???global.info.a_carregar???
Licenciado em 2011, pelo IPAM Lisboa em Ciências do Consumo, possui um mestrado em Sociologia, Inovação e Sociedade e uma pós-graduação em Análise de Dados para Ciências Sociais pelo ISCTE-IUL, bem como a pós-graduação em Governance and Competitive Intelligence pelo ISCSP-UL. Concluiu o seu doutoramento em Políticas Públicas de inovação, em 2019 pelo ISCTE-IUL. É professor convidado no ISCTE-IUL, onde ministra diversas unidades curriculares transversais e orienta dissertações de mestrado em Business Analytics. É também professor convidado no IPAM, onde ministra diversas unidades curriculares de metodologias e estudos de mercado aos níveis de licenciatura e mestrado. É Investigador Associado no CIES-IUL, onde participa em projetos de investigação Universidade-Empresa e investigador convidado no IPAM LAb. As áreas de interesse e de investigação passam pela estatística e análise de dados, ciência, inovação e tecnologia emergentes, bem como comportamento do consumidor e do mercado.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ricardo Abreu
Data de nascimento
1974/03/03
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Abreu, Ricardo

Identificadores de autor

Ciência ID
8E19-4C4B-7F0A
ORCID iD
0000-0001-9952-2404
Google Scholar ID
6hAD3nQAAAAJ
Researcher Id
A-9127-2011
Scopus Author Id
57209686250

Endereços de correio eletrónico

  • ricardo_joao_abreu@iscte-iul.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências Políticas
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
  • Ciências Exatas - Matemática - Estatística e Probabilidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2020/05/13
Concluído
Políticas Públicas (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/08/15
Concluído
Governance & Competitive Intelligence (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2014/12/31
Concluído
Análise de Dados para Ciências Sociais (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/12/31
Concluído
Ciência, Inovação e Sociedade (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011/12/31
Concluído
Ciências do Consumo (Licenciatura)
Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2014/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Laboratório de Competências Transversais, Portugal
2016/03/01 - 2016/06/30 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas IFOR, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/01 - 2023/06/30 "SME Take-off", SME determinants of participation for future european research
LISBOA-01-0247-FEDER-069826
Investigador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
European Regional Development Fund
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ricardo Abreu; Luisa Martinez. "CHARTING THE CHATGPT COURSE: A QUANTITATIVE STUDY OF MANAGEMENT STUDENTS' STANDPOINTS ON AI IN EDUCATION". 2023.
    10.21125/iceri.2023.2356
  2. Ricardo Abreu; Jorge Antunes; Mafalda Escada; Maria Pádua; Maria Teresa Patrício. "Portuguese SMEs: Strategies for Collaborative R&D and Participation in the Framework Programme". 2023.
    10.34190/ecie.18.1.1643
  3. Ricardo Abreu. "R&D cooperation and innovation networks: lessons from SME participation in H2020". 2023.
    https://doi.org/10.34190/eckm.23.1.1357
  4. Abreu, Ricardo. "The effect of artificial intelligence-based services on tourist’s satisfaction, loyalty and word-of-mouth". Trabalho apresentado em AIRSI2021 - Technologies 4.0 in Tourism, Services & Marketing, 2021.
    Aceite para publicação
  5. Abreu, R.. "The effect of artificial intelligence-based services on tourist’s satisfaction, loyalty and word-of-mouth". Trabalho apresentado em AIRSI2021 - Technologies 4.0 in Tourism, Services & Marketing, --, 2021.
    Publicado
  6. Abreu, R.; Almeida, F.. "E-learning in mixed reality landscape: emerging issues and key trends in scientific research". Trabalho apresentado em 12th International Technology, Education and Development Conference, Valencia, 2018.
    Publicado • 10.21125/inted.2018.1455
Artigo em revista
  1. d'Orey, F.; Cardoso, A.; Abreu, R.. ""Tourist' sense of place", an assessment of the sense of place in tourism studies: the case of Portugal". Academy of Strategic Management Journal 18 1 (2019): 1-14. https://www.abacademies.org/journals/academy-of-strategic-management-journal-home.html.
    Publicado
  2. d'Orey, F.; Abreu, R.. "Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: aplicação da análise de clusters no estudo de lugares turísticos". European Journal of Applied Business and Management (2017): 307-323. http://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM.
    Publicado
  3. D’Orey, F.; Abreu, R.. "Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: aplicação da análise de clusters no estudo de lugares turísticos". European Journal of Applied Business and Management (2017): http://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/190.
Capítulo de livro
  1. Belchior-Rocha, H.; Almeida, F. N.; Abreu, R.. "IoT sustainability in higher education: an exploratory study". In Smart Marketing with the Internet of Things, editado por Dora Simões; Belem Barbosa; Sandra Filipe, 185-197. Hershey, Estados Unidos: IGI Global, 2018.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-5763-0.ch010
  2. Clamote, T. C.; Conceição, C. P.; Patrício, M.T.; Abreu, R.. "Organização social de redes de investigação científica: condições, processos e efeitos". In As Redes e as Colaborações das Parcerias Internacionais: Portugal - MIT/CMU/UTA, editado por M.T. Patricio; C. Palma Conceição. Portugal, Portugal: Mundos Sociais, 2015.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Ricardo Abreu. "Determinantes na formação de redes sociotécnicas de inovação: uma análise inferencial através de modelos grafos exponenciais (ERGM)". 2022.
    https://doi.org/10.34628/e8yg-zs89
  2. Gomes, P.; Bilro, R.G.; Abreu, R.. "The effect of artificial intelligence-based services on tourist’s satisfaction, loyalty and word-of-mouth". Trabalho apresentado em AIRSI2021 - Technologies 4.0 in Tourism, Services & Marketing, Zaragoza, 2021.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Determinantes na formação de redes sociotécnicas de inovação: uma análise inferencial através de modelos grafos exponenciais (ERGM). IV Simpósio Internacional Network Science. 2022. Abreu, R.. http://eventos.lis.ulusiada.pt/2022-2023/4SINS.
  2. The effect of artificial intelligence-based services on tourist’s satisfaction, loyalty and word-of-mouth. AIRSI2021 - Technologies 4.0 in Tourism, Services & Marketing. 2021. Gomes, P.; Bilro, R.G.; Abreu, R.. http://airsi2021.unizar.es/.
  3. Experiências de power users: ISCTE-IUL. Jornadas da Computação Científica 2018. 2018. Casquilho-Martins, I.; Almeida, F.; Abreu, R..
Atividades

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/11/21 - 2022/11/23 4.º Simpósio Internacional Network Science (SINS) Universidade Lusíada

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/01/01 - Atual Sistemas de Informação Gestão de Marketing (Licenciatura) Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2020/09/01 - Atual Finanças Pessoais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - Atual Introdução à Análise de Redes Sociais Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/01 - Atual Estudos de Mercado Gestão de Marketing (Licenciatura) Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2019/09/01 - Atual Métodos de Previsão Gestão de Marketing (Licenciatura) Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2019/02 - Atual Introdução ao Excel Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02 - Atual Introdução ao Spss Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/01/01 - Atual Sistemas de Análise e Apoio à Decisão Gestão de Marketing (Mestrado integrado) Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2018/09/01 - Atual Investigação e Métodos de Pesquisa Gestão de Marketing (Licenciatura) Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa, Portugal
2018/09 - Atual Introdução às Redes Sociais Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02 - Atual Introdução às Redes Sociais Engenharia de Telecomunicações e Informática (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02 - Atual Excel Avançado Competências Transversais (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - Atual Escrita de Textos Técnicos e Científicos Sociologia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/02 - Atual Apresentações Profissionais Economia (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02/19 - 2020/02/26 Data Analysis Pós-Graduação Branding Universidade Europeia, Portugal

Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2014/02 - 2014/07 Técnicas de Apresentação Gestão Industrial e Logística (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal