???global.info.a_carregar???
Desde 2019, sou investigador auxiliar e membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS). Cocoordenador do grupo de investigação Comunidade, Educação e Desenvolvimento (CED), no mesmo centro de investigação, entre 2017 e 2021. Sou Chair da Ação COST Rural NEET Youth Network, financiada pela Comissão Europeia. Sou, ainda, coordenador do projeto Tr@ck-IN - Public employment services tracking effectiveness in supporting rural NEETs, financiado pelo Youth Employment Fund (EEA & Norway Grants).  Os meus interesses de investigação centram-se no desenvolvimento psicossocial de adolescentes e jovens adultos em meios rurais, especialmente daqueles que se encontram Nem em Emprego nem em Educação ou Formação (NEEF). Nesse âmbito, publiquei aproximadamente 50 trabalhos científicos, percorrendo tópicos como: desenvolvimento social e bem-estar; sucesso escolar; transição escola-trabalho; mobilidades jovens entre os meios rurais e os meios urbanos; perceção de jovens adultos e respetiva integração profissional no setor agrícola; mentoria.    Tenho experiência de coordenação de equipas científicas em projetos como o Observatório da Educação da Lezíria do Tejo (Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo - 2019/2020) ou o Fórum para a Qualificação Profissional (Governo Regional dos Açores - 2021/2022). Entre 2004 e 2015 anos, desenvolvi atividades de conceção, implementação e avaliação de projetos sociais e educativos em vários contextos e com diversas organizações (Caritas da Ilha Terceira; Câmara Municipal de Angra do Heroísmo; equipa ISCTE-IUL de acompanhamento ao programa - TEIP) financiados por diversos fundos públicos e privados. Colaboro regularmente com a imprensa escrita regional nos Açores (Diário Insular e Açoriano Oriental) e pontualmente com a imprensa escrita nacional (jornal Público).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Francisco Simões

Nomes de citação

  • Simões, Francisco

Identificadores de autor

Ciência ID
CF1C-15C8-745F
ORCID iD
0000-0002-5290-9086
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=oeUsJq8AAAAJ&hl=pt-PT&authuser=1

Endereços de correio eletrónico

  • francisco.simoes@iscte-iul.pt (Profissional)

Websites

  • https://www.researchgate.net/profile/Francisco_Simes (Pessoal)
  • https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/author-public-page-2207/cv (Académico)
  • http://scholar.google.com/citations?user=https://scholar.google.pt/citations?user=oeUsJq8AAAAJ&hl=pt-PT&authuser=1 (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2015/03/01 - 2018/12/31
Concluído
Post-Doc (Pós-doutoramento)
ISCTE , Portugal
2008/10 - 2013/12/31
Concluído
Family Clinical Psychology and Family Intervention (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
Excelent
2004/09 - 2007/12/31
Concluído
Social Sciences and Public Policies (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2003/09 - 2004/07/31
Concluído
Family Evaluation and Intervention (Pós-Graduação)
Universidade de Coimbra, Portugal
1997/10 - 2002/10/31
Concluído
Psychology (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/02/01 - Atual Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/11/01 - 2018/12/31 Pós-doutorado (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/05/01 - 2015/02/28 Project manager Caritas da Ilha Terceira, Portugal
Caritas da Ilha Terceira, Portugal
2004/11/01 - 2009/10/31 Project manager Caritas da Ilha Terceira, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/11/01 - 2013/04/30 Bolseiro de Doutoramento Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade de Coimbra, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015 - 2019/01 The (in)consistent use of authority by family, school and community most important adults
SFRH/BPD/99616/2014
Bolseiro de Investigação
Stichting Weten
2009 - 2013/04 The impact of different types of mentoring on vulnerable children and adolescents
SFRH/BD/60823/2009
Stichting Weten

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2023/10/13 Rural NEET Youth Network: Modeling the risks underlying rural NEETs social exclusion
CA18213
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
European Cooperation in Science and Technology (COST)
Em curso
2019 - 2022/03/15 SOCIAL IMAGES, ORGANIZATIONAL CLIMATE AND QUALITY OF RELATIONSHIPS IN RESIDENTIAL CARE_CIRC: THE DESIGN, IMPLEMENTATION AND EVALUATION OF AN INTERVENTION PROGRAM.
PTDC/CED-EDG/30373/2017
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2019 - 2020/09/29 Observatory of Education of Lezíria do Tejo
73110000-6
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Francisco Simões; Emre Erdogan; Melisa Muratovic; Dorottya Sik. "Scrutinising the Exceptionalism of Young Rural NEETs: A Bibliometric Review". Youth & Society (2021): https://doi.org/10.1177/0044118X211040534.
    10.1177/0044118X211040534
  2. Francisco Simões; Elena Marta; Daniela Marzana; Sara Alfieri; Maura Pozzi. "An Analysis of Social Relationships Quality Associations with Hope Among Young Italians: the Role of NEET Status". Journal of Applied Youth Studies (2021): https://doi.org/10.1007/s43151-021-00034-8.
    10.1007/s43151-021-00034-8
  3. Simões, F.; Calheiros, M. M.. "Multiple autonomy support attunement connections with perceived competence in learning and school grades among rural adolescents". Current Psychology N/A (2021): https://doi.org/10.1007/s12144-021-01557-2.
    Publicado • 10.1007/s12144-021-01557-2
  4. Unay-Gailhard, I.; Simões, F.. "Becoming a young farmer in the digital age— An island perspective". Rural Sociology N/A (2021): https://onlinelibrary.wiley.com/journal/15490831.
    Publicado • 10.1111/ruso.12400
  5. Simões, F.; Unay-Gailhard, I.; Mujcinovic, A.; Fernandes, B.. "How to foster rural sustainability through farming workforce rejuvenation? Looking into involuntary newcomers’ spatial (im)mobilities". Sustainability 13 15 (2021): https://www.mdpi.com/2071-1050/13/15/8517.
    Publicado • 10.3390/su13158517
  6. Simões, F.; Rocca, A.; Rocha, R.; Mateus, C.; Marta, E.; Tosun, J.. "Time to get emotional: Determinants of university students’ intention to return to rural areas". Sustainability 13 9 (2021): https://www.mdpi.com/2071-1050/13/9/5135.
    Publicado • 10.3390/su13095135
  7. Simões, F.; Erdogan, E; Muratovic, M.; Sik, D.. "Scrutinising the exceptionalism of young rural NEETs: A bibliometric review". Youth and Society N/A (2021): https://journals.sagepub.com/eprint/PPV3XHA6WG5GAEJMW3QI/full.
    Publicado • 10.1177%2F0044118X211040534
  8. Simões, F.; Elena, M. A.; Marta, E.; Fernandes-Jesus, M.; Petrescu, C.. "Soft skills and psychological well-being: A study on Italian urban and rural NEETs". Calitatea Vietii 32 4 (2021): https://revistacalitateavietii.ro/journal/article/view/344.
    Publicado • 10.46841/RCV.2021.04.02
  9. Almeida, A.; Simões, F.. "Professional development perspectives across gender and age groups of under-qualified rural NEETs". Journal of Community Psychology 48 5 (2020): 1620-1636. https://onlinelibrary.wiley.com/.
    Publicado • 10.1002/jcop.22356
  10. Simões, F.; Rio, N. B.. "How to increase rural NEETs professional involvement in agriculture? The roles of youth representations and vocational training packages improvement". Journal of Rural Studies 75 (2020): 9-19. https://www.sciencedirect.com/journal/journal-of-rural-studies/vol/75/suppl/C.
    Publicado • 10.1016/j.jrurstud.2020.02.007
  11. Simões, F.; Rocha, R.; Mateus, C.. "Beyond the prophecy success: how place attachment and future time perspective shape rural university students intentions of returning to small islands". Journal of Youth Studies N/A (2019): https://doi.org/10.1080/13676261.2019.1645312.
    Publicado • 10.1080/13676261.2019.1645312
  12. Simões, F.; Calheiros, M. M.. "A matter of teaching and relationships: determinants of teaching style, interpersonal resources and teacher burnout". Social Psychology of Education 22 4 (2019): 991-1013. https://doi.org/10.1007/s11218-019-09501-w.
    Publicado • 10.1007/s11218-019-09501-w
  13. Mendonça, C.; Simões, F.. "Disadvantaged youths’ subjective well-being: the role of gender, age, and multiple social support attunement". Child Indicators Research 12 3 (2019): 769-789. https://link.springer.com/article/10.1007/s12187-018-9554-3#citeas.
    Publicado • 10.1007/s12187-018-9554-3
  14. Simões, F.. "How to involve rural NEET youths in agriculture? Highlights of an untold story". Community Development 49 5 (2018): 556-573. https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/15575330.2018.1531899.
    Publicado • 10.1080/15575330.2018.1531899
  15. Simões, F. A. M.; Calheiros, M. M. D. A.; Alarcão e Silva, M. M.; Toledo Sousa, A. S.; Lopes da Silva, O. D.. "Total and attuned multiple autonomy support and the social development of early adolescents". Journal of Child and Family Studies 27 2 (2018): 374-386. https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10826-017-0911-5.
    Publicado • 10.1007/s10826-017-0911-5
  16. Simões, F.; Calheiros, M. M.; Alarcão, M. M. A.. "Socioeconomic status, multiple autonomy support attunement, and early adolescents' social development". Journal of Community Psychology 46 6 (2018): 790-805. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1002/jcop.21973.
    Publicado • 10.1002/jcop.21973
  17. Simões, F.; Meneses, A.; Luís, R.; Drumonde, R.. "NEETs in a rural region of Southern Europe: perceived self-efficacy, perceived barriers, educational expectations, and vocational expectations". Journal of Youth Studies 20 9 (2017): 1109-1126. http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13676261.2017.1311403.
    Publicado • 10.1080/13676261.2017.1311403
  18. Simões, F.; Calheiros, M. M.. "The relations between prosocial behaviors and self-regulation: evidences from the validation of the PTM-R for Portuguese early adolescents". The Spanish Journal of Psychology 19 (2016): https://www.cambridge.org/core/journals/spanish-journal-of-psychology/article/div-classtitlethe-relations-between-prosocial-behaviors-and-self-regulation-evidences-from-the-validation-of-the-ptm-r-for-portuguese-early-adolescentsdiv/96062806502124BF66CDB2.
    Publicado • 10.1017/sjp.2016.70
  19. Simões, F.; Alarcão, M.. "Mentors and teachers: testing the effectiveness of simultaneous roles on school performance from a basic psychological needs satisfaction perspective". Instructional Science 42 3 (2014): 465-483. https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11251-013-9288-z.
    Publicado • 10.1007/s11251-013-9288-z
  20. Simões, F.; Alarcão, M.. "Teachers and school-based mentors for at-risk students: a qualitative study". Child and Youth Care Forum 43 1 (2014): 113-133. https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10566-013-9228-8.
    Publicado • 10.1007/s10566-013-9228-8
  21. Simões, F.; Alarcão, M.. "Promoting well-being in school-based mentoring through the satisfaction of basic psychological needs: does it really count?". Journal of Happiness Studies 15 2 (2014): 407-424. https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10902-013-9428-9.
    Publicado • 10.1007/s10902-013-9428-9
  22. Simões, F.; Alarcão, M.. "The moderating influence of perceived competence in learning on mentored students' school performance". Learning and Individual Differences 32 (2014): 212-218. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1041608014000557.
    Publicado • 10.1016/j.lindif.2014.03.009
  23. Simões, F.; Alarcão, M.. "Satisfação de necessidades psicológicas básicas em crianças e adolescentes: adaptação e validação da ESNPBR". Revista Psicologia: Reflexão e Crítica 26 2 (2013): 261-269. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-7972&lng=en&nrm=iso.
    Publicado • 10.1590/S0102-79722013000200006
  24. Simões, F.; Alarcão, M.. "Avaliação da motivação intrínseca na aprendizagem: validação de duas escalas para crianças e adolescentes". Psico-USF 16 3 (2011): 265-273. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=en&nrm=iso.
    Publicado • 10.1590/S1413-82712011000300003
  25. Simões, F.; Alarcão, M.. "A eficácia da mentoria escolar na promoção do desenvolvimento socioemocional e instrumental de jovens". Educação e Pesquisa 37 2 (2011): 339-354. http://www.educacaoepesquisa.fe.usp.br/.
    Publicado • 10.1590/S1517-97022011000200009
Capítulo de livro
  1. Simões, F.; Calheiros, M. M.; Alarcão, M.. "Youth mentoring and multiple social support attunement". In Mentoring Children and Young People for Social Inclusion, 94-109. Nova Iorque, Reino Unido: Routledge, 2020.
    Publicado
  2. Simões, F.; Drumonde, R.. "Os desafios da reconversão profissional de jovens nas atividades do setor primário: O caso do projeto TERRA NOSTRA - Capacitação com raízes (The challenges of youths professional reconversion in the primary sector: The case study of TERRA NOSTRA)". 2016.
  3. Simões, F.. "A tutoria escolar como factor promotor do sucesso escolar e do bem-estar de jovens: Impactos de uma prática". In Juventude(s): Novas realidades, novos olhares, 103-122. Famalicão, Portugal: Húmus, 2016.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Simões, F.. 2019. "Programa Cultivar Vocações: Guia de recomendações de melhoria (Cultivar Vocações program: Improvement recommendations guide)". Documento de trabalho. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/programa-cultivar-vocacoes-guia-de-recomendacoes-de-melhoria-/62700?lang=en.
  2. Simões, F.; Drumonde, R.; Crespo, C.; Martins, M.; Borba, C.. 2019. "Situação sócioeducativa de jovens entre os 14 e os 18 anos no concelho de Angra do Heroísmo: Diagnóstico e proposta de intervenção (Social and educational situation of youth aged 14 to 18 years old in the municipality of Angra do Heroísmo: Diagnosis and intervention recommendations)". Documento de trabalho. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/situacao-socioeducativa-de-jovens-entre-os-14-e-os-18-anos-no-concelho-de-angra-do-heroismo/62699?lang=en.
  3. Simões, F.; Alarcão, M.. 2008. "Being a mentor and mentoring in schools: Clues for the intervention". Documento de trabalho. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/being-a-mentor-and-mentoring-in-schools-clues-for-the-intervention/69713?lang=en.

Outros

Outra produção
  1. Predictors of school attainment in secondary education in portuguese municipalities: Evidence from the past decade. Conference Lisbon COST Action CA18213 Rural NEET Youth: Education: What’s next? Formal education and training and the transition from school to work in rural areas. 2021. D'Jamila Garcia; Bettencourt, L.; Simões, F.; Ferreira, I.; Aguiar, C.; Moleiro, C.; Mendonça, J.. https://rnyobservatory.eu/web/lisbon-conference-2021/.
  2. Rural NEET Youth Network: An overview of rural NEETs across Europe. Rural NEET Youth in Turkey: Policies, education, support and future. 2021. Simões, F.. https://rnyobservatory.eu/web/2021/03/01/rural-neet-youth-in-turkey-policies-education-support-and-future-30th-march-2021/.
  3. Rural NEET Youth Network: An overview of rural NEETs across Europe. NEETs and rural in Romania: Knowledge, problems, solutions. 2021. Simões, F.. https://rnyobservatory.eu/web/2021/03/23/neets-rural-in-romania-knowledge-problems-solutions-9th-june-2021/.
  4. Educação nos Açores: Caminhos, desafios, futuro ou uma forma de terapia breve. Semanas de Estudo do IAC. 2021. Simões, F..
  5. Rural NEET Youth Network: An overview. Social-emotional prototype modeling: The NEETs case. 2021. Simões, F.. https://rnyobservatory.eu/web/2021/08/05/social-emotional-prototype-modeling-neet-youth-cases-20th-september-2021/.
  6. Rural NEET Youth Network: An overview. Building Networks for Rural Youth Opportunities. 2021. Simões, F.. https://rnyobservatory.eu/web/2021/09/10/building-networks-for-rural-youth-opportunities-8th-october-2021/.
  7. Rural NEET Youth Network: An overview. Ethical dillemas and data protection regulation in research and intervention with young people in rural areas. 2021. Simões, F.. https://rnyobservatory.eu/web/2021/07/29/ethical-dilemmas-and-general-data-protection-regulation-in-research-and-intervention-with-young-people-in-rural-contexts-14th-october-2021/.
  8. Rural NEET Youth Network: An overview. Unlocking the potencial of social economy enterprises in rural areas. 2021. Simões, F.. https://rnyobservatory.eu/web/2021/03/23/unlocking-the-potential-of-social-economy-enterprises-in-rural-area-13th-october-2021/.
  9. How to increase rural NEETs professional involvement in agriculture? The role of vocational training packages improvement. Green economy: Challenges and opportunities for rural NEETs. 2020. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/how-to-increase-rural-neets-professional-involvement-in-agriculture--the-role-of-vocational/69524?lang=en.
  10. Addressing climate vulnerability and the needs of rural youth NEET in Portuguese Islands. COST Action 18213 Rural NEET Youth Network: Third Management Committee Meeting. 2020. Fernandes-Jesus, M.; Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/addressing-climate-vulnerability-and-the-needs-of-rural-youth-neet-in-portuguese-islands/70923?lang=en.
  11. Youth unemployment trends. Summer Webinars 2020. 2020. Simões, F..
  12. Estatuto socioecono´mico e percursos de sucesso no 3o ciclo do ensino ba´sico: Como se posiciona a Lezi´ria do Tejo entre as NUTS III? Policy-brief nº 1. Estatuto socioecono´mico e percursos de sucesso no 3o ciclo do ensino ba´sico: Como se posiciona a Lezi´ria do Tejo entre as NUTS III? Policy-brief nº 1. 2020. Simões, F.; Ferreira, I.; D'Jamila Garcia; Aguiar, C.; Moleiro, C..
  13. NEET youths profile in The Azores Islands: What do we know so far?. NEET youths profile in The Azores Islands: What do we know so far. 2020. Simões, F..
  14. Percursos diretos de sucesso no ensino secunda´rio: Como se posiciona a Lezi´ria do Tejo em relac¸a~o a outras regio~es do pai´s? Short-brief nº 2. Percursos diretos de sucesso no ensino secunda´rio: Como se posiciona a Lezi´ria do Tejo em relac¸a~o a outras regio~es do pai´s? Short-brief nº 2. 2020. Simões, F.; Ferreira, I.; D'Jamila Garcia; Aguiar, C.; Moleiro, C..
  15. Transic¸a~o do 1º para o 2º ciclo de escolaridade do Ensino Ba´sico e estatuto socioecono´mico: Como se posiciona a Lezi´ria do Tejo entre as NUTS III, na u´ltima de´cada? Policy-brief nº 2. Transic¸a~o do 1º para o 2º ciclo de escolaridade do Ensino Ba´sico e estatuto socioecono´mico: Como se posiciona a Lezi´ria do Tejo entre as NUTS III, na u´ltima de´cada? Policy-brief nº 2. 2020. Bettencourt, L.; Simões, F.; Ferreira, I.; D'Jamila Garcia; Aguiar, C.; Moleiro, C..
  16. Fatores do contexto escolar na transição do 1º para o 2º ciclo de escolaridade do Ensino Ba´sico: Como se posiciona a Lezi´ria do Tejo entre as NUTS III? Short-brief nº 3. Fatores do contexto escolar na transição do 1º para o 2º ciclo de escolaridade do Ensino Ba´sico: Como se posiciona a Lezíria do Tejo entre as NUTS III? Short-brief nº 3. 2020. Bettencourt, L.; Simões, F.; Ferreira, I.; D'Jamila Garcia; Aguiar, C.; Moleiro, C..
  17. Rural NEET online observatory: Formats and content. COST Action 18213 Rural NEET Youth Network: Third Management Committee Meeting. 2020. Simões, F..
  18. Rural NEET Youth Network: An overview. COST Action 18213 Rural NEET Youth Network: Second Management Committee Meeting. 2020. Simões, F..
  19. How to involve rural NEET youths in agriculture? Highlights of an untold story. Journal of Planning Literature. 2020. Simões, F..
  20. NEET youths profile in The Azores Islands: What do we know so far (2nd Edition). NEET youths profile in The Azores Islands: What do we know so far. 2020. Simões, F..
  21. Lezíria do Tejo: Conhecer o território para melhor compreender os resultados escolares. Lezíria do Tejo: Conhecer o território para melhor compreender os resultados escolares. 2020. Ferreira, I.; D'Jamila Garcia; Simões, F.; Aguiar, C.; Moleiro, C..
  22. Lezíria do Tejo: Situação educativa do território. Lezíria do Tejo: Situação educativa do território. 2020. Ferreira, I.; Mendonça, J.; D'Jamila Garcia; Simões, F.; Aguiar, C.; Moleiro, C..
  23. Como se distribuem os percursos diretos de sucesso no 3º ciclo de escolaridade, nos municípios e nas escolas da Lezíria do Tejo? Short-brief nº 1. Como se distribuem os percursos diretos de sucesso no 3º ciclo de escolaridade, nos munici´pios e nas escolas da Lezi´ria do Tejo? Short-brief nº 1. 2020. Ferreira, I.; D'Jamila Garcia; Simões, F.; Aguiar, C.; Moleiro, C..
  24. Rural NEETs in Portugal: 2009/2019 overview. Rural NEETs in Portugal: 2009/2019 overview. 2020. Simões, F.; Ferreira, T.; Vieira, M. M.. https://rnyobservatory.eu/web/National-Reports/NR-PORTUGAL-09-19.pdf.
    10.15847/CISRNYN.NRPT.2020.12
  25. Rural NEETs in portugal 2009-2019: Main trends. Economic and Business Trends Shaping the Future. 2020. Simões, F.; Ferreira, T.; Vieira, M. M..
  26. Intenção de regresso aos Açores de estudantes universitários: Entre o pragmatismo e a vinculação à ilha (Intention to return of university students to The Azores Islands: Between pragmatism and island attachment). Atlântida. 2019. Simões, F.; Carlos Mateus; Mateus, C.; Rocha, R.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/intencao-de-regresso-aos-acores-de-estudantes-universitarios-entre-o-pragmatismo-e-a-vinculacao-a/62698?lang=en.
  27. Rural NEETs qualifications: What do we know so far?. 2019. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/rural-neets-qualifications-what-do-we-know-so-far-/62701?lang=en.
  28. Economia social em espaços rurais: Potencialidades e limitações para a integração de jovens NEEF (Social economy in rural spaces: Potentialities and limitations for the integration of NEETs). ESPANet Portugal. 2019. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/economia-social-em-espacos-rurais-potencialidades-e-limitacoes-para-a-integracao-de-jovens-neef/60673?lang=en.
  29. Rural NEET Youth Network: Goals and deliverables. COST Action 18213 Rural NEET Youth Network: First Management Committee Meeting. 2019. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/rural-neet-youth-network-goals-and-deliverables/69514?lang=en.
  30. Rural NEETs qualifications: What do we know so far?. 2019. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/rural-neets-qualifications-what-do-we-know-so-far-/62701?lang=en.
  31. Rural NEETs qualifications: What do we know so far?. 2019. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/rural-neets-qualifications-what-do-we-know-so-far-/62701?lang=en.
  32. Rural NEETs qualifications: What do we know so far?. 2019. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/rural-neets-qualifications-what-do-we-know-so-far-/62701?lang=en.
  33. Rural NEETs qualifications: What do we know so far?. 2019. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/rural-neets-qualifications-what-do-we-know-so-far-/62701?lang=en.
  34. Rural NEETs qualifications: What do we know so far?. 2019. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/rural-neets-qualifications-what-do-we-know-so-far-/62701?lang=en.
  35. Rural NEETs qualifications: What do we know so far?. 2019. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/rural-neets-qualifications-what-do-we-know-so-far-/62701?lang=en.
  36. Rural NEETs qualifications: What do we know so far?. 2019. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/rural-neets-qualifications-what-do-we-know-so-far-/62701?lang=en.
  37. Desempenho escolar e estatuto socioeconómico (School performance and socioeconomic status). Cerimónia comemorativa dos 30 anos do SDPA. 2019. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/desempenho-escolar-e-estatuto-socioeconomico-school-performance-and-socioeconomic-status/60671?lang=en.
  38. A mentoria como uma experiência promotora do desenvolvimento emocional (Mentoring as an experience to promote emotional development). II Encontro de Pensamento Emocional. 2019. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-mentoria-como-uma-experiencia-promotora-do-desenvolvimento-emocional-mentoring-as-an-experience/60670?lang=en.
  39. Rural NEETs qualifications: What do we know so far?. 2019. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/rural-neets-qualifications-what-do-we-know-so-far-/62701?lang=en.
  40. Social economy in rural spaces: Potentialities and limitations for the integration of NEETs. 2019. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/social-economy-in-rural-spaces-potentialities-and-limitations-for-the-integration-of-neets/62702?lang=en.
  41. Rural NEETs qualifications: What do we know so far?. 2019. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/rural-neets-qualifications-what-do-we-know-so-far-/62701?lang=en.
  42. Multiple social support attunement and natural mentoring for disadvantaged youths.. IV Global Youth Mentoring Network conference. 2018. Simões, F.; Calheiros, M. M.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/multiple-social-support-attunement-and-natural-mentoring-for-disadvantaged-youths-/60668?lang=en.
  43. Rural NEET youths in rural areas: A. multidisciplinar, multilevel, and participatory approach to uphold future research.. NEETs in rural areas: A double challenge for European Union. 2018. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/rural-neet-youths-in-rural-areas-a-multidisciplinar-multilevel-and-participatory-approach-to-uphold/60669?lang=en.
  44. Paisagem e território: Desafios dos jovens NEEF na ruralidade (Landscape and territory: Challenges of NEET youths in rural areas).. Encontro dos mestrados de psicologia comunitária e de psicologia da saúde. 2018. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/paisagem-e-territorio-desafios-dos-jovens-neef-na-ruralidade-landscape-and-territory-challenges-of/60667?lang=en.
  45. A autoridade partilhada por professores, pais e mentores e o desenvolvimento social de pré-adolescentes (Shared authority by teachers, parents and mentors and the social development of early adolescents). Comunicação apresentada na Universidade dos Açores, Ponta Delgada.. Comunicação livre. 2017. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/a-autoridade-partilhada-por-professores-pais-e-mentores-e-o-desenvolvimento-social-de-pre/40683?lang=en.
  46. A autoridade partilhada por professores, pais e mentores e o desenvolvimento social de pré-adolescentes (Shared authority by teachers, parents and mentors and the social development of early adolescents). Summit Educacional do SDPA. 2017. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/-a-autoridade-partilhada-por-professores-pais-e-mentores-e-o-desenvolvimento-social-de-pre/40684?lang=en.
  47. How to involve NEET youth in rural areas? Highlights from an untold story. Convegno neeting. 2017. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/how-to-involve-neet-youth-in-rural-areas-highlights-from-an-untold-story/40710?lang=en.
  48. How to involve NEET youth in rural areas? Highlights from an untold story.. Convegno neeting. 2017. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/how-to-involve-neet-youth-in-rural-areas-highlights-from-an-untold-story-/40682?lang=en.
  49. Prosocial Tendencies Measure--Revised; Portuguese Version. PsycTESTS Dataset. 2016. Simões, F.; Calheiros, M. M.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/prosocial-tendencies-measure--revised-portuguese-version/53185?lang=en.
    10.1037/t58926-000
  50. Jovens nem em emprego, nem em educação/formação na Região Autónoma dos Açores: Como o uso de estratégias participadas pode consolidar a integração social e a investigação (NEET youths in The Azores Islands: How the use of participatory strategies can improve social inclusion and research). XII Congresso da APP. 2016. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/jovens-nem-em-emprego-nem-em-educacaoformacao-na-regiao-autonoma-dos-acores-como-o-uso-de/40702?lang=en.
  51. Attuned autonomy support and internalisation of social norms: Results from an exploratory study. 2016. Simões, F.; Calheiros, M. M.; Alarcão, M.; Sousa, A.; Silva, O.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/attuned-autonomy-support-and-internalisation-of-social-norms-results-from-an-exploratory-study/40685?lang=en.
  52. As singularidades dos jovens NEEF em zonas rurais: O caso açoriano (The singularities of NEET youths in rural areas: The case of Azores Islands). 2015. Simões, F.; Drumonde, R.. http://www.opj.ics.ul.pt/index.php/junho-2015.
  53. School-based mentoring in Portugal: Contextualization, programs and results.. I international conference of the Global Youth Mentoring Network. 2014. Simões, F.. https://globalyouthmentoring.com/.
  54. Intervenção com jovens no contexto de famílias multiproblemáticas.. Seminário do instituto de Ação Social dos Açores. 2013. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/intervencao-com-jovens-no-contexto-de-familias-multiproblematicas-/40689?lang=en.
  55. Exemplos de mediação entre a escola e família: O exemplo da tutoria escolar. seminário da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Angra do Heroísmo. 2013. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/exemplos-de-mediacao-entre-a-escola-e-familia-o-exemplo-da-tutoria-escolar/40688?lang=en.
  56. Ciência, Participação e Mudança. III FIPED. 2013. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/ciencia-participacao-e-mudanca-/40693?lang=en.
  57. Investigação-Acção em Educação. III FIPED. 2013. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/investigacao-accao-em-educacao/40692?lang=en.
  58. Motivação em tempos de crise. II Fórum de Empreendedorismo de Angra do Heroísmo. 2013. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/motivacao-em-tempos-de-crise/40690?lang=en.
  59. Prevenção da indisciplina em meio escolar. Palestra - Centro de formação de escolas das Ilhas Terceira, Graciosa e S. Jorge. 2012. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/prevencao-da-indisciplina-em-meio-escolar/40694?lang=en.
  60. Investigação-Acção em Educação. II FIPED. 2012. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/investigacao-accao-em-educacao/40695?lang=en.
  61. Does school mentoring enhance school grades? Results of an experimental study.. na International Conference the Future of Education. 2012. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/does-school-mentoring-enhance-school-grades-results-of-an-experimental-study/40703?lang=en.
  62. Going beyond teaching: The impact of school mentoring perceived by teachers in the role of school mentors. ATEE Winter Conference. 2012. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/going-beyond-teaching-the-impact-of-school-mentoring-perceived-by-teachers-in-the-role-of-school/40704?lang=en.
  63. Prevenção e gestão da indisciplina em meio escolar. Palestra - Centro de formação de escolas das Ilhas Terceira, Graciosa e S. Jorge. 2011. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/prevencao-e-gestao-da-indisciplina-em-meio-escolar/40696?lang=en.
  64. Promoção da Autonomia no Contexto da Tutoria Escolar. INTE 2011 – International Conference on New Horizons in Education. 2011. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/promocao-da-autonomia-no-contexto-da-tutoria-escolar/40705?lang=en.
  65. Metodologia TUTAL: Metodologia de intervenção promovida por professores tutores. Encontro nacional da Caritas Portuguesa. 2010. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/metodologia-tutal-metodologia-de-intervencao-promovida-por-professores-tutores/40697?lang=en.
  66. Metodologia TUTAL: Interventions promoted by teachers in the role of mentors. Pathways to Resilience. 2010. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/metodologia-tutal-interventions-promoted-by-teachers-in-the-role-of-mentors/40706?lang=en.
  67. Ser tutor e fazer tutoria em meio escolar: Pistas para a intervenção. Ser tutor. 2009. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/ser-tutor-e-fazer-tutoria-em-meio-escolar-pistas-para-a-intervencao/37965?lang=en.
  68. Metodologia TUTAL - intervenção com alunos e alunas promovida por professores tutores. 2009. Simões, F.; Alarcão, M.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/metodologia-tutal---intervencao-com-alunos-e-alunas-promovida-por-professores-tutores/37964?lang=en.
  69. O impacto da reclusão na conjugalidade e na parentalidade: perspectiva da companheira do recluso. 2009. Simões, F.; Alarcão, M.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/o-impacto-da-reclusao-na-conjugalidade-e-na-parentalidade-perspectiva-da-companheira-do-recluso/37959?lang=en.
  70. Metodologia TUTAL: Metodologia de intervenção promovida por professores tutores. VIII encontro de inovação educacional. 2009. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/metodologia-tutal-metodologia-de-intervencao-promovida-por-professores-tutores/40707?lang=en.
  71. Metodologia TUTAL: Metodologia de intervenção promovida por professores tutores. Encontro nacional de escolas TEIP. 2009. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/metodologia-tutal-metodologia-de-intervencao-promovida-por-professores-tutores/40698?lang=en.
  72. Metodologia TUTAL: Metodologia de intervenção promovida por professores tutores. Evento de encerramento do projeto Itineris - Sistema Global de Aprendizagens para a Empregabilidade. 2008. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/-metodologia-tutal-metodologia-de-intervencao-promovida-por-professores-tutores/40699?lang=en.
  73. Metodologia TUTAL: Metodologia de intervenção promovida por professores tutores. XV Congresso Internacional INFAD. 2008. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/metodologia-tutal-metodologia-de-intervencao-promovida-por-professores-tutores/40708?lang=en.
  74. Metodologia TUTAL: Metodologia de intervenção promovida por professores tutores. Encerramento da Iniciativa EQUAL - Fundo Social Europeu. 2008. Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/-metodologia-tutal-metodologia-de-intervencao-promovida-por-professores-tutores/40700?lang=en.
  75. Tutal - metodologia de intervenção com alunos e alunas promovida por professores tutores/Tutal - intervention methodology for students promoted by mentor-teachers.. 2008. Alarcão, M.; Simões, F.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/tutal---metodologia-de-intervencao-com-alunos-e-alunas-promovida-por-professores-tutorestutal--/69714?lang=en.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/11/29 - Atual Mentoria de pares
Orientador de Inês Margarida Vieira da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02/11 - Atual Etnia, bem-estar e competências sociais de jovens NEET: O papel das necessidades psicológicas básicas (NEETs ethnicity, well-being and social competences: The role of basic psychological needs)
Orientador de Joana Filipa Arcanjo da Fonseca
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/30 - Atual A relação entre o conflito família-trabalho na gestão de carreiras.
Coorientador de Ana Beatriz Lapo da Cunha Mendes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/11/06 - Atual Suporte Social Integrado para a Competência em Jovens Jogadores de Rugby
Orientador de Ana Patrícia Correia de Matos Gil
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/11/26 - 2021/12/16 Caracterização dos estilos parentais por jovens NEEF: Um estudo qualitativo
Orientador de Joana Filipa Rodrigues Vaz
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/07/07 - 2020/12/14 Esperança dos Jovens NEEF em meio rural: o papel do suporte social.
Orientador de Joana Filipa Arcanjo da Fonseca
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/16 - 2020/12/10 Relação entre o suporte social e a saúde mental dos jovens nem-nem da Região Autónoma da Madeira
Orientador de Maria Antónia Gonçalves Vieira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/10/30 - 2019/12/13 Tomada de decisão de carreira: Influência de suporte social dos pares e do tipo de ensino frequentado
Coorientador de Ana Catarina Farinha Santos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/03/20 - 2019/12/12 A Perceção de Autoeficácia na Adaptabilidade de Carreira, mediante o Comprometimento Organizacional em indivíduos da Geração Y
Coorientador de Ana Catarina da Silva Ribeiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/04 - 2019/12/03 Suporte Social para Autonomia na Adolescência dos Melhores Amigos: Implicações no Comportamento Pró-social e Antissocial
Orientador de Helena dos Anjos Santos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/04 - 2019/12/03 O Suporte Integrado para a Autonomia e a sua Influência na Qualidade-de-Vida e Esperança em Adolescentes
Orientador de Sara Isabel Batista dos Santos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09/09 - 2019/11/26 O Suporte Organizacional na relação dos Comportamentos Proativos e o Sucesso na Carreira
Coorientador de Ana Margarida de Castro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/03/20 - 2019/11/19 O suporte organizacional percebido na relação entre a conciliação família-trabalho e a satisfação na carreira e qualidade de vida.
Coorientador de Joana Fernandes Bergano Durão
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02/05 - 2019/11/18 A Perceção da Síndrome de Burnout em Enfermeiros, Mediante os Anos de Experiência Profissional e o Suporte Organizacional Percebido no Envolvimento na Carreira
Coorientador de Inês Abreu Delgado
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/04 - 2019/11/08 Perceção de autoeficácia e expetativas futurais de jovens NEEF sub-qualificados em uma região rural periférica portuguesa.
Orientador de Amanda Nunes de Almeida
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/28 - 2018/11/23 A Perceção de Autoeficácia na Escolha de um Local de Estágio Mediante a Atratividade Organizacional para desenvolvimento de carreira: um estudo com estudantes universitários.
Coorientador de Ana Cláudia Feliciano da Cruz
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02/25 - 2017/11/29 A Influência do Suporte Social Total e Integrado em Indicadores de Bem-Estar em Crianças do 2º e 3º Ciclo
Orientador de Catarina Santos de Ornelas Correia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/29 - 2017/11/27 Gender, age and multiple social support: Impact on the well-being of socially vulnerable youths
Orientador de Carina Alexandra Alegria Mendonça
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/29 - 2016/11/29 Impacto das Redes Sociais de Adolescentes na Autorregulação Comportamental, Cognitiva e Emocional
Orientador de Maria Filomena Brito Vicente Pereira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/29 - 2016/11/28 O impacto da rede social pessoal de adolescentes nos comportamentos pró-sociais e antissociais
Orientador de João António Moreira Grilo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/09/18 - 2021/10/02 Semanas de Estudo do Instituto Açoriano de Cultura (2021/09/18)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2021/01/27 - 2021/01/27 Educação e formação e transição escola-trabalho em zonas rurais (2021/01/27)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2019/06/25 - 2020/02/28 QUALIFICATIONS AND RURAL DEVELOPMENT: FROM CHALLENGES IN A NEAR FUTURE TO THE OPPORTUNITIES FOR THOSE IN GREATER DISADVANTAGE (2019/06/25)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
2020/01/29 - 2020/01/31 COST Action 18213 2nd Meeting (2020/01/29)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
2019/07/01 - 2019/07/01 II CED Summer Meeting (2019/07/01)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
2018/07/16 - 2018/07/17 I CED Summer Meeting (2018/07/16)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
2017/10/19 - 2017/10/19 III Conferência Internacional da Global Youth Mentoring Network (2017/10/19)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2017/06/29 - 2017/06/30 IV Encontro Nacional de Psicologia Comunitária (2017/06/29)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020/10/01 - Atual Associação Europeia de Psicologia Comunitária
2013/08/01 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses
Distinções

Prémio

2014 Bolsa de pós-doutoramento (SFRH/BPD/99616/2014)
2009 Bolsa de doutoramento (SFRH/BD/60823/2009)