???global.info.a_carregar???
Mário Marcelino Luís de Melo.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mário Marcelino Luís de Melo

Nomes de citação

  • Melo, Mário

Identificadores de autor

Ciência ID
961C-A1A1-16BA
ORCID iD
0000-0002-3571-7664
Scopus Author Id
57191192296

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2012/09/01 - 2018/02/16
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Ensino de circuitos elétricos segundo o modelo instrutivo 4C-ID : um estudo com alunos do 9º ano." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvor
2017/04/01 - 2017/07/07
Concluído
Introdução ao Arduino nas aulas de Física (Outros)
Sociedade Portuguesa de Física, Portugal
Bom
2013/04/01 - 2013/09/01
Concluído
Itens e critérios: definição, construção e aplicação (Outros)
Gabinete de Avaliação Educacional, Portugal
Muito Bom
2012/09/06 - 2012/09/08
Concluído
22º Encontro Ibérico para o Ensino da Física - Comunicação e Informação em Ciência (Outros)
Sociedade Portuguesa de Física, Portugal
Muito Bom
2007/09/01 - 2010/01/08
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Tecnologias Educativas
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Robótica e resolução de problemas: uma experiência com o sistema Lego Mindstorms no 12ºano." (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2009/06/24 - 2009/07/22
Concluído
Avaliação das qualidades psicométricas de uma escala (Outros)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem, Portugal
2008/07/21 - 2008/07/30
Concluído
Flash CS3 (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
15
2006/10/26 - 2006/11/07
Concluído
Utilização da Robótica na sala de aula (Outros)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2005/09/05 - 2005/09/09
Concluído
Interdisciplinariedade e computação no Ensino Secundário (Outros)
Universidade de Lisboa Centro de Física Teórica e Computacional, Portugal
2002/10/31 - 2002/11/02
Concluído
Eduspace (Outros)
European Space Agency, Itália
1999/09/01 - 2000/07/30
Concluído
Curso de Especialização (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Ciência e Engenharia de Superfícies
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
16 valores
1995/09/01 - 1999/06/07
Concluído
Ensino da Física e da Química - variante Física (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2018/06/01 - Atual Investigador (Investigação) Design & Research Learning Environments Group (Instituto de Educação - Universidade de Lisboa), Portugal
2012/09/01 - 2017/10/31 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2000/09/01 - 2001/07/31 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) ISCTE - Sintra, Portugal
ISCTE - Sintra, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Moderno, Portugal
1998/09/01 - 2000/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação e Cultura, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Melo, M.; Miranda, G.L.. "Applying the 4C-ID model to the design of a digital educational resource for teaching electric circuits: Effects on student achievement". 2014.
    10.1145/2643604.2643605
Artigo em revista
  1. Mário Melo. "Four-component instructional design (4C/ID) model: a meta-analysis on use and effect". Learning Environments Research 25 2 (2022): 445-463. http://dx.doi.org/10.1007/s10984-021-09373-y.
    10.1007/s10984-021-09373-y
  2. Melo, Mário Marcelino Luís de; Miranda, Guilhermina Lobato. "Modelo instrutivo 4C/ID: Efeitos sobre as abordagens à aprendizagem de alunos do 9º ano". Análise Psicológica 36 3 (2018): 261-278. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1293.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14417/ap.1293
  3. Melo, Mário. "The 4C/ID-Model in Physics Education: Instructional Design of a Digital Learning Environment to Teach Electrical Circuits". International Journal of Instruction 11 1 (2018): 103-122. http://dx.doi.org/10.12973/iji.2018.1118a.
    Publicado • 10.12973/iji.2018.1118a
  4. M?rio Melo; Guilhermina L. Miranda. "The Effects 0f 4C-ID Model Approach on Acquisition and Transfer of Knowledge About Electric Circuits". International Journal of Web-Based Learning and Teaching Technologies (2018):
    10.4018/IJWLTT.2018010107
  5. Melo, Mário; Miranda, Guilhermina Lobato. "The Effects 0f 4C-ID Model Approach on Acquisition and Transfer of Knowledge About Electric Circuits". International Journal of Web-Based Learning and Teaching Technologies 13 1 (2018): 94-110. http://dx.doi.org/10.4018/ijwltt.2018010107.
    10.4018/ijwltt.2018010107
  6. Melo, M.; Miranda, G.L.. "The effects of the 4C/ID Model in the acquisition and transfer of learning: A meta-analysis | Efeito do modelo 4C/ID sobre a aquisição e transferência de aprendizagem: Revisão de literatura com meta-análise". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 2016 18 (2016): 114-130. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84991087023&partnerID=MN8TOARS.
    10.17013/risti.18.114-130
  7. Melo, M.; Miranda, G.L.. "Learning electrical circuits: The effects of the 4C-ID instructional approach in the acquisition and transfer of knowledge". Journal of Information Technology Education: Research 14 2015 (2015): 313-337. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84994246145&partnerID=MN8TOARS.
Livro
  1. Mário Melo. 4C-ID Model and Cognitive Approaches to Instructional Design and Technology. {IGI. 2021.
    10.4018/978-1-7998-4096-1
Poster em conferência
  1. Melo, Mário. "Robótica e Resolução de problemas: uma experiência com o educational kit Lego Mindstorms no 12ºano". Trabalho apresentado em 20º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, 2010.
Tese / Dissertação
  1. Melo, Mário. "Ensino de circuitos elétricos segundo o modelo instrutivo 4C-ID : um estudo com alunos do 9º ano". Doutoramento, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2018. http://hdl.handle.net/10451/33142.
  2. Melo, Mário. "Robótica e resolução de problemas : uma experiência com o sistema Lego Mindstorms no 12º ano". Mestrado, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2010. http://hdl.handle.net/10451/2093.
Atividades

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/09/01 - 2023/02/28 Comunicação Multimédia Licenciatura em Tecnologias Digitais Educativas (Licenciatura) ISCTE - Sintra, Portugal
2022/08/01 - 2023/02/28 Comunicação e Aprendizagem Multimédia Tecnologias Digitais Educativas (Licenciatura) ISCTE - Sintra, Portugal
Distinções

Prémio

2019 Prémio Caixa Geral de Depósitos - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Caixa Geral de Depositos, Portugal