???global.info.a_carregar???
Susana Fonseca (Carvalhosa) is assistant Professor at Department of Psychology, ISCTE-IUL, and Researcher at CIS_Iscte in the areas of socio-emotional learning (SEL) through technology, (cyber)bullying prevention, and social responsibility in higher education institutions (HEIs). Graduation in Special Education and Rehabilitation, Master’s degree in Cognitive and Behavioral Therapies, PhD with thesis title: “Prevention of bullying in schools: An ecological model” at University of Bergen, Faculty of Psychology, Norway. In the last 5 years she was Pro-rector for curriculum and pedagogical innovation at ISCTE-IUL, coordinator of the: degree in Psychology, 1st year of master’s in Science in Emotions, courses on Emotional development in family and school and on Ontogenesis of emotions. She also supervised several master dissertations on her research topics.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Cristina Silvestre Fonseca

Nomes de citação

  • Carvalhosa, Susana Fonseca
  • Fonseca, Susana

Identificadores de autor

Ciência ID
D216-E168-7850

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2008
Concluído
PhD, Doctoral Programme – Organised Training Programme for Researchers (Doutoramento)
Universitetet i Bergen Det Psykologiske Fakultet, Noruega
"Prevention of bullying in schools: An ecological model" (TESE/DISSERTAÇÃO)
PhD
2001
Concluído
Terapias Comportamentais e Cognitivas (Mestrado)
Universidade Lusófona, Portugal
"Bullying" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1993 - 1997
Concluído
Educação Especial e Reabilitação (Licenciatura)
Faculdade de Motricidade Humana/Universidade Técnica de Lisboa, Portugal
14 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/02 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2008/02/01 - 2008/06/01 Assistente (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2000/10 - 2007 Assistente (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/11 - 2005 Técnico Superior (Técnico Superior) Faculdade de Motricidade Humana/Universidade Técnica de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10/01 - 2020/08/29 Diretora da Licenciatura em Psicologia ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 - 2017 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 - 2017 Conselho geral ou orgão correspondente ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 - 2015 Conselho pedagógico ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997 - Atual Trainer of trainers Ministério da Educação, Portugal
2013/05/01 - 2018/03/09 Pro-Rector for Curriculum and Pedagogical Innovation ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/01/18 - 2013/02/28 President of the Pedagogical Council of ISCTE-IUL. The Pedagogical Council is a central structure to coordinate the educational activities of ISCTE-IUL and processes of consultation between teachers a ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2002 - 2007 Doctoral Grant Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2002 - 2005 Research assistant of HBSC/OMS Universidade Nova de Lisboa Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Portugal
1998 - 2005 Research Assistant. Project Social Adventure (PSA): investigation on Health Promotion, Social Competence PSA & Health – team member of the Health Behaviour in School-aged Children PSA & Community - co Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1997 - 2005 Superior Technician dof Special Education and Rehabilitation Faculdade de Motricidade Humana/Universidade Técnica de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/09/01 - 2022/04/30 A Bridge Between Emotinal Learning and Technology
2019-1-PT01-KA201-060761
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

Instituto de Telecomunicações ISCTE-IUL, Portugal

Budapest III. Kerületi Dr. Szent-Györgyi Albert Általános Iskola, Hungria

DIMOTIKO SHOLEIO AGROKIPIOU, Grécia

Agrupamento de Escolas Alto do Lumiar, Portugal

Associação Jardim Escola João de Deus, Portugal

SOCIEDAD COOPERATIVA LA ALCAYNA, Espanha
Comissão Europeia
Em curso
2017/10/15 - 2020/10/14 Technology and innovation management master
2017-1-AR-EPPKA2 - 585739
Investigador
Instituto de Telecomunicações ISCTE-IUL, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

UNIVERSITAT AUTONOMA DE BARCELONA-UAB (ES), Espanha

ALMA MATER STUDIORUM - UNIVERSITA DI BOLOGNA, Itália

UNIVERSITE D'AIX MARSEILLE, França

PONTIFICIAUNIVERSIDAD CATOLICA DEL PERU , Peru

UNIVERSIDAD PERUANA CAYETANO HEREDIA , Peru

FUNDACAO DE APOIO A UNIVERSIDADE DE SAO PAULO, Brasil

UNIVERSIDAD NACIONAL DE MAR DEL PLATA, Argentina

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, Brasil

UNIVERSIDAD NACIONAL DE LUJAN, Argentina
European Union
Em curso
2017/10/01 - 2019/09/30 Disablist Bullying - Experience into Change, providing the right support services
2017-1-IE02-K203-000545
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

DUBLIN CITY UNIVERSITY, Irlanda

FONDAZIONE MONDO DIGITALE, Itália

DUN LAOGHAIRE INSTITUTE OF ART, DESIGN & TECHNOLOGY, Irlanda

Universidad de Murcia, Espanha
European Commission
Concluído
2015/09/01 - 2017/12/31 Mentoring Pathways toward Employment
2015-1-RO01-KA204-015146
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

Asociatia Centrul de Cercetare si Formare a Universitatii de Nord Baia Mare, Roménia

Aproximar, Cooperativa de Solidariedade Social CRL, Portugal

G.G. EUROSUCCESS CONSULTING LTD, Chipre

Asociatia Profesionala Neguvernamentala de Asistenta Sociala ASSOC, Roménia

CYPRUS CHAMBER OF COMMERCE AND INDUSTRY, Chipre

Bagazs Public Benefit Association, Hungria
European Commission
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2014/09/01 - 2016/08/31 Training parents for detecting and preventing risks on Social Networks and Internet
2014-1-ES01-KA204-004835
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

Dirección Xeral de Educación, FP e Innovación Educativa, Espanha

Asociación No al Acoso Escolar Stop Bullying, Espanha

DUBLIN CITY UNIVERSITY, Irlanda

European Parents' Association, Bélgica

Colegiul National Pedagogic "Stefan Velovan", Roménia

Virtual Campus Lda, Portugal
European Commission
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Raminhos, Cátia; Claúdio, A. P.; Carmo, M. B.; Carvalhosa, S.; Candeias, M.; Gaspar, A.. "A serious game to prevent bullying and promote empathy". Trabalho apresentado em 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2015, 2015.
    Publicado • 10.1109/CISTI.2015.7170404
  2. Raminhos, Cátia; Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Carvalhosa, Susana; de Jesus Candeias, Maria; Gaspar, Augusta. "A serious game-based solution to prevent bullying". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Advances in Mobile Computing and Multimedia, 2015.
    Publicado • 10.1145/2837126.2837135
  3. "Jogo sério para treino de competências sociais como instrumento de prevenção do bullying". Trabalho apresentado em Conference: Video Jogos 2015, SciTecIN'15 - Conferência Ciências e Tecnologias da Interação 2015, Coimbra, 2015.
    Publicado
  4. Helena Fonseca; Matos, M. G.; Carvalhosa, S.. "Obesity, overweight and psychosocial correlates of body image among Portuguese youth". Trabalho apresentado em Journal of Adolescent Health, --, 2003.
    Publicado • 10.1016/S1054-139X(02)00618-3
Artigo em revista
  1. Fonseca, Susana; Fernandes, Joana Lobo. Autor correspondente: Fonseca, Susana. "A self-assessment tool for social responsibility in higher education. Reporting on a national policy development process in Portugal". International Journal of Sustainability in Higher Education (2021):
    Aceite para publicação • 10.1108/IJSHE-03-2021-0119
  2. Raminhos, Cátia; Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Gaspar, Augusta; Carvalhosa, Susana; Candeias, Maria de Jesus. "A serious game-based solution to prevent bullying". International Journal of Pervasive Computing and Communications 12 2 (2016): 194-215. http://dx.doi.org/10.1108/ijpcc-04-2016-0022.
    Publicado • 10.1108/ijpcc-04-2016-0022
  3. Ribeiro, A.; Gaspar, A.; Esteves, F.; Fonseca, S.; Emauz, Ana; Gaspar, Augusta; Esteves, Francisco; et al. "Adaptação da Escala de Empatia com Animais (EEA) para a população portuguesa". (2016): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312016000200007.
    Publicado • 10.14417/ap.1049
  4. Gaspar de Matos, Margarida; Fonseca Carvalhosa, Susana; Alves Diniz, José. "Factores associados à prática da actividade física nos adolescentes portugueses". (2012): http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/281.
    10.14417/ap.281
  5. Carvalhosa, Susana Fonseca; Domingos, Ana; Sequeira, Cátia. "Modelo lógico de um programa de intervenção comunitária – GerAcções". (2012): http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/319.
    10.14417/ap.319
  6. Carvalhosa, Susana Fonseca de; Domingos, Ana Maria; Sequeira, Cátia Filipa Narciso. "Modelo lógico de um programa de intervenção comunitária – GerAcções". (2010): http://hdl.handle.net/10400.12/6152.
  7. Carvalhosa, Susana Fonseca de; Domingos, Ana Maria; Sequeira, Cátia Filipa Narciso. "Modelo lógico de um programa de intervenção comunitária – GerAcções". (2010): http://hdl.handle.net/10400.12/6152.
  8. Carvalhosa, Susana; Moleiro, Carla; Sales, Célia; Carvalhosa, S. F.; Moleiro, C.; Sales, C.; Carvalhosa, Susana Fonseca. "A situação do bullying nas escolas portuguesas". Interacções 5 13 (2009): 125-146. http://hdl.handle.net/10400.15/350.
    Publicado • 10.25755/int.400
  9. Carvalhosa, S. F.; Moleiro, C.; Sales, C.. "Violence in Portuguese schools". International Journal of Violence and School 9 (2009): 57-78. http://www.ijvs.org/.
    Publicado
  10. Matos, M. G.; Branco, J. D.; Carvalhosa, S. F.; Silva, M. N.; Carvalhosa, J.. "Promoção de competências pessoais e sociais nos idosos: programa de intervenção na comunidade". Revista Brasileira de Terapias Cognitivas 1 2 (2005): 95-102. http://www.rbtc.org.br/detalhe_artigo.asp?id=25.
    Publicado • 10.5935/1808-5687.20050025
  11. Nansel, T. R.; Craig, W.; Overpeck, M. D.; Saluja, G.; Ruan, W. J.; Carvalhosa, S.; Health Behaviour in School-aged Children Bullying Analyses Working Group. "Cross-national consistency in the relationship between bullying behaviors and psychosocial adjustment". Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine 158 8 (2004): 730-736. https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/issue.
    Publicado • 10.1001/archpedi.158.8.730
  12. Matos, Margarida Gaspar de; Battistutta, Diana; Simões, Celeste; Carvalhosa, Susana Fonseca de; Dias, Sónia; Gonçalves, Aldina. "Conhecimentos e atitudes sobre o VIH/SIDA em adolescentes portugueses". (2003): http://hdl.handle.net/10400.12/1047.
  13. Silva, Isabel; Ribeiro, José Luís Pais; Cardoso, Helena; Ramos, Helena; Carvalhosa, Susana Fonseca de; Dias, Sónia; Gonçalves, Aldina. "Efeitos do apoio social na qualidade de vida, controlo metabólico e desenvolvimento de complicações crónicas em indivíduos com diabetes". (2003): http://hdl.handle.net/10400.12/1048.
  14. Matos, M. G.; Fonseca, S.; Diniz,José Alves. "Factores associados à prática da actividade física nos adolescentes portugueses". (2002): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312002000100006.
    Publicado
  15. Matos, Margarida Gaspar de; Carvalhosa, Susana Fonseca de; Diniz, José Alves. "As pessoas leigas em Medicina apresentam explicações alternativas, ou significações subjectivas, acerca dos processos de saúde e de doença, que coexistem e competem com as dos profissionais de saúde. O resultado desta competição pode concretizar-se através de um conflito epistemológico, mais ou menos tácito, entre o profissional e o indivíduo. A perspectiva construtivista- desenvolvimentista aqui". (2002): http://hdl.handle.net/10400.12/6549.
  16. Matos,Margarida Gaspar de; Carvalhosa,Susana Fonseca; Diniz,José Alves. "Factores associados à prática da actividade física nos adolescentes portugueses". (2002): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312002000100006.
  17. Carvalhosa,Susana Fonseca de; Lima,Luísa; Matos,Margarida Gaspar de; Carvalhosa, Susana Fonseca de; Lima, Luísa Nobre; Matos, Margarida Gaspar de; Fonseca de Carvalhosa, Susana; et al. "Bullying: a provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português". (2001): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312001000400004.
    10.14417/ap.384
  18. Matos, Margarida Gaspar de; Carvalhosa, Susana Fonseca de. "A saúde dos adolescentes: Ambiente escolar e bem-estar". (2001): http://hdl.handle.net/10400.12/1040.
Capítulo de livro
  1. Alarcão, M.; Fonseca, S.. "Empatia". In Pilares do Método UBUNTU. Lisboa, Portugal: IPAV, 2020.
    Publicado
  2. Fonseca, S.. "Promotion of socio-emotional competencies in school context: the prevention of bullying supported by technology". In Brincar: dos conceitos às práticas, 45-49. Coimbra, Portugal: Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Humano e Social da Universidade de Coimbra, IPCDHSUC, 2019.
    Publicado
  3. Farcas, D.; Bierwiaczonek, K.; Bernardes, S.F.; Carvalhosa, S.. "Os académicos e a integração I&E: Breve revisão de literatura.". In INTEGRA I&E-Promover a integração da investigação no ensino superior: O caso da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL, 134-138. Lisboa, Portugal: ISCTE-IUL, 2017.
    Publicado
  4. Farcas, D.; Bernardes, S.F.; Carvalhosa, S.. "Perspetivas dos docentes/investigadores sobre a integração I&E: Uma síntese conclusiva". In INTEGRA I&E-Promover a integração da investigação no ensino superior: O caso da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL, 210-214. Lisboa, Portugal: ISCTE-IUL, 2017.
    Publicado
  5. Bernardes, S.F.; Carvalhosa, S.. "Introdução: Do Integra I&E ao manual de práticas pedagógicas.". In Manual de Práticas Pedagógicas de Integração da Investigação no Ensino Superior, 11-24. Lisboa, Portugal: ISCTE-IUL, 2016.
    Publicado
  6. Carvalhosa, S.. "Um modelo ecológico para a prevenção do bullying nas escolas". In Bullying: Conhecer e intervir, 95-110. Juiz de Fora, Brasil: Editora UFJF, 2011.
    Publicado
Livro
  1. Fernandes, J..:; Fonseca, S.. Indicadores de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior. --, Portugal: Press Forum. 2020.
    Publicado
  2. Esgaio, A.; Gomes, S.; Fonseca, S.; et al.. Livro verde sobre Responsabilidade social e instituições de ensino superior. LISBOA, Portugal: SA Press Forum. 2018.
    Publicado
  3. Bernardes, S.F.; Fonseca, S.. Manual de práticas pedagógicas de integração da investigação no Ensino Superior. Lisboa, Portugal: ISCTE-IUL. 2016.
    Publicado
  4. Carvalhosa, S.. Prevenção da violência e do bullying em contexto escolar. Lisboa, Portugal: Climepsi Editores. 2010.
    Publicado
  5. Carvalhosa, S.; Carvalhosa, S. F.. Prevention of bullying in schools: an ecological model. Bergen, Noruega, Noruega: Faculty of Psychology, University of Bergen. 2008.
    Publicado
Relatório
  1. Fonseca, S.. 2020. Social and Emotional Learning & Technology: A report on research and best practices. https://aelumiar.com/beemotionaltechie/social-and-emocional-learning-and-technology/.
  2. Fonseca, S.. 2018. DisAbuse - Disablist Bullying.
  3. Carvalhosa, S.. 2016. ParentsNet.
  4. Carvalhosa, S.. 2015. ParentNets-Portugal Report.
  5. Saavedra, R.; Carvalhosa, S.. 2012. LEAD - inform to prevent.
  6. Carvalhosa, S.; Saavedra, R.. 2011. Project LEAD 2011.
Resumo em conferência
  1. Carvalhosa, S.. "Neighbourhood cohesion and bullying behaviors: Psychological sense of community and neighboring prevent involvement in bullying?". Trabalho apresentado em 4th International Conference of Community Psychology, Barcelona, 2012.
    Publicado
  2. Morais, M.; Carvalhosa, S.. "To live in Alta de Lisboa: The effects of psychological sense of community and neighboring in the well-being". Trabalho apresentado em 4th International Conference of Community Psychology, Barcelona, 2012.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Álvaro, Filipa Cristina Felicio. "Disablist bullying: o bullying em contexto escolar com crianças/ jovens com necessidades especiais". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10071/19478.
  2. Esteves, Milay Barreto. "Robótica e programação em contexto escolar: um estímulo à motivação e criatividade na aprendizagem". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10071/19526.
  3. Carriço, Carlos Alberto Emídio. "Capital psicológico positivo como mediador: efeito do stress percebido no bem-estar subjetivo". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10071/15624.
  4. Costa, Patrícia Filipa Ferreira de Almeida. "A influência dos estilos parentais e as estratégias de mediação parental, nos comportamentos de risco dos filhos na Internet". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10071/15226.
  5. Almeida, Inês Isabel Pinto Bastos de. ""Emoções" - Um projeto para o DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL EM IDADE PRÉ-ESCOLAR". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10316/83924.
  6. Oliveira, Manuela Laura de. "A empatia em crianças e jovens portugueses". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10071/15481.
  7. Antunes, Beatriz Ferreira. "Regulação emocional e satisfação com a vida : estudo comparativo entre jovens institucionalizados e não institucionalizados". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.19/4909.
  8. Mendonça, Sandra Helena Vieira. "A influência dos estilos parentais na utilização da Internet por crianças e adolescentes". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10071/13471.
  9. Pinto, Ana Patrícia Costa. "A importância do voluntariado no desenvolvimento de competências profissionais". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10071/13014.
  10. Gouveia, Patrícia de Sousa. "O papel mediador do sentimento psicológico de comunidade entre as relações sociais (vizinhos, família e pares) e o bem-estar subjetivo dos adolescentes". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10071/10676.
  11. Quaresma, Diana Sofia Ribeiro. "A influência da motivação no bem-estar dos voluntários do CNE". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10071/11678.
  12. Gagueija, Filipa Alexandra das Neves Marques. "A influência de fatores individuais e contextuais no sentimento psicológico de comunidade na alta de Lisboa". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10071/9141.
  13. Candeias, Maria de Jesus Canelas. "Relação entre os estilos parentais e os problemas do comportamento nas crianças : efeito moderador do clima escolar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10071/7516.
  14. Couceiro, Maria Inês Rodrigues Cardoso. "Bem-estar subjetivo em jovens institucionalizados e não institucionalizados : a influência do capital psicológico positivo, da autoestima e do suporte social". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10071/7151.
  15. Torres, Sara Cid. "Desenvolvimento de competências pessoais e sociais nos jovens integrados em PIEF". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10071/4485.
  16. Chipa, Júlia Kalahari Portela Mendes. "Bullying no contexto escolar angolano: impacto da família na regulação emocional e (des)ajustamento dos estudantes". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10071/7746.
  17. Abreu, Tiago António Ferreira. "Avaliação externa do módulo “ato sexual e contraceção” do programa de educação sexual pelos pares sexualizando – formação em sexualidade - em contexto escolar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10071/7671.
  18. Oliveira, Cintia Dias. "A influência do suporte social, autoestima e capital psicológico positivo no bem-estar subjectivo de adolescentes brasileiros". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10071/7045.
  19. Robalo, Sónia Patrícia Jesus Barata. "A transmissão geracional do bem estar subjectivo e do suporte social". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10071/6343.
  20. Carvalhosa, Maria Madalena Faria. "Proposta de desenvolvimento de um índice Lean em contextos organizados: um estudo de caso". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.6/2412.
  21. Almeida, Maria Celeste. "Desenvolvimento emocional na família: programa de educação parental “Casa de Pais, Escola de Filhos”". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10071/4938.
  22. Melo, Miguel André Guedes de. "Porquê ajudar se nada tenho a ganhar? : a influência da empatia nos comportamentos de ajuda dos bystanders". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10071/6110.
  23. Martins, Sara Adriana Ferreira. "Regulação emocional e envolvimento parental: estudo comparativo entre adolescentes institucionalizados e não institucionalizados". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10071/4588.
  24. Lobo, Liliana Filipa Dionísio. "Experiências de bullying em idade escolar: impacto no bem-estar subjectivo, auto-estima e suporte social actuais". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10071/4510.
  25. Pereira, Sara Alexandra Pina Modesto. "Do bullying ao cyberbullying: os papéis dos diferentes intervenientes e a ansiedade social". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10071/4541.
  26. Nunes, Isabel Dias. "O papel moderador do capital psicológico na relação entre o clima psicológico e o bem-estar subjectivo". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10071/3966.
  27. Morais, Seomara Mariana Rodrigues Barroso Mendes de. "Viver na Alta de Lisboa: o impacto do sentimento psicológico de comunidade e das relações de vizinhança no bem-estar". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10071/4489.
  28. Campos, Mariana. "O cyberbullying: natureza e ocorrência em contexto português". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10071/1884.
  29. Almeida, Ana Sofia Alves de. "Bullies, vítimas, bullies-vítimas e bystanders: a empatia e a regulação emocional da auto-eficácia". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10071/1877.

Outros

Outra produção
  1. Ambientes de Aprendizagem Ativos e Colaborativos no Ensino Superior: construção participativa no caso do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. CNaPPES 2019. 2019. Monteiro, J.; Pintassilgo, S.; Paio, A.; Carvalhosa, S.; Pedro, N.; Sebastião, P.. http://cnappes.org/programa/.
  2. Course Disablist Bullying in Portugal. International Conference Disablist Bullying, Roma. 2019. Fonseca, S..
  3. Responsabilidade Social e IES. 1ª Conferência Campus Sustentável. 2019. Fonseca, S.; Fernandes, J..:. https://paginas.fe.up.pt/~csustent/.
  4. Promoção de competências sociais e emocionais em crianças e jovens. II Jornadas Internacional do Pensamento Emocional. 2019. Fonseca, S.. https://pensamentoemocional.pt/.
  5. Social Responsibility in Portuguese Higher Education Institutions. 5th SESRR. 2019. Fonseca, S.; Fernandes, J..:. https://www.sesrr.com.
  6. DisAbuse in Portugal. International Conference Disablist Bullying, Murcia. 2018. Fonseca, S..
  7. Indicadores de Responabilidade Social no ensino superior. Encontro Nacional ORSIES. 2018. Fonseca, S.. http://orsies.forum.pt/.
  8. Research in Portugal regarding Disablist Bullying. International Conference Disablist Bullying. 2018. Fonseca, S..
  9. Orientação e Avaliação de Estudantes de Dissertação e de Tese. Semana Académica de Formação Pedagógica. 2016. Carvalhosa, S..
  10. Bullying in the school context of Angola: the role of emotional regulation and family. Bullies, Bullies and Bystanders Conference 2016. 2016. Carvalhosa, S.; Mendes, J..
  11. Compreender o direito à diferença - Bullying. 7as Jornadas de Pediatria Aveiro-Viseu. 2016. Carvalhosa, S..
  12. How do academics view the research teaching nexus? A review of literature. 10th Annual International Technology, Education and Development Conference. 2016. Bierwiaczonek, K.; Carvalhosa, S.; Bernardes, S.F..
  13. Perceções e práticas de integração da investigação no ensino dos docentes e investigadores da ESCH. colóquio “Integrar a Investigação no Ensino Universitário”. 2016. Carvalhosa, S.; Bernardes, S.F.; Farcas, D.; Bierwiaczonek, K..
  14. Youth’ perceptions about bullying roles and prevention strategies, a qualitative study. 17th European Conference on Developmental Psychology. 2015. Candeias, M.; Carvalhosa, S..
  15. Relation between parenting styles and behavior problems in children. The moderator effect of school climate. 17th European Conference on Developmental Psychology. 2015. Candeias, M.; Carvalhosa, S..
  16. Empathy and bullying: The bystander role. 17th European Conference on Developmental Psychology. 2015. Carvalhosa, S..
  17. Bullying in the school context of Angola. 17th European Conference on Developmental Psychology. 2015. Carvalhosa, S.; Mendes, J..
  18. Concepções sobre o bullying em contexto escolar Angolano: Estudo qualitativo. VII CONGRESSO INTERNACIONAL e XII NACIONAL de PSICOLOGIA CLÍNICA. 2014. Mendes, J.; Carvalhosa, S..
  19. Wellbeing in Portuguese and Brazilian Adolescents: The influence of positive psychological capital, social support and self-esteem. 14th Conference of the European Association for Research on Adolescence (EARA). 2014. Carvalhosa, S.; Couceiro, I.; Oliveira, C..
  20. Bullying, violência e agressividade em contexto escolar - o bullying nas escolas portuguesas. Seminário Bullying, uma verdade escondida. 2014. Carvalhosa, S..
  21. Família, Educação e Sociedade entre Gerações. XXIV Workshop sobre Políticas para a Família. 2014. Carvalhosa, S..
  22. A perceção dos jovens sobre os diferentes atores no bullying e estratégias de prevenção: Um estudo qualitativo. X Encontro de Investigação em Psicologia Social e das Organizações. 2014. Candeias, M.; Carvalhosa, S..
  23. Parental styles and problem behavior in children. V Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente. 2014. Candeias, M.; Carvalhosa, S..
  24. Bullying no contexto escolar angolano: impacto da família na regulação emocional e (des)ajustamento dos estudantes. III CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE PSICOLOGIA DA SAUDE. 2014. Mendes, J.; Carvalhosa, S..
  25. Um por Todos e Todos por Um! Prevenção do bullying entre jovens. Seminário Mundos Juvenis. 2013. Carvalhosa, S..
  26. Bullying no contexto escolar Angolano: Impacto da família na regulação emocional e (des)ajustamento dos estudantes. VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. 2013. Mendes, J.; Carvalhosa, S..
  27. Bullying: Prevenção e segurança no espaço escolar. Prevenção e segurança no espaço escolar. 2013. Carvalhosa, S..
  28. Pode-se prevenir o bullying?. Mais vale prevenir que remediar, Jornadas da UCF Estefânia. 2013. Carvalhosa, S..
  29. Bullying. Temas da Cultura Contemporânea, ISCE. 2013. Carvalhosa, S..
  30. From playground to cyberspace the relationship between bullying’ and cyberbullying’ roles and social anxiety in adolescents. 16th European Conference on Developmental Psychology. 2013. Carvalhosa, S.; Pereira, S..
  31. Bullying: as faces de uma violência oculta. II Congresso de Medicina Legal e Psicologia Forense. 2013. Carvalhosa, S..
  32. Violência-Sinalizar o risco: Bullying em contexto escolar. 13º Encontro MAC. 2013. Carvalhosa, S..
  33. Empatia & Bullying. I Encontro Crescer com Empatia. 2013. Carvalhosa, S..
  34. Violência nas escolas: O papel do professor. Conferência SEI Odivelas. 2012. Carvalhosa, S..
  35. To live in Alta de Lisboa: The effects of psychological sense of community and neighboring in the well-being. 4th International Conference of Community Psychology. 2012. Morais, M.; Carvalhosa, S..
  36. O bullying enquanto manifestação de homofobia no meio escolar. Conferência LGBT. 2012. Carvalhosa, S..
  37. Neighbourhood cohesion and bullying behaviors: Psychological sense of community and neighboring prevent involvement in bullying?. 4th International Conference of Community Psychology. 2012. Carvalhosa, S..
  38. Violência na adolescência: O papel da escola e da família. 6º Congresso de Medicina do Adolescente. 2012. Carvalhosa, S..
  39. Bullying behaviours and perceived neighbourhood cohesion. Community Development International Conference. 2011. Carvalhosa, S..
  40. Focus Group Methodology. 1st Meeting: Project LEAD ? inform to prevent. 2011. Carvalhosa, S..
  41. An ecological model to prevent bullying in schools. 15th European Conference on Developmental Psychology. 2011. Carvalhosa, S..
  42. Retrospective school bullying and their long-term implications: A study of well-being in young adults. 15th European Conference on Developmental Psychology. 2011. Carvalhosa, S..
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/02/13 - Atual O impacto do programa Salto de Gigante, do rugby e da dança nas competências socio-emocionais, comportamentos e aptidões de aprendizagem em crianças do Pré-escolar.
Orientador de Ana Patrícia Correia de Matos Gil
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02/13 - Atual Bullying
Orientador de Júlia Mendes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02/13 - Atual In Bully
Orientador de Maria de Jesus Candeias
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/01/27 - Atual Aprendizagem socioemocional mediada pela tecnologia
Orientador de Inês Jesus Branco
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/11/27 - Atual Importância do autoconhecimento das emoções através de tecnologia
Orientador de Isabel Neves de Sousa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/11/17 - Atual Serious games como promotores de empatia no contexto de um programa SEL
Orientador de Pedro Rafael Pereira de Almeida
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/10/28 - Atual O conhecimento emocional e as aptidões sociais em crianças do pré-escolar
Orientador de Maria Inês Mestrinho Louzeiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09/25 - Atual Aprendizagem sócio-emocional mediada por tecnologia
Orientador de Michele Coelho de Oliveira Zveiter de Albuquerque
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/10/22 - Atual Desenvolvimento de competências sócio-emocionais em contexto escolar ? Avaliação e acompanhamento das academias UBUNTU no concelho de Lisboa
Orientador de Bruna Cerdeira Conceição
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/12/20 - Atual Relação entre empatia e participação em música coral
Orientador de Esperança Maria Pedras Cadima
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/29 - Atual Excesso de Peso, Obesidade e Bullying em Crianças (2º ciclo): analisar para prevenir
Orientador de Ana Cristina Manique Filipe
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/30 - Atual Empreendorismo Juvenil
Orientador de Alexandra Margarida Cesar Candeias
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/29 - Atual A relação entre os estilos parentais e os comportamentos agressivos
Orientador de Inês Ferreira da Silva Vaz
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/10/08 - 2019/12/09 Disablist Bullying - o bullying em contexto escolar com crianças/ jovens com necessidades especiais
Orientador de Filipa Cristina Felicio Álvaro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/05 - 2019/12/09 Robótica e Programação em Contexto Escolar: um estímulo à motivação e criatividade na aprendizagem
Orientador de Milay Barreto Esteves
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/11/02 - 2017/12/22 A Empatia em Crianças e Jovens portugueses
Orientador de Manuela Laura De Oliveira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/28 - 2017/12/20 A influência dos estilos parentais e de estratégias de mediação parental no uso da internet no envolvimento em cyberbullying nas crianças e adolescentes
Orientador de Fidélia Márcia Macuacua
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/28 - 2017/12/20 A influência dos estilos parentais e as estratégias de mediação parental nos comportamentos de risco dos filhos na internet
Orientador de Patrícia Filipa Ferreira de Almeida Costa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/11/03 - 2017/11/27 Capital Psicológico Positivo como mediador: efeito do Stress Percebido no Bem-estar Subjetivo
Orientador de Carlos Alberto Emídio Carriço
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/29 - 2016/12/16 A influência dos Estilos Parentais na utilização da Internet por Crianças e Adolescentes
Orientador de Sandra Helena Vieira Mendonça
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/30 - 2016/12/12 A Importância do Voluntariado no Desenvolvimento de Competências Profissionais
Orientador de Ana Patrícia Costa Pinto
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/30 - 2015/12/11 O papel mediador do Sentimento Psicológico de Comunidade entre Relações Sociais (vizinhos, família e pares) e o Bem-Estar Subjetivo dos Adolescentes
Orientador de Patrícia de Sousa Gouveia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/10/30 - 2015/12/09 A Influência da Motivação no Bem-Estar dos Voluntários do CNE
Orientador de Diana Sofia Ribeiro Quaresma
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/29 - 2014/11/28 A influência de fatores individuais e contextuais no sentimento psicológico de comunidade na alta de lisboa
Orientador de Filipa Alexandra das Neves Marques Gagueija
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/12/17 Bem-Estar Subjectivo em Jovens Institucionalizados e não institucionalizados: A Influência do Capital Psicológico Positivo da Autoestima e do Suporte Social
Orientador de Maria Inês Rodrigues Cardoso Couceiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/12/17 A influência do Suporte Social, Autoestima e Capital Psicológico Positivo no Bem -Estar Subjectivo de Adolescentes Brasileiros
Orientador de Cíntia Dias Oliveira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/12/06 Relação entre os estilos parentais e os problemas do comportamento nas crianças. O efeito moderador do clima escolar
Orientador de Maria de Jesus Canelas Candeias
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/12/06 Avaliação Externa do Módulo "Ato sexual e contracepção" do programa de educação sexual pelos pares Sexualizando - Formação em sexualidade - em contexto escolar"
Orientador de Tiago António Ferreira Abreu
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012/09/01 - 2013/11/18 Bullying no Contexto Escolar Angolano: Impacto da família na regulação emocional e (des)ajustamento dos estudantes
Orientador de Júlia Kalahari Portela Mendes Paulo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010/09/01 - 2012/12/19 A transmissão geracional do bem estar subjectivo e do suporte social
Orientador de Sónia Patrícia Jesus Barata Robalo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2012/11/29 Porquê ajudar se nada tenho a ganhar? A influência da empatia nos comportamentos de ajuda dos bystanders
Orientador de Miguel André Guedes de Melo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010/09/01 - 2012/03/13 Desenvolvimento Emocional na Família, Programa de Educação Parental "Casa de Pais, Escola de Filhos"
Orientador de Maria Celeste Loureiro de Almeida
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2011/12/07 Experiências de Bullying em idade escolar: Impacto no Bem-Estar subjectivo, auto-estima e suporte social actuais
Orientador de Liliana Filipa Dionísio Lobo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2008/02 - Atual Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2008/02 - Atual Competências Académicas I Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2008/02 - Atual Desenvolvimento Emocional na Família e na Escola Psicologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Ontogénese das Emoções Psicologia das Emoções (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Psicologia Social da Educação Psicologia Social e das Organizações (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Desenvolvimento Emocional na Família e na Escola Ciências em Emoções (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Psicologia Comunitária Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2000/10 - 2007 Reabilitação e Inserção Social Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental (Licenciatura) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2000/10 - 2007 Reabilitação e Inserção Social Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental (Licenciatura) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2011/01 - Atual Presidente do Conselho Pedagógico
Presidente / Vice-presidente
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Distinções

Outra distinção

2013 Bolsa do Programa Comenius, 2013-3-PT1-COM02-00711
European Commission, Bélgica