???global.info.a_carregar???
Dulce Mendes Sarroeira é Licenciada em Ensino do Português-Francês desde 1992, pela Escola Superior de Educação de Lisboa; Mestre em Psicolinguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desde 1998 com trabalho desenvolvido na área da Fonética Experimental, sobre a influência da L1 na aquisição da L2: Estudo Acústico e perceptivo da distinção vocálica arredondado – não arredondado com crianças portuguesas aprendizes de Francês L2; Doutorada em Educação desde 2017 pelo Instituto de Educação da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com investigação desenvolvida na área da Didática das Línguas: Educação em - para - e pelas Línguas de Ação Académica e Profissional: Para uma perspetiva acional e multimodal do ensino do francês. Atualmente Professora Adjunta de Francês e Português Língua Estrangeira na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril desde 2000, cargo que exerceu em acumulação com a docência na Escola Superior de Educação de Lisboa entre 2000 e 2005, onde trabalhou nas áreas do Desenvolvimento da Linguagem, Metodologias de Ensino e Prática Pedagógica. Os seus atuais interesses académicos, profissionais e de investigação orientam-se fundamentalmente para as novas metodologias do ensino, com destaque para o ensino das línguas de ação profissional no âmbito da hotelaria. Tem desenvolvido, até ao momento, um trabalho de pesquisa, atualização e reflexão sobre o ensino da didática da língua para fins académicos e profissionais, com base nas medidas adotadas pela Divisão das Políticas Linguísticas do Conselho da Europa, e participado em Conferências Internacionais, com apresentação de comunicações. Com especial interesse pelas abordagens metodológicas, o trabalho que tem vindo a desenvolver alicerça-se na perspetiva de que o ensino e aprendizagem de uma língua envolve, acima de tudo, aspetos relacionais e empáticos, orientados essencialmente para uma aprendizagem ativa e participada no desenvolvimento das competências transversais previstas no perfil do jovem licenciado. Neste contexto, assume a perspetiva de uma orientação metodológica para o ensino das línguas de ação académica e profissional baseada nos referenciais do Conselho da Europa para a construção de um currículo plurilingue e pluricultural. Na sequência da investigação realizada na área da Educação para as Línguas e da descoberta de um novo interesse nesta área de trabalho, pretende dar continuidade ao estudo da leitura multimodal, com recurso à metodologia eyetracking, como área de investigação complementar à Didática das Línguas-Culturas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Dulce Mendes Sarroeira

Nomes de citação

  • Sarroeira, Dulce
  • Dulce Sarroeira
  • Sarroeira, D.

Identificadores de autor

Ciência ID
D216-BCC8-94E4
ORCID iD
0000-0002-8956-3314

Endereços de correio eletrónico

  • dulce.sarroeira@eshte.pt (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). Av. Condes de Barcelona, n.808, 2769-510, Escoril, Cascais, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2017/11/16
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática das Línguas
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Educação em-para-e pelas línguas de ação académica e profissional para uma perspetiva acional do ensino do Francês" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com Distinção por unanimidade
1998
Concluído
Linguística-Psicolinguística (Mestrado)
Especialização em Fonética Experimental
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Estudo Acústico e perceptivo da distinção vocálica arredondado – não arredondado com crianças portuguesas aprendizes de Francês L2: Um contributo para o estudo da Influência da L1 na Aquisição da L2" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
1992
Concluído
Licenciatura em Ensino Básico, variante de Português e Francês (Licenciatura)
Especialização em Formação Pedagógica -Estágio Pedagógico Integrado
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2000 - 2005 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Membro do Conselho Técnico Científico da ESHTE Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2020 - 2022 Membro do Conselho Pedagógico da ESHTE | Representante de docentes de DGH Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2017 - 2022 Coordenadora da Área Científica de Artes Humanidades e Línguas Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2008 - 2022 Membro do Conselho Técnico Científico da ESHTE Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2009 - 2011 Cocoordenadora científica do clicESHTE | Centro de Línguas e Culturas Estrangeiras da ESHTE Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2008 - 2011 Coordenadora da Área Científica de Línguas Estrangeiras Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2007 - 2009 Membro do Conselho Pedagógico da ESHTE | suplente do representante de docentes de GLAT Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2006 - 2008 Coordenadora Operacional do Curso de Português Língua Estrangeira | Alunos Erasmus Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004 - Atual Formadora certificada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas e domínios A34 Francês; A46 Português/Língua Portuguesa; C05 Didáticas Específicas (Francês); C05 Didática Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
1991 - Atual Experiência pedagógica no Ensino de Português Língua Materna / Língua Segunda /Língua Estrangeira Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2008/04/27 - 2008/04/30 Mobilidade Erasmus | Docentes Université d'Angers, França
2007/04/25 - 2007/04/29 Mobilidade Erasmus | Docentes Erasmushogeschool Brussel, Bélgica
2000 - 2006 Experiência Profissional e Pedagógica na Área da Formação de Professores Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
1992 - 1993 Assistente de Língua Portuguesa nos Estabelecimentos de Ensino Lycée d'Arsonval et Collège Maurice Rollinat | Académie de Limoges | França CIEP, França
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2020 Cozinhar a aprender
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sarroeira, D.; Clara Ferrão Tavares. Autor correspondente: Clara Ferrão Tavares. "Leitura multimodal de documentos em suportes multimodais: um estudo com metodologia eyetracking". Trabalho apresentado em Transformações Perenidades Inovações, Faro, Portugal, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Dulce Sarroeira; Margarida Ferrreira. "Langues sur objectifs spécifiques dans l¿enseignement supérieur et la communication par l'action: Quelle mission?". Revista da Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura, SEDLL 1 37 (2013): 141-152. http://www.sedll.org/sites/default/files/journal/langues_sur_objectifs_specifiques_dans_le_superieur_et_la_communication._mendes_d._y_ot.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Oliveira, Cristina Pereira; Silva, Francisco; Sarroeira, Dulce Mendes. Autor correspondente: Sarroeira, Dulce Mendes. "O segmento dos casamentos LGBT na hospitalidade da Madeira". Escoril, Portugal: Centre for Tourism Research, Development and Innovation (CiTUR), 2022.
    Publicado
  2. Dulce Sarroeira. "O Turismo, numa perspetiva da Educação em, para e pelas Línguas". In Pensar e Agir no Campo do Turismo e Hotelaria, editado por ESHTE; CITUR, 21-32. Estoril, Portugal, Portugal: ESHTE Tourism Talk, 2022.
    Publicado
  3. Dulce Sarroeira. "Le Cadre européen commun de référence pour les langues et le français sur objectifs spécifiques : Un voyage sur-mesure ou un forfait tout-inclus"?". In Language Learning in Higuer Education, editado por Editors-in-chief: Carmen Argondizzo, Gillian Mansfield, 77-94. Gruyter Mouton, 2012.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Sarroeira, Dulce Mendes. "Educação em - para - e pelas línguas de ação académica e profissional para uma perspetiva acional e multimodal do ensino do francês". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10437/8864.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07/07 As Línguas como espaço de construção de saberes 9º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade do Algarve - CNaPPES (Faro, Portugal)
2021/10 The LGBT wedding segment in Madeira Island's hospitality XIII International Tourism Congress
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril | CITUR (Estoril, Portugal)
2017/07/06 Leitura de documentos multimodais em suportes multimodais: um estudo com metodologia de eyetracking Colóquio 30 Anos - Línguas, Literaturas e Culturas
Universidade do Algarve - ESEClínguas (Faro)
2014/10/26 As Línguas ao Serviço da Empregabilidade? As Línguas na Ação Profissional no Ensino Superior: Uma Perspetiva Multimodal para o Desenvolvimento de Competências Transversais International Conference on Languages and the Market: Competitiveness and Employability
ReCLes.pt | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (Estoril)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual Análise do Desenvolvimento do Turismo de Mergulho no Arquipélago dos Açores
Coorientador de Pedro Silveira
Mestrado em Turismo (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2021 - 2023 Desenvolvimento do Turismo Ativo na Ilha do Príncipe
Coorientador de Miguel Roque
Mestrado em Turismo (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2019 - 2020 O segmento dos casamentos LGBT na hotelaria da Ilha da Madeira.
Coorientador de Cristina Oliviera
Mestrado em Turismo (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2018 - 2019 A relevância das quintas da Madeira como oferta diferenciada do destino
Coorientador de Décio Silva
Mestrado em Turismo (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/09 - 2022/09 Ação de sensibilização Acolhimento de Pessoas com Deficiência Visual em Hotelaria e Restauração
Unidade de Investigação, Formação e Desenvolvimento do Instituto Nacional para a Reabilitação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/12 Alojamento local e turismo no centro histórico das cidades: propostas de desenvolvimento sustentável em Santa Maria Maior, Lisboa
Presidente do júri
Leonardo Dantas (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2022/02 Atributos determinantes na satisfação do consumidor: o caso da hotelaria de 5 e 3 estrelas no concelho de Lisboa
Presidente do júri
Ana Sofia Roque (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2022/02 O papel educacional do turismo no desenvolvimento de competências (inter)culturais de estudantes de 2.° e 3.° ciclos no Brasil
Presidente do júri
Lucília Alvim (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2020/12 O contributo dos eventos culturais e de lazer para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
João Paulino Marques (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2019/12 As novas tecnologias na aprendizagem da escrita
Arguente
Filipa Rocha de Teixeira Janeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/12 O retorno do investimento em formação: estudo de caso numa unidade hoteleira internacional
Presidente do júri
Catarina Sofia Moura de Andrade (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2019/12 Impacto do Trabalho Temporário: a perspetiva dos gestores hoteleiros
Presidente do júri
Miguel Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2019/11 Os eventos na dinamização turística de Alcobaça
Presidente do júri
Bestriz Gil Fortes (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2019/09 O Turismo e o Terrorismo: entre definições e consequências
Presidente do júri
Francisco Caixinha (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2018/12 Do Engagement à Fidelização. Estudo de caso dos hotéis de 4 e 5 estrelas em Portugal
Presidente do júri
Sofia Folgado Louro Dias Costa (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal
2018/04 O impacto dos eventos na hotelaria da ilha de Santa Maria, nos Açores: o caso de estudo do Festival Maré de Agosto
Presidente do júri
Vera Mónica Teixeirinha Gouveia (Mestrado)
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal