???global.info.a_carregar???
Sandra Cristina da Silva Santos. Finished the PhD in Applied Psychology in the University of Minho in 2018. Researcher in CIPES - Center for Research in Higher Education Policies. Previously, a member of the CIPsi - Psychology Research Center at the University of Minho. Since 2010 has participated in several research projects related with reading and listening comprehension assessment and intervention and has been also involved in training actions aimed at teachers, in the scope of promoting reading skills in Elementary School students. Has published articles in specialised journals, works in event proceedings, books and book chapters. Counts with several registered products (instruments for the assessment of reading related skills) and other technical production items. Congratulated (in coauthorship) with the 9th CEGOC Prize awarded in 2013 for the construction of psychological tests and the Award "Prémio Ler+ 2018", for the use of the Platform "Ainda Estou a Aprender" [I'm still learning; constructed in coauthorship] to promote online teachers' training on reading disabilities. Between 2017 and 2020 was also a specialist consultant in four projects, three of which funded by the regional operational programme Norte2020.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sandra Cristina da Silva Santos

Nomes de citação

  • Santos, Sandra

Identificadores de autor

Ciência ID
AC1D-48A8-4E90
ORCID iD
0000-0003-0631-816X

Endereços de correio eletrónico

  • sandra.css@gmail.com (Profissional)
  • sandra.santos@cipes.up.pt (Profissional)

Moradas

  • Rua 1º de Dezembro, 399, 4450-227, Matosinhos, Matosinhos, Portugal (Profissional)

Websites

  • https://www.researchgate.net/profile/Sandra_Santos3 (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2012 - 2018
Concluído
Doutoramento em Psicologia Aplicada [PhD in Applied Psychology] (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Para uma avaliação abrangente de leitura no 1.º ciclo do Ensino Básico. Relações entre descodificação e compreensão [For a Comprehensive Reading Assessment in Elementary-School Students. Relationships Between Decoding and Comprehension]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2010 - 2011
Concluído
Mestrado Integrado em Psicologia Escolar e da Educação [Masters in School and Educational Psychology] (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Inventário de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura: Construção e validação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2001 - 2006
Concluído
Licenciatura em Psicologia (pré-Bolonha) [Licentiate in Psychology (pre-Bologna)] (Licenciatura)
Especialização em Pré-especialização em Psicologia Escolar e da Educação
Universidade do Minho, Portugal
"Relatório de Estágio" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

2019/03/01 - Atual Investigador Contratado (Investigação)
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
2018/07/16 - 2019/02/28 Investigador (Investigação)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2014/04 - 2018/07 Investigador (Investigação)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2013/11 - 2014/04 Investigador (Investigação)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2010/04 - 2013/09 Investigador (Investigação)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

2018/11/10 - 2019/02/16 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017/12 - 2018/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016/02 - 2016/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015/02 - 2015/06 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012 - 2018/07/11 Para uma avaliação abrangente de leitura no 1.º ciclo do Ensino Básico: relações entre descodificação e compreensão [For a comprehensive reading assessment in elementary-school students: relationships between decoding and comprehension].
SFRH/BD/94763/2013
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal

Projeto

Designação Financiadores
2020 - Atual Do que se fala quando se fala de educação doutoral? As perspetivas das universidades e dos doutorandos portugueses [Talking about doctoral education: The perspectives of the Portuguese universities and doctoral students]
EDULOG/ED/2020
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo
2019 - Atual S4F - Competências de Futuro? O valor e a eficácia de um Ensino Superior baseado em competências [S4F - Skills for the Future? The Value and Effectiveness of Competency-Based Higher Education]
PTDC/CED-EDG/29726/2017
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2018 - 2020/07 Ainda Estou a Aprender – Plataforma Literacia [I'm still learning - Platform to promote literacy]
NORTE-66-2016-29
Investigador
2017 - 2020/07 Projeto Litteratus
NORTE-66-2016-29
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2018 - 2019/02/28 VALer - Valongo a Ler [Promoting reading skills at Valongo]
NORTE-66-2016- 28 e NORTE-66-2016-29
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2014 - 2016/06 Ainda estou a aprender: desenvolvimento de uma plataforma educativa online de avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura [I'm still learning: An educational online platform for the intervention in reading disabilities]
134604
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2014/04 Avaliar para Prevenir: Estudos de Tracking e Validação dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates para o Português Europeu [Tracking studies and validation of the MacArthur-Bates Inventories for European Portuguese]
PTDC/MHC-PED/4725/2012
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2010 - 2013 Investigação e Avaliação de Leitura no 1.º ciclo: Desenvolvimento de Inventários de Avaliação da Leitura [Reading research and assessment in elementary education: Development of reading assessment inventories]
PTDC/PSI-PED/098592/2008
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Outro

Designação Financiadores
2017 - 2020 Da conceção à validação de um modelo integrado de intervenção na leitura [From the conception to the validation of an integrated model of reading intervention]
n.a.
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Câmara Municipal de Guimarães
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sandra Santos; Carla Freire; Iris Barbosa; Hugo Figueiredo; Manuel João Costa. "Assessing transversal competencies for the future of graduate work: An adaptation of the multiple mini-interviews method". Trabalho apresentado em 13th annual International Conference of Education, Research and Innovation, 2020.
    Publicado • 10.21125/iceri.2020.0922
  2. Thiago Freires; Sandra Santos; Sónia Cardoso. "Doctoral education in Portugal: Mapping the landscape". Trabalho apresentado em 13th annual International Conference of Education, Research and Innovation, 2020.
    Publicado • 10.21125/iceri.2020.0739
  3. Santos, Sandra; Iris Barbosa; Carla Freire; Hugo Figueiredo; Manuel João Costa. "The Multiple Mini-Interviews as a method to assess transversal competencies for the graduate job market: A pilot study". Trabalho apresentado em 13th annual International Conference of Education, Research and Innovation, 2020.
    Publicado
  4. Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Cosme, Maria do Céu; Viana, Fernanda Leopoldina. "Avaliação e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura num contexto municipal [I am still learning: Assessment and intervention in reading disabilities in a municipal context]". Corunha, 2019.
    Publicado
  5. Ribeiro, Iolanda; Bruna Rodrigues; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda Leopoldina. "Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga, 2015.
    Publicado
  6. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Adriana Baptista; Celda Choupina; Sara Brandão; Helena Azevedo; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Joana Cruz. "I’m still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, Braga, 2015.
    Publicado
  7. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli; Vale, Ana Paula; Spinillo, Alina Galvão. "Battery of reading assessment: Description and validity studies". Trabalho apresentado em 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Braga, 2014.
    Publicado
  8. Santos, Sandra. "Evaluación de la comprension de textos: Opciones teóricas y metodológicas. [Assessing text comprehension: Theoretical and methodological options]". Trabalho apresentado em Congreso Internacional Lectura 2011: Para Leer el XXI ha de conocer las fuerzas del mundo para ponerlas a trabajar”, Habana, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Sandra Santos; Irene Cadime; Fernanda Leopoldina Viana; Iolanda Ribeiro. "Cross-Lagged Relations Among Linguistic Skills in European Portuguese: A Longitudinal Study". Reading Research Quarterly 55 2 (2020): 177-192. https://doi.org/10.1002/rrq.261.
    10.1002/rrq.261
  2. Santos, Sandra. "Growth, stability and predictors of word reading accuracy in European Portuguese: A longitudinal study from Grade 1 to Grade 4". Current Psychology (2019): http://dx.doi.org/10.1007/s12144-019-00473-w.
    10.1007/s12144-019-00473-w
  3. Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda L.; Chaves-Sousa, Séli; Gayo, Elena; Maia, José; Ribeiro, Iolanda. "Assessing reading comprehension with narrative and expository texts: Dimensionality and relationship with fluency, vocabulary and memory". Scandinavian Journal of Psychology 58 1 (2017): 1-8.
    Publicado • 10.1111/sjop.12335
  4. Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Viana, Fernanda Leopoldina; Vale, Ana Paula; Cadime, Irene; Prieto, Gerardo; Ribeiro, Iolanda. "Development of a word reading test: Identifying students at-risk for reading problems". Learning and Individual Differences 56 May (2017): 159-166.
    Publicado • 10.1016/j.lindif.2016.11.008
  5. Silva, Carla; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Santos, Ana Lúcia; Viana, Fernanda Leopoldina. "Parents’ reports of lexical and grammatical aspects of toddlers’ language in European Portuguese: Developmental trends, age and gender differences". First Language 37 3 (2017): 267-284.
    Publicado • 10.1177/0142723716689274
  6. Viana, Fernanda Leopoldina; Pérez-Pereira, Miguel; Cadime, Irene; Silva, Carla; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda. "Lexical, morphological and syntactic development in toddlers between 16 and 30 months old: A comparison across European Portuguese and Galician [ADVANCE ONLINE PUBLICATION]". First Language 37 3 (2017): 285-300.
    Publicado • 10.1177/0142723717691087
  7. Cadime, Irene; Silva, Carla; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina. "The interrelatedness between infants’ communicative gestures and lexicon size: A longitudinal study". Infant Behavior and Development 48 na (2017): 88-97.
    Publicado • 10.1016/j.infbeh.2017.05.005
  8. Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Azevedo, Helena; Viana, Fernanda Leopoldina. "A utilização da plataforma Ainda Estou a Aprender na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso [The platform I'm still learning in the assessment and intervention on reading disabilities: A case study]". Calidoscópio 15 1 (2017): 30-44.
    Publicado • 10.4013/cld.2017.151.03
  9. Cadime, Irene; Santos, Sandra; Leal, Teresa; Viana, Fernanda Leopoldina; Rodrigues, Bruna; Cosme, Maria do Céu; Ribeiro, Iolanda. "Compreensão de textos: Diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de pergunta [Text comprehension: Differences related to the modality of the task, the text type and the item type]". Análise Psicológica 35 3 (2017): 351-366.
    Publicado • 10.14417/ap.1234
  10. Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Ribeiro, Iolanda. "O ensino explícito da compreensão da leitura. Análise do impacto de um programa de intervenção [Explicit teaching reading comprehension. Impact analysis of an intervention program]". Revista Brasileira de Educação 22 71 (2017): 1-30.
    Publicado • 10.1590/s1413-24782017227172
  11. Cadime, Irene; Rodrigues, Bruna; Santos, Sandra; Viana, Fernanda Leopoldina; Chaves-Sousa, Séli; do Céu Cosme, Maria; Ribeiro, Iolanda. "The role of word recognition, oral reading fluency and listening comprehension in the simple view of reading: a study in an intermediate depth orthography". Reading and Writing 30 3 (2016): 591-611. http://dx.doi.org/10.1007/s11145-016-9691-3.
    Publicado • 10.1007/s11145-016-9691-3
  12. Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda Leopoldina; Prieto, Gerardo; Chaves-Sousa, Séli; Spinillo, Alina Galvão; Ribeiro, Iolanda. "An application of the Rasch model to reading comprehension measurement". Psicologia: Reflexão e Crítica 29 1 (2016): 1-19.
    Publicado • 10.1186/s41155-016-0044-6
  13. Santos, Sandra; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Prieto, Gerardo; Brandão, Sara; Cadime, Irene. "Development of Listening Comprehension Tests with Narrative and Expository Texts for Portuguese Students". The Spanish Journal of Psychology 18 E5 (2015): 1-7. http://journals.cambridge.org/action/displayAbstract?fromPage=online&aid=9583866&fulltextType=RA&fileId=S1138741615000074.
    Publicado • 10.1017/sjp.2015.7
  14. Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Vale, Ana Paula; Santos, Sandra; Cadime, Irene. "Validity Evidence of the Test of Word Reading for Portuguese Elementary Students". European Journal of Psychological Assessment N/A (2015): 1-7.
    Publicado • 10.1027/1015-5759/a000307
  15. Fernanda Leopoldina Viana; Sandra Santos; Iolanda Ribeiro; Séli Chaves-Sousa; Sara Brandão; Irene Cadime; José Maia. "Listening Comprehension Assessment: Validity Studies of Two Vertically Scaled Tests for Portuguese Students [Evaluación de la Comprensión Oral: Estudios de Validez de Dos Tests con Versiones Escaladas Verticalmente para Alumnos Portugueses]". Universitas Psychologica 14 1 (2014): https://doi.org/10.11144%2Fjaveriana.upsy14-1.lcav.
    10.11144/javeriana.upsy14-1.lcav
  16. Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Santos, Sandra; Prieto, Gerardo. "Calibration of a reading comprehension test for Portuguese students. [Calibración de un test de comprensión lectora para alumnos Portugueses]". Anales de Psicología 30 3 (2014): 1025-1034.
    Publicado • 10.6018/analesps.30.3.172611
  17. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra. "Los desafíos de enseñar a compreender. [The challenges of teaching how to comprehend]". Investigaciones Sobre Lectura 1 (2014): 9-32. http://www.comprensionlectora.es/revista-enero-2014/files/revista_01_14.pdf .
    Publicado
  18. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; José Maia; Santos, Sandra; Fernanda Leopoldina Viana; Iolanda da Silva Ribeiro; Sandra Santos. "Propriedades psicométricas da Prova de Reconhecimento de Palavras. [Psychometric properties of the Test of Word Recognition]". Psicologia, Reflexão e Crítica 26 2 (2013): 231-240. https://doi.org/10.1590%2Fs0102-79722013000200003.
    Publicado • 10.1590/S0102-79722013000200003
  19. Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Santos, Sandra; Prieto, Gerardo; José Maia. "Validity of a reading comprehension test for Portuguese students". Psicothema 25 3 (2013): 384-389.
    Publicado • 10.7334/psicothema2012.288
  20. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. "Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica. [Learning how to comprehend. From theory to pedagogical practice]". Exedra Dezembro (2012): 447-465.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. "Ensinar a compreender. Perspetivas e propostas [Teaching comprehension. Perspectives and proposals]". In Compreensão da Leitura: processos cognitivos e estratégias de ensino [Reading comprehension: Cognitive processes and teaching strategies], editado por Guimarães, Sandra Kirchner; Paula, Fraulein Vidigal de, 175-197. São Paulo, Brasil: Vetor, 2019.
    Publicado
  2. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Adriana Baptista; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Santos, Sandra. "Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática. [Developing emergent literacy competences in preschool: How research supports practice]". In DECOLE – Desenvolvendo competências de letramento emergente: Propostas integradoras para a pré-escola, 59-92. Porto Alegre: Penso Editora, 2017.
    Publicado
  3. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Adriana Baptista; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Santos, Sandra. "Falar, ler e escrever no jardim de infância. Como a investigação suporta a ação (edição revista) [Speaking, reading and writing: How research supports action (revised edition)]". In Falar, ler e escrever: Propostas integradoras para jardim de infância, 44-73. Maia: Lusoinfo Multimédia, 2017.
    Publicado
  4. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Sara Brandão; Adriana Baptista; Lurdes Costa; Cadime, Irene; Santos, Sandra. "Falar, ler e escrever no jardim de infância. Como a investigação suporta a ação. [Speaking, reading and writing in kindergarten. How research supports action]". In Falar, ler e escrever: Propostas integradoras para jardim de infância, 44-77. Lisboa, Portugal: Santillana, 2014.
    Publicado
  5. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Santos, Sandra; Cadime, Irene. "Avaliar leitura. Questões conceptuais e de medida. [Reading assessments. Conceptual and measurement issues]". In BAL – Bateria de avaliação da leitura. Abordagens teóricas e opções metodológicas, 15-28. Lisboa: CEGOC, 2014.
    Publicado
  6. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Alina Galvão Spinillo; Chaves-Sousa, Séli; Ana Paula vale. "Bateria de avaliação da leitura. Descrição e opções de construção [Reading assessment battery. Description and construction options]". In BAL - Bateria de avaliação da leitura. Abordagens teóricas e opções metodológicas, 55-62. Lisboa: CEGOC, 2014.
    Publicado
  7. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Helena Costa; Sara Brandão; Santos, Sandra. "Avaliação dos efeitos de um programa de promoção de competências de literacia emergente. [Assessment of the effects of an emergent literacy competencies intervention program]". In Ensinar e aprender português num mundo plural, 300-347. Santarém, Portugal: Escola Superior de Educação de Santarém e Universidade Federal Uberlândia., 2013.
    Publicado
  8. Ribeiro, Iolanda; Adriana Rodrigues; Sílvia Monteiro; Paulo Nóvoa; Albertina Ferreira; Ilda Fernandes; Santos, Sandra. "Consulta psicológica de aprendizagem e rendimento escolar: Modelos conceptuais e práticas de intervenção e investigação. [Psychological consultation on learning and academic achievement: Conceptual models and research and intervention practices]". In Intervenção psicológica no ensino superior, 73-88. Maia: Sersilito, 2007.
    Publicado
Livro
  1. Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Silva, Carla; Santos, Ana Lúcia; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Rosa Lima; et al. MacArthur-Bates Inventários de Desenvolvimento Comunicativo. Manual técnico. [MacArthur-Bates Communicative Cevelopment Inventory. Technical manual.]. Maia: Lusoinfo Multimédia. 2017.
    Publicado
  2. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L.; Adriana Baptista; Celda Choupina; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Cadime, Irene; et al. AINDA ESTOU A APRENDER. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura [I'm still learning: The technologies in the support for reading difficulties assessment and intervention]. Maia: Lusoinfo Multimédia. 2016.
    Publicado
  3. Santos, Sandra. Inventário de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura: Construção e validação [Inventory of Reading Comprehension. Construction and validation]. Saarbrucken, Deutschland: Novas Edições Académicas. 2016.
    Publicado
  4. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L.; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Alina Galvão Spinillo. Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura - informativo. Manual técnico. [TRC-e: Test of Reading Comprehension - expository texts. Technical manual]. Lisboa: CEGOC. 2014.
    Publicado
  5. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Alina Galvão Spinillo. Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura- narrativo. Manual técnico. [TRC-n: Test of Reading Comprehension - narrative texts. Technical manual]. Lisboa: CEGOC. 2014.
    Publicado
  6. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. Teste de compreensão de textos na modalidade oral- informativo. Manual técnico. [TLC-e: Test of Listening Comprehension - expository texts. Technical manual]. Lisboa: CEGOC. 2014.
    Publicado
  7. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. Teste de compreensão de textos na modalidade oral - narrativo. Manual técnico. [TLC-n: Test of Listening Comprehension - narrative texts. Technical manual]. Lisboa: CEGOC. 2014.
    Publicado
  8. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Ana Paula vale; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra; Cadime, Irene. Teste de leitura de palavras. Manual técnico. [Test of word reading. Technical manual]. Lisboa: CEGOC. 2014.
    Publicado
Manual
  1. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação da Prova de Rastreio 1.º ano, Versão 2 [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 1st graders, version2]. Maia, Portugal: Lusoinfo Multimédia. 2019.
    Publicado
  2. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação da Prova de Rastreio 2.º ano, Versão 2 [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 2nd graders, version2]. Maia, Portugal: Lusoinfo Multimédia. 2019.
    Publicado
  3. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Morgado, Celda. Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação da Prova de Rastreio 3.º ano, Versão 2 [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 3rd graders, version2]. Maia, Portugal: Lusoinfo Multimédia. 2019.
    Publicado
  4. Santos, Sandra; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação da Prova de Rastreio 4.º ano, Versão 2 [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 4th graders, version2]. Maia, Portugal: Lusoinfo Multimédia. 2019.
    Publicado
  5. Viana, Fernanda L.; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio 3º ano, Versão 1. [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 3rd graders, version1]. Maia: Lusoinfo Multimédia. 2018.
    Publicado
  6. Cadime, Irene; Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L.; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio 4º ano, Versão 1. [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 4th graders, version1]. Maia: Lusoinfo Multimédia. 2018.
    Publicado
  7. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L.; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Baptista, Adriana; Morgado, Celda. Litteratus. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio, 3.º ano, Versão 2. [Litteratus. Manual of application and scoring of the screening test for 3rd graders, version2]. Maia: Lusoinfo Multimédia. 2018.
    Publicado
  8. Viana, Fernanda L.; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana. Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio 1º ano, Versão 1. [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 1st graders, version1]. Maia: Lusoinfo Multimédia. 2018.
    Publicado
  9. Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L.; Cadime, Irene; Baptista, Adriana; Morgado, Celda. Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio 2º ano, Versão 1. [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 2nd graders, version1]. Maia: Lusoinfo Multimédia. 2018.
    Publicado
  10. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda L.; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Baptista, Adriana; Morgado, Celda. Ainda Estou a Aprender. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio 2º ano, Versão 1. [I'm still learning. Manual of application and scoring of the screening test for 2nd graders, version1]. Maia: Lusoinfo Multimédia. 2018.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Freitas, Tânia; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Viana, Fernanda Leopoldina; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Santos, Sandra; Rodrigues, Bruna; Cosme, Maria do Céu. "Teste de Avaliação da Fluência (TAF): Construção e validação [Test of Fluency Assessment: Construction and validation]". Trabalho apresentado em Seminário de Psicologia da Educação, 2019.
  2. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Costa, Helena; Rodrigues, Bruna; Cosme, Maria do Céu; et al. "Rastreio, monitorização e desenho universal para a aprendizagem: Um estudo de caso. [Screening, monitoring and learning universal design. A case study]". Trabalho apresentado em Seminário de Psicologia da Educação, 2019.
  3. Silva, Carla; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Viana, Fernanda Leopoldina. "European Portuguese infants’ communicative development: A longitudinal study.". Trabalho apresentado em VIIIth International Conference of Language Acquisition, 2016.
  4. Silva, Carla; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Santos, Ana Lúcia; Viana, Fernanda Leopoldina. "Developmental trends, age and gender differences in toddlers’ communicative development: A study in European Portuguese.". 2016.
  5. Brandão, Sara; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Chaves-Sousa, Séli; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda. "Is listening comprehension in preschool a significant predictor of reading abilities in the first grade?". Trabalho apresentado em Learning and Development in Early Childhood” (SIG5), 2016.
  6. Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Jorge Collus; Santos, Sandra; Viana, Fernanda Leopoldina. "Diagnostic accuracy of oral reading fluency in reading performance.". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, 2015.
  7. Ribeiro, Iolanda; Miriam Esteves; Cadime, Irene; Viana, Fernanda Leopoldina; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra. "Examining the differences between disabled and non-disabled readers in three reading conditions.". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, 2015.
  8. Ribeiro, Iolanda; Rodrigues, Bruna; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Viana, Fernanda Leopoldina. "Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students.". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, 2015.
  9. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Adriana Baptista; Celda Choupina; Helena Azevedo; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Joana Cruz. "I am still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities.". Trabalho apresentado em 17th European Conference on Developmental Psychology, 2015.
  10. Rodrigues, Bruna; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda. "The influence of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension: A study with second graders.". Trabalho apresentado em VI Seminário de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, 2015.
  11. Silva, Carla; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra. "Os inventários de desenvolvimento comunicativo de MacArthur-Bates 8-15 e 16-30 meses. [MacArthur-Bates communicative development inventories - 8-15 e 16-30 months]". Trabalho apresentado em IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia / 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos, 2014.
  12. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Chaves-Sousa, Séli. "Assessment of word reading, listening and reading comprehension in elementary students". Trabalho apresentado em II World Dyslexia Forum, 2014.
  13. Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Viana, Fernanda Leopoldina; Santos, Sandra. "Análise do papel da precisão e da velocidade de descodificação na identificação de alunos com problemas de leitura [The role of decoding precision and speed in signaling at-risk readers]". Trabalho apresentado em .º Encontro Nacional / 8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, 2014.
  14. Cadime, Irene; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Gayo, Elena. "Reading comprehension assessment. Construction and validation of the TCL test.". Trabalho apresentado em Congreso Internacional sobre Tendencias Actuales en el Estudio de la Lectura, 2013.
  15. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Brandão, Sara; Santos, Sandra; Cadime, Irene. "Speaking, reading and writing: Integrative proposals for kindergarten.". Trabalho apresentado em Congreso Internacional sobre Tendencias Actuales en el Estudio de la Lectura, 2013.
  16. Gayo, Elena; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Manuel Deaño; Ângeles Conde. "Evaluación de los efectos de un programa de comprensión lectora en alumnos Portugueses y Españoles [Assessment of the effects of a program to promote reading comprehension in Portuguese and Spanish students]". Trabalho apresentado em Congreso Internacional sobre Tendencias Actuales en el Estudio de la Lectura, 2013.
  17. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Brandão, Sara. "Oral comprehension of informative texts: construction of an assessment test with vertically scaled forms". Trabalho apresentado em 21st Annual World Congress on Learning Disabilities, 2012.
  18. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Brandão, Sara. "Oral comprehension of narrative texts: Construction of an assessment test". Trabalho apresentado em 21st Annual World Congress on Learning Disabilities, 2012.
  19. Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene. "Narrative and informative reading comprehension tests: Validity studies". Trabalho apresentado em 21st Annual World Congress on Learning Disabilities. , Espanha: ., 2012.
  20. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Alina Galvão Spinillo. "Development of a reading comprehension test with equated forms for the assessment of informative texts comprehension.". Trabalho apresentado em 21st Annual World Congress on Learning Disabilities, 2012.
  21. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Alina Galvão Spinillo. "Assessment of narrative texts comprehension: Development of a reading comprehension test with three equated forms". Trabalho apresentado em 21st Annual World Congress on Learning Disabilities. , Espanha: ., 2012.
  22. Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Ana Paula vale. "Evaluation of word recognition in elementary school". Trabalho apresentado em 21st Annual World Congress on Learning Disabilities, 2012.
  23. Chaves-Sousa, Séli; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Ana Paula vale; Sílvia Almeida. "Word recognition in students with and without learning disabilities". Trabalho apresentado em 21st Annual World Congress on Learning Disabilities, 2012.
  24. Chaves-Sousa, Séli; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Sílvia Almeida; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Ana Paula vale. "Alunos com e sem dificuldades de aprendizagem da leitura: Análise diferencial do desempenho no Inventário de Reconhecimento de Palavras [Students with and without reading disabilities. Diferencial performance in the Word Recognition Inventory]". Trabalho apresentado em Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, 2012.
  25. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Ilda Fernandes; Albertina Ferreira; Santos, Sandra; Brandão, Sara. "Ensinar (e aprender) a compreender: Apresentação de dois programas de intervenção [Teaching (and learning) to comprehend:Presentation of two intervention programs]". Trabalho apresentado em XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía, 2011.
  26. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Brandão, Sara; Santos, Sandra. "Dados de validação do questionário PLCEPE - Práticas de literacia em contextos de educação pré-escolar [Validation of the questionnaire for the assessment of literacy practices in preschool contexts]". Trabalho apresentado em XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía, 2011.
  27. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Ana Paula vale; Pedro Albuquerque. "Inventário de Reconhecimento de Palavras: Opções metodológicas e dados psicométricos [Word Recognition Inventory: Methodological options and psychometric data]". Trabalho apresentado em XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía, 2011.
  28. Cadime, Irene; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Santos, Sandra. "Teste de Compreensão Leitora (TCL): Análise dos itens e construção de versões por ano de escolaridade [Test of Reading Comprehension (TCL): Item analysis and construction of versions per school grade]". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica / XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2011.
  29. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra. "Avaliação da leitura no 1.º Ciclo: Construção de Inventários de Avaliação de Leitura [Reading assessment in elementary school: Construction and validation of reading assessment inventories]". Trabalho apresentado em 8.º Encontro Nacional/6.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, 2010.

Propriedade Intelectual

Patente
  1. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Alina Galvão Spinillo. 2013. "TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo. [Patent - TRC-n: Test of Reading Comprehension - narrative texts]". Portugal.
  2. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Alina Galvão Spinillo. 2013. "TCTML-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano [Patent: TRC-n-2: Test of Reading Comprehension - narrative texts - 2nd grade]". Portugal.
  3. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Alina Galvão Spinillo. 2013. "TCTML-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 3.º ano [Patent: TRC-n-3: Test of Reading Comprehension - narrative texts - 3rd grade]". Portugal.
  4. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Alina Galvão Spinillo. 2013. "TCTML-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano [Patent: TRC-n-4: Test of Reading Comprehension - narrative texts - 4th grade]". Portugal.
  5. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Alina Galvão Spinillo. 2013. "TCTML-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo. Manual Técnico [Patent: TRC-e: Test of Reading Comprehension - expository texts. Technical manual]". Portugal.
  6. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Alina Galvão Spinillo. 2013. "TCTML-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano [Patent: TRC-e-2: Test of Reading Comprehension - expository texts - 2nd grade]". Portugal.
  7. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Alina Galvão Spinillo. 2013. "TCTML-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo [Patent: TRC-e-3: Test of Reading Comprehension - expository texts - 3rd grade]". Portugal.
  8. Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Santos, Sandra; Alina Galvão Spinillo. 2013. "TCTML-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano [Patent: TRC-e-4: Test of Reading Comprehension - expository texts - 4th grade]". Portugal.
  9. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. "TCTMO-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo. Manual Técnico [Patent: TLC-n: Test of Listening Comprehension - narrative texts. Technical manual]". Portugal.
  10. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. "TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano [Patent: TLC-n-1: Test of Listening Comprehension - narrative texts - 1st grade]". Portugal.
  11. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. "TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano [Patent: TLC-n-2: Test of Listening Comprehension - narrative texts - 2nd grade]". Portugal.
  12. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. "TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano [Patent: TLC-n-3: Test of Listening Comprehension - narrative texts - 3rd grade]". Portugal.
  13. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. "TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano [Patent: TLC-n-4: Test of Listening Comprehension - narrative texts - 4th grade]". Portugal.
  14. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. "TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo. Manual Técnico [Patent: TLC-e: Test of Listening Comprehension - informative texts. Technical manual]". Portugal.
  15. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. "TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano [Patent: TLC-e-1: Test of Listening Comprehension - expository texts - 1st grade]". Portugal.
  16. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. "TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano [Patent: TLC-e-2: Test of Listening Comprehension - expository texts - 2nd grade]". Portugal.
  17. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. "TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano [Patent: TLC-e-3: Test of Listening Comprehension - expository texts - 3rd grade]". Portugal.
  18. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. "TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano [Patent: TLC-e-4: Test of Listening Comprehension - expository texts - 4th grade]". Portugal.
  19. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Ana Paula vale; Séli Chaves-Sousa; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. "TLP - Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico [Patent: TWR - Test of Word Reading. Technical manual]". Portugal.
  20. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Ana Paula vale; Séli Chaves-Sousa; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. "TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano [Patent: TWR-1 - Test of Word Reading - 1st grade]". Portugal.
  21. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Ana Paula vale; Séli Chaves-Sousa; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. "TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano [Patent: TWR-2 - Test of Word Reading - 2nd grade]". Portugal.
  22. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Ana Paula vale; Séli Chaves-Sousa; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. "TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano [Patent: TWR-3 - Test of Word Reading - 3rd grade]". Portugal.
  23. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Ana Paula vale; Séli Chaves-Sousa; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. "TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano [Patent: TWR-4 - Test of Word Reading - 4th grade]". Portugal.

Outros

Outra produção
  1. Maria Iolanda Ferreira da Silva Ribeiro; Fernanda Leopoldina Viana; Irene Cadime; Rui Ramos; Santos, Sandra. 2020. Ensinar e Aprender Português. Recursos tecnológicos para ensinar Português, apoiar e recuperar aprendizagens [EAP - Teaching and Learning Portuguese. Technological resources to teach the Portuguese language, support and promote learnings recovery]. Digital platform for teaching and learning the Portuguese language for students from 1st to 4th grade. It includes screening measures, monitoring activities, intervention activities in the domais of listening and reading comprehension, oral reading fluency, text production, grammar and orthography..
  2. Santos, Sandra. 2019. Conhecer, Atuar e Mudar. Prova de Rastreio 1.º ano, Versão 2 [To know, to act and to change. Screening test for 1st graders, version2].
  3. Santos, Sandra. 2019. Conhecer, Atuar e Mudar. Prova de Rastreio 2.º ano, Versão 2 [To know, to act and to change. Screening test for 2nd graders, version2].
  4. Santos, Sandra. 2019. Conhecer, Atuar e Mudar. Prova de Rastreio 3.º ano, Versão 2 [To know, to act and to change. Screening test for 3rd graders, version2].
  5. Santos, Sandra. 2019. Conhecer, Atuar e Mudar. Prova de Rastreio 4.º ano, Versão 2 [To know, to act and to change. Screening test for 4th graders, version2].
  6. Santos, Sandra. 2018. Conhecer, Atuar e Mudar. Prova de Rastreio, 1º ano, Versão 1. [To know, to act and to change. Screening test for 1st graders, version1].
  7. Santos, Sandra. 2018. Conhecer, Atuar e Mudar. Prova de Rastreio, 2º ano, Versão 1. [To know, to act and to change. Screening test for 2nd graders, version1].
  8. Santos, Sandra. 2018. Conhecer, Atuar e Mudar. Prova de Rastreio, 3º ano, Versão 1. [To know, to act and to change. Screening test for 3rd graders, version1].
  9. Santos, Sandra. 2018. Conhecer, Atuar e Mudar. Prova de Rastreio, 4º ano, Versão 1. [To know, to act and to change. Screening test for 4th graders, version1].
  10. Santos, Sandra. 2018. Litteratus. Prova de Rastreio, 3.º ano, Versão 2. [Litteratus. Screening test for 3rd graders, version2].
  11. Santos, Sandra. 2018. Ainda Estou a Aprender. Prova de Rastreio 2º ano, Versão 1 [I'm still learning. Screening test for 2nd graders, version1].
  12. Santos, Sandra. 2014. TCTML-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 3.º ano. [TRC-n-3: Test of Reading Comprehension - narrative texts - 3rd grade]. Produto.
  13. Santos, Sandra. 2014. TCTML-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano. [TRC-n-4: Test of Reading Comprehension - narrative texts - 4th grade]. Produto.
  14. Santos, Sandra. 2014. TCTML-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano [TRC-e-2: Test of Reading Comprehension - expository texts - 2nd grade]. Produto.
  15. Santos, Sandra. 2014. TCTML-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 3º ano. [TRC-e-3: Test of Reading Comprehension - expository texts - 3rd grade]]. Produto.
  16. Santos, Sandra. 2014. TCTML-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano. [TRC-e-4: Test of Reading Comprehension - expository texts - 4th grade]. Produto.
  17. Santos, Sandra. 2014. TCTML-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano. [TRC-n-2: Test of Reading Comprehension - narrative texts - 2nd grade].
  18. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano [TLC-n-1: Test of Listening Comprehension - narrative texts - 1st grade]. Produto.
  19. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano [TLC-n-2: Test of Listening Comprehension - narrative texts - 2nd grade]. Produto.
  20. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano [TLC-n-3: Test of Listening Comprehension - narrative texts - 3rd grade]. Produto.
  21. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano [TLC-n-4: Test of Listening Comprehension - narrative texts - 4th grade]. Produto.
  22. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano [TLC-e-1: Test of Listening Comprehension - expository texts - 1st grade]. Produto.
  23. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano [TLC-e-2: Test of Listening Comprehension - expository texts - 2nd grade]. Produto.
  24. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano [TLC-e-3: Test of Listening Comprehension - expository texts - 3rd grade]. Produto.
  25. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano [TLC-e-4: Test of Listening Comprehension - expository texts - 4rd grade]. Produto.
  26. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Ana Paula vale; Séli Chaves-Sousa; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano [TWR-1: Test of Word Reading - 1st grade]. Produto.
  27. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Ana Paula vale; Séli Chaves-Sousa; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano [TWR-2: Test of Word Reading - 2nd grade]. Produto.
  28. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Ana Paula vale; Séli Chaves-Sousa; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano [TWR-2: Test of Word Reading - 3rd grade]. Produto.
  29. Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Ana Paula vale; Séli Chaves-Sousa; Santos, Sandra; Cadime, Irene. 2013. TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano [TWR-4: Test of Word Reading - 4th grade]. Produto.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/09/04 Ainda Estou a Aprender: Proposta de avaliação e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura num contexto municipal. [I'm still learning: Assessment and intervention in reading disabilities in a municipal context] XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
(Corunha, Espanha)
2019/07/15 Ler bem. Falar bem. [Read well. Speak well] III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
2018/07 Rastreio universal: implicações para a intervenção. [Universal screening: Implications for intervention] IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: Investigação e boas práticas | III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar | IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
2018/07 Alunos do 1º ano em risco de insucesso na aprendizagem da leitura. Da avaliação à intervenção no quadro de um modelo multinível. [First graders at risk of failure in reading. From the assessment to the intervention in a multilevel approach] IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: Investigação e boas práticas | III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar | IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
2018/06 Ensinar a ler e a compreender no 1º ano no quadro de uma abordagem multinível. [Teaching to read and comprehend in the 1st grade in a multilevel approach] 6th International Conference of Educational Sciences and Development
2018/06 Da conceção à validação de um modelo integrado de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura. [From the conception to the validation of an integrated model of intervention in reading disabilities] 6th International Conference of Educational Sciences and Development
2018/04 Promoting oracy in kindergarten International Research Seminar on focus on Oracy of the Special Interest Group Reading & Writing & Oracy of ARLE
(Países Baixos)
2017 Avaliar fluência da leitura [Reading fluency assessment] II Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar/III Jornadas Internacionais de Alfabetização
(Braga, Portugal)
2017 Os efeitos da descodificação, da compreensão oral e da fluência de leitura na compreensão da leitura: Um estudo longitudinal com alunos do 1.º ciclo do ensino básico [The effects of decoding, listening comprehension and reading fluency in reading comprehension: A longitudinal study with elementary school students from grades 1 to 4] II Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar/III Jornadas Internacionais de Alfabetização”
(Braga, Portugal)
2016 O que compreendem as crianças em idade pré-escolar: Avaliação dinâmica da compreensão oral. [Children's comprehension in preschool: Dynamic assessment of oral comprehension] II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância
(Braga, Portugal)
2016 Avaliação e intervenção online nas dificuldades na aprendizagem da leitura: A plataforma AINDA ESTOU A APRENDER. [Online assessment and intervention for reading disabilities: The platform I'm still learning] 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos
(Porto, Portugal)
2015 Construction of short versions of the MacArthur-Bates Communicative Development Inventories for European Portuguese. 17th European Conference on Developmental Psychology
(Braga, Portugal)
2015 Ainda estou a aprender. Apresentação de um projeto de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura. [I'm still learning. Presentation of an intervention project for reading disabilities] 2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura
(Gaia, Portugal)
2015 A adaptação para Português Europeu dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates (8-15 e 16-30 meses) [Adaptation of the MacArthur-Bates Communicative Development Inventories (8-15 and 16-30 months) for European Portuguese] II Jornadas de Comunicação e Desenvolvimento da Linguagem
(Braga, Portugal)
2014 Compreensão da leitura: Avaliação e intervenção [Reading comprehension: Assessment and intervention] III Jornadas de Psicologia da Universidade de Aveiro
(Aveiro, Portugal)
2014 Bateria de Avaliação da Leitura: Caracterização e contributos para a avaliação dos problemas de leitura. [Reading Assessment Battery: Characterisation and contributions for reading difficulties' assessment] Conferência Dislexia em Debate: Tendências Nacionais e Internacionais
(Braga, Portugal)
2014 Prevenir os problemas de leitura. O possível e o desejável [Preventing reading problems: The possible and the desirable] Conferência Dislexia em Debate: Tendências Nacionais e Internacionais
(Braga, Portugal)
2014 Questões conceptuais e de medida na avaliação da leitura: O desenvolvimento da BAL-Bateria de Avaliação de Leitura [Conceptual and measurement issues in reading assessment: The development of the Reading Assessment Battery] IV Workshop Linguistics, Language Development and Impairment
(Lisboa, Portugal)
2014 Bateria de Avaliação da Leitura: Caracterização e contributos para a avaliação da leitura [Reading Assessment Battery: Characterisation and contributions for reading assessment] IX Congresso Ibero-Americano de Psicologia / 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos
(Lisboa, Portugal)
2014 Bateria de Avaliação da Leitura: Estudos de validade [Reading Assessment Battery: Validity studies] 10.º Encontro Nacional / 8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
(Braga, Portugal)
2013 Teste de Leitura de Palavras: Dados de validade interna e externa [Test of Word Reading: Internal and external validity data] III Encontro Internacional de Português/ III Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
(Santarém, Portugal)
2012 Aprender a compreender: Da teoria à prática pedagógica [Learning to comprehend. From theory to pedagogical practice] Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
(Braga, Portugal)
2012 Equalização vertical de uma prova de compreensão da leitura de textos informativos [Vertical equating of a reading comprehension test with expository texts] 9.º Encontro Nacional/7.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
(Braga, Portugal)
2012 Reconhecimento de palavras no 1.º ciclo de Ensino Básico: Impacto das características psicolinguísticas das palavras e do ano escolar e sexo dos alunos [Word recognition in the beginning years of elementary school: The impact of the psycholinguistic characteristics of words, the school grade and students gender] 9.º Encontro Nacional/7.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
(Braga, Portugal)
2011 Evaluación de la comprension de textos: Opciones teóricas y metodológicas [Assessing text comprehension: Theoretical and methodological options] Congreso Internacional Lectura 2011: Para leer el XXI. Se ha de conocer las fuerzas del mundo para ponerlas a trabajar
(Habana, Cuba)
2011 O que a ciência nos diz sobre o ensino da compreensão leitora [What science says about teaching reading comprehension] V Conferência Internacional Ler +, Ler Melhor
(Lisboa, Portugal)
2011 Avaliação da compreensão de textos [Assessing text comprehension] VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica / XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos
(Lisboa, Portugal)
2010 A avaliação da leitura: Apresentação de instrumentos. [Reading assessment: Presentation of instruments] Encontro Leitura: Investigação e Ensino
(Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018/09/10 - 2019/12/12 Literacia e inclusão social. Um estudo de caso com recurso à plataforma «Ainda estou a aprender». [Literacy and social inclusion. A case study with the platform I'm still learning].
Coorientador
Mestrado em Estudos da Criança, Área de Especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2018/09/06 - 2019/06/18 Precisão ou tempo de leitura: Qual o melhor preditor de alunos em risco de dificuldades de aprendizagem da leitura? [Precision or reading speed: Which is the best predictor of students at-risk for reading disabilities?]
Coorientador
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - 2018 IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas |¿ III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar ¿| IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
Encontro (Outra)
2017 - 2017 III Jornadas Comunicação e Desenvolvimento da Linguagem
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2017 - 2017 II Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar/III Jornadas Internacionais de Alfabetização
Congresso (Outra)
2016 - 2016 I Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2015 - 2015 II Jornadas Comunicação e Desenvolvimento da Linguagem
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2015 - 2015 17th European Conference on Developmental Psychology
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2014 - 2014 I Seminário Nacional em Educação e Desenvolvimento Humano: Literacia Emergente na Educação Pré-Escolar
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2014 - 2014 10.º Encontro Nacional | 8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2007 - 2007 Seminário Criatividade e Sobredotação: Conceitos, contextos e práticas
Seminário (Outra)
2007 - 2007 How can we assess creativity? An invitation to the Torrence Test of Creative Thinking
Oficina (workshop) (Outra)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/12/12 Literacia e inclusão social. Um estudo de caso com recurso à plataforma "Ainda estou a aprender". [Literacy and social inclusion. A case study using the platform "I'm still learning"].
Orientador
Joana Catarina Cardoso Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2019/06/26 Impacto das práticas de literacia familiar e do temperamento no desenvolvimento linguístico. [Impact of family literacy practices and temper in linguistic development]
Arguente
Ângela Sofia Sá Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Learning and Individual Differences Elsevier
2019/11/12 - Atual Revista Psicología Educativa Colegio Oficial de la Psicología de Madrid
2019/07/25 - Atual Studies in Educational Evaluation Elsevier
2019/05/17 - Atual Palgrave Communications Springer Nature

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/11/10 - 2019/02/16 Problemas de Cognição e Aprendizagem Mestrado em Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição. (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017/12 - 2018/07 Problemas de Cognição e Aprendizagem (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017/12 - 2018/07 Família e o Indivíduo Surdo (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016/02 - 2016/07 Observação e Intervenção Educativa em Contextos Sociais e Educativos I (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016/02 - 2016/07 Princípios e Práticas do Processo de Ensino-Aprendizagem II (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015/02 - 2015/06 Observação e Intervenção Educativa em Contextos Sociais e Educativos I (Outros) Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/10/04 - Atual American Psychological Association
2016/05 - Atual Investigare - Associação para o estudo da Leitura, Escrita e Neurociências Membro da direção
2010/01 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/11/26 - Atual Comissão de Acompanhamento do Doutoramento em Psicologia Aplicada [Member of the monitoring committee of the PhD in Applied Psychology, University of Minho] Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2018/07/19 - 2018/07/19 Arguição de Relatório de Estágio integrado no Curso de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde [Internship Report Examination in the Masters in Clinical and Health Psychology] - Marta Sofia Vilar Teixeira Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2018/07/19 - 2018/07/19 Arguição de Relatório de Estágio integrado no Curso de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde [Internship Report Examination in the Masters in Clinical and Health Psychology] - Joana Catarina Soares Sampaio e Marta Sofia Vilar Teixeira Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
Distinções

Prémio

2018 Prémio Ler+ 2018 [Award]
Plano Nacional de Leitura, Portugal

Outra distinção

2013 9.º Prémio CEGOC [Award]
CEGOC, Portugal
2013 Bolsa de doutoramento [PhD scholarship]
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal