???global.info.a_carregar???
Vivian A. Madalozzo. Doutoranda em Estudos da Criança na área de Infância, Cultura e Sociedade pelo CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal, sob orientação da profa. Dra. Natália Fernandes e Co-orientação da Profa. Dra. Beatriz Senoi Ilari. Bolsista de investigação da FCT (Ref. UI/BD/154433/2022). Mestre em Música - Cognição musical pela Universidade Federal do Paraná, licenciada pela mesma instituição em Educação Musical. Professora [em afastamento para capacitação] dos cursos de Música da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Participou como colaboradora voluntária no Projeto SMOOTH – Educational commons and active social inclusion (H2020). Atua especialmente nas áreas de formação de professores, educação musical e educação musical para a primeira infância, metodologias do ensino de música e análise de material didático para o ensino de música, sociologia da infância e sociologia da música.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vivian D' ell Agnolo Barbosa Madalozzo
Data de nascimento
1985/03/26
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Madalozzo, Vivian

Identificadores de autor

Ciência ID
911E-1A60-B2AC
ORCID iD
0000-0001-8852-8659
Google Scholar ID
https://scholar.google.com.br/citations?user=cKSIONMAAAAJ&hl=pt-BR
LattesiD
https://lattes.cnpq.br/8381102858497297
Scopus Author Id
57798789200

Endereços de correio eletrónico

  • vivian.agnolo@gmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Sociologia - Sociologia
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2026
Em curso
Estudos da Criança (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Infância, Cultura e Sociedade
Universidade do Minho, Portugal
"O lugar da criança entre a performance musical e o protagonismo infantil: contributos a partir da sociologia da infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2013/03/12
Concluído
Música - Cognição musical (Master)
Especialização em Educação musical, Cognição musical
Universidade Federal do Paraná, Brasil
"Análise de livros didáticos de música para o Ensino Fundamental I" (TESE/DISSERTAÇÃO)
A
2007/03/12
Concluído
Licenciatura em Música (Licence)
Especialização em Educação Musical
Universidade Federal do Paraná, Brasil
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/07 - 2022/12 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
2013 - 2014 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Estadual do Paraná, Brasil
Universidade Estadual do Paraná, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/09 - 2022/12 Fundadora e Gestora Pedagógica Alecrim Dourado Formação Musical, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/12 - 2026/12 O lugar da criança entre a performance musical e o protagonismo infantil:Contributos a partir da sociologia da infância
99528DFA
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2012/01 - 2012/12 ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MÚSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
0
Bolseiro de Mestrado
Universidade Federal do Paraná, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/03/01 - 2024/02 Educational Common Spaces. Passing through enclosures and reversing inequalities
Outra
Universidade do Minho, Portugal
European Commission
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Madalozzo, Vivian; Madalozzo, Tiago; Fernandes, Natalia; Casanova, Joana R.. "Clube das Crianças: articulações entre a música como prática social e a educação enquanto bem comum". Trabalho apresentado em XII Congresso Português de Sociologia, Coimbra, 2023.
    Submetido
  2. Madalozzo, Vivian. "Reflexões sobre a criança performer e a criança protagonista: legislação da educação musical no Brasil". Trabalho apresentado em International Conference of CIPEM/INET-md, Porto, 2021.
    Publicado
  3. Madalozzo, Vivian; Tiago MAdalozzo. "Educação musical infantil em Curitiba: analisando dois modelos metodológicos em projetos de musicalização infantil". Trabalho apresentado em XVI Encontro Regional Sul da ABEM, Blumenau, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Lisa Huisman Koops; Beatriz Ilari; Gina Yi; Katherine Palmer; Tiago Madalozzo; Vivian Madalozzo; Alfredo Bautista; Elizabeth Andang’o. "An Update on Post-COVID-19 Pandemic Early Childhood Music Spaces". Early Childhood Education Journal (2024): https://doi.org/10.1007/s10643-024-01678-w.
    10.1007/s10643-024-01678-w
  2. Madalozzo, Vivian Agnolo; Madalozzo, Tiago; Fernandes, Natália; Casanova, Joana R.. "O Clube das Crianças: Articulações entre a Música na infância e a Educação enquanto bem comum". REVISTA DA ABEM 32 1 (2024): http://dx.doi.org/10.33054/abem202432104.
    Acesso aberto • Publicado • 10.33054/abem202432104
  3. Madalozzo, Vivian Agnolo; Madalozzo, Tiago; Fernandes, Natália; Casanova, Joana R.. "O Clube das Crianças: Articulações entre a Música na infância e a Educação enquanto bem comum". REVISTA DA ABEM 32 1 (2024): https://doi.org/10.33054/abem202432104.
    10.33054/abem202432104
  4. Madalozzo, Vivian Agnolo; Madalozzo, Tiago. "Brazilian music education: proposals for planning and playing during music classes". (2023): https://doi.org/10.34624/musichildren.v0i2.29323.
    https://doi.org/10.34624/musichildren.v0i2.29323
  5. Madalozzo, Vivian Agnolo; Madalozzo, Tiago. "Brazilian music education: proposals for planning and playing during music classes". (2023): https://doi.org/10.34624/musichildren.v0i2.29323.
    https://doi.org/10.34624/musichildren.v0i2.29323
  6. Tiago Madalozzo; Madalozzo, Vivian. "As culturas da infância na musicalização infantil: constelações em jogo". La música en la educación infantil 10 1 (2021): 45-56. https://revistas.usc.gal/index.php/reladei/article/view/7790.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Tiago Madalozzo; Vivian Dell’ Agnolo Madalozzo Barbosa. "Active music listening: Promoting music and movement in early childhood music education". International Journal of Music in Early Childhood 14 2 (2019): 211-223. https://doi.org/10.1386/ijmec_00006_1.
    10.1386/ijmec_00006_1
  8. Madalozzo, Vivian; Madalozzo, Tiago. "Singing, Laughing, and Napping: Foster Care Babies Making Music in Brazil". Perspectives: Journal of the Early Childhood Music & Movement Association 13 1 (2018): 20-25. http://dx.doi.org/10.1386/ijmec_0370_1.
    Publicado • 10.1386/ijmec_0370_1
Capítulo de livro
  1. Natália Fernandes; Marlene Barra; Fernanda Martins; Daniela Silva; Joana R. Casanova; Teresa Sarmento; Vivian Agnolo Madalozzo; Erika Machado do Ó Corrêa. "The Challenges of Children’s Participation, Sharing, Collaboration, and Care in Non-formal Education Contexts: Insights from the SMOOTH Project". 2024.
    10.1007/978-3-031-51837-9_5
  2. Fernandes, Natália; Barra, Sandra Marlene Mendes; Martins, Fernanda; Silva, Daniela Andrade Vilaverde e; Casanova, Joana R.; Sarmento, Teresa; Madalozzo, Vivian Agnolo; Corrêa, Erika Machado do Ó. "The challenges of children’s participation, sharing, collaboration, and care in non-formal education contexts: insights from the SMOOTH Project". Springer, 2024.
    10.1007/978-3-031-51837-9_5
  3. Ilari, Beatriz; Lisa Koops; Gina Yi; Katherine Palmer; Tiago MAdalozzo; Bronya Dean; Alfredo Bautista; Elizabeth Andango; Madalozzo, Vivian. "Music programs for young children during the covid-19 pandemic: stories from across the world". In The impact of COVID-19 on Early Childhood Education and Care: International perspectives, challenges and responses, 475-492. Estados Unidos: Springer Books, 2022.
    Publicado
  4. Angelita Vander Broock; Regiana Wille; Tiago Madalozzo; Madalozzo, Vivian. "From wide roots to connected branches: perspectives on early childhood music education across Brazil during the pandemic". In Music education on the verge: stories of pandemic teaching and transformative change. Estados Unidos: Lexington Books, 2022.
    Publicado
  5. Tiago Madalozzo. "O lugar da música na escola: elementos teórico-práticos de reflexão docente". In Do diálogo entre políticas e representações sociais às praticas. Brasil: Editora CRV, 2019.
    Publicado
  6. Madalozzo, Vivian. "Planejamento na Musicalização Infantil". Brasil, 2013.
Resumo em conferência
  1. Madalozzo, Vivian. "Música e infância no Brasil: articulações entre a Sociologia da Infância e a Educação Musical". Trabalho apresentado em XVII CONGRESO INTERNACIONAL GALLEGO-PORTUGUÉS DE PSICOPEDAGOGÍA, Coruña, 2023.
    Submetido
Website
  1. Madalozzo, Vivian. 1924-2024: 100 anos de Direitos da Criança?. 2025. http://direitosdascriancas.notion.site.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11/06 A Convergência entre Educação Musical e Sociologia da Infância: Uma Análise Conceitual II International Conference On Child Studies. For children, with children: Imagining a sustainable living in a global world
Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2024/06/11 Active music listening: Promoting music and movement in early childhood music education II International Congress on Child Studies
The LITER21 Research Group – University of Santiago de Compostela and Research Center on Child Studies – University of Minho (Santiago de Compostela, Espanha)
2023/08/31 Música e infância no Brasil: articulações entre a sociologia da infância e a educação musical XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Coruña (A Coruña, Espanha)
2023/04 Clube das Crianças: articulações entre a música como prática social e a educação enquanto bem comum. XII Congresso Português de Sociologia
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021/09 Presente e futuro da Educação Musical no Brasil Opções na cena Musical
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba, Brasil)
2021/04 Vamos brincar de música juntos? Seminário Internacional de Desenvolvimento Humano na Primeira infância: Educação Musical e Musicoterapia
Centro de Musicalização Integrado da Escola de Música da UFMG (Belo Horizonte, Brasil)
2021/04 Qual é o objetivo da música na infância? Pesquisas recentes versus respostas de estudantes de música e de professores de arte Seminário Internacional de Desenvolvimento Humano na Primeira infância: Educação Musical e Musicoterapia
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
2018 Music Education for Babies in Brazil: Proposals for Planning and Playing during Music Classes Early Childhood Music and Movement Convention
Early Childhood Music and Movement Association (Buffalo, Estados Unidos)
2014 Early Childhood Music Education in Curitiba, Brazil: From Musicalização Infantil (Federal University of Paraná) to a New Context 31st. World Conference on Music Education - ISME
International Society for Music Education (Porto Alegre, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2019 A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NAS AULAS DE MUSICALIZAÇÃO: UMA FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador
Especialização em Educação Musical (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estadual do Paraná, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/11 - 2025/06 2ª sessão do Ciclo de Cinema Infância em Cena (2024/11 - 2025/06)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2024/09/27 - 2024/09/28 2o Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação [2nd International Congress on Research and Intervention on School and Educational Psychology] (2024/09/27 - 2024/09/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019/11 - 2019/11 O IV Seminário de Estágio Supervisionado em Música da Unespar é um evento de divulgação dos saberes teóricos, metodológicos e reflexivos que caracterizam a prática de ensino de música nos cursos de Licenciatura em Música (campi de Curitiba I e II) e de Bacharelado em Canto (campus de Curitiba I). A partir da apresentação pública de relatos de experiência de estágio, impulsiona-se uma maior articulação entre a comunidade acadêmica (docentes e estudantes), a comunidade escolar e as demais envolvidas nas práticas. (2019/11 - 2019/11)
Seminário (Outra)
Universidade Estadual do Paraná, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/10/23 - 2024/10/25 Ação de formação de curta duração (6h) XVIII ENCONTRO NACIONAL DA APEM 2024 – Parte I, com o tema “A arte de selecionar repertório”.
Outro
XVIII ENCONTRO NACIONAL DA APEM 2024
APEM, Portugal
2024/09/27 - 2024/09/28 2o Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação [2nd International Congress on Research and Intervention on School and Educational Psychology]
Congresso
2o Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/05 A TROCA DE EXPERIÊNCIAS MUSICAIS COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MUSICAL INFANTIL,
Arguente
Giselle Aparecida Maciel Negri (Agregação)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná, Brasil

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/04 - 2021/04 Seminário Internacional de Desenvolvimento Humano na Primeira infância: Educação Musical e Musicoterapia Centro de Musicalização Integrado

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - Atual Brazilian music education: proposals for planning and playing during music classes (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2022 Ensino de música e observação da prática pedagógica em diferentes contextos de aprendizagem Mestrado em Ensino da Música (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2021/11 - 2021/11 Educação musical na infância em tempos de pandemia Educação musical na infância em tempos de pandemia Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023/07 - Atual ADIPSIEDUC - Associação para o desenvolvimento da investigação em Psicologia da Educação Membro
2024/05 - 2025/05 Associação Portuguesa de Educação Musical Sócio

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/11 - 2019/11 Avaliadora dos trabalhos de conclusão de curso de Licenciatura em Música (PUC/PR) Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018 - 2018 Revista Nupeart ( 2358-0925) Ceart
2017 - 2017 Revista Nupeart ( 2358-0925) Ceart
Distinções

Outra distinção

2023 Bolsa de estudos
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
2022 Bolsa de investigação UI/BD/154433/2022
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal