???global.info.a_carregar???
PEDRO MIGUEL GARCIA DE OLIVEIRA. Concluiu o Doutoramento em Gestão em 2024/01/12 pelo(a) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Mestrado em Econometria Aplicada e Previsão em 2007/03/21 pelo ISEG Lisbon School of Economics and Management e Licenciatura em Economia em 1999/09/08 pela Universidade Nova de Lisboa Nova School of Business and Economics. É Assistente Convidado no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Assistente de Investigação (carreira) no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial, Assistente Convidado na Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação e Assistente Convidado no Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa. Publicou 3 artigos em revistas especializadas. Orientou 4 dissertações de mestrado. Recebeu 1 prémio pelo Journal of Advertising. Atua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão e Ciências Exatas com ênfase em Matemática com ênfase em Estatística e Probabilidades.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
PEDRO MIGUEL GARCIA DE OLIVEIRA

Nomes de citação

  • OLIVEIRA, PEDRO MIGUEL

Identificadores de autor

Ciência ID
B814-EEB3-4DC1
ORCID iD
0000-0002-2559-9852
Google Scholar ID
4QdmbukAAAAJ
Researcher Id
ABP-9755-2022
Scopus Author Id
57413045700

Endereços de correio eletrónico

  • poliveira@novaims.unl.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
  • Ciências Exatas - Matemática - Estatística e Probabilidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2015/10 - 2024/01/12
Concluído
Gestão (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Marketing
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"From Mind to Market – Understanding the Influence of Intelligent Virtual Assistants on Advertising Value and Acceptance from a Neurophysiological Perspective" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 (1º ano) / Aprovado com distinção
2015/02
Concluído
Marketing and Advertising (Título de especialista)
Especialização em Marketing and Advertising
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2002/10 - 2007/03/21
Concluído
Econometria Aplicada e Previsão (Mestrado)
ISEG Lisbon School of Economics and Management, Portugal
"Avaliação de Programas em Dados de Painel e Variável Dependente Binária - Um Estudo de Simulação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2000/01 - 2000/06
Concluído
Marketing Research (Pós-Graduação)
Especialização em Marketing Research
ISEG Lisbon School of Economics and Management, Portugal
1994/09 - 1999/09/08
Concluído
Economia (Licenciatura)
Especialização em Economia de Empresa
Universidade Nova de Lisboa Nova School of Business and Economics, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/02 - Atual Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/08 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2023/02 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2018 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010/09 - 2023/02 Assistente (Docente Universitário) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/01 - 2016/09 Sócio - Gerente RMPO Brand Gallery, Portugal
2010/08 - 2013/08 Diretor Geral Ebiquity plc, Reino Unido
2006/03 - 2010/08 Consultor Sénior Accenture Interactive, Estados Unidos
2004/03 - 2006/03 Planeador de Meios Universal McCann Worldwide Inc, Estados Unidos
1999/07 - 2003/02 Planeador de Meios Omnicom Media Group SL, Espanha

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003/02 - 2003/08 Coordenador do Gabinete de Análise Comercial Sociedade Independente de Comunicação (SIC) - Grupo Impresa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial - UNIDE
UID/GES/00315/2019
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Lima, D.; Ramos, R. F.; Oliveira, P. M.. "Customer satisfaction in the pet food subscription-based online services". Electronic Commerce Research (2024): https://link.springer.com/article/10.1007/s10660-024-09807-8.
    Publicado • 10.1007/s10660-024-09807-8
  2. Oliveira, P. M.; Guerreiro, J.; Rita, P.. "Neuroscience research in consumer behavior: A review and future research agenda". International Journal of Consumer Studies 46 5 (2022): 2041-2067. https://onlinelibrary.wiley.com/toc/14706431/2021/0/ja.
    Publicado • 10.1111/ijcs.12800
  3. Lemos, C.; Ramos, R. F.; Moro, S.; Oliveira, P. M.. "Stick or Twist – The raise of blockchain applications in marketing management". Sustainability 14 7 (2022): https://www.mdpi.com/journal/sustainability.
    Publicado • 10.3390/su14074172
Resumo em conferência
  1. Oliveira, P. M.; Guerreiro, J.; Rita, P.. "What if we took a holiday?: Enriching advertising with intelligent voice assistants". Trabalho apresentado em Proceedings of AIRSI 2022: Technologies 4.0 in tourism, service and marketing, Zaragoza, 2022.
    Publicado
  2. Oliveira, P. M.; Rita, P.; Guerreiro, J.. "Playing with the Brain Through Advertising: Neurophysiological Methods’ Application to Tourism". Trabalho apresentado em European Advertising Academy ICORIA 2017 Doctoral Colloquium, --, 2017.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. What if we took a holiday? Enriching Advertising with Intelligent Voice Assistants. AIRSI 2022 - Technologies 4.0 in Tourism, Services & Marketing. 2022. Oliveira, P. M.; Guerreiro, J.; Rita, P.. http://airsi2022.unizar.es/program/.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/11/11 - Atual Podcasts como plataforma de comunicação inserido numa estratégia de marketing digital
Orientador de Clara Maria de Leão e Flores Rodrigues Nunes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/12/01 - 2022/11/15 Influencer Marketing Strategy
Orientador de Sarah Mekkaoui
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/04 - 2022/01/25 Tendências Digitais para uma Comunicação Corporativa Eficaz: Projecto em Parceria com a Adega Alemã Römmerts Weinwelt
Orientador de Liu Yang
Marketing (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/11/08 - 2022/01/12 As novas tendências digitais para uma comunicação corporativa eficaz: Projeto em parceria com a produtora vinícola Römmert
Orientador de Liu Yang
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/01/11 Uma Prática de Estratégia de Search Engine Optimisation e Online Lead Generation para ANNEA.ai GmbH
Arguente principal
Bulut Ünal (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/12/20 Preditores de Lealdade Ativa: O caso do Grupo Hoteleiro X
Arguente principal
Ana Vera Nascimento Prada (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/12/20 Um Plano de Conteúdo Linkedin para uma Empresa Startup de Cleantech Annea, Portugal
Arguente principal
Dana Sultanova (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/03/19 Plano de Marketing Turístico de Constância: Promoção e Desenvolvimento turístico-cultural de Camões em Constância
Arguente principal
Eduardo Miguel Trindade Crespo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02 - 2024/07 Introdução ao Excel Licenciatura em Sociologia (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02 - 2024/07 Excel Avançado Curso Institucional em Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02 - 2024/07 Gestão do Marketing Licenciatura em Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09 - 2024/01 Introdução ao Excel Licenciatura em Sociologia (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09 - 2024/01 Excel Avançado Curso Institucional em Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Excel Avançado Curso Institucional em Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Introdução ao Excel Licenciatura em Sociologia (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02/15 - 2023/05/31 Market Research Marketing Analítico (Mestrado integrado) Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2023/01/31 - 2023/02/28 Statistics Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2023/01/30 - 2023/02/28 Media Planning and Audiences Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2022/09/19 - 2023/01/13 Statistics Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2022/09/12 - 2023/01/05 Media Planning and Audiences Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2022/09 - 2023/01 Introdução ao Excel Licenciatura em Sociologia (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Excel Avançado Curso Institucional em Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Introdução ao Excel Licenciatura em Sociologia (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Media Planning and Audiences Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2022/02 - 2022/07 Excel Avançado Curso Institucional em Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Introdução ao Excel Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Statistics Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2021/09 - 2022/01 Media Planning and Audiences Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2021/09 - 2022/01 Excel Avançado Curso Institucional em Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Introdução ao Excel Licenciatura em Sociologia (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/07 Media Planning and Audiences Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2021/02 - 2021/07 Treatment and Analysis of Data Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2021/02 - 2021/07 Gestão de Conflitos Curso Institucional em Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Introdução ao Excel Licenciatura em Sociologia (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Applied Statistics to Marketing Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2020/09 - 2021/01 Media Planning and Audiences Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2020/09 - 2021/01 Excel Avançado Informática e Gestão de Empresas (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Excel Avançado Curso Institucional em Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Media Planning and Audiences Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2020/02 - 2020/07 Finanças Pessoais I ISCTE-IUL (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Excel Avançado Curso Institucional em Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Introdução ao Excel Licenciatura em Sociologia (PL) (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Media Planning and Audiences Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2019/09 - 2020/01 Treatment and Analysis of Data Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2019/09 - 2020/01 Finanças Pessoais I Curso Institucional em Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02 - 2019/07 Media Planning and Audiences Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2019/02 - 2019/07 Treatment and Analysis of Data Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2019/02 - 2019/07 Finanças Pessoais I Curso Institucional em Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02 - 2019/07 Excel Avançado Curso Institucional em Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02 - 2019/07 Organização Pessoal e Gestão do Tempo Curso Institucional em Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02 - 2019/07 Escrita de Relatórios Técnicos Licenciatura em Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Media Planning and Audiences Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2018/09 - 2019/01 Treatment and Analysis of Data Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2018/09 - 2019/01 Gestão de Conflitos Curso Institucional em Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Organização Pessoal e Gestão do Tempo Curso Institucional em Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02 - 2018/07 Media Planning and Audiences Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2018/02 - 2018/07 Excel Avançado Curso Institucional em Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01 Media Planning and Audiences Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2017/02 - 2017/07 Media Planning and Audiences Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2017/02 - 2017/07 Excel Avançado Curso Institucional em Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2017/01 Media Planning and Audiences Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2016/02 - 2016/07 Media Planning and Audiences Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2015/09 - 2016/01 Media Planning and Audiences Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2015/02 - 2015/07 Media Planning and Audiences Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2015/02 - 2015/07 Treatment and Analysis of Data Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2014/09 - 2015/01 Media Planning and Audiences Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2014/09 - 2015/01 Treatment and Analysis of Data Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2014/02 - 2014/07 Advertising Techniques and Media Planning Publicidade (Mestrado) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2013/09 - 2014/01 Media Planning and Audiences Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2013/09 - 2014/01 Treatment and Analysis of Data Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2013/02 - 2013/07 Advertising Techniques and Media Planning Publicidade (Mestrado) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2012/09 - 2013/01 Media Planning and Audiences Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2012/02 - 2012/07 Advertising Techniques and Media Planning Publicidade (Mestrado) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2011/09 - 2012/01 Media Planning and Audiences Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2011/02 - 2011/07 Advertising Techniques and Media Planning Publicidade (Mestrado) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2010/09 - 2011/01 Media Planning and Audiences Marketing e Publicidade (Licenciatura) Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
Distinções

Prémio

2020 Best Student Reviewer
Journal of Advertising, Reino Unido