Agrupamento de Escolas António Sérgio), Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal, 12 de junho de 2024.