???global.info.a_carregar???
Clara Amorim holds a PhD in Linguistics (2015), from the University of Porto, a MA in General Linguistics (2003), from University of Coimbra, and a BA in Modern Languages and Literatures - Portuguese and English (1999), from the University of Porto. She is currently an Adjunct Professor at the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo (IPVC), an integrated researcher at UID-FCT nº 22, Center of Linguistics of Porto University (CLUP), and a collaborating researcher at UID-FCT nº 5198, Center for Research and Innovation in Education. Previously, she was an Assistant Professor at University of Porto (2019-2021), a Visiting Professor at National University of TImor Lorosa'e, East Timor (2015-2018) and an Assistant Professor at the Polytechnic Institute of Educational Sciences of Felgueiras (1999-2014). Her research and teaching areas include Phonology, L1 and L2 Acquisition and Educational Linguistics (Language Didactics and Development of Teaching Materials), having published teaching materials for teaching Portuguese as a Native and Foreign Language, as well as research articles.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
MARIA CLARA FIGUEIREDO AMORIM

Nomes de citação

  • AMORIM, CLARA

Identificadores de autor

Ciência ID
BD13-D01B-7BB4
ORCID iD
0000-0002-6946-4888

Endereços de correio eletrónico

  • cfamorim@ese.ipvc.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 258 806 20 (Profissional)

Moradas

  • Av. Cap. Gaspar de Castro 513 , 4901-908, Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Formação
Grau Classificação
2016/03/01 - 2016/05/10
Concluído
Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna [Learning and Teaching of Portuguese as a Non-Native Language] (Outros)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
9,5 / 10
2015/01/19
Concluído
Linguística (PhD in Linguistics) (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Padrão de Aquisição de Contrastes em PE: a interação entre traços, segmentos e sílabas [Contrasts Acquisition Pattern in European Portuguese: the interaction between features, segments and syllables]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with Distinction, unanimously
2012/03/15 - 2012/06/15
Concluído
Linguística (Linguistics) (Outros)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2000/10/01 - 2003/12/09
Concluído
Linguística Geral (MA in General Linguistics) (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"A Posição do Sujeito em Português: estudo sintático, semântico e informativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very good, unanimously
1994/09/01 - 1999/07/31
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português-Inglês [BA in Modern Languages and Literatures, variant Portuguese and English Studies] (Licenciatura)
Especialização em Educação - Português / Inglês
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024 - Atual Investigador Auxiliar Convidado (carreira) (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2015 - Atual Investigador principal (carreira) (Investigação) Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal
Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/09/01 - 2021/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/02/01 - 2021/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/03/01 - 2016/06/30 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2015/03/01 - 2016/02/28 Professor Visitante (Docente Universitário) Camões, I. P., Portugal
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2004/01/01 - 2014/09/30 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal
2011/09/01 - 2012/02/28 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
1999/10/01 - 2003/12/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal
Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/09/01 - Atual Linguistic consultant Areal Editores, S. A., Portugal
2017/03/01 - 2018/12/31 Scientific-pedagogical coordinator Camões, I. P., Portugal
Universidade Nacional de Timor Lorosa'e Centro Nacional de Investigação Científica, Timor - Leste
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Center for General and Applied Linguistic Studies
UID/LIN/04887/2019
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Linguística da Universidade do Porto
UID/LIN/00022/2019
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Research project - Centre of Linguistics for the University of Porto- UID/LIN/00022/2019
UID/LIN/00022/2019
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Strategic Project - UI 22 - 2011-2012
PEst-OE/LIN/UI0022/2011
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Castelo, Adelina; Chao Zhou; AMORIM, CLARA. "Aquisição das vogais médias do português na China: alguns dados sobre a perceção [Acquisition of Portuguese Mid Vowels in China: Some Data on Perception]". Trabalho apresentado em XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística [XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística], Covilhã, 2023.
  2. AMORIM, CLARA; Gonçalves, Teresa. "A avaliação de pares com recurso a rubricas como estratégia ativa de aprendizagem [Peer assessment using rubrics as an active learning strategy]". Trabalho apresentado em 9.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - CNAPPES'23 [9.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior ], Faro, 2023.
    No prelo
Artigo em revista
  1. Clara Amorim; Teresa Costa; Ana Margarida Ramalho. "Sobre a aquisição da Fonologia do Português Europeu como L1: caminhos por trilhar [About the acquisition of European Portuguese Phonology as L1: paths to be taken]". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 9 (2022): 236-249. http://dx.doi.org/10.26334/2183-9077/rapln9ano2022mr1.
    10.26334/2183-9077/rapln9ano2022mr1
  2. Clara Amorim; João Veloso. "Laterais do Português Europeu Contemporâneo: estruturação interna, robustez de traços e dados de aquisição [Laterals of Contemporary European Portuguese: internal structuring, robustness of features and acquisition data]". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 8 (2021): 1-9. http://dx.doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a1.
    10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a1
  3. AMORIM, CLARA. "Trajectory of liquid production in typically developing children: European Portuguese". Journal of Child Language Acquisition and Development – JCLAD 9 1 (2021): 162-175.
    Acesso aberto • Publicado
  4. AMORIM, CLARA. "O domínio das frases relativas preposicionadas por estudantes do ensino superior [The mastery of prepositional relative phrases by higher education students]". Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto Especial (2021): 215-233. https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11061/10120.
    Publicado
  5. SOARES, Susana; AMORIM, CLARA (BD13-D01B-7BB4). "Des influences de l'objectification de la langue portugaise sur la définition du profil des apprenants timorais à l'entrée de l'enseignement supérieur public [Influences of the objectification of the Portuguese language on the definition of the profile of Timorese learners upon entering public higher education]". Plural Pluriel 19 (2019): 32-44. https://www.pluralpluriel.org/index.php/revue/article/view/176.
    Acesso aberto • Publicado
  6. AMORIM, CLARA; Pinto, A. G.. "Recensão de: Pilar P. Barbosa, Maria da Conceição de Paiva, Celeste Rodrigues. Studies on variation in Portuguese. Amsterdam: John Benjamins. 2017. 345 pp. ISBN 9789027258137". Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto 14 (2019): 189-204.
    Acesso aberto • Publicado
  7. AMORIM, Clara. "A aquisição das consoantes líquidas em Português Europeu: contributos para a caracterização da faixa etária 4;04;11 anos [The acquisition of liquid consonants in European Portuguese: contributions to the characterization of the age group 4;04;11 years]". Linguística – revista de estudos linguísticos da Universidade do Porto 9 (2014): 59-82. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/13101.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Amorim, Clara; Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto. "A aquisição das Fricativas Coronais no português europeu [The acquisition of Coronal Fricatives in European Portuguese]". Cadernos de Estudos Lingüísticos 56 2 (2014): 235-246. http://dx.doi.org/10.20396/cel.v56i2.8641476.
    Publicado • 10.20396/cel.v56i2.8641476
  9. AMORIM, CLARA. "Sons e letras, ou sobre dificuldades ortográficas [Sounds and Letters, or About Spelling Difficulties]". Elo 15 (2007): 259-261. https://www.cffh.pt.
    Publicado
  10. AMORIM, CLARA. "Entre "você" e "o senhor"". Elo 14 (2006): https://www.cffh.pt/.
    Publicado
  11. Amorim, Clara. "Para uma desconstrução do conceito 'complemento preposicional' [For a deconstruction of the concept 'prepositional complement']". Revista Itinerários 10 (2004): 61-66.
  12. AMORIM, Clara. "Pronomes de tratamento - um estudo sociolinguístico [Treatment pronouns - a sociolinguistic study]". Revista Itinerários 7 (2002): 123-132.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Clara Amorim; Cristiane Lazzarotto-Volcão. "Padrões de aquisição de contrastes consonantais no Português Brasileiro e Europeu [Acquisition patterns of consonant contrasts in Brazilian and European Portuguese]". 2023.
    10.4324/9781003294344-4
  2. AMORIM, CLARA; Veloso, João. "O estatuto fonológico do rótico dorsal do português europeu à luz dos dados de aquisição [The phonological status of the dorsal rhotic of European Portuguese in light of acquisition data]". In Estudos em fonética e fonologia: coletânea em homenagem a Carmen Matzenauer, editado por Cristiane Lazzarotto-Volcão; Maria João Freitas. Curitiba, Brasil: Editora CRV, 2018.
    Publicado
  3. AMORIM, CLARA; COSTA, VERA. "Era uma vez... os sons [Once upon a time... the sounds]". In Pasta Mágica - Projeto de Língua Portuguesa para o 1.º ano do 1.º CEB. Porto, Portugal: Areal Editores, 2011.
    Publicado
  4. AMORIM, CLARA; SOUSA, Catarina. "TLEBS. O que mudou? [TLEBS. What has changed?]". In Viver em Português 7. Caderno de Apoio ao Professor. Porto, Portugal: Areal Editores, 2006.
    Publicado
Livro
  1. AMORIM, CLARA; Zhou, Chao. Atas do II Phonoshuttle - OPO-LIS - ponte aérea de Fonologia [Proceedings of the II Phonoshuttle - OPO-LIS - Phonology air bridge]. Portugal. 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.21747/978-989-9082-62-5/pon • Editor
  2. AMORIM, CLARA; Sousa, Catarina. A minha gramática prática - 3.º Ciclo [My Practical Grammar - 3rd cycle). Portugal: Areal Editores. 2023.
    Publicado
  3. AMORIM, CLARA. A minha gramática prática - 2.º Ciclo [ My Practical Grammar]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2023.
    Publicado
  4. AMORIM, CLARA; Zhou, Chao. Atas do I Phonoshuttle OPO-LIS : ponte aérea de fonologia [Proceedings of the I Phonoshuttle - OPO-LIS - Phonology air bridge]. Portugal: Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Centro de Linguística da Universidade do Porto. 2022.
    10.21747/978-989-8969-92-7/atas • Editor
  5. AMORIM, CLARA. Eureka! Gramática Prática - 1.º Ciclo [Eureka! Practical Grammar - 1st Cycle]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2019.
    Publicado
  6. AMORIM, CLARA; AMORIM, Clara; SOUSA, Catarina. Gramática do português [Portuguese Grammar]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2016.
    Publicado
  7. AMORIM, CLARA; SOUSA, Catarina. Conhecer a Gramática [Know Grammar]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2013.
    Publicado
  8. AMORIM, CLARA; SOUSA, Catarina. Aprender a Gramática - 9 [Learn Grammar - 9]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2012.
    Publicado
  9. AMORIM, CLARA; SOUSA, Catarina. Aprender a Gramática - 8 [Learn Grammar - 8]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2012.
    Publicado
  10. AMORIM, CLARA; COSTA, VERA. Aprender a Gramática - 6 [Learn Grammar - 6]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2012.
    Publicado
  11. AMORIM, CLARA; SOUSA, Catarina. Aprender a Gramática - 7 [Learn Grammar - 7]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2011.
    Publicado
  12. AMORIM, CLARA; COSTA, VERA. Aprender a Gramática - 5 [Learn Grammar - 5]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2011.
    Publicado
  13. AMORIM, CLARA; COSTA, VERA. Aprender a Escrever 6 [Learning to Write 6]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2010.
    Publicado
  14. AMORIM, CLARA; COSTA, VERA. Aprender a Escrever 4 [Learning to Write 4]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2010.
    Publicado
  15. AMORIM, CLARA; COSTA, VERA. Construir a Gramática [Build the Grammar]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2010.
    Publicado
  16. AMORIM, CLARA; COSTA, VERA. Aprender a Gramática - 3. Porto, Portugal: Areal Editores. 2009.
    Publicado
  17. AMORIM, CLARA; COSTA, VERA. Aprender a Gramática - 4. Porto, Portugal: Areal Editores. 2009.
    Publicado
  18. AMORIM, CLARA; COSTA, VERA. À Descoberta da Gramática [Discovering Grammar]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2009.
    Publicado
  19. AMORIM, CLARA; SOUSA, Catarina. Gramática da Língua Portuguesa, 2.ª ed. revista e atualizada. Porto, Portugal: Areal Editores. 2009.
    Publicado
  20. AMORIM, CLARA; COSTA, VERA. À Descoberta da Gramática, ed. revista e atualizada [Discovering Grammar, revised and updated edition]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2009.
  21. AMORIM, CLARA; SOUSA, Catarina. Gramática da Língua Portuguesa [Grammar of the Portuguese Language]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2006.
    Publicado
  22. AMORIM, CLARA; COSTA, VERA. À Descoberta da Gramática [[Discovering Grammar]]. Porto, Portugal: Areal Editores. 2006.
    Publicado
Manual
  1. AMORIM, Clara; SOARES, Susana. Língua Portuguesa II [Portuguese Language II]. Díli, Timor - Leste: Universidade Nacional Timor Lorosa'e. 2017.
    Publicado
  2. AMORIM, Clara; SOARES, Susana. Língua Portuguesa I [Portuguese Language I]. Díli, Timor - Leste: Universidade Nacional Timor Lorosa'e. 2017.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Castelo, Adelina; Zhou, Chao; AMORIM, CLARA. "Aquisição das vogais médias do português na China: Os desafios de um desenho experimental [Acquisition of Portuguese mid vowels in China: The challenges of an experimental design]". Trabalho apresentado em XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2021.
  2. AMORIM, CLARA; VELOSO, João; João Manuel Pires da Silva e Almeida Veloso. "Phonological Processes Uses in four-and-a-half-years-old European Portuguese Children". Trabalho apresentado em UMinho Summer School of Linguistics, 2011.
Resumo em conferência
  1. AMORIM, CLARA. Autor correspondente: AMORIM, CLARA. "A avaliação de pares no ensino da escrita: perceções dos estudantes [Peer Assessment in Writing Instruction: Student Perceptions]". Trabalho apresentado em 3.º Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel 2023): Avaliação digital no ensino de línguas [ 3rd International Congress on Innovation and Technology in Language Teaching (iTel 2023): Digital Assessment in Language Teachin], 2023.
    Publicado
  2. Castelo, Adelina; Chao Zhou; AMORIM, CLARA. "Aquisição das vogais médias do português na China: alguns dados sobre a perceção [Acquisition of Portuguese Mid Vowels in China: Some Data on Perception]". Trabalho apresentado em XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Covilhã, 2023.
    Publicado
  3. AMORIM, CLARA; Gonçalves, Teresa; Gonçalves, Teresa. "A avaliação de pares com recurso a rubricas como estratégia ativa de aprendizagem [Peer assessment using rubrics as an active learning strategy]". Trabalho apresentado em 9.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Faro, 2023.
    Publicado
  4. Castelo, Adelina; Zhou, Chao; AMORIM, CLARA. "Acquisition of Portuguese mid vowels by Chinese Mandarin native speakers: some data on perception". Trabalho apresentado em L2 Portuguese @ Lancaster, Lancaster, 2023.
    Publicado
  5. Clara Amorim; João Veloso; AMORIM, CLARA; VELOSO, João. "Phonological representation of dorsal rhotic in Contemporary European Portuguese". Trabalho apresentado em Building Linguistic Systems Abstracts Booklet. University of York, York, 2022.
    Publicado
  6. AMORIM, CLARA; VELOSO, João. "Laterais do Português Europeu Contemporâneo: estruturação interna, robustez de traços e dados da aquisição [Laterals of Contemporary European Portuguese: internal structuring, robustness of features and acquisition data]". Trabalho apresentado em XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2022.
    Publicado
  7. AMORIM, CLARA; VELOSO, João. "Phonological representation of dorsal rhotic in Contemporary European Portuguese". York, 2022.
  8. AMORIM, CLARA; SOARES, Susana. "Alguns contributos para o esboço do perfil sociolinguístico dos aprendentes timorenses à entrada do ensino superior público [Some contributions to the outline of the sociolinguistic profile of Timorese learners upon entry into public higher education]". Trabalho apresentado em 2.º Encontro de Línguas Ibéricas (ELI) - Conferências Internacionais de Linguística, Covilhã, 2018.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Maria Clara Figueiredo Amorim. "Padrão de aquisição de contrastes do PE: a interacção entre traços, segmentos e sílabas [Pattern of acquisition of EP contrasts: the interaction between features, segments and syllables]". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10216/78848.
  2. Amorim, Maria Clara Figueiredo. "A posição do sujeito em Português : estudo sintáctico, semântico e informativo [The position of the subject in Portuguese: syntactic, semantic and informative study]". Mestrado, 2003. http://hdl.handle.net/10316/20645.

Outros

Conjunto de dados
  1. AMORIM, CLARA. AMORIM-EP – Corpus on Typical European Portuguese Phonological Development. https://phonbank.talkbank.org/access/Romance/Portuguese/Amorim.html.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/26 Aquisição das vogais médias do português na China: alguns dados sobre a perceção [Acquisition of Portuguese Mid Vowels in China: Some Data on Perception] 39.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística [39th National Meeting of the Portuguese Linguistic Association]
Universidade da Covilhã (Covilhã, Portugal)
2023/07/13 Acquisition of Portuguese mid vowels by Chinese Mandarin native speakers: some data on perception L2 Portuguese @ Lancaster
University of Lancaster (Lancaster, Reino Unido)
2023/07/07 A avaliação de pares no ensino da escrita: perceções dos estudantes [Peer Assessment in Writing Instruction: Student Perceptions] 9.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - CNAPPES'23 [9.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior ]
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2023/05/25 O ensino da escrita com recurso a ferramentas digitais [webinar] [webinar Using Digital Tools to Enhance Writing Skills] Dar Voz à Língua [Giving Voice to Language]
Universidade Aberta (online, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/09 - Atual A promoção do gosto pela leitura literária e a criação de hábitos leitores: um estudo com crianças do pré-escolar [Promoting a Taste for Literary Reading and Creating Reading Habits: A Study with Preschool Children]
Orientador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022/09 - Atual O Texto poético no 1.º ciclo do Ensino básico: um estudo sobre a influência da escrita de Luísa Ducla Soares no gosto pela leitura literária [Poetic Texts in the 1st Cycle of Basic Education: A Study on the Influence of Luísa Ducla Soares' Writing on the Taste for Literary Reading]
Orientador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022/09 - 2024/04/10 O desenvolvimento do conhecimento lexical: um estudo com crianças de 5 anos [O desenvolvimento do conhecimento lexical: um estudo com crianças de 5 anos]
Orientador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/11 - Atual III Phonoshuttle LIS-OPO - Ponte aérea de fonologia, which is an annual event gathering researchers working on Portuguese phonology, phonetics and related fields. (2022/11) (2022/11/18 - 2022/11/25)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
2021 - Atual II Phonoshuttle LIS-OPO - Ponte aérea de fonologia, which is an annual event gathering researchers working on Portuguese phonology, phonetics and related fields (2021/11)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2024/01/12 - 2024/01/19 IV Phonoshuttle OPO-LIS - Ponte aérea de fonologia, which is an annual event gathering researchers working on Portuguese phonology, phonetics and related fields. (2024/01) (2023/01/12 - 2023/01/19)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2023/04/12 - 2023/04/13 Ciclo de Seminários "A Linguagem na Criança: aspetos da aquisição da fonologia e suas implicações na aprendizagem da escrita", dinamizado pela Prof. Doutora Cristiane Lazzarotto-Volcão [Seminar Series "Language in Children: Aspects of Phonological Acquisition and Its Implications for Learning to Write", led by Professor Cristiane Lazzarotto-Volcão]. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 12 e 13 de abril de 2023. (2023/04/12 - 2023/04/13)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022/06/07 - 2022/06/09 Member of the organizing committee of RFP 2022 – 19th annual meeting of the French Phonology Network (2022/06) (2022/06/07 - 2022/06/08)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal

Structures Formelles du Langage, França

UMR 1253 Imagerie et Cerveau, França

Université Toulouse, Laboratoire Cognition, Langues, Langage, Ergonomie, França

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/10/26 - 2023/10/28 XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística [XXXIX National Meeting of the Portuguese Linguistics Association]
2023 - 2023 Congresso Bienal do Centro de Linguística da Universidade do Porto [Biennial Congress of the Linguistics Center of the University of Porto] Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/09/01 - Atual Comunicação Oral e Escrita [Oral and Written Communication] (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/09/01 - Atual Gramática da Língua Portuguesa [Portuguese Grammar] (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/09/01 - Atual Linguística Aplicada ao Ensino [Educational Linguistics] (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/01 - 2021/07/31 Fonética [Phonetics] Phonetics (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/01 - 2021/07/31 Fonologia e Morfologia [Phonology and Morphology] Fonologia e Morfologia [Phonology and Morphology] (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/01 - 2021/07/31 Estruturas Fonológicas e Morfológicas do Português [Phonological and Morphological Structures of Portuguese] Estruturas Fonológicas e Morfológicas do Português [Phonological and Morphological Structures of Portuguese] (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2011/05/26 - Atual Associação Portuguesa de Linguística - APL [Portuguese Linguistic Association]

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Frontiers in Psychology (1664-1078 )
2023 - Atual Journal of Monolingual and Bilingual Speech (2631-8407 ) Equinox Publishing
2021 - Atual Études Romanes de Brno (1803-7399)
2020 - 2030 Temas da Língua Portuguesa: do pluricentrismo à didática [Themes of the Portuguese Language: from pluricentrism to didactics] (9788833653211) Edizioni Nuova Cultura
2022 - 2022 Letrônica Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
2018 - 2018 Orientes do Português [Orients of Portuguese] (2707-3122) Universidade Politécnica de Macau e Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2015 - 2015 Journal of Child Language Acquisition and Development (2148-1997)