???global.info.a_carregar???
Currently Cecília works as a Professor at University of Lisbon - Faculdade de Motricidade Humana - Dance Course and develops her research work at the INET-md Institute focusing on the relation of dance with somatic practices, phenomenology, cognitive sciences, digital media and artistic education. Her work has been published in several academic and artistic venues, and academic editions. Since 2014 she is a member of the Peer Reviewer Team for the Journal of Dance & Somatic Practices. Previously she has worked as an Invited Professor the Doctoral Course in Digital-Media Art from Universidade Aberta of Lisbon, at the Amsterdam Faculty of Arts -Modern Dance Course and at the Arnhem ArtEZ Faculty of Arts - Dance Course (NL). Since 1998, Cecília has been developing her carrier as a dancer and choreographer throughout Europe. From 2000 until 2006 she was a co-founder of Canvas Performing Art Dance Company (NL), where she co-created several multidisciplinary performances. In 2017, she received her PhD Degree from the University of Lisbon – Faculdade de Motricidade Humana. Her research was developed with a full scholarship from Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) and is entitled: "Transversal Thinking: The Art of Perceiving the World as the Paradox of Movement". In 2008, she received her Master Degree from the Dance Unlimited- ArtEZ (NL), where she developed a practice-based research entitled ‘Sensorial Art- moving through the vertigo of affection’, with a scholarship from Fundação Calouste Gulbenkian. Within her artistic education she highlights the confrontation between a traditional ballet training initiated at the School of the Portuguese National Ballet Company and a vanguard artistic learning developed at European Dance Development Centre in Arnhem - EDDC (NL). She is also a certified teacher of the Somatic Technique: Gyrokinesis Training System.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cecília de Lima Teixeira

Nomes de citação

  • De Lima, Cecília

Identificadores de autor

Ciência ID
BA1D-90E1-C527

Websites

  • www.ceciliadelima.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2011 - 2017/07
Concluído
Dança (Doutoramento)
Especialização em Relação de prática de dança contemporânea com ciências de embodied cognition, práticas somáticas e fenomenologia.
Universidade de Lisboa, Portugal
""Transversal Thinking - The Art of Perceiving the World as a Movement Paradox" “Pensamento Transversal: A Arte de Experienciar o Mundo como o Paradoxo de Movimento”." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção por Unanimidade
2006 - 2008
Concluído
Mestrado em coreografia (Mestrado)
Especialização em Dance and Choreography
ArtEZ Hogeschool voor de Kunsten _Dance Unlimited, Países Baixos
"Sensorial Art - moving through the vertigo of affection" (TESE/DISSERTAÇÃO)
76
2005/01 - 2006/06
Concluído
Teacher Certification (Outros)
Especialização em Somatic Practice
The Gyrotonic and Gyrokinesis Methods, Estados Unidos
1997 - 2000
Concluído
Dance and Performance (Licenciatura)
Especialização em Novas tendências da dança contemporânea, práticas somáticas aplicadas à dança e criação e produção de espetáculos..
European Dance Development Centre, Países Baixos
"Não se aplica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1986/10 - 1990/06
Concluído
Curso de Formação de Bailarinos da Companhia Nacional de Bailado (Outros)
Especialização em Dança Clássica
Companhia Nacional de Bailado, Portugal
Muito bom
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/01/03 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2017 - 2019 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2009/09 - 2009/12 Professor Visitante (Docente Universitário) Amsterdamse Hogeschool voor de Kunsten Academie voor Theater en Dans, Países Baixos
2007 - 2007 Professor Visitante (Docente Universitário) ArtEZ University of the Arts, Países Baixos

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Membro da Comissão Editorial Centre for Dance Research, Coventry University, Reino Unido
1999 - 2011 Artista freelancer Vários coreógrafos e Companhias de Dança, Países Baixos
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011 - 2015/04/01 Reversal Thinking - the art of perceiving the world as motion
SFRH/ BD/ 72109/ 2010,
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2021 Technologically Expanded Performance (TEPe),
PTDC/ART-PER/31263/2017
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2017 - 2017/12 Tele-Média-Arte –a Telepresença Multimodal no Suporte do Ensino e Treino Artístico a Distância Online Inclusivo
142793
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2015 Practice-based Research: the states of the body and the body as archive
Pessoa Project 441.00
Investigador
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. De Lima, Cecília ; Caporal, Clément; Antunes, Rui Filipe. "Boidance Software Expanding Dance Using Virtual Reality, Boids and Genetic Algorithms". Trabalho apresentado em Artefacto - International Journal and Conference of Transdisciplinary Studies in Arts, Technology and Society, Faro, 2020.
    Publicado
  2. Pedro, Bruno; De Lima, Cecília; Tércio, Daniel; Carrilho, João Marques; Viana, André. "Embodying Sound: A work-in-progress on technologically expanded performance". Trabalho apresentado em ARTECH – 9th International Conference on Digital and Interactive Arts., Braga, 2019.
    Publicado • 10.1145/3359852.3359971
  3. De Lima, Cecília. "Corpos em Resistência – um laboratório sensoriomotor”.". Trabalho apresentado em Seminário Internacional Trans-In-Corporados: contruíndo redes para a Internacionalização da Pesquisa em Dança, Rio de Janeiro, 2018.
    Publicado
  4. De Lima, Cecília. "Trans-meaning, a choreographic based methodology for articulating embodied thinking’". Trabalho apresentado em ARTECH, 6th International Conference on Digital Art, Faro, 2012.
    Publicado
  5. De Lima, Cecília. "Physical Mind-maps". Trabalho apresentado em SIDD – Seminário Internacional Descobrir a Dança, Lisboa, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. De Lima, Cecília. "Resisting to Dystopias of Bodily Control: Dance training and anorexia/bulimia". Journal of Performance Research 25.8 Training Utopias 25 8 (2020):
    No prelo
  2. De Lima, Cecília ; Tavares, Gilead. "Corpo de Afetos: entre o apego emocional e o movimento dançado". Fractal: Revista de Psicologia 32 1 (2020): 99-107. https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5741/23492.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32i1/5741
  3. de Lima, Cecília. "Trans-meaning – Dance as an embodied technology of perception". Journal of Dance & Somatic Practices 5 1 (2013): 17-30. http://dx.doi.org/10.1386/jdsp.5.1.17_1.
    10.1386/jdsp.5.1.17_1
  4. De Lima, Cecília. "Practicing Thought as Trans-formation". Danswetenschap in Nederland 7 (2013): 106-115. http://www.dansonderzoek.nl/publicaties/danswetenschapinnederland/deel-7/.
    Publicado
  5. De Lima, Cecília. "Sensorial Art- Perceiving the world as e-motion’". Danswetenschap in Nederland - Vereniging voor Dansonderzoek editions. 6 (2010): 175-180. http://www.dansonderzoek.nl/publicaties/danswetenschapinnederland/deel-6/.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. De Lima, Cecília. "A Expertise da Dança: o Pensamento Incorporado em Movimento". In Reencantar o corpo: notas para a Educação, editado por Tavares, Gilead; Roubaud, Luísa, 81-107. Curitiba, Brasil: Editora CRV, 2020.
    Publicado • 10.24824/978655578287.5
  2. De Lima, Cecília. "Devir-criatura como motor de aprendizagens". In Práticas Performativas em Torno d’O Animal, editado por Daniel Tércio, 70-88. Lisboa, Portugal: INET-md polo da Faculdade de Motricidade Humana, 2019.
    Publicado • https://doi.org/10.53072/9789727352388/cap03
  3. De Lima, Cecília. "Investigação Somática: O Corpo Intenso e a Demanda de uma Inteligência Integral". In Entre o Ser e o Estar: Técnicas Somáticas e Práticas Performativas, editado por Ana Macara; Ana Paula Batalha; Katia Mortari, 47-62. Lisboa, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, 2018.
    Publicado
  4. De Lima, Cecília. "Pensamento Transversal: entre um sentido sensorial e um sentido conceptual". In Performances no Contemporâneo, editado por Eugénia Vilela; Barros, Né, 109-138. Porto, Portugal: Faculdade de Letras da Universidade do Porto., 2018.
    Publicado
  5. De Lima, Cecília. "Penetrating Movement – Intensities of a paradoxical movement’". In Inventing Futures, 75-77. Arnhem, Países Baixos: ArtEZ Press, 2013.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. De Lima, Cecília. "TEPe - technologically expanded performance". Trabalho apresentado em 1st International Conference of Dance Data Cognition and Multimodal Communication– DDCMC BLACKBOX Arts and Cognition, Lisboa, 2019.
    Publicado
  2. De Lima, Cecília. "The Dance Knowledge on the Concept of Resistance: from resistance to re-existence". Trabalho apresentado em TRENDS IN INTERDISCIPLINARY STUDIES- 4th Avant Conference, Porto, 2019.
    Publicado
  3. De Lima, Cecília. "What can Sensorial Perception? – a sensorimotor laboratory on the concept of Resistance". Trabalho apresentado em Dance and Somatic Practices Conference, Coventry, 2019.
    Publicado
  4. De Lima, Cecília. "Pensamento Transversal: entre um sentido sensorial e um sentido conceptual". Trabalho apresentado em 3º Encontro Performances no Contemporâneo - deslocações e formas expandidas nas artes – Instituto de Filosofia na Universidade do Porto, Porto, 2018.
    Publicado
  5. De Lima, Cecília. "O mestre nu". Trabalho apresentado em VIII Congresso de Educação Artística, Funchal, 2017.
    Publicado
  6. De Lima, Cecília. "Praticar o Peso: o corpo de sentidos sofridos pela gravidade". Trabalho apresentado em Simpósio “O corpo que fala e pensa”, Lisboa: ESTAL - Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Lisboa, 2017.
    Publicado
  7. De Lima, Cecília. "Capturing the dancer’s embodied knowledge – why to overcome an ephemeral nature?". Trabalho apresentado em International Conference Multimodal Communication: Language, Performance and Digital Media, Lisboa: F.C.S.H./ F.C.T., Lisboa, 2013.
    Publicado
  8. De Lima, Cecília. "Incorporando Movimento - intensidades de um paradoxo recursivo’". Trabalho apresentado em Colóquio Movimento e Mobilização Técnica, Lisboa: CECL/ Universidade Nova de Lisboa., Lisboa, 2013.
    Publicado
  9. De Lima, Cecília. "Trans-meaning - a choreographic practice-base methodology for a bi-directional transference between the sensory-motor domain and the conceptual domain’". Trabalho apresentado em International Conference (In)Perfect Bodies In Contemporary Performance, INET-md, Almada, 2012.
    Publicado
  10. De Lima, Cecília. "Trans-meaning’". Trabalho apresentado em Somatics & Technology International Conference, University of Chichester., Chichester, 2012.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. De Lima, Cecília. "Pensamento Transversal: A Arte de Experienciar o Mundo como o Paradoxo de Movimento". Doutoramento, Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, 2017. https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/15019.
  2. De Lima, Cecília. "Sensorial Art- moving through the vertigo of affection". Mestrado, ArtEZ Hogeschool voor de Kunsten - Dance Unlimited Master Course, 2008.

Artística / Interpretação

Coreografia
  1. André Viana; Cecília de Lima, João Carrilho (Compositor). 2019. Embodying Sound: A work-in-progress on technologically expanded performance”. Performance apresentada no âmbito de "ARTECH – 9th International Conference on Digital and Interactive Arts".
  2. Bruno Pedro; Cecília de Lima, Daniel Tércio, João Carrilho (Compositor). 2018. Technological Expanded Performance. International Festival of Video, Performance and Technology - InShadow.
  3. Cecília de Lima (Compositor). 2013. Trans-meaning – praticar sentido pelo sentir”. Festival InShadow, Lisboa: Teatro S. Luís..
  4. Cecília de Lima (Compositor). 2013. Trans-meaning: praticar sentido pelo sentir - Performance-conferência. Conferência: "Perspetivas da Investigação em Artes" - Universidade de Évora.
  5. Marnix Ike - music design; Lisette van Rossum - dramaturgy; Attila Gonczi - Light design; Femke Ratering - Costumes design; Cecília de Lima (Compositor). 2008. Zero Distance - the vertigo of affection. Canvas Performing Art.
  6. Nils Feenstra, Tim Groeneboom, Marnix Ike - Sound design; João da Silva - artistic advice; Sandra Booltink - costume advice; Cecília de Lima (Compositor). 2007. No strings attached - the abysm of solitude. Canvas Performing Art.
  7. Cecília de Lima e Attila Gonczi (Compositor). 2005. Skinless. Canvas Performing Art e Theaterwerkplaats Generale Oost (NL).
  8. Attila Gonczi, Cecília de Lima, Lourenzo Borella, (Compositor). 2004. MidZOMERnachtDROOM. Canvas Performing Art. Produção: Bureau Theaterprojecten. Fundos: Fonds Cultuur Gemmeente Arnhem, Prins Bernhard Cultuurfonds, Fonds voor Pr.
  9. Cecília de Lima e Attila Gonczi (Compositor). 2004. Home Sweet Home. Canvas Performing Art e Edu-Art Gelderland (NL).
  10. Cecília de Lima, Attila Gonczi, Lorenzo Borella (Compositor). 2003. Heilige Huisjes. Canvas Performing Art. Fundos: Gemmeente Arnhem - Mijn Cultuur Jouw Cultuur, VSB fonds, Prins Bernhard Cultuurfonds.
  11. Cecília de Lima, Attila Gonczi, Lorenzo Borella (Compositor). 2003. Hellebal. Canvas Performing Art. Produção: Theaterwerkplaats Generale Oost.
  12. Cecília de Lima e Maria Ramos (Compositor). 2002. Unknown Body- Island. Stichting Eye-Land e Canvas Performing Art. Fundos: Fonds Cultuur Gemmeente Arnhem, Mama Cash Cultuurfonds, Prins Bernhard Cultuurfonds.
  13. Cecília de Lima, Attila Gonczi, Lorenzo Borella (Compositor). 2002. Can you fix me?. Canvas Performing Art Fundos: Provinvie Gelderland, Cultuur Gemmeente Arnhem, Prins Bernhard Cultuurfonds, VSB fonds.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/11/26 Boidance: Software Expanding Dance Using Virtual Reality, Boids and Genetic Algorithms Artefacto
University of algarve - Research Centre in Arts and Communication. (Faro, Portugal)
2020/01/07 Masterclass " Explorar Resistências" Clash Project: When Classic and Contemporary Dance Collide - Seminário
Companhia de Dança de Almada (Almada, Portugal)
2020/01 Representação / Apresentação no Corpo Cénico Contemporâneo: Physical-Mind Maps Seminário Tópicos em Estudos de Dança:
Faculdade de Motricidade Humana (Lisboa, Portugal)
2019/11 Physical Mind-maps Ciclo de Conversas Debate I, Percursos e Desafios no Ensino da Composição Coreográfica
INET-md Polo da Faculdade de Motricidade Humana (Lisboa, Portugal)
2019/06 Technological Expanded Performance – cruzando dança, música, tecnologia Jornadas: Soundscape/ Bodyscape
INET-md (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017/06 - 2017/06 Jornadas “Práticas Performativas em Torno de O' Animal” (2017/06 - 2017/06)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2017/06 - 2017/06 Jornadas “O mestre nú” (2017 - 2017)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2013/05 - 2013/06 Laboratório de pesquisa académica pela prática artística: "Trans-Meaning - uma metodologia de prática de sentido pelo sentir.": (2013 - 2013)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2001/01 - 2008/06 Colabora regularmente na angariação de fundos e produção de diversas performances multidisciplinares em palco e em site-specific para a companhia Canvas Performing Art. (2002 - 2008)
Outro
Canvas Performing Art, Países Baixos

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/10/03 - 2020/10/03 Sensorial Walk https://quinzenadedancadealmada.cdanca-almada.pt/training-2/ https://tepe.estudiosdedanca.pt/percursos/caminhada-sensorial
Oficina (workshop)
28 Quinzena de Dança de Almada- International Festival / TEPe
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2020/05 - 2020/09 Trilogia Cidades: Sincroni-cidades, Diacroni-cidades, Cumpli-cidades https://tepe.estudiosdedanca.pt/percursos/caminhadas-cidades
Outro
TEPe
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2020/07/16 - 2020/07/30 Ciclos MidiaDança/ TEPe: Dança Corpo e Tecnologia - Ciclos de entrevistas online a artistas e académicos das artes. Organização e entrevista a Jonas Runa com o título: " Investigar o som: performance, consciência e astrofísica
Outro
Ciclos MidiaDança/ TEPe: dança Corpo e Tecnologia
Universidade Federal do Ceará, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/07/28 “Dançar na Maturidade: Experiências Artísticas na Região Sul do Brasil”.
Arguente principal
Daniela Llopart Castro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2019 A dimensão estética e a experiência sensível do corpo na mediadance. Metodologia de Pesquisa Académica Baseada na Prática Artística.
Arguente principal
Dorotea Souza Bastos (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2018/12 O ensino-aprendizagem das técnicas de dança contemporânea no ensino artístico português
Arguente
João Carlos Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2018/09 A Bailarina de Dança Oriental como Atleta Afetivo: por uma ação cinético-cênica potencializadora de afetos
Arguente
Vanessa Costa da Silveira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/08 Modelo Humano Digital 3D com Morfologia Muscular Interativa
Arguente
Hugo de Azevedo (Outro)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/11/26 - 2020/11/27 ARTeFACTO 2020 - International Conference on Digital Creation in Arts and Communication Portugal, Faro
2018 - 2019 ARTECH - 9th International Conference on Digital and Interative Arts Braga - Portugal
2018 - 2018 ARTeFACTO - 1st International Conference on Transdisciplinary Studies in Arts, Technology and Society Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2014 - Atual Journal of Dance and Somatic Practices (17571871) Intellect Books
2020 - 2020 Journal of Dance & Somatic Practices (17571871) Intellect Books

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2009/09 - 2009/12 Investigação da metodologia de ensino denominada "Physical-Mind Maps" - apoio DgArtes, programa INOV-Art Modern Theatre Dance (Graduado) Amsterdamse Hogeschool voor de Kunsten Academie voor Theater en Dans, Países Baixos

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017 - 2018 Comissão Científica da "International Experts for the Evaluation and Accreditation of the Study programmes and Higher Education Institutions in Lithuania"
Membro
Governmental Agency - Centre for Quality Assessment in Higher Education., Lituânia