Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Cláudia dos Santos Gonçalves
- Data de nascimento
- 1981/07/05
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Gonçalves, Ana
- Ana Cláudia Gonçalves
- Ana Cláudia dos Santos Gonçalves
- Gonçalves, A.
- Ana Gonçalves
- Gonçalves, A. C. S.
- Ana Cláudia Santos Gonçalves
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E311-98A2-B16E
- ORCID iD
- 0000-0002-9027-6582
Endereços de correio eletrónico
- ana.goncalves@eshte.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
- 
                           - 210040700 (Profissional)
 
Moradas
- Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). Av. Condes de Barcelona, n.808, 2769-510, Estoril, Cascais, Portugal (Profissional)
Websites
- http://eshte.academia.edu/AnaGonçalves (Profissional)
- http://orcid.org/0000-0002-9027-6582 (Profissional)
- https://ceg.igot.ulisboa.pt/pessoas/ana-goncalves (Académico)
- https://twitter.com/goncalvesacs (Rede social)
- https://www.eshte.pt/pt/artigos/pagoncalves (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
- Humanidades - Línguas e Literaturas
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares
- Ciências Sociais - Geografia Económica e Social - Estudos Urbanos
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Outras Áreas das Ciências Sociais
- Ciências Sociais - Geografia Económica e Social - Geografia Cultural
- Humanidades - Outras Humanidades
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Português (Idioma materno) | |||||
| Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | 
| Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | 
| Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
| Sueco | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2023 Concluído | Microcredential in Training in Distance and Digital Education (Outros) Universidade Aberta, Portugal | |
| 2019/04/30 Concluído | Post-doc in Geography (Pós-doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal | Very good (maximum grade) | 
| 2018 Concluído | European Certificate of Intergenerational Learning (Outros) Beth Johnson Foundation, Reino Unido | |
| 2016 Concluído | Digital Literacy Dynamics for Adults (Outros) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | |
| 2013 Concluído | Literary an Cultural Studies, Specialisation in English Studies (European PhD title) (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal "Cardiff, A Worldly City: The Cultural and Social Reinvention of a European Capital" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Cum Laude by unanimity | 
| 2009 Concluído | Teaching Knowledge Test (Outros) Cambridge Academy of English, Reino Unido | |
| 2006 Concluído | Master's Degree in English Studies, Specialisation in English Culture (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal "Up the Bay, Down the Docks: A Cultural Analysis of Street Life Representations in Butetown/Tiger Bay" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Very Good by Unanimity | 
| 2003 Concluído | Certificate of Pedagogical Skills (Outros) Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal | |
| 2002 Concluído | 4-year Undergraduate Degree in Modern Languages and Literatures, French and English Studies (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal "n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO) | 14 valores/14 out of 20 | 
Percurso profissional
            Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2013/01/07 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal | 
| 2017/12/01 - 2023 | Investigador visitante (Investigação) | Centro de Investigação Desenvolvimento e Inovação em Turismo, Portugal | 
| Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2004/02/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
Cargos e Funções
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2021/04 - Atual | Member of ESHTE's General Council | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2021 - Atual | Member of ReCLes.pt Executive Committee (representing ESHTE) | ReCLes.pt - Associação de Centros de Línguas do Ensino Superior em Portugal, Portugal | 
| 2013 - Atual | Member of ESHTE's Technical and Scientific Council | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2023/01 - 2025/01 | Vice-President of ESHTE's Pedagogical Council | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2023/03 - 2024/06 | CIDI - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação/ CIDI - Centre for Research, Development, and Innovation | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2020 - 2022 | Cocoordinator of the Scientific Area of Arts, Humanities and Foreign Languages | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2019/09/01 - 2020/12/31 | Presidente do Conselho Pedagógico | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2007 - 2011 | Founder and Operational Director of the CLICESHTE - Centro de Línguas e Culturas da ESHTE [ESHTE's Centre of Languages and Cultures] | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2024/10 - 2024/12 | External Expert | European Research Executive Agency, Bélgica | 
| 2024/06 - 2024/06 | Erasmus+ Visiting Professor | Universitat de Girona, Espanha | 
| Escola Universitària Formatic Barcelona, Espanha | ||
| 2023/10 - 2023/11 | External Expert | European Research Executive Agency, Bélgica | 
| 2023/03 - 2023/04 | External Expert for the Directorate-General Regional & Urban Policy | European Commission, Bélgica | 
| 2019 - 2023 | External Expert/Evaluator of Projects | Fundação Cidade de Lisboa, Portugal | 
| 2020/02/05 - 2020/02/12 | Trainer in Content and Language Integrated Learning (CLIL) | Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral, Portugal | 
| 2015/01/01 - 2019/12/31 | Scientific/Academic Expert | Committee for Culture and Education, Bélgica | 
| European Parliament, França | ||
| 2016/09/01 - 2017/01/31 | Guest Lecturer. Curricular Unit Urban Cultures and Sensorial Tourism at the Masters Degree in Tourism and Communication | Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal | 
| 2014/01/01 - 2016/12/31 | External Expert, in the scope of Key Action 2 ¿ Strategic Partnerships | Agência Erasmus+ para a Educacao e Formacao, Portugal | 
| 2016/05/01 - 2016/05/07 | Erasmus+ Visiting Professor | University of Split, Croácia | 
| 2013/03/17 - 2013/03/21 | ERASMUS Visiting Professor | University of Gloucestershire, Reino Unido | 
| 2008/04/25 - 2008/05/01 | ERASMUS Visiting Professor | University College Birmingham, Reino Unido | 
| 2003/02/01 - 2006/08/31 | Formadora Profissional de Inglês English Professional Trainer to Professional Courses | CAF - Centro de Apoio e Formacao Profissional, Portugal | 
| 2005/01/01 - 2005/08/31 | English Trainer at Mondial Assistance, Portugal/Language Courses Coordinator | 8008 - Formacao e Consultoria, Portugal | 
| 2002/09/01 - 2005/08/31 | English language teacher to different CEFR levels and Trainer of Business English in different companies (Unicer, Nestlé Waters, Vileda, Makro, Jerónimo Martins) | Centro Eurpeu de Línguas, Portugal | 
Projetos
            Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2015/12 - 2016/11 | The Ageless City: Intergenerational Spaces for Culturally Diverse Neighbourhoods in Europe Investigador responsável
                                     European Cultural Foundation, Países Baixos | European Cultural Foundation Concluído | 
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2022/01 - 2023/12 | Urbio - Making urban planning and design smarter with participatory mobile biosensing (EXPL/GES-URB/0273/2021) EXPL/GES-URB/0273/2021 Investigador
                                     Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2019/05/01 - 2021/12/31 | Escola para a Cidadania: Pelos direitos de tod@s [School for Citizenship: For the Rights of All] Outra
                                     Fundação Cidade de Lisboa, Portugal | Fundação Calouste Gulbenkian Concluído | 
| 2017 - 2018 | Dicionário do Desenvolvimento: Tod@s Contam para a Cidadania Global [Development Dictionary: All Count for Global Citizenship] Outra
                                    
                                  | Camões Instituto da Cooperação e da Língua Concluído | 
| 2015/12 - 2017/12 | Be Ready: Life Skills and Career Development: helping young people progress into success 2015-1-UK01-KA201-013739 | N/A | 
| 2016 - 2017 | Coordenadas para a Cidadania Global - Ver, Agir e Transformar {Coordinates for Global Citizenship - See, Act and Transform] Avaliadora Externa
                                    
                                  | Concluído | 
| 2015 - 2017 | Erasmus+ Intercultural Communicative Competence. An Advantage for Global Employability (ICCAGE) Partner (without funding)
                                    
                                  | Concluído | 
| 2014 - 2014 | CLIL - Estudo Paralelo e Estudo Comparativo nas Instituições de Ensino Superior [CLIL - Parallel and Comparative Study in
                                 Higher Education Institutions] Investigador
                                     ReCLes.pt - Associação de Centros de Línguas do Ensino Superior em Portugal, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2012 - 2014 | Welcome - Languages for Hospitality Not applicable  Investigador
                                    
                                  | Concluído | 
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2018 - Atual | CLAP - Certificação de Línguas de Ação Profissional [Language Certification for Professional Action] Investigador
                                    
                                  | Desativado | 
| 2023/09 - 2024/11 | STEP - Student Transition and Empowerment Program STEP Co-coordinator
                                     Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | Em curso | 
Produções
            Publicações
| Artigo em conferência | 
 | 
| Artigo em revista | 
 | 
| Artigo em revista (magazine) | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
| Edição de livro | 
 | 
| Edição de número de revista | 
 | 
| Livro | 
 | 
| Manual | 
 | 
| Poster em conferência | 
 | 
| Prefácio / Posfácio | 
 | 
| Resumo em conferência | 
 | 
| Tese / Dissertação | 
 | 
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) | |
|---|---|---|
| 2025/07 | Building Livable Cities through Intergenerational and Child-Friendly Urban Tourism: The Case of Cardiff | Livable Cities Conference AMPS & ISCTE (Lisbon, Portugal) | 
| 2025/06 | It takes a village: The active involvement of parents in CLIL education | 4th International Working CLIL Colloquium Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal) | 
| 2025/06 | Tourism Destinations and Dementia-Friendly Communities: An Exploratory Study | ATLAS Annual Conference 2025 ATLAS (Vila-Seca, Portugal) | 
| 2025/06 | Social inclusion and cohesion through cultural events: A Decade of European Capitals of Culture | ATLAS Annual Conference 2025 ATLAS (Vila-Seca, Portugal) | 
| 2025/05 | Culture meets sports to foster tourism: The case of the Paris 2024 Games | Diversity and Sustainability – Opportunities and Threats Conference (DSOTT25) Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal) | 
| 2025/02/25 | Sustainability Trends: Crafting culturally rich and socially sustainable incentive experiences that engage the senses | IRF Inaugural EU Event: Tidal Tales Incentive Research Foundation & Voqin' (Cascais, Portugal) | 
| 2025/02/19 | Aprender com o coração: Práticas Pedagógicas Afetivas como Promotoras do Sucesso Académico no Ensino Superior | 1.º Webinar semestral “Partilha de boas práticas pedagógicas” Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (Lisbon, Portugal) | 
| 2024/12 | Children in 21st Century Cities and Streets: Opportunities and Pitfalls | The Street and the City V Conference Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal) | 
| 2024/09 | Língua, competências transversais e motivação na educação em turismo: A produção de um blog colaborativo como ferramenta de informação e promoção turísticas | Encontro de Partilhas Pedagógicas 2024 Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril | 
| 2024/07 | From exposure lectures to Event Management Learning Model – the case study of ESHTE, Portugal (with different authors) | AEME Forum 2024 Sheffield Hallam University (Sheffield, Reino Unido) | 
| 2024/07 | Ageless Cultural Geographies. Intergenerationality and Urban Cultural Studies | o 3° Congresso Internacional da RNEC – Rede Nacional em Estudos Culturais: ‘Estudos Inter-Multi-Trans-Pan-Anti-In-Disciplinares ISCAP-IPP (Porto, Portugal) | 
| 2024/06 | Intergenerationality as a heuristic concept towards urban liveability | London - Livable Cities A Conference on Issues Affecting Life in Cities AMPS. ARCHITECTURE MEDIA POLITICS SOCIETY (London, Reino Unido) | 
| 2024/06 | Ageless Tourism: The Case for Intergenerational Tourism | Ninth International Conference on Tourism and Leisure Studies John Moores University (Liverpool, Reino Unido) | 
| 2024/03 | Wear your heart on your sleeve: Developing intercultural competence through affective teaching in the English for Tourism class |  (Tampa, Estados Unidos) | 
| 2023 | European Capitals of Culture and Tourism: Is it just a question of place branding or more than that? | XV ITC23 – International Tourism Congress  (Portugal) | 
| 2023 | I experience, therefore I am: Transformational tourism in small/medium-sized cities in Europe | ATLAS Annual Conference 2023: Quality of Life, Health, Tourism and Climate  (Países Baixos) | 
| 2023 | Down memory lane: Eliciting affective geographies and sites of memory |  (Portugal) | 
| 2023 | Back to Basics: Escrita Criativa para uma Pedagogia Afetiva em Inglês para Turismo [Back to Basics: Creative Writing for Affective Pedagogy in English for Tourism] | II Encontro Luso-Brasileiro de Geografias Emocionais [II Luso-Brazilian Meeting of Emotional Geographies] IGOT, ULisboa (Portugal) | 
| 2023 | O Papel da Biodeteção Móvel na Identificação Participativa de Geografias Afetivas e Memórias: O Projeto UrBio [The Role of Mobile Biosensing in the Participative Identification of Affective Geographies and Memories] | II Encontro Luso-Brasileiro de Geografias Emocionais [II Luso-Brazilian Meeting of Emotional Geographies] IGOT, ULisboa (Portugal) | 
| 2023 | Down memory lane: Eliciting affective geographies and sites of memory through participatory mobile biosensing. The UrBio experimental project | 7th World Conference on Qualitative Research Ludomedia (Portugal) | 
| 2022 | Utilização de biodetetores em investigação participada em turismo e estudos urbanos [Usage of biosensors in participative research in tourism and urban studies] | Encontros de Ciência22: Inovação e Sustentabilidade [Science Meetings 2022: Innovation and Sustainability]  (Portugal) | 
| 2022 | Community Redux | Crossroads in Cultural Studies 2022 Association of Cultural Studies | 
| 2022 | UrBio: People and Sensors | Urban Design with Emotions: From Data Collection to Policy Guidelines Research Dialogue IGOT, ULisboa (Portugal) | 
| 2022 | Heart over Head: Affective Teaching for Effective Foreign Language Learning in Tourism and Hospitality | CercleS 2022 Conference. The Future of Language Education in an Increasingly Digital World: Embrancing Change Instituto Politécnico do Porto (Portugal) | 
| 2022 | Have all the ‘solids’ melted? Intergenerational cultural geographies revisited at times of crises and pervasive uncertainty | Royal Geographical Society-IBG Annual International Conference Newcastle University | 
| 2022 | Os Estudos Culturais e Turismo: Por um Projeto Comum, Humanístico e Democrático [Cultural Studies and Tourism. For a Common, Humanistic and Democratic Project] | I Congresso da Rede Nacional de Estudos Culturais [I Congress of the Cultural Studies National Network] | 
| 2021 | Involve me and I learn: How ePortfolios can promote affective learning in tourism education | Foreign Languages and Tourism international online conference | 
| 2021 | For ‘a more human tourism’: Putting culture at the heart of tourism’s paradigm shift | ITC21 – XIII International Tourism Congress | 
| 2021 | Portfolios as a skills’ development and assessment tool for tourism management higher education students: A two-fold perception | III Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais [III Meeting of Pedagogical Reflection and Sharing in Social Sciences] | 
| 2021 | Every Cloud has a Silver Lining: Resetting tourism practices through commoning | ATLAS (Association for Tourism and Leisure Education and Research) Annual Conference 2021 | 
| 2021 | Commoning Intergenerational Borderlands as Affective Urban Geographies | Royal Geographical Society-IBG Annual International Conference | 
| 2021 | Utopias urbanas realistas: A intergeracionalidade e os bens comuns [Realistic urban utopias: Intergenerationality and the commons] | I Encontro Luso-Brasileiro de Geografias Emocionais [I Luso-Brazilian Meeting of Emotional Geographies] | 
| 2021 | Culture as a Common Good for Sustainable Tourism Development | International Seminar on Sustainable Tourism for Regional Development University of Madeira | 
| 2021 | The Tourism-Education Boomerang: Lifelong learning, intercultural dialogue and global citizenship | INVTUR21 University of Aveiro | 
| 2020/11 | The Community-Trust-Reputation Turn in Tourism: What changes when tourism is forced to change | ITC’20 Virtual Conference CITUR, Portugal & University of Freevale, Brasil | 
| 2020/11 | Portefólios digitais como ferramenta de aprendizagem e de avaliação no ensino superior [Digital portfolios as a learning and assessment tool in higher education] | II Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais [II Meeting of Pedagogical Reflection and Sharing in Social
                                 Sciences] Universidade do Algarve (Portugal) | 
| 2020/11 | Uma perspetiva transdisciplinar do ensino-aprendizagem integrados de língua e conteúdos no ensino superior em turismo e hotelaria [A transdisciplinary perspective of integrated language and content teaching-learning in tourism and hospitality] | II Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais [II Meeting of Pedagogical Reflection and Sharing in Social
                                 Sciences] Universidade do Algarve (Portugal) | 
| 2020/10 | Turismo Colaborativo: Novas Práticas, novas formas de partilha [Collaborative tourism: New Practices, new forms of sharing] | Semana CEG-Turismo: (Re)Pensar o turismo e a cultura em tempos de pandemia Centro de Estudos Geográficos, IGOT-ULisboa (Portugal) | 
| 2020/07 | ePortefólios como Ferramenta de Aprendizagem e Avaliação: A Perspetiva de Diferentes Unidades Curriculares [ePortfolios as a Learning and Assessment Tool: The Perspective of Different Curricular Units] | Encontros de Partilha Pedagógica entre docentes da ESHTE [Meetings of Pedagogical Sharing among ESHTE's lecturers] Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (Portugal) | 
| 2020/07 | Ensino-aprendizagem integrados de língua e conteúdos. Reflexões sobre as metodologias CLIL [Integrated teaching-learning of language and content. Reflections about CLIL methodologies] | Encontros de Partilha Pedagógica entre docentes da ESHTE [Meetings of Pedagogical Sharing among ESHTE's lecturers] Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (Portugal) | 
| 2020 | The Community-Trust-Reputation Turn in Tourism: What changes when tourism is forced to change | ITC20 Virtual Conference | 
| 2019/11 | Event Development Learning Model (EDLM): Projeto de aplicação em eventos [Event Development Learning Model (EDLM): Project of events implementation] | I Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais [I Meeting of Pedagogical Reflection and Sharing in Social
                                 Sciences] Escola Superior de Ciências Empresariais – Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal) | 
| 2019/07 | Transdisciplinaridade, co-criação e relação com a comunidade no ensino superior em turismo: projeto de aplicação em eventos [Transdisciplinarity, cocreation and relationship with the community in tourism higher education: implementation project in events] | 1.º Encontro de Partilha Pedagógica da ESHTE [1st Pedagogical Sharing Meeting at ESHTE] Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (Estoril, Portugal) | 
| 2019 | PhD and MSc in tourism and hospitality: A Portuguese look | TOURMAN 2019 Conference “Tourism, Travel & Hospitality at Crossroads: The way ahead”  (Thessaloniki, Grécia) | 
| 2019 | Event Development Learning Model (EDLM): Transdisciplinarity and practice in tourism and hospitality higher education | Tourism Forum on China’s Greater Bay Area Development Plan and Implications on Global Tourism and Education Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (Portugal) | 
| 2018/10 | Transdisciplinarity in tourism higher education: preparing students for future market challenges | SATHE Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra) | 
| 2018/04 | Presentation of the Book Reinventing a Worldly City: The Cultural and Social Transformation of Cardiff | 39th APEAA Meeting Universidade de Évora (Évora, Portugal) | 
| 2017 | How can higher education prepare students for market challenges? Extending the learning experience in events education | IMEX Frankfurt IMEX (Frankfurt, Alemanha) | 
| 2016 | Ageless Cities and the Commons: Urban Liveability and Intergenerational Learning | Spaces and Flows: Seventh International Conference on Urban and ExtraUrban Studies  (Filadélfia, Estados Unidos) | 
| 2016 | Environmental Sustainability: A Portrait of Hotel Chains in Portugal | I International Forum on Management Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (Estoril, Portugal) | 
| 2016 | Ageless Cities: Intergenerational Spaces and Cultural Practices in Contemporary Urban Settings | The Street and the City: Awakenings International Conference Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa & Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (Lisboa, Portugal) | 
| 2015 | O Projeto CLIL-ReCLes.pt: Uma perspetiva comparatista [The CLIL-ReCLes.pt Project: A Comparative perspective] | Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras [Foreign Languages International  Conference] Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal) | 
| 2015 | CLIL no ensino superior Português: uma experiência pedagógica inovadora [CLIL in Portuguese higher education: An innovative pedagogical experience] | Study and Advancement of Teaching in Higher Education Escola Superior de Educação de Coimbra  (Coimbra, Portugal) | 
| 2015 | Empowerment and Sustainability in Community-based Tourism Narratives and Practices: Giving a Voice to Local Communities in Tour Guiding | 4th International Research Forum on Guided Tours Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (Estoril, Portugal) | 
| 2014 | Cities by and for Children: The Commodification of Childhood and Place in Destination Marketing | In the Flow: People, Media, Materialities Conference Advanced Cultural Studies Institute of Sweden (Norrköping, Suécia) | 
| 2014 | ReCLes.pt CLIL Training Project | ReCLes.pt 2014 International Conference on Languages and the Market: Competitiveness and Employability Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (Estoril, Portugal) | 
| 2014 | Public Presentation of Welcome - Languages for Hospitality Project | ReCLes.pt 2014 International Conference on Languages and the Market: Competitiveness and Employability Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (Estoril, Portugal) | 
| 2014 | Small is Beautiful: Liveability, Cultural Creativity and Inclusiveness in Small Cities | 10th Crossroads Conference in Cultural Studies Association for Cultural Studies (Tampere, Finlândia) | 
| 2014 | Assessment, Evaluation and Feedback: Supporting Learning in CLIL | Workshop: Projeto CLIL/ReCLes.pt Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (Porto, Portugal) | 
| 2014 | Liveability, Inclusiveness and Cultural Empowerment in Small Capital Cities: Community-based Projects in Lisbon (Portugal) and Cardiff (Wales, UK) | British Sociological Association Annual Conference Universidade de Leeds (Leeds, Reino Unido) | 
| 2013 | Language Training in the Tourism and Hospitality Sector: The Case of Welcome - Languages for Hospitality European Project | 2nd World Research Summit for Tourism and Hospitality: Crossing the Bridge Rosen College of Hospitality Management, University of Central Florida (Orlando, Estados Unidos) | 
| 2013 | Cities, Tourism and the Senses: Cardiff, A Sensorial Tourism Experience | 2nd World Research Summit for Tourism and Hospitality: Crossing the Bridge Rosen College of Hospitality Management, University of Central Florida (Orlando, Estados Unidos) | 
| 2013 | The Journey not the Arrival Matters: Developing Intercultural Awareness and Communication Skills in Tourism Education | 4th Annual ENCATC Research Session, ENCATC Annual Conference University of Antwerp (Antuérpia, Bélgica) | 
| 2013 | Finalista presentation of the Cultural Policy Research Award, 7th Young Cultural Policy Researchers Forum (ENCATC & European Cultural Foundation) | ENCATC Annual Conference ENCATC; European Cultural Foundation (Brussels, Bélgica) | 
| 2013 | Consuming the City, Spaces of Consumption: Commodifying and Aestheticising Cardiff's Everyday Life | 6th Conference EUROMED 2013 Centro de Congressos do Estoril (Estoril, Portugal) | 
| 2013 | More than just a Stroll down Memory Lane: The Poetics and Politics of Exhibition and Interpretation at The Cardiff Story Museum | V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal) | 
| 2013 | I Shop, therefore I am: Consumer Spaces, Practices and Paradoxes in Cardiff | ShoppingScapes'13 Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal) | 
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado | Curso (Tipo) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2024 - Atual | Oferta Turístico-Cultural e sua Comunicação para Públicos com Alzheimer no Concelho do Seixal [Tourism and Cultural Offer
                                 and its Communication for Audiences with Alzheimer in Seixal] Orientador | Tourism and Communication (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal | 
| 2023 - Atual | Turismo, participação e criatividade na preparação de Évora 2027, Capital Europeia da Cultura [Tourism, participation and
                                 creativity in the preparation of Évora 2027, European Capital of Culture] Coorientador | Tourism (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal | 
| 2023 - Atual | O Papel do Turismo Criativo na Promoção da Cultura Popular Portuguesa em Lisboa: Workshops Criativos [The Role of Creative
                                 Tourism in the Promotion of Portuguese Popular Culture in Lisbon: Creative Workshops] Orientador | Tourism and Communication (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal | 
| 2023 - Atual | Impactos Socioculturais de Eventos Culturais na Comunidade de Acolhimento: O Festival do Pão de Mafra [Sociocultural Impacts
                                 of Cultural Events in the Hosting Community: The Bread Festival of Mafra] Orientador | Tourism (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2021 - Atual | Importância dos destinos massificados. Estudo de caso: Belém [Importance of massified destinations. The case study of Belém] Orientador | Tourism (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2021 - Atual | As motivações dos hóspedes para ações de educação ambiental em hotelaria [Guests' motivations for environmental education
                                 actions in hospitality] Orientador | Hospitality (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2021 - Atual | Programação cultural e turismo, Efeitos e Impactos: O Caso da Ericeira entre 2010 e 2019 [Cultural programming and tourism,
                                 effects and impacts: The Case of Ericeira between 2010 and 2019] Coorientador | Cultural Studies and Management (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | 
| 2023 - 2025/03 | A Comunicação em Turismo e Hotelaria para Crianças: O Estudo de Caso do Hotel Vila Galé Nep Kids [The Communication in Tourism
                                 and Hospitality for Children; The Case Study of the Vila Galé Nep Kids Hotel] Orientador | Tourism and Communication (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal | 
| 2023 - 2024/11 | Beyond Sightseeing: Exploring Multisensory Tourism in Blindfolded Experiences in Lisbon. Coorientador | Tourism and Communication (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal | 
| 2022 - 2024/03 | Sustentabilidade em Eventos: O estudo de caso do Traça  [Sustainability in Events: The Case Study of Traça] Orientador | Tourism (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2022 - 2022 | O aeroporto de Lisboa e a sua usabilidade para pessoas com deficiência visual [Lisbon's airport and its usability by people
                                 with visual impairments] Orientador | Tourism and Communication (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal | 
| 2022 - 2022 | Turismo de eventos e desenvolvimento local:o caso do Festival de Balonismo de Coruche [Event tourism and local development:
                                 The of the Baloon Festival in Coruche] Orientador | Turismo (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2022 - 2022 | O papel educacional do turismo no desenvolvimento de competências (inter)culturais de estudantes de 2.° e 3.° ciclos no Brasil
                                 [The educational role of tourism in the development of (inter)cultural competences of 2nd and 3rd cyle students in Brazil] Orientador | Tourism and Communication (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal | 
| 2022 - 2022 | A influência dos eventos na dinamização de espaços culturais: Gestão e programação culturais da Casa da Marioneta [The influence
                                 of events in the dinamisation of cultural facilities: The Casa da Marionete cultural management and programming] Orientador | Tourism (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2021 - 2021 | Collaborative Tourism and Events: alternative and sustainable forms of travel - The case of Selina Secret Garden Lisbon. Orientador | Turismo (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2020 - 2020 | O contributo dos eventos culturais e de lazer para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
                                 [The contribution of cultural and leisure events for the social and educational development of 1st cycle studies in basid
                                 education] Orientador | Tourism (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2020 - 2020 | The potential of adjectival tourism for the promotion of a tourism destination Orientador | Turismo e Comunicação (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2019 - 2019 | Rota de turismo industrial e criativo no Arco Ribeirinho Sul - Almada, Seixal e Barreiro [Industrial and creative tourism
                                 route in the Southern River Arch - Almada, Seixal and Barreiro] Orientador | Tourism (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2018 - 2019 | O Turismo como catalisador para a revitalização da Mouraria [Tourism and a booster for the revitalisation of Mouraria] Coorientador | Tourism (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2017 - 2018 | Planeamento e Impactos de Eventos: O caso do Carnaval de Torres Vedras [Events Planning and Impacts: The Case of the Torres
                                 Vedras Carnival] Coorientador | Tourism (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2017 - 2017 | Content and Language Integrated Learning in Tourism Vocational Education and Training in Portugal Orientador | Tourism and Communication (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal | 
| 2016 - 2016 | A loja interativa na promoção turística do Porto e Norte de Portugal [The interactive shop in the tourism promotion of Porto
                                 and North of Portugal] Orientador | Tourism and communication (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal | 
| 2014 - 2015 | O Plano Estratégico do Turismo para o Concelho de Oeiras e os eventos culturais: O caso do Palácio do Marquês de Pombal [Oeiras
                                 Tourism Strategic Planning and cultural events; The Case of the Marquis of Pombal Palace] Coorientador | Tourism (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2024 - Atual | Encontro de Partilhas Pedagógicas 2024 [Pedagogical Sharing Meeting 2024[ (2024) Encontro (Membro da Comissão Organizadora) | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2024 - Atual | Seminário Turismo e Democracia, (Mais de) 50 Anos de Viagens [Tourism and Democracy Seminar, (More than) 50 Years of Travelling] (2024 - 2024) Seminário (Membro da Comissão Organizadora) | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2024 - 2024 | Organising committee of the VIII International Forum on Management (2024 - 2024) Conferência (Membro da Comissão Organizadora) | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2022 - 2022 | CEG-Tourism Week (2022 - 2022) Encontro (Membro da Comissão Organizadora) | Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal | 
| 2022 - 2022 | IV Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais [IV Meeting of Pedagogical Reflection and Sharing in Social
                                 Sciences] (2022 - 2022) Conferência (Membro da Comissão Organizadora) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2022 - 2022 | CercleS 2022 Conference. The Future of Language Education in an Increasingly Digital World: Embrancing Change (2022 - 2022) Conferência (Membro da Comissão Organizadora) | Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal | 
| 2021/01 - 2021/12 | 18.ª edição do Concurso nacional Poliempreende - Projetos de Vocação Empresarial [18th edition of the Poliempreende Contest
                                 - Projects of Business Vocation] (2021/03) Outro (Membro da Comissão Organizadora) | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2021/01 - 2021/11 | III Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências  [III Meeting of Pedagogical Reflection and Sharing in Social Sciences] (2021/11) Encontro (Presidente da Comissão Organizadora) | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2021 - 2021 | Talk Time to Rethink Tourism and Hospitality: An Inspiring Insight into Future Trends by Alan Rogers (2021 - 2021) Seminário (Presidente da Comissão Organizadora) | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2020/09 - 2020/11 | Digital Transformation - Building Knowledge with Data in Tourism & Hospitality (2020/11) Seminário | Tourism International Academy, Portugal | 
| 2020/01/01 - 2020/10/01 | Semana CEG-Turismo: (Re)Pensar o turismo e a cultura em tempos de pandemia [CEG-Tourism Week: (Re)thinking tourism and culture
                                 in pandemic times] (2020/10/01 - 2020/10/01) Conferência (Membro da Comissão Organizadora) | Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal | 
| 2020/07 - 2020/07 | Encontros de Partilha Pedagógica entre docentes da ESHTE [Meetings of Pedagogical Sharing among ESHTE's lecturers] (2020/07) Encontro (Presidente da Comissão Organizadora) | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2020/01 - 2020 | II Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais [II Meeting of Pedagogical Reflection and Sharing in Social
                                 Sciences]  (2020/10/02 - 2020/10/03) Conferência (Membro da Comissão Organizadora) | Universidade do Algarve, Portugal Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2019/11 - 2019/11 | I Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais [I Meeting of Pedagogical Reflection and Sharing in Social
                                 Sciences] (2019/11) Encontro (Coorganizador) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal Universidade do Algarve, Portugal | 
| 2019/07 - 2019/07 | 1.º Encontro de Partilha Pedagógica da ESHTE [1st Pedagogical Sharing Meeting at ESHTE] (2019/07) Encontro (Presidente da Comissão Organizadora) | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento | Nome do evento Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2025 - 2025 | Chairwoman Conferência | Diversity and Sustainability – Opportunities and Threats Conference (DSOTT25) Universidade de Coimbra, Portugal | 
| 2023 - 2023 | Chairwoman Conferência | Diversity and Sustainability – Opportunities and Threats Conference (DSOTT23) Universidade de Coimbra, Portugal | 
| 2022 - 2022 | Presentation of the project The Ageless City: Intergenerational Spaces for Culturally Diverse Neighbourhoods in Europe Festival | The Festival of the New European Bauhaus European Commission, Bélgica | 
| 2022 - 2022 | Presentation of the project The Ageless City: Intergenerational Spaces for Culturally Diverse Neighbourhoods in Europe Conferência | The Street and The City – Moments International Conference Universidade de Lisboa, Portugal | 
| 2022 - 2022 | Presentation of the project The Ageless City: Intergenerational Spaces for Culturally Diverse Neighbourhoods in Europe Congresso | I International Congress of Artistic and Cultural Mediation Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | 
| 2022 - 2022 | Oradora na Mesa Redonda Investigação no novo turismo: principais drivers [Speaker at the Roundtable Research in the new tourism:
                                 main drivers] Conferência | New Tourism: Challenges and Opportunities Conference Universidade Europeia, Portugal | 
| 2022 - 2022 | Invited speaker at the roundtable Museus, Comunicação e Turismo [Museums, Communication and Tourism] Seminário | CEG-Tourism Week Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal | 
| 2020 - 2020 | Moderadora da sessão plenária “La adaptación de la enseñanza superior a un entorno de incertidumbre” proferida por Juan Antonio
                                 Torrecilla-Garcia Encontro | II Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais Universidade do Algarve, Portugal | 
| 2020 - 2020 | Moderadora do Encontro de Partilha Pedagógica sobre o tema Mestrado em Food Design: Uma abordagem pedagógica e transdisciplinar
                                 ao sistema alimentar [Moderator of the Pedagogical Sharing Meeting about the Food Design Master's Degree: A Pedagogical and
                                 transdisciplinary approach to the food system] Encontro | Encontros de Partilha Pedagógica entre docentes da ESHTE [Meetings of Pedagogical Sharing among ESHTE's lecturers] Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2019/09/27 - 2019/09/27 | Mesa redonda nas celebrações do Dia Mundial do Turismo promovidas pela Câmara Municipal de Oeiras, sob o tema Turismo e Emprego:
                                 Um futuro melhor para todos. [World Tourism Day Roundtable organised by the Oeiras City Council under the topic Tourism and
                                 Employment. A better future for all] Mesa-redonda | Celebrações do Dia Mundial do Turismo Câmara Municipal de Oeiras, Portugal | 
| 2019 - 2019 | Moderadora de uma sessão paralela [Moderator of a Parallel Session] Encontro | II Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais [II Meeting of Pedagogical Reflection and Sharing in Social
                                 Sciences] Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal | 
| 2018 - 2018 | Presentation of the project The Ageless City: Intergenerational Spaces for Culturally Diverse Neighbourhoods in Europe Exposição | Noite Europeia dos Investigadores [Researchers' European Night] Universidade de Lisboa, Portugal | 
| 2017 - 2017 | Presentation of the project The Ageless City: Intergenerational Spaces for Culturally Diverse Neighbourhoods in Europe Exposição | Fundação Cidade de Lisboa, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Chair da sessão Turismo e Hotelaria [Chair of the Tourism and Hospitality session] Conferência | I International Forum on Management Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2016 - 2016 | Presentation of the project The Ageless City: Intergenerational Spaces for Culturally Diverse Neighbourhoods in Europe Exposição | Cardiff Story Museum, Reino Unido | 
| 2016 - 2016 | Presentation of the project The Ageless City: Intergenerational Spaces for Culturally Diverse Neighbourhoods in Europe Exposição | Associação Renovar a Mouraria, Portugal | 
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação | Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2025/03 | A Comunicação em Turismo e Hotelaria para Crianças: O Estudo de Caso do Hotel Vila Galé Nep Kids [The Communication in Tourism
                                 and Hospitality for Children; The Case Study of the Vila Galé Nep Kids Hotel] Orientador | Margarida Bernardo Gonçalves (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2024/07 | Lisboa como destino turístico inclusivo e acessível: estratégias de adaptação para pessoas com declínio cognitivo Orientador | Sandra Rebelo (Outro) Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal | 
| 2024 | A Feira da Dieta Mediterrânica como Motor Económico no Destino Turístico de Tavira. O impacto nas atividades económicas [The
                                 Mediterranean Diet Fair as an Economic Driver of Tavira as a Tourism Destination: The impact on economic activities] Arguente principal | Bernardo de Mendonça Bravo Cotovio (Mestrado) Universidade do Algarve, Portugal | 
| 2024 | As atitudes dos residentes em relação aos turistas: O Caso da Região do Meco [Residents' attitudes toward tourists: The Case
                                 of Meco] Presidente do júri | Alexandra Isabel Marques Marçalo (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2024 | O potencial das experiências imersivas no âmbito dos eventos corporativos: A realidade da Immersis [The potential of immersive
                                 experiences in corporate events. The reality of Immersis] Presidente do júri | Mónica Filipa Martins (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2024 | A importância do Turismo Automóvel como contributo para a Valorização do Destino: Caso de Estudo – Evento Desportivo Estoril
                                 Classics [The importance of automobile tourism to the valorisation of a tourism destination. Case study - The sports event
                                 Estoril Classics] Presidente do júri | António Henrique Fernandes Barbosa (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2024 | A Comunicação de Marketing Digital no Turismo: Os Hostels de Lisboa [Digital marketing communication in tourism: Lisbon's
                                 Hostels] Presidente do júri | Rodrigo Fischer de Menezes (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2024 | Sustentabilidade em Eventos: O estudo de caso do Traça [Sustainability in Events: The case study of Traça] Orientador | Ana Cláudia Pereira Gonçalves (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2023 | Os Casamentos Subaquáticos em Portugal: Análise de uma possível tendência [Underwater Weddings in Portugal: Analysis of a
                                 Potential Trend] Presidente do júri | Mafalda Jesus (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2023 | How can a healthy brunch with a storytelling name contribute to mitigate the generation gap? Redefining the sociability of
                                 food Presidente do júri | Sofia Monteiro (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2023 | O Potencial Turístico do Património Castrejo: A Rota dos Castros do Noroeste de Portugal [The Tourism Potential of the Castrejo
                                 Heritage. The Castros Route in Northeastern Portugal] Presidente do júri | Tiago Pinto (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2022 | The Sars-Cov-2 pandemic and tourist’s views on the need to rethink tourism Presidente do júri | Mariana Santos (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal | 
| 2020 | Turismo como Revitalizador dos Bairros Históricos: Caso de Estudo Baixa Pombalina [Tourism as a booster of historical neighbourhoods:
                                 The case study of Pombaline downtown] Presidente do júri | Joana Carreira Jácome de Sousa (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2020 | Turismo en los Paisajes Tóxicos: el caso del Centro de Reciclaje de Metales Agbogbloshie en Ghana Arguente principal | Catalina Giraldo Villamizar (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal | 
| 2020 | Os impactes socioambientais de um evento num destino turístico. Caso de estudo: Santos Populares de Lisboa [The social and
                                 environmental impacts of an event in a tourism destination. Case study. The Popular Saints Festivities in Lisbon] Presidente do júri | Rita Madalena Gil Branco (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2019 | A Ruína do Cinema Paris: Invisibilidade de um lugar que ainda existe [The Ruins of the Paris Cinema: Invisibility of a place
                                 that still exists] Arguente principal | André Ribeiro (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal | 
| 2019 | Portugal for Chinese tourists. An eGuide Presidente do júri | Li XiaoXiao (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2019 | Lost in Translation: Translating culture into public policies, a case study of the Porto Maravilha Project Arguente principal | Marina Patto Caresia (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa, Portugal | 
| 2018 | Smart Destination; Information as a basis for business creation in Cascais Presidente do júri | Erica Rodrigues Gomes (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2016 | A Tate Gallery : de Millbank a Bankside Arguente | Célia Baixa (Doutoramento) Universidade de Lisboa, Portugal | 
| 2015 | As Atividades Educativas de Exploração na Natureza no Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais nos Jovens e na Promoção
                                 do Turismo na Natureza Responsável [Education activities fo Exploration in Nature in the Development of Personal and Social
                                 Competences in Youngsters and in the Promotion of Responsible Nature Tourism] Presidente do júri | Manuel Bilro (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2015 | O Plano Estratégico do Turismo para o Concelho de Oeiras e os eventos culturais: O caso do Palácio do Marquês de Pombal Orientador | Aida Salete Fernandes (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2015 | O Produto UAWESOME: Promoção na Internet e Motivações do Consumidor [The UAWESOME product: Internet promotion and consumer
                                 motivations] Presidente do júri | Lúcia Santos Pereira (Mestrado) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2025/10 - Atual | VI Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras | Bragança Polytechnic Institute | 
| 2025 - Atual | 4th International Working CLIL Colloquium | Instituto Politécnico de Castelo Branco | 
| 2025 - Atual | III Encontro Luso-Brasileiro de Geografias Emocionais | Universidade Federal de Mato Grosso | 
| 2024 - 2025 | Diversity and Sustainability – Opportunities and Threats Conference (DSOTT25) | Universidade de Coimbra | 
| 2024 - 2024/06 | De cada língua se constrói o futuro - a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas [The future is built upon each language. The voice of sustainability in language teaching and learning] | Instituto Politécnico de Lisboa | 
| 2024 - 2024 | VIII International Forum on Management | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril | 
| 2024 - 2024 | De cada língua se constrói o futuro - a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas [The future is built upon each language. The voice of sustainability in language teaching and learning] | Escola Superior de Educação de Lisboa | 
| 2024 - 2024 | World Conference on Qualitative Research 2024 | Ludomedia | 
| 2023 - 2023 | V Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras [V Foreign Languages International Conference] | Instituto Politécnico de Bragança | 
| 2023 - 2023 | 3rd International Working CLIL Colloquium: ‘Moving CLIL forward: Towards sustainable educational practices | University of Porto | 
| 2023 - 2023 | Diversity and Sustainability – Opportunities and Threats Conference (DSOTT23) | University of Coimbra | 
| 2022 - 2022 | IV Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras (CILE) [IV Foreign Languages International Conference] | Instituto Politécnico de Bragança | 
| 2022 - 2022 | CercleS 2022 Conference. The Future of Language Education in an Increasingly Digital World: Embrancing Change | Instituto Politécnico do Porto | 
| 2022 - 2022 | 3rd International Food Design and Food Studies Conference | Escola de Arquitetura, Universidade de Lisboa | 
| 2021/01 - 2021/02 | V International Forum on Management | Instituto Politécnico de Setúbal | 
| 2020/01 - 2020/11 | International Tourism Conference 2020 | |
| 2020/02 - 2020/02 | IV International Forum on Management | Universidade Aberta | 
| 2019 - 2019 | European Planning Studies | Taylor & Francis | 
| 2019 - 2019 | International Tourism Conference 2019 Conference | Universidade da Madeira | 
| 2019 - 2019 | ReCLes.pt 2019 International Conference. Approaches to Teaching and Learning Languages for Specific Purposes | Universidade do Algarve | 
| 2019 - 2019 | III Colóquio Internacional de Línguas Estrangeiras [III Foreign Languages International Conference] | Instituto Politécnico de Bragança | 
| 2019 - 2019 | III International Forum on Management | Universidade de Évora | 
| 2017 - 2017 | The Street and the City: Thresholds | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa & Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril | 
| 2016/10 - 2016/10 | I International Forum on Management | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril | 
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2022 - Atual | EduSer - Revista de Educação | Instituto Politécnico de Bragança | 
| 2022 - Atual | Ler Educação | |
| 2021 - Atual | Ler Educação | Instituto Politécnico de Beja | 
| 2021 - 2021 | Journal of Intergenerational Relationships | Taylor & Francis | 
| 2020 - 2020 | Journal of Intergenerational Relationships | Taylor & Francis | 
| 2013 - 2016 | International Journal of Interdisciplinary Social Sciences | |
| 2013 - 2016 | International Journal of Interdisciplinary Cultural Studies | |
| 2015 - 2015 | Journal of Interdisciplinary Social Sciences | Common Ground Publishing | 
Consultoria / Parecer
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2019 - 2019 | Plano de Desenvolvimento Turístico do Bombarral [Bombarral Tourism Development Plan] | |
| 2017 - 2018 | Invited nominator for the Princess Magriet Award for Culture | European Cultural Foundation, Países Baixos | 
| 2016 - 2016 | Specialist invited under the COEUR Programme - Competence in EuroPreneurship, with the topics of Active Ageing and Intergenerational Dialogue. Feedback to international groups of higher education students on projects developed for the municipality of Cascais | Câmara Municipal de Cascais, Portugal | 
Entrevista / Programa (rádio / tv)
| Programa | Tema | |
|---|---|---|
| 2020/09/01 - 2020/09/01 | Sociedade Civil | Ensino Superior | 
| 2020/07/28 - 2020/07/28 | #ESHTEaconversa | Há males que vêm por bem? Repensar estratégias de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia | 
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2009 - Atual | ReCLes.pt - The Portuguese Association of Foreign Languages in Portugal | Membro cofundador e associado em representação da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril | 
| 2025/07 - 2028 | ReCLes.pt - the Portuguese Network of Language Centres in Higher Education | Member of the General Assembly | 
Membro de comissão
| Descrição da atividade Tipo de participação | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2025 - Atual | Member of the Editorial Board of the Language Learning in Higher Education (LLHE) Membro | |
| 2025 - Atual | Advisory Editorial Board of the Journal Finisterra Consultor | Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal | 
| 2024 - Atual | Associate Editor of the Journal of Intergenerational Relationships Membro | Taylor & Francis Group, Reino Unido | 
| 2024 - Atual | Member of the Editorial Board of New Trends in Qualitative Research Membro | Ludomedia Unipessoal Lda, Portugal | 
| 2022 - Atual | Member of the Editorial Board of Eduser Membro | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal | 
| 2021 - Atual | Member of the Editorial Board of Ler Educação Membro | Instituto Politécnico de Beja, Portugal | 
| 2019 - Atual | Concurso nacional Poliempreende – Projetos de Vocação Empresarial [Poliemprende national competition- Business vocational
                                 projects] Membro | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal | 
| 2016 - Atual | Member of the European Commons Assembly (ECA) Membro | European Commons Assembly, Bélgica | 
| 2016 - Atual | Member of the Connected Action for the Commons network and research action programme Membro | European Cultural Foundation, Países Baixos | 
| 2018 - 2024 | Editorial Board Member of the Journal of Intergenerational Relationships Membro | Taylor & Francis Group, Reino Unido | 
| 2016 - 2018 | Adult Book Editor of the Journal of Integenerational Relationships Membro | Taylor & Francis Group, Reino Unido | 
Outro júri / avaliação
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2022 - Atual | Member of the selecting jury for the awarding of a research grant under the UrBio project | Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal | 
| 2022/10 - 2023/05 | Member of the jury for the award of the Specialist Title in Teaching Foreign Language - English, representing ReCLes.pt - the Portuguese Association of Language Centres in Portugal | Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal | 
Revisão ad hoc de artigos em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2016 - Atual | Journal of the World Universities Forum | |
| 2024 - 2024 | eTEALS 2024 | |
| 2022 - 2022 | LIT&TOUR – International Journal of Literature and Tourism Research (IJLTR) | |
| 2021 - 2021 | Iperstoria – Journal of American and English Studies | |
| 2020 - 2020 | Finisterra | Centro de Estudos Geográficos, IGOT-ULisboa | 
| 2020 - 2020 | European Planning Studies | Taylor & Francis | 
| 2020 - 2020 | Intercultural Communication Education | Castledown | 
| 2020 - 2020 | Intercultural Communication Education | |
| 2019 - 2019 | Finisterra | Centro de Estudos Geográficos, IGOT-ULisboa | 
| 2018 - 2018 | The Social Sciences Collection | Common Ground Research Networks | 
| 2018 - 2018 | The International Journal of the Inclusive Museum | Commons Ground Publisher | 
| 2018 - 2018 | The Social Sciences Collection | |
| 2018 - 2018 | The International Journal of the Inclusive Museum | |
| 2016 - 2016 | Revista Portuguesa de Estudos Regionais | Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional | 
| 2016 - 2016 | Journal of Heritage Tourism | Taylor & Francis | 
| 2015 - 2015 | Journal of Interdisciplinary Cultural Studies | Common Ground Publishing | 
| 2015 - 2015 | Journal of World Universities Forum | Common Ground Publishing | 
| 2014 - 2014 | International Journal of Interdisciplinary Educational Studies | Common Ground Publishing | 
| 2014 - 2014 | International Journal of Urban Policy and Planning | Elsevier | 
| 2014 - 2014 | International Journal of Interdisciplinary Educational Studies | |
| 2014 - 2014 | Journal of Heritage Tourism | 
Distinções
            Prémio
| 2021 | 3rd Prize at the 7th Teaching Innovation & Entrepreneurship Excellence Awards 2021 | 
| 2019 | Poliempreende Regional Prize | 
| 2019 | ANI BfK Ideas Award 2019 - Tourism, Cultural and Creative Industries Category Agência Nacional de Inovação SA, Portugal | 
Outra distinção
| 2024 | Erasmus+ Visiting Professor Grant - Escola Universitària Formatic Barcelona Agência Erasmus+ para a Educacao e Formacao, Portugal | 
| 2024 | Participation grant at the course IA para Professores Universitários, online course led by Miles in the Sky and funded by Santander | 
| 2020 | Participation Grant at The New Role of the Educator: Best Practices in Online Education | 
| 2016 | Erasmus Visiting Professor Grant, University of Split, Croácia Agência Erasmus+ para a Educacao e Formacao, Portugal | 
| 2016 | Business in Residence at Subtopia in Alby, Sweden, with the project The Ageless City: Intergenerational Spaces for Culturally
                                 Diverse Neighbourhoods in Europe European Cultural Foundation, Países Baixos | 
| 2015 | Selected as one of 50 participants (among 400 applications) in the ECF Idea Camp 2015 "Build the City, at Botkyrka, Sweden European Cultural Foundation, Países Baixos | 
| 2014 | European Centre for the Development of Vocational Training (CEDEFOP) Grant, Lifelong Learning Programme, to participate in the visit Higher Vocational Education: On Demand, in Kungälv, Sweden | 
| 2014 | Special mention at the 2014 European Union Prize for Cultural Heritage / Europa Nostra Awards, pela tese de doutoramento Cardiff, A Worldly City: The Cultural and Social Reinvention of a European Capital. | 
| 2014 | Participation Grant at the 10th Crossroads Conference in Cultural Studies, University of Tampere, Finlândia | 
| 2013 | ERASMUS Visiting Professor grant at the University of Gloucestershire, UK | 
| 2013 | Shortlisted as one of the 10 Finalists of the Cascais Urban Award 2013 | 
| 2013 | Shortlisted as one of the 6 Finalists (from 36 applicants) of the Cultural Policy Research Award | 
| 2013 | Paper Grant to Participate at the 2nd World Research Forum on Tourism and Hospitality: Crossing the Bridge Fundação Luso-Americana, Portugal | 
| 2011 | FCT grant (participation at the European Urban Research Association conference, Copenhagen) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | 
| 2011 | Grundtvig grant - Lifelong Training for Professionals in Adult Education | 
| 2010 | Short duration grant (3 months) to research the cultural and creative industries on Wales Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal | 
| 2009 | Leonardo da Vinci Grant for Professionals in Education and Professional Training | 
| 2009 | Grant supporting PhD research for Professors in Polytechnical Higher Education | 
| 2009 | Travel and Subsistence grant to participate at the 5th EURODIV Conference in Milan | 
| 2008 | ERASMUS grant for Visiting Professors at the University College Birmingham, UK) | 
| 2008 | Travel and Subsistence Grant to participate at the 4th EURODIV Conference in Rome | 
