???global.info.a_carregar???
Gorete Marques concluiu Doutoramento em Linguística - Especialização Linguística Aplicada, pela Universidade de Lisboa, em 2011. É Professora Adjunto no Instituto Politécnico de Leiria. Publicou 11 artigos em revistas especializadas e 9 trabalhos em atas de eventos. Possui 47 itens de produção técnica. Participou em eventos nacionais e internacionais. Atua na área de Humanidades com ênfase na Linguística. Nas suas atividades profissionais interagiu com 26 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. É investigadora no CELGA-ILTEC nos domínios do discurso multimodal da marca, do discurso jurídico e do discurso empresarial, com base na Linguística Sistémico-Funcional e na Semiótica Social.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Gorete Marques

Nomes de citação

  • Marques, Gorete

Identificadores de autor

Ciência ID
D113-AD18-721A
ORCID iD
0000-0002-7309-9916

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2006 - 2011
Concluído
Doutoramento em Linguística - Especialização Linguística Aplicada (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Representações na Cultura Empresarial: Um Estudo de Caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2001 - 2004
Concluído
Mestrado em Estudos Franceses (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"François Mauriac et Georges Bernanos: deux écrivains catholiques face à la Guerre Civile d'Espagne" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1997 - 1999
Concluído
Pós-graduação no Ramo de Formação Educacional, Estudos Port. e Franceses (Pós-Graduação)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
1993 - 1999
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/12 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2004/03 - 2011/11 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2002/08 - 2004/02 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2000/09 - 2002/07 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/02/28 - Atual Subdirector de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2015 - 2018 Membro do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2014 - 2014 Coordenadora do Departamento de Ciências da Linguagem Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2007 - 2012 Membro do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2007 - 2009 Diretora do Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Relações Públicas Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Coordenadora da equipa de avaliação e certificação de manuais escolares - Português (ensino secundário) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
1999/10 - 2000/08 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silvestre, Carminda; Marques, Gorete. "A marca Porto. - A construção discursiva dos atores sociais no contexto da economia criativa". Trabalho apresentado em Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, Santarém, 2017.
    Publicado
  2. Silvestre, Carminda; Marques, Gorete. "A Metáfora Contextual Visual como Recurso Semiótico da Marca na Projeção de Valores". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional de Marcas/Branding - Conexões e Experiências, Lajeado (Brasil), 2016.
    Publicado
  3. Silvestre, Carminda; Marques, Gorete. "A construção semiótico-discursiva da marca“Nazare’s great canyon”". Trabalho apresentado em XI Congreso LUSOCOM 2014 - A construción da(s) identidade(s) a través da comunicación., Pontevedra, 2016.
    Publicado
  4. Silvestre, Carminda; Marques, Gorete. "Porto. -Um estudo de caso na Perspetiva do Discurso Multimodal da Marca". Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Marcas/Branding-Economia Criativa, São Paulo, 2016.
    Publicado
  5. Silvestre, Carminda; Marques, Gorete. "A projeção da marca ‘Nazaré´s great canyon’ mediada pelo jornal Público e a empresa Nazaré Qualifica: um estudo comparativo na perspetiva da avaliatividade". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Marcas/Branding: da Representação à Prática, Leiria, 2014.
    Publicado
  6. Marques, Gorete. "Social representation of Workers and Company Group in an Employee Handbook.". Trabalho apresentado em 2011 Winter Global Conference on Business and Finance (GCBF), Las Vegas, 2011.
    Publicado
  7. Marques, Gorete. "Multimodality in Business Discourse". Trabalho apresentado em Costa Rica Global Conference on Business and Finance (GCBF)., San José, 2010.
    Publicado
  8. Marques, Gorete. "A página Web: recursos semióticos na construção da imagem da empresa.". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional de Estudos de Géneros Textuais – O Ensino em Foco, Caxias do Sul: UCS, 2009.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Marques, Gorete. "Saber falar, ler e escrever não é suficiente", Diário de Leiria, 2021
Artigo em revista
  1. Marques, Gorete. "Identidade de género da marca: o impacto da androgeneidade da marca na intenção de compra". BrandTrends - Journal os Strategic Communication and Branding 21 21 (2021): 54-64. http://www.brandtrendsjournal.com/images/brandtrendsjournal/pdfs/Outubro2021.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Marques, Gorete ; Silvestre, Carminda. "Marcas em Tempos COVID-19: Quando os Valores se Sobrepõem a Práticas Publicitárias Dominantes". onvergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes XIV 27 (2021): http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=401.
    Publicado
  3. Sobreira, Rosa; Marques, Gorete. "Construção e Desenvolvimento da Identidade Organizacional: Análise de um Sítio Web de uma Organização". Revista Linguagem em (dis)curso 18 1 (2018): 119-134. http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6086/3637.
    Publicado • 10.1590/1982
  4. Pinto, Rosalice; Marques, Gorete; Dinis, Marisa. "Produção escrita para (da) academia em contexto universitário pós-Bolonha: uma reflexão crítica /Written production for(from) the undergraduate course in post-Bologna university context: a critical review". Revista Linha d'Agua (online) 31 1 (2018): 127-143. http://www.periodicos.usp.br/linhadagua/article/view/137640/138978.
    Publicado • 10.11606/issn.2236-4242.v31i1p127-143
  5. Silvestre, Carminda; Marques, Gorete; Conde, Inês. "A MEDIAÇÃO DO GÉNERO PELA REVISTA MARKETEER: DA REPRESENTATIVIDADE À REPRESENTAÇÃO". Discursos Contemporâneos em Estudo 3 2 (2018): 1-18.
    Publicado • 10.26512/discursos.v3i2.2018/20813
  6. Marques, Gorete. "Georges Bernanos: Continuité ou Rupture?". RUA - L. Revista da Universidade de Aveiro 7 (2018): 33-43. https://proa.ua.pt/index.php/rual/issue/view/825.
    Publicado
  7. Silvestre, Carminda; Marques, Gorete. "A narrativa publicitária: enfoque na textura e relações coesivas num vídeo da Coca-Cola". RedCen - Revista Discurso em Cena 1 1 (2017): 1-18.
    Publicado
  8. Marques, Gorete; Sobreira, Rosa. "Construção e comunicação de uma marca territorial: o caso do município de Viana do Castelo". Cadernos de Comunicação 3 20 (2016): 33-57.
    Publicado
  9. Marques, Gorete; Silvestre, Carminda. "Mediating brand(ing) through two different identities : the process of evaluation". BrandTrends – Os caminhos da marca Journal of Strategic Communication and Branding 8 8 (2015): 30-36.
    Publicado
  10. Silvestre, Carminda; Marques, Gorete. "The identity of the geo brand ‘Nazare’s great canyon’ mediated by Público and the company Nazaré Qualifica: The language of evaluation". BrandTrends Journal 8 8 (2015): 30-36.
    Publicado
  11. Marques, Gorete. "O blogue corporativo como representação empresarial". Revista do Centro de Pesquisas Linguísticas em Análise do Discurso Crítica 1 (2012): 163-176.
    Publicado
  12. Silvestre, Carminda. "Discurso multimodal da marca: contributos para o estudo da representação da marca". BrandTrends 1 2 (2012): 66-78. http://www.brandtrendsjournal.com/images/stories/flip/HTMLBT2/bt2/index.html.
    Publicado
  13. Marques, Gorete. "Construções Semiótico-Discursivas na Cultura Empresarial/Semiotic-Discursive Constructions of Corporate Culture". O Molde - Revista da CEFAMOL- Associação Nacional da Indústria de Moldes 1 88 (2011): 18-20.
    Publicado
  14. Marques, Gorete. "A multimodalidade ao serviço da representação: análise de uma brochura empresarial.". Exedra – Revista Científica da Escola Superior de Educação de Coimbra 5 (2011): 135-144.
    Publicado
  15. Marques, Gorete. "Establishing a continuum in spoken and written language in student emails". Systemic Functional Linguistics in Use. Odense Working Papers in Language and Communication, 29 (2008): 564-576. http://www.sdu.dk/~/media/Files/Om_SDU/Institutter/ISK/Forskningspublikationer/OWPLC/Nr29/Contents.ashx.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Silvestre, Carminda; Marques, Gorete (D113-AD18-721A). "A metáfora contextual visual como recurso semiótico da marca na projeção de valores". In Estudos Organizacionais: Sociedade e marketing e Cadeias Produtivas, 16-29. Brasil: Atena Editora, 2021.
    Publicado
  2. Marques, Gorete. "Estratégias semiótico-discursivas na (re)construção de identidades de marcas territoriais". In Percursos semióticos e discursivos em gêneros textuais contemporâneos, 26-52. Rio de Janeiro, Brasil: Letra Capital, 2020.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Saint-Exupéry: Le Petit Prince. 2002. Marques, Gorete; Brás, A., Rosa, A. e Monteiro, C..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/09/15 Simplification of legal language: from 'good' practices to 'real' consequences ALAPP - Applied Linguistics and Professional Practice Conference
Ohio State University (Ohio, Estados Unidos)
2020/11/27 Identidade de género da marca: O impacto da androgeneidade da marca na intenção de compra V Congresso Internacional de Marcas/Branding – Propósito, Transparência & Valor de Marca
Univates (Brasil) (Modalidade online , Brasil)
2020/11/26 Marcas em Tempos COVID-19: Quando os Valores se Sobrepõem a Práticas Publicitárias Dominantes V Congresso Internacional de Marcas/Branding – Propósito, Transparência & Valor de Marca
Univates (Brasil) (Modalidade online , Brasil)
2019/07/04 Mediating a moment of practice and representations and their impacts on brand discourse – The case CR7 / Cristiano Ronaldo European Sytemic Functional Linguistics Conference
Instituto Politécnico de Leiria/CELGA-ILTEC (Leiria, Portugal)
2019/06/05 Estratégias semiótico-discursivas na (re)construção de identidades de marcas territoriais II Encontro Internacional SDISCON
Universidade do Estado do Amazonas (Manaus, Brasil)
2017 Genre in advertising: gazing at a diachronic perspective of practice 27 th European Systemic Functional Linguistic Conference, Salamanca
ESFLA (Salamanca, Espanha)
2017 Nestlé: Um Estudo de Caso da Marca no Trilho para o Bem-Estar Individual/Coletivo IV Congresso em Branding
IPLeiria/Univates (Brasil)/ Observatório de Marcas (Leiria, Portugal)
2017 O anúncio publicitário no Jornal de Notícias: a mudança a partir das variáveis de registo III Colóquio Internacional de Linguística Histórica – Mudança e Estandardização
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017 O estudo da identidade da marca sob diferentes enquadramentos teóricos/instrumentos analíticos Aula Aberta realizada no Mestrado em Comunicação e Marketing
Mestrado em Comunicação e Marketing - ESE/IPCoimbra (Coimbra, Portugal)
2017 A marca Porto. – A construção discursiva dos atores sociais no contexto da economia criativa SIMELP - IV Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa - A união na diversidade
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2017 Simplificação e/ou complexificação da linguagem jurídica: qual é o ‘cerne’ da questão? SIL-Seminário Internacional de Linguística
Universidade Cruzeiro do Sul (S. Paulo (Brasil), Brasil)
2017 Porto. - Um estudo de caso na perspetiva do discurso multimodal da marca III Congresso Internacional de Marcas/Branding - Economia Criativa
Centro Universitário de Belas Artes (SP-Brasil); Instituto Politécnico de Leiria; Univates; (São Paulo, Brasil)
2016 Discurso Multimodal da Marca: Análise das relações coesivas verbais e visuais num vídeo publicitário da Coca-Cola Conferência em Branding
ESTG-IPLeiria em colaboração com a Univates (Brasil) (Leiria, Portugal)
2016 Artigo científico (revisão de literatura): elaboração e aspetos metodológicos Especificidades no âmbito da Políticas Públicas Aula Aberta
Licenciatura em Administração Pública (Leiria, Portugal)
2015 A metáfora contextual visual como recurso semiótico da marca na projkeção de valores II Congresso Internacional de Marcas/Branding - Conexões e Experiências
Univates, IPLeiria e Observatório de Marcas (Brasil, Brasil)
2015 Construções e Reconfigurações da Identidade Organizacional: análise de um sítio web de uma organização 9.º Congresso da SOPCOM- Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
ESEC e FLUC (Coimbra, Portugal)
2014 A construção semiótico discursiva da marca “Nazare’s great canyon” Marca-Território: A construción da(s) identidade(s) a través da comunicación
XI Lusocom (Pontevedra (Espanha), Espanha)
2014 The identity of the geobrand "Nazaré's Great Canyon" mediated by Público and the company Nazaré Qualifica: the language of evaluation" GEsIPI International Conference Identity: Representation & Practices
ILTEC e Faculdade de Letras (Lisboa, Portugal)
2014 A projeção da marca 'Nazaré's Great Canyon' mediada pelo jornal Público e a empresa Nazaré Qualifica: um estudo comparativo na perspetiva da avaliatividade 1.º Congresso Internacional de Marcas/Branding: da Representação à Prática
IPLeiria, Univates (Brasil) e Observatório de Marcas (Leiria, Portugal)
2014 Metodologia de trabalhos académicos Aula Aberta
Licenciatura em Administração Pública (Leiria, Portugal)
2014 Como fazer um trabalho científico na área jurídica Aula Aberta
Mestrado em Solicitadoria de Empresa (Leiria, Portugal)
2013 Metodologia científica Aula Aberta
Mestrado em Solicitadoria de Empresa (Leiria, Portugal)
2012 Os significados representacionais Aula Aberta intitulada Multimodalidae: os significados representacionais, interativos e composicionais
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2012 Blogue corporativo: que representações internas e externas? Encontros Quinzenais de Linguística Sistémico-Funcional (82.º Encontro)
Instituto de Cultura Inglesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011 Human and Social Values in an Employee Handbook 38th International Systemic Functional Congress (ISFC)
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2011 O Acordo Ortográfico Palestra: “O Acordo Ortográfico"
Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2011 Social representation of Workers and Company Group in an Employee Handbook 2011 Winter Global Conference on Business and Finance (GCBF)
Institute for Business and Finance Research (Las Vegas - EUA, Estados Unidos)
2011 Que Actores e Valores no Acolhimento de Trabalhadores Encontros Quinzenais de Linguística Sistémico-Funcional (68.º Encontro)
Instituto de Cultura Inglesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010 Multimodality in Business Discourse na Costa Rica Global Conference on Business and Finance (GCBF)
Institute for Business and Finance Research (S. José – Costa Rica, Costa Rica)
2010 O Estudo da Representação Multimodal em Brochuras Empresariais Encontros Quinzenais de Linguística Sistémico-Funcional (58.º Encontro)
Instituto de Cultura Inglesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa ( Lisboa, Portugal)
2009 A página Web: recursos semióticos na construção da imagem da empresa V SIGET – Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais – O Ensino em Foco
Universidade de Caxias do Sul (Caxias do Sul, Brasil)
2009 Company brochures: Multimodality and the reshaping of language in the process of representation Fifth International Conference on Discourse, Communication and Enterprise (DICOEN 2009)
Universidade de Milão (Milão, Itália)
2009 Representação/Representações da empresa: estudo do website Encontros Quinzenais de Linguística Sistémico-Funcional (46.º Encontro)
Instituto de Cultura Inglesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009 Género e Contexto Workshop: nteraccionismo Sociodiscursivo e Linguística Sistémico-Funcional: Diálogos Possíveis
ILTEC /FCSH-UNL (Lisboa, Portugal)
2009 Análise da Transitividade em dois artigos” Workshop: nteraccionismo Sociodiscursivo e Linguística Sistémico-Funcional: Diálogos Possíveis
ILTEC /FCSH-UNL (Lisboa, Portugal)
2008 Pressupostos téorico-metodológicos de LSF e ACD Pressupostos téorico-metodológicos de LSF e ACD
Instituto de Linguística Teórica e Computacional (Lisboa, Portugal)
2007 Negotiating Relations through Emails DICOEN IV – Discourse, Communication and the Enterprise
Universidade de Nottingham (Nottingham, Reino Unido)
2007 Establishing a continuuum in spoken and written language in student emails ISFC - 34th International Systemic Functional Congress
University os Southern Denmark (Odense, Dinamarca)
2007 A Construção de Identidades e Relações Profissionais no Contexto do Ensino Superior Encontros Quinzenais de Linguística Sistémico-Funcional (32.º Encontro)
Instituto de Cultura Inglesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa ( Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2022/02/08 O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português, História e Geografia do 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018 - 2020 Identidade de género da marca: O impacto do nível de androgeneidade da marca na intenção de compra
Coorientador
Mestrado em Marketing Relacional (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/04/27 - 2022/04/27 VI Congresso Internacional e Branding - Multiplicidade e Convergência (2021/04/27 - 2022/04/27)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2019 - 2019 Simpósio AT040 - DISCURSO, GRAMÁTICA E CONSTRUÇÕES SOCIOSSEMIÓTICAS EM LÍNGUA PORTUGUESA- VII SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA
Simpósio (Outra)
2017 - 2017 IV Congresso Internacional em Branding
Congresso (Outra)
2017 - 2017 Simpósio 45 – Discurso, Gramática e Representação em Contextos Sociais Enlaçados pela Língua Portuguesa
Simpósio (Outra)
2017 - 2017 Jornadas de Comunicação
Outro (Outra)
2016 - 2016 As línguas estrangeiras no processo de internacionalização empresarial
Conferência (Outra)
ESECS-IPLeiria, Portugal
2014 - 2014 1.º Congresso Internacional em Marcas/Branding
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2008 - 2008 Comunicação organizacional e o diálogo intercultural num mundo globalizado: O papel das línguas estrangeiras
Conferência (Outra)
2004 - 2004 IV Jornadas do Curso de Tradução, subordinadas ao tema: «Tradução especializada: convergências e divergências»
Congresso (Outra)
2004 - 2004 Translation Technology
Oficina (workshop) (Outra)
2000 - 2000 Mesa redonda: “La réception de Saint-Exupéry au Portugal”
Outro (Outra)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/07/03 - 2019/07/05 29th European Systemic Functional Linguistics
Conferência
29th European Systemic Functional Linguistics
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal

Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
2019/07/01 - 2019/07/02 Pre-Conference Institute of the 29th European Systemics Functional Linguistics Com J. R. Martin, Susan Hood e Mariana Achugar
Outro
Pre-Conference Institute of the 29th European Systemics Functional Linguistics
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2018 - 2018 9.º Encontro na Diferença
Encontro
9.º Encontro na Diferença
Cercilei, Portugal
2017 - 2017 VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa
Simpósio
VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2017 - 2017 IV Congresso Internacional de Marcas/Branding: New developments to individual and collective well-being
Congresso
IV Congresso Internacional de Marcas/Branding: New developments to individual and collective weel-being
Instituto Politécnico de Leiria; Univates; Observatório de Marcas, Portugal
2017 - 2017 IV Congresso Internacional de Marcas/Branding: New developments to individual and collective well-being
Congresso
IV Congresso Internacional de Marcas/Branding: New developments to individual and collective well-being
Instituto Politécnico de Leiria; Univates; Observatório de Marcas, Portugal
2016 - 2016 III Congresso Internacional de Marcas/Branding- Economia Criativa
Congresso
III Congresso Internacional de Marcas/Branding- Economia Criativa
Centro Universitário de Belas Artes; Instituto Politécnico de Leiria; Univates; Observatório de Marcas, Brasil
2016 - 2016 III Conferência Internacional Pontes Europa-China
Conferência
III Conferência Internacional Pontes Europa-China
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2016 As línguas estrangeiras no processo de internacionalização empresarial
Conferência
As línguas estrangeiras no processo de internacionalização empresarial
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014 - 2014 I Congresso Internacional de Marcas/Branding: da representação à prática
Congresso
I Congresso Internacional de Marcas/Branding: da representação à prática
Instituto Politécnico de Leiria; Univates; Observatório de Marcas, Portugal
2014 - 2014 GEsIPI -Identity: representations & practices
Conferência
GEsIPI -Identity: representations & practices
Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 I Congresso Internacional de Marcas/Branding: da representação à prática
Congresso
I Congresso Internacional de Marcas/Branding: da representação à prática
Instituto Politécnico de Leiria; Univates; Observatório de Marcas, Portugal
2011 - 2011 38th International Systemic Functional Congress (ISFC)
Congresso
38th International Systemic Functional Congress (ISFC)
Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa, Portugal
2006 - 2006 Profissão e Formação
Outro
V Jornadas do Curso de Tradução - Trajectos para a Tradução
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/10/21 "La mesma orienta" - Um estudo sobre a língua neocrioula inventada por Xul Solar (1887-1963
Arguente principal
María Belén Zuazo Belluscio (Mestrado)
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal
2021/09/29 Marcas amazônicas: análise da representação e interação dos atores sociais - Banca examinadora de Qualificação
Arguente
Jackeline Andrade Duarte de Souza (Outro)
Universidade do Estado do Amazonas, Brasil
2021/05/31 Contribuições da Linguística Sistémico-Funcional para o Ensino da Leitura
Vogal
Xiaoyan Liu (Mestrado)
Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa, Portugal
2021 A Comunicação das Marcas Territoriais da Região Centro: O que nos dizem as Redes Sociais Facebook e Instagram da Turismo Centro de Portugal
Arguente principal
Bárbara Verão Fernandes Correia Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 Mass media e comunicação corporativa - um estudo de caso Carlos Manuel da Silva Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2012 A representação do "outro" nos manuais escolares - uma abordagem multimodal Maria do Rosário Rodrigues de Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021 - Atual VI Congresso Internacional e Branding - Multiplicidade e Convergência Instituto Federal Santa Catarina - Campus Lages (Brasil)
2019/07/09 - 2019/07/13 21st International Conference GBATA Paris

