???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Álvares

Nomes de citação

  • Álvares, Maria

Identificadores de autor

Ciência ID
D21D-BF69-68A9
ORCID iD
0000-0002-0245-2970
Formação
Grau Classificação
2013/10/01 - 2020/02/20
Concluído
Políticas Públicas (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Discursos de Mudança: igualdade de oportunidades em 30 anos de políticas educativas em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com Distinção
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Alvares, Maria. "Discursos de Mudança: uma proposta em Políticas Públicas". Trabalho apresentado em Atas - Investigação Qualitativa em Educação, --, 2017.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Schippling, A.; Alvares, M.. "Zur generierung von wissen in interpretationsgruppen. Methodologische reflexionen im kontext reflexiver elitebildungsforschung". Zeitschrift für Qualitative Forschung (2019): https://nbn-resolving.org/urn:nbn:de:0168-ssoar-62156-4.
    10.3224/zqf.v20i1.04
  2. Álvares, Maria. "Fault lines in education". Sociologia, problemas e práticas (2018):
    https://doi.org/10.7458/SPP20188710069
  3. Alvares, M.. "Fault lines in education: dualization and diversification of pathways over 40 years of debate on education policy in Portugal". Sociologia, Problemas e Práticas (2018): http://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/article/view/10069/10608.
    10.7458/SPP20188710069
  4. Sebastião, João; Álvares, Maria Eugénia Cotta Patrício. "Wavering between hope and disenchantment. The case of early school leaving in Portugal". Scuola democratica 2/2015 (2015): 439-454. https://www.rivisteweb.it/doi/10.12828/80467.
    Publicado • 10.12828/80467
  5. Álvares, Maria. "What do we mean by school dropout? Early School Leaving and the shifting of paradigms in school dropout measurement". Portuguese Journal of Social Sciences (2014):
  6. Estêvão, P.; Alvares, Maria. "What do we mean by school dropout? Early School Leaving and the shifting of paradigms in school dropout measurement.". Portuguese Journal of Social Science (2014): http://pjss.iscte.pt/index.php/pjss/article/view/145.
    10.1386/pjss.13.1.21_1
Capítulo de livro
  1. Silva, Pedro Adão e; Alvares, Maria. "Esta crise (não) é diferente: de novo, os jovens". In COVID 19: Sair da Crise – Emprego, Apoios Sociais e Saúde, 75-88. --, Portugal, 2020.
    Publicado
  2. Álvares, Maria; Dantas, Pedro cunha; Abrantes, P.. "La lucha contra el Abandono Educativo Temprano: políticas y prácticas en red". Espanha: Ministerio de educación, Cultura y Deporte de Espanha, 2017.
    Publicado
  3. Alvares, Maria; Rodrigues, M. L.; Álvares, Maria; Maria de Lurdes Rodrigues. "Alargamento da Escolaridade Obrigatória até aos 18 anos: Análise de uma medida de política com recurso ao Método das Etapas". In Exercícios de Análise de Políticas Publicas, 1-290. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2015.
    Publicado
  4. Alvares, Maria. "Insucesso e Abandono Escolar: os Programas de Apoio". 2015.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Álvares, Maria. 2013. "A medição e intervenção do abandono escolar precoce: desafios na investigação de um objeto esquivo".
Poster em conferência
  1. Alvares, Maria. "Processos de mudança: crise e equidade nas políticas educativas nacionais". 2016.
Relatório
  1. Alvares, Maria; Abrantes, P.; Cunha, Pedro. 2019. O combate ao abandono escolar precoce: políticas e práticas em rede.
  2. Sebastião, João; Capucha, Luís; Alvares, Maria; Ávila, P.; Abrantes, P.; Martins, SC; Matias, A.R.; et al.. 2015. Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis (Appendix). http://hdl.handle.net/10071/11270.
  3. Sebastião, João; Capucha, Luís; Alvares, Maria; Ávila, P.; Abrantes, P.; Martins, SC; Matias, A.R.; et al.. 2015. Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis. http://hdl.handle.net/10071/11269.
Tese / Dissertação
  1. Álvares, Maria. "Discursos de mudança: igualdade de oportunidades em 30 anos de políticas educativas em Portugal". 2020. https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/20504.

Outros

Outra produção
  1. Educação em crise: perspetivas para analisar a mudança. 2016. Alvares, Maria. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/educacao-em-crise-perspetivas-para-analisar-a-mudanca/31727?lang=en.
  2. E quando a pesquisa procura o sentido?. 2016. Alvares, Maria. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/e-quando-a-pesquisa-procura-o-sentido/31728?lang=en.
  3. Processos de dualização em educação. A construção de um sistema educativo a duas velocidades em Portugal.. 2015. Alvares, Maria; João Sebastião. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/processos-de-dualizacao-em-educacao-a-construcao-de-um-sistema-educativo-a-duas-velocidades-em/25743?lang=en.
  4. Combate ao Abandono Escolar Precoce em Portugal- Diferentes ângulos de uma investigação.. 2014. Alvares, Maria; Merlini, S.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/combate-ao-abandono-escolar-precoce-em-portugal--diferentes-angulos-de-uma-investigacao/20167?lang=en.
Atividades

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017/02 - 2017/07 Sociedade e Políticas Sociais Sociologia (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Sociedade e Políticas Sociais Serviço Social (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/07 Sociedade e Políticas Sociais Serviço Social (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/07 Sociedade e Políticas Sociais Sociologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal