???global.info.a_carregar???
Rita Isabel Saraiva Jerónimo. Concluiu o Doutoramento em Psicologia Social em 2007 pelo Iscte-IUL, Mestrado em Psicologia Cognitiva em 2002 pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Licenciatura em Psicologia em 1997 pela Universidade de Lisboa. É Professora Auxiliar no Iscte-IUL, dirige o Mestrado em Psicologia Social e das Organizações do Iscte-IUL, e no passado dirigiu o Laboratório de Psicologia Social e das Organizações do Iscte-IUL e foi Vice-Directora do Centro de Investigação e Intervenção Social do Iscte-IUL. Publicou 13 artigos em revistas especializadas. Possui 6 capítulo de livros e 1 livro. Orienta 2 teses de doutoramento. Orientou 20 dissertações de mestrado. Recebeu 8 prémios. Atua na área das Ciências Sociais com ênfase em Psicologia, em particular na cognição social, psicologia cognitiva, e neurociência sóciocognitiva. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Person perception; Person memory; Impression formation; Spontaneous trait inferences; Spontaneous trait transferences; Incongruency effect; Event-related potentials; Brand personality; Language development; Language impairments; Text comprehension; Executive functions; Attention deficit.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rita Isabel Saraiva Jerónimo

Nomes de citação

  • JERÓNIMO, Rita

Identificadores de autor

Ciência ID
BC1B-9CDE-E13F
ORCID iD
0000-0003-4571-8086

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Holandês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
Psicologia Social e Organizacional (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"THE SECRET LIFE OF INCONGRUENCY: FROM TRAIT INFERENCE TO TRAIT INHIBITION IN IMPRESSION FORMATION" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Com Louvor e Distinção por Unanimidade
2007
Concluído
Psicologia Social e Organizacional (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia Social
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"This Secret Life of Incongruency: from Trait Inference to Trait Inhibition Fomation" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2002
Concluído
Psicologia Cognitiva (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Muito Bom por Unanimidade
1997
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE-IUL, Portugal
2013 - 2015 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/11 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2002/11 - 2007 Assistente (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
1998 - 2002 Assistente Estagiário (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09 - Atual Director of Master in Social and Organizational Psychology Departamento de Psicologia Social e das Organizações do ISCTE-IUL, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2020/09 Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2017 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 - 2017 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 - 2016 Director de Unidade Orgânica Departamento de Psicologia Social e das Organizações do ISCTE-IUL, Portugal
2015 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012 - 2016 Subdirector de Unidade Orgânica ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
2010 - 2013 Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2007 - 2008 Subdirector de Unidade Orgânica ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017 - 2023 Why do we learn science better when it looks like a novel?
PD/BD/135345/2017
Orientador
Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE-IUL, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
UID/LIN/00214/2019
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/04/04 - 2019/12/03 Horizon21: Early language development in Down Syndrome
PTDC/MHC-LIN/3901/2014
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015 - 2017 Neural mechamisms of word learning: contributions from amnesic patients and fMRI on healthy ageing
A04125
Investigador
Fundação Bial
Concluído
2013/06/17 - 2016/12/31 Eyes and Brain - Early Markers of Language Development
EXCL/MHC-LIN/0688/2012
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015 - 2015 Promoção da Integração entre Ensino e Investigação na Escola de Ciências Sociais e Humanas e ISCTE-IUL
FCG/PIDE/138181/2015
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Concluído
2011/02/01 - 2014/01/31 The Paradox of Stereotypes and other Beliefs: Enduring, Self-Perpetuating but Context-Dependent - Exploring a New Model
PTDC/PSI-PSO/111992/2009
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/10/22 - 2010/10/21 Proposal of a Dual-Process Architecture for Social Cognition
PTDC/PSI/66864/2006
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2002 - 2006 Cognição Social Difusa: Novas hipóteses sobre a natureza dinâmica das estruturas de conhecimento social
POCTI/PSI/47252/2002
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2016/07 - Atual SOCIAL COGNITION IN PATIENTS WITH SCHIZOPHRENIA AND AUSTISM SPECTRUM DISORDERS: SHARED DEFICITS, DIFFERENT MECHANISMS
2027
Investigador
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa NOVA Medical School, Portugal
Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental
Em curso
2022/04 - 2024/09 What is going to happen? Our brain when we make inferences about situations
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lu, S.; Correia, S.; Jerónimo, R.; Vigário, M.; Frota, S.. "Revisiting “stress deafness” in European Portuguese: An ERP study". Trabalho apresentado em Proceedings of the International Conference on Speech Prosody 2016, Boston, USA, 2016.
    Publicado • 10.21437/SpeechProsody.2016-145
Artigo em revista
  1. Santiago, A.F.; Kosilo, M.; Cogoni, C.; Diogo, V.; Jerónimo, R.; Prata, D.. "Oxytocin modulates neural activity during early perceptual salience attribution". Psychoneuroendocrinology 161 (2024): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85182149338&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.psyneuen.2023.106950
  2. Soares, S.; Gonçalves, M.; Jerónimo, R.; Kolinsky, R.. "Narrating science: Can it benefit science learning, and how? A theoretical review". Journal of Research in Science Teaching 60 9 (2023): 2042-2075. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/tea.21851.
    Publicado • 10.1002/tea.21851
  3. Kosilo, M.; Costa, M.; Nuttall, H.E.; Ferreira, H.; Scott, S.; Menéres, S.; Pestana, J.; Jerónimo, R.; Prata, D.. "Author Correction: The neural basis of authenticity recognition in laughter and crying (Scientific Reports, (2021), 11, 1, (23750), 10.1038/s41598-021-03131-z)". Scientific Reports 13 1 (2023): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85146769248&partnerID=MN8TOARS.
    10.1038/s41598-023-28360-2
  4. Andreia Santiago; Kosilo, Maciej; Cogoni, Carlotta; Vasco Diogo; JERÓNIMO, Rita; Diana Prata. "Intranasal oxytocin affects neural activity during early perceptual salience attribution irrespective of socialness". The Journal of Neuroscience (2023):
    Submetido
  5. Soares, S.; Frade, S.; Jerónimo, R.; Kotz, S. A.. "The cheese was green with… envy: An EEG study on minimal fictional descriptions". Brain and Language 236 (2022): 105218. https://www.sciencedirect.com/journal/brain-and-language/vol/236/suppl/C.
    Publicado • 10.1016/j.bandl.2022.105218
  6. Fernandes, J. M.; Soares, S.; Lopes, R.; Jerónimo, R.; Barahona-Corrêa, J. B.. "Attribution of intentions in autism spectrum disorder: A study of event-related potentials". Autism Research 15 5 (2022): 847-860. https://onlinelibrary.wiley.com/journal/19393806.
    Publicado • 10.1002/aur.2702
  7. Kosilo, M.; Costa, M.; Nuttall, H. E.; Ferreira, H. A.; Scott, S. K. ; Menéres, S. ; Pestana, J.; Jerónimo, R.; Prata, D.. "The neural basis of authenticity recognition in laughter and crying". Scientific Reports 11 1 (2021): https://www.nature.com/srep/.
    Publicado • 10.1038/s41598-021-03131-z
  8. Silva, Susana; Vigário, Marina; Fernandez, Barbara Leone; Jerónimo, Rita; Alter, Kai; Frota, Sónia. "The Sense of Sounds: Brain Responses to Phonotactic Frequency, Phonological Grammar and Lexical Meaning". Frontiers in Psychology 10 (2019): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00681.
    10.3389/fpsyg.2019.00681
  9. Lu, Shuang; Vigário, Marina; Correia, Susana; Jerónimo, Rita; Frota, Sónia. "Revisiting Stress “Deafness” in European Portuguese – A Behavioral and ERP Study". Frontiers in Psychology 9 (2018): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2018.02486.
    10.3389/fpsyg.2018.02486
  10. Fernandes, J. M.; Cajão, R.; Lopes, R.; Jerónimo, R.; Barahona-Corrêa, J. B.. "Social cognition in schizophrenia and autism spectrum disorders: a systematic review and meta-analysis of direct comparisons". Frontiers in Psychiatry 9 (2018): https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyt.2018.00504/full.
    Publicado • 10.3389/fpsyt.2018.00504
  11. Jerónimo, R.; Ramos, T.; Ferreira, M. B.. "Trait transference from brands to individuals: the impact of brand-behavior congruency". Journal of Business Research 88 (2018): 54-65. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0148296318301048?via%3Dihub.
    Publicado • 10.1016/j.jbusres.2018.02.029
  12. Jerónimo, R.; Volpert, H. I.; Bartholow, B. D.. "Event-related potentials reveal early attention bias for negative, unexpected behavior". Social Neuroscience 12 2 (2017): 232-236. http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17470919.2016.1144646.
    Publicado • 10.1080/17470919.2016.1144646
  13. Garrido, M. V.; Lopes, D.; Prada, M.; Rodrigues, D. L.; Jerónimo, R.; Mourão, R.-P-. "The many faces of a face: comparing stills and videos of facial expressions in eight dimensions". Behavior Research Methods 49 4 (2017): 1343-1360. http://link.springer.com/article/10.3758%2Fs13428-016-0790-5.
    Publicado • 10.3758/s13428-016-0790-5
  14. Jerónimo, R.; Gracia-Marques, L.; Ferreira, M. B; Macrae, C. N.. "When expectancies harm comprehension: encoding flexibility in impression formation". Journal of Experimental Social Psychology 61 1 (2015): 110-119. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022103115000943.
    Publicado • 10.1016/j.jesp.2015.07.007
  15. Gracia-Marques, L.; Garcia-Marques, L.; Hamilton, D.; Hamilton, D. L.; Garrido, M. V.; Jerónimo, R.. "A dissociação dos efeitos das expectativas nas impressões e memória de pessoas e grupos: O Modelo TRAP". (2012): http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/12.
    Publicado
  16. Ferreira, M. B.; Garcia-Marques, L.; Hamilton, D. L.; Ramos, T.; Uleman, J. S.; Jerónimo, R.. "On the relation between spontaneous trait inferences and intentional inferences: An inference monitoring hypothesis". Journal of Experimental Social Psychology 48 1 (2012): 1-12. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022103111001740.
    Publicado • 10.1016/j.jesp.2011.06.013
  17. Jerónimo, R.; Gracia-Marques, L.; Garcia-Marques, L.; Garrido, M. V.. "Comportamentos e traços de personalidade: Traços gerados para comportamentos de duas dimensões de personalidade". (2004): http://hdl.handle.net/10400.12/3508.
    Publicado
  18. Gracia-Marques, L.; Garcia-Marques, L.; Jerónimo, R.; Garrido, M. V.. "Aventureiros, religiosos, ecológicos e artísticos: Pré-teste de descrições comportamentais". (2004): http://hdl.handle.net/10400.12/128.
    Publicado
  19. Jerónimo, R.; Gracia-Marques, L.; Garrido, M. V.. "Comportamentos e traços de personalidade: traços gerados para comportamentos de duas dimensões de personalidade". Laboratório de Psicologia 2 1 (2004): 33-47. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/lp/index.
    Publicado • 10.14417/lp.776
  20. Garrido, M. V.; Gracia-Marques, L.; Jerónimo, R.. "Aventureiros, religiosos, ecológicos e artísticos: pré teste de descrições comportamentais". Laboratório de Psicologia 2 1 (2004): 95-101. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/lp/index.
    Publicado • 10.14417/lp.779
  21. Gracia-Marques, L.; Garcia-Marques, L.; Hamilton, D.; Hamilton, D. L.; Garrido, M. V.; Jerónimo, R.. "A dissociação dos efeitos das expectativas nas impressões e memória de pessoas e grupos: o Modelo TRAP". (2003): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312003000300004.
    Publicado
  22. Rita Isabel Saraiva Jerónimo. "Normas de sinonímia e de frequência subjectiva para palavras ilustrativas de quatro traços de personalidade". Laboratório de Psicologia 1 1 (2003): 67-76.
    Publicado
  23. Gracia-Marques, L.; Hamilton, D. L.; Garrido, M. V.; Jerónimo, R.. "A dissociação dos efeitos das expectativas nas impressões e memória de pessoas e grupos: o Modelo TRAP". Análise Psicológica 21 3 (2003): 287-305. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/index.
    Publicado • 10.14417/ap.12
  24. Garcia-Marques, Leonel; Hamilton, David L.; Garrido, Margarida V.; JERÓNIMO, Rita. "A dissociação dos efeitos das expectativas nas impressões e memória de pessoas e grupos: O Modelo TRAP". Análise Psicológica 3 XXI (2003): 287-395.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Jerónimo, R.; Soares, S.. "Psicólogos cognitivos no quotidiano: Uma pedagogia activa, crítica e socialmente construída". In Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte, 143-153. Lisboa, Portugal: Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, 2023.
    Publicado
  2. Jerónimo, R.; Reis, F.. "Partilha, Aprendizagem situada e Inovação". In Integra I&E: Promover a integração da investigação no ensino na Escola de Ciências Sociais e humanas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Lisboa, 216-233. Lisboa, Portugal: ISCTE-IUL, 2017.
    Publicado
  3. Jerónimo, R.. "Participação ativa em estudo experimental no âmbito da perceção de pessoas". In Manual de práticas pedagógicas de integração da investigação no ensino superior, 108-111. Lisboa, Portugal: Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), 2016.
    Publicado
  4. Ferreira, M. B; Ferreira, M. B.; Gracia-Marques, L.; Garcia-Marques, L.; Garrido, M. V.; Jerónimo, R.. "Atribuição causal e inferência de disposições no mundo social". In Psicologia Social, 99-156. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.
    Publicado
  5. Garrido, M. V.; Gracia-Marques, L.; Garcia-Marques, L.; Jerónimo, R.; Ferreira, M. B; Ferreira, M. B.. "Formação de impressões e representações cognitivas de pessoas.". In Psicologia Social, 43-98. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.
    Publicado
  6. RAMOS, Tânia; GARCIA-MARQUES, Leonel; HAMILTON, David L.; JERÓNIMO, Rita. "Em contraste com a assimilação esperada: Efeitos da acessibilidade nos julgamentos sociais.". In Percursos de Investigação em Psicologia Social e Organizacional, 71-85. Lisboa: Colibri, 2008.
    Publicado
  7. JERÓNIMO, Rita; Garcia-Marques, Leonel. "Em busca da compreensão perdida: O papel da incongruência na formação de impressões". In Percursos da investigação em Psicologia Social e Organizacional, editado por Vala, Jorge; Garrido, Margarida V., 25-51. Lisboa, Portugal: Colibri, 2004.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Graf, S.; Prata, D.; Jerónimo, R.. 2022. "Social Bonding, Identification and Prosociality in Social Dance: An Interdisciplinary Study of Interpersonal and Neurochemical Processes". http://phdmeeting.dpso.iscte.pt/.
Edição de livro
  1. Monteiro, M.B.; Calheiros, M. M.; Jerónimo, R.; Mouro, C.; Duarte, A.P.. Percursos da Investigação em Psicologia Social e Organizacional. Lisboa, Portugal: Edições Colibri. 2007.
    Publicado • Editor
Livro
  1. VALA, Jorge; LIMA, Luisa; JERÓNIMO, Rita. Avaliação da violência na televisão portuguesa: Programação de 1997.. Lisboa: Alta Autoridade para a Comunicação Social. 2000.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Jerónimo, R.; Rocha, M. L.; Simão, C.; Costa, A. I. A. "Too much? The effect of colour saturation and food perception and preference". Trabalho apresentado em MENU: Journal of Food and Hospitality Research. 3rd Cook and Health Conference, Lisboa, 2019.
    Publicado
  2. Garrido, Margarida; Lopes, D.; Prada, Marília; Rodrigues, David; JERÓNIMO, Rita. "What’s in a face: Norms for static versus dynamic emotional expressions". Trabalho apresentado em International Congress of Psychology, 2016.
    Publicado • 10.1002/ijop.12314
  3. Lopes, Diniz; Garrido, Margarida V.; Prada, Marília; Rodrigues, David; JERÓNIMO, Rita; Mourão, R.P.. "Quem vê caras… Uma comparação de vídeos e fotos de faces humanas em oito dimensões". Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Investigação em Psicologia, 2016.
    Publicado
  4. Volpert, Hanna I; JERÓNIMO, Rita; Bartholow, Bruce Dale. "The early P2 component reveals attention bias for negative, unexpected behavior.". Trabalho apresentado em Fifty-Fifth Annual Meeting of the Society for Psychophysiological Research, Seatle, 2015.
    Publicado
  5. Volpert, H. I.; Jerónimo, R.; Bartholow, B. D.. "The early P2 component reveals attention bias for negative, unexpected behavior". Trabalho apresentado em Society for Psychophysiological Research, Abstracts for the Fifty-Fifth Annual Meeting, Seattle, 2015.
    Publicado • 10.1111/psyp.12495
  6. Lopes, Ricardo; JERÓNIMO, Rita; Ferraz, Luis; Jordão, C.; Leal, Alberto. "A localização da "Word Form Area" em Ressonância Magnética funcional ajuda a prevenir a alexia nas cirurgias da epilepsia do córtex posterior". Trabalho apresentado em Sinapse - Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Neurologia, Lisboa, 2013.
    Publicado
  7. Ferraz, Luis; JERÓNIMO, Rita; Lopes, Ricardo; Romero, C.; Leal, Alberto. "Limitações da Ressonância Magnética Funcional da Linguagem no apoio à decisão cirúrgica: a propósito de um caso clinico". Trabalho apresentado em Sinapse - Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Neurologia, Lisboa, 2013.
    Publicado
  8. Lopes, Ricardo; Ferraz, Luis; JERÓNIMO, Rita; Gomes, J.; Leal, Alberto. "Neuropsicologia do processamento visual de faces na avaliação pré cirúrgica de epilepsias em idade pediátrica". Trabalho apresentado em Sinapse - Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Neurologia, Lisboa, 2013.
    Publicado
  9. Lopes, Ricardo; JERÓNIMO, Rita; Arriaga, P.; Barrambana, R.; Leal, Alberto. "Avaliação Multimodal Neurofisiológica-Hemodinâmica-Neuropsicológica da função dos lobos occipitais para aplicação na Cirurgia da Epilepsia". Trabalho apresentado em Sinapse - Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Neurologia, 2011.
    Publicado
  10. JERÓNIMO, Rita; Garcia-Marques, Leonel; Ferreira, Mário; Hagá, Sara. "Inferências durante a recuperação: Um novo paradigma para o estudo das inferências espontâneas de traço". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional Investigação em Psicologia da Associação Portuguesa de Psicologia (APP), Braga, 2010.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Attribution of Intentions in Men and Women: An ERP Study. 17th Annual Meeting of the APPE. 2023. Salgado, A.; Frade, S.; Fernandes, J. M.; Jerónimo, R.; Barahona-Corrêa, B.. https://www.appe.pt/past/2023/index.html.
  2. Tarefa da Sala de Espera: um instrumento de avaliação da cognição social com especificidade para a esquizofrenia. XVI Congresso Nacional de Psiquiatria. 2022. Fernandes, J. M.; Frade, S.; Soares, S.; Jerónimo, R.; Barahona-Corrêa, B..
  3. Contributo do rastreamento ocular para a caracterização da cognição social em adultos com autismo. XVI Congresso Nacional de Psiquiatria. 2022. Fernandes, J. M.; Frade, S.; Soares, S.; Jerónimo, R.; Barahona-Corrêa, B..
  4. In-group expansion: Prosocial effects of intergroup dancing and the mediating role of oxytocin. 46th International Council for Traditional Music Conference. 2022. Graf, S.; Prata, D.; Jerónimo, R.. http://ictmusic.org/group/sound-movement-sciences.
  5. Dancing our way to a more Empathetic world: an Interdisciplinary Approach to the Power of Interpersonal Motor Coordination. Empathy Colloquium in Art-Science-Philosophy. 2022. Graf, S.; Prata, D.; Jerónimo, R.. https://www.youtube.com/watch?v=sS1eu4-b6gI&list=PLXKRQSlglfTUIxf6Z8eQu_y03FZFCjf_5&index=4.
  6. Major ToM to ground control: using Theory of Mind when learning from a science narrative. XVII PhD Meeting in Psychology. 2022. Soares, S.; Frade, S.; Jerónimo, R.; Kolinsky, R..
  7. Learning science outside the curriculum: the impact of text type, topic, level of comprehension and delay. XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. 2022. Soares, S.; Simão, C.; Jerónimo, R.; Kolinsky, R..
  8. Narrar ciência para a aprender: Que factores contribuem para a aprendizagem?. 3rd Porto International Conference on Research in Education. 2022. Soares, S.; Simão, C.; Jerónimo, R.; Kolinsky, R..
  9. Learning science outside the curriculum: a study with discovery narratives and expository texts. XVI PhD Meeting in Psychology. 2021. Soares, S.; Jerónimo, R.; Kolinsky, R.. http://phdmeeting.dpso.iscte.pt/.
  10. Representation of emotional events in bilinguals. International Convention of Psychological Science. 2019. Jerónimo, R.; Garrido, M. V.. https://www.psychologicalscience.org/conventions/icps2019.
  11. Efeito de aprendizagem em tarefas de memória colaborativa. 14º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental. 2019. Jerónimo, R.; Garrido, M. V.; Gracia-Marques, L.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/efeito-de-aprendizagem-em-tarefas-de-memoria-colaborativa/59756?lang=en.
  12. The Snow White effect: How food colour saturation impacts food likeability. 5th Symposium on Ethics and Social Responsibility Research. 2019. Jerónimo, R.; Rocha, M. L.; Simão, C.. https://www.sesrr.com/.
  13. How did they do it? Incorporating discovery elements in science texts. XV PhD Meeting in Psychology. 2019. Soares, S.; Jerónimo, R.; Kolinsky, R. ; Morais, J.. http://phdmeeting.dpso.iscte.pt/.
  14. Too much? The effect of colour saturation and food perception and preference. 3rd Cook & Health Conference. 2019. Jerónimo, R.; Rocha, M. L.; Costa, A. I.; Simão, C.. http://www.cookandhealth.org/conference/.
  15. Falsas memórias em bilingues. 13º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental. 2018. Jerónimo, R.; Garrido, M. V.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/falsas-memorias-em-bilingues/47907?lang=en.
  16. False memories in bilinguals: The role of affective grounding. 20th ESCON Transfer of Knowledge Conference. 2018. Jerónimo, R.; Garrido, M. V.. http://escon2018.uni-koeln.de/sites/escon2018/2_ESCON2018_Book_of_Abstracts_Web2.pdf.
  17. Porque é que aprendemos melhor ciência quando contamos uma história? [Invited talk]. RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra. 2018. Soares, S.; Jerónimo, R.; Kolinsky, R.; Morais, J.. https://www.uc.pt/iii/romuloccv/eventos/porque_e_que_aprendemos_melhor_ciencia_quando_contamos_uma_historia.
  18. Why do we learn science better when it looks like a novel?. COgnição em COntexto (CO2) lab meeting from Faculdade de Psicologia. 2018. Soares, S.; Jerónimo, R.; Kolinsky, R.; Morais, J..
  19. How different text formats shape cognition and science learning. I Workshop on Cognitive Science of Culture. 2018. Soares, S.; Jerónimo, R.; Kolinsky, R. ; Morais, J.. https://culturalbrain.org/wp-content/uploads/2019/04/Program_IWCSC_June_2018.pdf.
  20. Porque aprendemos melhor ciência através de narrativas?. XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. 2018. Soares, S.; Jerónimo, R.; Kolinsky, R. ; Morais, J..
  21. Why do we learn science better when it looks like a novel?. XIV PhD Meeting in Social and Organizational Psychology. 2018. Soares, S.; Jerónimo, R.; Kolinsky, R. ; Morais, J.. http://phdmeeting.dpso.iscte.pt/.
  22. Use of a nonverbal measure of attribution of intentions to characterize social cognitive deficits in adults with high-functioning autism spectrum disorders. 31st Annual General Meeting of the British Neuropsychiatry Association. 2018. Fernandes, J. M.; Soares, S.; Jerónimo, R.; Bernardo Barahona-Correa. http://bnpa.org.uk/agm/.
  23. Better later than never: Post-response error monitoring in semantic illusions. 13º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental. 2018. Soares, S.; Jerónimo, R.; Ana Raposo. http://www.appe.pt/encontro/13o_encontro.html.
  24. Why Do We Learn Science Better When It Looks Like A Novel?. 28th Annual Meeting of the Society for Text & Discourse. 2018. Soares, S.; Jerónimo, R.; Kolinsky, R. ; Morais, J.. https://easychair.org/cfp/std2018.
  25. Smooth operator: ERP evidences of error monitoring in sentence processing. XIII International Symposium of Psycholinguistics. 2017. Soares, S.; Ana Raposo; Jerónimo, R.. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/smooth-operator-erp-evidences-of-error-monitoring-in-sentence-processing/43534?lang=en.
  26. Detecting anomalies in the environment: The contribution of using both behavioral and ERP measures. Labmeetings from Diana Prata's Lab at iMM, 23rd Oct. 2017. Jerónimo, R..
  27. Social policy design: Psychological determinants of non-take-up in the era of digital and virtual governance. XIII PhD Meeting in Social and Organizational Psychology. 2017. Cabral, M.; Jerónimo, R.; Calheiros, M. M.. http://phdmeeting.dpso.iscte.pt/.
  28. Predictive coding as a fundamental mechanism underlying emotion recognition and social cognition: A neuroendocrinological approach. XIII PhD Meeting in Social and Organizational Psychology. 2017. Pizarro, J.; Jerónimo, R.; Kotz, S. A.. http://phdmeeting.dpso.iscte.pt/.
  29. Processing words and non-words: An ERP study on the impact of phonotatic frequency and phonological grammar. XIII International Symposium of Psycholinguistics. 2017. Fernandez, B.; Vigário, M.; Jerónimo, R.; Kai Alter; Frota, S..
  30. “Quem vê caras…” Uma comparação de vídeos e fotos de faces humanas em oito dimensões.. 9º Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. 2016. Lopes, D.; Garrido, M. V.; Prada, M.; Rodrigues, D. L.; Jerónimo, R.; Mourão, R.-P-. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/quem-ve-caras-uma-comparacao-de-videos-e-fotos-de-faces-humanas-em-oito-dimensoes-/30444?lang=en.
  31. What's in a face: Norms for static versus dynamic emotional expressions.. 31st International Conference of Psychology. 2016. Garrido, M. V.; Lopes, D.; Prada, M.; Rodrigues, D. L.; Jerónimo, R.; Mourão, R.-P-.
  32. Ups! A monitorização de erros pós-resposta – Evidências eletrofisiológicas e comportamentais. XII Encontro Nacional de Investigação em Psicologia Social e das Organizações. 2016. Soares, S.; Jerónimo, R.; Ana Raposo. https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/ups-a-monitorizacao-de-erros-pos-resposta--evidencias-eletrofisiologicas-e-comportamentais/50444?lang=en.
  33. Brain response to intonational phrase structure is purely prosody-driven. Tone and Intonation in Europe (TIE) 2016. 2016. Barbara Leone-Fernandez; Jerónimo, R.; Lu, S.; Correia, S.; Vigário, M.; Kai Alter; Frota, S.. https://blogs.kent.ac.uk/tie-conference/files/2015/11/TIE2016_final_programme_25Aug.pdf.
  34. Let the muscle show you the way: Attention to facial muscle improves emotion recognition. ESCON Transfer of Knowledge Conference 2016. 2016. Chainho, A.; Jerónimo, R.; Esteves, F.. https://esconlisbon2016.wordpress.com/.
  35. Prosody drives the CPS, not Syntax. 22nd Architectures and mechanisms for language processing (AMLAP2016). 2016. Barbara Leone-Fernandez; Jerónimo, R.; Lu, S.; Correia, S.; Vigário, M.; Kai Alter; Frota, S.. http://www.bcbl.eu/events/amlap2016.
  36. Event-related potentials reveal early attention bias for negative, unexpected behavior. ESCON Transfer of Knowledge Conference 2016. 2016. Jerónimo, R.; Hannah I Volpert; Bruce D. Bartholow. https://esconlisbon2016.wordpress.com/.
  37. Uma comunidade de prática de integração da investigação no ensino. Jornadas da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL. 2016. Jerónimo, R.; Reis, F..
  38. Potenciais evocados (EEG/ERPs). III International Congress CADIn: Learning, Behaviour, & Emotion in Times of Change. 2016. Lopes, R.; Jerónimo, R.. http://congressointernacional2016.cadin.net/.
  39. Ups! A monitorização de erros pós-resposta – Evidências eletrofisiológicas e comportamentais. XII PhD Meeting in Social and Organizational Psychology: (Re)discover psychology, new trends and opportunities. 2016. Sara Soares; Ana Raposo; Jerónimo, R.. http://phdmeeting.dpso.iscte.pt/XII//en/Meeting/.
  40. Pedagogical Practices: Neuropsychology. Good Practices and experiences from ISCTE-IUL under the project “Lifelong Learning in Applied Field”. 2016. Jerónimo, R.. http://tempus-llaf.sapir.ac.il/.
  41. Let the muscle show you the way: Attention to facial muscle improves emotion recognition. Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. 2016. Chainho, A.; Jerónimo, R.; Esteves, F.. http://appsicologia.org/9SimposioInvestPsic/.
  42. Prosody drives the CPS, not syntax. 2nd PhD Students Meeting of the Mind-Brain College of the Universidade de Lisboa. 2016. Barbara Leone-Fernandez; Jerónimo, R.; Lu, S.; Correia, S.; Vigário, M.; Kai Alter; Frota, S.. http://colegiomente-cerebro.ulisboa.pt/event/2nd-students-meeting-of-mind-brain-college/.
  43. The early P2 ERP component reveals attention bias for negative, unexpected Behavior. 55th Annual Meeting of the Society for the Psychophysiological Research. 2015. Hannah I Volpert; Jerónimo, R.; Bruce D. Bartholow.
  44. Oops! When the brain detects wrong answers – ERP and behavioral evidences. 1º Encontro de Estudantes Colégio Doutoral Mente-Cérebro da Universidade de Lisboa. 2015. Soares, S.; Jerónimo, R.; Ana Raposo. https://colegiomente-cerebro.ulisboa.pt/event/1o-encontro-de-estudantes-colegio-doutoral-mente-cerebro-da-universidade-de-lisboa/.
  45. Contributo das neurociências para a evolução da ciência e da medicina nos dias de hoje. IV Jornadas Novas Perspectivas no Neurodesenvolvimento. 2015. Lopes, R.; Jerónimo, R..
  46. Calling attention to facial muscles during evaluation of facial expressions. XI Encontro Nacional de Investigação em Psicologia Social e das Organizações. 2015. Chainho, A.; Jerónimo, R.; Esteves, F..
  47. Ups! When our brain detects wrong answers – ERP and behavioral evidences. 1st Meeting of the PhD students from the Mind-Brain College of the University of Lisbon. 2015. Sara Soares; Ana Raposo; Jerónimo, R..
  48. When random things inhibit who I am: Expectancies and inhibition mechanism in spontaneous trait inference from behaviors. XI Encontro Nacional de Investigação em Psicologia Social e das Organizações. 2015. Andreia Silva; Jerónimo, R.; Ramos, T..
  49. Stress Discrimination by Native Speakers of European Portuguese – An ERP Study. 1st Meeting of PhD Students of the Mind and Brain College. 2015. Lu, S.; Correia, S.; Jerónimo, R.; Vigário, M.; Frota, S..
  50. A contribuição da PALPA-P para avaliação da linguagem em crianças candidatas a cirurgia da epilepsia. Congresso da Sociedade Portuguesa de Neurologia. 2014. Ferraz, L.; Jerónimo, R.; Lopes, R.; Alberto Leal.
  51. Práticas de integração da investigação no ensino: Unidade curricular de Percepção de Pessoas e Relações Interpessoais. Jornadas da ECSH do ISCTE-IUL. 2014. Jerónimo, R..
  52. Premiados na 1ª Edição Prémios Pedagógicos: Unidade Curricular de Neuropsicologia da ECSH. Semana de Inovação Pedagógica ISCTE-IUL. 2014. Jerónimo, R..
  53. The contribution of PALPA-P for Language assessment of pediatric epilepsy surgery candidates (preliminary results).. IX PhD Meeting in Social and Organizational Psychology. 2013. Ferraz, L.; Jerónimo, R.; Lopes, R.; Leal, A..
  54. When the behavior gets in the way: The incongruency as a limit to spontaneous trait transference. 5th Transfer of Knowledge Conference (ToK Meeting) of the European Social Cognition Network (ESCON2). 2013. Jerónimo, R.; Ramos, T.; Clérigo, T.; Ferreira, M. B..
  55. Neuropsicologia do processamento visual de faces na avaliação pré cirúrgica de epilepsias em idade pediátrica. Congresso da Sociedade Portuguesa de Neurologia. 2013. Lopes, R.; Ferraz, L.; Jerónimo, R.; Gomes, J; Leal, A..
  56. Distorções cognitivas e comportamento sexual agressivo: Um estudo comparativo.. VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. 2013. Silva, I; Soeiro, C.; Jerónimo, R.; Barata, M..
  57. Limitações da Ressonância Magnética Funcional da Linguagem no apoio à decisão cirúrgica: a propósito de um caso clinico. VIII Congresso de Neuropediatria – dilemas em epilepsia. 2013. Ferraz, L.; Jerónimo, R.; Lopes, R.; Romero, C.; Leal, A..
  58. Percepção e memória de faces em epilepsias occipitais e temporais.. VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. 2013. Gomes, J; Leal, A.; Jerónimo, R.; Lopes, R..
  59. A localização da "Word Forming Area" em Ressonância Magnética funcional ajuda a prevenir a alexia nas cirurgias da epilepsia do córtex posterior. Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Neurologia. 2013. Lopes, R.; Jerónimo, R.; Ferraz, L.; Jordão, C.; Leal, A..
  60. Marca a minha personalidade: Transferência de traços de personalidade de uma marca para um ator e limitações à sua ocorrência.. VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. 2013. Clérigo, T.; Jerónimo, R.; Ramos, T.; Ferreira, M. B..
  61. Mapeamento funcional da representação cortical de palavras e pseudo-palavras em EEG de alta resolução. VII Encontro de Investigação em Psicologia Social e das Organizações. 2012. Ferraz, L.; Alberto Leal; Lopes, R.; Jerónimo, R..
  62. Intentional impressions and the differential trait encoding of expectancy-congruent and incongruent behaviors.. 12th Annual Meeting of the Society for Personality and Social Psychology. 2011. Jerónimo, R.; Gracia-Marques, L.; Macrae, C. N..
  63. Avaliação multimodal neurofisiológica-hemodinâmica-neuropsicológica da função dos lobos occipitais para aplicação na Cirurgia da Epilepsia. Congresso em Neurologia 2011 ?O Cérebro e os Sentidos?. 2011. Lopes, R.; Jerónimo, R.; Arriaga, P.; Gomes, J. ; Barrambana, R. ; Leal, A..
  64. Como se faz um/a feminista? Significados e termos usados sobre feministas e feminismos em estudantes universitárias/os portuguesas/es. Congresso Feminista. 2008. Oliveira, J.M.; Jerónimo, R.; Santos, M.; Batel, S..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/05/20 Learning science outside the curriculum: a study with discovery narratives and expository texts XVI PhD Meeting in Psychology
Doctoral Program in Psychology at Iscte-IUL (Lisbon, Portugal)
2019/10/17 Too much? The effect of colour saturation and food perception and preference 3rd Cook & Health Conference
Católica Lisbon School of Business & Economics (Lisbon, Portugal)
2019/06/06 The Snow White effect: How food colour saturation impacts food likeability 5th Symposium on Ethics and Social Responsibility Research
(Lisbon, Portugal)
2019/05/16 How did they do it? Incorporating discovery elements in science texts XV PhD Meeting in Psychology
Doctoral Program in Psychology at Iscte-IUL (Lisbon, Portugal)
2018/07/10 Porque aprendemos melhor ciência através de narrativas? XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
Centro de Investigação em Educação, ISPA-Instituto Universitário (Lisbon, Portugal)
2018/06/21 How different text formats shape cognition and science learning I Workshop on Cognitive Science of Culture
Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2018/05/17 Why do we learn science better when it looks like a novel? XIV PhD Meeting in Social and Organizational Psychology
Doctoral Program in Psychology at Iscte-IUL (Lisbon, Portugal)
2018/03/01 Use of a nonverbal measure of attribution of intentions to characterize social cognitive deficits in adults with high-functioning autism spectrum disorders 31st Annual General Meeting of the British Neuropsychiatry Association
British Neuropsychiatry Association (London, Reino Unido)
2018/02/26 Porque é que aprendemos melhor ciência quando contamos uma história? RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra
RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra (Lisbon, Portugal)
2018 Better later than never: Post-response error monitoring in semantic illusions 13º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (Lisbon, Portugal)
2017/06/02 Predictive coding as a fundamental mechanism underlying emotion recognition and social cognition: A neuroendocrinological approach XIII PhD Meeting in Social and Organizational Psychology
Doutoramento em Psicologia do Iscte-IUL (Lisboa, Portugal)
2017/04/06 Smooth operator: ERP evidences of error monitoring in sentence processing XIII International Symposium of Psycholinguistics
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/04/05 Processing words and non-words: An ERP study on the impact of phonotatic frequency and phonological grammar XIII International Symposium of Psycholinguistics
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2016/09/01 Brain response to intonational phrase structure is purely prosody-driven 7th conference on Tone and Intonation in Europe (TIE).
University of Kent (Canterbury, Reino Unido)
2016/08/24 Event-related potentials reveal early attention bias for negative, unexpected behavior ESCON Transfer of Knowledge Conference
European Social Cognition Network, European Science Foundation (Lisboa, Portugal)
2016/05/31 Revisiting “stress deafness” in European Portuguese: An ERP study. Speech Prosody
University of Boston (Boston, Estados Unidos)
2013/08/27 When the behavior gets in the way: The incongruency as a limit to spontaneous trait transference 15th Transfer of Knowledge Conference (ToK Meeting) of the European Social Cognition Network (ESCON2)
European Social Cognition Network, European Science Foundation (Vilninus, Lituânia)
2011/01/28 Intentional impressions and the differential trait encoding of expectancy-congruent and incongruent behaviors 12th Annual Meeting of the Society for Personality and Social Psychology
Society for Personality and Social Psychology (San Antonio, Estados Unidos)
2009/07 Making inferences at retrieval: A new paradigm for the study of spontaneous trait inferences 2nd Meeting of the Heidelberg-Lisbon Lab Exchange Project
ISPA (Lisboa, Portugal)
2005/07/20 In search of lost comprehension: From trait inference to expectancy interference 14th General Meeting of the European Association of Experimental Social Psychology
European Association of Experimental Social Psychology (Wuerzburg,, Alemanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual Influência da ideologia política na relação entre os valores pessoais e o consumo sustentável [The influence of politic ideology on the relation between personal values and sustainable consumption]
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 - Atual Linguagem e Ritmo Musical [Language and musical rythm]
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 - Atual Mindfulness e Consumo sustentável: O papel da conscienciosidade [Mindfulness and sustainable consumption: The role of consciousness]
Coorientador
Business Analytics (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 - Atual Impacto do ritmo musical no comportamento do consumidor online [The impact of musical rythm on online consumption behavior]
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 - Atual How Social Dancing Impacts Social Bonding, Prosociality and Integration: An Interdisciplinary approach to understanding Synchrony, Touch and Oxytocin
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - Atual Identification of Distinct Functional Subtypes of Psychosis
Orientador
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - Atual Why do we learn science better when it looks like a novel? Doctoral Program in Psychology
Orientador
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/12/12 - 2022/01/17 Sincronia Inter-Cerebral em Interações Cooperativas e Competitivas: Uma Revisão Sistemática em Estudos de Hyperscanning [Inter-brain synchrony in cooperative and competitive interactions: A systematic review of hyperscanning studies]
Orientador
Ciências em Emoções (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020 - 2020 Stations of attention: a underground trip
Coorientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020 - 2020 The impact of Social Virtual Presence Agents and Content-Based Product Recommendation System on On-Line Customer Purchase Intention.
Coorientador
Marketing (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020 - 2020 Mirror, mirror on the wall: what does this brand says about myself? Trait transference from brands to individuals
Orientador
Psicologia Social e das Organizações
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - 2020 Intertemporal Choices: Framing Effect on Household Food Waste
Orientador
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - 2020 Eu aprovo, tu diminuis: Efeito das normas injuntivas nas porções escolhidas
Orientador
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - 2020 Espelho meu, espelho meu: o que diz esta marca sobre o meu eu? Transferência de traços de personalidade de marcas para indivíduos
Orientador
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Efeito do arrependimento na tomada de decisão em contexto de julgamento moral
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Why do we learn science better when it looks like a novel?
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Influências Culturais na Inferência Espontânea de Traços
Orientador
Psicologia das Relações Interculturais (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Personality, what else? A importância da congruência em campanhas de marketing comerciais e sem fins lucrativos
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Diz-me com o que andas, dir-te-ei quem és: O papel da impressão acerca de uma marca na realiação de Inferências Espontâneas de Traço a partir de comportamentos de pessoas
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Quando o que me rodeia inibe quem eu sou: Expectativas e mecanismos de inibição na Inferência e Transferencia Espontâneas de Traços
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Inferência e Transferência Espontânea de Traços: Os processos e seus limites
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Diz-me o que usas, dir-te-ei quem és: Marcas e Transferência Espontânea de Traços
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Distorções cognitivas em agressores sociais: Um estudo comparativo
Orientador
Psicologia Comunitária e Protecção de Menores (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Percepção de faces: processamento e mapeamento cerebral numa população clínica e normal no bem- estar e coesão do grupo de participantes
Orientador
Psicologia Social da Saúde (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Marca a Minha Personalidade: Transferências de Traços de uma Marca para o Individuo e Limitações para a sua Ocorrência
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 Falsas memórias em crianças: Documento de apoio para os inspectores da Polícia Judiciária [False memories in children: Guidelines for Police Inspectors]
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 A importância de estar atento: A importância da atenção na utilização do condicionamento avaliativo para o estudo das atitudes face às marcas [The importance of paying attention: The importance of attention in the use of evaluative conditioning for the study of brand attitudes]
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 Do comportamento do actor à personalidade da marca: O papel da atenção dedicada ao actor do comportamento na transferência espontânea de traços de personalidade para marcas [From the actor behavior to brand personality: The role of attention devoted to the actor of the behavior in the spontaneous trait transference of traits to brands].
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 "Ouvir e sentir para logo avaliar": O papel do estímulo musical na activação automática de atitudes face à marca, na avaliação de produtos [“Listening and feeling to evaluate”: The role of music stimuli on the automatic activation of brand attitudes, on evaluation of products]
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 Person perception
Orientador
Psicologia Social (Iniciação científica)
Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE-IUL, Portugal
2009 - 2009 Gosto mais quando faz sentido: A automaticidade das atitudes face às marcas e a avaliação de produtos [I like it more when it makes sense: The automaticity of brand attitudes and the evaluation of products]
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2009 - 2009 Transferência espontânea de traços para marcas: O papel das expectativas acerca da marca [Spontaneous trait transference of traits to brands: The role of expectancies about the brand].
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2009 - 2009 Person Perception
Orientador
Psicologia Social (Iniciação científica)
Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE-IUL, Portugal
2008 - 2008 Do comportamento à marca: Possibilidade e limites da transferência espontânea de traços [From the behavior to the brand: The possibility and the limits of spontaneous trait transference].
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2008 - 2008 Marca produto e marca serviço: Projecto de reposicionamento de duas marcas [Brand product and brand service: Intervention project of repositioning two brands].
Orientador
Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - 2018 Membro da Comissão Científica do XIV PhD Meeting in Social and Organizational Psychology: Understanding Change to Promote Change (17-18 Maio 2018). ISCTE-IUL, Lisboa, Portugal. (2018/05/17 - 2018/05/18)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/09/05 - 2012/09/09 Membro da Comissão Organizadora do Transfer of Knowledge Meeting 2012 da European Social Cognition Network 2 (ESCON2) (5-9 Setembro, 2012). FP-UL, ISPA & ISCTE-IUL. Estoril, Portugal (2012/09/05 - 2012/09/09)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010/04/07 - 2011/04/07 Organização de Workshop: “Social Cognition and ERP” (5-7 Abril, 2011), ministrado por Professor Doutor Bruce D. Bartholow (Social Cognitive Neuroscience Lab, Department of Psychological Sciences of University of Missouri, EUA). LAPSO/Cis-IUL, ISCTE-IUL. (2011/04/05 - 2011/04/07)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE-IUL, Portugal
2010/04/07 - 2011/04/07 Organização de Conferência Aberta: "Using Measures of Brain Activity to Inform Theories of Social Behavior" (4 Abril 2011), pelo Professor Doutor Bruce D. Bartholow (Social Cognitive Neuroscience Lab, Department of Psychological Sciences of University of Missouri, EUA). LAPSO/Cis-IUL, ISCTE-IUL. (2011/04/04 - 2011/04/04)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE-IUL, Portugal
2010/07/15 - 2010/12/21 Organização de Conferência Aberta e Demonstração Prática (21 Dezembro 2010): “Exploração da actividade cerebral através de potenciais evocados”, pelo Professor Doutor Alberto Leal (Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa – Júlio de Matos, Portugal; e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), CIS, Lisboa, Portugal). LAPSO/Cis-IUL, ISCTE-IUL. (2010/12/21 - 2010/12/21)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE-IUL, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 Should I stay or should I go: As intenções de saída organizacional em situações de mismatch de compromisso
Presidente do júri
Inês Catarina Jesus Portas (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 Um novo twist no paradigma da desinformação: Replicação do efeito da desinformação e a sua correção
Presidente do júri
Shania Tavares dos Santos (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 O papel da influência social normativa na codificação de desinformação
Arguente principal
Jessica Simões Pereira (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 O papel da influência social informativa na codificação de desinformação
Arguente principal
Inês Moutinho Pinheiro (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 Música e Emoções Vocais
Arguente principal
Aissa Mariana Nascimento Baldé (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021 A relação entre a atenção e as funções executivas e a percepção do tempo na perturbação da hiperactividade e défice de atenção: Uma revisão
Arguente principal
João Rafael Martins Lopes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal
2021 Effects of intranasal oxytocin administration on the salience of social stimuli: A pupillometry study
Arguente principal
Rafael Fortunato Martins Esteves (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Farmácia, Portugal
2021 Intuition for the intuitive: On the interplay between lay conceptions of intuition and the influence of intuition appeals in persuasion
Arguente principal
Filipe Pereira Loureiro (Doutoramento)
Ispa - Instituto Universitário, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/05/20 - 2021/05/21 XVI PhD Meeting in Psychology - A whole new world: implications for psychology Doctoral Program in Psychology at Iscte-IUL

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - Atual Consultant in the group Neurocolab, coordinated by Professor Diana Prata Universidade de Lisboa Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica, Portugal
2016 - Atual Consultora no projecto de doutoramento «Cognição social em doentes com esquizofrenia e perturbações do espectro do autismo: Défices partilhados, mecanismos distintos». Estudante: Fernandes, J. M.; Orientação: Bernardo Barahona-Corrêa

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2006 - Atual Percepção, Atenção e Memória Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) Departamento de Psicologia Social e das Organizações do ISCTE-IUL, Portugal
2006 - Atual Neuropsicologia Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) Departamento de Psicologia Social e das Organizações do ISCTE-IUL, Portugal
2006 - Atual Raciocínio e Linguagem Licenciatura em Psicologia Departamento de Psicologia Social e das Organizações do ISCTE-IUL, Portugal
2002/04 - Atual Psicologia Cognitiva Psicologia Social e das Organizações (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2002/04 - Atual Comportamento do Consumidor Psicologia Social e das Organizações (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2002/04 - Atual Seminário de Projecto na Área de Estudos de Mercado e Publicidade Psicologia Social e das Organizações (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2002/04 - Atual Psicologia Cognitiva Gestão de Recursos Humanos (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2002/04 - Atual Comportamento do Consumidor Marketing (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
1998/10 - 2002/04 sem informação Psicologia Social e das Organizações (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2022/02/15 Contribution for a magazine article on personality impressions [De que valem as primeiras impressões?] Notícias Magazine
Distinções

Prémio

2017 Scientific award by ISCTE-IUL 2017 for the paper: Garrido, M., Lopes, D., Prada, M., Rodrigues, D., & Jerónimo, R., Mourão, R. (2017) at Behavior Research Methods
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 Scientific award by ISCTE-IUL 2017 for the paper Jerónimo, R., Volpert, H. I., & Bartholow, B. D. (2017) at Social Neuroscience
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 Scientific award by ISCTE-IUL 2015 for the paper: Jerónimo, R., Garcia-Marques, L., Ferreira, M. B., & Macrae, C. N. (2015). at Journal of Experimental Social Psychology
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 Teaching Award 2013 for the course on Person Peception and Interpersonal Relations
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 Scientific Award 2013 for the paper Ferreira, M., Garcia-Marques, L., Ramos, T., Hamilton, D. L., Uleman, J. S., & Jerónimo, R. (2012) at Journal of Experimental Social Psychology
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 Teaching award 2013 for the course on Neuropsychology
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Outra distinção

2017 Best presentation award for the oral presentation: Pizarro, J. P., Jerónimo, R., Kotz, S., & Prata, D. (2017) at XIII PhD Meeting in Social and Organizational Psychology
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 Alwyn Lishman Prize for the oral presentation Fernandes, J.M., Soares, S.P., Jerónimo, R., & Barahona-Corrêa, B. at 31st Annual General Meeting of the British Neuropsychiatry Association
British Neuropsychiatry Association, Reino Unido