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018/12/07 - Atual III Congresso Internacional de Marcas/Branding: Economia Criativa Centro Universitário de Belas Artes
Atual IV Congresso Internacional de Marcas/Branding:new develpments to individual and collective Instituto politécnico de Leiria
Atual Cadernos de Linguagem e Sociedade Universidade de Brasília
Atual BrandTrends Journal Lajeado, RS; Observatório de Marcas
2019/09/19 - 2019/09/19 Letras em Revista (2318-1788) Universidade Estadual do Piauí
2018/07/07 - 2018/12/07 RedCen - Revista Discurso em Cena Universidade de Brasília

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2014 - Atual Coordenadora da equipa de avaliação e de certificação de manuais escolares (Português - Ensino secundário; Português/Língua Portuguesa - 5.º e 6.º ano)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2009 - 2009 VIII Workshop de Linguística Sistémico-Funcional: os Grupos na Escala de Níveis Extensão e divulgação científica (Curso médio) Grupo de Discurso e Literacia - IILTEC, Portugal
2007 - 2007 Da teoria à prática: uma abordagem didáctica da ‘carta de candidatura a um emprego’ com base na LSF – ensino superior Extensão e divulgação científica (Curso médio) Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2019/06 - 2019/06 II Encontro Internacional SDISCON Marcas territoriais

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012 - Atual Associação Internacional de Investigadores em Branding – OBSERVATÓRIO DE MARCAS
2007/09 - Atual CELGA-ILTEC
Distinções

Outra distinção

2010 Best in Session Award
Institute for Business and Finance Research (S. José – Costa Rica), Portugal