???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo Jorge de Castro Garcia Coelho Dias
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Dias, Paulo Coelho

Identificadores de autor

Ciência ID
DE1D-240E-8ED6
ORCID iD
0000-0003-3381-3908

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2010
Concluído
Sociologia e Demografia (SFRH/BPD/36659/2007) (Pós-doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Estratégias de Estudo para Ciências. Identificação e Comparação da Eficácia das Estratégias de Estudo dos Alunos dos 5º, 7º e 12º anos de escolas de Lisboa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
2004/10/20
Concluído
Sociologia (Doutoramento)
Especialização em Sociologia da Educação
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"BBC WILD LIFE, NATIONAL GEOGRAPHIC AND OTHER SCIENCE DOCUMENTARIES: THEIR VALUE IN SCIENCE LEARNING IN THE FIFTH AND SEVENTH YEARS OF THE BASIC SCHOOL EDUCATION CYCLE" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com Distinção e Louvor (Very Good with D
1992/07/05
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Dias, Paulo, & Ribeiro, Fernanda (1992). A procura das práticas mágicas. Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa." (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 Valores - Bom com Distinção (Good with Distinct
1982/09/15 - 1988/07/05
Concluído
Organização e Administração de Empresas (Licenciatura)
Especialização em Gestão/ Management
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
15,0 Valores - Bom (Good)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - 2013 Investigador (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/01/14 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1988/12/16 - Atual Empresário e Gestor da CELCO Celco -Home Services, LTD, Portugal
2010/01/15 - 2017/11/25 Coordenador do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (MESIC) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2010/06/15 - 2015/06/15 Coordenador do Departamento de Ciências Sociais/Head of Department Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2013/03/20 - 2015/03/20 Coordenação do Projeto do Ensino Vocacional Secundário Ministério da Educação e Ciência, Portugal
2012/03/20 - 2015/03/20 Coordenação do Projeto do Ensino Vocacional Básico Ministério da Educação e Ciência, Portugal
2004/11/02 - 2011/02/19 Formador Ministério da Educação e Ciência, Portugal
2004/11/02 - 2011/02/19 Formador Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Portugal
1997/01/02 - 2004/12/02 Consultor/ Consultant Fundação António Silva Leal, Portugal
1992/10/07 - 2004/12/02 Assistente dos 1º e 2º Triénios/ Assistant Universidade do Algarve, Portugal
1992/01/02 - 1998/11/02 Técnico Superior (Senior Technician) Ministério da Saúde, Portugal
1994/07/01 - 1998/09/30 Auditor /Auditor HotelDona Filipa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2007/10/01 - 2010/09/15 Projeto de Pós-Doutoramento (SFRH/BPD/36659/2007)
SFRH/BPD/36659/2007
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal

Projeto

Designação Financiadores
2013/01/02 - 2015/12/31 Projecto ALMA.
FCT-MCTES
Investigador
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Desativado
2010/01/02 - 2012/12/31 Projecto Learn-Tech - Tecnologias da Informação e da Comunicação e Aprendizagem. (Ref. PTDC/CS-SOC/102690/2008)
PTDC/CS-SOC/102690/2008
Investigador
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Concluído
2008/01/02 - 2010/07/05 PROJECTO - «International Study of the Self-Regulated Strategies from students from the OECD Countries in respect to PISA and TIMSS international results.» Topic SiS-2008-2.2.3.1 – Supporting and coordinating actions on innovative methods in science education. - European Commission - Research and In
info:eu-repo/grantAgreement/AKA/136010/FI
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Suomen Akatemia

Commission Européenne Représentation au Luxembourg
Desativado
2006/01/02 - 2007/12/31 PROJECTO «INSISTE» - Indicadores do Sistema Educativo Português, 1986-2006». - Conselho Nacional de Educação
PROJECTO «INSISTE» - Indicadores do Sistema Educativo Português, 1986-2006»
Investigador
Conselho Nacional de Educação, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT

Outro

Designação Financiadores
2016/01/02 - Atual Eficácia do professor numa perspetiva comparada Portugal-Brasil
IFB
Investigador
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Brasília, Brasil
Em curso
2012/01/02 - 2015/10/01 Projeto dos Ensinos Vocacionais: Básico e Secundário em Portugal - Ministério da Educação e Ciência
Decreto-Lei n.º 176/2012 de 2 de agosto
Outra
Ministério da Educação e Ciência, Portugal
Concluído
2005/01/02 - 2007/10/31 PROJECTO INTEGRADO - «Cocaine and crack - Situation and responses» para o European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction.
REITOX
Investigador
European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Dias, Paulo. "Avaliação institucional e possibilidades na educação profissional e tecnológica.". Trabalho apresentado em 9ª Semana de Produção Científica., Brasília, 2019.
    Publicado
  2. Dias, Paulo; Cruz, P. P. A.. "O Conselho de Classe como instrumento de avaliação para a prática da gestão escolar democrática.". Trabalho apresentado em Anais do Congresso Internacional – Insternacionalização da Educação Básica e Superior: Desafios, Perspectivas e Experiências. Universidade Católica de Brasília., Brasília, 2019.
  3. Dias, Paulo; Miranda, Deíne; Silva, Maria Cristina Madeira. "Pontes entre o conhecimento informal, obtido no meio rural, e formal de Ciências, em Curso Agrotécnico.". Trabalho apresentado em III Congresso Nacional de Ciências Naturais/ da Natureza – Quem é o/a Licenciado/a em Ciências Naturais?, Brasília, 2018.
    Publicado
  4. Dias, Paulo. "Type d'enseignant et type de classe: les deux faces d'une même médaille en termes d'efficacité du processus d'enseignement-apprentissage en classe dans l'enseignement de base.". Trabalho apresentado em Colloque AFIRSE Portugal, Lisboa, 2017.
    Publicado
  5. Dias, Paulo; Silva, Maria Cristina Madeira. "Processus d'auto-évaluation des établissements d'enseignement dans une perspective comparative Brésil-Portugal.". Trabalho apresentado em XXV Colloquium AFIRSE Portugal, Lisboa, 2017.
    Publicado
  6. Dias, Paulo; Juana, carvalho Ramos; Silva, Maria Cristina Madeira. "Evasão escolar: fatores de influência em Cursos Técnicos Subsequentes do Instituto Federal de Brasília.". Trabalho apresentado em IV Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar., 2015.
    Publicado
  7. Dias, Paulo; Silva, Maria Cristina Madeira. "Projetos na Europa e no Brasil, convergências e complementaridades". Trabalho apresentado em V Semana de Produção Científica do IFB - I Seminário sobre Educação Social e Intervenção Comunitária do IFB., Brasília, 2015.
    Publicado
  8. Dias, Paulo. "Gender inequalities in the process of participation in the classroom. A sociological Perspective.". Trabalho apresentado em 12th Conference of the European Sociological Association., Praga, 2015.
    Publicado
  9. Dias, Paulo. "As tradicionais motivações e vulnerabilidades nos novos percursos na droga. Novas perspectivas multifacetadas de reinserção social". Trabalho apresentado em IV Congresso Internacional em Educação Social, Santarém, 2014.
    Publicado
  10. Dias, Paulo. "Educação e Políticas de Permanência: O caso português – Instituto Politécnico de Santarém (Portugal)". Trabalho apresentado em I Fórum de Assistência Estudantil, Brasília, 2014.
    Publicado
  11. Dias, Paulo; Abrantes, Pedro; Alves, Nuno de Almeida; Rodriges, Carla. "As organizações fazem a diferença: A apropriação das tecnologias nas escolas secundárias portuguesas .". Trabalho apresentado em IX Simpósio Ibero-americano em Educação, Cibernética e Informática, Orlando - Florida, 2012.
    Publicado
  12. Dias, Paulo; Alves, Nuno de Almeida; Rodrigues, carla; Abrantes, Pedro. "As TIC na escola: práticas e representações por parte dos professores". Trabalho apresentado em VII Congresso Português de Sociologia - Sociedade, Crise e Reconfigurações, Porto, 2012.
    Publicado
  13. Dias, Paulo; Abrantes, Pedro; Alves, Nuno de Almeida; Rodrigues, carla. "Organizations make the difference: the appropriation of technologies by Portuguese secondary schools.". Trabalho apresentado em Proceedings of the 9th Ibero-American Symposium on Education, Cybernetics and Computing, CISCO 2012, Orlando - Florida, 2012.
    Publicado
  14. Dias, Paulo; Alves, Nuno de Almeida; Abrantes, Pedro; Rodrigues, Carla. "Learning and teaching with ICT in secondary schools: the Portuguese context.". Trabalho apresentado em VI International Technology, Education and Development Conference., Valência, 2012.
    Publicado
  15. Dias, Paulo; Alves, Nuno de Almeida; Abrantes, Pedro; Rodrigues, carla. "Potentialities and capabilities to explore the Moodle platform in Portugal.". Trabalho apresentado em VI International Technology, Education and Development Conference, Valência, 2012.
    Publicado
  16. Dias, Paulo. "A Sociological Approach on Educational Effectiveness of the Teacher in the Process of Learning Science.". Trabalho apresentado em 10th Conference of the European Sociological Association., Geneve, 2011.
    Publicado
  17. Dias, Paulo. "Problematização da eficácia de processos de ensino-aprendizagem das ciências.". Trabalho apresentado em XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação., Guarda, 2011.
    Publicado
  18. Dias, Paulo. "Novas estratégias de ensino-aprendizagem das ciências para alunos socioeconomicamente desfavorecidos.". Trabalho apresentado em 1º Encontro de Investigação do CIP, Lisboa, 2011.
    Publicado
  19. Dias, Paulo. "A aprendizagem das ciências através da televisão face às aulas.". Trabalho apresentado em Colóquio Educação em Ciências. VII Encontro Nacional, 1999.
    Publicado
  20. Dias, Paulo. "Alguns dados comparativos da aprendizagem conseguida por via informal face à aprendizagem em meio escolar.". Trabalho apresentado em Interculturalismo, Desenvolvimento Comunitário e Cooperação, 1999.
Artigo em revista
  1. Dias, Paulo; Miranda, Deíne; Silva, Maria Cristina Madeira. "Pontes entre o conhecimento químico informal, adquirido no meio rural, e formal, em curso agrotécnico.". REVISTA EIXO 8 1 (2019): 75-93. https://doi.org/10.19123/eixo.v8i1.597.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Dias, Paulo; Gontijo, Simone; Moreira, Heula. "Motivação da gestão para implementação da avaliação institucional na educação profissional e tecnológica.". Revista de Administração Educacional 10 1 (2019): 112-128.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Dias, Paulo; Marques, Ramiro; Hormigo, Isabel; Pereira, Anabela; Correia, Cristina. "Análise da implementação do Ensino Vocacional Básico em Portugal nas treze escolas do Projeto-Piloto.". Interacções 46 (2018): 15-44.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Dias, Paulo Coelho; Hormigo, Isabel Rosário; Marques, Ramiro Lopes; Pereira, Anabela; Correia, Cristina; Pereira, Piedade. "ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO VOCACIONAL BÁSICO EM PORTUGAL NAS TREZE ESCOLAS DO PROJETO-PILOTO.". (2018): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/13882.
    10.25755/int.13882
  5. Dias, Paulo Coelho. "Estratégias de estudo de alunos dos 5º e 7º anos e resultados em ciências". (2018): https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/13952.
    10.21814/rpe.13952
  6. Dias, Paulo; Juana, carvalho Ramos; Silva, Maria Cristina Madeira. "Fatores de influência no processo de evasão escolar em três cursos técnicos do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília.". REVUIIPS 5 3 (2017): 6-21.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Dias, Paulo. "O impacto socioeconómico da implementação do Programa Jovem Aprendiz a partir da inclusão laboral dos jovens aprendizes atendidos pelo Instituto Federal de Brasília – Campus Estrutural.". REVUIIPS 5 3 (2017): 54-65.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Dias, Paulo. "Pedagogia da Alternância e o papel do Educador Social (Professores e Gestores) frente aos desafios de implantação da Educação do Campo no instituto Federal de Brasília – Campus Planaltina.". REVUIIPS 5 3 (2017): 38-53.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Silva, Juana; Dias, Paulo Coelho; Silva, Maria Cristina Madeira. "FATORES DE INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE EVASÃO ESCOLAR EM TRÊS CURSOS TÉCNICOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA". (2017): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/14522.
    10.25746/ruiips.v5.i3.14522
  10. Silva, Priscila de Fátima; Dias, Paulo Coelho; Póvoas, Francisco. "O IMPACTO SOCIOECONÔMICO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ A PARTIR DA INCLUSÃO LABORAL DOS JOVENS APRENDIZES ATENDIDOS PELOINSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - CAMPUS ESTRUTURAL". (2017): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/14525.
    10.25746/ruiips.v5.i3.14525
  11. Cruz, Davi Lucas Macedo Neves; Dias, Paulo Coelho. "PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E O PAPEL DO EDUCADOR SOCIAL (PROESSORES E GESTORES) FRENTE AOS DESAFIOS DE IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA – CAMPUS PLANALTINA". (2017): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/14524.
    10.25746/ruiips.v5.i3.14524
  12. Dias, Paulo; Taborda, Miriam. "A práxis do Técnico Superior de Educação Social em escolas TEIP.". REVUIIPS 4 1 (2016): 390-417.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Dias, Paulo. "Alguns elementos empíricos de reflexão sobre a perceção dos alunos em relação aos TPC de Ciências.". REVUIIPS 4 1 (2016): 189-215.
    Publicado
  14. Dias, Paulo. "Using the Moodle platform in Portugal: Moodle in basic and secondary schools in Portugal.". Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 81, pp. 115-140. (2016):
  15. Dias, Paulo. "Questioning the processes of social reintegration of drug addicts within the scope of a systemic view of drug addiction.". Praxis Educare, 3(1), pp. 27-39. (2016):
  16. Dias, P.; Alves, N. A.; Abrantes, P.; Rodrigues, C. F.. "Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal". Sociologia, Problemas e Práticas (2016): http://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/article/view/3145.
    10.7458/SPP2016813145
  17. Dias, Paulo Coelho. "Pupils’ study strategies in relation to socialisation processes". (2016): https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/article/view/7766.
    10.7458/SPP2011667766
  18. Dias, Paulo Coelho; Alves, Nuno de Almeida; Abrantes, Pedro; Rodrigues, Carla F.. "Using the Moodle platform in Portugal: Moodle in basic and secondary schools in Portugal". (2016): https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/article/view/3145.
    10.7458/SPP2016813145
  19. Dias,Paulo Coelho; Alves,Nuno de Almeida; Abrantes,Pedro; Rodrigues,Carla F.. "Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal". (2016): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292016000200006.
  20. Taborda, Miriam; Dias, Paulo Coelho. "A PRÁXIS DO TÉCNICO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SOCIAL EM ESCOLAS TEIP". (2016): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/14416.
    10.25746/ruiips.v3.i6.14416
  21. Dias, Paulo Coelho. "ALGUNS ELEMENTOS EMPÍRICOS DE REFLEXÃO SOBRE A PERCEÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS TPC DE CIÊNCIAS". (2016): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/14405.
    10.25746/ruiips.v3.i6.14405
  22. Silva, Juana; Dias, Paulo Coelho; Silva, Maria Cristina. "EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS TÉCNICOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA: PERFIL SÓCIOECONÔMICO DE ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO CAMPUS BRASILIA". (2016): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/14409.
    10.25746/ruiips.v3.i6.14409
  23. Isidoro, A.; Dias, P.; Leal, S.. "Os determinantes da eficácia organizacional numa organização de economia social: um estudo de caso". Revista da UIIPS (2015): http://www.ipsantarem.pt/arquivo/5004.
  24. Isidoro, Anabela; Dias, Paulo Coelho; Leal, Susana. "OS DETERMINANTES DA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL NUMA ORGANIZAÇÃO DE ECONOMIA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO". (2015): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/14341.
    10.25746/ruiips.v3.i1.14341
  25. Dias, Paulo. "Toxicodependência e Reinserção Social de Toxicodependentes.". Revista da UIIPS 6 2 (2014): 115-140.
    Acesso aberto
  26. Dias, P.. "Participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências". Revista da UIIPS (2014): http://www.ipsantarem.pt/arquivo/5004.
  27. Dias, Paulo. "TIC no Ensino Secundário: Usos e mediações". Fórum Sociológico. Vol 23, pp. 87-95. (2013):
  28. Abrantes, P; Alves, N. de A.; Dias, P.; Rodrigues, C. F.. "ICT in Portuguese secondary schools: from resistance to innovation". Revista de la Asociación de Sociología de la Educación (2013): https://ojs.uv.es/index.php/RASE.
    10.7203/RASE.6.2.8357
  29. Alves, N. A.; Abrantes, P.; Rodrigues, C. F.; Dias, P. C.. "TIC no Ensino Secundário: usos e mediações". Fórum Sociológico (2013): http://sociologico.revues.org/861.
    10.4000/sociologico.861
  30. Dias, Paulo. "Comparaison des niveaux de participation verbale en classe par sexe, dans le cadre de l'apprentissage des sciences. Educação.". Educação Temas e Problemas. 9 5 (2012): 127-145.
    Acesso aberto • Publicado
  31. Dias, P.. "Comparação dos níveis de participação verbal em sala de aula por género, no âmbito da aprendizagem das ciências". Educação: Temas e Problemas (2012): https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/comparacao-dos-niveis-de-participacao-verbal-em-sala-de-aula-por-genero-no-ambito-da-aprendizagem/21768?lang=en.
  32. Dias, Paulo. "Students’ study strategies in the context of socialization processes.". Sociologia, Problemas e Práticas 66 (2011): 71-94.
    Publicado
  33. Dias, P. C.. "Uma abordagem microssociológica de sala da aula, no âmbito da aprendizagem das ciências". Revista Portuguesa de Educação (2011): http://revistas.rcaap.pt/rpe/index.
    10.21814/rpe.3040
  34. Dias, Paulo Coelho. "A SOCIOLOGICAL APPROACH ON EFFECTIVENESS OF THE TEACHER, IN THE PROCESS OF LEARNING SCIENCE". (2011): https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3040.
    10.21814/rpe.3040
  35. Dias,Paulo Coelho. "Estratégias de estudo dos alunos no âmbito dos processos de socialização". (2011): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292011000200004.
  36. Dias,Paulo Coelho. "Uma abordagem microssociológica de sala da aula, no âmbito da aprendizagem das ciências". (2011): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872011000100003.
  37. Dias, Paulo Coelho. "Estratégias de estudo dos alunos no âmbito dos processos de socialização". (2011): http://hdl.handle.net/10071/3073.
  38. Dias, P. C.. "Estratégias de estudo de alunos dos 5º e 7º anos e resultados em ciências". Revista Portuguesa de Educação (2009): http://revistas.rcaap.pt/rpe/index.
  39. Dias,Paulo Coelho. "Estratégias de estudo de alunos dos 5º e 7º anos e resultados em ciências". (2009): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000100003.
Capítulo de livro
  1. Dias, Paulo. "Tipo de professor e tipo de turma no âmbito do Ensino Básico em Portugal: a necessária contextualização relacional da eficácia pedagógica do professor.". In Do institucional ao pedagógico: pesquisas e práticas em administração educacional., editado por Cardona, M.João, 25-75. Santarém, Brasil: UI_IPSantarem., 2019.
    Publicado
  2. Dias, Paulo. "Type d'enseignant et type de classe: les deux faces d'une même médaille en termes d'efficacité du processus d'enseignement-apprentissage en classe dans l'enseignement de base.". In L'école dynamique et acteurs., 606-617. Lisboa, Portugal, 2018.
    Publicado
  3. Dias, Paulo. "Processus d'auto-évaluation des établissements d'enseignement dans une perspective comparative Brésil-Portugal.". In L'école dynamique et acteurs., 1634-1645. Lisboa, Portugal: EDUCA - Associação de Estudos e Publicidade., 2018.
    Publicado
  4. Dias, Paulo; Juana, carvalho Ramos; Silva, Maria Cristina Madeira. "Fatores de influência na evasão escolar". editado por Silva, Maria Cristina Madeira, 157-171. Brasília, Brasil: Editora do IFB, 2017.
    Publicado
  5. Dias, Paulo; Priscilla, F.; Póvoas, F.. "O impacto socioeconômico da implementação do programa Jovem Aprendiz". In Estudos em Educação Social: Suas aplicações na Educação Profissional, editado por Silva, Maria Cristina Madeira; Dias, Paulo, 239-253. Editora do IFB, 2017.
    Publicado
  6. Dias, Paulo; Lucas, Davi. "Pedagogia da Alternância e o papel do Educador Social". In Estudos em Educação Social: Suas aplicações na Educação Profissional, editado por Silva, Maria Cristina Madeira; Dias, Paulo, 239-253. Brasília, Brasil: Editora do IFB, 2017.
    Publicado
  7. Dias, P.. "Autonomia das escolas no âmbito da autonomia autárquica. Autonomia ou antinomia?". 2011.
  8. Dias, Paulo. "Autonomia das escolas no âmbito da autonomia autárquica. Autonomia ou antinomia?". In Da autonomia da escola ao sucesso educativo., 252-276. Lisboa, Portugal: Cosmos, 2011.
    Publicado
  9. Dias, Paulo. "Avaliação das percepções dos alunos relativamente à educação e aos estabelecimentos de ensino.". In Relatório final do Debate Nacional de Educação.. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional de Educação (CNE), 2007.
    Publicado
  10. Dias, P.. "Cocaine and crack - Situation and responses. In European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction (Ed.), Portugal new development, trends and in-depth information on selected issues.". 2006.
Documento de trabalho
  1. Dias, Paulo Coelho. 2007. "Aprendizagem das ciências. O contexto familiar e a aprendizagem em sala de aula com um professor: um mesmo xadrez mas jogado em dois tabuleiros". http://hdl.handle.net/10071/615.
  2. Dias, Paulo Jorge de Castro Garcia Coelho. 2007. "Estratégias de estudo dos alunos dos 5º e 7º anos do ensino básico e aprendizagem em ciências. tempos afectos a três importantes fontes de informação e efeitos de influência". http://hdl.handle.net/10071/523.
Edição de livro
  1. Dias, Paulo. National Geographic and Others: Their Value in Science Learning.. Alemanha. 2020.
  2. Dias, Paulo Coelho. National Geographic y otros: Su valor en el aprendizaje de la ciencia. Espanha. 2020.
  3. Dias, Paulo. As Ciências Exatas e da Terra no Século XXI 2. Belo Horizonte - Brasil: Atena Editora. 2019.
    Publicado • 10.22533/at.ed.805190710
  4. Dias, Paulo; Silva, Maria Cristina Madeira. Studies in Social Education.. Portugal. 2018.
  5. Dias, Paulo. Documentários Científicos e aprendizagem das Ciências em sala de aula. Aprendizagem informal versus aprendizagem fornal das Ciências: dois métodos opostos que se complementam.. Portugal. 2018.
  6. Dias, P.. Berlim: Saarbrüken - Novas Edições Acadêmicas.. 2018.
  7. Dias, P.. Maria Cristina da Silva e Paulo Coelho Dias (Orgs.). Brasília: Editora IFB. 2018.
  8. Dias, Paulo. National Geographic e outros: o seu valor na aprendizagem das Ciências. Documentários científicos e aprendizagem.. Alemanha. 2017.
  9. Dias, Paulo. Elementos sobre Eficácia Pedagógica do Professor.. Alemanha. 2017.
  10. Dias, P.. Berlin: Saarbrüken - Novas Edições Acadêmicas, 384 p.. 2017.
  11. Dias, P.. Berlin: Saarbrüken - Novas Edições Acadêmicas, 395 p.. 2017.
  12. Dias, Paulo. Monitoring of pregnant drug addicts: from knowledge of the concrete reality to plenned intervention.. Lisboa, Portugal: Ministério da Saúde - SPTT. 2001.
    Publicado
  13. Dias, Paulo. Project for the reuse of urban solid waste by the population of Montenegro.. Loulé, Portugal: Almargem. 2000.
    Publicado
  14. Dias, Paulo. Dr. João Lúcio Eco-school Operation Project.. Almargem. 1998.
    Publicado
  15. Dias, Paulo. «Bairro Horta da Areia». Socio-cultural survey, integrated in a community intervention project.. 1997.
    Publicado
  16. Dias, Paulo. Estudo da população do C.A.T. - Algarve, 2ª Parte - Estudo dos perfis sociológicos.. Ministério da Saúde - SPTT. 1992.
    Publicado
  17. Dias, Paulo. Estudo da população do C.A.T. - Algarve, 3ª Parte - Propostas de prevenção primária.. Ministério da Saúde - SPTT. 1992.
Livro
  1. Dias, Paulo. National Geographic y otros: Su valor en el aprendizaje de la ciencia. Documentales científicos y aprendizaje. Berlin, Alemanha: Ediciones Nuestro Conocimento. 2020.
    Publicado
  2. Dias, Paulo. National Geographic et autres: Leur valeur dans l' apprentissage des sciences. Documentaires scientifiques et apprentissage. Berlin, Alemanha: Editions Notre Savoir. 2020.
    Publicado
  3. Dias, Paulo. INSISTE - Indicadores do Sistema Educativo, 1986-2006. Portugal. 2007.
  4. Dias, P.; Santos, Rui. Colecção Estudos e Relatórios, Conselho Nacional de Educação, 169 p.. 2007.
  5. Dias, P.. Ministério da Saúde - SPTT.. 2001.
  6. Dias, P.. Ministério da Saúde - SPTT.. 2001.
  7. Dias, Paulo. Study os the ecological behaviour of the inhabitants os Montenegro.. Portugal: Almargem. 1999.
    Publicado
  8. Dias, P.. Ministério da Saúde - SPTT. 1992.
  9. Dias, P.. Ministério da Saúde - SPTT. 1992.
  10. Dias, Paulo. Estudo da população do C.A.T. - Algarve, 1ª Parte - Análise Estatística.. 1992.
    Publicado
Relatório
  1. Dias, Paulo. 2011. Relatório de Progresso I.

Outros

Outra produção
  1. “Gender inequalities in the process of participation in the classroom. A sociological Perspective.”. 2015. Dias, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/gender-inequalities-in-the-process-of-participation-in-the-classroom-a-sociological-perspective/25976?lang=en.
  2. “Projetos na Europa e no Brasil, convergências e complementaridades”. 2015. Dias, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/projetos-na-europa-e-no-brasil-convergencias-e-complementaridades/25975?lang=en.
  3. “Evasão escolar: fatores de influência em Cursos Técnicos Subsequentes do Instituto Federal de Brasília.”. 2015. Carvalho, Juana; Dias, P.; Silva, M.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/evasao-escolar-fatores-de-influencia-em-cursos-tecnicos-subsequentes-do-instituto-federal-de/25977?lang=en.
  4. Educação e Políticas de Permanência: O caso português – Instituto Politécnico de Santarém (Portugal). 2014. Dias, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/educacao-e-politicas-de-permanencia-o-caso-portugues--instituto-politecnico-de-santarem-portugal/21761?lang=en.
  5. Questões de género e participação verbal em sala de aula. 2014. Dias, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/questoes-de-genero-e-participacao-verbal-em-sala-de-aula/21757?lang=en.
  6. As tradicionais motivações e vulnerabilidades nos novos percursos na droga. Novas perspectivas multifacetadas de reinserção social. 2014. Dias, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/as-tradicionais-motivacoes-e-vulnerabilidades-nos-novos-percursos-na-droga-novas-perspectivas/21734?lang=en.
  7. Learn-Tech, Tecnologias da Informação e Comunicação e Aprendizagem. 2012. Alves, Nuno de Almeida; Abrantes, P; Rodrigues, Carla F.; Dias, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/learn-tech-tecnologias-da-informacao-e-comunicacao-e-aprendizagem/21741?lang=en.
  8. Potentialities and capabilities to explore the Moodle platform in Portugal. 2012. Dias, P.; Alves, Nuno de Almeida; Abrantes, P; Rodrigues, Carla F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/potentialities-and-capabilities-to-explore-the-moodle-platform-in-portugal/21736?lang=en.
  9. Learning and teaching with ICT in secondary schools: the Portuguese context. 2012. Rodrigues, Carla F.; Alves, Nuno de Almeida; Dias, P.; Abrantes, P.. http://library.iated.org/view/ALVES2012LEA.
  10. As TIC na escola: práticas e representações por parte dos professores. 2012. Alves, Nuno de Almeida; Abrantes, P; Dias, P.; Rodrigues, Carla F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/as-tic-na-escola-praticas-e-representacoes-por-parte-dos-professores/21740?lang=en.
  11. As organizações fazem a diferença: A apropriação das tecnologias nas escolas secundárias portuguesas. 2012. Abrantes, P; Alves, Nuno de Almeida; Dias, P.; Rodrigues, Carla F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/as-organizacoes-fazem-a-diferenca-a-apropriacao-das-tecnologias-nas-escolas-secundarias-portuguesas/21748?lang=en.
  12. Learning and teaching with ICT in secondary schools: the Portuguese context. 2012. Dias, P.; Rodrigues, Carla F.; Alves, Nuno de Almeida; Abrantes, P. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/learning-and-teaching-with-ict-in-secondary-schools-the-portuguese-context/21729?lang=en.
  13. Potentialities and capabilities to explore the Moodle platform in Portugal. 2012. Dias, P.; Alves, Nuno de Almeida; Abrantes, P.; Rodrigues, Carla F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/potentialities-and-capabilities-to-explore-the-moodle-platform-in-portugal/10935?lang=en.
  14. Learning and teaching with ICT in secondary schools: the Portuguese context. 2012. Rodrigues, Carla F.; Alves, Nuno de Almeida; Abrantes, P.; Dias, P.. http://library.iated.org/view/ALVES2012LEA.
  15. A Sociological Approach on Educational Effectiveness of the Teacher in the Process of Learning Science. 2011. Dias, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-sociological-approach-on-educational-effectiveness-of-the-teacher-in-the-process-of-learning/21754?lang=en.
  16. Problematização da eficácia de processos de ensino-aprendizagem das ciências. 2011. Dias, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/problematizacao-da-eficacia-de-processos-de-ensino-aprendizagem-das-ciencias/21746?lang=en.
  17. Poder simbólico e poder legítimo do professor: o epicentro teórico e teórico-prático da eficácia do professor. 2010. Dias, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/poder-simbolico-e-poder-legitimo-do-professor-o-epicentro-teorico-e-teorico-pratico-da-eficacia-do/21752?lang=en.
  18. Uma abordagem sociológica sobre eficácia pedagógica do professor no âmbito da aprendizagem das ciências. 2009. Dias, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/uma-abordagem-sociologica-sobre-eficacia-pedagogica-do-professor-no-ambito-da-aprendizagem-das/21760?lang=en.
  19. Audiences and users around the world. The importance of watching scientific programmes such as National Geographic and BBC Wildlife, in terms of the process of learning science.. 2009. Dias, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/audiences-and-users-around-the-world-the-importance-of-watching-scientific-programmes-such-as/21756?lang=en.
  20. Continuidades e descontinuidades na estruturação das estratégias de estudo dos alunos: O caso particular das ciências. 2009. Dias, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/continuidades-e-descontinuidades-na-estruturacao-das-estrategias-de-estudo-dos-alunos-o-caso/21745?lang=en.
  21. Relatório final do Debate Nacional de Educação.. CIES e-Working Paper, n.º 35/2007. 2007. Dias, Paulo.
  22. Estratégias de estudo dos alunos dos 5º e 7º anos do ensino básico e aprendizagem em ciências. tempos afectos a três importantes fontes de informação e efeitos de influência.. CIES e-Working Paper, n.º 30/2007, Lisboa, CIES-ISCTE.. 2007. Dias, Paulo.
  23. Aprendizagem das ciências. 2007. Dias, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/aprendizagem-das-ciencias/21743?lang=en.
  24. Study strategies for students in the 5th and 7th years of basic education and science learning. Time assigned to three important sources of information and effects os influence.. 2007. Dias, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/estrategias-de-estudo-dos-alunos-dos-5-e-7-anos-do-ensino-basico-e-aprendizagem-em-ciencias-tempos/21744?lang=en.
  25. Contributos importantes da educação informal no âmbito da educação e intervenção comunitária.. 2000. Dias, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/contributos-importantes-da-educacao-informal-no-ambito-da-educacao-e-intervencao-comunitaria/21742?lang=en.
  26. Alguns dados comparativos da aprendizagem conseguida por via informal face à aprendizagem em meio escolar.. 1999. Dias, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/alguns-dados-comparativos-da-aprendizagem-conseguida-por-via-informal-face-a-aprendizagem-em-meio/21755?lang=en.
  27. O valor das aprendizagens conseguidas por via informal em contexto escolar.. 1999. Dias, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/o-valor-das-aprendizagens-conseguidas-por-via-informal-em-contexto-escolar/21732?lang=en.
  28. A aprendizagem das ciências através da televisão face às aulas.. 1999. Dias, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-aprendizagem-das-ciencias-atraves-da-televisao-face-as-aulas/21737?lang=en.
  29. Maximização da Educação formal com apoios da Educação não Formal e Informal.. 1998. Dias, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/maximizacao-da-educacao-formal-com-apoios-da-educacao-nao-formal-e-informal/21753?lang=en.
  30. Arte e mass media.. 1997. Dias, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/arte-e-mass-media/21735?lang=en.
  31. A importância da educação não formal.. 1996. Dias, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-importancia-da-educacao-nao-formal/21762?lang=en.
  32. Informação televisionada: Difusão cultural através de um meio de comunicação social de forte implantação.. 1995. Dias, P.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/informacao-televisionada-difusao-cultural-atraves-de-um-meio-de-comunicacao-social-de-forte/21730?lang=en.