???global.info.a_carregar???
João Sebastião, sociólogo, PhD em Sociologia. Professor Associado no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e investigador no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia-IUL (CIES-IUL), onde foi director entre 2014 e 2020. As suas principais áreas de investigação são as desigualdades sociais na educação, políticas educativas e violência escolar. Em convergência com a investigação em sociologia da educação trabalhou como especialista na área da violência escolar para diferentes instituições nacionais e internacionais (OCDE, UE, Conselho da Europa; ou como criador e coordenador do Observatório de Segurança Escolar do Ministério da Educação português, entre outros). No CIES mantém uma linha de trabalho de ciência aplicada sobre programas sobre sucesso escolar e abandono escolar precoce, violência escolar e planos municipais de educação, cooperando com escolas, autoridades locais ou ONGs.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Manuel Grossinho Sebastião

Nomes de citação

  • Sebastião, João
  • João Sebastião

Identificadores de autor

Ciência ID
DB19-A1CB-3668
ORCID iD
0000-0002-2488-8775
Google Scholar ID
jTiQLAYAAAAJ
Scopus Author Id
55756496500

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia
  • Ciências Sociais - Sociologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
Doctoral Programme in Sociology (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Democratização do ensino, desigualdades sociais e trajectórias escolares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor, por unanimidade
2007
Concluído
Sociologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Democratização do Ensino, Desigualdades Sociais e Trajectórias Escolares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1995
Concluído
n/a (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Modos de Vida Marginais : o caso das crianças da rua de Lisboa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade
1988
Concluído
n/a (Licenciatura)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Na periferia da cidade centros de sociabilidade. Sociabilidades juvenis e novas tecnologias de informação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
1980
Concluído
Curso de Professores Primários (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário de Castelo Branco, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10/16 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - 2020/07/15 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2013/06 - 2015/05 Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Projeto

Designação Financiadores
2023/05/16 - 2025/12/31 Acompanhamento da Implementação, Monitorização e Avaliação da Operação Integrada Local da Freguesia do Milharado
n.a
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Câmara Municipal de Mafra
Em curso
2021/11/26 - 2023/06/30 Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Alto Alentejo e Cartas Educativas Municipais
Concurso Público 2021/300.10.005/76
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Portugal

Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO ALTO ALENTEJO
Concluído
2022/06/27 - 2023/06/27 Revisão da Carta Educativa do Concelho de Estremoz
n.a
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Câmara Municipal de Estremoz
Concluído
2022/06/06 - 2023/06/06 Revisão da Carta Educativa do Concelho de Sesimbra e Elaboração do Plano Estratégico Educativo Municipal
n.a
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Câmara Municipal de Sesimbra
Concluído
2022/03/01 - 2023/02/28 Elaboração de Carta Social Supramunicipal - Baixo Alentejo
na
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo
Concluído
2021/02/01 - 2023/01/31 Atualização das Cartas Educativas e Elaboração do Plano Estratégico Educativo do Baixo Alentejo
na
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo
Concluído
2021/10/01 - 2022/09/30 Modelo de Avaliação de Políticas Públicas
POAT-77-2021-06
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

ASSOCIAÇÃO ISCTE CONHECIMENTO E INOVAÇÃO - CENTRO DE VALORIZAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIAs, Portugal
Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
Concluído
2021/05/08 - 2022/06/30 Bairro Meu
na
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
It's About Impact
Concluído
2019/11/01 - 2021/06/30 Elaboração da Carta Educativa e do Plano Estratégico Educativo do Concelho de Oeiras
na
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Município de Oeiras
Concluído
2019/05/13 - 2020/12/31 Avaliação do Contributo do Portugal 2020 para a Promoção do Sucesso Educativo, Redução do Abandono Escolar Precoce e Empregabilidade dos Jovens para o Programa Operacional Capital Humano
na
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Secretaria-Geral do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social. (SGMSESS)
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
UID/SOC/03126/2019
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/05/01 - 2019/04/30 Internacionalização e desenvolvimento da área de Políticas Públicas de Educação
FCG/GP
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2016/05 - 2019/04 Internationalization and development of the area of Public Education Policies
FCG/GP
Fundação Calouste Gulbenkian
2015/01/01 - 2018/12/31 Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
UID/SOC/03126/2013
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/10/01 - 2018/09/30 EU Post Lab: Developing experiences of administrative cooperation and enhanced access to information in the framework of the posting of workers
GA: VS/2016/0230
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Commissione Nazionale Casse Edili , Itália

Fondazione Giacomo Brodolini, Itália

Notus: Applied Social Research, Espanha

Urlaubs- und Lohnausgleichskasse der Bauwirtschaft Hauptabteilung Europa, Alemanha

Asociatia Latina, Roménia

La Centrale Générale FGTB - De Algemene Centrale ABVV , Bélgica

Union des caisses de France , França

Trade Union 'Budowlani' , Polónia

Bulgarian Construction Chamber , Bulgária
CE-Comissão Europeia
Concluído
2016/10 - 2018/09 EU Post Lab: Developing experiences of administrative cooperation and enhanced access to information in the framework of the posting of workers
GA: VS/2016/0230
CE-Comissão Europeia
2016/11/18 - 2017/05/17 Impactos da Redução do Número de Alunos/Turma
CTR/44/2016/DSCP
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Gabinete do Ministro da Educação
Concluído
2016/05/06 - 2017/01/05 A praxe como fenómeno social
-
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Instituto de Sociologia da Universidade do Porto , Portugal
Direcção Geral do Ensino Superior do Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior (DGES-MCTES)
Concluído
2014/08/25 - 2016/02/29 A Cultura do Desempenho: a produção, transferência e difusão e outros impactos do conhecimento no Ensino Superior Politécnico
14 7 339
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
FCT
Concluído
2014/08 - 2016/02 A Cultura do Desempenho: a produção, transferência e difusão e outros impactos do conhecimento no Ensino Superior Politécnico
14 7 339
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2014/01/01 - 2015/12/31 Incentivo - UI 3126 - 2014
Incentivo/SADG/UI3126/2014
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/06/01 - 2015/05/31 Desafios Educativos na Europa do Sul. Equidade e Eficiência em tempos de crise
PTDC/IVC-SOC/5079/2012
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
2013/06 - 2015/05 Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis
PTDC/IVC-SOC/5079/2012
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
2013/01/01 - 2014/12/31 Projecto Estratégico - UI 3126 - 2013-2014
PEst-OE/SADG/UI3126/2013
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/12/15 - 2013/07/31 Estratégias de Intervenção Socioeducativa em Contextos Sociais Complexos
Projecto nº 000377402011
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
CE-Comissão Europeia
Concluído
2009/01/01 - 2013/07/01 Observatório de Segurança Escolar
-
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Ministério da Educação (ME)
Concluído
2002/11/25 - 2004/12/30 Políticas de Educação Básica, Desigualdades Sociais e Trajectórias Escolares
56653
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2002/11 - 2004/12 Basic Education Policies, Social Inequalities and School Trajectories
56653
Fundação Calouste Gulbenkian

Outro

Designação Financiadores
2010/08/01 - 2011/10/31 Estudo Piloto integrado no processo de Acompanhamento e Monitorização do Programa de Modernização das Escolas destinadas ao Ensino Secundário
contrato nº 10/1939/CA/C
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Parque Escolar, E.P.E.
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, José Pedro; Mineiro, João.; Estanque, Elísio; Sebastião, João; Lopes, João Teixeira. "Um olhar sociológico sobre a praxe académica". Trabalho apresentado em Atas do X Congresso Português de Sociologia, Covilhã, 2018.
    Publicado
  2. Abrantes, P.; Amândio, S.; Martins, S. C.; Sebastião, J.; Alonso, R. F.. "The “education quality” policies in Southern Europe and its impacts over teachers’ and students’ lives". Trabalho apresentado em A educação na Europa do sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos, Atas da I Conferência Ibérica da Sociologia da Educação, Lisboa, 2016.
    Publicado
  3. Campos, J.; Sebastião, João; Merlini, S.; Chambino, M.. "Avaliação da intervenção socioeducativa sobre a violência na escola". Trabalho apresentado em ATAS do VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos, Lisboa, 2014.
    Publicado
  4. Luísa Veloso; Duarte, A.; Marques, J.; Sebastião, J.. "Os focus group dinâmicos na Sociologia da educação: virtudes e potencialidades". 2012.
  5. Campos, J.; Merlini, S.; Sebastião, João. "Violência, escola e territórios. Intervenção educativa em territórios urbanos complexos". Trabalho apresentado em V Encontro do CIED, Escola e Comunidade, Lisboa, 2012.
    Publicado
  6. Gomes, M. C.; Ávila, P; Sebastião, João; Costa, AF. "Novas análises dos níveis de literacia em Portugal: comparações diacrónicas e internacionais". Trabalho apresentado em Sociedade Portuguesa: Passados Recentes, Futuros Próximos (Actas do 4º Congresso Português de Sociologia), Coimbra, 2002.
    Publicado
  7. Gomes, M. do C.; Ávila, P.; Sebastião, J.; Costa, A. F. da.. "Novas análises dos níveis de literacia em Portugal: Comparações diacrónicas e internacionais". Trabalho apresentado em IV Congresso Português de Sociologia. Sociedade Portuguesa: Passados recentes, futuros próximos, Coimbra, 2000.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Silva, J. P.; Mineiro, J.; Estanque, E.; Sebastião, J.; Lopes, J. M. T.. "Each person in their place: the ‘praxe’ as a ritual of integration, stratification and differentiation". Journal of Youth Studies 26 1 (2023): 98-112. https://www.tandfonline.com/toc/cjys20/current.
    Publicado • 10.1080/13676261.2021.1981839
  2. Sebastião, J.; Martins, S. C.; Capucha, A.; Capucha, L.. "School autonomy and decentralisation in Portugal: a reluctant and contradictory path". Autonomie Locali e Servizi Sociali 43 2 (2020): 343-359. https://www.rivisteweb.it/doi/10.1447/98725.
    Publicado • 10.1447/98725
  3. Sebastião, J.; Capucha, L.; Martins, S. C.; Capucha, A.. "Sociologia da educação e construção de políticas educativas da teoria à prática". Revista de Sociología de la Educación 13 1 (2020): 7-19. https://ojs.uv.es/index.php/RASE/about/editorialPolicies#focusAndScope.
    Publicado • 10.7203/RASE.13.1.16225
  4. José Pedro Silva; Elísio Estanque; João Mineiro; João Sebastião; João Teixeira Lopes. "Antiguidade e poder simbólico na praxe académica". Análise Social {LIV 232 (2019): 438-460. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2019232.01.
    10.31447/AS00032573.2019232.01
  5. Silva, José Pedro.; Estanque, E.; Mineiro, João.; Sebastião, João; Lopes, J.M.T.. "Antiguidade e poder simbólico na praxe académica". Análise Social (2019): https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/antiguidade-e-poder-simbolico-na-praxe-academica/61964?lang=en.
    10.31447/as00032573.2019232.01
  6. Capucha, L.; Sebastião, J.. "Políticas de Educação, processos de gestão e avaliação das escolas em Portugal". Revista de Administração e Emprego Público 4 (2018): 57-67. http://www.dgaep.gov.pt/.
    Publicado
  7. Silva, José Pedro.; Mineiro, João.; Estanque, E.; Sebastião, João; Teixeira Lopes, João. "A praxe académica: aspetos de unidade". Barómetro Social (2017): http://www.barometro.com.pt/2017/07/19/a-praxe-academica-aspetos-de-unidade/.
    Publicado
  8. Sebastião, João. "30 Anos de Sociologia da Educação: altos e baixos de um percurso". Jornal de Sociologia da Educação - APS 0 (2017): https://jornalsocedu.wordpress.com/30-anos-de-sociologia-da-educacao-altos-e-baixos-de-um-percurso/.
    Publicado
  9. Capucha, L.; Sebastião, J.; Martins, S. C.; Capucha, A. R.. "Crisis and education in Southern Europe: the effects of austerity and ideology". Comparative Sociology 15 5 (2016): 593-620. http://booksandjournals.brillonline.com/content/journals/10.1163/15691330-12341402.
    Publicado • 10.1163/15691330-12341402
  10. Duarte, A.; Veloso, L.; Marques, J.; Sebastião, J.. "Site-specific focus groups: analysing learning spaces in situ". International Journal of Social Research Methodology 18 4 (2015): 381-398. http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13645579.2014.910743#.VQf7P46sUjw.
    Publicado • 10.1080/13645579.2014.910743
  11. Sebastião, J.; Alvares, M.. "Wavering between hope and disenchantment: the case of early school leaving in Portugal". Scuola democratica 2 (2015): 439-454. https://www.rivisteweb.it/doi/10.12828/80467.
    Publicado • 10.12828/80467
  12. Sebastião, João; Campos, J.; Merlini, S.; Chambino, M.. "Redes (des)conexas de intervenção local na violência infanto-juvenil". Mediações 18 1 (2013): 183-205. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/16809.
    Publicado • 10.5433/2176-6665.2013v18n1p183
  13. Sebastião, João. "Violência na escola, processos de socialização e formas de regulação". Sociologia, Problemas e Práticas 71 (2013): 23-37. http://revistas.rcaap.pt/spp/article/view/2328.
    Publicado • 10.7458/SPP2013712328
  14. Sebastião, João; Campos, J.; Merlini, S.; Chambino, M.. "Educational policies, territories and actors strategies". Italian Journal of Sociology of Education 5 2 (2013): 110-132. http://ijse.padovauniversitypress.it/.
    Publicado
  15. Sebastião, João; Campos, J.; Merlini, S.. "As duas margens do rio: contrastes urbanos e regulação da violência na escola". Interseções. Revista de Estudos Interdisciplinares 14 1 (2012): 127-164. http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intersecoes/article/view/5772.
    Publicado
  16. Sebastião, J.; Alves, M. G.; Campos, J.. "Violência na escola: das políticas aos quotidianos". Sociologia, Problemas e Práticas 41 (2003): 37-62. http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp.
    Publicado
  17. Ávila, P.; Sebastião, J.. "Números, contas, problemas. A literacia quantitativa no quotidiano". Educação e Matemática (1998): http://www.apm.pt/portal/em.php.
  18. Sebastião, João. "Avaliar (n)a escola: quadros, modelos, práticas". Sociologia, Problemas e Práticas 22 (1996): 95-107. http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp.
    Publicado
  19. Sebastião, João. "Crianças da rua: marginalidade e sobrevivencia". Sociologia, Problemas e Práticas 19 (1996): 83-107. http://sociologiapp.iscte-iul.pt/index.jsp.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Estanque, E.; Mineiro, João.; Sebastião, João; Lopes, J. T.; Silva, J. P.; Alves, Nuno de Almeida. "A praxe como fenómeno social: análise e recomendações", 2017, https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-praxe-como-fenomeno-social-analise-e-recomendacoes/49784?lang=en.
Capítulo de livro
  1. Sebastião, João; Campos, J.; Merlini, S.. "Violência na escola: conhecer para agir". 2019.
  2. Capucha, Luís; Sebastião, João; Capucha, A.; Matias, A.R.. "Portugal. Educational Policies and Autonomy in Portuguese Schools". In School Autonomy, Organization and Performance in Europe, 123-132. Lisboa, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Publicado
  3. Martins, SC; Capucha, Luís; Sebastião, João. "School Autonomy, Organization and Performance in Europe. Conclusion and contributes for debate.". In School Autonomy, Organization and Performance in Europe, 133-136. --, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Publicado
  4. Martins, SC; Durão, E.; Sebastião, João. "5.The actors and political action in education. Projections and guidelines for the development of education systems in Europe". In School autonomy, organization and performance in Europe. A comparative analysis for the period from 2000 to 2015, 59-77. --, Portugal: CIES-ISCTE, 2019.
    Publicado
  5. Capucha, Luís; Martins, SC; Sebastião, João. "Introduction". In School autonomy, organization and performance in Europe. A comparative analysis for the period from 2000 to 2015, 1-3. --, Portugal, 2019.
    Publicado
  6. Martins, S. C.; Sebastião, J.; Abrantes, P.; Rodrigues, M. L.. "Desigualdades e políticas educativas: Portugal no contexto europeu". In Desigualdades sociais: Portugal e a Europa. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2018.
    Publicado
  7. Carmo, R. M.; Sebastião, João; Martins, SC; Azevedo, J.; Costa, AF. "Introdução". In Desigualdades sociais: Portugal e a Europa. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2018.
    Publicado
  8. Sebastião, João. "Crise e Mudança nos sistemas educativos do sul da Europa: políticas educativas e equidade". In Mérito, desigualdades e diferença: cenários da (in)justiça escolar Brasil e Portugal. S. Paulo, Brasil: Annablume Editora, 2017.
    Publicado
  9. Abrantes, P.; Sofia Amândio; Sebastião, João; Martins, SC; Alonso, RF. "The “education quality” policies in Southern Europe and its impacts over teachers’ and students’ lives". In A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e Desafios em Tempos Incertos/La Educación en la Europa del Sur. Constricciones y Desafíos en Tiempos Inciertos. Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Sociologia, 2016.
    Publicado
  10. Luísa Veloso; Sebastião, João; Moniz, G.; Duarte, A.; Marques, J.S.. "Espaços de aprendizagem e políticas de educação: 40 anos de arquitetura escolar". 2014.
  11. Sebastião, João; Campos, J.. "O Estatuto do Aluno". In 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal - Volume II - Conhecimento, Atores e Recursos, 467-492. Coimbra, Portugal: Almedina, 2014.
    Publicado
  12. Sebastião, J.; Campos, J.; Merlini, S.; Chambino, M.. "Violência na escola: Conhecer para agir". In Espaços-mundo e educação: Desafios no Brasil e em Portugal, 237-260. João Pessoa / Brasil, Brasil: Editora da UFPB, 2014.
    Publicado
  13. Sebastião, João; Campos, J.. "Estatuto do Aluno". In 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal - Volume II - Conhecimento, Atores e Recursos, 467-492. Coimbra, Portugal: Almedina, 2014.
    Publicado
  14. Rodrigues, M. L.; Sebastião, João; Mata, João Trocado da; Capucha, Luís; Araújo, M.; Silva, M.; Valter Lemos. "A construção do sistema democrático de ensino". In 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal - Volume I - A construção do sistema democrático de ensino, 35-88. Coimbra, Portugal: Almedina, 2014.
    Publicado
  15. Veloso, L.; Sebastião, João; Moniz, G.; Duarte, A.; Marques, J.. "Espaços de aprendizagem e Política Educativa". In 40 anos de políticas de educação em Portugal. Coimbra, Portugal: Almedina, 2014.
    Publicado
  16. Luísa Veloso; Sebastião, João; Canto-Moniz, Gonçalo; Duarte, A.; Marques, J.S.. "Espaços de aprendizagem e políticas de educação: 40 anos de arquitetura escolar [Space and learning: educational policy and the renovation of school buildings]". In 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal - Conhecimento, atores e recursos, 531-558. --, Portugal: Almedina, 2014.
    Publicado
  17. Marques, J.S.; Luísa Veloso; Sebastião, João. "How to rebuild a secondary school: space, knowledge and education". In The International handbook of cultures of education policy: international issues in policy-outcome relationships, 59-101. Strasbourg, França: Analytrics, 2013.
    Publicado
  18. Sebastião, João. "Riscos, Reflexividade e Infância". In O Bullying e as novas formas de violência entre os jovens – indisciplina e delitos em ambiente escolar. Lisboa, Portugal: Centro de Estudos Judiciários, 2013.
    Publicado
  19. Marques, J.S.; Luísa Veloso; Sebastião, João. "HOW TO REBUILD A SECONDARY SCHOOL: SPACE, KNOWLEDGE AND EDUCATION". In The International handbook of cultures of education policy: international issues in policy-outcome relationships, 59-101. Strasbourg, França: Analytrics, 2013.
    Publicado
  20. Sebastião, João. "Introdução". In Violência na Escola. Tendências, contextos, olhares. Golegã, Portugal: Editorial Cosmos, 2010.
    Publicado
Edição de livro
  1. Martins, SC; Capucha, Luís; Sebastião, João. School Autonomy, Organization and Performance in Europe. 2019.
  2. Carmo, R. M.; Sebastião, João; Azevedo, J.; Martins, SC; Costa, AF. Desigualdades Sociais. Portugal e a Europa. 2018.
  3. Carmo, R. M.; Sebastião, João; Azevedo, J.; Martins, SC; Costa, AF. Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais. 2018.
    Publicado • Editor
  4. Rodrigues, M. L.; Luís Capucha; Sebastião, J.; Mata, João Trocado da; Araújo, M.; Mariana Vieira da Silva. 40 Anos da Educação em Portugal, Volume II, Conhecimento, Atores e Recursos. 2014.
  5. Rodrigues, M. L.; Luís Capucha; Sebastião, J.; Mata, João Trocado da; Araújo, M.; Mariana Vieira da Silva. 40 Anos de Educação em Portugal, Vol. I - A Construção do Sistema Democrático de Ensino. 2014.
  6. Sebastião, João. Violência na Escola. Tendências, contextos, olhares. Golegã, Portugal: Editorial Cosmos. 2010.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Lopes, J. T.; Sebastião, J.; Estanque, E.; Mineiro, J.; Silva, J. P.. Caloiros e doutores: um estudo sociológico sobre a praxe académica em Portugal. 2018.
  2. Rodrigues, M. L.; Sebastião, João; João Sebastião; Mata, João Trocado da; Capucha, Luís; Luísa Araújo; Silva, M.; Martins, SC; Lemos, V.. Educação. 30 anos de Lei de Bases.. 2016.
  3. Luísa Veloso; Sebastião, João; Marques, J.S.; Duarte, A.. Espaço e aprendizagem: Política educativa e renovação de edifícios escolares. 2015.
  4. Sebastião, João. Democratização do ensino, desigualdades sociais e trajectórias escolares. 2009.
  5. Sebastião, João; Silva, Francisco; Val, Helena; Teixeira, Leonor ; Jesus, Sónia. Formação, Investigação e Inserção Profissional. Golegã, Portugal: Edições Cosmos. 2009.
    Publicado
  6. Sebastião, João; Seabra, T.; Teixeira, Leonor. Dinâmicas de Mudança numa Escola Secundária. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação. 1998.
    Publicado
  7. Sebastião, João. Crianças da Rua: Modos de Vida Marginais na Cidade de Lisboa. 1998.
  8. Sebastião, João; Benavente, A; J. Campiche; Seabra, T.. Renunciar à Escola: O Abandono Escolar no Ensino Básico. 1994.
Relatório
  1. Capucha, Luís; Sebastião, João; Carvalho, H.; Martins, SC; Roldão, C.; Capucha, A.; Tavares, I.. 2017. A Dimensão das Turmas no Sistema Educativo Português. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-dimensao-das-turmas-no-sistema-educativo-portugues/45962?lang=en.
  2. Mineiro, João.; Lopes, J.M.T.; Sebastião, João; Silva, José Pedro.; Estanque, E.. 2017. A praxe como fenómeno social. http://www.dges.gov.pt/sites/default/files/naipa/a_praxe_como_fenomeno_social.pdf.
    10.13140/rg.2.2.34958.77120
  3. Capucha, Luís; Belmiro Gil Cabrito; Carvalho, H.; Sebastião, João; Martins, SC; Capucha, A. R.; Roldão, C.; Tavares, I.; Mucharreira, P.. 2017. A Dimensão das Turmas no Sistema Educativo Português.
  4. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Abrantes, P.; Ávila, P.; Capucha, A.; Matias, A.R.; et al.. 2016. ECSE Research project: “Educational Challenges in Southern Europe. Equity and Efficiency in a Time of Crisis” (2013-2015): National Reports. http://hdl.handle.net/10071/11900.
  5. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Ávila, P.; Abrantes, P.; Capucha, A.; Matias, A.R.; et al. 2015. Educational challenges in southern europe. Equity and efficiency in a time of crisis (ECSE).
  6. Sebastião, João; Capucha, Luís; Alvares, Maria; Ávila, P.; Abrantes, P.; Martins, SC; Matias, A.R.; et al.. 2015. Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis. http://hdl.handle.net/10071/11269.
  7. Sebastião, João; Capucha, Luís; Alvares, Maria; Ávila, P.; Abrantes, P.; Martins, SC; Matias, A.R.; et al.. 2015. Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis (Appendix). http://hdl.handle.net/10071/11270.
  8. Sebastião, João; Campos, J.; Rodrigues, S.; Chambino, M.. 2013. Estratégias de Intervenção socioeducativa em contextos sociais complexos. http://www.poatfse.qren.pt/upload/docs/Diversos/ESTUDOS/Estudos%202013/Estrat%C3%A9gias%20de%20Interven%C3%A7%C3%A3o%20Socioeducativa%20em%20Contextos%20Sociais%20Complexos_Relat%C3%B3rio%20Final.pdf.
  9. Sebastião, João; Campos, J.; Merlini, s.; Ferreira, J.. 2012. Perspectivas Cruzadas. Estudo de caso em três territórios do concelho de Sintra.
  10. Luísa Veloso; Sebastião, João. 2011. Estudo-piloto integrado no processo de acompanhamento e monitorização do Programa de Modernização das Escolas destinado ao Ensino Secundário.

Outros

Outra produção
  1. Cidadania e intervenção pela arte em contextos urbanos desfavorecidos: notas sobre a avaliação de um projeto. XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) "Educação e Cidades Tempos, espaços, atores e culturas". 2022. Sebastião, João; Nunes, S.; Gonçalves, E.; undefined.
  2. Arte e Intervenção Social: Reflexões sobre uma experiência de avaliação. Fórum de Pesquisas CIES 2022. 2022. Sebastião, João; Nunes, S.; Gonçalves, E.; Delgado, L.. https://www.cies.iscte-iul.pt/np4/3257.html.
  3. Different territories, different strategies, same goals. European Sociological Association (ESA) Sociology of Education - Research Network 10. 2022. Gonçalves, E.; Capucha, Luís; Sebastião, João; Pintassilgo, S.; Capucha, A..
  4. O papel das autarquias no desenvolvimento educativo: novos passos, velhos problemas. IV Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano. 2021. Gonçalves, E.; Sebastião, João; Capucha, Luís; Capucha, A.; Pintassilgo, S..
  5. Left adrift: pandemic crisis and educational inequalities in Portugal. ESA CONFERENCE 2021 BARCELONA (ONLINE). 2021. Sebastião, J.; Capucha, L.; Gonçalves, E.; Capucha, A.; Delgado, L..
  6. Long-term care services during the pandemic crisis in Portugal: institutional challenges between structural change and public policies. 7th Workshop on the Socio-Economics of Ageing “Economics of long-term and informal care. 2021. Capucha, Luís; Nunes, N.; Sebastião, João; Calado, A.. https://7th.iwsea.pt/program/.
  7. O papel de diretores e docentes na elaboração e implementação de uma estratégia educativa municipal: as suas perceções. XI Congresso Português de Sociologia. 2021. Gonçalves, E.; Sebastião, João; Capucha, A.; Campos, J.. https://xi-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2020/inicio/.
  8. Educational policies, Europeanisation and distinctiveness: the case of Portugal. Sociology of Education in Southern Europe: A Step Forward. 2021. Sebastião, João. https://www.unicatt.it/evt-sese.
  9. Pandemic crisis: difficulties and possibilities in Portuguese schools. ESA CONFERENCE 2021 BARCELONA (ONLINE). 2021. Gonçalves, E.; Sebastião, João; Capucha, Luís; Capucha, A.; undefined.
  10. O papel dos sociólogos na definição de políticas educativas municipais: uma reflexão crítica. XI Congresso Português de Sociologia. 2021. Sebastião, João; Gonçalves, E.; Capucha, A.; Campos, J.; Pintassilgo, S.. https://xi-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2020/inicio/.
  11. Living in a maelstrom: will educational inclusion policies be able to survive covid19. MidTerm Conference, Research Network Sociology of Education of the European Sociological Association. 2020. Sebastião, João. https://www.aishe.org/august-20-conference-inclusive-education-and-society-in-a-time-of-change-theories-policies-and-practices/.
  12. O policiamento de proximidade: entre o distanciamento e a proximidade. Conferência dos 153 anos do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa. 2020. Sebastião, João.
  13. Sociologia da Educação e a construção de políticas educativas: da teoria à prática. 2019. Sebastião, João; Capucha, Luís; Capucha, A.; Martins, SC. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/sociologia-da-educacao-e-a-construcao-de-politicas-educativas-da-teoria-a-pratica/66039?lang=en.
  14. Os trabalhadores sociais face aos dilemas do futuro-presente (Social workers facing the the future-present dilemmas ). XI Expo Estágios - Fórum de Projectos e Formação Profissionalizante em Educação Social. 2018. Sebastião, João.
  15. Combate ao abandono e promoção do sucesso escolar (Fighting early school leaving and the promotion of school sucess). Tribunal de Contas AÇÃO 03. 2018. Sebastião, João.
  16. Violência em contexto escolar: dinâmicas atuais (Crime in school environment: current dynamics). Conferências do Instituto Universitário Militar. 2018. Sebastião, João.
  17. O Elitismo no Ensino Superior (Elitism in Higher Education). Conferência do Núcleo de Estudantes de História Moderna e Contemporânea / Núcleo de Estudantes de Serviço Social do ISCTE. 2018. Sebastião, João.
  18. Dimensão de turma, Desigualdades e Desempenho Educativo: Portugal numa perspetiva comparada. X Congresso Português de Sociologia. 2018. Capucha, Luís; Carvalho, H.; Martins, SC; Roldão, C.; Sebastião, João; Capucha, A.; Tavares, I..
  19. A dimensão importa? Sobre o impacto da dimensão da turma nas desigualdades escolares no Ensino Básico em Portugal. X Congresso Português de Sociologia. 2018. Carvalho, H.; Tavares, I.; Capucha, Luís; Roldão, C.; Capucha, A.; Martins, SC; Sebastião, João.
  20. Um olhar sociológico sobre a praxe académica. X Congresso Português de Sociologia. 2018. Silva, José Pedro.; Mineiro, João.; Lopes, J.M.T.; Sebastião, João; Estanque, E..
  21. Doctores y bestias: novatada y procesos de reproducción social (Doctors and beasts: hazing and processes of social reproduction ). XX Conferencia de Sociología de la Educación, Comité de Investigación de Sociología de la Educación Federación Española de Sociología (FES). 2018. Sebastião, João.
  22. Desigualdades e políticas educativas. Portugal No Contexto Europeu. Fórum Pesquisas CIES-IUL, Desigualdades sociais: Portugal e a Europa. 2017. Martins, SC; Sebastião, João; Abrantes, P.; Rodrigues, M. L..
  23. Crimes em ambiente escolar: dinâmicas atuais. Conferências do IUM. 2017. Sebastião, João.
  24. Youth and socialization: violence as a social fact. 13th Conference of the European Sociological Association. 2017. Sebastião, João.
  25. Sociologia da Educação e Reformas Educativas em Portugal. II Conferencia Ibérica de Sociología de la Educación - Fracturas sociales y educativas. desafíos para la sociología de la eucación. 2017. Sebastião, João. http://www.fes-sociologia.com/uploads/comites/13/Programa%20CONFERENCIA%20SOCIOLOG%C3%8DA%20DE%20LA%20EDUCACI%C3%93N%2010-07-17%20C%C3%B3rdoba.pdf.
  26. Crise e mudança nos sistemas educativos do sul da Europa: políticas educativas e equidade. 5º Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação. 2016. Sebastião, João.
  27. Desafios educativos no sul da Europa. Equidade e eficiência em tempos de crise. Workshop CIES-IUL. 2016. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Capucha, A.; Amândio, S..
  28. As políticas educativas face à crise: equidade e elitismo nos sistemas educativos do sul da europa. XI Encontro de Sociologia dos Açores. 2016. Sebastião, João.
  29. Portugal no mundo atual: sociedade e mudança. Semana da Investigação. 2016. Sebastião, João.
  30. Educational Policies in Southern Europe: The impacts of the financial crisis in a comparative perspective. XII Congreso Español de Sociología: Grandes Transformaciones Sociales, Nuevos Desafíos Para La Sociología. 2016. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Capucha, A..
  31. Escola, liderança, supervisão e inclusão: o dilema da autonomia. I Congresso Escola, Liderança, Supervisão e Inclusão. 2016. Sebastião, João.
  32. Violência na escola: complexidade, multidimensionalidade e ambiguidade. IX Congresso Português de Sociologia. 2016. Sebastião, João; Campos, J..
  33. Processos de dualização em educação. A construção de um sistema educativo a duas velocidades em Portugal.. I conferência Iberica de Sociologia da Educação. 2015. Alvares, Maria; Sebastião, João. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/processos-de-dualizacao-em-educacao-a-construcao-de-um-sistema-educativo-a-duas-velocidades-em/25743?lang=en.
  34. Adult´s Education in Southern Europe in the context of crisis. 2015. Sebastião, João; Capucha, Luís; Capucha, A.; Amândio, S.; Alvares, Maria. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/adults-education-in-southern-europe-in-the-context-of-crisis/24774?lang=en.
  35. The “education quality” policies in Southern Europe and its impacts over teachers’ and students’ lives. I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação “A educação na Europa do Sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos. 2015. Abrantes, P.; Amândio, S.; Martins, SC; Sebastião, João; Alonso, RF.
  36. Crisis and equity in Southern Europe's educational systems, tendencies and evolution. 12th Conference of the European Sociological Association. 2015. Sebastião, João; Capucha, Luís; Martins, SC; Amândio, S.; Capucha, A.; Matias, A.R.; Abrantes, P.; et al.
  37. Crisis and Equity in Southern Europe’s Educational Systems. Tendencies and Evolution. 12th Conference of the European Sociological Association, Differences, Inequalities and Sociological Imagination. 2015. Sebastião, João; Capucha, Luís; Rafael Feio; Vasiliki Karitzara; Maddalena Colombo; Martins, SC; Capucha, A.; Sofia Amâncio. http://www.esa12thconference.eu/programme.
  38. Políticas Educativas: o impacto nas famílias. V Jornadas SEI! Escola Pública e Políticas Educativas. 2015. Sebastião, João.
  39. Processos de dualização da educação: a construção de um sistema educativo a duas velocidades. 2015. Sebastião, João; Alvares, Maria. https://drive.google.com/a/iscte.pt/file/d/0B3xfy4kSII3ieG5wbm9Od0VCbG8/view.
  40. Indisciplina e violência na escola – compreender para prevenir. I Jornadas de Reflexão do Agrupamento de Escolas Braancamp Freire. 2015. Sebastião, João.
  41. Southern Europe and its representations in the European scene – union or fragmentation, convergence or divergence?. 2014. Capucha, Luís; Sebastião, João; Matias, A.R.; Martins, SC; Capucha, A.; Alvares, Maria; Calado, A.. http://esa2014.iscte-iul.pt/.
  42. Crise e equidade nos sistemas educativos do sul da europa: tendências de evolução. IV Colóquio Luso-Brasileiro De Sociologia Da Educação, Entre a Crise e a Euforia: Práticas e Políticas Educativas no Brasil e em Portugal. 2014. Sebastião, João; Martins, SC; Capucha, Luís; Matias, A.R.; Capucha, A.; Estêvão, P.. http://pt.scribd.com/doc/229976471/Programa-IV-Colo-quio-Luso-Brasileiro-de-Sociologia-de-Educac-a-o.
  43. Local networks and socio-educational intervention: from policies to the strategies of the actors. First ESCXEL Project International Conference – Networks, Communities and Partnerships in education: actors, goals and results. 2014. Sebastião, João. http://firstinternationalconference.blogspot.pt/.
  44. The dilemma of violence: school and citizenship?. Mid-term International Conference: Education and citizenship: theoretical issues, policies and practice. 2014. Sebastião, João; Campos, J..
  45. Redes (des)conexas de intervenção local sobre a violência na escola. I Colóquio Internacional de Ciências Sociais em Educação/ III Encontro de Sociologia da Educação. 2013. Sebastião, João; Campos, J.; Rodrigues, S.; Chambino, M..
  46. Avaliação da intervenção socioeducativa sobre a violência na escola. VI Encontro do CIED ESE de Lisboa. 2013. Sebastião, João; Campos, J.; Merlini, S.; Chambino, M.. http://www.eselx.ipl.pt/cied/eventos_VI_pt/index_fr.html.
  47. The school as a complex object: methodological strategies and knowledge production. Families, Schools and Communities: Learn from the past, review the present, prepare for a future with equity. 2013. Sebastião, João; Campos, J.; Rodrigues, S.; Chambino, M.. http://www.ernapelisboa.com/ScientificProgramme3.pdf.
  48. «Não sei como é que hei-de dizer... porrada, pronto!»Análise e intervenção em situações de violência na escola. Workshop de Investigação CIES. 2013. Sebastião, João; Campos, J.; Rodrigues, S.; Chambino, M.. http://cies.iscte.pt/outras/workshopsCIES/index.jsp.
  49. The Asymmetrical Educational Consequences of Economic Recession in Southern Europe. European Consortium for Political Research (ECPR), General Conference of 2013. 2013. Estêvão, P.; Capucha, Luís; Sebastião, João; Calado, A.; Capucha, A..
  50. Social Network Analysis in School Violence Research – methodological implications. Families, Schools and Communities: Learn from the past, review the present, prepare for a future with equity. 2013. Sebastião, João; Campos, J.; Rodrigues, S.; Chambino, M.. http://www.ernapelisboa.com/ScientificProgramme3.pdf.
  51. Educação e Crise no Sul da Europa. Seminário Internacional de Investigação em Educação 2013. 2013. Capucha, Luís; Sebastião, João.
  52. Site-specific focus groups: analysing learning spaces in situ. 11th Conference: Crisis, Critique and Change. 2013. Sebastião, João; Veloso, L.; Duarte, A.; Marques, J.. http://www.esa11thconference.eu/skins/default/static/ESA_2013_Programme_Book_updated.pdf.
  53. The Impact of the Crisis in Education: Financial Constraints or Ideological Options?. ESA (European Sociological Association) 2013, Crisis, Critique and Change. 2013. Sebastião, João; Capucha, Luís.
  54. The old becomes new? Learning spaces and politics of education. 10th European Sociological Association Conference. 2012. Sebastião, João; Duarte, A.; Luísa Veloso; Marques, J.S.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/the-old-becomes-new-learning-spaces-and-politics-of-education/39541?lang=en.
  55. Os focus group dinâmicos na Sociologia da educação: virtudes e potencialidades [Dynamic focus groups in sociology of education: virtues and potential]. Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia. 2012. Duarte, A.; Luísa Veloso; Sebastião, João; Marques, J.S.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/os-focus-group-dinamicos-na-sociologia-da-educacao-virtudes-e-potencialidades-dynamic-focus-groups/39538?lang=en.
  56. Processos de regulação da violência escolar: das políticas às práticas. VII congresso Português de Sociologia - Sociedade Crise e Reconfigurações. 2012. Sebastião, João; Campos, J.; Merlini, S..
  57. O bullying e as novas formas de violência entre os jovens - análise sociológica do fenómeno em Portugal. O bullying e as novas formas de violência entre os jovens - indisciplina e delitos em ambiente escolar. 2012. Sebastião, João.
  58. The making of Architects/Architecture on the making. Spring Workshop of the Architectural Sociology Working Group. 2012. Veloso, L.; Sebastião, João; Marques, J.; Duarte, A..
  59. Street level bureaucracy: educational policies and local context. Diversity in Education: Issues of Equity and Social Cohesion. 2012. Sebastião, João; Campos, J.; Merlini, S..
  60. Education and Space Within the Frame of a Public Policy. The Need for Educational Research to Champion Freedom, Education and Development for All. 2012. Veloso, L.; Marques, J.; Sebastião, João; Duarte, A..
  61. Os focus group dinâmicos na Sociologia da educação: virtudes e potencialidades. 2012. Luísa Veloso; Duarte, A.; Marques, J.; Sebastião, J.. http://www.aps.pt/vii_congresso/papers/finais/PAP1112_ed.pdf.