???global.info.a_carregar???
Pedro Abrantes is professor at Universidade Aberta in the Departament of Social Sciences and Management, as well as guest professor ISCTE-Lisbon University Institute. He holds a graduation and a PhD in Sociology, specialized in the fields of education, social inequalities and life pathways. Since 2002, he has participated in several national and international projects in the Centre of Research and Studies in Sociology (CIES-IUL), being member of the board from 2006 to 2012. He was lecturer in the Polythecnic Institutes of Santarém and Leiria, in the University of Lisbon and in Universidad Iberoamericana (México). He was consultant of consultor the Portuguese Ministry of Education and the Aga Khan Foundation, as well as guest researcher at Centro de Investigación en Estudios Superiores en Antropología Social (Mexico). He is member of the Portuguese Sociological Association (former member of the board) and the Portuguese Society for Education Sciences. He was president of a NGO and Portuguese representative in an European Fair Trade network. From 2016 to 2020, he was member of the Cabinet of the Ministry of Education. From 2020 to 2022, he was Deputy-Director of the DG Education and Sciences Statistics in the Portuguese administration. In 2022, he returned to Universidade Aberta, being professor in graduation, Master's and PhD programmes, coordinator of the Observatory of Graduates' professional and life pathways, as well as researcher and head of the Research Group II (Global Education) of the Centre for Global Studies.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
PEDRO ANTÓNIO DA SILVA ABRANTES

Nomes de citação

  • Abrantes, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
9A17-6151-34BB
ORCID iD
0000-0001-9572-9563
Google Scholar ID
KBMcVoUAAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Aberta Centro de Estudos Globais, Portugal
2001/02/01 - Atual Investigador (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2006/01 - 2007/12 Investigador (Investigação) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2005/01 - 2007/12 Investigador (Investigação) Centro de Investigação Media e Jornalismo, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2009/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2008/09/01 - 2010/07/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2008/02/01 - 2009/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2006/03/01 - 2009/07/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2006/09 - 2007/01 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2005/01 - 2005/12 Assistente Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2003/01 - 2003/07 Assistente Convidado (Docente Universitário) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09/01 - 2020/07/31 Técnico Superior (Técnico Superior) Gabinete do Ministro da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/08/01 - 2022/04/17 Subdirector de Unidade Orgânica Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/04/21 - Atual Coordenador Universidade Aberta, Portugal
2006/01/01 - Atual External Evaluator of Schools Inspeção-Geral da Educação e Ciência, Portugal
2016/07/08 - 2018/07/07 Member of the Board Associação Portuguesa de Sociologia, Portugal
2014/10/01 - 2016/09/30 Vice-coordinator of the graduation in Social Sciences Universidade Aberta, Portugal
2009/10/01 - 2012/06/01 Visiting Fellow Researcher Centro de Investigación y Estudios Superiores en Antropología Social, México
2006/03/01 - 2012/03/01 Board member ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
2004/01/01 - 2008/12/31 Consultant / Author / Training Monitor Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional IP, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/03/01 - Atual PERICREATIVITY - Criatividades Periféricas: juventude, arte e políticas públicas em territórios segregados
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2023/09/01 - 2027/08/31 YOUTH ROMANCE CULTURE AND EDUCATIONAL TRAJECTORIES IN COMPULSORY SECONDARY (ROMANCE SUCCESP)
PID2022-138681OB-I00
Investigador
Universidad de Granada, Espanha
Em curso
2023/04/01 - 2026/03/31 Transforming Education for Democracy through Aesthetic and Embodied Learning, Responsive Pedagogies and Democracy-as-becoming
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
2021/01/01 - 2025/12/31 Socio Digital Laboratory for Public Policy
LA/P/0125/2020
Universidade da Beira Interior, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Estudos Africanos, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação em Ciências da Informação Tecnologias e Arquitetura, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Unidade de Investigação em Desenvolvimento Empresarial, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/10/01 - 2021/09/30 Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior, em Portugal.
PTDC/CED-EDG/30410/2017
Universidade do Minho, Portugal

Universidade Aberta, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/10/01 - 2021/09/30 A crise do emprego e o Estado Social em Portugal: deter a produção de vulnerabilidades sociais e de desigualdades
PTDC/SOC-SOC/30543/2017
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Direito Económico Financeiro e Fiscal, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/10/01 - 2021/09/30 Aprender através de diversos contextos educativos: transferibilidade de práticas promissoras no quadro do Horizonte 2020
PTDC/CED-EDG/29886/2017
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/10/01 - 2021/09/30 Ecos biográficos: triangulação no estudo dos percursos de vida
PTDC/SOC-SOC/29117/2017
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/10/04 - 2021/08/03 Desempenhos escolares entre os Ciganos : investigação-ação e projeto de co-design
PTDC/CED-EDG/30175/2017
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2013/06/01 - 2015/11/30 Desafios Educativos na Europa do Sul. Equidade e Eficiência em tempos de crise
PTDC/IVC-SOC/5079/2012
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/02/01 - 2012/07/31 Learn-Tech, Tecnologias da Informação e Comunicação e Aprendizagem
PTDC/CS-SOC/102690/2008
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/10/01 - 2010/12/31 Os estudantes finalistas do ensino secundário em Portugal: condições e processos de Orientação Vocacional e estratégias de preparação do percurso académico ou profissional
FSE/CED/83599/2008
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/09/01 - 2010/11/30 Sucesso escolar e perfis organizacionais. Um olhar a partir dos relatórios de avaliação externa
FSE/CED/83498/2008
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/03/01 - 2008/12/31 CONTINUIDADES, TRANSIÇÕES E RUPTURAS: A DISTÂNCIA ENTRE CICLOS DE ENSINO
SFRH/BD/18779/2004
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/06/01 - 2008/06/30 Transições na relação trabalho-família: estratégias, redes e identidades
POCI/SOC/62671/2004
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/03/01 - 2007/12/31 Crianças e adolescentes nas notícias
POCI/COM/60020/2004
Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Comunicação Informação e Cultura Digital Pólo FCSHNOVA, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2015/01/01 - Atual Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
Em curso
2010/11 - 2011/02 Efeitos TEIP: Avaliação de impactos escolares e sociais em sete territórios educativos de intervenção prioritária
Procedimento nº 121/DSIE/2010
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
2009 - 2010 Actividades de Enriquecimento Curricular: Casos de Inovação e Boas Práticas
PI - 18/09
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
2006 - 2007 Qualidade do ensino e prevenção do abandono e insucesso escolares nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico: O papel das Áreas Curriculares Não Disciplinares (ACND) - Criação de dispositivos de gestão da inovação e de formação de professores
...
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Concluído
2004 - 2005 European Libre Software Survey II (ELISS) - Portugal
PI - 8/04
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Scuola Superiore Sant' Anna, Itália
Scuola Superiore Sant' Anna
Concluído
2004 - 2005 Os Jovens e o Mercado de Trabalho: Caracterização, Estrangulamentos à Integração Efectiva na Vida Activa e a Eficácia das Políticas
PI - 5/04
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Direcção-Geral de Estudos, Estatística e Planeamento
Concluído
2003 - 2005 Gender, Parenthood and Changing European Workplace: Young Adults Negotiating the Work-Family Boundary (TRANSITIONS)
HPSE-CT-2002-00125
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
European Commission
Concluído
2002 - 2003 Análise Sociológica do Programa Ciência Viva
61-2002
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Concluído
2002 - 2002 Conciliação entre Trabalho Profissional e Vida Familiar e Igualdade de Oportunidades para Mulheres e Homens: Políticas, Práticas, Representações e Expectativas
PI -2/02
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Comissão para a igualdade no Trabalho e no Emprego
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ferro, Lígia; Trancoso Vaz Teixeira Lopes, João Miguel; Ramos, Madalena; Lemos Portugal e Melo, Maria Benedita; Cerejo, Dalila; Azevedo, Joana; Peixoto, Paulo; et al. "Sociology in Portugal". 2017.
  2. Alves, Mariana Gaio; Torres, Leonor Lima; Dionísio, Bruno; Abrantes, Pedro. "A Educação na Europa do Sul. Constrangimentos e desafios em tempos incertos". 2016.
  3. Alves, Mariana Gaio; Torres, Leonor Lima; Dionísio, Bruno; Abrantes, Pedro. "A sociologia da educação na Península Ibérica: constrangimentos e desafios". 2016.
  4. Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Henriques, Susana; Jacquinet, Marc; Neves, Claudia; Magano, Olga. "Fazer a licenciatura a distância: percursos e impactos". 2016.
  5. Magano, Olga; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Jacquinet, Marc; Henriques, Susana. "Mobilidade social dos diplomados da Universidade Aberta: percursos de vida e de trabalho". 2016.
  6. Dias, Paulo; Abrantes, Pedro; Alves, Nuno de Almeida; Rodriges, Carla. "As organizações fazem a diferença: A apropriação das tecnologias nas escolas secundárias portuguesas .". Trabalho apresentado em IX Simpósio Ibero-americano em Educação, Cibernética e Informática, Orlando - Florida, 2012.
    Publicado
  7. Dias, Paulo; Alves, Nuno de Almeida; Rodrigues, carla; Abrantes, Pedro. "As TIC na escola: práticas e representações por parte dos professores". Trabalho apresentado em VII Congresso Português de Sociologia - Sociedade, Crise e Reconfigurações, Porto, 2012.
    Publicado
  8. Dias, Paulo; Alves, Nuno de Almeida; Abrantes, Pedro; Rodrigues, Carla. "Learning and teaching with ICT in secondary schools: the Portuguese context.". Trabalho apresentado em VI International Technology, Education and Development Conference., Valência, 2012.
    Publicado
  9. Dias, Paulo; Alves, Nuno de Almeida; Abrantes, Pedro; Rodrigues, carla. "Potentialities and capabilities to explore the Moodle platform in Portugal.". Trabalho apresentado em VI International Technology, Education and Development Conference, Valência, 2012.
    Publicado
  10. Abrantes, Pedro. "Organizations make the difference: the appropriation of technologies by Portuguese secondary schools". Trabalho apresentado em 9th Ibero-American Symposium on Education, Cybernetics and Computing, CISCO 2012, Orlando, 2012.
    Publicado
  11. Abrantes, Pedro; Pereira, Inês. "“Espaços de identidade, identidades no espaço”". Trabalho apresentado em Encontro Identidade(s) e Diversidade(s) na Região de Leiria, Leiria, 2005.
    Publicado
  12. Abrantes, Pedro. "“Um retrato dos alunos enquanto jovens: pistas sociológicas para compreender os estudantes de hoje”". Trabalho apresentado em XIX Profmat, Covilhã, 2004.
    Publicado
  13. Abrantes, Pedro; Guerreiro, Maria das Dores; Pereira, Inês. "“A relação trabalho-família em contextos organizaconais em mudança”". Trabalho apresentado em V Congresso Português de Sociologia, Braga, 2004.
    Publicado
  14. Abrantes, Pedro; Pereira, Inês; Conceição, Cristina Palma; Gomes, Maria do Carmo. "“Para a promoção experimental de uma cultura sociológica”". Trabalho apresentado em V Congresso Português de Sociologia, Braga, 2004.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Abrantes, Pedro. "“O peso do chumbo”", Jornal Meia Hora, 2008
  2. Abrantes, Pedro; Lopes, Sara. "“Um Sociólogo de Combate”, ensaio sobre a vida e obra de Pierre Bourdieu", Diário de Notícias (suplemento), nº 279, 2002
Artigo em revista
  1. Schippling, Anne; Abrantes, Pedro. "As Escolas Mundiais IB em São Paulo, Lisboa e Maputo. Crescimento e diversificação do campo". Revista Iberoamericana de Educación 93 1 (2023): 99-110. http://dx.doi.org/10.35362/rie9315969.
    Publicado • 10.35362/rie9315969
  2. Abrantes, Pedro. "Orçamento participativo das escolas: um espaço de construção da democracia?". Educação, Sociedade & Culturas 65 (2023): 1-19. http://dx.doi.org/10.24840/esc.vi65.610.
    Publicado • 10.24840/esc.vi65.610
  3. Caetano, Ana; Nico, Magda; Abrantes, Pedro. "Shedding light on the biographical research field: profiles of publication". Quality & Quantity 57 6 (2023): 5313-5332. http://dx.doi.org/10.1007/s11135-022-01596-2.
    10.1007/s11135-022-01596-2
  4. Henriques, Susana; Neves, Cláudia; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Ramos, Maria do Rosário; Jacquinet, Marc; Bäckström, Barbara; Falé, Isabel; Magano, Olga. "Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomados". (2023): https://doi.org/10.7458/SPP202310126792.
    10.7458/SPP202310126792,title
  5. Abrantes, Pedro. "Full-time schools in Portugal: participation and educational achievement". (2023): http://hdl.handle.net/10400.2/14354.
    10.7821/naer.2023.1.1166
  6. Abrantes, Pedro. "¿Una escuela de tiempo completo?: la experiencia portuguesa". Aula de innovación educativa 330 (2023): 16-20. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9087454.
    Publicado
  7. Schippling, Anne; Abrantes, Pedro. "Analysing biographies in transnational educational spaces: transitions to higher education of alumni from an IB school in Lisbon". Globalisation, Societies and Education (2022): 1-12. http://dx.doi.org/10.1080/14767724.2022.2049710.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1080/14767724.2022.2049710
  8. Abrantes, Pedro; Santos, Susana. "Correndo para o topo? Socialização e percursos de vida dos jovens advogados de negócios". (2022): http://hdl.handle.net/10400.2/13068.
    10.31447/as00032573.2022244.02
  9. Abrantes,Pedro. "Educação e classes sociais em Portugal. Continuidades e mutações no século XXI". (2022): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292022000200009.
  10. Abrantes, Pedro. "Têm os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária mitigado as desigualdades educativas e sociais?". (2022): https://revistas.rcaap.pt/cct/article/view/27404.
  11. Abrantes, Pedro; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; et al. "Transversal competences and employability: the impacts of distance learning university according to graduates¿ follow-up". Education Sciences (2022): http://hdl.handle.net/10400.2/11779.
    https://doi.org/10.3390/educsci12020065
  12. Abrantes, Pedro. Autor correspondente: Abrantes, Pedro. "Educação Inclusiva: Proposta de quadro analítico e aplicação ao caso português". Revista Portuguesa de Educação 34 2 (2021): 25-41. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.18677.
    Acesso aberto • 10.21814/rpe.18677
  13. Abrantes, Pedro. "La educación en tiempos virales: el caso de Portugal". Revista de Sociología de la Educación-RASE 14 1 (2021): 30-43. http://dx.doi.org/10.7203/rase.14.1.18954.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7203/rase.14.1.18954
  14. Henriques, Susana; Neves, Claudia ; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc Marie Luc Philippe; Magano, Olga; Ramos, Maria Rosário. "Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais : Uma análise com base nas perceções dos diplomados [Distance higher education and the development of professional skills: An analysis based on graduates' perceptions]". Fórum sociológico 37 (2020): 49-62. https://journals.openedition.org/sociologico/9511.
    Publicado
  15. Schippling, Anne; Pedro, Abrantes; João, Teixeira Lopes. "Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal". Sociologia, Problemas e Práticas 94 (2020): 119-137. http://dx.doi.org/10.7458/spp20209415891.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7458/spp20209415891
  16. Abrantes, Pedro. "Review: As Classes Médias em Portugal. Quem São e Como Vivem [João Miguel Teixeira Lopes, Francisco Louçã e Lígia Ferro, 2019, Lisboa, Bertrand]". (2020): https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/article/view/20161.
    10.7458/SPP20209420161
  17. Henriques, Susana; Neves, Claudia; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Magano, Olga; Ramos, Maria do Rosário. "Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomados". (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/10340.
    https://doi.org/10.4000/sociologico.9511
  18. Schippling, Anne; Abrantes, Pedro; Lopes, João Miguel Teixeira. "Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal [title in English: Education of elites and the internationalisation dimension in Portugal]". Sociologia, Problemas e Práticas 94 (2020): 119-137. https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/article/view/15891/15383.
    Publicado • 10.7458/SPP20209415891
  19. Abrantes, Pedro; Roldão, Cristina. "The (mis)education of African descendants in Portugal: Towards vocational traps?". Portuguese Journal of Social Science 18 1 (2019): 27-55. http://dx.doi.org/10.1386/pjss.18.1.27_1.
    Publicado • 10.1386/pjss.18.1.27_1
  20. Ferro, Lígia; Abrantes, Pedro; Veloso, Luísa; Lopes, João Teixeira. "Learning how to work in the arts field in Portugal: a biographical approach to the migrant artists' trajectories". (2018): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/116262.
    10.22363/2313-2272-2018-18-3-507-520
  21. Quaresma, Maria Luísa; Abrantes, Pedro; Lopes, João Teixeira. "Trayectorias y vivencias escolares en colegios socialmente contrastantes". Andamios : Revista de Investigación Social 15 38 (2018): 365-386.
    Publicado
  22. Schippling, Anne; Abrantes, Pedro. "Para uma visão panorâmica do campo das escolas internacionais na Grande Lisboa". Educação, Sociedade e Culturas 52 (2018): 7-27. https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/revista-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas/page/revista-esc-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas.
    Publicado
  23. Neves, Claudia; Henriques, Susana; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Jacquinet, Marc; Magano, Olga. "Licenciados da Universidade Aberta: percursos, motivações e aprendizagens em ambiente digital". (2017): http://hdl.handle.net/10400.2/7352.
  24. Dias,Paulo Coelho; Alves,Nuno de Almeida; Abrantes,Pedro; Rodrigues,Carla F.. "Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal". (2016): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292016000200006.
  25. Abrantes,Pedro. "A educação em Portugal: princípios e fundamentos constitucionais". (2016): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292016000400003.
  26. Abrantes,Pedro. "Socialização: onde a sociologia e as neurociências se encontram". (2016): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292016000300001.
  27. Abrantes, Pedro. "Quantas vidas cabem numa vida? : Da autobiografia de 52 trabalhadores ao caso de um funcionário administrativo". (2016): http://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/1697.
  28. Dias, Paulo Coelho; Alves, Nuno de Almeida; Abrantes, Pedro; Rodrigues, Carla F.. "Using the Moodle platform in Portugal: Moodle in basic and secondary schools in Portugal". (2016): https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/article/view/3145.
    10.7458/SPP2016813145
  29. Baptista, Inês; Abrantes, Pedro. "Poder e liderança nas escolas : um estudo sociológico em contextos desfavorecidos". (2015): http://hdl.handle.net/10437/6554.
  30. Abrantes, Pedro. "Gendering social mobility: a comparative perspective on the nexus of education and class in Europe". Gender & Education (2014): http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09540253.2014.916399#.VUnbs45_Oko.
    10.1080/09540253.2014.916399
  31. Abrantes, Pedro. "Recensão: Percursos de Estudantes no Ensino Superior. Fatores e Processos de Sucesso e Insucesso [António Firmino da Costa, João Teixeira Lopes e Ana Caetano (orgs.), 2014, Lisboa, Editora Mundos Sociais, 231 páginas]". (2014): http://hdl.handle.net/10071/8230.
  32. Abrantes, Pedro; Teixeira, A. R.; Teixeira, Ana Rita. "A intervenção socioeducativa em territórios marginalizados: agentes de desenvolvimento local ou da ordem escolar?". (2014): https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21499.
  33. Abrantes, Pedro. "Review: Students' Pathways in Higher Education. Factors and Processes of Success and Failure [António Firmino da Costa, João Teixeira Lopes e Ana Caetano (orgs.), 2014, Lisboa, Editora Mundos Sociais, 231 páginas]". (2014): https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/article/view/6223.
    10.7458/SPP2015776223
  34. Abrantes, Pedro; Roldão, C.; Abrantes,Pedro; Roldão,Cristina. "Faces e metamorfoses do poder: uma sociografia dos ministros de educação no Portugal democrático". (2014): https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21498.
  35. Abrantes, Pedro; Aníbal, A.. "Reconocimiento de competencias experienciales de adultos, en Portugal (2001-2011): hallazgos y debilidades". (2014): https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21496.
  36. Abrantes, Pedro. "De como escrevemos a vida e a vida se inscreve em nós: um estudo da socialização através da análise de autobiografias". (2014): https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21493.
  37. Lechner, Elsa; Abrantes, Pedro. "La investigación (auto)biográfica en Portugal: un mapeo y dos estudios". (2014): http://hdl.handle.net/10316/33258.
  38. Lechner, Elsa; Abrantes, Pedro. "(Auto)biographical research in Portugal: mapping and two case studies. [es]". Mexican Journal of Research in Education. 19 62 (2014): 859-883. http://hdl.handle.net/10400.2/11206.
    Publicado
  39. Veloso, L.; Abrantes, P.; Craveiro, D.. "The Portuguese schools' evaluation programme: A sociological approach to the participation of social actors". Evaluation 19 2 (2013): 110-125.
    Publicado • 10.1177/1356389013485616
  40. Abrantes, Pedro; Abrantes, P.. "¿Cómo se escribe la vida? Un estudio de la socialización a través del método biográfico". Revista Mexicana de Sociología 75 3 (2013): 439-464. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84886012696&partnerID=MN8TOARS.
    Aceite para publicação
  41. Abrantes, P.; Abrantes, Pedro. "Socialization and inequality: A biographical approach to the working class in Portugal". Current Sociology 61 7 (2013): 984-1002. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84886872288&partnerID=MN8TOARS.
    Aceite para publicação • 10.1177/0011392113499767
  42. Abrantes, Pedro; Roldão, C.; Amaral, P.; Mauritti, R.; Abrantes, P.. "Born to fail?: some lessons from a national program to improve education in poor districts". International Studies in Sociology of Education 23 1 (2013): 17-38. https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21648.
    10.1080/09620214.2013.770206
  43. Abrantes, Pedro; Alves, Nuno; Dias, Paulo; Rodrigues, Carla. "ICT in portuguese secondary schools: from resistance to innovation". (2013): http://hdl.handle.net/10400.15/2207.
  44. Dias, Paulo; Almeida, Nuno; Abrantes, Pedro; Rodrigues, Carla. "TIC no ensino secundário: usos e mediações". (2013): http://hdl.handle.net/10400.15/2206.
    10.4000/sociologico.861
  45. Abrantes, Pedro. "A escola como motor de uma modernidade dual: O caso português no contexto europeu". Sociologia Online 5 (2012): 6-33. http://revista.aps.pt/?cad=REV508fe7261d9a3&tipo=TAR4b223cfff053b&art=ART508ff18e4b60f.
    Publicado
  46. Abrantes, Pedro. "Sistemas de enseñanza y formación del individuo moderno". Sociológica 27 76 (2012): 115-148. http://www.revistasociologica.com.mx/pdf/7604.pdf.
    Publicado
  47. Quaresma, M.L.; Abrantes, P.; Lopes, J.T.. "Worlds apart? Meanings of school in contrasting social environments | Mundos à parte? os sentidos da escola em meios sociais contrastantes". Sociologia, Problemas e Praticas 70 (2012): 25-43. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84871094688&partnerID=MN8TOARS.
    10.7458/SPP2012701209
  48. Abrantes, P.. "The school of life | A escola da vida". Tempo Social 24 2 (2012): 189-210. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84874911997&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0103-20702012000200010
  49. Quaresma,Maria Luísa; Abrantes,Pedro; Lopes,João Teixeira; Abrantes, Pedro; Quaresma, Luísa; Lopes, João Teixeira; Quaresma, Maria Luísa. "Mundos à parte?: Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes". Sociologia, Problemas e Práticas 70 (2012): 25-43. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000300002.
    Publicado
  50. Abrantes,Pedro; Abrantes, Pedro. "A escola da vida". Tempo Social 24 2 (2012): 189-2010. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702012000200010.
    Publicado
  51. Abrantes, Pedro; Veloso, Luísa; Craveiro, Daniela. "A avaliação como processo social". Educação, Sociedade & Culturas 33 (2011): 88-121.
    Publicado
  52. Abrantes, Pedro; Abrantes,Pedro. "Revisitando a teoria da reprodução: debate teórico e aplicações ao caso português". Análise Social 46 199 (2011): 261-281. http://hdl.handle.net/10071/4763.
    Publicado
  53. Abrantes, Pedro. "Para uma teoria da socialização". Para uma teoria da socialização 21 (2011): 121-139. http://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2229.
    Publicado
  54. Abrantes, Pedro. "Bolívar, Juárez y Guevara: Apuntes sobre socialización e identidad". Convergencia - Revista de Ciencias Sociales 18 57 (2011): 165-183. https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/2000.
    Publicado
  55. "On full-time primary schools: opportunities, challenges and ‘good practices’". Portuguese Journal of Social Sciences 10 1 (2011): 59-72.
    Publicado
  56. Da Silva-Abrantes, P.A.. "Bolívar, Juárez and Guevara: Notes on socialization and identity | Bolívar, Juárez y Guevara: apuntes sobre socialización e identidad". Convergencia 18 57 (2011): 165-183. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84863786912&partnerID=MN8TOARS.
  57. Abrantes, P.. "Revisiting social reproduction theory: Application to the Portuguese case | Revisitando a teoria da reprodução: Debate teórico e aplicações ao caso português". Analise Social 46 199 (2011): 261-281. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84889661980&partnerID=MN8TOARS.
  58. Abrantes, Pedro; Aníbal, Alexandra; Paliotes, Flávia. "“Do método biográfico em Sociologia da Educação”". Sociologia da Educação: Revista Luso-Brasileira 2 (2010): 0-0.
    Publicado
  59. Abrantes, Pedro. "“Políticas de avaliação e avaliação de políticas: o caso português no contexto ibero-americano”". Revista Iberoamericana de Educación 53 (2010): 25-42.
    Publicado
  60. Abrantes, Pedro. "“Os guardiães do templo: imprensa generalista e a imposição de uma agenda educativa”". Educação, Sociedade e Culturas 28 (2009): 0-0.
    Publicado
  61. Abrantes,Pedro; Abrantes, Pedro. "Perder-se e encontrar-se à entrada da escola: Transições e desigualdades na educação básica". Sociologia, Problemas e Práticas 60 (2009): 0-0. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292009000200003.
    Publicado
  62. Abrantes, Pedro. "“Individualización y exclusión: La transición a la secundaria en el centro de Madrid”". RASE – Revista de la Asociación de Sociología de la Educación 1 . (2008): 5-21.
    Publicado
  63. Conceição,Cristina Palma; Gomes,Maria do Carmo; Pereira,Inês; Abrantes,Pedro; Costa,António Firmino da; Conceição, Cristina Palma; Gomes, Maria do Carmo; et al. "Promoção de cultura científica: Experiências da sociologia". Sociologia, Problemas e Práticas 57 (2008): 51-81. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292008000200004.
    Publicado
  64. Conceição, Cristina Palma; Gomes, Maria do Carmo; Pereira, Inês; Abrantes, Pedro; Costa, António Firmino da. "Promoção de cultura científica: experiências de sociologia". Sociologia, Problemas e Práticas 57 (2008): 51-81.
    Publicado
  65. Guerreiro, Maria das Dores; Abrantes, Pedro. "“Transiciones a la vida adulta en la era de la globalización: Recorridos de incertidumbre”". Recerca – Revista de Pensament i Anàlisi 5 (2005): 63-85.
    Publicado
  66. Abrantes, Pedro. "As transições entre ciclos de ensino: entre problema social e objecto sociológico". (2005): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/281.
    10.25755/int.281
  67. Abrantes, Pedro; Ângelo, Luís. "Nos bastidores da notícia: pesquisa de terreno num “jornal de referência”". Fórum Sociológico 13/14 (2005): 329-350. http://hdl.handle.net/10071/5298.
    Publicado
  68. Guerreiro,Maria das Dores; Abrantes,Pedro; Guerreiro, Maria das Dores; Abrantes, Pedro. "Como tornar-se adulto: processos de transição na modernidade avançada". Revista Brasileira de Ciências Sociais 20 58 (2005): 157-175. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092005000200008.
    Publicado
  69. Guerreiro, Maria das Dores; Abrantes, Pedro. "Moving into adulthood in a southern European country: transitions in Portugal”". Portuguese Journal of Social Science 3 3 (2004): 0-0.
    Publicado
  70. Abrantes, Pedro; Abrantes,Pedro. "Sociologia e ciências da educação: a distância entre nós". Sociologia, Problemas e Práticas 45 (2004): 0-0. http://hdl.handle.net/10071/361.
    Publicado
  71. Abrantes, Pedro. "“A construção social de identidades de escola”". Trajectos 2 (2003): 13-22.
    Publicado
  72. Abrantes, Pedro; Abrantes,Pedro. "Identidades juvenis e dinâmicas de escolaridade". Sociologia, Problemas e Práticas 41 (2003): 0-0. http://hdl.handle.net/10071/331.
    Publicado
  73. Abrantes,Pedro. "Global youth? Young people in the twenty-first century". (2002): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292002000100010.
Artigo em revista (magazine)
  1. Abrantes, Pedro. "“As escolas são as caravelas do futuro”", Revista Entre Nós, 2006
  2. Abrantes, Pedro. "“A escola é uma experiência colectiva”", Revista Educação & Matemática, nº 81, 2005
Capítulo de livro
  1. Abrantes, Pedro. "The social construction of the curriculum: the case of Portugal and Spain (1970-2005)". In Curriculum Autonomy Policies: International Trends, Tensions and Transformations, editado por Sílvia Almeida; Francisco Sousa; Maria Figueiredo, 77-87. Lisboa, Portugal: CICSNOVA, 2022.
    Publicado
  2. Abrantes, Pedro. "Democratização e desigualdades educativas". In Estado da Educação 2021, 448-457. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2022.
  3. Abrantes, Pedro; Lechner, Elsa. "O que é fazer investigação em Estudos Globais?". In Nós Globais: Investigações em Curso sobre Questões da Globalização, editado por Abrantes, Pedro; Lechner, Elsa, 7-23. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022.
    Publicado
  4. Abrantes, Pedro; Seabra, Teresa. "Educação, cultura e desigualdades sociais: a formação artística em contexto escolar". In Sábado: Aprendizagens no Cruzamento entre Arte, Educação e Cidadania, editado por Quintão, Carlota; Veloso, Luísa, 32-45. Lisboa, Portugal: TNDM II & Alkantara & TMP & Fundação Calouste Gulbenkian, 2022.
    Publicado
  5. Abrantes, Pedro; Ferro, Lígia; Lopes, João Teixeira; Veloso, Luísa; Swinnerton, Maria de Assis. "Arts Education in Portugal: National Curricula and Emancipatory Projects". In Yearbook of the European Network of Observatories in the Field of Arts and Cultural Education (ENO), 141-154. Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-06007-7_10
  6. Silva, Sofia Marques; Abrantes, Pedro. "Growing Up in Europe¿s Backyard: Researching on Education and Youth in Portuguese Poor Suburban Settings". In Second International Handbook of Urban Education, 1335-1349. Springer International Publishing, 2017.
    10.1007/978-3-319-40317-5_68
  7. Ferro, Lígia; Abrantes, Pedro; Veloso, Luísa; Lopes, João Teixeira. "Migrationswegue und Bildung : eine biografische Herangehensweise, basierend auf den Erfahrung von Ku¨nstlerinnen mit Migrationshintergrund". 53-62. 2016.
    Publicado
  8. Ferro, Lígia; Abrantes, Pedro; Veloso, Luísa; Lopes, João Teixeira. "Migrationswegue und Bildung: Eine biografische Herangehensweise, basierend auf den Erfahrungen von Künstlerlnnen mit migrationshintergrund". In Perspektiven Kultureller Bildung in Europa. Kulturelle Teilhabe und Kooperationen. Alemanha, 2016.
    Publicado
  9. Abrantes, Pedro. "Biografia(s) da classe trabalhadora". In Portugal, Sociedade de Classes, 79-90. Lisboa, Portugal: Edições70, 2013.
    Publicado
  10. Veloso, Luisa; Abrantes, Pedro; Craveiro, Daniela; Quintas, Helena; Gonçalves, José Alberto; Vitorino, Teresa; Caixeirinho, Telma. "Avaliação externa e sucesso escolar". Mundos Sociais, CIES, 2013.
  11. Lopes, João Teixeira; Veloso, Luísa; Abrantes, Pedro. ""Escolas singulares"". In Sucesso Escolar. Da Compreensão do Fenómeno às Estratégias para o Alcançar. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2013.
    Publicado
  12. Abrantes, Pedro; Hernández, Julián. "Adolescentes nahuas, estudiantes de telesecundaria de la comunidad de Cuentepec, Morelos". In Voces de Jóvenes Indígenas, 84-93. Cidade do México, México: UNICEF, 2011.
    Publicado
  13. "A escola e o lazer: universos distintos?". In Jovens e Rumos, 0-0. Lisboa, Portugal: Imprensa de Ciências Sociais, 2011.
    Publicado
  14. "A formação profissional em Portugal: seis casos de inovação e sucesso". In Estado da Educação em Portugal 2011, 248-267. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2011.
    Publicado
  15. Abrantes, Pedro. "Escolas de qualidade para todos: Alguns casos de inovação e sucesso". In Estado da Educação 2010, 0-0. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2010.
    Publicado
  16. Saraví, Gonzalo; Abrantes, Pedro. "“Las políticas educativas en México”". In El Derecho a la Educación en México, 0-0. Ciudad de México, México: Observatorio de Política Social y Derechos Humanos, 2010.
    Publicado
  17. Abrantes, Pedro; Mendes, Hugo. "“A sociologia da educação hoje”". In Tendências e Controvérsias em Sociologia da Educação, 0-0. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2010.
    Publicado
  18. Abrantes, Pedro. "“Desigualdades sociais na educação básica”". In Desigualdades Sociais 2010: Estudos e Indicadores, 0-0. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais, 2010.
    Publicado
  19. Abrantes, Pedro. "“Alunos e educação na imprensa diária portuguesa”". In Crianças e Jovens em Notícia, 0-0. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte, 2009.
    Publicado
  20. Guerreiro, Maria das Dores; Abrantes, Pedro; Pereira, Inês. "“Changing contexts, enduring roles? Working parents in Portuguese public and private sector organizations”". In Work, Families and Organisations in Transition, 149-165. Bristol, Reino Unido: Polity Press, 2009.
    Publicado
  21. Guerreiro, Maria das Dores; Abrantes, Pedro; Pereira, Inês. "Transitions in youth: trajectories and discontinuities". In Portugal in the European Context, vol. III: Welfare and Everyday Life, 227-247. Lisboa, Portugal: Celta Editora, 2009.
    Publicado
  22. Abrantes, Pedro. "“On the strange habit of reading adversity instead of diversity: Madrid’s middle-schools and their Latin-American students”". In Changing Knowledge and Education, 275-290. Frankfurt, Alemanha: Peter Lang, 2008.
    Publicado
  23. Dias Deus, Jorge; Rafael, Ilda; Gomes, Maria do Carmo; Basto, Marina; Abrantes, Pedro; Brogueira, Pedro. "“Área Sociedade, Tecnologia e Ciencia”". In Referencial de Competências-Chave para o Reconhecimento, Validação e Certificação - Nível Secundário, 0-0. Lisboa, Portugal: DGFV-ME, 2006.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Abrantes, Pedro; Henriques, Susana; Pereira, Inês; Veloso, Luísa. 2014. "O lugar do outro na investigação sociológica: novas propostas metodológicas". http://hdl.handle.net/10071/9870.
  2. Abrantes, Pedro; Abrantes, Manuel. 2012. "What is the impact of educational systems on social mobility across Europe? A comparative approach". http://hdl.handle.net/10400.5/3816.
  3. Abrantes, Pedro. 2010. "Towards a new relation with education and work? Youth transitions in Europe and in Latin America". http://hdl.handle.net/10071/1609.
Edição de livro
  1. Abrantes, Pedro; Lechner, Elsa. Nós Globais: Investigações em Curso sobre Questões da Globalização. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra. 2022.
    Publicado • Editor
  2. Veloso, Luísa; Abrantes, Pedro. Sucesso Escolar: Da Compreensão do Fenómeno às Estratégias para o Alcançar. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais. 2013.
    Publicado
Livro
  1. Abrantes, Pedro; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga; Henriques, Susana. Estudar na Universidade Aberta: perfis, experiências e percursos d@s licenciad@s (2011-2020). Universidade Aberta. 2023.
    https://doi.org/10.34627/vy40-1j77
  2. Cordeiro, Graça; Lopes, João Teixeira; Veloso, Luísa; Nico, Magda; Abrantes, Manuel; Abrantes, Pedro; Varela, Pedro; Bento, Ricardo; Caeiro, Tiago. O trabalho da arte e a arte do trabalho: circuitos criativos de artistas imigrantes em Portugal. 2017.
  3. Amândio, Sofia Lai; Abrantes, Pedro; Lopes, João Teixeira. A vida entre nós : sociologia em carne viva. Porto, Portugal: Deriva. 2016.
    Publicado
  4. Abrantes, Pedro. Tendências e Controvérsias em Sociologia da Educação. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais. 2010.
    Publicado
  5. Gomes, Maria do Carmo; Umbelino, Ana; Martins, Isabel Ferreira; Oliveira, José Baeta; Bentes, Júlia; Abrantes, Pedro. Guia de Operacionalização do Referencial de Competências-Chave para o Reconhecimento, Validação e Certificação - Nível Secundário. Lisboa, Portugal: DGFV-ME. 2006.
    Publicado
  6. Guerreiro, Maria das Dores; Pegado, Elsa; Mateus, Sandra; Abrantes, Pedro; Pereira, Inês; Abranches, Maria. Os Jovens e o Mercado de Trabalho: Caracterização, Estrangulamentos à Integração Efectiva na Vida Activa e a Eficácia das Políticas. Lisboa, Portugal: DGEEP-MTSS. 2006.
    Publicado
  7. Guerreiro, Maria das Dores; Elsa Pegado; Mateus, Sandra; Pereira, Inês; Abrantes, Pedro; maria abranches; Coelho, Ana Rita; maria joão canhoto. Young people and the labour market: characterisation, constraints to effective integration into working life and the effectiveness of policies [Os jovens e o mercado de trabalho: caracterização, estrangulamentos à integração efectiva na vida activa e a eficácia das políticas]. DGEEP/MTSS. 2006.
  8. Costa, António Firmino da; Conceição, Cristina Palma; Pereira, Inês; Gomes, Maria do Carmo; Abrantes, Pedro. Cultura Científica e Movimento Social. Contributos para a Análise do Programa Ciência Viva. Oeiras, Portugal: Celta Editora. 2005.
    Publicado
  9. Costa, António Firmino da; Cristina Palma Conceição; Pereira, Inês; Abrantes, Pedro; Gomes, Maria do Carmo. Cultura Científica e Movimento Social. Contributos para a análise do programa Ciência Viva [Scientific Culture and Social Movement. Contributions to the analysis of the Ciência Viva program]. Oeiras, Portugal: Celta Editora. 2005.
    Publicado
  10. Abrantes, Pedro. Os Sentidos da Escola: Identidades Juvenis e Dinâmicas de Escolaridade. Oeiras, Portugal: Celta Editora. 2003.
    Publicado
Relatório
  1. Abrantes, Pedro; Carvalho, Alda; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Seabra, Filipa; Falé, Isabel; Marc Jacquinet; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga. 2023. Experiências e Trajetórias dos Mestres e Doutores da Universidade Aberta (2011-2020).
  2. Engrácia, Patrícia; Abrantes, Pedro; Duarte, Joana. 2022. Resultados escolares: sucesso e equidade - Ensino Básico e Secundário. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/6585791534c1747e3f453530.
  3. Caetano, Ana; Nico, Magda; Pereira, Anabela; Correia, Sónia; Abrantes, Pedro. 2022. Relatório final do projecto ¿Ecos biográficos: triangulação no estudo dos percursos de vida¿.
  4. Engrácia, P.; Abrantes, Pedro; Duarte, Joana; Baptista, João. 2021. Resultados Escolares ¿ Indicador de Equidade | Ensino Básico e Secundário - 2019. https://www.dgeec.medu.pt/api/ficheiros/6585793c9f2b73a86522356b.
  5. Abrantes, Pedro; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia ; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc Marie Luc Philippe; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga; Henriques, Susana. 2021. Relatório Percursos profissionais e de vida dos licenciados da Universidade Aberta [Report of Professional and Life Paths of Open University Graduates]. http://hdl.handle.net/10400.2/10471.
  6. Caetano, Ana; Nico, Magda; Pereira, Anabela; Correia, Sónia; Abrantes, Pedro. 2021. Relatório de progresso (3º ano) do projecto ¿Ecos biográficos: triangulação no estudo dos percursos de vida¿.
  7. Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Henriques, Susana; Jacquinet, Marc; Magano, Olga; Neves, Claudia; et al. 2018. Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAb. http://hdl.handle.net/10400.2/7859.
  8. Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Henriques, Susana; Jacquinet, Marc Marie Luc Philippe; Magano, Olga; Ramos, Maria Rosário; Silva, Ana Paula. 2018. Professional and life paths of UAb graduates - 2014 and 2015 graduates./Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAb - Diplomados 2014 e 2015.. https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/7859/1/2018_Relatorio_Percursos%20Diplomados%20UAb-2%c2%aaEd.pdf.
  9. Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Jacquinet, Marc; Magano, Olga; Henriques, Susana. 2016. Resultados do questionário aos percursos laborais e de vida dos licenciados da UAb : relatório síntese. http://hdl.handle.net/10400.2/4997.
  10. Sebastião, João; Capucha, Luís; da Cruz Martins, Susana; Abrantes, Pedro; Ávila, Patrícia; Capucha, Ana Rita; Matias, Ana Raquel; et al. 2016. ECSE Research project: “Educational Challenges in Southern Europe. Equity and Efficiency in a Time of Crisis” (2013-2015): National Reports. http://hdl.handle.net/10071/11900.
  11. Sebastião, João; Capucha, Luís; Álvares, Maria; Ávila, Patrícia; Abrantes, Pedro; da Cruz Martins, Susana; Matias, Ana Raquel; et al. 2015. Educational Challenges in Southern Europe. Equity and efficiency in a time of crisis (Appendix). http://hdl.handle.net/10071/11270.
  12. Abrantes, Pedro; Campos, Rita; Ribeiro, Ana Alves. 2009. Actividades de Enriquecimento Curricular: Casos de Inovação e Boas Práticas.
  13. Abrantes, Pedro; Caeiro, Tiago; Nuñez, Adriana. 2007. Diagnóstico das Realidades Educativas Locais: Três Territórios de Exclusão Social na Grande Lisboa.
  14. Abrantes, Pedro; Santos, Susana; Caeiro, Tiago. 2006. Inquérito aos professores do 2º e 3º ciclos de Matemática.
  15. Abrantes, Pedro; Caeiro, Tiago; Santos, Susana. 2006. Inquérito aos professores do 2º e 3º ciclos de Ciências da Natureza, Ciências Naturais e Físico-Química.
  16. Costa, António Firmino da; Conceição, Cristina Palma; Pereira, Inês; Gomes, Maria do Carmo; Abrantes, Pedro. 2004. Cultura e Movimento: Uma análise sociológica do programa Ciência Viva.
  17. Abrantes, Pedro; Guerreiro, Maria das Dores. 2003. Transições Incertas: Os Jovens face ao Trabalho e à Família. http://hdl.handle.net/10071/3137.
  18. Costa, António Firmino da; Ávila, Patrícia; Gomes, Maria do Carmo; Abrantes, Pedro. 2001. Cultura Científica e Sociedade do Conhecimento.
Resumo em conferência
  1. Schippling, Anne; Abrantes, Pedro. "The Worldwide Spread of the International Baccalaureate: Cosmopolitanism and (Global) Inequalities". Melbourne, 2023.
    Publicado
  2. Lopes, João Teixeira; Ramos, Madalena; Melo, Benedita Portugal e; Cerejo, Dalila; Azevedo, Joana; Ferro, Lígia; Peixoto, Paulo; et al. "Sociology in Portugal: Local, National and International Dialogues". Trabalho apresentado em 4th ISA Council of National Associations Conference: Sociologies in Dialogue, 2017.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Abrantes,Pedro. "Percursos de Estudantes no Ensino Superior: Fatores e Processos de Sucesso e Insucesso". http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292015000100009.
Tese / Dissertação
  1. Bazzucco, Giulia. "Quem sou eu?: origens, aprendizagens e construção de si". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10071/21008.
  2. Donatelli, Simone dos Santos. "Quando a educação e a arte se abraçam: intervenções socioeducativas como fatores essenciais da aprendizagem". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10071/21170.
  3. Graça, Fernanda Maria Magro. "O jardim de infância como rede apoio às necessidades das famílias no exercício da sua parentalidade: conceção de um projeto de intervenção". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10071/18846.
  4. Louro, Maria Margarida Cabral Figueiredo do Rosário. "Reinventar a escola: o desafio do projeto piloto de inovação pedagógica". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10071/19857.
  5. Dias, Inês. "O papel do indivíduo na sociedade moderna portuguesa: processo de socialização: família, escola e a escolha de uma profissão". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10071/19530.
  6. Vela, Alexandra Raquel Manhãs Fortunato. "Estudo acompanhado de um projeto educativo: projeto Nine To Five do Colégio Pedro Arrupe em Lisboa". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10071/17674.
  7. Macandja, Hilário Francisco. "O impacto da introdução dos ciclos de aprendizagem no ensino primário na cidade de Maputo-Moçambique". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10071/15220.
  8. Vilaça, Manuel Soares. "Um gigabyte de bem-estar: a importância e utilidade das novas tecnologias para um envelhecimento ativo". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10071/15205.
  9. Ruiz Alonso, Pilar. "Abertura de um centro de menores em situação de desproteção e vulnerabilidade". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10071/13746.
  10. Antunes, Ana Rita Marques. "Educação pela inclusão: um projeto de intervenção para jovens em risco". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10071/15204.
  11. Oliveira, Irabel Lago de. "O ensino a distância no combate à exclusão territorial: o caso do EMITEC". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10071/12810.
  12. Paulo, João António Carvalho. "A escola sem fios: o flipped learning no ensino da Prótese Dentária". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10071/12816.
  13. Brazão, Maria do Rosário. "Na rota das aprendizagens sustentáveis". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10071/13442.
  14. Pinheiro, Fernanda Maria Monteiro. "Combate ao insucesso escolar: diagnóstico e pistas para a intervenção local". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10071/10705.
  15. Vieira, Diana Manuela de Gusmão Nogueira. "Educação pela arte: um projecto de dança para seniores". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10071/11104.
  16. Santos, Erivan Xavier dos. "As transformações na educação básica pela ação do capitalismo tardio". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10071/10508.
  17. Cunha, Isabel Maria Antunes Vinhas Pires Jorge. "Tertúlias e tertuloquices: uma forma diferente de aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10071/9179.
  18. Sabino, Cristina Salomé Prates. "Jornal escolar: um instrumento ao serviço da aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10071/9187.
  19. Costa, Dautarin Bruno Monteiro da. "A escola e a indisciplina: partindo de um caso rotulado". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10071/4748.
  20. Teixeira, Ana Rita Domingues. "Projetos TEIP e novos perfis profissionais nas escolas: agentes de desenvolvimento local?". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10071/4367.
  21. Fortunato, Maria Hermínia Diogo da Palma Rodrigues. "O impacto dos cursos de educação e formação, na vida dos jovens: percursos e expectativas". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10071/5453.
  22. Nunes, Andreia Cristina Alves Faustino. "Intervir para incluir: as relações de sociabilidade entre crianças com necessidades educativas diferentes em contexto lúdico – um projeto de intervenção". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10071/4752.
  23. Gaspar, Vanessa M. Leite Ribeiro. "O abandono escolar: uma realidade açoriana". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10071/2518.
  24. Baptista, Inês Sofia Domingues. "Poder e lideranças em agrupamentos TEIP". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10071/4516.
  25. Garção, Maria Margarida Salema. "Processos de transmissão de valores de cidadania: entre a família e a escola". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10071/2618.
  26. Caixeirinho, Telma Isabel Leal. "Diferentes olhares sobre um ponto comum: Ser-se professor". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10071/2073.
  27. Duque, Gonçalo Manuel Ramos. "Esta escola é para nós? Uma abordagem sociológica à inadaptação escolar junto de jovens da Freguesia da Ameixoeira". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10071/3477.
  28. Abrantes, Pedro. "Os muros da escola: as distâncias e as transições entre ciclos de ensino". Doutoramento, 2008. http://hdl.handle.net/10071/1268.
Tradução
  1. Abrantes, Pedro; Abrantes, Manuel. "Que tipo de sociedade civil é melhor para a democracia?", in Democracia, Novos Desafios e Novos Horizontes. Oeiras: Celta/UNICS. 2005.
  2. Abrantes, Pedro; Abrantes, Manuel. "A decisão dos cidadãos por voto democrático directo: Experiências da Suíça", in Democracia, Novos Desafios e Novos Horizontes. Oeiras: Celta/UNICS. 2005.
  3. Abrantes, Pedro; Abrantes, Manuel. "Confiança social: Abordagens centradas no indivíduo e na comparação entre nações", in Democracia, Novos Desafios e Novos Horizontes. Oeiras: Celta/UNICS. 2005.
  4. Abrantes, Pedro; Abrantes, Manuel. "O futuro da democracia no contexto da globalização e da nova política: desafios e dilemas", in Democracia, Novos Desafios e Novos Horizontes. Oeiras: Celta/UNICS. 2005.
  5. Abrantes, Pedro. "Configurações de governança pluralistas, neo-corporativas e da União Europeia: padrões de elaboração de políticas e de acção dos lóbis numa perspectiva comparada", in Sociologia, Problemas e Práticas 42. Oeiras: CIES/Celta. 2003.
  6. Abrantes, Pedro. “Elites, classes políticas e democracia no século XXI”, in Elites, Sociedade e Mudança Política. Oeiras: Celta Editora. 2003.
  7. Abrantes, Pedro. A Nova Sociologia Económica: Uma Antologia. Oeiras: Celta Editora. 2003.
  8. Abrantes, Pedro. “A integração europeia provocará uma restruturação dos sistemas de clivagens nacionais?”, in Sociologia, Problemas e Práticas, 37. Oeiras: CIES/Celta. 2001.
  9. Abrantes, Pedro. “Consequências do realismo na construção de teoria sociológica”, in Sociologia, Problemas e Práticas, 36. Oeiras: CIES/Celta. 2001.

Outros

Outra produção
  1. Para uma breve introdução à sociologia da educação. 2023. Abrantes, Pedro. http://hdl.handle.net/10400.2/13209.
  2. Research to enhance democracy through aesthetic and embodied learning. Comunicação apresentada no MeetUP23 ¿ 2º Encontro de Investigadores do LE@D ¿ Inovação e Ciência, Categoria Projetos, 27 de maio de 2023, Sessão A2 | https://eventos.uab.pt/meetup23/. 2023. Neves, Claudia; Almeida, Ana Patrícia; Abelha, Marta; Abrantes, Pedro. http://hdl.handle.net/10400.2/14408.
  3. Recensão da obra: La Apropiación: Destejiendo las Redes de la Desiguadad, de Luís Reygadas. 2010. Abrantes, Pedro. http://observatorio-das-desigualdades.cies.iscte.pt.
  4. “O software livre e as empresas informáticas: Das tensões latentes às soluções híbridas” (e-Working Paper). 2007. Abrantes, Pedro; Pereira, Inês; Seiceira, Filipa; Egreja, Catarina. http://www.cies.iscte.pt/wp.jsp.
  5. ¿O software livre e as empresas informáticas, das tensões latentes às soluções híbridas¿ (e-Working Paper N.º28/2007). 2007. Pereira, Inês; Seiceira, Filipa; Egreja, Catarina; Abrantes, Pedro. http://www.cies.iscte.pt/documents/CIES-WP28.pdf.
  6. “Individualização e exclusão: A transição para o ensino secundário no centro de Madrid” (e-Working-Paper). 2006. Abrantes, Pedro. http://www.cies.iscte.pt/wp.jsp.
  7. “Congresso Global youth? Young people in the twenty-first century” (notícia). 2002. Abrantes, Pedro.
  8. Coordenação do sítio on-line "Cultura Científica e Sociedade do Conhecimento" (www.ccsc.iscte.pt). CIES, ISCTE-IUL e Observatório das Ciências e das Tecnologias. 2001. Costa, António Firmino da; Ávila, Patrícia; Gomes, Maria do Carmo; Abrantes, Pedro; Matos, João.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02/01 “O elevador social avariou? Educação e desigualdades, em diferentes gerações e países europeus”, intervenção no painel Educação, desigualdades e diferenças: caminhos em democracia (plenário) V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2023/08/09 Contextos de socialização juvenil: Educação, territórios e classes sociais 9º Congresso Internacional de Antropologia AIBR
UNAM (Cidade do México, México)
2023/06 The Worldwide Spread of the International Baccalaureate: Cosmopolitanism and (Global) Inequalities XX ISA World Congress of Sociology
International Sociological Association (Melbourne , Austrália)
2023/04/06 Percursos juvenis dos estudantes do ensino secundário em Portugal: entre a escola e a comunidade XII Congresso Português de Sociologia
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2023/04/06 Associativismo profissional dos sociólogos: um movimento transversal ou um reduto de académicos? XII Congresso Português de Sociologia
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2023/02/07 Orçamento Participativo das Escolas: Enquadramentos institucionais e participação juvenil VII Congresso Ibero-Americano e X Congresso Luso-Brasileiro de Políticas e Administração da Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/02/06 Os impactos do Territórios Educativos de Intervenção Prioritária nas desigualdades educativas e sociais VII Congresso Ibero-Americano e X Congresso Luso-Brasileiro de Políticas e Administração da Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012 Ser joven indígena: la doble reivindicación de la identidad. Un estudio en trece comunidades 3er Congreso Nacional de Ciencias Sociales
COMECSO (Cidade do México, México)
2011 (Hi)Stories of the city: a biographical approach to Lisbon development Second International Conference of Young Urban Researchers
CIES-ISCTE-IUL (Lisboa, Portugal)
2010 “Procesos de individualización y exclusión: la transición entre la educación primaria y secundaria”
Escuela Normal Veracruzana (Xalapa, México)
2010 “Schools, Jobs and “the Real World”: Youth experiences in Europe and in Latin America” Congresso Mundial de Sociologia
(Gotemburgo, Suécia)
2010 “Construir e envolver: conhecimento, investigação, identidade” Fórum de Pesquisas do CIES
CIES-IUL (Lisboa, Portugal)
2010 “Las posibilidades de la investigación etnográfica en el ámbito de la educación básica” Workshop Metodológico
Escuela Normal Veracruzana (Xalapa, México)
2009 “Os caminhos sinuosos da escolarização: efeitos sociais da transição entre ciclos de ensino” Colóquio Desigualdades no Sistema de Ensino: Percursos, Transições e Contextos
(Ponta Delgada, Portugal)
2009 “La transición entre etapas de enseñanza en Portugal y en España” Congreso Nacional de Investigación en Educación
(Veracruz , México)
2009 “Filmar na escola: resultados de um documentário sociológico sobre inovação no 1º ciclo” Workshops de Investigação do CIES
CIES-IUL (Lisboa, Portugal)
2009 “Continuidades, transições e rupturas entre ciclos de escolaridade” Workshops de Investigação do CIES
CIES-IUL (Lisboa, Portugal)
2009 “Schooling and leisure: diferent worlds?” Colóquio Internacional Young People and Roots
ICS (Lisboa, Portugal)
2008 “Convergencias y divergencias en las reformas educativas: los casos de España y Portugal” XIII Conferencia de Sociología de la Educación (sesão plenária)
(Badajoz, Espanha)
2008 “Brandos costumes? Educação básica e desigualdades sociais” Profmat 2008 – Congresso Nacional da Associação de Professores de Matemática
(Elvas, Portugal)
2008 “Insucesso escolar e desigualdades sociais” Seminário Aprender para Ser
(Rabo de Peixe, Portugal)
2008 “A arquitectura das experiências” Seminário Espaços Físicos de Ensino e Dinâmicas de Sociabilidade
(Porto)
2008 “Causas e consequências da distância entre ciclos de ensino” VI Congresso Português de Sociologia
(Portugal)
2008 “Da exaltação dos exames à negação das desigualdades: a escola sob a lente da imprensa generalista” II Conferência Internacional Educating the Global Citizen
(Lisboa, Portugal)
2008 “Jovens, Periferias e Instituições” (mesa-redonda) Conferência Internacional Sociologia da Educação, Culturas Juvenis, Biografias Escolares
(Porto, Portugal)
2007 “Introdução à Sociologia: crónica de um desencontro e propostas para a sua superação” Encontro O Estado da Sociologia em Portugal: Formação, Investigação e Profissionalização
Associação Portuguesa de Sociologia (Lisboa, Portugal)
2007 “De las retóricas de inclusión a las prácticas de exclusión: promesas incumplidas de la enseñanza media en Portugal y en España” IX Congreso Español de Sociología
(Espanha)
2007 “(Symbolic) walls between schools and historical neighborhoods” First International Conference of Young Urban Researchers (FICYURB)
(Lisboa, Portugal)
2007 “Dinâmicas de individualização e de exclusão na transição do 1º para o 2º ciclo do ensino básico” IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
(Funchal, Portugal)
2007 “Alunos e educação na imprensa diária portuguesa” 1º Seminário Infância, Cidadania e Jornalismo, Projecto Crianças e Jovens em Notícia
CIMJ/IAC (Lisboa, Portugal)
2007 “Mecanismos de selecção nas escolas” Fórum da Educação
Bloco de Esquerda (Lisboa, Portugal)
2007 “A diversidade como adversidade: uma história de desencontros entre professores e a escola média” Observatório Permanente das Escolas
ICS (Portugal)
2006 "La diversidad como adversidad: una historia de desencuentros entre profesores y la ESO" XII Conferencia de la Asociación Española de Sociología de la Educación
(Logroño, Espanha)
2006 "On the strange habit of reading adversity instead of diversity": Madrid middle-schools and their latin-american students" XXII Congresso da Comparative Education Society in Europe (CESE)
(Granada, Espanha)
2006 "Jogos de identidades: de objecto a ferramenta etnográfica em meio escolar" Encontro Educação em Imagens (painel "Trajectórias")
CEAS / ISCTE-IUL (Portugal)
2006 "Diversidade e desigualdade na escola" Fórum de Pesquisas CIES 2006
CIES-IUL (Lisboa, Portugal)
2005 "Etnografia em contextos escolares"
Instituto de Sociologia (Porto, Portugal)
2005 “Educational systems and social structures in Portugal and Spain” VII Conferencia da European Sociological Asociation
(Universidade de Torun, Polónia)
2005 “Changing contexts, enduring roles. The work-family relationship in public and private portuguese organisations” 1ª conferência CWF
(Manchester)
2005 “Work-family wellbeing" Encontro Internacional de Sociologia da Família
ESA-Rede de Estudos sobre a Família (Lisboa, Portugal)
2005 “Mixing work and parenthood in Portuguese youngsters lifecourses" Encontro Internacional de Sociologia da Família
ESA-Rede de Estudos sobre a Família (Lisboa, Portugal)
2004 "Um retrato dos alunos enquanto jovens: pistas sociológicas para compreender os estudantes de hoje" Profmat XIX
(Covilhã, Portugal)
2004 "Os sentidos em (inter)acção: de objecto de estudo a prática metodológica" Os Sentidos da Escola? Outra vez?
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2004 "A relação trabalho-família em contextos organizaconais em mudança" V Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (Braga, Portugal)
2004 "Para a promoção experimental de uma cultura sociológica" V Congresso Português de Sociologia
Associação Portuguesa de Sociologia (Braga, Portugal)
2004 "Terão os jovens que escolher entre a carreira e os filhos? Contextos de trabalho em mudança na Europa" Família, Que Futuro?
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (Portugal)
2004 “Desconstruir os sentidos da escola" Workshops de Investigação do CIES
CIES-IUL (Lisboa, Portugal)
2003 "Contra a crise da família: Crítica a 7 ideias comuns sobre a família" Jornadas de Solidariedade
Centro Social Interparoquial de Santarém (Santarém, Portugal)
2003 "A difusão social do ensino experimental das ciências: os projectos Ciência Viva" X Encontro Nacional de Educação em Ciências
(Lisboa, Portugal)
2003 "On the playground society: identity construction and schooling dynamics" (paper) 8th Nordic Youth Research Symposium - Youth: Voice and Noise
(Roskilde, Dinamarca)
2003 "Espaços de identidade, identidades no espaço" Encontro Identidade(s) e Diversidade(s) na Região de Leiria
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)
2001 “Crossroads to young people of ethnic groups” (paper) Global Youth? Young People in the XXI Century
British Sociological Association (Plymouth, Reino Unido)
2001 “Jornada de Trabalho sobre Currículos Alternativos” (Orador convidado)
Direcção Regional de Educação do Centro (Leiria, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/10/01 - 2023/12/14 Entrelaçar Gerações – Os Avós do coração Projeto intergeracional: Os benefícios mútuos da interação entre crianças do pré-escolar e idosos
Orientador
Mestrado em Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/10/01 - 2023/11/30 A Construção do Projeto Educativo na Gestão Escolar em Angola: Dilemas e Desafios
Orientador
Mestrado em Administação Escolar
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/10/01 - 2023/11/27 Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal"
Orientador
Mestrado em Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09/01 - 2023/09/24 Movimento da População em Situação de Rua no Brasil: um processo de ruptura da invisibilidade social e de resistência contra hegemônica
Orientador
Doutoramento em Estudos Globais (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2021/10/01 - 2023/07/14 Uma educação para a integração: menores não acompanhados no sistema educativo português
Orientador
Mestrado em Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/10/01 - 2023/02/06 Planeamento Autárquico Educativo: O Caso de Oeiras
Orientador
Mestrado em Educação e Sociedade, Lisboa, (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09/01 - 2020/11/13 Quem sou eu? Origens, Aprendizagens e Construção de Si
Orientador
Mestrado em Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 O jardim de infância como rede apoio às necessidades das famílias no exercício da sua parentalidade |Conceção de um projeto de intervenção.
Orientador
Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 O Papel do Indivíduo na Sociedade Moderna Portuguesa - Processo de Socialização: Família, Escola e a Escolha de uma Profissão
Orientador
Sociologia (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Reinventar a Escola: O desafio do Projeto Piloto de Inovação Pedagógica
Orientador
Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Estudo acompanhado de um projeto educativo: Projeto Nine To Five do Colégio Pedro Arrupe em Lisboa
Orientador
Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Um Gigabyte de bem-estar. A importância e utilidade das novas tecnologias para um envelhecimento ativo
Orientador
Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Educação pela inclusão. Desperta o melhor que há em ti.
Orientador
Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 O Impacto da Introdução dos Ciclos de Aprendizagem no Ensino Primário na cidade de Maputo-Moçambique
Orientador
Administração Escolar (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 O ensino à distância no combate à exclusão territorial: o caso do EMITEC
Orientador
Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 Na Rota das Aprendizagens Sustentáveis
Orientador
Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 A escola sem fios: o Flipped Learning no ensino da Prótese Dentária
Orientador
Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Educação pela Arte - um projecto de dança para séniores
Orientador
Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 As transformações na educação básica pela ação do capitalismo tardio
Orientador
Sociologia (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Combate ao Insucesso Escolar: Diagnóstico e Pistas para a Intervenção Local
Orientador
Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Jornal Escolar: um instrumento ao serviço da aprendizagem
Orientador
Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Tertúlias e tertuloquices: uma forma diferente de aprendizagem
Orientador
Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 Projetos TEIP e novos perfis profissionais nas escolas: agentes de desenvolvimento local?
Orientador
Sociologia e Planeamento (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011 - 2011 Poder e Lideranças em Agrupamentos TEIP
Orientador
Mestrado de Educação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 O abandono escolar: Uma realidade açoriana
Orientador
Mestrado de Sociologia (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 Processos de transmissão de valores de cidadania: entre a família e a escola
Orientador
Mestrado de Sociologia (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2009 - 2009 A escola não é para nós? Uma aproximação sociológica à inadaptação escolar junto dos jovens da Freguesia da Ameixoeira
Orientador
Mestrado de Sociologia (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2009 - 2009 A pessoa por trás do profissional: As características e as acções que tornam un professor singular
Orientador
Mestrado de Sociologia (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2008 - 2008 Contextos Educativos na Sociedade Contemporânea
Encontro (Outra)
Associação Portuguesa de Sociologia, e CIES-IUL, Portugal
2007 - 2007 I Ciclo de Conferências Livres do Programa Doutoral em Sociologia do ISCTE
Outro (Coorganizador)
ISCTE-UL, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2011/01/01 - Atual Portuguese Journal of Social Sciences Intellect
2024/01/07 - 2024/02/03 Journal of Youth Studies

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2008 - Atual Avaliação Externa de Escolas Inspeção-Geral da Educação, Portugal
2007 - Atual Avaliação Externa de Escolas Inspeção-Geral da Educação, Portugal
2006 - Atual Avaliação Externa de Escolas Inspeção-Geral da Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/10/01 - Atual Fundamentos Teóricos de Organização e Administração Educativa Mestrado em Administração e Gestão Escolar (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal
2023/09/25 - Atual Desigualdades Sociais Contemporâneas Mestrado em Educação e Sociedade (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/03/01 - Atual Sociologia da Educação Licenciatura em Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2022/03/01 - Atual Sociologia Geral Licenciatura em Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2021/03/01 - Atual Metodologias de Investigação Doutoramento em Estudos Globais (Doutoramento) Universidade Aberta, Portugal
2009/01 - Atual Planeamento e Avaliação em Educação e Formação Mestrado de Educação e Sociedade (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2007/01 - 2009/12 Sociologia da Educação, Políticas Educativas e Sociais (Outros) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2007/01 - 2009/12 Investigação em Educação Social (Outros) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2006/01 - 2009/12 A Criança na Sociedade Contemporânea (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2006/01 - 2009/12 Educação e Sociedade (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2006/01 - 2009/12 Conhecimento do Mundo Social e da Vida (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2006/01 - 2009/12 Educação na Sociedade em Rede Mestrado em Pedagogia do e-Learning (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal
2008/01 - 2008/12 Sociologia das Instituições e dos Processos Educativos Mestrado de Sociologia (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2008/01 - 2008/12 Sociologia da Educação Mestrado de Educação e Sociedade (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2005/01 - 2005/12 Sociologia de Educação Cursos pós-licenciatura de Capacitação para a Docência (Outros) Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Portugal
2002/01 - 2003/12 Análise Social do Meio Cursos de Formação Complementar: Prof.s 1º Ciclo e Educadores de Infância (Outros) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2002/01 - 2003/12 Sociologia da Educação Cursos de Formação Complementar: Prof.s 1º Ciclo e Educadores de Infância (Outros) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2009/01 - Atual Associação Portuguesa de Sociologia (APS)
2002 - Atual Cores do Globo - Associação para a Promoção do Comércio Justo
2002 - Atual Associação Portuguesa de Sociologia (APS)
2008 - 2009 ONGD Cores do Globo - Associação para a Promoção do Comércio Justo
2006 - 2007 ONGD Cores do Globo - Associação para a Promoção do Comércio Justo
2004 - 2006 Rede Europeia de Lojas do Mundo (NEWS!)
2004 - 2005 ONGD Cores do Globo - Associação para a Promoção do Comércio Justo
Distinções

Outra distinção

2015 Prémio de Mérito por publicação em revista internacional de referência - 2 artigos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2002 Bolsa de Estudos por Mérito pelo desempenho académico no ano lectivo de 2000/2001
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2001 Bolsa de Estudos por Mérito pelo desempenho académico no ano lectivo de 1999/2000
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2001 Bolsa de Estudos por Mérito (Scholarship for the Graduation Best Student)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2000 Bolsa de Estudos por Mérito (Scholarship for the Graduation Best Student)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal