???global.info.a_carregar???
Enio José Porfirio Soares. Completed the Master in Master's Degree in Sciences in 2015/12/04 by Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto and Licence in Languages in 2010/06/30 by Centro Universitário Moura Lacerda. Attends the Doutoramento in 3rd Cycle of Studies in Language Sciences by Universidade do Porto Faculdade de Letras since 2018/06/13. Is Student in Universidade do Porto Faculdade de Letras. Published 4 articles in journals. Has 2 section(s) of books. Organized 4 event(s). Participated in 3 event(s). Participates and/or participated as PhD Student Fellow in 1 project(s). Works in the area(s) of Humanities with emphasis on Languages and Literatures with emphasis on Linguistics and Social Sciences with emphasis on Educational Sciences. In their professional activities interacted with 11 collaborator(s) co-authorship of scientific papers. Currently developing a doctoral thesis on the use of social media in presidential election campaigns in Brazil and Portugal, with funding from the Foundation for Science and Technology (FCT), ref. UI/BD/153393/2022.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Enio José Porfirio Soares
Data de nascimento
1980/12/08
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Soares, Enio José Porfirio
  • Soares, E. J. P.
  • SOARES, E. J. P.

Identificadores de autor

Ciência ID
BE14-F019-FCED
ORCID iD
0000-0003-4316-1827

Endereços de correio eletrónico

  • up201801805@edu.letras.up.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 224926772 (Pessoal)
Telemóvel
  • 915694124 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Azevedo Magalhães, 687, 2 DIR TRAS, 4430-024, Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2018/06/13 - 2023/08/31
Em curso
3rd Cycle of Studies in Language Sciences (Doutoramento)
Especialização em Linguistics
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2013/07/10 - 2015/12/04
Concluído
Master's Degree in Sciences (Master)
Especialização em Education
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Brasil
"Discourse analysis on the (de)construction of the concept of democracy: sayings and actions in the school context" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aproved
2007/08/01 - 2010/06/30
Concluído
Languages (Licence)
Especialização em Português / Inglês
Centro Universitário Moura Lacerda, Brasil
Aprovado
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/12/01 - 2015/11/30 Investigador (Investigação) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/06/13 - Atual Student Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal
2016/06/28 - 2022/03/31 Writing Instructor and Consultant for the Development of Scientific Texts Tear Textual - escrita científica, Brasil
2016/01/23 - 2018/07/29 Primary/Elementary Education Teacher Colégio Monteiro Lobato - COC, Brasil
2011/02/01 - 2013/11/30 Primary/Elementary Education Teacher Prefeitura Municipal de Sertãozinho/SP, Brasil
2013/01/15 - 2013/05/26 Primary/Elementary Education Teacher Sesi CAT-Ribeirão Preto/CE 345, SESI, Brasil, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/04 - 2024/12 Shares and votes for me: Brazilian and Portuguese presidential campaigns on Twitter and Facebook
Provided by PTCRIS: UI/BD/153393/2022
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Soares, Enio; Assolini, Filomena Elaine Paiva. "Análises discursivas sobre democracia no contexto escolar: ideologia, formação e prática docente (Discourse analyses on democracy in the school context: ideology, training, and teaching practice)". Trabalho apresentado em II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, Águas de Lindoia, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Soares, Enio. "Images, links, and videos: argumentation in electoral campaigns on Twitter". REDIS: REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO 13 (2023): 295-325. http://dx.doi.org/10.21747/21833958/red13a10.
    Publicado • 10.21747/21833958/red13a10
  2. Dadalte, Aline Cristina; Soares, Enio José Porfirio; Pedrão, Luiz Jorge. "A percepção dos moradores em relação aos Serviços Residenciais Terapêuticos (The residents’ perception about the Residential Therapeutic Services)". SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) 13 4 (2018): 213-220. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i4p213-220.
    10.11606/issn.1806-6976.v13i4p213-220
  3. Soares, Enio José Porfirio; Assolini, Filomena Elaine Paiva; Lastoria, Andrea Coelho. "Dito (e)feito: ideologia e relações de poder nos discursos/práticas (anti) democráticas em contexto escolar (Ideology and power relations in (anti)democratic discourses/practices in school)". Revista de Educação PUC-Campinas 23 1 (2018): 95. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a3666.
    10.24220/2318-0870v23n1a3666
  4. Dadalte, Aline Cristina; Mariano, Marina De Carvalho; Pedrão, Luiz Jorge; Pedrão, Gabriela Bazan; Soares, Enio José Porfirio. "Representações do uso de tatuagem e piercing (Representations of tattoo and piercing use)". SMAD. Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) 9 1 (2013): 41-47. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v9i1p41-47.
    10.11606/issn.1806-6976.v9i1p41-47
Capítulo de livro
  1. Soares, Enio José Porfirio. "Persuasão em 280 caracteres: ethos e pathos no Twitter @jairbolsonaro (Persuasion in 280 characters: ethos and pathos on @jairbolsonaro's Twitter account)". In Retórica Mediatizada: a comunicação persuasiva através dos media, editado por Samuel Mateus; Ivone Ferreira, 123-142. Lisboa, Portugal: Documenta, 2022.
    Publicado
  2. Soares, Enio; Camargo, Emerson Rodrigo. "(DES)CAMINHOS DA DEMOCRACIA: sentidos (anti) democráticos e materializações em contexto escolar ((DIS)PATHS OF DEMOCRACY: (anti)democratic meanings and manifestations in the school context)". In MOSAICO DISCURSIVO: diferentes materialidades e sentidos Coleção Educação, discurso e ensino – Volume 2 (DISCURSIVE MOSAIC: Different materialities and meanings Education, Discourse, and Teaching Collection - Volume 2), editado por Assolini, Filomena Elaine Paiva; Pimenta, Leny André; Dornelas, Camila Carrari, 91-106. Curitiba, Brasil: Editora CRV, 2018.
    Publicado • 10.24824/978854442186.4
Recurso online
  1. Soares, Enio. A angústia dos vestibulares (The anguish of college entrance exams - Revide - Blogs - Elaine Assolini - School Education). 2017. https://www.revide.com.br/blog/elaine-assolini/angustia-dos-vestibulares/.
  2. Soares, Enio; Assolini, Filomena Elaine Paiva. Escola, sociedade e democracia (School, Society, and Democracy - Revide - Blogs - Elaine Assolini - School Education). 2015. https://www.revide.com.br/blog/elaine-assolini/escola-sociedade-e-democracia/.
Resumo em conferência
  1. Soares, Enio. "Análises discursivas sobre democracia no contexto escolar: ideologia, formação e prática docente (Discourse Analysis on Democracy in the School Context: Ideology, Teacher Training, and Practice)". Trabalho apresentado em VI Colóquio e I Instituto da ALED-Brasil: Estudos do discurso: questões teórico-metodológicos, sociais e éticas, São Carlos/SP, 2016.
    Publicado
  2. Soares, Enio. "Escola e ideologia(s): a constituição de discursos e práticas (anti)democráticas (School and ideologies: the constitution of (anti)democratic discourses and practices)". Trabalho apresentado em Enelin 2015: VI Encontro de Estudos da Linguagem e V Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: linguagem, tecnologia e espaço social, Pouso Alegre/MG, 2015.
    Publicado
  3. Soares, Enio; Assolini, Filomena Elaine Paiva. "Análises discursivas sobre a (des)construção da democracia: práticas escolares (Discursive analysis on the (de)construction of democracy: school practices.)". Trabalho apresentado em V Encontro de Estudos da Linguagem e IV Encontro Internacional de Estudos da Linguagem Linguagem, Sociedade, Políticas. Enelin 2013. Caderno de Resumos, Pouso Alegre/MG, 2013.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Soares, Enio José Porfirio. "Análises discursivas sobre a (des)construção do conceito de democracia: dizeres e fazeres no contexto escolar (Discursive analysis about the (de)construction of the concept of democracy: wordings and doings within schools)". Mestrado, Universidade de São Paulo, 2015. http://dx.doi.org/10.11606/d.59.2016.tde-03022016-145447.
    10.11606/d.59.2016.tde-03022016-145447

Outros

Outra produção
  1. Tear Textual Blog - About Writing and Scientific Research. Blog featuring articles with tips and reflections on scientific writing and research.. 2018. Soares, Enio; Dadalte, Aline Cristina. https://www.teartextual.com.br/blog.
  2. Zygmunt Bauman - Medo Líquido #01: Introdução (Introduction). Summary of the introduction chapter of the book 'Liquid Fear' by Zygmunt Bauman.. 2018. Soares, Enio. https://www.youtube.com/watch?v=AnfM1-2er80&t=17s.
  3. História da Língua Portuguesa - Ensino Médio Brasil (History of the Portuguese Language - High School Level in Brazil). A brief summary of the History of the Portuguese Language. For Brazilian high school students.. 2018. Soares, Enio. https://www.youtube.com/watch?v=wNjXdrcwDlU.
  4. ENEM TEMAS Redação 2017 Fake News (ENEM Essay Topics 2017). Video for college entrance exam candidates on possible ENEM 2017 topics. Addresses Fake News and provides tips for developing argumentative essays.. 2017. Soares, Enio. https://www.youtube.com/watch?v=up8U-sfXeBc&t=72s.
  5. ENEM TEMAS Redação 2017 PEDOFILIA (ENEM Essay Topics 2017: Pedophilia). Video for college entrance exam candidates on possible ENEM 2017 topics. Addresses Fake News and provides tips for developing argumentative essays.. 2017. Soares, Enio. https://www.youtube.com/watch?v=0GGksjxPKSc.
  6. ...em casa - Documentário sobre os Serviços Residenciais Terapêuticos do estado de São Paulo/BR (At Home - Documentary about the Therapeutic Residential Services in the state of São Paulo, Brazil). The Therapeutic Residential Services (SRTs) are houses located in urban areas, established to meet the needs of individuals who have lived for years in psychiatric hospitals. The rights to live and move around in urban spaces, within communities, are the most fundamental rights that the implementation of these services aims to address.. 2017. Dadalte, Aline Cristina; Soares, Enio; Pedrão, Luiz Jorge; Roque, Ricardo. https://www.youtube.com/watch?v=TDBOWM5qXNo&vl=pt.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/05/16 Contributos da Análise do Discurso Digital para investigação acerca de campanhas presidenciais brasileiras e portuguesas no Twitter e Facebook (Contributions of Digital Discourse Analysis to research on Brazilian and Portuguese presidential campaigns on Twitter and Facebook) Sessões de Comunicação: projetos de investigação (Communication Sessions: research projects)
Centro de Linguística da Universidade do Porto (PORTO, Portugal)
2022/10/12 Imagens, links e vídeos: argumentação em campanhas eleitorais no Twitter (Images, links and videos: arguments in electoral campaigns on Twitter) IX Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e IV Congresso Internacional de Estudos do Discurso
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/05/13 Persuasão em 280 caracteres: ethos e pathos no Twitter @jairbolsonaro (Persuasion in 280 characters: ethos and pathos on @jairbolsonaro's Twitter account) Conferência “Retórica Mediatizada”
Instituto de Comunicação da Nova - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa (Lisboa)
2017/09/18 DEMOCRACIA E GESTÃO DEMOCRÁTICA NA SALA DE AULA (DEMOCRACY AND DEMOCRATIC MANAGEMENT IN CLASSROOM) Pedagogical Workshop
Prefeitura Municipal de Serrana/SP (Serrana/SP, Brasil)
2017/09/15 Discurso Político: reverberações no interdiscurso escolar. (Political Discourse: reverberations in school interdiscourse.) Seminários do Grupo de Estudos sobre ALfabetização, Leitura e Letramento (Workshops)
FFCLRP (Ribeirão Preto, Brasil)
2017/06/15 Pelas veredas da pesquisa (Through research paths) V SER ¿ Seminário de Estudos e Reflexões: Percurso Científico (V SRS Studies and Reflections Seminar: Scientific Path)
GEPALLE (Ribeirão Preto, Brasil)
2016/06/29 ANÁLISES DISCURSIVAS SOBRE A (DES)CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE DEMOCRACIA: DIZERES E FAZERES NO CONTEXTO ESCOLAR (DISCURSIVE ANALYSIS ON THE (DES)CONSTRUCTION OF THE CONCEPT OF DEMOCRACY: SAYINGS AND ACTIONS IN THE SCHOOL CONTEXT) VI do Colóquio e I Instituto da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso-ALED-Brasil-Estudos do discurso: questões teórico-metodológicas, sociais e éticas
Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso-ALED-Brasil - UFSCar (São Carlos/SP, Brasil)
2015/05/22 Abordagem de Análise de Discurso (Discourse Analysis Approach) Aula na disciplina ERM5782 - Interpretação de Dados Qualitativos (Class in the discipline ERM5782 - Qualitative Data Interpretation)
Programa de Pós-graduação em Saúde Pública, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (Ribeirão Preto, Brasil)
2015/05/15 Análise de discurso na pesquisa qualitativa (Discourse analysis in qualitative research) Aula para integrantes do Grupo de Estudos em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental (Class for members of the Psychiatric Nursing and Mental Health Study Group)
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP - USP (Ribeirão Preto, Brasil)
2014/05/30 ESCOLA E DEMOCRACIA: CONTRIBUIÇÕES DA AD EM INVESTIGAÇÃO ENVOLVENDO SUJEITOS, IDEOLOGIA E MEMÓRIA DISCURSIVA (SCHOOL AND DEMOCRACY: D.A.'s CONTRIBUTIONS IN RESEARCH INVOLVING SUBJECTS, IDEOLOGY AND DISCURSIVE MEMORY) V Colóquio da ALED – Análise do Discurso: novos canteiros de trabalho?
Universidade Federal de São Carlos-SP (São Carlos/SP, Brasil)
2014/05/17 Abordagem de Análise de Discurso (Discourse Analysis Approach) Aula na Disciplina ERM5782 - Interpretação de dados qualitativos (Class in the discipline ERM5782 - Interpretation of Qualitative Data)
Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (Ribeirão Preto, Brasil)
2014/04/08 Análises discursivas sobre democracia no contexto escolar: ideologia, formação e prática docente (Discursive analysis on democracy in the school context: ideology, training and teaching practice) II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP (Águas de Lindoia, Brasil)
2013/12/07 Contribuições da A.D. para pesquisas acerca de práticas leitura/escrita, dos gêneros discursivos, da democracia e das representações femininas (D.A..'s contributions to research on reading/writing practices, discursive genres, democracy and feminine representations) I Colóquio de Grupos de Pesquisa - UNIFRAN
Universidade de Franca (Franca/SP, Brasil)
2013/09/27 Análises discursivas sobre a (des)construção da democracia: práticas escolares. (Discursive analysis on the (de)construction of democracy: school practices.) V Encontro de Estudos da Linguagem e IV Encontro Internacional de Estudos da Linguagem - Enelin 2013
UNIVÁS - Universidade do Vale do Sapucaí (Pouso Alegre/MG, Brasil)
2013/06/15 Análises discursivas sobre a (des)construção do conceito de democracia: dizeres e fazeres no contexto escolar (Discursive analysis on the (de)construction of the concept of democracy: sayings and actions in the school context Disciplina Seminários de Pesquisa em Educação, Curso de Pedagogia (Subject Education Research Seminars, Pedagogy Course)
FFCLRP-USP (Ribeirão Preto, Brasil)
2013/05/22 Abordagem de Análise de Discurso (Discourse Analysis Approach) Aula na Disciplina ERM5782 - Interpretação de dados qualitativos (Class in the discipline ERM5782 - Interpretation of Qualitative Data)
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP (Ribeirão Preto, Brasil)
2013/04/19 Análises discursivas sobre a (des)construção do conceito de democracia: dizeres e fazeres no contexto escolar (Discursive analysis on the (de)construction of the concept of democracy: sayings and actions in the school context IV SELL Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM
Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM (Uberaba/MG, Brasil)
2012/09/25 FALAR E AGIR DEMOCRATICAMENTE: DIVERGÊNCIAS ENTRE O DISCURSO CORRENTE E AS PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS CONSTRUÍDAS NO AMBIENTE ESCOLAR (SPEAKING AND ACTING DEMOCRATICALLY: DIVERGENCES BETWEEN CURRENT DISCOURSE AND DEMOCRATIC PRACTICES BUILT IN THE SCHOOL ENVIRONMENT) III Colóquio Internacional de Análise do Discurso
UFSCar (São Carlos/SP, Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/12/07 - 2023/12/07 Participação na equipa de apoio à organização das Jornadas Mulheres no Discurso (Participation in the support team for organizing the Women in Discourse Journeys) (2023/12/07 - 2023/12/07)
Oficina (workshop) (Outra)
Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal
2022/07/01 - 2022/10/30 IX Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e IV Congresso Internacional de Estudos do Discurso - JADIS-CIED. Member of the Organizing Committee. Communication with event participants; organization of programming; logistics and technical support. (2022/10/12 - 2022/10/14)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020/06/15 - 2020/12/10 I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR: cenário de pandemia, seus desafios, perspectivas e possibilidades, realizado de 24 a 27 de novembro de 2020, realizado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Member of the Scientific Committee; Evaluation of submitted works; and organization of seminars and lectures. (2020/11/24 - 2020/11/27)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Brasil
2018/10/10 - 2018/10/19 VIII Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e III Congresso Internacional de Estudos do Discurso - JADIS VIII-CIED III. Certificates production; logistical support in communications rooms; I work as a poll worker welcoming participants. (2018/10/18 - 2018/10/19)
Congresso (Outra)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/12/07 - 2023/12/07 JORNADAS MULHERES NO DISCURSO (WOMEN IN DISCOURSE JOURNEYS) - listener
Oficina (workshop)
JORNADAS MULHERES NO DISCURSO (WOMEN IN DISCOURSE JOURNEYS)
Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal
2023/12/06 - 2023/12/07 I CICLO INTERNACIONAL DE CONFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E ANÁLISE DO DISCURSO EM DIÁLOGO (I INTERNATIONAL CYCLE OF CONFERENCES: ORGANIZATION OF KNOWLEDGE AND ANALYSIS OF SPEECH IN DIALOGUE) - listener
Conferência
I INTERNATIONAL CYCLE OF CONFERENCES: ORGANIZATION OF KNOWLEDGE AND ANALYSIS OF SPEECH IN DIALOGUE
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Brasil
2022/10/12 - 2022/10/14 IX Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e IV Congresso Internacional de Estudos do Discurso - JADIS-CIED. Moderator of communication sessions 03, 09 and 15.
Congresso
IX Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e IV Congresso Internacional de Estudos do Discurso - JADIS-CIED
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017/12/01 The historical-literary narrative in "Coroneis e Caracamanos"
Arguente
Mateus Henrique Piva (Outro)
Centro Universitário Barão de Mauá, Brasil

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/10/05 - Atual Linha D'Água (2236-4242) Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Brasil.
2023/07/13 - Atual Revista de Estudos do Discurso (2183-3958) Faculdade de Letras da Universidade do Porto